Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 24 de novembro de 2007

Nacional pedirá cancelamento de jogo contra o Barras-PI


A CBF remarcou o jogo entre Nacional-PB e Barras-PI, que seria disputado na última quinta-feira, para o dia primeiro de dezembro. A partida pela Série C foi adiada pelo árbitro Antônio André (PE) porque fios que ligavam a energia do estádio Amigão (foto), em Campina grande, foram roubados, o que deixou o local com apenas 50% da iluminação possível.Mas o clube paraibano alega que pode não ter time para entrar em campo na nova data. Segundo o presidente José Ivan, talvez nem com juniores seja possível montar uma equipe. - A maioria dos contratos dos nossos jogadores termina no dia 29 de novembro. E o Barras também deve passar pelo mesmo problema. Como o jogo não vai valer mais nada, vamos pedir para que seja cancelado. Não sei se o regulamento permite, mas vamos tentar. Acho que nem com os juniores daria, pois muitos não estão inscritos. O presidente do Nacional também lamentou a atitude do árbitro da partida. - O jogo tinha condições de ser realizado. O árbitro (Antônio André) podia ter bom senso. Já estamos em uma situação financeira difícil e ele toma uma atitude dessas... - reclama. A CBF, através de sua assessoria de imprensa, informou que por enquanto não se pronunciará sobre o possível pedido. - A CBF só se pronunciará quando receber o pedido oficial dos clubes. Há muitas coisas que são faladas através da imprensa, e, chega na hora de fazer, não fazem - explica o assessor Rodrigo Paiva.
foto: Marcos Eugênio

Tribunais de Contas liberam 13º a prefeitos em 9 estados


Em pelo menos nove Estados do país, prefeitos e vereadores estão autorizados a receber o 13º salário dos cofres públicos no fim deste ano. O benefício será concedido apesar de a Constituição proibir o pagamento de "gratificações" ao salário de quem possui cargo público eletivo. Com base nesse entendimento, outros sete Estados proibiram prefeitos e vereadores de ganhar a remuneração extra.
Presidente e vice-presidente da República também recebem o benefício, segundo a assessoria de imprensa do Planalto. Em nove Estados --Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins--, os Tribunais de Contas decidiram liberar o pagamento, mas apenas para cidades onde existem leis locais regulando o benefício.
Os conselheiros entenderam que as categorias de prefeitos e vereadores são regidas por princípios semelhantes aos de trabalhadores comuns, como acontece com os funcionários públicos. A primeira parcela da gratificação de fim de ano deve ser paga em novembro. A segunda parte da remuneração será recebida até o dia 20 de dezembro, assim como é o pagamento do 13º salário.
Os nove Estados que autorizam o pagamento possuem 2.357 municípios. Os tribunais não têm levantamentos sobre em quantas cidades há legislações estabelecendo o pagamento do salário extra. Na Paraíba, o órgão diz que desconhece casos de cidades onde a remuneração é paga.
Sete Tribunais de Contas --Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná e São Paulo-- proíbem o pagamento do 13º a prefeitos e vereadores ainda que exista uma lei no município estabelecendo o benefício. Quem descumpre a norma corre o risco de ter as contas rejeitadas pelo órgão. Também pode receber como punição a devolução do dinheiro ganho com correções.
Os Tribunais de Contas dos demais Estados não responderam aos questionamentos feitos pela reportagem. Ainda que o órgão autorize o pagamento, a Justiça pode vetar a remuneração. Foi o que aconteceu na cidade de Vianópolis (GO). O Tribunal de Justiça de Goiás considerou o pagamento do 13º no município inconstitucional. A decisão afirma que políticos são "representantes do povo" --e não trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou funcionários públicos.
O Tribunal de Contas dos Municípios goiano diz que alerta as prefeituras sobre o risco da remuneração extra ser barrada na Justiça.
Goiás
Na cidade de Minaçu, também em Goiás, o Ministério Público do Estado ameaçou entrar com uma ação na Justiça contra o pagamento. Prefeitos e vereadores decidiram suspender o próprio benefício no começo do mês. Nos anos anteriores, o salário extra foi pago. O promotor Augusto Bittencourt, responsável pela advertência, afirma que o pagamento extra encontra-se disseminado em Goiás. "Praticamente todas as cidades têm leis [autorizando o benefício]."

Fonte: UOL

foto: organismo.art.br

Mais 41 novos laboratórios serão instalados nas escolas do nível médio


Mais 41 novos laboratórios estão sendo instalados pela Secretaria de Estado da Educação em Escolas de Ensino Médio. Estes equipamentos vão substituir os já existentes que estão com sua capacidade de uso ultrapassada. Um exemplo disso é o laboratório do Lyceu Paraibano, que recebe novas máquinas para substituição das que já têm 10 anos de uso.
Deste total de laboratórios que estão sendo instalados, 20 são para escolas que implantaram o Ensino Médio no segundo semestre de 2006 e em 2007. Os demais são para as unidades que possuem equipamentos antigos. Foram contempladas escolas de todas as regiões do Estado, tais como Araruna, Areia, Campina Grande, João Pessoa, Logradouro, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Monteiro, Pombal, São Mamede, Serra Branca, entre outras.
Além destes foram instalados 246 laboratórios em escolas do Ensino Médio, sendo 223 estaduais e 23 municipais que possuem o EM. Em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, a Secretaria da Educação chega ao mês de dezembro com a marca de 400 laboratórios instalados nas escolas, nos últimos cinco anos. Lembrando que antes desse período as escolas estaduais só contavam com 32 laboratórios instalados e só metade em funcionamento.


foto:www.angloamericano.edu.br

PSS começa neste domingo


Começam neste domingo as provas do PSS realizado pela Coperve.
As provas acontecerão em 77 locais, 40 deles em João Pessoa. Os candidatos devem chegar pelo menos 30 minutos de antecedência nos referidos onde farão provas, portanto identidade e cartão de inscrição. Será proibida a entrada dos estudantes portando aparelhos celulares ou qualquer outro equipamento de comunicação. Todos os candidatos serão submetidos a detectores de metais em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Areia e Bananeiras.
O resultado das provas da 1ª ou da 2ª série será divulgado no dia 18 de janeiro e a lista dos classificados no PSS sai em 30 de janeiro de 2008.
Algumas dicas passadas pelo professor da UFPB, Inácio Andrade Torres, aos candidatos:
Dormir cedo na véspera das provas; organizar a documentação exigida e material que usará, como caneta esferográfica, apagador, lápis grafite; chegar cedo ao local em que fará a prova; tentar relaxar ao máximo, não adianta estudar minutos antes das provas, o que só vai aumentar a ansiedade; quando receber o caderno de questões o candidato deve ler com bastante atenção antes de responder.
A Coperve deve publicar o gabarito às 12h40 em seu site http://www.coperve.ufpb.br/

O QUE É O PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS)?

O Processo Seletivo Seriado é a forma de seleção adotada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, desde 1999, para ingresso em seus cursos de graduação, exceto para os cursos de Bacharelado em Música, Licenciatura em Música, Teatro e Artes Visuais, cujos ingressos são regidos por legislação específica..
Os exames são realizados de acordo com programas estabelecidos por série do Ensino Médio. Os candidatos podem realizar esses exames em três ou dois anos consecutivos ou, se preferirem, de uma única vez, em um só ano.
A classificação para o curso desejado é feita em função do desempenho do candidato nas provas correspondentes às três séries.


foto: www.uesb.br

Erundina diz que Coutinho será ‘imbatível’ em 2010 e acredita em Ciro como candidato à presidência


Erundina participou da 'I Jornada 40', em JP A deputada federal Luíza Erundina (PSB), em passagem por João Pessoa durante a ‘I Jornada 40’, contou que está acompanhando a política paraibana e foi otimista ao afirmar que se o prefeito Ricardo Coutinho mantiver suas alianças para as próximas eleições em 2010, ele será praticamente “imbatível”. A deputada também acredita na candidatura do deputado federal Ciro Gomes para disputar à presidência. “Não tenho dúvida nenhuma que Ricardo Coutinho seria um candidato muito forte, se não imbatível - dependendo evidentemente, da política de alianças - , para mudar a cara da política paraibana”, declarou. A deputada federal ainda destacou sua alegria por ter intermediado a ida de Ricardo Coutinho ao PSB. Erundina afirmou que o seu partido está se fortalecendo para 2010 e citou o exemplo dos três governadores Cid Gomes (CE), Wilma Faria (RN) e Eduardo Campos (PE) como sinalizadores do ótimo momento que a legenda está passando. “É hora do PSB lançar candidatura própria. E acredito que o partido estaria muito bem representado com Ciro Gomes”, disse.


Maurício Liesen
WSCOM Online

foto:www.camara.gov.br

Concurso do Estado em 2008

O Governo do Estado deve realizar no próximo ano concurso para provimento de mais de seis mil vagas na administração direta e indireta. Os concurseiros de plantão já devem ir se preparando para seleção das vagas que serão abertas para a Fundac, agentes penitenciários, Procuradoria Geral do Estado e auditor de contas públicas.

Santo do Dia

sábado, 24 de novembro de 2007
Santos André Dung-Lac e Companheiros, Mátires
(+ Vietnã, séc.XVI)

De acordo com o Martirológio Romano-Monástico, eram cristãos convertidos no século XVI pelos missionários dominicanos que começaram a difundir o Evangelho no Vietnã, e foram martirizados porque acusados de estarem introduzindo no país uma religião estranha. O Papa João Paulo II os canonizou em 1988.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Deputada sertaneja quer eleger as 7 Maravilhas da Paraíba


A Paraíba deverá conhecer em breve as 7 Maravilhas do Estado. Este pelo menos é o objetivo final do requerimento que a deputada Socorro Marques encaminhou à Assembléia Legislativa, o qual prevê a escolha, por parte da população, de sete pontos turísticos históricos e naturais através do Portal do Governo do Estado. A solicitação deverá ser apreciada na próxima semana. Segundo ela, o requerimento visa a preservação do patrimônio histórico e o estímulo ao turismo – inclusive interno, uma vez que muitos paraibanos não conhecem as belezas naturais existentes no Estado.
Socorro Marques se inspirou na campanha que elegeu as 7 Maravilhas do Mundo Moderno, entre as quais figura o Cristo Redentor, para solicitar a divulgação junto aos órgãos do Poder Executivo dos principais pontos turísticos da Paraíba e se promova a escolha das 7 Maravilhas do Estado. A deputada disse ainda que o Estado do Piauí realizou campanha idêntica e resolveu "copiar" a idéia, uma vez que a Paraíba possui um patrimônio histórico e natural que merece ser preservado. Ela acredita que uma campanha dessa natureza vai estimular as autoridades a preservarem os pontos turísticos que receberão os votos da população, a exemplo da Cruz da Menina, "que não apresenta bom estado de conservação". Além disso, também deverá despertar o interesse das pessoas em conhecer esses locais.
No requerimento, a deputada elenca os seguintes pontos turísticos para receberem os votos da população: Igreja de São Francisco, Ponta do Seixas, Praia do Cabo Branco, Convento de São Bento, Hotel Globo e Hotel Tambaú, em João Pessoa; Forte de Santa Catarina, Areia Vermelha e Por do Sol do Jacaré, em Cabedelo; Viaduto Elpídio de Almeida, em Campina Grande; Pico do Jabre, em Maturéia; Hotel Brejo das Freiras e Pegadas dos Dinossauros, em Sousa; Cruz da Menina, em Patos (foto); Estátua de Frei Damião, em Guarabira; Cristo Redentor, em Itaporanga; Pedra da Boca, em Araruna; Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras; Pedra do Altar, em Alcantil; Inscrições Itacoatiaras, em Ingá; Açude Epitácio Pessoa com suas ilhas, em Boqueirão; Pedra do Tendo, em Teixeira; Açude Mãe dÁgua, em Coremas; Serra do Frade, em São José do Bonfim; Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pombal; Pedra do Reino, em Taperoá; Praia de Coqueirinho, no Conde; Barra de Camaratuba, em Mataraca; e Cachoeira do Roncador, em Bananeiras.

Secom-PB
Foto: Weberson Leitão

Crianças e as drogas


Pelo centro da cidade, nos bairros, nas festas de rua e até de clube de Patos é fácil perceber a presença de crianças usando uma das drogas mais consumidas no país, o cigarro, responsável por dezenas de cânceres. Mesmo existindo a lei que proibe a venda de tabaco para menores, os comerciantes, não sei se por falta de informação ou puro amor ao capital, qualquer criança com dinheiro pode adquirir o produto na ciadade de Patos. Primeiramente não existe qualquer tipo de controle ou fiscalização sobre a venda de cigarro, como também bebida e até cola de sapateiro. Uma das coisas que sei, com tristeza, é que muitas de nossas crianças não têm orientação, são suscetíveis a diversas doenças. Sem contar com o crack, a droga do momento na cidade, que vem comendo o célebro e acelerando o coração dos meninos e meninas miseráveis que são explorados pelos traficantes.



foto: farmacia.com.pt

Ex-prefeito de Maturéia em maus lençóis

O ex-prefeito Ariano Dantas Monteiro, do Município de Maturéia, localizado na Serra do Teixeira, foi condenado pelo TCU a resarcir mais de R$ 112 mil aos cofres públicos, juntamente com a empresa SM Comércio e Construções Ltda, por um convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério da Integração Nacional, que havia destinado a verba para recuperação de 44 residências para carentes. A União reclama que 59% das obras não foram concluídas. Além disso Ariano terá que pagar uma multa de R$ 2 mil. Mas a ação cabe recursos e é isso que ele deve fazer.

Campanha contra dengue em Patos


A Coordenadoria de Vigilância Ambiental de Patos irá comemorar o Dia de Combate à Dengue inserindo sua programação no programa Patos Pra Frente nos Bairros, neste domingo, no bairro da Vitória. Será uma excelente oportunidade para a extensão do trabalho alusivo à mobilização nacional de controle da doença. Para José Domingos de França, coordenador da Vigilância Ambiental, a intenção é aproveitar o evento do Patos Pra Frente, que já se tornou uma ação municipal corriqueira, atraindo milhares de pessoas, para se intensificar a campanha contra o mosquito.
Na ocasião o dia D da de combate à dengue será enfatizado com a distribuição de folderes, cartazes e cartilhas com objetivo de reforçar as campanhas que o município já realiza, lembrar a sociedade a importância de acabar com os locais apropriados para a reprodução da Aedes aegypti, transmissor da doença. “A gente tenta sensibilizar a população, através desse trabalho educativo, para que ela possa evitar a permanência do vetor, no caso o mosquito, vivendo dentro de casa em depósitos com águas paradas”, disse Domingos.
Os depósitos tipo B, a exemplo de potes, tambores, tanques, tonéis têm sido os que apresentam maior freqüência do temido mosquito da dengue na cidade de Patos. Outra grande preocupação são as caixas d’água, onde os agentes ambientais têm muita dificuldade de acesso a muitas delas, o que prejudica o tratamento das águas e combate ao mosquito. Domingos disse que se torna um trabalho árduo a vistoria nesses reservatórios, quando o agente é obrigado a fazer grande esforço para chegar a ela, além de ter que destelhar e telhar a casa. Ele comenta que cabe ao dono do imóvel lajear ao colocar tela na caixa para evitar o criatório do aedes.
A Secretaria de Saúde de Patos planeja ampliar o uso de ovitrampas, as armadilhas para captura dos ovos do aedes. Apenas dois bairros da cidade receberam as armadilhas, que estão tendo excelentes resultados. Em apenas seis meses de colocação das ovitrampas já foram tirados de circulação, segundo Domingos, de 27 a 30 mil ovos do mosquito. Patos ainda vive o epidemia da dengue em seis bairros, os quais atingem mais de 5% de índice de infestação: Maternidade, Bela Vista, Belo Horizonte, Liberdade, Santo Antônio e Jatobá são os que estão com maior risco de transmissão da doença. O grande temor é o surto de dengue hemorrágica que pode vir atingir a cidade no próximo ano, como prevê o Ministério da Saúde. Porém será muito importante a participação da população, que está sendo convidada a fazer parte ativamente desse trabalho. “Se não tivermos o mosquito não teremos a dengue”, acrescentou Domingos.

Assessoria

foto:www.governo.es.gov.br

Fundação lança livro sobre Antônio Mariz


A Fundação Casa de José Américo e os familiares do ex-governador Antonio Mariz, já estão distribuindo os convites para o lançamento do livro Perfis Parlamentares - Antônio Mariz 51, editado pela Câmara dos Deputados.
A sessão ocorre no próximo dia 30 de novembro, às 18 horas, no auditório Juarez da Gama Batista, da Fundação Casa de José Américo e será apresentado pelo Secretário Inaldo Leitão.
Familiares, amigos e admiradores do ex-Governador prometem lotar o auditório da FCJA numa homenagem especial ao grande Tribuno.
Ascom
Foto: www.senado.gov.br

Santo do Dia

sexta-feira, 23 de novembro de 2007
São Clemente I, Papa e Mártir
(+ Roma, 97)

Foi o terceiro sucessor de São Pedro. Escreveu uma famosa carta aos católicos de Corinto, restabelecendo com sua autoridade a paz ameaçada internamente naquela diocese. Trata-se de um documento de grande importância apologética, porque demonstra que, já naqueles tempos, se entendia que o Papa possuía uma verdadeira e efetiva autoridade sobre os demais bispos e as suas dioceses, e não apenas uma posição honorífica de precedência. Segundo a tradição, São Clemente sofreu o martírio na Criméia, para onde fora exilado e condenado a trabalhos forçados pelo imperador Domiciano.

Assassino se entrega após nove anos foragido



O agricultor Francisco das Chagas de Sousa, 47 anos, se entregou à Justiça de Patos na manhã de hoje. Contra ele havia mandado de prisão por homicídio, crime ocorrido em 1998 no Distrito de Santa Gertrudes, nesta cidade. A vítima foi sua esposa, Edivânia Lucena de Sousa, em um dos crimes premeditados que mais causaram revolta no município, sendo alvo de protestos feministas. O casal brigava muito e estava separado. Ela, com os três filhos, foram morar com seus pais.
No dia do homicídio, o agricultor, natural de Catingueira, entrou na casa dos ex-sogros pelo telhado quando todos dormiam. Foi até à rede onde Edivânia dormia, armado de uma faca e desferiu vários golpes na mãe de seus filhos, que teve morte instantânea. Depois conseguiu fugiu e viajou para o Sudeste do país, vivendo em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sempre trabalhando na agropecuária. “Eu não queria mais essa vida de fugitivo. Quero pagar pelo que fiz num momento de loucura”, disse o agricultor.
Ele chegou logo cedo na 5ª Superintendência de Polícia Civil de Patos para se entregar, acompanhado de um advogado. Porém não ficou detido porque ali não havia mandado de prisão para ele. Foi então ao Fórum da cidade onde se apresentou, sendo transferido para à Superintendência e depois para o novo presídio de Patos, onde aguardará a data de seu julgamento.
Redação e foto: Marcos Eugênio

Família de vivo-morto tenta aposentá-lo

Por Marcos Eugênio

Antônio Manoel a Silva, agricultor, residente em Assunção-PB, passou a ser assunto de Justiça nos últimos dias, depois que sua irmã Marcionília Bonito da Silva (Novinha) quis aposentá-lo. Só que ele, para a Justiça, é um homem morto e enterrado naquele município, com direito a atestado de óbito emitido pelo Hospital Regional de Patos.
A história hilária e trágica de Toinho, como é chamado por sua simpática tia Maria da Conceição, que reside na Via Mariana, em Patos, começou em 30 de maio de 2004, quando foi “enterrado”. No dia 27 de maio daquele ano, Antônio saiu de Assunção para Patos e não retornou para a casa de sua irmã. A família ficou preocupada por seu sumiço. Desde daquela época ele já bebia muito. Coincidentemente, uma amiga de Novinha, que trabalhava no Hospital disse que havia um morto no necrotério da referida unidade de saúde, o que tinha dito antes de morrer que havia trabalhado para Pedro Bonito, tio de Antônio.
De posse dessa informação ela ligou para sua tia Maria, pedindo-lhe que fosse reconhecer o cadáver. Dona Maria diz que fez isso e constatou que o mesmo não tinha as características de seu sobrinho. “Se você quiser vir pode vir, mas o corpo não é de Toinho”, disse por telefone a Novinha, que decidiu vir a Patos, acompanhado de outro irmão e um cunhado e já com toda a indumentária para enterrar seu irmão, crente que era ele, onde afirmou aos profissionais de saúde que era mesmo seu irmão. “Acredito que ela nem olhou para o corpo, pois não parecia em nada com meu sobrinho”, falou Dona Maria. Só que o cadáver saiu do hospital já no caixão direto para o cemitério de Assunção onde foi sepultado e sua sepultura velada diariamente por Novinha.
De acordo com Dona Maria da Silva, Toinho reapareceu pouco mais de um mês após seu “sepultamento” na cidade de Patos. Ele, que bebe bastante, principalmente depois que a mulher o abandonou e foi para São Paulo, segundo sua tia, tem problemas mentais e vivia debaixo de um pé de oiticica em um sítio na zona rural de Patos, sendo alimentado por um caseiro, até que sua irmã o foi buscar. O caso só veio à tona três anos depois porque os irmãos de Antônio pediram informações sobre os procedimentos de como aposentá-lo. A justiça ficou sabendo então que outro estava enterrado com seu nome e a promotoria de Patos pediu que o caso fosse apurado. A delegada designada para apurar as informações foi Sílvia Alencar. Ela encontrou algumas informações que não batem. Por exemplo, o home que foi enterrado com nome de Antônio Manoel da Silva, deu entrada no Hospital Regional Janduhy Carneiro de Patos no dia 24 de maio de 2004 como sendo José Pereira do Nascimento, residente no Sítio Macacos, Município de Teixeira. A família de Antônio diz que ele sumiu no dia 28 daquele mês. Consta também no relatório que Novinha e sua tia Maria da Silva haviam convencido a assistente social do Regional, Drª Isabela a mudar o nome da vítima. Dona Maria contesta essa informação dizendo que não esteve em nenhum momento no Hospital quando da vinda de sua sobrinha para buscar o corpo.
O certo é que a delegada Silvia Alencar irá intimar os irmãos de Antônio, que vive contando sua pitoresca história aos curiosos de Assunção, além da assistente social, que, segundo informações do Hospital deve estar trabalhando hoje em Brasília. Sílvia diz que existe a necessidade de se localizar a família de José Pereira do Nascimento. Após isso ela pedirá à Justiça a exumação do cadáver. Com relação a Antônio, este para todos os efeitos jurídicos continua morto, até que prove que está vivo. O processo burocrático o qual terá que enfrentar vai demorar um pouco. Só com a conclusão do inquérito é que sua documentação pode ser revista.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Funes realiza Encontro do Vale do Farinha

A Fundação Ernani Satyro realiza neste sábado, 24, às 17h no auditório Emília Longo Fernandes, o “Encontro do Vale do Farinha”. O evento tem como finalidade proporcionar aos municípios de Areia de Baraúna, Assunção, Cacimba de Areia, Patos, Passagem, Quixaba e Salgadinho, cidades ribeirinhas ao Rio Farinha, discussão sobre ações que venham desenvolver a região.
Ao evento se fará presente o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Flávio Satyro Fernandes, que ministrará palestra enfocando o tema. Na programação consta também a apresentação de um estudo técnico sobre a Bacia do Farinha, pelos professores da UFCG Joedla Rodrigues de Lima e Isaac Francisco Candeia de Mendonça. Para o encontro foram convidados prefeitos dos municípios interessados no desenvolvimento da Bacia do Farinha, além de representantes de vários órgãos públicos. Maiores informações pelo fone da Fundação: (83)3421-3639

Assessoria de Comunicação

Aos seis meses de idade, bebê já sabe avaliar quem é boa gente


Aos seis meses de idade, bebê já sabe avaliar quem é boa gente
Mesmo muito pequenas, crianças já mostram preferência por quem ajuda os outros. Descoberta indica que inteligência social dos pequenos é mais avançada do que esperado.

Marília Juste
Science

Mesmo em uma idade tão tenra, ele já vai saber se você é uma boa pessoa Saiba mais Eles podem não saber andar nem falar, mas já sabem reconhecer quem é gente boa. Bebês de até seis meses de idade já são capazes de separar pessoas que ajudam os outros daquelas que atrapalham, de acordo com um estudo americano. E, como esperado, elas preferem ficar mais perto das pessoas que consideram mais boazinhas.
Se fosse uma mãe ou um pai dizendo isso, você provavelmente não levaria a sério, mas é verdade: os pequenos têm muito mais traquejo social do que a maioria das pessoas imagina. E a pesquisadora Kiley Hamlin, da Universidade Yale, nos Estados Unidos, comprova -- usando apenas um teatro de bonecos.
A cientista verificou que mesmo crianças muito pequenas, entre seis e dez meses de idade, já conseguem julgar a bondade alheia, mesmo em situações que não tem nada a ver com elas.
Depois da apresentação dos bonecos, as crianças mostraram muito mais carinho pelos personagens “bonzinhos” do que pelos "malvados", ou mesmo do que pelos que mantiveram a neutralidade. A descoberta indica que nossa capacidade de avaliar os outros está “embutida” na nossa cabeça, por ser essencial para a sobrevivência.
“A habilidade de discernir aqueles que podem fazer mal a você daqueles que podem ajudá-lo é essencial para existir em sociedade”, afirmou Hamlin ao G1. “Nossos resultados mostram essa capacidade em crianças muito jovens para terem sido ensinadas”, explica.
O experimento
Hamlin preparou um teatro de bonecos de premissa bastante simples. Um boneco se esforçava para tentar escalar uma montanha. Outro boneco o ajudava, o empurrando para cima. Um terceiro atrapalhava, o jogando para baixo.
Após a apresentação, “bonzinho” e “malvado” foram apresentados à platéia. Quase todos os bebês preferiram brincar com o boneco que ajudava o outro na peça. Curiosamente, nas vezes que o mesmo show foi apresentado com bonecos que não tinham olhos, o efeito foi bem mais fraco. Para Hamlin, isso significa que os bebês vêem os brinquedos como personagens.
Em um segundo teatro, o mesmo boneco aparecia fazendo amizade ou com o que ajudava, ou com o que atrapalhava. De acordo com a pesquisadora, os bebês mais velhos se mostraram surpresos, observando atentamente, quando o personagem parecia ficar amigo de quem o atrapalhou -- o que indica que eles são capazes de fazer conclusões complexas a respeito da interação social dos outros.
Não substime o bebê
Para Hamlin, seu estudo significa que não se pode minimizar a inteligência dos pequenos. “Bebês têm um sistema de avaliação bem avançado que não precisa de muita ajuda externa para se desenvolver”, diz ela. “Obviamente, bebês aprenderam bastante antes dos seis meses de idade, mas é muito improvável que alguém os tenha ensinado explicitamente qualquer coisa que pudesse ter ajudado a resolver essas tarefas”, afirma.
Agora, a pesquisadora quer verificar se bebês ainda mais novos são capazes de fazer a mesma coisa, para tentar descobrir quando desenvolvemos a capacidade de avaliar os outros.
Seus resultados foram publicados na revista "Nature" desta semana.

G1

Aids na Paraíba

Segundo dados publicados ontem pelo Ministério da Saúde, 99 paraibanos vieram a obtido ano passado vítimas do HIV, vírus da aids. No Brasil em 2006 morreram 9.500 pessoas, a maioria na região Sudeste, 60%. Recife foi o destaque no Nordeste com 449 vítimas. Só no primeiro semestre deste ano já haviam sido feitas 143 novas notificações da doença na Paraíba. Os números são preocupantes. Apesar das campanhas públicas em torno da prevenção, os cuidados básicos, como o uso da camisinha, vem sendo deixado de lado. De 1980, quando surgiram os primeiros casos de aids até meados deste ano, na Paraíba já houve aproximadamente 3.500 notificações. Mas a realidade pode ser bem pior já que, por questões de preconceito, desinformação, muitos não procuram o tratamento.

Crack e os menores


Matéria assinada pela colega Neide Donato (Jornal da Paraíba), de hoje, traz dados preocupantes passados pelos conselhos tutelares de João Pessoa. As estatísticas mostram que 80% dos casos que por ali passam são referentes ao uso do crack, substância alucinógena produzida da borra da cocaína, um consumo que cresce de forma espantosa, não apenas na Paraíba, mas em todo o território nacional. De baixo valor, o crack causa dependência com bastante facilidade. Seu efeito é de apenas cinco minutos, mas o organismo passa a exigir cada vez mais e mais a substância, que causa taquicardia e a morte. Os problemas decorrentes do vício ao crack, como a outras drogas são trágicos para toda a família que é obrigada a lidar com o dependente químico: agressões, roubos, mortes, abandono da escola, isolamento, dentre outras, são algumas das experiências vividas pelas crianças vítimas da droga. É importante que os traficantes sejam detidos e recebam pesadas condenações.
foto: www.12steptreatmentcentres.com

Batendo


A deputada estadual Socorro Marques (PPS), que antes fazia elogios à administração do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, mudou seu discurso durante o programa Paraíba Agora, da emissora 101 FM, da Capital. Além de comentar que vai entrar para ganhar nas eleições de 2008 para administrar Patos, disse que Nabor não realizou nenhuma grande obra no município. Durante a entrevista criticou: “Não há uma grande obra na cidade, talvez por falta de planejamento ou por falta de recursos por ele não ter ido com projetos até Brasília”, alfinetou a deputada.

foto: divulgação

Mais um fora do PT

Num passado recente Avenzoar Arruda e Ricardo Coutinho eram os jodós do PT Paraibano. O Partido, cujas “estrelas” buscam brilhar mais que as da constelação, primeiro causaram a saída de Ricardo, que se deu muito e hoje está feliz como prefeito pelo PSB. Agora Arruda sai reclamando que não tinha mais espaço no grupo. Aos poucos o PT paraibano vai se esfacelando, perdendo seus maiores líderes por falta das acentuadas lutas internas.

Cassados?

Enquanto o governador Cássio aguarda o julgamento de dois processos que pedem sua cassação, um no TRE e outro no TSE, agora é a vez do senador José Maranhão ficar de olho na Justiça. O TSE acatou recurso e vai analisar ação de impugnação de mandato eletivo interposto pela Coligação Frente de Oposição Popular (PTN, PAN, PTC, PSB e PT do B). A ação trata de abuso de poder político e de autoridade, captação ilícita de sufrágio (compra de voto), conduta vedada a agente público e uso indevido de meio de comunicação, ocorridos em 2002. Seria bastante triste e vergonhoso para nosso Estado ver seu governador e o maior líder do PMDB paraibano, cassados.

Cresce procura por exame de próstata


Vem crescendo o número de homens que buscam a prevenção ao câncer de próstata, uma doença que atinge 5% do público masculino no mundo. Essa é a constatação da bioquímica Janaina Freitas, do laboratório Microlab, localizado em Patos. “Hoje há mais consciência devido as informações que chegam com maior facilidade e de maneira mais intensa às pessoas”, comenta. Mas, apesar disso, ela enfatiza ser de suma importância o homem fazer anualmente todos os exames necessários para evitar a doença, que quando detectada na sua fase inicial tem cura.
O Laboratório tem desenvolvido um trabalho preventivo nos municípios de São Bento e em Jerico, onde implantou dois postos de coleta, onde a procura pelo PSA (exame da próstata) tem sido grande. “O câncer de próstata é assintomático, ou seja, seus sintomas não são perceptíveis, por isso ser crucial a prevenção”, comentou Janaina. O Microlab possui um aparelho denominado ACCESS que realiza dezenas de exames, entre eles o PSA, com resultados de alta precisão. Esse equipamento realiza exames também de hormônios da tireóide, testes pré-natais, que identifica doenças que causam problemas no feto, caso a mãe rubéola, toxoplasmose, HIV, dentre outras. O Microlab conta com apoio de outros laboratórios do RJ, SP, MG e SC.
No Brasil, de acordo com estatísicas oficiais, 51 novos casos de câncer de próstata são registrados a cada 100 mil homens, sendo é segunda causa de morte de homens em todo o país, especialmente nas regiões sul e sudeste, segundo matéria do Bonde News.

Santo do Dia

quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Santa Cecília, Virgem e Mártir
(+ Roma, séc.III)

Era nobre e cristã, e tinha feito voto de virgindade, quando seu pai a casou com Valeriano. De acordo com os costumes do tempo, não era necessário o consentimento da noiva para o casamento, e o pai de Cecília a casou sem tê-la antes consultado. Ela declarou ao marido sua condição de cristã e de virgem consagrada a Deus, e conseguiu convertê-lo, assim como ao cunhado, de nome Tibúrcio, sofrendo os três glorioso martírio por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo. Santa Cecília, cujo corpo foi reencontrado no século IX, é invocada como padroeira da música e do canto, porque de acordo com antiga tradição ela cantou, para Valeriano, a beleza da castidade, e o fez de modo tão eficaz que ele se determinou a respeitar na esposa o voto que ela fizera. Santa Cecília foi das santas mais veneradas desde tempos imemoriais, e teve seu nome incluído no Cânon da Missa. Ela tem a glória de se ter assemelhado a Maria Santíssima num ponto: ambas foram casadas e permaneceram virgens.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Debate Esportivo deve pegar fogo na próxima segunda-feia

O programa Debate Esportivo, transmitido toda segunda-feira das 20h às 22h pela Rádio Espinharas de Patos, deve pegar fogo na próxima segunda. O motivo são as revelações bombásticas que o comentarista esportivo daquela emissora, Agamenon Ferreira, promete levar aos ouvites. O foco está centrado em vários atletas do Nacional, que não respeitaram o clube e os torcedores, segundo Agamenon. Jogador que precisou tomar clicose com um dia de antecedência à final do Paraibano por estar de pileque; os que fugiam da sede para farrear e beber com mulheres, são alguns desses aperitivos que devem sacudir ainda mais o tão conturbado Naça nesse octogonal da Série C. Vamos esperar para ver se Agamenon irá realmente comprovar o que nos disse, em tom de revolta, na manhã de hoje.

Espaço Sindical - publicidade

Por José Gonçalves
Presidente do SINFEMP - Sind. dos Funcionários Municipais de Patos e Região
Olho D'Água continua no atraso

Depois de ocuparem por duas vezes o prédio da Prefeitura, o Prefeito Júlio Lopes Cavalcanti (PSDB), sob pressão, resolveu pagar o PASEP a todos os servidores, mas continua devendo 9 meses aos garis contratados, a metade de fevereiro e mais os meses de agosto, setembro e outubro as auxiliares de serviços que recebem pelos 40% do FUNDEB, setembro e outubro aos garis efetivos, o mês de outubro aos professores e continua ainda sem pagar 1/3 de férias, como também paga apenas R$ 0,90 centavos de real de salário-família e os Agentes Comunitários de Saúde, onde falta serem efetivados, além do pagamento do mês de outubro.
Uma denúncia formulada pelo Sindicato ao Ministério Público de Piancó, que tem a frente a Dra. Promotora Afra Jerônimo, pedindo providências, inclusive a entrada de uma Ação Civil Pública por parte do Ministério Público, para bloquear os recursos do Município, como também outra ação por improbidade administrativa contra o atual gestor e seu secretário de finanças, aguarda decisão há mais de 60 dias.
No dia 07 de dezembro, será realizada uma manifestação, denominada O DIA DO ATRASO e estamos de OLHO no pagamento do 13º salário.

Inaugurada sede da Delegacia Regional de Santa Luzia

No último dia 15 foi inaugurada a nova Sede da Delegacia Sindical que compreende os Municípios de Santa Luzia, São Mamede, Várzea, Junco do Seridó e São José do Sabugi. Mais de duzentos associados compareceram ao evento que saborearam um delicioso churrasco.
A nova sede funciona na Rua Frei Martinho, 76, Bairro: São José, Santa Luzia - PB.

Prefeituras insistem em não realizar concurso público

As Prefeituras de Patos, Malta, Condado, Vista Serrana, São José de Espinharas, São Mamede, Várzea, Santa Luzia, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Areia de Baraúnas, Salgadinho, São José do Bonfim, Mãe D’água, Santa Terezinha, Emas e Olho D’água, insistem em não realizar concurso público e outras estão realizando apenas para uma parcela dos servidores que ora estão contratados.
Estamos juntando todos os editais publicados pelos atuais gestores municipais, para checarmos os cargos oferecidos e em seguida, formular denúncia junto a Procuradoria Regional, para que a mesma solicite quais os servidores que ainda continuam contratados.
Em Patos, faz-se necessário realizar concurso para professores, auxiliares de serviços, vigias, garis, motoristas, todos os servidores da saúde, pois mais de 90% são contratados, dentre outros.

13º salário terá que ser pago até 20 de dezembro de 2007

O Sindicato está de OLHO nas Prefeituras para o pagamento do 13º salário até o dia 20 de dezembro do corrente ano, como também o mês de dezembro dentro do próprio mês.
Muitos gestores municipais pagam o 13º salário e deixam o mês de dezembro para pagar no mês de janeiro do outro ano, o que prejudica a todos os servidores municipais.
Segundo o Sindicalista José Gonçalves, as Prefeituras que estão em atraso sistemático com os servidores como é o caso de Olho D’água, vão tentar mais uma vez burlar a lei, não pagando em dias aos seus servidores.
Vamos acompanhar município por município, prefeito por prefeito e qualquer irregularidade, denunciaremos a justiça, como também entraremos com as ações que forem necessárias.

Médicos protestam hoje em todo o país

Esta sendo celebrado hoje o Dia Nacional de Protesto em Defesa das Melhores Condições de Trabalho, por médicos de todo o país. A categoria pede serviço público de qualidade; melhor atendimento para a população; reajuste de 100% na tabela dos honorários médicos; remuneração do piso de R$ 6.936,52 para jornada de 20 horas de trabalho e implantação do plano de cargos e salários para os médicos do SUS. Os médicos fazem nesta quarta uma grande mobilização nas escolas, universidades, clínicas, hospitais, câmaras municipais e assembléias, mostrando o caos em que se encontra o SUS, maior plano de saúde do mundo. Há promesas de paralizar as atividades em diversas localidades nos próximos dias para pressionar o governo a cuidar com mais carinho da saúde brasileira, que agoniza.

Patos pára para ver Esquadrilha da Fumaça

Não foi apenas do Terreiro do Forró que os patoenses puderam assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça na tarde de ontem, pontualmente às 15h, num espetáculo de arriscadas acrobacias que durou mais de meia hoje. De onde quer que desse para avistar as aeronaves, era possível perceber grupos de pessoas com olhar fixo nos céus da cidade, muitos se protegendo do sol causticante. Um momento histórico que ninguém queria deixar de registrar pelas lentes das câmeras fotográficas, como de celulares. Inclusive o fotógrafo Weberson Leitão, que nos empresta uma de suas fotos do evento, pretende fazer em breve uma exposição com os melhores momentos desses arrojados pilotos.
foto:Weberson Leitão

FIP oferece curso de Pós-Graduação de alto nível em Orientação Sexual e Saúde


Os profissionais graduados nas áreas da Educação, da Saúde, do Direito, da Comunicação e afins da temática, terão grande oportunidade de se especializarem através do curso de Pós-Graduação, Latu Sensu, que será oferecido pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). O curso de especilaização em Orientação Sexual e Saúde será coordenado pela Mestra em Saúde Pública e especialista em Sexualidade Humana e Saúde da Família/UFPB, Maria Goreti do Nascimento Andrade (foto).
O objetivo geral da Pós-Graduação, segundo a professora Maria Goreti, é possibilitar aos participantes desenvolverem com competência e sensibilidade atividades educativas e de produção de conhecimentos no que concerne às questões relativas à orientação sexual e saúde, nos diferentes espaços da sociedade. O curso atende às políticas da Associação Mundial para a Saúde Sexual, como também está inserido nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação/PCNs, de 2007. "Ao educar para a saúde, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade escolar contribuem de maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais e da coletividade", explicou a coordenadora da especialização.
A pós-gradução, que terá carga horária de 525 horas, com duração de 14 meses, acontecerá nas dependências do Colégio GEO, em Cajazeiras. A consultoria pedagógica ficará a cargo da Drª em Ciências da Educação pela Universidade de Paris-França e Mestra em Psicologia Teórico-Experimental/UFPB, Severina Ilza do Nascimento.
Maiores informações podem ser conseguidas através dos telefones (83) 8886-3103/8824-4776, ou ainda pelo endereço eletrônico iterog@oi.com.br

De olho no concurso

Ralar, ralar e ralar. Essa é a dica do Garimpando Palavras para quem almeja passar nos diversos concursos públicos que estão para ser lançados pelo governo federal. Só o do INSS oferecerá 600 vagas para analista do seguro social e 1.400 para técnico do seguro social. O salário inicial de nível superior (analista) é de R$ 2.243,78 e para nível médio (técnico) de R$ 1.989,87. Ao longo dos dias o Garimpando Palavras estará informando seus leitores sobre os concursos de maior evidência no país.

Santo do Dia

quarta-feira, 21 de novembro de 2007
São Gelásio, Papa e Confessor
(+ Roma, 496)

Segundo o testemunho de Dionísio, o Menor, reportado pelo Martirológio Romano-Monástico, "procurou mais servir do que exercer a sua autoridade, associou a castidade aos méritos da doutrina, e morreu pobre, após ter enriquecido os indigentes".

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Esporte de Patos irá sortear carro


Com o intuito de realizar uma administração voltada diretamente para um bom futebol, a nova diretoria do Esporte Clube de Patos, continua apostando todas as suas fichas no trabalho coletivo de todos os seus componentes.
O Esporte tem o apoio especial da torcida, que está prometendo ajudar de todas as formas, para que o alvirrubro patoense faça uma boa campanha no paraibano 288 que inicio no dia 20 de janeiro vindouro.
Logo após a reunião realizada na noite desta segunda-feira (19/11) nas dependências do Sindicato Rural de Patos, a diretoria do Terror do Sertão resolveu divulgar que no dia 23 de dezembro (Noite de Natal), estará fazendo um sorteio de carro popular 0 Km.
O sorteio será realizado no Salão de Festas da AABB na cidade de Patos, onde qualquer pessoa poderá sair daquela localidade em plena Noite de Natal de carro novo. Quem interessar a concorrer ao tal prêmio, é só procurar a diretoria do clube e adquirir a sua cartela.
Segundo o presidente do patinho Edileudo Lucena (foto), a quantidade de cartelas será limitada entre 500 ou 600, dependendo do valor do veiculo.
Ainda no encontro dos diretores, foram discutidos outros assuntos pendentes, os quais se resumem apenas em finanças, além de terem apresentado ao setor jurídico do clube, o regulamento do campeonato paraibano 2008, elaborado pela federação paraibana de Futebol e aprovado pelos representantes dos clubes que se faziam presentes ao encontro.

fonte: Futebolsertanejo

Começa dia 5 em João Pessoa o Congresso Brasileiro de Custos


A Gestão de custos e o aumento da complexidade dos Sistemas Produtivos é o tema do XIV Congresso Brasileiro de Custos, que a Universidade Federal da Paraíba promove de 5 a 7 de dezembro, em João Pessoa, no Hotel Tambaú.
Principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, o congresso é um importante divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica (pesquisadores, professores e estudantes), com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da Gestão.
Este evento concentra discussões relativas à Gestão dos Custos, buscando encontrar alternativas de aprimoramento e de integração do Sistema de Custos com o Sistema de Gestão, bem como associar o conhecimento acadêmico ao setor produtivo. É um encontro que estabelece uma ligação entre estudos acadêmicos e aplicações em empresas, de forma que os participantes conheçam mais profundamente as metodologias de custos utilizadas por algumas empresas e, ao mesmo tempo, ter uma amostra do que as Universidades estão produzindo em conhecimento na área.
De acordo com a organização do congresso “o tema procura discutir a importância da gestão de custos num ambiente social e econômico mais complexo. Embora as relações entre as empresas tenham se tornado mais complexas os sistemas de custeio de bens e serviços permanecem com poucas alterações. A partir desta observação, busca-se adaptar os sistemas de custeio ao aumento na complexidade nas relações entre as empresas.”
A palestra de abertura do congresso será às 14h30, no Auditório Sérgio Bernardes/Hotel Tambaú, com Luis Arnul Carvajal Urresta – “La realidad de la realidad em los costos: la construcción de los costos y la realidad empresarial”.
Acesse aqui a programação completa do XIV Congresso Brasileiro de Custos.O evento é uma realização dos Centros de Tecnologia e de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba.


Da Assessoria

Foto:www.veraltur.com.br

Comunicadores sertanejos participam de seminário em Campina Grande

Profissionais da comunicação de Patos, Sousa e Cajazeiras participam no dia de hoje, às 19h, no restaurante panorâmico da FIEP, em Campina Grande, do Seminário Comunicação e Responsabilidade Social: O Papel da Imprensa. O evento promovido pelo Sesi com apoio da Associação Paraibana de Imprensa, visa disseminar e sensibilizar os profissionais da área para a temática.
A abertura será às 19h pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha. Na seqüência haverá uma apresentação cultural. A jornalista e sócia da Lead Comunicação, de São Paulo, Janine Saponara, será responsável pela palestra, seguida de debate. Por fim será oferecido um jantar aos presentes.

Videoconferência prepara Conferência Nacional de Comunicação

Nesta sexta-feira (23/11), a partir das 10h, uma videoconferência nacional discutirá os preparativos para a I Conferência Nacional de Comunicação. O objetivo é informar e mobilizar organizações da sociedade e do poder público para constituir coordenações estaduais. A videoconferência será transmitida pelo sistema Interlegis para todas as Assembléias Legislativas do país.

Santo do Dia

terça-feira, 20 de novembro de 2007
São Félix de Valois, Confessor
(+ Cerfroid, França, 1212)

Era príncipe da Casa real francesa. Vivia como ermitão numa floresta quando São João da Mata o convidou para, juntos, fundarem uma ordem religiosa que se destinasse a libertar cristãos prisioneiros dos maometanos. Foi assim que nasceu a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cativos.

Sindicato dos Comerciários de Patos recorre da decisão do TRT

Por Genival Junior
Após uma reunião com os assessores jurídicos da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Paraíba-FETRACOM-PB, realizada em João Pessoa, o atual presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos e Região, Everaldo Lima, decidiu que a entidade vai recorrer da decisão tomada pela 13ª Região do Tribunal Regional do Trabalho em João Pessoa. A decisão que aconteceu dia 07 de novembro, manteve a sentença da juíza do trabalho em Patos, Maria das Dores Alves, que considerou ter ocorrido falhas no processo de votação das eleições para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários, no pleito de 23 de março.
Mesmo com a decisão, o presidente do Sindicato dos comerciários Everaldo Lima decidiu que vai recorrer com embargo declaratório na Justiça do Trabalho, com o objetivo de assegurar a legalidade do processo eleitoral. Everaldo admitiu que houve falhas no processo de votação, o que em nenhuma hipótese caracteriza a “fraude, que vem sendo dita por membros da oposição” comentou. Everaldo ainda esclareceu que o Sindicato não está com isso obstaculando a realização de novas eleições, mas apenas utilizando o seu amplo direito de defesa. “Nós perdemos na Paraíba, mas poderemos vencer numa instância superior”, avaliou o sindicalista.
Sobre as novas eleições, ele disse que espera o trânsito em julgado do processo para cumprir a determinação judicial. Entretanto, afirmou que cabe ao Sindicato dos Comerciários a função de presidir a nova Comissão Eleitoral, que será composta também por um representante de cada chapa inscrita e da Ordem dos Advogados do Brasil-AOB, sub-seção de Patos, presidida pelo advogado Neto Rangel.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Cefet da Paraíba divulga locais de provas do PSU 2008

Os locais de prova do Processo Seletivo Unificado (PSU) 2008 do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) foram divulgados pela Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). Os candidatos às vagas de João Pessoa podem conferir os locais neste link http://www.cefetpb.edu.br/conteudo/admin/concursos/arquivos/concursos/23/INSCLOCALPSUJOAO_PESSOA.PDF Os candidatos a vagas de Cajazeiras podem conferir os locais neste link:
http://www.cefetpb.edu.br/conteudo/admin/concursos/arquivos/concursos/23/INSCLOCALPSUCAJAZEIRAS.PDF Os candidatos a vagas de Campina Grande podem conferir os locais neste link
http://www.cefetpb.edu.br/conteudo/admin/concursos/arquivos/concursos/23/INSCLOCALPSUCAMPINA.PDF
Para o ensino superior, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro. Já os candidatos a vagas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos técnicos subseqüentes fazem prova somente no dia 9 de dezembro. Em João Pessoa, além do prédio da Unidade Sede em Jaguaribe, as provas serão aplicadas em outras 13 escolas. Em Cajazeiras, as provas serão aplicadas no prédio da própria Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) e no campus V da UFCG. Em Campina Grande, as provas serão aplicadas em quatro escolas.
O PSU 2008 do Cefet-PB teve 10.837 inscritos. Para as 940 vagas do ensino superior, se inscreveram 5.135 candidatos. Nos cursos técnicos subseqüentes, que abriram 680 vagas, estão concorrendo 2.826 candidatos. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, estão inscritos 2.876 candidatos para as 510 vagas oferecidas.
Nos cursos superiores, a maior concorrência foi para o Bacharelado em Administração de João Pessoa com 10,16 candidatos por vaga. Nos cursos técnicos subseqüentes, o mais concorrido foi o de Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes, a ser cursado no período noturno em João Pessoa, com 16 candidatos disputando uma vaga. Dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, foi registrada a maior concorrência para as vagas de Tecnologia Ambiental (19,17), que é a maior de todo o PSU.



Da Ass. de Imprensa

Filarmônica da Pastoral da Criança faz sucesso


A Pastoral da Criança de Junco do Seridó vem desenvolvendo importante trabalho de cunho sócio-cultural com menores daquela cidade. Trata-se da Filarmônica Santo Onofre, que vem se apresentando em vários municípios, a exemplo de Campina Grande, no ginásio O Meninão, dentro das comemorações dos 20 anos da Pastoral da Criança no Estado da Paraíba, evento que contou com a presença da coordenadora nacional, Drª Zilda Arns.
A Filarmônica Santo Onofre é uma experiência de vida da Pastoral da Criança em parceria com outras entidades como o Consulado Alemão, na pessoa do missionário Bernar, que em visita a comunidade do Junco do Seridó, acompanhado da coordenadora dessa Pastoral, Maria de Fátima (in memoriam) sentiram a necessidade de acompanhar também aquelas crianças, além da idade acompanhada pela pastoral, dando a estas a oportunidade de terem uma vida melhor, através da cultura.
Com a ajuda de alguns universitários do município do curso de Serviço Social e das parcerias da Pastoral da Criança no município com psicólogos, educadores e as próprias famílias iniciaram o trabalho de cidadania. Hoje a filarmônica ainda necessita de certos apoios para suprir algumas carências, como a financeira, para aquisição da indumentária para apresentações e divulgação por parte da imprensa paraibana, para que o trabalho da garotada possa chegar a todas as regiões da Paraíba.

Concurso público em Patos


A Prefeitura Municipal de Patos abriu inscrições nesta segunda-feira (19/11) para concurso público para provimento de vagas nas áreas da Saúde e Educação. Para a Saúde estão sendo oferecidas 41 vagas para médico clínico geral para trabalhar no PSF. Já na Educação são 44 para os cargos de professor de 1ª a 4ª série (20 vagas – zona urbana); professor de Educação Física – zona urbana - 1ª a 4ª (10 vagas); professor de 1ª a 4ª série para zona rural (07 vagas); professor de Matemática para zona rural (03 vagas); professor de Artes - zona urbana (03 vagas) e professor de Inglês, zona urbana (01 vaga).
O salário base para o cargo de médico é de R$ 760,00, mais produtividade, segundo referência da tabela SIA/SUS, limitada a R$ 5.000,00. O pré-requisito é que tenha o curso de Medicina e registro no CRM. Para os demais cargos, da Educação, o salário base é o mínimo nacional, mais gratificação de docência que varia de 140% a 160%. Os professores de 1ª a 4ª séries, para participar do concurso, tem que possuir a habilitação específica obtida em curso de ensino médio ou equivalente. Já aos candidatos a lesionar Matemática, Artes, Inglês e Educação Física, têm que comprovar a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena na disciplina para a qual prestará concurso.
As inscrições vão até o dia 07 do próximo mês de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal. Os cartões serão entregues de 17 a 21 de dezembro no mesmo local onde foram efetuadas as inscrições. Já as provas acontecem no dia 13 de janeiro de 2008 e a divulgação dos resultados dia 31 do mesmo mês. O concurso está sendo elaborado pela empresa Exames Consultorias http://www.examesconsultorias.com/, onde o candidato pode verificar neste endereço os documentos exigidos e o valor da taxa de inscrição. “Patos está fazendo diferente, realizando concurso, o que dá maior transparência e segurança ao médico, que gozará de todos os direitos trabalhistas possíveis. Acreditamos que a maioria das vagas para médico será preenchida”, disse Joanilson Guedes, secretário municipal de Controle Interno.


Da AI

ilustração: www.geocities.com

UFCG de Patos realiza Simpósio Paraibano de Veterinária


A cadeia produtiva do leite caprino na Paraíba e o papel da Vigilância Sanitária no controle sanitário dos alimentos serão alguns dos temas discutidos no XIV Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária e no IV Seminário de Caprinos e Ovinos que serão realizados a partir de amanhã no campus da UFCG de Patos.
As atividades fazem parte do projeto de educação continuada do ConselhoRegional de Medicina Veterinária da Paraíba com o apoio do CFMV em parceria com o CSTR da UFCG e marcam o encerramento das ações desse ano.
As inscrições para os eventos estão abertas no Centro de Saúde e Tecnologia Rural da UFCG e no Hospital Veterinário e custam R$ 50,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais.
A abertura do XIV Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária será no próximo dia 20 às 19 horas com uma palestra da Prof. Dra. Sônia Correia Assis da Nóbrega, da UFCG, sobre o tema Educação Ambiental e Medicina Veterinária. No dia seguinte têm início os mini-cursos que serão dados por professores convidados de outros estados.
Da UFRPE virão três especialistas: a Dra. Érika Cristina Oliveira vai falar sobre os Métodos de Contracepção em cadelas e gatas e a Inseminação em cães;o Dr. Marcelo Weinstein Teixeira abordará as Cirurgias corretoras do tratourinário em cães e as Técnicas Avançadas em ortopedia canina e a Dra.Madalena Pessoa Guerra falará sobre as Técnicas Avançadas em reprodução de Caprinos e Ovinos.
De Minas Gerais o convidado é o Dr. Geraldo Eleno Alves, da UFMG, que dará um mini-curso sobre Exame Clínico cirúrgico da cavidade abdominal em eqüinos. O Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária também reservará espaço para discutir o papel da Vigilância Sanitária no controle sanitário dos alimentos, palestra à cargo do Dr. Jorge Molina da AGEVISA-PB.
No encerramento do evento no dia 23, haverá uma mesa redonda sobre o Programa Nacional de Sanidade Caprina que terá como debatedores o Dr. Gesseraldo José Gico de Souza do MAPA-PB; o Dr. Edísio Oliveira Azevedo da UFCG e o Dr. Ricardo Miranda Leiteda SEDAP-PB.
Para o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, Pedro José de Souza Bias, o simpósio e o seminário que acontecerão no campus da UFCG de Patos serão um espaço importante para atualização e capacitação dos profissionais do estado.

Assessoria de Imprensa - UFCG
foto:www.itanhaemvirtual.com.br

Crítica cinematográfica


“O SONO DO PAPA”
(por Misael Nóbrega de Sousa - colaborador)


O filme “Tropa de Elite”, de José Padilha, era o mais disputado nas bancas de camelôs de todo o país, antes mesmo de ser apresentado, oficialmente, para o público brasileiro. Na verdade, criou-se uma expectativa muito grande em torno do filme, que prometia mostrar como funcionava o crime organizado no Rio de Janeiro e desmascarar, assim, um monte de figurões.
(esse negócio de “expectativa”, comigo não funciona muito bem. Acho que tem a ver com essa tal de ansiedade).
Sem um pingo de remorso, paguei a bagatela de 2,00 reais e levei pra casa uma cópia pirata da película mais comentada do momento. Crime ou castigo... – Dostoiévski que me perdoe, - tive que voltar lá no rapaz, umas três vezes, para trocar o dvd, pois o danado não queria rodar no meu aparelho. Enfim...
Os morros da cidade maravilhosa serviram de pano de fundo para o enredo que teve a Polícia Militar como a instituição mais atingida. A cena mais aguda, pra mim, foi a do sub-comandante Carvalho (Alexandre Mofatti), na penumbra de seu escritório, baforando o charuto enquanto observava as viaturas saindo para mais uma batida policial. A idéia era garantir “o sono do papa”, que estava de passagem pelo Brasil.
“Tropa de Elite” apesar de ser um filme de ação, muito bem rodado, não apresentou nada de diferente daquilo que vemos nos noticiários de TV. Está claro para todo mundo que rico é quem financia o tráfico de drogas, em qualquer lugar. Portanto, não houve nenhum novo conceito de moral. Achei a narrativa do Wagner Moura um pouco maçante. A linguagem chula foi outro ponto negativo: - Porra! Tinha palavrões pra cacete! A legenda, em inglês, a cada mudança de cena, não me era, também, muito simpática, parecia apenas mais uma história para gringo ver. E a gente tem que acabar com essa síndrome do Oscar. Acredito que já dominamos as técnicas da chamada “sétima arte”, ou estou enganado?
A versão argentina de “Tropa de Elite” é considerada um dos melhores produtos dessa nova fase do cinema latino. El Bonaerense é dirigido por Pablo Trapero e tem como título comercial: “Do outro lado da lei”. O filme que já papou alguns prêmios, inclusive, o da Associação Internacional de Jornalistas, no festival de Chicago, estreou, em 2002, e dizem os críticos que é obrigatório para quem gosta de cinema. Em “Do Outro Lado da Lei”, o ator Jorge Román, que vive o papel de Zapa, um rapaz interiorano que se torna policial, tem momentos “muy calientes” com uma coleguinha de trabalho. O caso só não dá mais certo porque a mocinha descobre o envolvimento de Zapa com a máfia portenha e coloca um ponto final na história.
No nosso “todo mundo é bandido”, a novelinha Shakespeariana, destaca-se, não por algo trágico, mas pelo inusitado - para os “padrões sociais brasileiros”: Homem, negro, pobre procura: mulher, branca, classe média, para um encontro casual e quem sabe algo mais... E assim acontece. Não durou muito, é bem verdade.
O aspirante Matias (André Ramiro) vive em dois corpos (uma coisa meio espírita, sabe-se lá?)- só que ele não consegue ser nem um bom estudante nem um bom policial –, uma vez que as atuações não me convenceram – Mas, também eu não sou crítico de coisa nenhuma. Agora, trabalhando ruim fica mesmo difícil ele procrastinar (uma palavra aliás bem apropriada) o romance com a deliciosa Fernandinha Machado, quem dera longe da ficção.
Pelo pôster de cinema (tamanhas eram as suas caras e bocas), parecia que o Wagner Moura seria o herói incondicional e que mataria todos os bandidos da terra com a sua arma de plástico. E aí eu volto a falar no mocinho – se é que há mocinho nesse filme. Mas, a crise de consciência de Capitão Nascimento, - revelou que ali havia um padecimento humano - quando acometido de doenças da moda, tais como: fobia, estresse, pânico – e quando procurava ajuda profissional, também.
Em “Tropa de Elite” não houve final feliz; todos perderam. E a fala do traficante “Baiano” (Fábio Lago) numa das últimas cenas pontuou bem isso: - Na cara não! Na cara não! Para não estragar o velório!

Professor e jornalista

Protesto médico


Está programado para esta quarta, 21, o Dia Nacional de Protesto em Defesa das Melhores Condições de Trabalho, por médicos de todo o país. A categoria pede serviço público de qualidade; melhor atendimento para a população; reajuste de 100% na tabela dos honorários médicos; remuneração do piso de R$ 6.936,52 para jornada de 20 horas de trabalho e implantação do plano de cargos e salários para os médicos do SUS. Os médicos pretendem nesta quarta fazem uma grande mobilização nas escolas, universidades, clínicas, hospitais, câmaras municipais e assembléias, mostrando o caos em que se encontra o SUS, maior plano de saúde do mundo.


Foto: www.ueesp.com.br

Diarréia


A crise no abastecimento em toda a faixa semi-árida da Paraíba, com cerca de 150 municípios sofrendo com as conseqüências da seca, vem preocupando também os órgãos de saúde. É que a população passa a consumir água de péssima qualidade, muitas vezes não tratada, ocasionando uma série de doenças. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que vem crescendo o número de internações decorrentes de casos agudos de diarréia, hepatite, dentre outras ligadas à veiculação hídrica. De janeiro a agosto deste ano foram registrados 87.231 casos de doenças provocadas pelo consumo de água imprópria para consumo humano. É necessária a urgente interligação das bacias hídricas, para que possibilite a ampliação da oferta de água potável para tantos e tantos municípios que, a cada ano, vê se repetir o mesmo problema. A construção de cisternas de placas é de suma importância, principalmente na zona rural, onde o acesso a água é mais complicado. Os órgãos de saúde também têm que intensificar suas ações, levando educação à população sobre os cuidados essenciais para se prevenir dessas doenças, que levam à morte.


foto: saude.hsw.uol.com.br

Polícia rodoviária prende traficantes de Patos

Agentes da Polícia Rodoviária Federal do Posto de São Mamede prenderam na manhã de ontem Zenaldo de Araújo, 39 anos, e seu irmão Damião de Araújo, 30 anos, ambos residentes em Patos. Com eles foi apreendida uma quantia de aproximadamente 650 gramas de maconha, pronta para consumo, além de R$ 950,00 e a moto que eles conduziam. A prisão aconteceu às 10h30 no Km 328 da BR 230, na entrada de Patos, mas ainda na jurisdição de Quixaba.
De acordo com informações dos agentes daquele posto, uma equipe fazia blitz no local indicado, quando, a cerca de 500 metros dali, a moto pilotada por Zenaldo parou no acostamento. Damião simulou que iria urinar, depois voltou para a moto a seguiram em direção à blitz. Os policiais acharam estranho o movimento dos dois e os deteve para averiguação. Foram ao local em que estes pararam e encontraram ali dois pacotes com a maconha. Zenaldo e Damião foram levados à 5ª Superintendência de Polícia Civil, onde foram autuados por tráfico pela delegada de Quixaba, Drª Júlia.
Zenaldo disse à delegada que ia para São mamede ver sua companheira, quando seu irmão pediu-lhe carona. Não sabia, porém, que Damião, que já cumpriu pena por tráfico estava levando drogas por baixo da camisa. "Se soubesse disso jamais teria lhe dado carona, mesmo sendo meu irmão", informou à imprensa.

Santo do Dia

segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Santos Roque Gonzáles, Afonso Rodríguez e João del Castillo. Mártires
(+ Rio Grande do Sul, 1628)

Estes três sacerdotes jesuítas de origem espanhola foram martirizados por índios selvagens, atiçados pelos seus pajés, em território que então pertencia à Coroa espanhola e hoje integram o Estado do Rio Grande do Sul. Os dois primeiros foram chacinados na redução de Caaró e o terceiro o foi poucos dias depois, em localidade não muito distante. Segundo depuseram 53 testemunhas, do coração do Pe. Roque González, arrancado de seu peito pelos índios enfurecidos, saía uma voz que dizia: " _Matastes a quem tanto vos amava e queria. Matastes, porém, só o meu corpo, porque minha alma está no Céu!_ " Os índios, ouvindo aquela voz, irritados atravessaram o coração com uma flecha e o lançaram ao fogo, mas as chamas milagrosamente o preservaram. Esse coração, ainda hoje intacto, é venerado como relíquia preciosa em Assunção.

Arquivo do blog