Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de março de 2008

Jornalista paraibana residente em São Paulo fala sobre situação das mulheres em cárceres paulistas




Nessa entrevista especial você vai conhecer um pouco da vida nos cárceres brasileiros, com o foco centrado na figura da mulher, trancafiadas em unidades prisionais de São Paulo. A pesquisa, de conclusão de curso de Jornalismo, realizada pela paraibana Hélyda Gomes e as colegas Marina Mascarin e Lígia Souza, trabalhou o tema: Prisão – só as fortes sobrevivem. Foram colhidos diversos depoimentos em três unidades prisionais de São Paulo. O mal estar causado pelos problemas, desencantos com a vida, carência de amor e de esperança das prisioneiras apenas deu maior ímpeto, ousadia a essas garotas para concluir com chave de ouro sua preparação profissional.

O Garimpando Palavras, que recebeu um exemplar dessa importante e reveladora pesquisa acadêmica, conversou com Hélyda Gomes, 23 anos, natural de Paulista-PB, residente em São João da Boa Vista-SP, que nessa entrevista fala em nome do trio de competentes jornalistas que buscam agora uma editora para lançar esse trabalho, o qual com certeza dará importantes contribuições para que a humilhante realidade inserida nos eternos dias de milhares e milhares de brasileiras carcerárias venha sensibilizar as autoridades (in)competentes, que possam inovar em políticas públicas que minimizem essa cruel realidade das mulheres encarceradas.
Hélyda, Marina e Lídia foram alunas do UNIFAE – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, de São João da Boa Vista-SP e defenderam Prisão – só as fortes sobrevivem como trabalho de conclusão de curso de Jornalismo.


Garimpando: Juntamente com as colegas Lígia Souza e Marina Mascarin você trabalhou um tema, de conclusão do curso de Jornalismo, bastante trágico, que é a vida nos cárceres brasileiros, enfocando particularmente o público feminino. Porque da escolha dessa temática?
Hélyda: O livro nasceu de nossa preocupação em mostrar o lado feminino dos presídios, uma vez que se percebe pouca evidência, tanto por parte da imprensa quanto do poder público. A expectativa é que o conteúdo atinja a sociedade, de forma a promover, quem sabe, mudanças no sistema prisional. Ao mesmo tempo revela fatos marcantes de mulheres que sofrem uma dupla experiência de vida: dentro e fora do presídio, sobretudo, na volta à sociedade. O livro sugere a estruturação de políticas públicas mais adequadas e racionais voltadas à problemática evidente, tanto em âmbito social quanto psicológico.

Garimpando: Quais as penitenciárias em que vocês desenvolveram a pesquisa?
Hélyda: Estivemos nos seguintes estabelecimentos prisionais: Cadeia Feminina de Santa Cruz das Palmeiras – SP; Penitenciária Feminina São Bernardo, em Campinas/ SP; e Penitenciária “Joaquim de Sylos Cintra”, em Casa Branca/ SP, esta de Segurança Máxima. Mas na verdade não desenvolvemos a pesquisa em nenhuma penitenciária específica, pois nosso enfoque sempre foi a vida da egressas, independentemente da instituição em que essas mulheres tenham cumprido sua pena.

Garimpando: Como se deu o primeiro contato com o público alvo do trabalho acadêmico e como foi a receptividade por parte das prisioneiras? Como você definiria a vida de quem vive no cárcere brasileiro?
Hélyda: O primeiro contato com elas se deu graças a ajuda que obtemos do delegado assistente da Delegacia Seccional de Soa João da Boa Vista, o Dr. José Gregório Barreto. Por intermédio dele, tivemos acesso a alguns nomes e endereços de egressas que ele conhecia.
As que moravam aqui em São João foram visitadas por mim, e me receberam muito bem em suas residências. Quanto às demais egressas, essas nos receberam com horário marcado, em instituições de Campinas e São Paulo, instituições que elas tinham obrigatoriedade de freqüentar para continuar obtendo sua liberdade condicional.
E volto a frisar, tanto as que foram visitadas em seu domicílio, quanto as que nos encontraram em instituições, nos trataram muito bem, principalmente porque sabiam da importância de seus relatos para uma possível mudança de olhar da sociedade para mulheres, que como elas, estavam de volta e queriam uma segunda chance de voltar a ter uma vida normal e sem discriminação.
Definir como é a vida dentro de uma Penitenciária não é possível, pois para viver necessitamos do básico e isso lá dentro não há. Talvez a definição que coubesse a esse seu questionamento seria....... UM CEMITÉRIO DE VIVOS.
Foto: Marina, Hélyda, Fátima Ribeiro (orientadora) e Lígia


Garimpando: Quais as dificuldades que vocês encontraram ao longo desse trabalho
Hélyda: Primeiramente de conseguir informações já que há muito pouco sobre o tema divulgado na imprensa, os dados defasados em sites oficiais e a dificuldade em falar com qualquer autoridade do setor dificultou ainda mais a pesquisa. Mas como somos “jornalistas” deixamos de lado os formalismos e partimos para a prática, achamos brechas que possibilitaram uma conversa pessoalmente com o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, conhecido por não dar entrevista à imprensa. Conversa esta que já havia sido negada pela assessoria do Governo.
Outra dificuldade encontrada foi localizar egressas e fazer uma triagem das histórias mais interessantes, já que cada qual tinha sua particularidade.


Garimpando: Quais os principais crimes cometidos por suas entrevistadas
Hélyda: Os principais crimes cometidos por nossas entrevistadas foram os crimes mais comuns com incidência de mulheres: Tráfico de Entorpecentes, o que na maioria dos casos se dá porque quererem proteger seus parceiros, pelo fato deles já possuírem muitas passagens pela polícia.

Garimpando: Após cumprir a pena, muitas acabam voltando para a prisão. Quais os motivos desse retorno.
Hélyda: Não podemos afirmar que seja exclusivamente isso, mas na maioria das vezes a falta de oportunidades de trabalho faz com que elas voltem a praticar delitos.

Garimpando: Podemos dizer que o livro Prisão: só as fortes sobrevivem é um grito por políticas públicas que venham a minimizar a humilhação, as péssimas condições das apenadas brasileiras?
Hélyda: Sim, e mais do que isso, esse grito deve servir para nós mesmos, para que eliminemos o “senso comum” e tratemos esses “seres humanos”, sejam eles homens ou mulheres de forma humana, como devem ser tratados.

Garimpando: Em síntese, quais as sugestões que vocês dariam hoje para as autoridades para mudar o quadro desumano que impera no sistema prisional brasileiro?
Hélyda: Isso na verdade não é tão simples, mas elencamos algumas sugestões de especialistas, que a longo prazo amenizam os problemas das prisões brasileiras:
Liberação de mais recursos, embora isso implique em uma fiscalização
mais acirrada sobre a forma como esse dinheiro será gasto. Neste caso, estão inclusas a construção de outras pequenas unidades prisionais.
Com relação à saúde, é fundamental a inclusão de todos, homens e mulheres, em todas as campanhas de vacinação promovidas pelo governo.
Também se faz necessário a realização de pesquisas e censos de modo a informatizar e dar um caráter de transparência à política carcerária
Segundo especialistas a aplicação de penas alternativas para crimes leves faria com que as cadeias se livrassem de, aproximadamente, 25% de sua população e por meio da revisão da situação penal dos presos. Isso sem falarmos em uma Reforma do Sistema Legal Penal, uma vez que os procedimentos judiciais são obsoletos, e, em média, o acusado fica preso quatro anos antes de receber a sentença.
Conceder o direito ao voto, já que o país tem experiência e tecnologia suficientes para criar um regulamento eleitoral próprio a presidiários, seria excelente. Afinal, neste país o número de prisioneiros equivale ao número de eleitores de muitas cidades e a participação política é pedagógica, o que faria com que os governos, partidos e candidatos passassem, pelo menos, a se interessar pela vida no interior dos presídios.

Garimpando: Desse importante trabalho que vocês realizaram, que lições podem ser aproveitadas para serem aplicadas no dia a dia da profissão de jornalista?
Hélyda: Aprendemos nesse trabalho quão importante é nossa profissão, mas principalmente tiramos desse trabalho uma lição para nossa vida quanto cidadão. E aqui cabe uma frase de um dos coordenadores do Depen, Divonsir Taborda Mafra: “Não acreditar na ressocialização é negar que o homem seja um ser racional, é negar que a sociedade seja capaz de perdoar”.
É importante que fique claro que não discordamos da penalidade, do castigo, da prisão, em certos casos, com muito rigor. No entanto, há que se insistir no aspecto formativo, transformador, conscientizador. Somos absolutamente favoráveis ao desenvolvimento e aplicação cada vez mais forte e prática da Psicologia Forense como respaldo, apoio e orientação aos detentos e familiares.
Vemos nessa ação, no mínimo, um bom começo para a verdadeira ressocialização que nada mais é do que o caminhar para uma nova estrutura social, onde direitos e deveres não se confundam, limites sejam respeitados valores reconhecidos e vivenciados. Utopia? A princípio pode parecer que sim, mas se cada um cumprir - de fato - o seu papel, muitos de nós ainda alcançaremos este novo cenário social do Brasil. Que assim seja!
Por fim, uso uma frase de Sócrates, inter-título de um dos capítulos do livro ”Só quem entende a beleza do perdão pode julgar seus semelhantes”.

Futuros candidatos devem respeitar prazo para desincompatibilização


Qualquer brasileiro que estiver no pleno exercício de seus direitos políticos, em dia com a Justiça Eleitoral, filiado a partido político e tiver mais de 18 ou 21 anos pode concorrer, respectivamente, a uma vaga de vereador ou prefeito no pleito de 5 de outubro. A Constituição Federal impede, no entanto, a candidatura dos analfabetos, dos estrangeiros, dos conscritos que estejam prestando o serviço militar, e dos inelegíveis.
Os inelegíveis para a eleição municipal, de acordo com o parágrafo 5º, do artigo 14, da Constituição, são o cônjuge do prefeito e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção que pretendem concorrer na mesma cidade do chefe do Executivo. A regra também vale para quem tiver substituído o prefeito dentro dos seis meses anteriores à eleição, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. O candidato também pode ser decretado inelegível se cometer infrações previstas na Lei Complementar 64/90 (Lei das Inelegibilidades) ou não sair do cargo que ocupa no prazo determinado por esta norma.


Lei das Inelegibilidades


A Lei das Inelegibilidades foi aprovada por determinação do parágrafo 9º da Constituição Federal, para proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou do abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.
Levantamento do TSE - Com respaldo na Lei das Inelegibilidades e em sua jurisprudência (decisões anteriores), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agrupou vários prazos para desincompatibilização aos quais os candidatos devem obedecer para não se tornarem inelegíveis. Há ocupantes de cargos públicos que não precisaram interromper seus ofícios, mas os prazos para desincompatibilização variam, em regra, de seis a três meses antes do pleito.

Prefeitos

Os prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato não precisam deixar o cargo para concorrer à reeleição. Os parlamentares que querem concorrer à prefeitura também não precisam sair do Congresso Nacional nem das Assembléias Legislativas nem das Câmaras Municipais. Os profissionais que têm atividades divulgada na mídia, como atores e jogadores de futebol também não precisam interromper suas atividades para se candidatar a prefeito. Outros chefes do Executivo, como governador, por exemplo, que quiserem concorrer à prefeitura, devem deixar a atual função seis meses antes da eleição, ou seja, até 5 de abril deste ano.
O vice-governador e vice-prefeito que não substituiu o titular nos seis meses anteriores ao pleito nem o sucedeu não precisa sair do cargo para concorrer a prefeito. Em 5 de junho deste ano, quatro meses antes da eleição, devem sair de seus postos aqueles que almejam uma vaga de prefeito e são ministros de Estado; membros do Ministério Público; defensores públicos; magistrados; os militares em geral; os secretários estaduais e municipais; os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública; os que são chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e os dirigentes sindicais; entre outros.
A três meses do pleito municipal, ou seja, em 5 de julho, quem tem de se afastar dos respectivos cargos para concorrer à prefeitura são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os servidores da Justiça Eleitoral não podem ser filiados a partidos políticos, por isso, têm de se afastar do cargo um ano antes do pleito para se filiar e não podem voltar a seus cargos efetivos se quiserem concorrer a algum mandato.

Vereadores

Assim como para prefeito, os parlamentares que pretendem se candidatar a vereador não precisam se afastar de suas funções. Os servidores públicos devem obedecer à mesma regra para prefeito, ou seja, deixar seus cargos nos três meses que antecedem a eleição. Outros prazos, no entanto, são diferentes. Os ministros de Estado, membros do Ministério Público, defensores públicos, magistrados, secretários estaduais e municipais devem sair de suas funções nos seis meses anteriores à eleição para vereador, e não apenas a quatro meses como determina a LC 64/90 para os que querem concorrer a chefe do Executivo municipal.

Agência TSE

Cursilho de Cristandade comemora 25 anos na Diocese de Patos



O Cursilho de Cristandade, para comemorar seus 25 anos de existência na Diocese de Patos, elaborou uma programação visando discutir, através de palestras, temas importantes para o movimento de evangelização e construção de um mundo voltado para os ensinamentos de Cristo.
O evento será aberto no próximo dia 25 com a palaestra "O Cursilho e a evangelização", ministrada pelo padre João Saturnino , tendo como local a Catedral, às 19h30.
No dia seguinte será a vez de Pe. Elias Ramalho discursas sobre "O Cursilho e a ética cristã", mesmo horário, no Instituto São José, bairro São Sebastião. Para finalizar, dia 27, sexta-feira, na Igreja de Fátima, Pe. Francisco Almeida enfoc ao tema: O Cursilho ea as influências dos meios de comunicação sociais, às 19h30.
foto:garimpandopalavras

Mulher sertaneja cansada de apanhar

No último dia 08 as mulheres do mundo foram lembradas no Dia Internacional da Mulher. Do século passado para cá foram bastante significativas as conquistas do público feminino, que quebrou tabus, venceu preconceitos e tipos diversos de discriminação. Se fôssemos citar aqui as vitórias femininas levaríamos horas. Mas, apesar de todas as conquistas, está longe da mulher, especialmente a brasileira, e mais particularmente a do Sertão paraibano, que são freqüentemente vítimas da bárbara violência cometida pelos homens, na maioria seus companheiros, impedidas de viver plenamente a democracia tão propalada por nossa Constituição Federal.
Diariamente são registrados casos de abuso sexual, agressão física, psicológica, homicídio contra as mulheres. Em nossa região, em que o machismo fala alto, onde em muitos casos ela é tida como mero objeto, elas são desrespeitadas, humilhadas, não apenas entre quatro paredes, mas execradas publicamente. Basta ver o movimento na Delegacia da Mulher de Patos, a quantidade de queixas que chegam à delegada Ilmara Bezerra.
Um belo exemplo emblemático da violência cometida contra as mulheres foi o caso de Maria da Penha (foto), 63 anos, vítima da violência doméstica que lhe tornou paraplégica. Ele apanhou muito e foi vítima de tentativas de homicídios praticados por seu ex-marido, Marco Antônio Viveros. Ela não se acomodou e foi em busca de justiça, fato negado pelo governo cearense que não condenou se ex-marido. Maria da Penha recorreu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que determinou que o Estado do Ceará pagasse uma indenização de US$ 20 mil por não ter punido judicialmente Viveros.
R$ 60 mil de indenização

Apesar da vergonha, da humilhação por que passam, muitas mulheres estão tomando iniciativa de denunciar seus companheiros, mesmo sabendo das ameaças, do perigo que correm, o que tem amansado um bando de trogloditas por aí afora. Maria da Penha Fernandes, cuja luta originou uma lei que leva seu nome, a qual pune com mais rigidez os agressores de mulheres e fornece instrumentos para ajudar a coibir esse tipo de violência, vai receber, após sete anos de batalha judicial, uma indenização de R$ 60 mil do Governo do Ceará. A coragem de Maria da Penha vem servindo de espelho para que as mulheres aos poucos mudem de comportamento e não aceitem passivamente as agressões a que são submetidas.


foto:jc.uol.com.br

Leiam o relato da PM abaixo, fato ocorrido na tarde de ontem em Piancó-PB

A vítima Sebastiana e acusado José Leite Ramalho bebiam juntos no Bar da Loca no Sítio Cantinho em Piancó – PB, quando em dado momento o acusado externou para a vítima a pretensão de namorá-la, no entanto, diante da recusa advinda da vitima; insatisfeito, o acusado sacou a arma que portava, especificamente, um revolver e efetuou um disparo atingido-a nas nádegas, em seguida o acusado se evadiu tomando destino ignorado, por conseguinte, a vitima foi socorrida para o hospital de Piancó – PB. Ao tomar ciência do lamentável episódio, o aparato policial militar de serviço naquela cidade, compareceu in loco vindo a localizar (duas) cápsulas de calibre. 38, em seguida iniciaram diligencias com o fito de localizar o acusado, no entanto, até o momento sem êxito.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Raboni encena Via Sacra em Patos


Acontece amanhã ao lado da Igreja de São Judas Tadeu, na Vila Cavalcanti, em Patos, a encenação da Via-sacra. O evento, que narra os últimos passos de Cristo, e nos lembra o caminho da dor e de seu sofrimento na sua Divina missão Redentora, será encenada pelo grupo teatral Raboni. Este é o quarto ano que o Raboni trabalha essa dramatização, na véspera de Domingo de Ramos, sempre provocando intensa emoção nos expectadores. O evento está marcado para às 20h. Boa dica de fim de semana.
foto: www.photografos.com.br

Professores de Patos participam de paralização nacional por salário de R$ 950,00


A manifestação aconteceu em frente à Prefeitura, onde o prefeito de Patos deve apresentar contra-proposta aos docentes
O dia de hoje é mais um marco na história de mobilização sindical no Município de Patos. Professores de todo o País, escolas municipais, estaduais, foram às ruas reivindicar o piso nacional de R$ 950,00. Em Patos o protesto foi organizado pelo Sinfemp - Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região e CTB - Central dos Trabalhadores e Ttrabalhadoras do Brasil, que levaram a manifestãção para praça pública, em frente à Prefeitura, portando faixas que pediam também redução da jornada de trabalho sem redução do salário e pagamento dos precatórios. Uma comissão de cinco professores foi formada para participar da audiência com o prefeito Nabor Wanderley e com a secretária de Educação Márcia Mota.
Greve por tempo indeterminado
Os professores vão discutir a contra-proposta do Executivo Municipal e na próxima quarta realizam assembléia na Associação Comercial para decidir se aceitam a proposta do Poder Executiva ou entram em greve por tempo indeterminado, segundo informou ao Garimpando José Gonçalves, presidente do Sinfemp.
No ato realizado na manhã de hoje ele cobrou maior participação dos docentes na luta por seus salários, já que o número presente foi bem aquém do que esperava. "Seria interessante que apenas os professores que vieram para a rua recebem o aumento salarial", desabafou Gonçalves, acrescentando que não é ele que pode conseguiur as conquistas para a categoria e sim a união de todos os educadores.


fotos:garimpandopalavras

quinta-feira, 13 de março de 2008

Fim de caça

Depois de meses de investigação de uma série de assassinatos ocorridos na cidade de Patos, a Polícia conseguiu parar de vez a ação de Josicláudio Vieira de Sousa. Conhecido por Cacau, ele era acusado de participação em seis recentes homicídios, num dos momentos em que a violência se mostrou mais resistente e desafiadora ao trabalho combativo da Polícia.
Cacau chegou a ser reconhecido por vítimas que sobreviveram à suas investidas. Policiais civis da Patos, de posse de mandado de prisão para ele, solicitou ajuda da 2ª Sessão da PM (Serviço de Inteligência) e foram até a Rua do Meio, local onde Cacau se refugiava. Na manhã de ontem, durante a operação, foi feito um cerco para evitar a fuga do acusado.
Com o cerco devidamente feito, policiais civis entraram na residência de Josicláudio e deram-lhe voz de prisão. Este reagiu efetuando um disparo de arma de fogo contra os civis, que revidaram. Nessa torça de tiros Cacau foi atingido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Patos ainda com vida, mas não resistiu e veio a óbito. De acordo com informações passadas pela 5ª Superintendência de Polícia Civil, Cacau teria participado de 06 (seis) dos inúmeros homicídios ocorridos nos últimos meses em Patos, inclusive o duplo homicídio ocorrido no último sábado, quando Rosinaldo Rogério da Silva Diniz e Cleudo Rodrigues da Silva, conhecido por Teitica, este albergado, foram executados dentro de casa, e ainda duas tentativas de homicídio, momento em que as vítimas o reconheceram.

Social


Quem está aniversariando nesta sexta-feira, amanhã, é a bioquímica Maria José Medeiros, proprietária do Laboratório de Aníses Químicas, Para Exame, da cidade de Patos. A comemoração será em família. Nossos votos de muita saúde, paz, alegria e sucesso profissional.

Naça massacra fraca equipe do Cruzeiro


Com gols do estreante Bibi , Enercino (02), Teo e Helinho, o Nacional de Patos, jogando no José Cavalcante, conseguiu golear na noite de ontem o Cruzeiro de Itaporanga por 5x0. O destaque da partida foi Bibi, que estreou com o pé direito, fazendo boas jogadas e tendo boa movimentação, dando maior eficácia ao ataque nacionalino. O Verdão, com a goleada imposta ao Cruzeiro, assume isolado a liderança. Nos outros resultados do Paraibano na primeria rodada do 2º turno, o Botafogo estreou com derrota de 3x1 para a Desportiva, partida disputada em Guarabira; Campinense 2x1 sobre a Queimadense e o Esporte de Patos, no pior jogo do campeonato, até o momento, não passdou de um 0x0 com o Atlético de Cajazeiras, jogo realizado no Perpetão. Os dois continuam na zona de rebaixamento. Para completar a rodada teremos Treze x Sousa hoje em Campina Grande. O presidente do Esporte, Edleudo Lucena (foto), tem que agir muito rápido para fazer o time engrenar, senão a decepção de um rebaixamento fará grande mal-estar na apaixonada torcida do Patinho.

No jogo de ontem no José Cavalcante Nacional entrou em campo com: Wallace, Dinho, Paiva (Nunes), Junior e Enercino, Mimi, José Wilker, Gilmarzinho (Helinho) e Marquinhos, Paulinho Guerreiro (Teo) e Bibi
Técnico: Suelio Lacerda
Cruzeiro: Rafael, Zé Mauro (Sergio), Russo, Martins e Thiago, Robertinho, Jamilson (Sinval), Anderson e Douglas, Renildo e João Paulo (Fredson)
Técnico: Alencar Mota
foto: garimpandopalavras

quarta-feira, 12 de março de 2008

Jornalismo em debate - A história de um Hearst paraibano


Por Rodolfo Tiengo Fernandes

(especialmente para o garimpandopalavras)


A reportagem em livro é tida como um gênero nobre do jornalismo, se pensarmos na função que ela desempenha. A modalidade em questão, se encarada com afinco, acaba por se aproximar das publicações de mestrado e doutorado no que diz respeito à profundidade, sem alijar-se do poder poético das palavras. Concretizada após um ardiloso processo, que pode durar anos, une de uma só vez o caráter científico da investigação, o libertador, advindo da literatura, além dos preceitos essenciais do jornalismo.
"Agora, a questão é abrir os olhos para a visão mais completa da realidade e propor ao leitor, através da reportagem, uma leitura abrangente dos acontecimentos, das situações e dos personagens, imersos num universo complexo onde o real concreto e o imaginário – este talvez apenas um real menos denso e mais sutil do que aquele, pelo menos no nível simbólico – se interpenetram, combinam-se" (LIMA, 1995, p.80)
Um exemplo fascinante da capacidade da reportagem em desvendar uma realidade e suas diversas facetas é Chatô, o rei do Brasil, de Fernando Morais. Publicado em 1994, o livro-reportagem faz a trajetória de um dos homens mais marcantes na história do Brasil: Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.
Gesto de onipresença
Fragmentos
Uma biografia tão controversa e polêmica só poderia ser narrada com excelência em livro. Morais, que se destaca por ter sido recebido várias congratulações respeitadas do jornalismo, entre elas os prêmios Esso e Abril, e pela publicação de livros como A Ilha e Olga, conta a história do Hearst paraibano em 37 capítulos; fragmentos de uma vida dividida entre o jornalismo, os negócios, a política, personalidades, grandes campanhas e inaugurações.
Tais fragmentos podem ser considerados contos reais, já que reúnem atributos como tensão, objetividade e densidade, ao cumprirem uma dinâmica cronologia da vida do "Citizen Kane" brasileiro. Os fatos são expostos de maneira atraente, desde a infância do personagem, sem a pressa comum do jornalismo diário, alternando-se entre os vários mundos indissociáveis de Chateaubriand.
O primeiro capítulo da obra pode ser citado como uma amostra da disposição literária de Fernando Morais. É o relato do período em que Chateaubriand esteve entre a vida e a morte, em um hospital de Botafogo, no Rio de Janeiro. A primeira situação contada é um delírio de Chatô. O conto se inicia oniricamente, quando o autor tenta atribuir a si um gesto de onipresença – em tese, impossível, já que se trata de uma não-ficção –, utilizando o fluxo de consciência para dar evidências únicas da personalidade do protagonista.
Funeral? Que funeral?
"Inteiramente nus e com os corpos cuidadosamente pintados de vermelho e azul, Assis Chateaubriand e sua filha Teresa estavam sentados no chão, mastigando pedaços de carne humana. (...) Quem apurasse o ouvido poderia jurar que ouvia, vindos não se sabe de onde, acordes do Parsifal, de Wagner. No chão, em meio aos despojos de outros náufragos, Chateaubriand viu um exemplar do Diário da Noite, em cujo cabeçalho era possível ler a data do festim canibal: 15 de junho de 1556. De repente o dia escureceu completamente e ele sentiu algo úmido e frio encostado em seu pescoço" (MORAIS, 2006, p.13).
Páginas adiante, uma nova surpresa. Fernando Morais narra os poucos minutos de consciência do jornalista paraibano, enquanto os amigos dele já planejavam seu sepultamento.
"Foi aí que Chateaubriand voltou a ouvir. Não se tratava de um milagre, mas sem que ninguém percebesse ele viveu por alguns minutos um fenômeno médico conhecido como ‘superficialização do nível de consciência’, que costuma ocorrer em pacientes submetidos a anestesia geral e em vítimas de acidentes violentos. (...) Ao perceber que o sepultamento de que falavam era o seu, realidade, delírio e fantasia se misturaram, deixando-o aterrorizado. Funeral, que funeral? Será que aqueles imbecis não percebiam que ele estava vivo?" (p.27).
Poder e influência
Um menino gago
Considerado uma das obras mais importantes do jornalismo literário brasileiro, e do jornalismo de um modo geral, Chatô possibilita algo além da leitura aprazível, do contato com a estética. A obra reúne uma série de informações essenciais à compreensão da história recente de nosso país.
A primazia observada neste e em tantos outros trechos do livro, com falas e fatos marcantes, não é vã. Para o bem ou para o mal, Chatô foi um homem obstinado. O menino gago nascido em Umbuzeiro e que só se alfabetizou aos 12 anos de idade – apesar de saber francês antes mesmo do português – conseguiu converter sua determinação e seu jeito peculiar de encarar as coisas no maior império da comunicação deste país, na metade do século 20: os Diários Associados, pelos quais passaram figuras das mais importantes nos âmbitos literário e jornalístico, tais como David Nasser, Rubem Braga, Samuel Wainer, Joel Silveira, Giannino Carta (pai de Mino Carta), Nelson Rodrigues e Rachel de Queiroz, entre outros.
Por conta do poderio que tinha e, conseqüentemente da influência que exercia sobre as elites, Chatô foi apelidado o "Hearst brasileiro", em referência a William Randolph Hearst, magnata norte-americano dono de um império de comunicação invejável nos EUA, que inspirou o filme Cidadão Kane, de Orson Welles.
A complexidade do ser humano
O paraibano tinha um conglomerado invejável, formado por dezenas de jornais, 28 estações de rádio, duas agências de propaganda, agências de notícias (inclusive a Meridional), revistas (entre elas a Cruzeiro, recordista em circulação de exemplares) e seis estações de TV (incluindo a Tupi, a primeira da América Latina). Temido, odiado e amado, utilizava o seu império, desde o início, como instrumento de ataque aos seus inimigos – inclusive o industrial Francisco Matarazzo, que chegou a ser o homem mais rico do país. Em um dos momentos de sua vida, quando o Diário de S.Paulo estava com dificuldades financeiras, diante do aconselhamento de um banqueiro para vender o veículo impresso, Chateaubriand deixa clara essa postura: "De mais a mais, meus jornais são a minha gazua" (MORAIS, 2006, p.264).
A trajetória do jornalista compila por si só toda a podridão do sistema político brasileiro e as características do jornalismo manifestado nas primeiras décadas do século passado. É difícil, por exemplo, não se surpreender com o caso "Lei Teresoca", em que o então presidente da República, Getúlio Vargas, aprovou uma lei com o propósito de favorecer Chateaubriand na luta judicial pela guarda de sua filha Teresa.
O anti-herói Chateaubriand exposto na obra de Fernando Morais tem méritos e deméritos. A de ser sempre mencionado positivamente como o homem que criou o Masp e que sempre incentivou a preservação de monumentos históricos; mas há de ser lembrado também por ter inventado fatos, pela habilidade de se aliar, utilizando seus jornais, a grupos ideológicos opostos e pela virulência de seus artigos – por vezes assinados com os pseudônimos "A. Raposo Tavares" e "Macaco Elétrico" – publicados durante décadas nos Diários.
E é com essa visão multiangular, que evita o simples julgamento maniqueísta, e que considera a complexidade do ser humano, que a grande reportagem de Fernando Morais é conduzida

PRF apreende 116 quilos de queijo transportados irregularmente


Agentes da Polícia Rodoviária Federal do posto de São mamede-PB aprenderam na tarde de ontem, por volta das 16h, 116 Kg de queijo tipo prato que estavam sendo transportados de forma irregular pela empresa Atavarejo. A mercadoria vinha para Patos em um caminhão baú placas MOQ – 1119 – PB. O veículo não estava adaptado com refrigeração para fazer o transporte desse alimento, contrariando a portaria 326 de 30 de julho de 1997 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que trata justamente dos requisitos para fabricação, conservação e transporte de alimentos para consumo humano.
A carga apreendida foi entregue à Vigilância Sanitária de Patos, que fará a incineração do produto.

Espaço Sindical

CTB presente no dia Internacional da Mulher

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil participou efetivamente das comemorações do dia internacional da mulher em Patos, onde mais de 400 mulheres fizeram uma caminhada da Praça Edvaldo Mota até a Praça Getúlio Vargas, semana passada.
Protestos contra a violência a qual as mulheres são vítimas, a luta pela construção da casa de abrigo para as mulheres que sofrem violências, a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a participação das mulheres na política e mais poder, a igualdade social e de gênero, contra qualquer tipo de discriminação de raça, cor, etnia, sexual e de geração, foram as principais bandeiras de lutas levantadas neste dia.
Mais poder para as mulheres
A UBM- União Brasileira de Mulheres, que soltou uma nota intitulada, Mulheres: mais política e mais poder, defendeu um País desenvolvido, com distribuição de renda, socialmente equilibrado e ambientalmente construído, onde as mulheres possam ser livres da violência, trabalhar e viver plenamente como cidadãs. Segundo a nota, são mais de 50% da população e querem participar decisivamente da vida política e social e do desenvolvimento de políticas para garantir a equidade da representação feminina em todas as esferas de poder na sociedade.
Para a coordenadora da UBM em Patos Maria Darc a manifestação foi importante, pois serviu de reflexão para todas de seu papel na sociedade.
Já a professora Elizabete de Oliveira Batista destacou que foi a maior caminhada realizada no dia da mulher em Patos, em comparação aos anos anteriores, demonstrando que as mesmas estão se organizando, estão mais fortes na luta pelos seus direitos.
SINFEMP participa do ato
O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, através de seu presidente José Gonçalves, que participou da mobilização destacou também o empenho da CTB, da UBM e da Associação de Apoio a Mulher Patoense, que tem a frente à companheira Francisca das Chagas Vasconcelos, que tomou essa iniciativa em conjunto com as demais entidades para a realização do evento.
Outro destaque do sindicalista foi o apoio que a Prefeitura deu ao evento, inclusive com a presença de diversos secretários e o próprio Prefeito Nabor Wanderley. “Nunca tínhamos presenciado um prefeito se empenhar como Nabor se empenhou nas atividades do dia internacional da mulher”, enfatizou Gonçalves.

PT de Patos se reúne para discutir alianças políticas

Genival Junior - para o Garimpando Palavras


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores se reuniu ontem no Sindicato Rural de Patos para discutir as estratégias que serão adotadas para as eleições municipais desse ano. Participaram do encontro, membros do diretório eleito em dezembro último e mais de dez pré-candidatos a vereador pelo partido nas eleições de outubro. A reunião serviu também para decidir a vacância do cargo de vice-presidência, que será ocupado por Alexandre Nóbrega, coordenador de juventude da Prefeitura de Patos.
Outra decisão importante no encontro foi a Formação do GTE-Grupo Tático Eleitoral, composto por seis membros, que vai juntamente com os pré-candidatos a vereador e membros do diretório, discutir a política de estratégias e alianças que o partido deve adotar nas eleições. No próximo domingo 16, ficou definido um segundo encontro no mesmo local, visando aprofundar as discussões.
OBS - O Garimpando Palavras está aberto para divulgação da programação de qualquer agremiação política. Porém o espaço cedido não poderá ser usado como forma de propagando pessoal.

Começa hoje o Segundo Turno do Campeonato Paraibano

Por Genival Junior para o Garimpando Palavras


Tem início nesta quarta-feira, dia 12, o segundo turno do Campeonato Paraibano com a realização de cinco jogos. Em Campina Grande, Treze x Sousa fazem o quarto-jogo do ano entre as duas equipes e o primeiro após a conquista do título do primeiro turno. Em Guarabira, jogam Desportiva x Botafogo no estádio Silvio Porto. No Amigão em Campina Grande, o Campinense enfrenta a Queimadense, principal surpresa da competição. Em Cajazeiras, Atlético x Esporte fazem o clássico do Sertão no estádio Perpetão. E em Patos, o Nacional tenta recuperar seu prestígio diante da torcida diante do Cruzeiro de Itaporanga. Os jogos terão início a partir das 20:30h.

Nacional

Sexto colocado no primeiro turno do Campeonato Paraibano, o Nacional busca reencontrar hoje o bom futebol que deixou de apresentar no primeiro turno. O técnico Suélio Lacerda, que faz a sua estréia não poderá contar com o meia Amaral, mas terá a sua disposição o Atacente Bibi, nova esperança de gols da equipe. No coletivo de ontem, suélio pediu ao grupo bastante movimentação para furar a retranca do adversário que vem a Patos para tentar surpreender.

Esporte

Também tentando recuperar o bom futebol apresentado nas primeiras rodadas do estadual, o Esporte tem uma partida de fundamental importância no início do segundo turno. O Atlético de Cajazeiras, adversário de hoje, está na zona de rebaixamento com apenas um ponto e tem o jogo como de vida ou morte para suas pretenções. Já o Esporte poderá ter hoje a noite a estréia do goleiro Cimar, recém-contratado pela diretoria.

Espaço Sindical


Por José Gonçalves


Pauta de reivindicações dos Profissionais do Magistério Público Municipal de Patos e dos demais servidores municipais, entregue ao Prefeito Dr. Nabor Wanderley da Nóbrega Filho.

1. Implantação do Piso de R$ 950,00 retroativo a janeiro de 2008, mantendo um único turno de trabalho;
2. Incorporação da Gratificação de Docência no salário base de todos os profissionais do magistério;
3. Implantação da ascensão funcional para todos os profissionais do magistério que tenham concluído licenciatura, especialização, mestrado, doutorado;
4. Aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério;
5. Eleições Diretas para Diretores, Diretores Adjuntos, para todas as Escolas e Creches do Município e que os candidatos sejam do quadro efetivo do Município;
6. Realização de Concurso público para supervisores e demais categorias que tenha contratações no Magistério municipal;
7. Pagamento dos Precatórios de 1996/1999;
8. Retorno dos qüinqüênios para os aposentados e pensionistas;
9. Aprovação do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais;
10. Realização de Concurso Público para auxiliares de serviços, merendeiras, vigias, garis, motoristas, servidores da saúde, auxiliares de escrita, pedagogos, assistentes sociais, psicólogas e demais funções exercidas no Município através de contratos;
11. Que os recursos do PDE sejam diretamente aplicados nas referidas escolas, as quais foram destinadas, pois existem unidades que ainda não foi feita reforma;
12. Que as Férias dos servidores sejam gozadas em escala, durante todo o ano letivo, em comum acordo com os colegas de trabalho como ocorria antes;
13. Pagamento da Gratificação de Natureza de Trabalho aos Agentes Municipais de Trânsito de Patos, como também a periculosidade ou insalubridade e a aprovação do Plano de cargos e salários da categoria;
14. Fardamento completo para os servidores que trabalham na Secretaria de Serviços Públicos (Garis, motoristas e demais);
15. Viabilização da Construção do Conjunto Habitacional para os servidores municipais;
16. Doação do terreno para a construção da sede social do Sindicato;
17. Pagamento do adicional noturno para os vigias que trabalham após as 22:00 horas, como assegura a lei;
18. Fim do Contrato com as OSCIP´s e realização de Concurso Público de acordo com a lei e que na Comissão de Concurso seja incluído o único sindicato representativo da categoria, pois o senhor Leônidas Ferreira Mendes é contador da Prefeitura e a sua entidade, Associação dos Contabilistas de Patos não é uma entidade de servidores públicos, de nossa classe, e sim de autônomos;
19. Mudança no papel dos Conselhos de Escola, onde estão deliberando por transferências de servidores de um local de trabalho para outro, expondo os funcionários, quando na verdade o Conselho escolar não tem poderes para isso;
20. Melhores condições de trabalho para os profissionais do magistério, com a implantação do vale transporte para que possam se deslocar através do transporte coletivo, como também priorizar os locais de trabalho mais próximos de suas residências.

Justificativa para a implantação do piso de R$ 950,00 para os profissionais do Magistério Municipal:

1. Os recursos do FUNDEB para o Município aumentaram em mais de 60%, basta citar o mês de janeiro de 2007, onde Patos recebeu R$ 586.035,10 e em Janeiro de 2008 R$ 959.313,12. No mês de fevereiro de 2007 R$ 628.901,76 e em Fevereiro de 2008 R$ 1.050.771,79. O aumento do FUNDEF de Fevereiro de 2007 para fevereiro de 2008, foi em torno de 67% (sessenta e sete por cento) e durante esse período não foi feito rateio junto a nenhum profissional do magistério municipal, diferentemente de outros municípios que chegaram a fazer o rateio.

2. Não houve aumento do número de professores no Município;

3. Desse valor de R$ 630.463,02 é somente para pagar aos profissionais do magistério, no caso especifico Professores, supervisores, diretores e diretores adjuntos;

4. Houve uma redução no número de contratados do ano de 2007 para 2008.

Este é o ano de ser concedido o melhor salário aos profissionais do magistério de Patos, pois os recursos sinalizam neste sentido.

Sem mais para o momento agradeço.


Atenciosamente,


José Gonçalves da Silva Filho
Presidente


SINFEMP - Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e RegiãoFundado em 30/12/1991-Ampliado à base territorial em 02/10/1999-CNPJ 24.233.033/0001-40Rua Bossuet Wanderley,436-Centro -Telefax-(0xx83)3421-7311-CEP-58.700410-Patos –PB E-mail: sinfemp@ig.com.br – Reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego

Começa campanha doação para a APAE Patos


Teve início ontem a campanha de doação, via conta de energia, para a APAE Patos. Segundo informou ao Garimpando Palavras, Damião Lucena (foto), representante do Rotary, entidade parceira do projeto de construção da sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, ao todo foram confeccionados 34.600 convites que estão sendo entregues à sociedade. Ao assinar a carta de adesão o comsumidor, sempre que for pagar sua conta de energia, pagar um valor, de R$ 2,00 acima em prol da APAE, que já tem garantidos pelo governo do Estado, R$ 500 mil. Com a construção de sua sede, a APAE terá condições de atender um número bem superior ao de hoje de pessoas com necessidades especiais.

foto:garimpandopalavras

Batidas policiais na noite patoense


Desde a última Sexta-Feira (07/03) a Polícia Militar vem intensificando o policiamento na cidade de Patos no período noturno, realizando batidas policiais nos bairros mais críticos da cidade e abordagens de suspeitos em locais críticos e ermos. A operação visa diminuir e coibir a ação de meliantes, bem como apreender armas e drogas. O comboio que percorre toda a cidade em horários incertos é formado por viaturas do Oficial CPU, Trânsito e Choque, sem que seja necessário a retirada das Rádio Patrulhas de seus setores. De acordo com o comandante Dutra (foto), esse tipo de operação aumenta a sensação de segurança e previnem as ações criminosas. É interesse do Comando do 3º Batalhão que a atividade se torne freqüente e que a população de Patos se sinta mais segura.
fonte:3º BPM com garimpando

Estudantes fecham trânsito pedindo ampliação da UEPB


Alunos segundaristas e universitários da UEPB estão neste momento, 9h30, em frente à Prefeitura de Patos. Eles fecharam o trânsito para protestar por uma UEPB mais ampla. O foco do movimento é o Shopping Sebrae, que há anos foi erguido, porém não teve nenhum destino. As discussões vem de longe em torno desse espaço. O governo estadual quer que o espaço, construido em parceria com Sebrae e governo federal, funcione como centro da UEPB. A Prefeitura, que também tem interesse, queria implantar alí um centro comercial. Enquanto isso os estudantes aguardam a definição e cobram urgência na ampliação de salas de de aula e novos cursos superiores para Patos. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Eliane Batista, usou da palavra depois que os estudantes cobraram melhor postura a Prefeitura nessa questão, para dizer que o governo estadual tem sido intransigente em não fazer a parceria com o município para fazer funcionar o Shopping Sebrae, seja qual for sua finalidade. Também discussaram nesse manifesto professores e representantes de de entidades, todos usando dom mesmo tom crítico reivindicatório por um ensino superior digno e abrangente.
fotos:garimpandopalavras

terça-feira, 11 de março de 2008

Coronel Kelson recebe armas e anuncia mais 100 viaturas para a PM

O novo comandante, coronel Kelson de Assis Chaves, ao receber na última sexta-feira, na secretaria de Segurança e Defesa Social 127 pistolas Imbel e fuzis 7,62mm Sniper, disse que em breve serão entregues a Polícia Militar mais 100 novas viaturas, que serão distribuídas entre as companhias e o patrulhamento motorizado será reforçado. “Vamos redimensionar a utilização do efetivo para atuar em todos os setores. Temos certeza que quem vai sair ganhando será a sociedade”, garantiu.
Outro lado que poucos conhecem, ele revela sem acanhamento: é emotivo e capaz de chegar aos prantos quando é tocado por alguém que o faz recordar o passado de sua juventude. “Posso ter a fama de linha dura, mas meu coração bata igual a qualquer outro ser humano”, afirmou. “Sou uma pessoa que tem família, amigos e sentimento. Mas uma coisa não abrirei mão, um minuto sequer, da condição de comandante geral da corporação e para isso vou trabalhar”, acrescentou.Disse que o sentimento que toma conta dele nestes primeiros momentos que assume é ver a PM renovada. “Esse é o sentimento que envolve o governador Cássio e toda a equipe do governo, que querem uma corporação renovada e vibrante e defensora dos princípios básicos do ser humano, que são a liberdade e a vida”, afirmou.
Sobre as mudanças no comando da PM, ele disse acreditar que são medidas que visam ofertar uma nova dinâmica na política de segurança da Paraíba e isso é comum na administração.
fonte:Comando da PM

Fracassam contratações do Naça


Devido o prazo máximo que foi estipulado pela Federação Paraibana de Futebol para que o clubes participantes do Campeonato Paraibano 2008 possam fazer as inscrições dos seus novos atletas se encerrar ás 17:00h desta terça-feira (11), a diretoria do Nacional de Patos, ainda corre contra o relógio a procura de novos reforços.
Segundo o pronunciamento feito por telefone através do presidente do Verdão Maravilha José Ivan dos Santos na noite desta segunda-feira (10) ao programa Debate Esportivo da Rádio Espinharas de Patos, todos os acertos (verbais) que foram feitos com o goleiro Danilo e o lateral esquerdo Arlindo, inclusive com a diretoria do Porto de Caruaru PE, acabaram não dando em nada, pois a diretoria do clube pernambucano solicitou dos atletas que fizessem a ultima atuação no jogo de domingo passado, a qual foi cumprida pelos dois jogadores e não hora de rescisão dos seus contratos, os dirigentes da referida agremiação voltaram atrás e não liberam mais os atletas para o Nacional em tempo ágil, exigindo que eles atuassem por dois jogos, o que não interessa mais a equipe patoense, devido o prazo para os registros junto a FPF já ter já se esgotado.
Com isso, o Gerente de Futebol do Naça Edu Azevedo, já se encontra em João Pessoa com o objetivo de registrar os novos atletas, como é o caso do atacante Bibi, o meia Edmilson entre outros, enquanto isso, o presidente do clube José Ivan continua fazendo alguns contatos por telefone, na tentativa fazer novas contratações até o final de expediente de hoje na FPF.

Texto e foto: Francisco Sales (futebolsertanejo)

Criança de 11 anos comete suicídio

Segundo informações passadas pela mãe da criança, esta estava junto com a vítima, no Sítio Oitis Município de Diamante, quando o menor disse que ia em casa beber água. Como seu filho demorou a voltar, ela foi até a residência e chegando ao local viu seu filho R. S. de apenas 11 anos dependurado por uma corda no pescoço. Ela entrou em desespero com a cena e cortou a corda que o segurava. Depois, com auxílio dos vizinhos, o levou para o hospital de Itaporanga – PB, mas o mesmo já chegou sem vida. O policiamento ao tomar conhecimento do fato informou ao delegado local para as providencia cabíveis.
Outro suicido aconteceu na tarde de ontem no Sítio Caldeirão, município de Imaculada - PB. Marcos Antonio Oliveira, 24 anos, disparou 04 tiros de revólver calibre 38 contra a companheira Cristina Maria Brito Gabriel, 21 anos, que foi atingida por três, sendo um no braço esquerdo, outro na orelha esquerda e nas costas, atingindo-lhe as costelas. Acreditando que a mulher estava morta, Marcos entrou em desespero e atirou contra o seu ouvido, vindo a óbito na hora. Cristina foi socorrida para o Hospital Regional de Patos e depois removida para o Hospital Antonio Targino em Campina Grande, e o seu estado de saúde é delicado. O crime ocorreu às 13 horas. Não se sabe ainda o que levou o Marcos a cometer tal ato.
3º BPM com garimpandopalavras

segunda-feira, 10 de março de 2008

Polícia captura homicida de Manaira


José Gonzaga de Lima, conhecido por “Dé”, 23 anos, para o qual havia mandado de prisão expedido pela Justiça de Princesa Isabel, sob acusação de ter assassinado em 2003 outro jovem, Vitor Duarte de Macena, no município de Manaíra. Foi detido na madrugada de hoje por policiais de 4ª Companhia de Princesa Isabel, após sofrer um acidente naquela localidade. Ele trafegava por volta de meia-noite em sua moto Yamaha YBR125, placa MNB4066-PE, pela PB-306 de Manaira para Princesa Isabel quando perdeu o controle do veículo e caiu, ferindo o ombro. Ele, que apresentava sinais de embriagues, foi socorrido por pessoas que trafegam pela rodovia.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para fazer um levantamento do acidente, e, quando os PM’s chegaram ao Hospital, os policiais acharam que o mesmo se parecia com uma pessoa que havia matado Vitor. Segundo o Capitão Jurandy, comandante da 4ª Cia PM, José Gonzaga, depois de socorrido, foi encaminhado para a DP de Princesa Isabel. Na Delegacia o acusado não apresentou os documentos e deu o nome falso de Eudes Alves de Lima. Depois de um levantamento mais rigoroso, chegou-se a verdadeira identidade do acusado, o qual recebeu voz de prisão. José Gonzaga, que sofreu uma fratura no ombro direito, foi entregue ao delegado de Manaira para fazer cumprir os trâmites da lei.

foto:PM

Prevenção às Drogas

PROJETO REDE VIVA ORGANIZA SEMINÁRIO EM CAJAZEIRAS
A cidade de Cajazeiras, distante 477 Km de João Pessoa, vai sediar a segundaedição do Seminário Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas “Avisão sistêmica da prevenção”. O evento, que acontecerá esta semana, quinta e sexta, será realizado no auditório da Unidade Descentralizada de Ensino, doCentro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB).
As inscrições para o evento encerram-se no dia sete de março e podem serfeitas pelo endereço eletrônico rhuned@bol.com.br ou pelo telefone (83)3531–4560. O seminário tem o objetivo de articular educadores,especialistas, estudantes e demais interessados no tema da prevenção ao usoindevido de drogas nas escolas. As inscrições são gratuitas e as vagaslimitadas.
O evento contará com a participação de docentes da Universidade Católica deBrasília e da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da UniversidadeFederal de São Paulo (Unifesp), sendo uma promoção da Secretaria de EducaçãoSuperior (Sesu) e do Programa de Extensão (Proext) do MEC, sendo umarealização do Projeto Rede Viva do Cefet-PB.
A programação será aberta com uma apresentação cultural ás 08h30 do dia 13de março; às 09h30, a professora doutora da Universidade Católica deBrasília, Aparecida Penso, fará a primeira palestra do evento com o título“A visão sistêmica da prevenção ao uso de drogas nas escolas”; às 10h50,acontece um debate sobre o tema apresentado. A programação será retomada àtarde com o tema “Políticas Públicas de Controle do Álcool”, pelo professor Luca Santoro, da Uniad-Unifesp; às 15h45 ocorre um debate sobre o tema. Apartir das 14h, a professora do Cefet-PB, dra. Vânia Medeiros fará apalestra “Prevenção na Escola – Como fazer"? No dia 14, a programação será retomada às 08h30 com o tema “Aliança Cidadãpelo Controle do Álcool – Propaganda sem bebida”, pelo professor LucaSantoro, da Unifesp, às 10h haverá um debate.
Outra palestra “Aspectoslegais do uso de drogas – enfoque na educação e saúda pública" serárealizada às 10h15, pela professora Maria Aparecida Penso, seguida dedebate. Às 14h, o tema será “Drogas na Sociedade”; às 15h15 terá umaapresentação do Programa de Prevenção Rede Viva. O evento será encerrado às17h, com a entrega dos certificados e uma confraternização entre osparticipantes.
Assessoria
foto:www.pousadas-hoteis.com

Desabafou

O diretor do Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos, pediatra Jose Afonso Gayoso Filho, em entrevista semana passada ao apresentador Sílvio Romero, da emissora de rádio Morada do Sol, fez um grande desabafo em torno da UTI infantil daquela casa de saúde. Afonso pediu para que não fizessem politicagem da saúde pública. Convidou a todos, inclusive Ministério Público, Câmara de Vereadores, imprensa a visitarem a UTI. Ele desmentiu que a Unidade de Tratamento Intensivo não estivesse funcionando. Afonso rebateu as críticas de que houve imensa demora na inauguração da UTI, lembrando que foi mais uma obra inacabada do governo Maranhão e que foi preciso equipá-la totalmente. Finalizou dizendo que a UTI de Patos possui melhor estrutura de equipamentos que a de Capina Grande e João Pessoa.

Vila Mariana

Os moradores da Vila Mariana voltaram a debater os problemas exisitentes na estrutura das casas construídas ano passado pelo governo municipal. As denúncias já haviam sido expostas pelo aliado do prefeito, vereador Bonifácio Rocha. Na última sessão itinerante da Câmara Municipal, realizada naquela localidade, os moradores puderam reivindicar urgência no conserto das casas. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômica, Eliane Batista, que esteve representando o prefeito Nabor Wanderley na referida sessão, informou que a empresa responsável pelas casas já foi notificada, a qual se comprometeu no dia de amanhã mandar uma equipe para fazer os devidos reparos na obra.

domingo, 9 de março de 2008

Saúde bucal


Mais um parceiro passou a fazer parte do Garimpando Palavras na semana passada. Trata-se da empresa Ortocenter, clínica odontológica, existente hoje em Patos, Campina Grande, Guarabira, Santa Cruz-PE e brevemente em São Bento-PB. A empresa possui um importante quadro de especialistas em ortodontia, sendo hoje uma das maiores referências em tratamento dentário na Paraíba. Em Patos a Ortocenter está instalada na Bossuet Wanderley, por trás do Colégio Cristo Rei.
foto:garimpandopalavras

Legislando para o Povo na Capital

O ex-vereador Madiel de Sousa Conserva estará lançando seu livro "Legislando para o Povo" na Capital, em duas ocasições. A obra, que trata do trabalho de Madiel durante sua legislatura, lançada primeiramente em Patos, será apresentado ao público no próximo dia 14 no CLassic, com apresentação de Marcos Pires e no dia 16, domingo, na associação dos Filhos e Amigos de Patos, a apresentação será feita por João Rozendo e Josean. Todos estão convidados para esse evento.

Violência: dois são executados na Vila Mariana

No início da noite de ontem a cidade de Patos foi palco novamente da ação de bandidos que vêm aumentando as estatísticas de homicídios na localidade. Dois homens foram executados, Rosinaldo Rogério da Silva Diniz e Cleudo Rodrigues da Silva, conhecido por Teitica. O duplo homício foi praticado por dois bandidos que chegaram em uma moto preta, homens estes ainda não identificados. De acordo com informações passadas à PM, Rosinaldo estava perto da porta de entrada de casa, quando os os acusados pararam a moto e começaram a atirar em sua direção, atingindo mortalmente. Depois a dupla invadiu a residência e atirou à queima roupa contra Teitica, que recebeu sete tiros, também vindo a óbito no próprio local.
Cleudo, segundo informações da PM, era albergado e estava se preparando para ir ao Presídio cumprir suas obrigações perante a lei.
Até o presente os homicidas não foram capturados. A Polícia acredita que muitas dessas exterminações que vêm ocorrendo em Patos do final do ano passado para cá tem ligação com o tráfico de drogas.

Arquivo do blog