Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Canário contra o Tigre

O Nacional de Patos possui a sétima melhor campanha, até o momento, da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol 2007, dentre os oito classificados para o octogonal. Em primeiro lugar está o Bahia, que somou 39 pontos no somatório das três fases. O clube soteropolitano venceu 12 de seus 18 jogos, perdeu três e empatou três, mantendo também o melhor saldo, com 23 gols. O time patoense venceu dez partidas, perdeu seis e empatou duas. Seu saldo é de apenas um gol, já que fez 27 e sua defesa tomou 26, o que demonstra que o sistema defensivo, apesar de ter jogadores bons e experientes merece um pouco mais de atenção por parte do comando técnico nacionalino.
Tigre Goiano
Nunca o Verdão Maravilha precisou tanto de sua torcida como agora, quando possui boa chance de conseguir um feito inédito em sua história, de participar da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. As coisas parecem meio indefinidas no clube de Patos com relação ao campo em que fará seus treinamentos na Rainha da Borborema. O Naça treinou hoje no Amigão para enfrentar amanhã, às 20h30, no mesmo estádio, o Vila Nova de Goiás, na abertura do octogonal. Uma vitória é tudo que a diretoria, jogadores e torcida espera para que a equipe comece bem essa última fase da competição onde quatro times sobem para disputar em 2008 a Série B. O único desfalque será o zagueiro Paiva, que foi expulso no último jogo contra o Barras-PI. A garra nacionalina pode surpreender o Tigre goiano, que inclusive já foi campeão Brasileiro dessa Série em 1996 de forma invicta. Apesar de seus 38 anos, Túlio Maravilha continua a ser destaque e quer chegar aos seus 800 gols. Durante os 60 anos de História, o Vila Nova já conquistou 139 troféus de campeão de campeonatos, torneios e quadrangulares; 58 taças de vice campeão e 10 de terceiro lugar em competições em âmbito regional, estadual e nacional.
Muitos torcedores do Nacional, sejam residentes em Patos, Campina, João Pessoa vão marcar presença no estádio Ernani Sátyro. Quatro ônibus disponibilizados pelo governo do Estado saem da Banca Catedral, centro de Patos, às 14h com destino ao local do jogo. Para ter direito ao transporte os torcedores participaram de um cadastro de inscrição, onde 186 deram seu nome. O preço dos ingressos será R$ 5,00 e R$ 10,00. Além do Nacional, que tem como um de seus destaques o lateral direito Dinho (foto), querido da torcida, outros dois não poderão fazer seus jogos em casa devido a capacidade do estádio não atingir o mínimo de dez mil pessoas sentadas, como manda o regulamento da competição, no caso o Crac-GO e o Barras-PI. Isso pode tornar o octogonal ainda mais acirrado.

Cruz da Menina: Patos implanta Comitê pró-beatificação


A noite de ontem no auditório Emília Longo da Funes - Fundação Ernani Sátyro foi dedicia exclusivamente para a explanação das obras, seja literária, cênica ou cinematográfica em torno da Cruz da Menina. Os produtores culturais José Mota Victor, autor da peça A Cruz da Menina, Damião Lucena, das revistas e do filme, e um terceiro, que não pode vir a Patos, Flávio Sátyro, que viria falar sobre sua obra o Romance de Cruz da Menina, algo feito por José Romildo, presidente da FUNES, debateram o assunto. O ponto alto desse evento foi a criação do Comitê Pró-Beatificação da Menina Francisca, responsável por inúmeros milagres, segundo os relatos. E é em cima disso que o Comitê irá atuar para que a menina Francisca seja santificada.
Do Comitê fazem parte as seguintes entidades, que se encarregarão de agilizar o processo de beatificação junto ao Vaticano: AISP, IHGP, Sedetur, Giaasp, Funes, UFCG, UEPB, Fundação Allyrio Meira Wanderley, Diocese de Patos e 6ª Gerência de Ensino.
O padre da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Fábio Abreu, falou sobre o que é canonização e quais os trâmites legais para se chegar à beatificação de Francisca. Disse ser necessário dinheiro para bancar o advogado que precisará fazer viagens à Roma para acompanhar o processo, recursos que devem ser conseguidos pela ajuda dos fiéis. O Comitê se responsabilizará em fazer uma apanhado sobre a vida de Francisca com os minuciosos detalhes, virtudes, fatos heróicos, entrevista com contemporãneos da menina. De posse de todos esses dados o documento será enviado ao Vaticano para ser analisado. Após a abertura desse processo, haverá grande divulgação na mídia nacional. "Até por se tratar de uma menima pobre, filha de retirantes do semi-árido nordestino, isso despertará grande atenção da mídia", comentou Pe. Fábio.
Na próxima semana os membros do Comitê vão se reunir pela primeira vez para dar início à catalogação de todas as informações necessárias para enviá-las ao Vaticano. Tudo indica que na próxima semana já esteja on line o site http://www.cruzdamenina.com/, que ofercerá informações gerais sobre a história da Cruz da Menina.

Exposição na Fundação Ernani Sátyro


A população de Patos tem a oportunidade de conhecer, através de uma exposição em cartaz na Fundação Ernani Sátyro (FUNES), um pouco da história local, através de objetos organizados por José Romildo de Sousa, presidente da FUNES e do colecionador Lula Fragoso, propritário de um museu com rico acervo para o patrimônio cultural desta cidade. Dentre os objetos expostos citamos a 1ª cruz usada em procissão em Patos (década de 20); a farda usada pelo Sargento Antônio Sátyro, irmão do Majó Miguel Sátyro, idumentária essa usada na Guerra de Canudos (1896/1897); as primeiras candeias usadas pelos habitantes de Patos; registro de nascimento do cangaceiro Lampião; telha usada na cobertura da 1ª Igreja de Nossa Senhora da Guia (atual Conceição); pilão de ferro usado na mina de ouro São Vicente, em Catingueira, dentre muitas outras.

Poeta Jessier Quirino hoje na AABB



O poeta Jessier Quirino se apresenta hoje na AABB em Patos, às 22h. O evento cultural está sendo organizado pela Rádio Cidade, que tem como diretor Bertrand Freire. Natural de Campina Grande, Quirino vem se tornando, ao longo dos anos, grande referencial na literatura popular brasileira, priorizando um estilo humorístico que cativa a todos, principalmente pelo seu repertório matuto.
Dentre suas obras podemos citar Paisagem de interior; Chapéu mal e lobinho vermelho e Prosa Morena. Jessier tem sido um artista nato que trabalha com uma linguagem que usa as verdadeiras manifestações do povo nordestino, bem detalhadas na sua humorísitica elaboração dos causos que tratam seus livros. Vale a pena conferir de perto e dar boas gargalhadas.

III BPM realiza festa das crianças


Algodão doce, pipoca, picolé, cachorro-quente, brinquedos, pula-pula e palhaços. Nada disse pode faltar em mais um Dia das Crianças promovido pelo III Batalhão aos filhos dos PMs, uma festa também aberta e meninos e meninas carentes das redondezas. Os soldados que estavam de folga puderam acompanhar seus filhos, que demonstraram muita energia, apesar do forte calor desta manhã e não resistiram às brincadeiras oferecidas. O Batalhão sempre realizou a festa das crianças, porém fazia mais de uma década que apenas um setor, o de policiamento de trânsito festejava a data. Ao assumir em abril de 2005, o Comandante Guimarães passou a realizar a festa de uma maneira que todos pudessem levar seus filhos e assim participar de uma grande confraternização.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Grupo que assassinaria homem no RS é preso pela PF



A PF de Patos, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, conseguiu prender na tarde de anteontem no município de Teixeira um grupo que viajaria ao Rio Grande do Sul com intuito de assassinar uma pessoa, cujo nome não foi relevado pelo delegado-chefe da PF Patos, Derly Brasileiro. Tudo começou com uma ligação anônima feita à Delegacia de Patos, dando as características os acusados.
Os agentes federais fizeram bloqueio em todas as saídas de Patos durante manhã e tarde de anteontem e conseguiram prender quatro pessoas, dentre eles o cabo reformado da PM, Sandro Alves Belo. Eles estavam em uma caminhonete Mitsubishi preta com placas de Patos. Com eles foi apreendida uma pistola 380 mm.
Além de Sandro, que residia em Teixeira, foram presos os irmãos Edvan Braz de Sousa (Branco) e Amaury Braz de Sousa (Biu) e Pedro Ricardo Correia Mendes, todos residentes em Patos. Estes três foram transferidos para o Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega e o cabo reformado se encontra no III Batalhão. Todos foram presos em flagrante por formação de quadrilha e porte ilegal, inclusos nos artigos 288 do CPB e no 14 da Lei Federal 10.826/03.

Santuário será inaugurado em novembro de 2008


Esta previsto para o mês de novembro do próximo ano a inauguração do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que está sendo erguido no bairro do Morro. A informação foi passada ao Garimpando Palavras pelo pároco daquela comunidade, Jair Tomazella. O Santuário terá grande importância para o turismo religioso do município. Numa área de 25.400 metros quadrados, sendo 2.550 de cobertura, na sua infra-estrutura ainda consta estacionamento para 500 carros, banheiros, praça de alimentação e 3.500 urnas, onde as famílias poderão depositar os restos mortais de seus entes queridos. Para construir o Santuário a Paróquia conta a colaboração do Engarrafamento Coroa, que inclusive doou o terreno para sua construção, e das campanhas promocionais, a exemplo da que está para acontecer no Natal, com um festival de prêmios.

Polícia recupera moto de professor


Policiais da Segunda Seção da PM de Patos conseguiram, depois de receberam uma ligação anônima, recuperar na tarde de ontem a moto Honda Biz 100 CC de placa MNY - 3499-Patos-PB, pertencente ao professor universitário Flávi Franklin Ferereira Almeida, 29. O veículo havia sido furtuda dia 7 deste mês entre as 6 e 7 da manhã em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, bairro Belo Horizonte, no momento em que o docente assistia à missa.
A moto foi localizada no Beiral e segundo a pessoa que deu informações sobre ela, a mesma tinha sido abandonada por dois rapazes daquela localidade, conhecidos por Erivan e Jucélio. A moto, que estava sem placas e retrovissores, foi conduzida para a 5ª Superintendência de Polícia Civil para ser entregue ao seu proprietário, que havia prestado queixa do furto.


quarta-feira, 10 de outubro de 2007

MONSENHOR MANUEL VIEIRA

José Romildo de Sousa (*)

No final da década de 30, sempre que vinha a Patos, o bispo de Cajazeiras, Dom João da Mata de Andrade e Amaral manifestava o desejo de criar um ginásio que viesse a servir de suporte para a orientação da juventude local.
Padre Fernando Gomes, vigário paroquial, que também sonhava com um educandário aqui em Patos, decidiu implementar a idéia do bispo e, a partir da ajuda dos deputados José Peregrino de Araújo Filho e Ernani Sátyro o sonho começou a ser concretizado; principalmente, a partir do repassar para a Diocese de Cajazeiras das antigas instalações que pertenceram ao II batalhão de Polícia, que se encontravam ociosas na Praça João Pessoa. E, assim, veio e nasceu o Ginásio Diocesano de Patos que teve na pessoa do Professor Antônio Lustosa Cabral e dos padres: Acácio Cartaxo Rolim, Vicente Freitas e Manuel Vieira, os seus quatro primeiros diretores.
Durante a administração de cada um destes orientadores educacionais, o Diocesano foi consolidando o seu nome no cenário educativo do sertão paraibano. Entretanto, foi na gestão do Monsenhor Manuel Vieira, que esteve à frente do educandário por cerca de 25 anos e que “provou ser hábil na construção de edifícios humanos”, que o Ginásio teve o seu período mais áureo e a cidade de Patos sendo a grande beneficiada com as ações empreendidas por este “orientador de almas”.
Se no campo educacional o Padre Vieira prestou consistentes serviços a comunidade paraibana, no religioso “ele se caracterizou não somente pelo devotamento fervoroso a Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade, mas também como grande orador sacro, um dos mais respeitados do Brasil”. Em conseqüência de seus brilhantes testemunhos e do comprometimento com a vocação sacerdotal, o padre Vieira teve merecidamente, seu crescimento reconhecido pela Igreja Católica, colocando-o no posto de Monsenhor. Isso fez jus à sua vida, como ministro de Deus.
A cidade de Patos também prestou sua homenagem, em forma de reconhecimento ao Monsenhor Vieira, quando no ano de 1959 lhe outorgou o Título de Cidadão Benemérito Patoense, mensagem que foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Bivar Olyntho de Mello e Silva, ao assinar a lei nº 383, que na justificativa exaltava as múltiplas atividades do homenageado em tela: “Não somente dirigindo o Ginásio Diocesano de Patos, mas enfrentando a construção de uma Escola Profissional, lutando pelo desenvolvimento esportivo da cidade, conseguindo, sobretudo com seu dinâmico esforço ver concretizado a criação da nossa Diocese”.
Dentro de todo este contexto, queremos registrar a passagem do centenário de nascimento do Monsenhor Vieira, neste 2007, reverenciando a sua memória e registrando nessa resenha, seu perfil como renomado educador, eminente político e inolvidável servo do Senhor.
Dados Bibliográficos
O Monsenhor Manuel Vieira nasceu no distrito de Belém, hoje município de Uiraúna, no dia 27 de fevereiro de 1907. Era filho de Manuel Vieira da Costa e de Maritana Fernandes Vieira.
Teve apenas um irmão, José Eustácio Vieira - mais conhecido por Seu Zerinho - que se casou com Joana Fernandes Vieira. Deste enlace matrimonial nasceram os sobrinhos do Monsenhor Vieira: Sávio, Terezinha (esposa do professor Durval Fernandes), José Aécio, Francisco Eustácio, Antônio, Auxiliadora, Graça e Maritana.
Na localidade de origem, ainda menino, Manuel Vieira iniciou seus estudos. Matriculou-se em seguida no Colégio Padre Rolim, em Cajazeiras. Daí seguindo para o Colégio Pio X, na capital do Estado. Logo cedo foi despertado para a vocação religiosa, motivo que o levou a estudar no Seminário Diocesano, vindo a se ordenar padre no dia 19 de outubro de 1930.
Celebrou sua primeira missa no dia seguinte a ordenação na Matriz de Belém.
Padre Vieira passou, pelo menos 10 anos, como padre na região de Cajazeiras, cuja diocese se estendia até a cidade de Patos.
Neste período foi diretor do Colégio Padre Rolim, vigário da Paróquia de Princesa Isabel e vigário regente da Paróquia de São José de Piranhas.
No início dos anos 40, Padre Vieira chegou a Patos e tomou posse na direção do Ginásio Diocesano. O Padre Fernando Gomes se referindo a chegada do recém empossado administrador daquele educandário deixou registrado no livro paroquial: “Dotado de grande capacidade de trabalho e edificante espírito sacerdotal, é, ainda, um espírito voltado para a juventude e uma vocação para formador de almas. Assim, o Ginásio de Patos vai encontrar nas qualidades do seu novo diretor os recursos de que necessita para prosseguir avante na sua obra maravilhosa de construir o futuro cristão da juventude sertaneja”.
O administrador
À frente do Diocesano, o Monsenhor Vieira provou ser um grande administrador e, sempre teve na disciplina, o seu ponto forte. Entretanto, o sucesso como educador não ficou restrito apenas ao Ginásio de Patos. Sua atuação se propagou por toda a Paraíba, a ponto do então governador João Agripino o convidar para dirigir a Secretaria Estadual de Educação.
Deixando a Secretaria da Educação, o Monsenhor Manuel Vieira iniciou a sua carreira política, elegendo-se deputado federal em 1966.
Seu trabalho como legislador foi muito profícuo e elogiado por todos aqueles paraibanos que acompanharam as suas ações e os seus pronunciamentos na Câmara Federal.
Devido a problemas de saúde, o Monsenhor Vieira renunciou seu mandato em 24 de novembro de 1970.
Ao tomar conhecimento do seu ato, o amigo Cloves Stanzel assim se manifestou: “Sairá desta casa um grande deputado. Deixará o Congresso um amigo que projeta a sua personalidade em todos os instantes em que se manifesta, quer na tribuna, quer nas comissões, quer no trato pessoal”. O líder do MDB, Padre Nobre, foi de uma sensibilidade impar ao se referir ao fato: “Monsenhor Vieira renuncia ao mandato por deficiências de sua visão física. Parece que ele prefere, longe das responsabilidades do cargo, enxergar melhor pela visão espiritual, o seu roteiro, toda razão de ser de sua vida sacerdotal”.
Voltando à Paraíba, Monsenhor Vieira passou a se dedicar à prestação de assistência religiosa aos detentos da Penitenciária Modelo, em João Pessoa.
O monsenhor Manuel Vieira veio a falecer no dia 05 de outubro de 1994, portanto com 87 anos de idade, vítima de um trágico acidente automobilístico, no contorno da cidade de Campina Grande, quando retornava do sertão para a capital do Estado. Seu sepultamento aconteceu em João Pessoa, no cemitério Senhor da Boa Sentença
O depoimento do Professor Oliveira
Toda a cidade de Patos é imensamente reconhecida ao Monsenhor Vieira pelos benefícios por ele carreados para a região sertaneja; principalmente, no que diz respeito ao esforço empreendimento quando esteve à frente do Ginásio Diocesano.
Acerca deste substancioso período fomos buscar o testemunho de um dos mais reverenciados educadores que passou pelo GDP, o Professor Oliveira, que escreveu: “Em 1942, o Cônego Vicente deixou o cargo no Diocesano por ter sido convocado pelo Bispo Dom João da Mata, a assumir a paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras. Então o Mons. Manuel Vieira, foi nomeado, pelo Sr. Bispo Diocesano, o quarto diretor do Colégio de Patos, tomando posse em 02 de fevereiro de 1942. A administração do Mons. Vieira se destacou por arrojadas realizações materiais no prédio e outras ligadas à educação. Após uma corajosa e longa jornada de ampliação do colégio, o edifício assumiu as gigantescas dimensões que hoje nele se observam. Teve a colaboração do povo patoense para o início da ampliação do colégio, destacando-se entre todos, José Permínio Wanderley, e o Dr. Drault Ernani de Mello e Silva. Na sua missão educacional, o Diocesano de Patos conquistou uma confiança de tal sorte que ultrapassou outras fronteiras e, à procura desse educandário, convergiam estudantes de outros Estados como – Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Alagoas. Monsenhor Vieira foi grande desportista e propagou, sobretudo, o futebolismo. O nosso futebol atingiu grande evidência em Patos, e equipou-se aos dos grandes centros, vencendo em nossa cidade os times do S. Cristóvão do Rio de Janeiro; o Santa Cruz de Recife, o Ferroviário de Fortaleza-Ce e o ABC de Natal-RN, todos no auge de sua maior fama.
Criação do TG
O basquete e o vôlei tiveram também o seu tempo. O dinâmico educador conseguiu, junto ao ministério da Guerra, a criação do Tiro de Guerra de Patos, que foi de maior utilidade à juventude dessa região sertaneja.
Em 1955, o Diocesano de Patos atingiu o apogeu de sua glória. No dia 07 de março daquele ano o Monsenhor Vieira, em mais um lance de audácia, conseguiu emplacar nesta terra o curso científico. Promoção de maior benefício aos estudantes, que podiam concluir seus cursos pré-vestibulares em Patos, sem terem de ir para longe, à procura de maiores centros científicos.
O corpo docente do Diocesano tinha talento suficiente para enfrentar o curso científico.
Os jovens discentes do Colégio Diocesano eram responsáveis nos estudos e sua competência nivelou-se, e até avantajou-se a dos estudantes do litoral. Em seu primeiro vestibular nas Universidades praianas, a turma sertaneja foi total e brilhantemente aprovada”.
Personalidade do Milênio
Pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, notadamente no setor educacional, o Monsenhor Manuel Vieira foi escolhido como um dos 50 paraibanos mais importantes do século XX. A eleição das personalidades de maior destaque nestes cem anos foi realizada por uma comissão multidisciplinar criada especialmente pelo Governador José Maranhão, liderada, na época, pelo Secretário da Casa Civil, Dr. Roosevelt Vita e pelo Jornalista Nelson Coelho, diretor do jornal “A UNIÃO”, que publicou em fascículos a biografia de vários paraibanos ilustres, inclusive a do Monsenhor Manuel Vieira.


(*) - Presidente da Fundação Ernani Satyro e Conselheiro Estadual de Cultura.
foto arquivo: patosemrevista

Seguro Safra


Secretários municipais de agricultura de municípios da região de Patos participaram no dia de ontem de um treinamento sobre Seguro Safra. O evento aconteceu no auditório da FETAG e foi ministrado pelo coordenador do programa, Antônio Carlos, que tirou todas as dúvidas dos presentes e distribuiu material explicativo sobre como proceder no cadastramento dos interessados pelo Seguro.
Já a partir da próxima semana a Secretaria Municipal de Agricultura de Patos, em parceria com a Emater e Conselho Municipal de Agricultura, inicia o trabalho de cadastramento. Em 30 dias esse cadastro segue para a Emater João Pessoa. Na etapa seguinte as secretarias, segundo Sebastião dos Santos, secretário de Agricultura de Patos, por meio da Internet, retiram os boletos bancários, cujo valor unitário é de R$ 5,50, onde os agricultores pagam e no próximo ano retiram o dinheiro do benefício, cerca de R$ 550,00, que servem para cobrir parte das perdas com a estiagem.
Patos terá direito a inscrever 242 famílias no Seguro Safra, porém o prefeito Nabor Wanderley determinou ao secretário Sebastião dos Santos a reivindicar aumento do número, para que o benefício. Com relação aos valores do Seguro Safra referente aos exercícios 2006/2007, Antônio Carlos informou aos secretários que no início de novembro o governo federal deverá está enviando aos estados a relação das pessoas aptas a sacarem o dinheiro. Quem é cadastrado este ano só recebe o seguro em 2008. Todas as informações oriundas do treinamento sobre o Seguro Safra foram repassadas aos presidentes de associações comunitárias de Patos no dia de hoje, informações estas que serão importantes para agilizar o trabalho dos técnicos da Emater quando do cadastramento nos sítios.
O Seguro Safra é um programa instituído pela Lei n° 10.420 de 10 de abril de 2002, alterado pela Lei nº 10.700, de 09 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto n° 4.363, de 06 de setembro de 2002, tomando como base o efeito cíclico da seca no semi-árido, e com o objetivo de oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50 por cento ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem. O fundo é constituído da parceria entre agricultores de base familiar, participando com 1%, as Prefeituras Municipais com 3%, o Governo do Estado com 6% e o Governo Federal com 20%, e se completa a cada 3 anos, obedecendo assim a uma possível ocorrência de seca. O percentual é aplicado sobre o valor do benefício estabelecido para cada safra.
Para gerenciar o Fundo Garantia Safra foi instituído o Comitê Gestor do Garantia Safra, funcionando no Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA em Brasília-DF. O Governo do Estado, além de assinar o Termo de Adesão junto à União, desenvolve o Programa em nível estadual, arrecadando os valores das contra partidas para formação do Fundo, através de agente financeiro credenciado, e enviando-as para Brasília.
Histórico - O Programa teve inicio na safra 2002/2003, com a adesão de 182.977 agricultores dentro do universo de 195.184 inscrições, mas apenas 108.813 possuíam NIS (Número de Identificação Social), ficando assim impossibilitados os agricultores sem NIS de participarem do Programa. Parte dos agricultores com NIS deixaram de concretizar sua adesão, tendo em vista que algumas prefeituras não repassaram as suas contrapartidas.
Nesta safra ficaram aptos a receber os benefícios 53.815 agricultores, cujas prefeituras realizaram suas contrapartidas normalmente, mas apenas o município de Potiretama foi beneficiado, por ter atendido todas as normas do Programa, além de ter sido o único município a sofrer perdas por estiagem superior a 50%.
Na safra 2003/2004 foram realizadas 49.126 inscrições de agricultores, com 36.106 adesões. Nessa safra foi exigido no ato da inscrição o NIS, portanto todos inscritos possuem o NIS.

Mais um desafio para o Nacional na Série C

O Nacional de Patos tem tido na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol muitos desafios, que vão desde os parcos recursos para cobrir as despesas até o risco de ver seu sonho de ir para a B interrompido antes do tempo.Quem não lembra do caso Wescley, em que o alviverde patoense perdeu seis pontos e só garantiu a vaga ao vencer em casa o Coruripe de Alagos e ser beneficiado pelo empate entre Tula Luso-PA e Barras-PI?
Agora surge o maior dos desafios. Primeiramente porque não poderá, por determinação da CBF que prioriza o regulamento do campeonato, impedidindo jogos em estádios que não comportem no mínimo 10 mil pessoas ssentadas, jogar no José Cavalcante. O Verdão fará valer seu mando de campo no estádio Ernani Sátyro, O Amigão, em Campina Grande. Com isso não terá sua apaixonada torcida em número desejável para apoiá-lo, como também poderá ver torcedores de Treze e Campinense o "azarando" diante dos adversários, o primeiro neste sábado, o Vila Nova de Goiás, com presença do artilheiro Túlio do outro lado. Mas a garra que o Nacional tem demonstrado nos leva a crer que o time não temerá ninguém e irá buscar sua ascensão à Série B do Brasileiro. Avante.

Cruz da Menina é tema de debate na Fundação Ernani Sátyro


O auditório da Fundação Francisco Mascarenhas será palco nesta quinta-feira, a partir das 20h, de um importante debate em torno do que representa hoje para Patos a Cruz da Menina. Na pauta vão ser discutidas as produções do conselheiro e escritor Flávio Sátiro, Romance a Cruz da Menina, a peça teatral A Cruz da Menina, do teatrólogo e também escritor José Mota Victor, a revista em quadrinhos e o filme do jornalista Damião Lucena.
Após o debate haverá uma explanação sobre beatificação pelo padre da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Fábio de Abreu Lima. Na seqüência devotos da Menina Francisca darão depoimentos de milagres conseguidos por intermédio desta. O presidente da Fundação Ernani Sátyro, historiador José Romildo de Sousa, informou que nesta quinta-feira, no decorrer da programação, será criado o Comitê Pró-beatificação da Menina Francisca. O comitê será composto por representantes do Estado, Município, Igrejas, institutos culturais e Ongs. O evento será encerrado com a exibição do filme A Cruz da Menina.
A primeira reunião do Comitê acontecerá na próxima semana, quando serão discutidas as primeiras ações na busca da beatificação da menina Francisca. O Parque Turístico Religioso Cruz da Menina é composto de um anfi-teatro, cobertura em forma de pirâmide que protege a parte central onde estão a capela e duas salas de ex-votos, um restaurante, dez lojas de souvenir e espaço para a administração, sendo considerado um dos pontos de maior visitação do Nordeste.
Estima-se que mais de 100 mil pessoas passem pelo parque anualmente e com a realização de algumas festas tradicionais, a exemplo de Pentecostes, o fluxo vem aumentando consideravelmente. O local é também parada obrigatória para os romeiros de vários Estados que se deslocam para o Juazeiro do Padre Cícero, principalmente no final de outubro e início de novembro.

Festa do PPS para recebeer filiados


A deputada estadual Socorro Marques - PPS - realizará no final deste mês, provavelmente em sua residência no bairro Salgadinho, uma grande festa para recepcionar e anunciar à imprensa os pré-candidatos à Camara Municipal de Patos nas eleições de 2008, como também a chapa majoritária para o cargo de prefeito. Sob coordenação de seu filho Enemarques Dantas, Socorro já vem trabalhando incansavelmente para fortalecer a sigla. Diante tantas especulações em torno de seu nome, comentários sempre enfatizando que ela não chegaria ao ponto de disputar o cargo de prefeito desta cidade, também já está cansada de dizer que sua candidatura não tem volta e que mostrará sua liderança política.

Eleição para desembargador


Está acontecendo em Patos, a exemplo de vários outros municípios paraibanos, a eleição para a escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional para preenchimento da vaga de desembargador do TJ do Estado, isso porque o desembargador Rafael Carneiro Arnaud se aposentou e ficou essa lacuna no Tribunal de Justiça.

Na Paraíba tem direito a voto mais de quatro mil advogados e da eleição ao cargo de desembargador concorrem 33 advogados. De Patos temos dois candidatos, Everaldo Nóbrega e Caio Marcellus. A votação, iniciada às 9h de hoje, tem encerramento previsto para as 17h. Estão aptos a votar em Patos 91 advogados, de um total de 130. A votação, com uso da urna eletrônica, acontece em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Monteiro, Patos, Sousa, Itaporanga, Cajazeiras e Catolé do Rocha.

Dos 33 candidados serão escolhidos seis. A lista sêxtupla será encaminhada ao Tribunal de Justiça, que escolhe três e passa para o crivo do governador Cássio, que fará a última selação, escolhendo aquele que assumirá a vada em aberto de desembargador.

Copa Patos de Futsal mobiliza atletas da categoria na cidade

Desde anteontem amantes do futsal de Patos estão envolvidos na competição Copa Patos de Futsal, que reúne vinte equipes masculinas e quatro femininas. O local dos jogos é o Rivaldão. As equipes foram distribuídas em quatro chaves, das quais se classificam três para a fase seguinte. Com relação aos times femininos, a classificação se dará por pontos corridos. O evento recebe o apoio da Gerência de Esportes do Município.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Acidente em São Mamede

A Polícia Rodoviária Federal registrou no final da tarde de hoje no município de São Mamede, o capotamento do Corsa Seda prata placa KIC – 3449, que deixou seus dois ocupantes feridos, Roberta Cavalcante de Araújo e Manoel Feliciano da Silva Nascimento, 20 anos. O acidente aconteceu no Km 316, a 6 quilômetros do posto da PRF. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros de Patos e conduzidas ao Hospital Regional Janduhy Carneiro, onde passaram por exames e estão em observação médica, mas fora de perigo. Segundo o agente rodoviário Leonardo, o veículo saiu da pista e capotou mais de uma vez. O condutor do Corda, Feliciano, teria informado que um caminhão entrou na contramão, obrigando-o a sair da pista, o que teria provocado o acidente.

Engenheiro da CBF não virá mais vistoriar o José Cavalcanti

De acordo com o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Patos, Vicente Conserva, o prefeito Nabor Wanderley manteve contato na manhã de hoje com o Sr. Virgílio, engenheiro da CBF, o qual faria uma vistoria no Estádio Municipal José Cavalcanti nesta quarta-feira, a fim de conhecer as reais condições da praça de esportes para a realização dos jogos do Nacional no octogonal da Série C do CampeonatoBrasileiro de Futebol. Nessa conversa Virgílio fez vários questionamentos a Nabor sobre as características do José Cavalcante e de antemão disse ao prefeito que não valeria a pena sua vinda a Patos, pois não acreditava que a CBF voltasse atrás de sua decisão, já que a capacidade de público sentado mínima permitida é de 10 mil pessoas. O primeiro do Verdão deve acontecer mesmo no Estágio Ernai Sátyro, O Ammigão, em campina Grande, próximo sábado, às 20h30.

PROCON Municipal dá dicas para compras do Dia das Crianças


O diretor do Procon Municipal, Vital Henrique, vem orientando os pais nestes dias que antecedem o Dia das Crianças para que pesquisem bem os preços dos brinquedos expostos no comércio local. Ele lembrou da importância em se verificar também se os produtos possuem o selo do INMETRO, uma segurança a mais para as crianças. Vital informou que há brinquedos que atendem a todas as condições financeiras da população e cabe aos pais fazer essa pesquisa.
No próximo ano já deverá estar funcionando no Procon Municipal o setor de pesquisa e de cálculos, não possível ainda por que o Conselho do Consumidor ainda não foi criado, algo que deverá ocorrer nos próximos dias. Com isso haverá pesquisas que irão comparar os preços de um mesmo produto vendido em empresas diferentes, como também se saberá se determinado valor corresponde ao preço real do mesmo.
O Procon de Patos foi criado no início da administração Nabor Wanderley, em 2005. Vital Henrique disse que o órgão mudou bastante o cotidiano da cidade, sendo porta-voz das reclamações da sociedade. Hoje as principais reclamações dizem respeito a transações feitas com cartões de crédito e junto à Saelpa. Outro setor bastante visado são as escolas, em período de matrículas, quando estas abusam no tipo de material solicitado aos pais de alunos. “As escolas estão se adequando às nossas orientações e compreendendo que não podem colocar, por exemplo, produtos de limpeza na lista de material do aluno”, comentou Henrique.

Agricultor é assassinado com cadeirada em Princesa Isabel

O agricultor Francisco Rodrigues Mariz, 41, casado, que residia na Rua Vereador João Brando, Bairro Santa Irene, Princesa Isabel, foi morto por outro agricultor, José Claudino da Silva, 41, casado, residente à Rua Alexandrino Leite, mesmo bairro. Francisco foi assassinado às 19h40, segundo a PM, por um golpe de cadeira de ferro que o atingiu a cabeça, desferido por Claudino, depois de uma discussão envolvendo os dois. O agricultor veio a óbito no próprio local e seus familiares só procuraram a Polícia às 22h. O acusado foi localizado e preso pela PM e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
Já em Paulista quatro homens armados portando pistola e revólveres assaltaram o Mercadinho Nobre, na Rua Joaquim Félix de Medeiros, de propriedade de Rita Rodrigues Oliveira, 34. O assalto ocorreu por volta das 19h30. A Polícia saiu em diligência e conseguiu localizar os prováveis assaltantes, que haviam levado da vítima R$ 150,00, próximo ao sítio Cajazeiras município de Riacho dos Cavalos. Houve troca de tiros quando os acusados perceberam a aproximação dos policiais. Eles abandonaram duas motos, uma de cor azul, placa fria, chassi jc2kc08107r138346 e outra moto Honda Titan ano 2005 de cor vermelha e placa MNF-6554-PB, moto essa que foi alugada na cidade de Brejo do Cruz pelo indivíduo conhecido por “Galeguinho”, também foi encontrado abandonado junto com as motos uma pistola calibre 45, ILAMA, nº G37366 inox sem carregador e sem munição
Outro assalto foi registrado pela PM em Jericó-PB, às 14h10 de ontem, ao Mercadinho Belo Vista, na Rua Manoel de Sousa Pedrosa – bairro Jericozinho. Quatro elementos não identificados chegaram ao estabelecimento comercial de Jonas de Sousa Lira, 33, armados de revólver e anunciaram o assalto, levando a quantia de R$ 300,00, depois fugiram em direção a Riacho dos Cavalos e não foram encontrados pelos PMs.

Engenheiro da CBF em Patos


Os torcedores nacionalinos aguardam com muita expectativa a chegada nesta quarta-feira do engenheiro da CBF, que virá avaliar as condições do Estádio José Cavalcante.O representante da Confederação fará medições para saber a real capacidade do Estádio, que até hoje ninguém sabe na cidade. Pelos menos já se dá como certeza o local da primeira partida a ser disputada pelo Nacional. O estádio é o Amigão, de Campina Grande, programado para este sábado, 13, às 20h30. Os demais jogos que a equipe patoense tem mando de campo ainda estão com locais indefinidos. A diretoria tenta convencer a CBF a aceitar a fixação de arquibancadas volantes, mas o regulamento não permite. Devemos aguardar as novidades amanhã ou quinta para saber se o Naça poderá jogar no José Cavalcante. Algo é certo, caso os jogos aconteçam fora de Patos haverá muitos prejuízos financeiros para o clube e para sua apaixonada torcida, que não poderá assistir em massa as partidas do octogonal da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Esporte homologa nova diretoria


Um grande número de torcedores do Esporte Clube de Patos, mais de duzentos, compareceram na noite de ontem à Associação Comercial e Industrial, para prestigiar a homologação da chapa única à presidência do Patinho. O novo presidente Edleudo Lucena, secretário do Meio Ambiente de Patos, chega com apoio total para administrar a equipe. A meta da nova diretoria é buscar apoio do empresariado local para fazer um campeonato paraibano com os pés no chão. Só serão contratados jogadores que se identifiquem com a nova filosofia que está sendo implantada. O Clube passa por problemas financeiros, como é do conhecimento de todos, porém já existe o compromisso de sua nova diretoria em honrar todos os compromissos, oferecer uma estada digna aos atletas, estrutura para treino e uma alimentação adequada. Uma das iniciativas anunciadas por Edleudo diz respeito à bilheteria dos jogos, onde haverá transparência no registro de torcedores ao Estádio José Cavalcante, como determina o Estatuto do Torcedor. Os ingressos vendidos serão queimados para evitar evasão de renda. Vamos torcer para que em 2008 Esporte e Nacional fiquem no topo da competição paraibana.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Festa de Fátima termina domingo


A Festa de Nossa Senhora da Fátima, bairro Belo Horizonte, em Patos, terá encerramento neste domingo 14. O evento religioso e social, que este ano trabalha com o tema “Maria, Mãe e Mestra da Igreja em Missão” começou na última quinta-feira com carreata, que partiu da Cruz da Menina terminando na Paróquia de Fátima, onde aconteceu o Terço Mariano (Legião de Maria), novena e hasteamento da bandeira.
Terços, novenas e missas marcam o evento que conta com a participação de pregadores da Diocese de Patos, de Guarabira, João Pessoa e Afogados da Ingazeira. Hoje a celebração fica por conta de Pe. Gaspar, de Guarabira. A Festa de Nossa Senhora de Fátima é considerada um momento de confraternização entre as famílias e os amigos, de evangelização e aprimoramento da vivência cristã.
No último dia da festa, domingo próximo, haverá procissão solene às 17h30 e na seqüência missa de encerramento, com Pe. Elias e descida da bandeira. Na parte social o tradicional pavilhão e parques de diversão dão mais alegria ao evento.

Soldados participam de acampamento

O 3º Batalhão de Polícia Militar realizou no último final de semana um treinamento com os alunos do Curso de Formação de Soldados, o “Acampamento” realizado faz parte das atividades didáticas extra-sala desenvolvidas pelo Núcleo de Formação do Batalhão.
O Acampamento foi uma atividade instrutiva, onde foram repassados diversos conhecimentos entre eles: Construção de Abrigos, Higiene e Saúde, Abordagem, Orientação, Táticas em Dupla, Noções de Comando Craw, Noções de Patrulha, etc.
A atividade foi realizada na Serra no município de Cacimbas, toda a equipe teve Saída do 3º BPM no último dia 05 e retorno na madrugada do dia 07.
Todas as atividades desenvolvidas no acampamento tiveram caráter instrutivo e durante toda a atividade uma fração de militares do corpo de bombeiros esteve presente para prestar assistência sempre que necessário.
Atividades desse tipo visam o aperfeiçoamento do policial militar, treinando-o para as mais diversas situações e buscando sempre a qualidade no serviço prestado à sociedade.Atividades desse tipo visam o aperfeiçoamento do policial militar, treinando-o para as mais diversas situações e buscando sempre a qualidade no serviço prestado à sociedade.

domingo, 7 de outubro de 2007

NacionalxBarras: decisão do líder


Nacional de Patos joga logo mais às 17h no Estádio Juca Forte, contra o Barras, no Piauí. A partida definirá quem termina essa terceira fase como primeiro colocado do grupo. O time de Patos tem nove pontos contra dez do Barras, que joga em casa e precisa apenas de um empate. Para o Verdão Maravilha a vitória torna-se importante no quesito mando de campo. Terminando em primeiro lugar o time patoense iniciaria o octogonal em território “inimigo” e concluiria em casa, junto de sua torcida. Os desfalques certos do Canário para este jogo são seus laterais Dinho e Camilo, que foram expulsos no jogo passado diante do Coruripe de Alagoas. O Naça conta com o retorno de Paulinho Guerreiro (foto), que cumpriu um jogo de suspensão. O técnico Maurício Simões disse que a plavra de ordem ao grupo é venver e vencer. Para ele o Nacional é um time bastante guerreiro, talentoso e não teme seus adversários, por isso chegou ao octogonal da Série C, tendo condições de passar para a B.

Instituto Histórico e Geográfico de Patos faz dez anos


O Instituto Histórico e Geográfico de Patos está celebrando dez anos de fundação com uma vasta programação iniciada no último dia 05, com o lançamento de dois livros, “Ani Ohev Otach” e “1912 – A Invasão de Patos”, pelo escritor José Mota Victor, evento este ocorrido no Fórum Miguel Sátyro.
Dentro dessas comemorações do IHGP, José Mota, presidente da entidade, volta à programação neste dia 09, terça-feira, onde profere palestra sobre os dez anos do Instituto, tendo como local o Rotary Patos Norte, às 20h. Na quarta, 10, o fotógrafo Alarcon Messias Leitão, sócio efetivo do IHGP, abre a exposição fotográfica “Casamentos Contemporâneos”, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, às 20h.
No dia 12, próxima quinta-feira, será apresentada a peça “A Cruz da Menina”, de autoria de José Mota. O espetáculo teatral será encenado pelo MOCA – Movimento de Cultura Artística – João Pessoa, sob direção de Roberto Cartaxo. Por falta de um espaço apropriado para a encenação, graças à falta de sensibilidade dos políticos locais, o evento cultural será apresentado no auditório do Fórum Miguel Sátyro.
No dia 18 haverá uma sessão solene na Escola Monsenhor Manoel Vieira, às 20h, para comemorar o centenário de nascimento do Pe. Vieira. Dia 19 haverá lançamento da plaqueta de posse do sócio efetivo José Romildo de Sousa (foto) no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e do CD do hino do IHGP, no auditório da Fundação Ernani Sátyro.
Dia 21 ocorre o Torneio de Xadrez Especial, no Guedes Shopping Center e finalizando as comemorações de dez anos da Instituto Histórico e Geográfico de Patos, haverá no dia 24 sessão solene da primeira década de existência do IHGP; posse dos novos sócios efetivos, correspondentes e beneméritos; lançamento da Revista Nº 07 e um jantar de confraternização no Hotel JK, às 20h.

Arquivo do blog