Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de abril de 2008

Homem desaparece nas águas da Barragem da Farinha

O Corpo de Bombeiros de Patos tentou localizar durante toda a tarde de hoje o corpo do jovem Francisco Sandro Félix da Silva, 22 anos, que desapareceu nas águas da Farinha por volta das 11h de hoje. Segundo testemunhas, ele submergiu e não retornou à superfície. Policiais do Corpo de Bombeiros foram solicitados ao local, mas não conseguiram efetuar o resgate. As buscam retornam na manhã deste domingo.

Gente Inocente entra na briga contra a dengue


Por Genival Junior


Terminou ontem, dia 04, a semana da saúde promovida pela escola Evolução Gente em seu 5º ano consecutivo. Este ano, a escola desenvolveu a temática ligada a dengue e os efeitos da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti que vem tomando conta dos noticiários em nível Nacional, sobretudo em função dos casos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro.
Na abertura dos trabalhos, a escola recebeu a visita do secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa-Zeca, que falou sobre o trabalho que vem sendo feito pelas equipes de saúde pública para combater a doença. Nos dias seguintes, a escola desenvolveu atividades como aulas de vídeo, cartazes, panfletos e trabalhos em sala, resultado de pesquisas feitas pelos alunos do Ensino Fundamental. Para a professora Raquel Guedes, coordenadora de Ensino Fundamental, o trabalho tem o sentido de formar os alunos como fiscais e agentes multiplicadores do controle a dengue no ambiente doméstico. Ela afirmou que as informações repassadas em sala de aula serão responsáveis por chamar as famílias ao controle da água parada nas residências.
Na culminância do projeto, cerca de duzentos alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental participaram na Praça Getúlio Vargas, do Dia D de combate a Dengue, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, centenas de agentes de saúde e agentes de endemias realizaram um esforço concentrado no centro da cidade, para alertar a população sobre os perigos da doença.


Domingo de clássico no JC


Nacional e Esporte fazem um dos maiores clássicos do futebol paraibano neste domingo, no Estádio José Cavalcanti. Nacional luta para chegar ao quadrangular do 2º turno, na busca pelo bi. Do lado do Esporte há outra realidade, a equipe tentando fugir do fantasma do rebaixamento. Na classificação geral o Patinho possui apenas 13 pontos. Abaixo dele só o Cruzeiro de Itaporanga, com 11 e Atlético de Cajazeiras, na lanterna, com 8. Estes seriam hoje os três clubes a descerem para a segundona. O Esporte de Patos tem como principal concorrente para não cair a desportiva Guarabirense, com 14 pontos.
Tanto Nacional quanto Esporte tiveram uma péssima semana para preparação em decorrência das chuvas, que impossibilitaram das equipes treinarem no José Cavalcanti. A situação do Esporte é complicadíssima. Enquanto o Verdão contará com o retorno do zagueiro Junior, o Patinho terá dois importantes desfalques, o meia Miltinho e o lateral direito Junior, que receberam o terceiro amarelo contra o Botafogo. Mas clássico é clássico e as forças às vezes surgem das cinzas. Esperamos que a torcida vá a campo e a tradição desse clássico sertanejo seja marcado por uma grande partida de futebol.
foto:garimpandopalavras

Infância e Juventude


Recentemente conselhos tutelares de alguns municípios da região de Patos estiveram reunidos nesta cidade para tornar públicas as dificuldades de funcionamento que os mesmos estão enfrentando. A falta de infra-estrutura está comprometendo o trabalho em prol das crianças e adolescentes. Os problemas vão desde a falta de imóveis, material de expediente, equipamentos de informática, veículos e de pessoal, até não contato com o Ministério Público, que não atende os ofícios encaminhados pelos conselheiros, os quais ficam impedidos de dar seqüência aos andamentos previstos em sua responsabilidade, que é de zelar pelo bem estar do público infanto-juvenil.
As Prefeituras não estão cumprindo com suas obrigações de oferecer as condições ideais para o trabalho dos conselhos, bem como a Justiça, o Ministério Público de Patos, que há seis meses não dá retorno sequer de um ofício. A Corregedoria Geral do Ministério Público da Paraíba foi notificada desses problemas, para a qual foi solicitado um promotor titular específico para a Curadoria da Infância e da Juventude da Comarca de Patos. Resta saber se o pedido será atendido, já que não partiu de nenhum político influente. Na referida reunião participaram representantes dos conselhos tutelares de Patos, Cacimba de Areia, Salgadinho, Santa Terezinha, Quixaba e Areia de Baraúnas.
ilustração:PM-PI

Cidadania


Li esta semana uns comentários no site patosonline, do colega Marcos Oliveira. Um internauta clamava ao prefeito Nabor Wanderley a recuperação da murada do cemitério do Distrito de Santa Gertrudes que havia caído. Outra pessoa revidava, mandando que o reclamante deixasse de lado a referida casa do descanso eterno, dizendo inclusive que quem estava dentro não queria sair e quem estava fora não queria entrar. Um trocadilho carregado até com certo grau de humor, mas que não contribuiu para o verdadeiro sentido da democracia.
Ora, o referido cemitério é um bem público, onde são empregados recursos de nossos impostos e deve ser sim bem zelado. A gente bem sabe que os vândalos invadem constantemente os cemitérios de Patos para roubar peças de metal e danificar os túmulos. Não convém também permitir que as paredes venham ao chão e ninguém tome providências. Cabe sim à secretaria de Infra-estrutura ir até lá e atender a reclamação da população. Os problemas de ordem pública que são levados ao prefeito nada mais são que uma importante contribuição para sua administração. Se o cidadão deixa de lado os problemas que lhe atingem então não cumpre com seu papel perante a si mesmo e com a sociedade.

Governador visita áreas do Sertão atingidas pelas chuvas



O governador Cássio Cunha Lima aterrissou no início da tarde de hoje no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos, onde concedeu rápida entrevista antes de seguir para a região de Sousa, a fim de conhecer de perto a situação dos desabrigados pelas fortes chuvas que castigaram o interior paraibano. Cássio, que antecipou sua volta ao cargo em decorrência da calamidade pública que se instalou nas áreas alagadas, disse que nesta segunda-feira estará reunido com o presidente Lula, juntamente com os demais governadores nordestinos, para detalhar os problemas das referidas unidades federativas e buscar socorro do governo federal. Inclusive o presidente Lula já anunciou a liberação de verbas emergenciais, parte delas para a recuperação de estradas, que foram arrastadas isolando vários municípios. “Uma reivindicação que farei ao presidente Lula será em torno do Seguro Safra, recursos que socorrem os agricultores quando têm prejuízos com as estiagens. Pedirei que o Seguro seja usado também no caso de perda agrícola provocada pelas águas”, anunciou Cássio.
foto:portalmidia

sexta-feira, 4 de abril de 2008

TSE confirma: Patos tem quase 64 mil eleitores



Por Genival Junior



O Tribunal Superior Eleitoral-TSE, publicou em seu site os novos dados do eleitorado em todo o país. Com base nos números, atualizados em 31 de março do corrente ano, a cidade de Patos continua sendo o 5º maior colégio eleitoral da Paraíba com 63.936 eleitores, contra 63.496 relativos ao mês de fevereiro, um crescimento de 440 eleitores no último mês.
Desse total, são 35.162 mulheres, o que corresponde a 55% e 28.755 homens, o correspondente a 44,97%. Curiosamente, 19 eleitores não tem o sexo identificado pela justiça eleitoral, número equivalente a 0,03% do total.
Com relação a distribuição por faixa etária, a maior concentração de eleitores tem entre 25 e 34 anos de idade. São 16.218 eleitores, que representam 25,37% do contingente do município. Com 16 e 17 anos, faixa etária onde o voto também é facultativo, o município possui 1.467 eleitores, que significa 2,29% do total. Já os eleitores com mais de 70 anos, a outra faixa onde o voto é facultativo, totalizam 4.686, números que correspondes a 7,33%.
Vale lambrar que o cadastramento de novos eleitores se encerra no próximo dia 7 de maio. Só depois disso, a justiça eleitores estará divulgando o eleitorado final de todos os municípios do Brasil, aptos a participar das eleições municipais de outubro.
A caminhar no mesmo ritmo, a cidade de Patos terá esse ano mais de 64.500 eleitores para decidir quem governará o município nos próximos quatro anos, bem como os 11 vereadores para a legislatura 2009-2012 na Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.

Outros municípios: Março/2008

João Pessoa-------------437.883
Campina Grande--------264.320
Santa Terezinha------ ---- 3.366
São José de Espinharas----3.201
São José do Bonfim--------2.892
Cacimba de Areia----------2.750
Salgadinho-----------------2.438
Passagem------------------1.930
Areia de Baraúnas----------1.685
Quixaba---------------- --1.430

Medo das chuvas

O Governo do Estado, atento para a situação das chuvas que ocorrem em todo o Estado, tem tomado todas as providências no sentido de que a população não venha a sofrer as possíveis conseqüências pelo volume de água nas barragens. Em entrevista, o secretário de Infra-estrutura do estado, Francisco Evangelista, informou que o governo chama atenção dos prefeitos municipais para que as equipes de Defesa Civil Municipal estejam em alerta para as possíveis eventualidades. Também reafirma que o governo está em luta constante, por meio de seus órgãos que formam uma força tarefa, prestando assistência às cidades mais atingidas pelas enchentes.
Segundo o secretário da Infra-estrutura, por conta da intensidade das fortes chuvas registradas nas últimas horas em todo o território paraibano, acumulando um volume de água expressivo em boa parte dos grandes reservatórios do Estado, o Governo da Paraíba faz um alerta especial aos prefeitos dos municípios de Salgado de São Félix, Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipú, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita e Bayeux. “É importante que as equipes da Defesa Civil Municipal dessas cidades adotem providências urgentes para a evacuação das populações ribeirinhas e que possam também preparar a comunidade da área urbana para possíveis transtornos provocados pelo elevado volume de água ao longo do Rio Paraíba”, disse.
De acordo com Evangelista, o Governo da Paraíba continua em uma luta, sem trégua, através de uma equipe de órgãos centralizados na força-tarefa, de assistência às cidades mais atingidas pelas enchentes e que estão enfrentando problemas pelos inevitáveis alagamentos. “A prioridade é a atenção às famílias prejudicadas pela ação das águas e a recuperação da infra-estrutura de transporte, principalmente onde existem áreas isoladas”, garantiu. O secretário lembrou que por solicitação do Governo da Paraíba, o Exército Brasileiro está disponibilizando mais homens para o trabalho de assistência aos desabrigados.

garimpandopalavras com Ascom
foto:garimpandopalavras

Chuvas causam estragos nas estradas do Sertão


As chuvas que continuam a cair no Sertão trazem não apenas alegria para os sertanejos, que esperam por uma excelente safra, mas também algumas preocupações, a exemplo da destruição de passagens que acabam deixando comunidades isoladas, a exemplo do que vem ocorrendo em São José do Sabugi. Algumas localidades rurais estudantes estão sem poder freqüentar as aulas. A Prefeitura vem trabalhando de forma emergencial para amenizar o problema. Pontes estão sendo arrastads e o perigo aumenta para quem precisa se deslocar para outros municípios. Em àgua Branca, na PB 306, há trechos que exigem extremo cuidado. Ontrem mesmo uma caminhonete D-20 caiu parcialmente no barranco, por muito pouco não causando uma tragédia. Seus oito ocupantes sairam ilesos. As águas destruiram parte da pista e é preciso muito cuidado para quem passa na localidade. Na sewrra de Santa Luzia a Polícia Rodoviária Federal vem orientando os motoristas para as possíveis quedas de barreiras, algo comum em época de muita chuva. As previsões são de muitas chuvas ainda esta semana na Paraíba.

foto: IIIBPM

Combate ao tráfico de drogas em Patos



A Polícia Militar de Patos vem intensificando o combate ao tráfico de drogas na cidade e na noite de ontem obteve algumas vitórias contra o comércio de alucinógenos. Com a intensificação das investigações pelo pessoal da 2ª Seção, por volta das 10h da manhã de ontem a P2 conseguiu estourar uma boca de fumo e prender em flagrante Gilson Angelim de Lucena (foto), 31, auxiliar de serviços gerais, que reside na Rua Tenente Pedro do Carmo, s/n, na Vila Teimosa. Segundo informações do III Batalhão, Angelim é um dos que vinham sendo investigados pelo crime de tráfico de drogas.
No local foram apreendidas com Angelim 55 pedras de crack; 29 papelotes de maconha; 100g de maconha para ser embrulhada, além da quantia de R$ 127,00 e U$ 2,00, saquinhos e picolé e papel alumínio utilizados para comercializar os entorpecentes. O acusado já tem passagem pela polícia, já respondendo por tráfico de drogas, uma atividade que gera altos lucros para os criminosos. Na noite de ontem a PM prendeu mais dois homens acusados também de comercializar drogas. Por volta das 23h a P2 foi ao Baixo Meretriz e prendeu Jonas Carneiro Martins, 20 anos, sem profissão e Janaína Oliveira da Silva, 26, também sem ocupação, ambos residentes em Patos. Com a dupla foram apreendidos 13 trouxinhas de maconha, dois cachimbos e R$ 32,00. Os dois foram presos em flagrante e levados para a 5ª Superintendência de Policia Civil.
Fonte: III BPM com garimpandopalavras

Nova Câmara Municipal de Patos será entregue em 30 de maio


O presidente da Câmara Municipal de Patos, vereador Marcos Eduardo, informou que continuam acelerados os trabalhos de acabamento do novo prédio onde funcionará a Casa Juvenal Lúcio de Sousa, na Horácio Nóbrega, bairro Belo Horizonte. A data da inauguração será mantida, dia 30 de maio, próximo mês. No local havia funcionado por décadas o CEU - Clube dos Estudantes Universitários. O terreno foi doado pela Prefeitura municipal. A nova sede da Câmara Municipal será a mais moderna da Paraíba e nela estão sendo investidos R$ 400 mil, dinheiro próprio do Legislativo. Ao todos são mais de 30 setores, inclujsive estacionamento e salas de vereadores. "Tivemos que fazer malabarismos para conseguir essa economia. A sociedade de Patos e os próprios vereadores precisavam de um espaço amplo, confortável para que o Legislativo tivesse um funcionamento ideal e de fácil acesso", comentou Eduardo ao Garimpando Palavras, o qual vem sendo bastante elogiado por ter levado adiante esse arrojado projeto. O novo prédio da Câmara Municipal teve início em agosto do ano passado.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pássaros apreendidos em Patos


Através de uma denúncia anônima pelo Linha Verde (0800618080) agentes do Ibama apreenderam na manhã de hoje, no bairro do Jatobá em Patos, 19 aves silvestres, sendo 08 azulão, 7 golados, 3 caboclinhos e 1 bigode, alé de 14 gaiolas. Todas essas aves são proibidas serem capturadas e comercializadas, segundo a lei ambiental. Os animais foram levadas para João Pessoa para serem libertadas.

Foto:garimpandopalavras

Mais dois afogados no Sertão

Na tarde do dia 30 de março desapareceram no açude Buiu no município de Olho D'Água-PB dois homens que segundo informações colhidas pela Polícia, pescavam e naquela ocasião também ingeriam bebida álcoólica. Tratava-se da pessoa de José Antero Leite, de 67 anos de idade, agricultor, e de Francisco de Assis de Oliveira, de 46 anos de idade, também agricultor. Ambos residiam no Sítio Mereco, no município de Água Branca. Uma criança de apenas 7 anos de idade estava dentro do açude em companhia das duas vítimas e de repente notou o sumiço daqueles, e em atitude inopinada nadou até a margem da barragem e logo seguiu ao encontro de familiares das vítimas e contou sobre o fato ocorrido. Somente ontem (02/04) os familiares informaram o fato ao policiais do Destacamento de Polícia Militar de Olho D'Água, e estes contactaram com o Corpo de Bombeiros de Patos que, chegando ao local e efetuando buscas, encontraram os dois corpos.
fonte: III BPM

Dia de avaliar serviços da Energisa - antiga Saelpa

O Procon de Patos está convocando a sociedade patoense para participar de uma audiência pública às 14h de hoje no Fórum Miguel Sátyro. Na pauta a avaliação sobre os serviços oferecidos pela Energisa, antiga Saelpa. Além do Procon, representantes da agência reguladora de energia se farão presentes. O diretor do Procon Municipal, Vital Henrique, informou que os consumidores poderão dar sugestões para melhor funcionamento da empresa fornecedora de energia, bem como formular reclamações durante o evento.

Jovem morre ao cair de Biz

Mais um acidente envolvendo moto contribuiu para o aumento das estatisticas de mortes no trâsito da cidade de Patos. Na noite de ontem, por volta das 19h30, a menor Tâmara da Silva Santos, solteira, 17 anos e redidente na rua Rebeca da Costa s/n, Bairro do Salgadinho, guiava uma moto Honda Biz, levando no carona um irmão seu de 9 anos, ambos sem capacete. Quando passava na Rua Alfredo Lustosa Cabral, mais precisamente em frente à Lan House X Game, ela perdeu o controle do veículo e cairam. Tâmara faleceu no local, enquanto que seu irmão teve ferimentos leves e recebeu socorros do Samu

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Flagrantes pelas lentes de Metódio Leitão

Tive a grata surpresa de visitar hoje o blog de Metódio Leitão. A sensibilidade na captação das imagens é algo a se destacar no trabalho desse fotógrafo, de longas datas de batente, hoje fazendo um registro poético e de fotojornalismo. São cenas do cotidiano, da natureza que prendem nossa atenção além do tempo habitual. As fotos abaixo são apenas um aperitivo. Quem quiser conhecer um pouco mais desse talentoso patoense e sua paixão pela fotografia é só acessar seu blog: metodioleitao.blogspot.com








fotos:Metódio Leitão

Mortes pelo HIV

Aumentou em 40% o número de mortes de soropositivos atendidos pelo Hospital Clementino Fraga, da Capital, referência no atendimento a pacientes com HIV. A informação foi dada por Luciano Bezerra Vieira, integrante do Fórum Ong/Aids da Paraíba. O Fórum pede uma UTI para a referida unidade de saúde para que pacientes possam receber o tratamento adequado.

Congresso reúne médicos em João Pessoa

Será aberto amanhã o XXV Congresso Médico da Paraíba, que vai até sábado. O evento, que terá como local o Centro Cultural Unipê, em João Pessoa, discutirá diversos temas da atualidade ´da Medicina, como: Urgência Médica e PSF; Dengue: aspectos relevantes; Menopausa; Crise convulsiva; Câncer de mama, dentre outros de enorme interesse para a reciclagem da categoria.

Patos desenvolve arrastões contra dengue


O Município de Patos está desenvolvendo importante guerra contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes egypti. O trabalho é realizado pelos agentes de endemias, visitando casa por casa, conversando com os moradores, entregando material educativo e vistoriando as condições de armazenamento de água, além de agilizar o encaminhamento de pessoas que apresentam os sintomas da doença. O secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), que vem acompanhando essas ações de combate ao mosquito, disse que os números revelam que 80% dos focos do Aedes estão dentro das residências, devido a existência de água limpa e pouca luminosidade, ideais para a sua reprodução.
O arrastão começou hoje pela Rua do Meio. Segundo Zeca, por apresentar grande densidade populacional em espaço reduzido e onde geralmente são registrados os maiores números de notificações da doença. “Escolhemos essa localidade para que a campanha preventiva tenha maior impacto e assim possamos diminuir o risco de dengue para essas pessoas dessa comunidade. Mas percorreremos todos os bairros da cidade realizando essa ação”, disse o secretário. A cidade de Patos está vivendo o ciclo de três meses de intensa reprodução do mosquito, que é justamente o período das chuvas. Zeca explicou que os índices pluviométricos já ultrapassaram a média anual em Patos e é preciso a concentração de todos os esforços possíveis para que se diminua a proliferação da doença. Enfatizou que as chuvas que estão caindo todos os dias ajudam bastante no combate ao mosquito, que fica sem tempo para se reproduzir, pois quando põe os ovos estes são varridos pelas águas. Acrescentou que o perigo é quando as chuvas caírem intercaladas, dando tempo para o desenvolvimento das larvas.
Capacitação para médicos

A campanha contra a dengue permanecerá fortemente nos próximos três meses. Na próxima segunda feira a Secretaria Municipal de Saúde reunirá representantes de todos os seguimentos representativos da sociedade local a fim de eleger o Comitê de Combate à Dengue. O Município vem tomando algumas providências para conter o avanço da doença. Todos os agentes comunitários de saúde estão sendo treinados para se incorporarem a essa luta; revisão das previsões sobre dengue; convocação de todos os agentes de endemias que estejam de férias; contratação em caráter de emergência de mais dez pessoas para auxiliar nos locais de difícil acesso; capacitação de todos os médicos das 34 unidades do PSF e contato com os diretores dos hospitais da cidade para no plano a ser elaborado pelo Comitê, se fazer também um plano de tratamento da dengue.
Na próxima terça-feira todos os médicos vão receber treinamento para identificar os tipos de dengue. “Os médicos que foram capacitados pelo Estado vamos repassar esses conhecimentos para os do Município. Isso fará com que tenhamos uma segurança maior, identificação dos focos, da doença e uma prevenção bem feita”, comentou Zeca. Na Paraíba este ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já foram feitas 1.892 notificações de dengue, índice 36% menor em relação ao mesmo período de 2007.

Texto e fotos: Ascom

Opinião: PT poderá formar chapa pura nas eleições 2008



Por Genival Junior para o Garimpando Palavras


O Partido dos Trabalhadores poderá disputar as eleições municipais sem partir para as tradicionais coligações, na disputa por vaga na Câmara Municipal de Patos. Até o momento, o partido dispõe de pelo menos 17, pré-candidatos a vereador, (15 homens e 2 mulheres),dentre os quais precisará de um enxugamento de apenas três nomes para a definição do grupo. De acordo com o presidente do partido em Patos, Vital Henrique, o PT fará uma avaliação criteriosa em torno do potencial dos nomes, antes de tomar a decisão. Vital não descartou a possibilidade de uma coligação formada com partidos da base aliada ao governo Nabor Wanderley, que conta com outras oito legendas.
Outro cuidado que o PT de Patos vem tomando, segundo Vital, é, se necessário, buscar alianças com partidos que preservem os ideais de luta em defesa do processo democrático, além do compromisso ético com a população. “Precisamos preservar a nossa identidade para não comprometer o projeto de construção de alianças”, comentou. A Comissão Executiva do partido deverá agendar nos próximos dias um encontro com todos os pré-candidatos a vereador, para mais uma vez discutir o assunto. No mês passado, foi realizada uma reunião, em que não houve grandes avanços, uma vez que boa parte dos pré-candidatos não esteve presente.

Clássico de domingo é de vida ou morte para as duas equipes


Se Nacional e Esporte vão dar um show de bola ninguém sabe. Porém, certeza absoluta é que emoção não irá faltar no coração das duas torcidas. Tudo por que o clássico dos maiorais, como é conhecido o confronto, será de vida ou morte para as duas equipes.
Para o Nacional, por que o time se reabilitou diante do Sousa na rodada anterior e precisa somar os três pontos para continuar lutando por classificação, uma vez que terá outro jogo importante em casa, dia 09/04, contra o Treze. Se vencer, o alviverde provavelmente estará no G-4, uma vez que hoje ocupa hoje a 6ª colocação com os mesmos sete pontos, que Atlético, Treze e Queimadense, (3º, 4º e 5º) colocados respectivamente. O Botafogo também soma sete pontos e está em sétimo lugar.
Patinho
Já o Esporte, vai procurar fazer de tudo para somar pontos e escapar da incômoda Zona de Rebaixamento. Atualmente, o Terror do Sertão soma 13 pontos e abre a zona seguido pelo Cruzeiro de Itaporanga que tem 11 e pelo Atlético de Cajazeiras que tem 8. Logo acima do Esporte está a Desportiva Guarabira que tem 14 pontos na soma geral e será o primeiro adversário do Esporte depois do Clássico. A partida está marcada para o estádio Sílvio Porto em Guarabira. Por isso, nada de derrota, diz a fanática torcida do Terror.
fotos:Weberson Leitão

Espaço Sindical



SINFEMP discute Plano de Cargos e Salários


com os professores de Santa Luzia


O presidente do SINFEMP, José Gonçalves esteve ontem, dia 01, reunido com os professores de Santa Luzia para fechar a proposta do Plano de Cargos, Carreia e Salários do Magistério Público Municipal.
O Auditório do Centro Cultural Padre Jose Santana ficou lotado, pois além da presença dos professores, compareceram a Secretária de Educação Terezinha Alves da Nóbrega e os vereadores Joselito e Bivar, para contribuírem com a discussão.
De acordo com José Gonçalves, já ocorreram várias reuniões, desde o ano passado para se discutir a alteração no Plano de Cargos do Magistério e que com a implantação do FUNDEB e a discussão do Piso Nacional de R$ 950,00 tem mobilizado os professores de Santa Luzia. Pela nova proposta que será apresentada ao Prefeito Antonio Ivo, o menor salário do professor ficará em R$ 475,00 e maior em R$ 1.579,03, este último, para quem tenha pós-graduação e 30 anos de serviço. Além disso, está sendo proposto um percentual para os profissionais que tenham magistério, especialização e mestrado.
Para a Professora Djaly o FUNDEB teve um aumento considerável, pois no mês de janeiro de 2007 o Município recebeu R$ 104.144,72 e em Janeiro de 2008 passou para R$ 182.697,42 praticamente 80% de aumento, necessitando assim, que alem da aprovação do Plano os professores também necessitam de seu aumento salarial.
No final foi sugerida uma comissão, formada pela Secretária de Educação, Terezinha, a Comissão dos Professores e o representante do SINFEMP alem dois vereadores, Bivar e Joselito, para apresentar a proposta ao chefe do executivo municipal.
A professora Maria Aparecida Vilar, colocou a necessidade desse projeto de lei ir para votação pela Câmara o mais rápido, devido à lei eleitoral.
Gonçalves enfatizou que se o plano for aprovado de acordo com as propostas apresentadas pelos professores, será uma grande vitória para o magistério público municipal de Santa Luzia.
Depois de aprovado o Plano queremos um aumento salarial para recuperar as perdas salariais dos profissionais do magistério, além da convocação dos aprovados no Concurso público, realizado recentemente pelo Município, onde foi homologado no último dia 28 de março de 2008 pelo Prefeito. Destacou José Gonçalves.

Prefeitura de Olho D’água é obrigada a efetivar os Agentes de Saúde

O Prefeito de Olho D’água, Julio Lopes Cavalcanti foi obrigado pela Procuradoria Regional do Trabalho em efetivar os agentes comunitários de saúde e realizar concurso público, acabando-se assim com as contratações existentes, depois de denúncia formulada pelo presidente do SINFEMP José Gonçalves.
No último dia 27 de março de 2008, os sindicatos dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região e o Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate as Endemais do Vale do Piancó, se reuniram com os servidores municipais no Auditório da Câmara Municipal e anunciaram que iriam entrar com as ações na justiça, como também ocupar o prédio da Prefeitura Municipal pela terceira vez, na terça-feira, dia 01 de abril, para exigir o envio do Projeto para a Câmara, como também pagar os salários atrasados dos professores e dos Agentes de Saúde, dos meses de janeiro, fevereiro e março, além dos garis, referente ao mesmo período e mais a metade de fevereiro de 2007.
Quando tomou conhecimento que a assembléia teria deliberado essa ocupação, cuidou logo de pagar dois meses aos professores, dois meses aos agentes de saúde e de encaminhar para a Câmara o Projeto de Lei criando o cargo para os dezenove agentes de saúde do Município, onde foi aprovado por todos os legisladores.
Além disso, o prefeito criou 20 vagas para agente administrativo, 150 vagas para auxiliares de serviços, 2 vagas para coveiro, 50 vagas para garis, 20 vagas para motoristas, 10 vagas para vigias, 6 vagas de agentes de combate as endemias, 5 vagas para auxiliar de enfermagem e 5 vagas para técnico em enfermagem. Apenas os Agentes Comunitários de Saúde, não farão concurso público, pois estão assegurados de acordo com a Emenda Constitucional 51.
O SINFEMP vai ficar de olho no processo de realização do Concurso público, no tocante a empresa que vai realizar e alguma irregularidade que possa acontecer, especialmente se os parentes dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários forem aprovados.
O prefeito ainda não concedeu aumento salarial para os profissionais do Magistério Municipal, que prometem paralisar as atividades mais uma vez.

Prefeitura de Várzea concede 20% de aumento para os professores

Foi fechada a proposta no dia 01 de abril com o Prefeito Demarzinho, professores e SINFEMP o aumento de 20% para os professores do Município a partir do mês de abril de 2008.
O prefeito Demarzinho e o Secretário de Educação José Amilton, apresentaram a proposta de 9,11% e o Presidente do SINFEMP José Gonçalves a proposta de 27% retroativo a janeiro de 2008, mas o prefeito não concordou, como também os professores não concordaram com 9,11%.
Depois de exaustiva discussão o presidente do SINFEMP José Gonçalves apresentou a proposta de 20%, onde foi aprovada pelos professores presentes e o prefeito, a partir d mês de abril.
Várzea é o segundo menor FUNDEB da base do SINFEMP, e tem apenas 32 professores. Com esse aumento o menor valor para os professores que tenham magistério ficará em R$ 498,00 e os que têm licenciatura em R$ 742,80 fora as outras gratificações.
Para a professora Edi Rocha, diretora do Sindicato no Município foi um grande avanço esse aumento e alertou que no próximo ano, os professores têm que começar a se organizar no mês de janeiro, pois mesmo assim, foram perdidos três meses de 20% a menos nos salários dos profissionais do magistério.

Procon - PATOS orienta sobre contas em faturas com vencimento durante a greve dos Correios


Diante da paralisação dos Correios iniciada ontem, as empresas que enviam cobranças por correspondência postal serão obrigadas a oferecer outra forma de pagamento viável ao consumidor, como por exemplo internet, fax, depósito bancário ou pessoalmente na própria sede, segundo orientações do Procon Patos, neste caso o consumidor deve contactar com o SERVIÇO DE ASSISTENCIA AO CONSUMIDOR DE SUA OPERADORA OU ADMINISTRADORA DE CARTAO DE CREDITO OU OUTRO CREDOR para que tenha acesso antecipado a sua fatura .
O diretor do Proncon de Patos, Vital Henrique (foto), informa que o consumidor que contratou os serviços dos Correios e a prestação não ocorreu conforme determinado, a instituição orienta a solicitar ressarcimento do valor pago pelo serviço e caso não seja atendido formule reclamação junto ao Procon Patos, na Rua Horacio Nóbrega, 526, Bairro do Belo Horizonte, ou por telefone 3423 3629.

Agricultor atira contra menor em Catolé do Rocha

Nos registros policiais de ontem um fato ganhou destaque em Catolé do Rocha. Por volta das 18h10, na rua Nestor Arnold Filho, bairro Tancredo Neves, naquele município, Alisson Possidônio F. Pinto, solteiro, 26 anos de idade, agricultor e residente no Sítio Dois Caminhos também naquela localidade, efetuou três disparos de arma de fogo contra o menor A.P.F.P., que teve a boca, uma das pernas e o estômago atingidos. A vítima foi imediatamente transferida pela guarnição policial para o hospital regional daquela cidade, quando posteriormente foi deslocada para uma outra unidade hospitalar em Campina Grande, onde até o momento não há informações sobre sobre o seu estado de saúde.
Diligências foram efetuadas no sentido de capturar o acusado, que tinha rixa com o menor, porém até o momento sem êxito.
Encontro de cadáver em Nova Olinda
Manoel Pereira da Silva, de 42 anos, viúvo, que estava desaparecido desde às 10h da última segunda-feira, foi encontrado às 16h de ontem sem vida, por um popular. O corpo estava nas margens do Rio Gravatá, na cidade de Nova Olinda, com o corpo coberto de areia. Os motivos de sua morte ainda não foram revelados.

Prevenção



Promotora de Justiça Dr. Caroline; Comandante do 3º Batalhão Tenente-Coronel Dutra (à esquerda) e o Major Almeida (à direita).

Na manhã de onem a promotora de Justiça Caroline Freire de Moraes, Curadora do Meio Ambiente do Município de Patos-PB, fez uma visita ao Açude do Jatobá nesta cidade, acompanhada de autoridades da Polícia Civil, membros da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) e do Tenente-coronel Everaldo Dutra Barbosa da Silva, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar. Nessa visita a Dra. Caroline determinou a distância mínima de 30 metros, a contar da margem do açude, para a montagem de barracas com fins lucrativos. O consumo de bebida alcoólica só será permitido nos locais de vendas, ficando o banhista proibido de conduzi-la, em qualquer recipiente, em direção ao açude. Por fim mais uma vez foi reforçada a não permissão de banhos em animais nem tão pouco lavagem em veículos naquele açude.
fonte: III BPM

terça-feira, 1 de abril de 2008

Gerenciamento do dinheiro públlico


O ministro da Fazendo, Guido Mantega, informou hoje que haverá um corte de R$ 20 bilhões no Orçamento. Grande parte dos cortes, segundo ele, acontecerão no custeio da máquina pública e na política industrial de incremento nas exportações. É preciso que o governo federal se atenha mais em cortar despesas desnecessárias, principalmente a gastança dos cartões corporativos. Aliás, essa polêmica criada em cima de um dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, me vem a pergunta: Esse dinheiro usado a torto e a direito pelos servidores públicos partem ou não de nossos tributos? Ora, nossos altos impostos não devem servir para o bem estar pessoal dessa turma. Por ser dinheiro público, todas as despesasa devem ser apresentadas como forma de prestação de contas. O cartão corporativo surgiu para resolver problemas financeiros emergenciais de ministérios, de autarquias e não para a farra de um bando de aproveitadores dessa facilidade oferecida pelo governo federal, que já chegou até mesmo a ser parodiada na novela global das oito.

Enquanto o dinheiro do cartão corporativo é torrado de maneira pra lá de irregular, a saúde pública brasileira continua a mostrar sua cara, todas suas deficiências no atendimento à população. Lula vai ao ar e diz que o País vive um momento mágico em sua economia. Pode ser, mas o desequilíbrio social é gritante e requer máxima atenção. A alta concentração de renda nas mãos de poucos ainda gera profundas mazelas sociais que precisam ser revistas. As políticas de inclusão à cidadania estão longe de ser inseridas na prática. Quem quiser entender bem como isso reflete na vida das pessoas basta uma rápida visita à periferia, conhecer a favelização que domina as grandes, médias e agora até pequenos municípios.

Carteiros em greve


Os carteiros de Patos amanheceram hoje em greve. A categoria reclama da retirada de 30% de sua gratificação de periculosidade, número insuficiente de profissionais para a entrega das correspondências, concursados ainda não chamados, dentre outras reivindicações que mantém os carteiros na frente da Agência Central de Patos, passando os motivos à população.

foto: arquivo garimpandopalavras

Educação zero


É incrível a percepção dos condutores de veículos que trafegam pela cidade de Patos no quesito educação e legislação de trânsito. Não bastasse a infinidade de irregularidades cometidas ao volante, estão fazendo da área de pedestre estacionamento. Um dos lugares mais visados para aqueles que querem fugir da taxa da zona azul tem sido a área do Posto Paizão. Todo santo dia a passagem dos pedestres fica bloqueada, inclusive por veículos da Polícia, obrigando as pessoas a trafegarem pelo meio da rua. Os agentes de trânsito fazem vista grossa, passam pelo local e não tomam providências. Ontem foi preciso o garimpando mostrar, a vinte metros de um deles, que um veículo estava tomando a passagem da rampa de acesso a portadores de deficiência física, não respeitando a distância prevista para estacionamento em esquinas. Vamos pagar nossos impostos, mas também cobrar atenção dos serviços públicos.
foto:garimpandopalavras

Garimpando chega a mil postagens em pouco mais de seis meses

O blog Garimpando Palavras, criado em setembro último com intuito de oferecer as notícias de maior destaque e de interesse público, completou no dia de ontem sua miléssima publicação. São matérias gerais com enfoque na economia, ciência, cultura, saúde, policial, fotojornalismo, social, a tônica desse meio de comunicação que prima pela informação precisa, aberta a qualquer assunto que venha a contribuir para o debate dos problemas que fazem parte do nosso dia a dia. Agradecemos a todos que contribuem por esse trabalho jornalístico, bem como aos nossos parceiros, que acreditam na responsabilidade que o Garimpando tem de manter sua linha informativa.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Riscos de alagamentos em Patos



Defesa Civil Municipal e Bombeiros visitam áreas de risco

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, juntamente com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Rubens Nogueira e o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Figueiredo, estiveram na manhã de hoje em visita aos pontos mais críticos da cidade onde as chuvas estão causando prejuízos e ameaçam invadir novas casas.
Rubens disse que estão sendo disponibilizados caminhões da Infra-estrutura, meio Ambiente e outros veículos das demais secretárias para deslocamento das famílias, quando houver necessidade. Na Rua Aristides Rodrigues, conhecida Rua da Baixa, às margens do Rio Espinharas, foi um dos locais visitados, com várias residências prestes a ser tomadas pela enchente do Rio, caso ele permaneça com seu nível subindo. As famílias já estão sendo transferidas para o ginásio de esportes O Rivaldão.
A Defesa Civil de Patos já solicitou da Defesa Estadual o envio de colchões e mantas para que os serviços de socorro às famílias sejam centralizados, facilitando a distribuição de donativos. Rubens informou que todas as áreas próximas a rios estão sendo consideradas áreas de risco, dentre elas, além da Rua da Baixa, Jatobá, Monte Castelo e Juá Doce.
O prefeito Nabor Wanderley falou sobre as providências que a administração municipal está tomando. Uma delas é orientando das famílias das áreas de alagamentos para estejam sempre preparadas para o caso de sua remoção para lugares seguros. "Estamos com todas as secretarias à disposição da população para que haja a remoção das famílias, dos móveis, conseguir abrigo, condições para que possam se manter até os níveis voltarem ao normal", comentou Nabor, informando que além do Rivaldão, várias escolas, o Centro de Treinamento Maria Martins Maniçoba estão prontos para receber, se preciso for, as vítimas de inundações.
A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão fazendo um trabalho preventivo nas localidades ribeirinhas, orientando sobre como devem agir, inclusive oferecendo os telefones de urgência para que o socorro chegue rápido. A construção de casas às margens de rios e na passagem de córregos só aumentou a preocupação dos órgãos públicos pelo perigo que elas representam em decorrência dessa localização. Semana passada a Prefeitura teve de demolir uma dessas casas que estava atrapalhando a passagem das águas, que inundaram outras vizinhas. O prefeito de Patos explicou que a Prefeitura está tomando apenas medidas emergenciais, mas que após as chuvas pretende reunir os moradores dessas áreas de risco para tentar encontrar uma solução para esse problema que tende a persistir sempre que houver inverno.
Perigo de afogamento
O comandante Figueiredo pediu colaboração das famílias em perigo de alagamento para que, caso tivessem onde guardar seus móveis agilizassem logo a remoção, como também aos banhistas para que tenham cuidado e evitassem pular das pontes e sangradouros dos reservatórios, a fim de evitar afogamentos. Jatobá, que sangrou na madrugada de hoje, é um dos lugares mais visados pelos banhistas, muitos deles crianças. "Com relação às casas, estamos desocupando quatro casas da Rua da Baixa e duas do Juá Doce, todas prestes a ser invadidas pelas águas. As pessoas não podem ficar se arriscando. Prefeitura e Corpo de Bombeiros estão prontos para auxiliar a todos a qualquer momento. Com relação ao banho nesses reservatórios, é preciso muito cuidado", enfatizou Figueiredo.
fotos:Weberson Leitão

Delegados de Patos aderem à greve e param suas atividades nesta terça

A partir desta terça-feira delegados de Patos param suas atividades, numa adesão à greve da categoria, onde mais de cem delegados já confirmaram presença no manifesto programado para amanhã em frente ao palácio do Governo. Os delegados pedem melhorias salariais e funcionais. Na cidade de Patos, cuja judisdição da 5ª SPC existem 15 delegados, sete nesta cidade, segundo explicou ao Garimpando Palavras o delegado Manoel Martins, o atendimento ao público será suspenso, devendo os delegados fazer apenas os casos de flagrante. "As pessoas que vierem para fazer BO de perda de documentos dentre outros motivos de rotina não serão atendidas. As investigações de inquéritos em andamento também serão suspensas", enfatizou Martins.

Agricultor mata esposa com mão de pilão


O agricultor Francisco Ferreira da Silva, 52, residente no Sítio Santa Gertrudes, Distrito Santa Gertrudes Patos-PB, matou a golpes de mão de pilão sua esposa Luzia Ferreira da Silva, 57. O crime aconteceu às 4h da madrugada de hoje no quarto do casal enquanto a doméstica dormia. O acusado aproveitou que ela já havia adormecido, pegou a mão de pilão e desferiu golpes na cabeça de sua esposa, que chegou a ser socorrida por familiares para o Hospital Regional de Patos, mas faleceu a caminho.
Às 4h30 um dos sete filhos do casal, José Everaldo, 19 anos, ligou para a Polícia informando que o senhor Francisco Ferreira havia agredido sua mãe. A PM foi ao local e o prendeu em flagrante, o qual estava debaixo de uma mesa no quarto dos fundos da casa. Na 5ª Superintendência de Polícia Civil ele disse à nossa reportagem que vinha desconfiando que sua esposa tinha lhe traído e por isso a agrediu. “O diabo me atentou. Estou muito arrependido do que fiz. Nunca a gente tinha brigado”, desabafou o senhor Francisco, que toma antidepressivos e que era casa havia mais de trinta anos com Dona Luzia.
foto:garimpandopalavras

Dengue cresce mais de 25% em cinco dias; Vigilância diz que combate deve ser constante


Os números da dengue no Estado não param de crescer. Até porque, infelizmente, há modos apenas de prevenir a dengue, depois de instalado a caos, fica mais difícil resolver. “Não se combate dengue, se combate o mosquito e esse trabalho deve ser diário e constante”, diz a gerente Executiva de Vigilância da Saúde do Estado da Paraíba Dionéia Garcia. Esta semana, de acordo com a última contagem da Secretária Estadual de Saúde, em cinco dias o número de casos subiu de 1394 para 1892, ou seja, mais de 25%. Isso mesmo com todas as ações de tentativa de controle, segundo Dióneia.
Municípios prioritários
Os agentes de saúde que visitam os municípios a cada dois meses para controle, estão diminuindo os espaços entres as visitas. Os municípios campeões de casos ainda são Cajazeiras, São Bento, Patos e Catolé do Rocha. Também tem muitos casos Cuité, Guarabira, Itabaiana, Monteiro, Piancó, Sousa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Conde, João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Ela diz que a culpa da epidemia não é da população, mas que sem o apoio desta não há como fazer os números começarem a cair. “Os governos podem gastar o quanto quiserem, mas sem a ajuda da população o mosquito não pode ser vencido. E pedimos que as pessoas cobrem e fiscalizem se as inspeções estão sendo feitas”, frisa.
Prevenção
A orientação para a população é a mesma: investir na prevenção. Dionéia explicou que os depósitos considerados predominantes como criadouros do mosquito Aedes aegypti no estado são: cisternas, poço, potes, baldes, tanques, calhas, caixas d' água tanto em cimas das casas quanto ao nível do solo. Os municípios considerados prioritários para o Plano Nacional de Combate a Dengue, por concentrarem 47,3% da população do estado são: Cajazeiras, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana Monteiro, Patos, Piancó Sousa, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Conde, João Pessoa, Lucena e Santa Rita.

As manifestações clínicas de alerta em casos de dengue são: sangramentos orais, nasais, vômitos com raios de sangue, urina avermelhada, manchas na pele, dor de intensidade forte no abdômen, pressão baixa necessitam de procurar serviço hospitalar mais próximo. Estes sintomas são sugestivos de complicações da dengue ou de Dengue Hemorrágica. Para a Dengue Hemorrágica há necessidade de confirmação laboratorial. Portanto, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde alerta que faz-se necessário o engajamento de todos na divulgação continua dos sinais e sintomas da dengue bem como das medidas de prevenção que devem ser feitas pela população no combate ao mosquito em suas residências e áreas afins.

Mônica Melo
WSCOM Online

foto:empauta1.wordpress.com

Perigo das águas



O Corpo de Bombeiros de Patos está bastante temeroso que aconteçam afogamentos nos mananciais da localidade, devido a imprudência dos banhistas, inclusive crianças, que estão se banhando nessas águas. Farinha e Jatobá já sangram, este último por volta das 3h da madrugada de hoje, e a força das águas podem arrastar as pessoas. O Comando do CB solicita inclusive que a PM ajude no trabalho preventivo, proibindo que as pessoas pulem nos sangrouros. Todos os bombeiros de folga estão sendo recrutados para atender os inúmeros pedidos da população sertaneja.
Em Patos algumas áreas são consideradas de risco de alagamento, a exemplo das Sete Casas e Cangote do Urubu, onde casas vieram a cair com as enxurradas semana passada. A Rua da Baixa, localizada às margens do Rio Espinharas, onde historicamente, como mostra a foto, sempre em períodos de bons invernos, as casas, construídas em locais indevidos, acabam sendo inundadas, como aconteceu também em 2004 e as famílias foram transferidas para o Caic. Várias pessoas construíram praticamente dentro do leito do Rio Espinharas e com a subida dos níveis do referido rio, as famílias estão apreensivas.
Arquivo:garimpandopalavras

domingo, 30 de março de 2008

Homem desaparece no açude de Santa Luzia


O III BPM de Patos recebeu informações na manhã de hoje que o Sr. Edvan José do Nascimento, 37 anos de idade, agricultor, solteiro e residente na travessa Antônio Birro s/n, bairro São Sebatião no município de Santa Luzia-PB, havia desaparecido nas águas do açude daquela cidade. Os comentários são de que Edvan consumira bebida alcoólica no local, lo que gerou a suspeita que ele tenha sido vítima de afogamento. O Corpo de Bombeiros da cidade de Patos foi acionado para localizar o corpo, mas o contingente, em sua grande parte se encontra no município de Santa Inês atendendo famílias, cujas casas foram alagadas pelas chuvas. Com o apoio do efetivo de folga as buscas foram iniciadas por volta das 15h30 e como nenhum corpo foi encontrado depois de inúmeros mergulhos, as buscas foram encerradas devido o anoitecer e só serão iniciadas amanhã.

Outro afogamento em Santa Luzia

A Polícia registrou tmabém no dia de hoje o afogamento de Rivaldo Eugênio dos Santos, 33 anos de idade, profissão borracheiro, divorciado e que residia na rua José Ferreira Júnior nº 357 no município de Santa Luzia. Ele tomava banho no açude daquela localidade quando mergulhou e não retornou à superfície. Seu corpo encontrado minutos depois, por volta das 17h ainda naquele mesmo local por um cidadão conhecido por Marcones.

fonte III BPM com garimpandopalavras

Verdão passa pelo Sousa no José Cavalcante


O Nacional de Patos conseguiu vencer na tarde de hoje o Sousa no José Cavalcanti, partida válida pela 5ª rodada do Paraibano. O único gol foi marcado aos sete minutos da etapa inicial através do camisa sete nacionalino, José Wilker, que não é o ator global, mas fez lindo gol chutando de esquerda no ângulo direito do goleiro Bel. A equipe de Patos teve chances de ampliar o marcador no primeiro tempo, mas o passe final para os atacantes não chegava com precisão. No segundo tempo o Sousa tentou, debaixo de muita chuva e um gramado encharcado, reação, em algumas vezes chegando com perigo à área nacionalina, que estava mais preocupado em manter o resultado e ficar de bem com torcida, que foi em pouco número ao estádio. Alguns da torcida organizada fizeram protesto pela fraca campanha da equipe, colocando a faixa de incentivo de cabeça para baixo. O presidente do Nacional, José Ivan, reconheceu o motivo do pequeno público, mas pediu compreensão e apoio dos torcedores, já que a equipe precisa muito do incentivo da torcida para conseguir bons resultados.

O Esporte de Patos foi à João Pessoa e conseguiu empatar em 2x2 com o Botafogo, na sua luta contra o rebaixamento, resultado importante. O Treze de Campina venceu de virada a Queimadense, 2x1; Campinense não saiu de um empate com a Desportiva em 0x0 e o Cruzeiro de Itaporanga bateu o Atlético de Cajazeiras por 3x1. O Campinense se mantém na liderança com 13 pontos, seguido pelo Sousa com 9. Cinco equipes possuem 7 pontos embolando a terceira colocação: Botafogo, Treze, Atlético, Nacional e Queimadense. O últimos colocados são Cruzeiro e Esporte de Patos, ambos propensos a irem para a segundona.

fotos: garimpandopalavras

Situação difícil para clubes patoenses



Hoje pela 5ª rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano de Futebol, o Nacional de Patos enfrenta às 16h em casa, no José Cavalcanti, o Sousa. Um jogo de suma importância para as pretensões da equipe patoense, que possui apenas 4 pontos em quatro jojos e precisa reagir se quiser chegar ao quadrangular e assim ter chances de lutar pelo bicampeonato. Seu péssimo desempenho durante a competição deixou a torcida bastante desanimada e com poucas esperanças de ver o Verdão levantar novamente a taça de campeão.
A situação do esporte, que joga contra o Botafogo na Capital é bem pior. A equipe patoense tem grandes chances de cair para a segundona, já que três times caem. O Patinho decepcionou seus torcedores, que acreditaram bastante no elenco quando este foi apresentado. Vamos aguardar os resultados para ver o poder de reação dos times de Patos.
Outros jogos da rodada são: Cruzeiro x Atlético, em Itaporanga, às 15h150; Desportiva Guarabira x Campinense e Treze x Queimadense.

Mulher é agredida, mas não revela nome do agressor

Uma mulher de nome Maria Luciana foi socorrida hoje para o Hospital Regional de Patos, na madrugada de hoje, na Rua Manoel Mota, Bairro Jatobá, vítima de perfurações profundas no braço e barriga. A Polícia Militar foi informada do ocorrido e foi ao Regional buscar informações sobre o agressor para tomar as providências cabíveis. Só que a vítima não quis dizer o nome da pessoa que havia lhe agredido. Ninguém sabe o motivo dessa atitude, que levou os policiais a suspenderem as diligências por falta dessas informações.

Morte em Princesa Isabel

Manoel Alves Pontes, de 34 anos, casado, agricultor, faleceu ontem por volta das 19h no Município de Princesa isabel. Ele andava de bicicleta pelo Bairro Maia, PB 306, no meio da pista, segundo informações colhidas pela Polícia, quando foi atropelado um veículo D-20, de placas, JPL-8644-PE, de cor verde, ano 1991, cabine dupla, cujo motorista não ainda identificado.
O agricultor chegou a ser socorrido pelo motorista da D-20 ao Hospital de Princesa, mas deu entrada naquela unidade de saúde já sem vida. O condutor após prestar o socorro à vítima tomou destino ignorado. A Polícia Militar efetuou diligências na tentativa de localizar o acusado, porém sem êxito.

Arquivo do blog