Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de abril de 2008

Cai ou não cai?

Esta semana o garimpandopalavras colocou a seguinte enquete: Você acredita que o Esporte de Patos será rebaixado para a segundona do Campeonato Paraibano? Dos votantes, 61% disseram acreditar que o Patinho continuaria na primeira divisão, mesmo a equipe correndo riscos de rebaixamento. O restante votou que não teria como a equipe escapar da segundona.

Mais um importante empreendimento em Patos


Muita gente compareceu na noite de ontem ao Guedes Shopping Center para prestigiar a inauguração da filial do restaurante China Patos, que manterá a mesma cozinha de sua matriz, localizada na Rua Horácio Nóbrega, bairro Belo Horizonte, porém oferecendo também a delícia da culinária japonesa. A qualidade, algo imprescindível, na visão de seus proprietários Jair e Jackson Silva, tem sido a marca do China Patos. Uma prova disso é a busca constante pela comida oriental, algo que reflete no crescimento do empreendimento, que já emprega quase vinte pessoas e a tendência é continuar se expandindo.

Variedade

O China Patos oferece 150 tipos de pratos, sendo 120 da culinária chinesa e 30 da japonesa. Diferente da culinária ocidental, onde a proteína de carne é o principal, o ingrediente mais importante na comida chinesa é a fonte de carboidratos como arroz. Leve, a comida chinesa ganhou o mundo e está presente em inúmeros países. No China Patos os mestres cucas têm ampla experiência de cozinha.
Tanto Jair Silva (pratos chineses) quanto Adriano Oliveira (japoneses) já trabalharam em Estados como São Paulo e Pernambuco, mantendo o padrão dessa culinária que ganha cada vez mais adeptos na sua degustação. Nos pratos chineses os clientes podem saborear sopas, frangos, carnes, carnes suínas, camarão, peixes, massas, arroz e sobremesas. Da culinária japonesa sushi, temaki, sashimi, hussomaki, empanados, grelhados, teishoku, uma variedade incrível que aguça a curiosidade e o paladar de todos.

Atendimento

O China Patos do Guedes Shopping Center funciona das 11h da manhã até o fechamento do Shopping, com telefone 3421-4061. Já o China Patos do Bairro Belo Horizonte mantém seu atendimento das 11h às 15h30 e das 18h30 às 23h. Fones: 3421-1363/9994-7036.

Boa notícia


O Brasil, dentre os dez países que conseguiram reduzir a mortalidade infantil de crianças com menos de cinco anos, de 1990 para cá, ocupa o segundo lugar, ficando atrás apenas do Peru, segundo boletim publicado pela revista médica britânica “The Lancet”, numa edição especial sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio. A redução brasileira de mortes infantis nessa faixa etária foi de 57 para 20 de cada mil nascimentos, de 1990 a 2006. No mesmo relatório, de 68 nações, o Brasil ficou em quarto lugar com a mais baixa taxa de mortalidade materna.
foto:farmacia.com.pt

“Chove chuva, chove sem parar...”


São Pedro atendeu as preces dos nordestinos e abriu as torneiras do céu, mas a água veio acima das necessidades do sertanejo, com municípios registrando índices pluviométricos mais de 100% acima da sua normalidade histórica. Os resultados ainda estão sendo computados, mas só na Paraíba são 101 cidades em estado de emergência, mortes, além de muitos prejuízos com queda de pontes, desabamentos, rodovias intransitáveis, perda de plantações.
Encontro com prefeitos
Para isso o governador Cássio Cunha Lima foi obrigado, pelas circunstâncias, reunir prefeitos paraibanos para discutir estratégias que possam minimizar o sofrimento da população vítima das enchentes. O secretário executivo de Infra-Estrutura, Guaray Martins, pede para que todos que residem em áreas críticas tenham o máximo de cuidado, já que há previsões de volta das chuvas na próxima semana. Os estragos pelas chuvas já causaram prejuízos de aproximadamente R$ 65 milhões, segundo o Governo do Estado. Outra estatística é com relação ao número de desalojados, 3,5 mil pessoas. Se não bastasse os problemas decorrentes das fortes chuvas, os casos de dengue também deverão continuar a crescer em toda a Paraíba, com uma preocupação a mais, a dengue hemorrágica.

foto:www.badaueonline.com.br

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Nacional e Esporte lutam por classificação na fase final


Por Genival Junior

Depois dos resultados positivos da sétima rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano, Nacional e Esporte voltam suas expectativas para a parte de cima da tabela. O Nacional, que venceu o Treze por 3x2, assumiu a segunda colocação da fase com 11 pontos, vencendo o Botafogo no saldo de gols. O Canário do Sertão depende de mais uma vitória para garantir matematicamente a sua vaga nas semi-finais do turno. Já o Esporte, que passou pela Desportiva Guarabira em pleno Silvio Porto, quando venceu por 1x0, soma oito pontos e tem chance de classificação a fase decisiva do 2º turno. Para isso, o time precisa conquistar os seis pontos, contra Cruzeiro e Campinense, no José Cavalcanti, e torcer por tropeços do Nacional ou do Botafogo.A vitória do Patinho deixou o clube com certa folga para fugir do rebaixamento. O time foi a 17 pontos na classificação geral e abriu dois pontos do Cruzeiro e três da Desportiva, principais adversários do Esporte na luta contra o descenso.

Apenas Respirando
Das oito equipes que disputam vaga na fase final do 2º turno, Treze e Cruzeiro de Itaporanga tem chances remotas. Com apenas 7 pontos cada, as duas equipes teriam que vencer os dois jogos e ainda torcer contra os rivais, que estão em melhor colocação na tabela. O Treze, joga as duas partidas restantes em casa contra Desportiva e Botafogo. Já o Cruzeiro, precisa vencer Esporte e Sousa, jogos que a equipe fará fora de casa, para pensar na classificação e também fugir da zona de rebaixamento.

Quase lá
Campeão paraibano na temporada 2002, o Atlético de Cajazeiras vive o drama de cair para a segunda divisão. O time soma apenas nove pontos na classificação geral e poderá somar no máximo dezoito pontos, se vencer os confrontos contra Nacional, Sousa e Desportiva. Destes, apenas o jogo contra o Sousa será fora de casa. Isso significa dizer que basta apenas um empate contra o Nacional, ou uma vitória do Esporte diante do Cruzeiro, para que o Trovão Azul esteja matematicamente na segundona em 2009.

Jogos da 8ª Rodada
Sousa x Queimadense
Botafogo x Campinense
Treze x Desportiva
Atlético x Nacional
Esporte x Cruzeiro
Foto:Weberson Leitão

O médico e o SUS


Geraldo Guedes*

É inegável a importância do médico na história da saúde em nosso país. Há 200 anos essa trajetória tinha início com a abertura da primeira Faculdade de Medicina no Brasil, em Salvador, Bahia. Desde então a medicina ocupa papel central no processo de construção de um sistema de saúde que possa atender as necessidades da sociedade.
Em 1988 o Sistema Único de Saúde (SUS) é consagrado na Constituição Federal, tornando-se uma das maiores conquistas do povo brasileiro ao longo de sua história. A universalidade do acesso e a integralidade da atenção passaram a representar os pilares dessa conquista.
Não há dúvida de que nós, médicos, estivemos na vanguarda desse movimento e fizemos valer os princípios mais caros de nossa formação – a solidariedade e o humanismo. Lutamos em todos os momentos desse processo, tendo sempre à frente nossas entidades nacionais – CFM, AMB e Fenam.

Saúde básica

Muitos avanços devem ser comemorados. Contudo, a redução significativa de alguns indicadores de saúde, como a mortalidade infantil, ainda não foram suficientes para nos colocar entre as nações que superaram os graves problemas de saúde pública.
O acesso a cuidados básicos, incluindo a estratégia do programa Saúde da Família, tem minorado o drama da desassistência aos mais pobres.Paralelamente ao aumento da expectativa de vida assistimos à elevação da incidência de doenças crônico-degenerativas e o recrudescimento de doenças infecciosas como a dengue e a febre amarela. Esse quadro sanitário exige, cada vez mais, melhores médicos, com boas condições de trabalho e remuneração decente, tanto por parte do setor público como do privado. O acesso a bons profissionais não pode ser privilégio de poucos, mas, antes de tudo, o cumprimento dos princípios que fizeram nascer o SUS.

Médicos despreparados
Não podemos admitir que o Estado brasileiro, por meio de seus agentes governamentais, negligencie e muito menos estimule uma formação médica insuficiente. A população brasileira não pode ficar exposta a médicos mal formados. É necessário fiscalizar os cursos de graduação, fechar os deficientes, coibir a abertura indiscriminada de escolas e estimular a residência médica nas diversas especialidades.
Entendemos que cabe, sim, às autoridades do setor, em especial ao Ministério da Saúde, regular a necessidade de especialistas e a melhor distribuição desses médicos no sistema público. O que não concordamos é que requisitos necessários à boa formação profissional possam ser violados em nome de dificuldades conjunturais ou qualquer outra justificativa de ocasião.
Dos governantes exigimos a implementação de planos de carreira para os médicos, que acabem de vez com a famigerada precarização das relações de trabalho, além da criação da "carreira de Estado" que venha a garantir o provimento de médicos em áreas e municípios onde a chamada lei de mercado mantém parcela significativa da população em total abandono.

Recursos para o SUS

O sub-financiamento do setor saúde, bem como as deficiências crônicas na gestão, exigem soluções que garantam o futuro do SUS. É preciso superar a atual crise e evitar a tragédia anunciada. Não aceitamos propostas que considerem a privatização da saúde com base numa suposta necessidade de modernização da gestão. O projeto que tenta instituir fundações públicas de direito privado não passa de mais uma tentativa de solução mágica para melhorar o caos instituído nos hospitais públicos em decorrência de uma seqüência de gestões incompetentes e políticas perversas e equivocadas. Uma administração pública eficiente é possível com maiores investimentos e formação de bons gestores sem a necessidade de planos e projetos mirabolantes.
A urgente regulamentação da Emenda Constitucional 29 pelo Congresso Nacional, garantindo a destinação de 10% do orçamento da União para o setor saúde, representará grande passo para a efetiva consolidação do SUS.
As entidades médicas lutam pelo médico, pela medicina e por melhores condições de atendimento à população brasileira.
Queremos um SUS por inteiro, não aceitamos um médico pela metade!


Geraldo Guedes é Conselheiro Federal de Medicina por Minas Gerais e coordenador da Comissão Nacional PRÓ-SUS
Do CFM para o garimpandopalavras

foto:Marcio Arruda/CFM e Pref. de SP

Espaço Sindical



Professores de Condado em greve

Os professores municipais de Condado decidiram paralisar as atividades em virtude do Prefeito Som não ter honrado os compromissos assumidos com a categoria e o SINFEMP– Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, no tocante ao aumento salarial de R$ 130,00 retroativo ao mês de janeiro de 2008.
De acordo com o sindicalista José Gonçalves o Prefeito Som não cumpre o acordo porque não quer, pois existem recursos suficientes para isso, mas o mesmo está se apegando ao pretexto de que existem dívidas com o INSS, com os Precatórios, com a Saelpa, com outras coisas, que não tem nada a ver com os recursos do FUNDEF. Nenhum gestor municipal pode se apropriar de recursos do FUNDEB para pagar dividas sejam elas trabalhistas ou não, estes recursos devem sair do FPM e de outras fontes de receita do Município.
Segundo José Gonçalves, existem várias irregularidade no Município, inclusive com a folha de pagamento dos 60% do FUNDEB, onde existem supervisores contratados, infringindo o Plano de Cargos e salários do Magistério Municipal, onde afirma que apenas servidores do quadro efetivo podem ser supervisores, servidores que trabalham no PETI,. Em Biblioteca, contratados de outros municípios, fora do exercício da função e continuam recebendo pelos 60% do FUNDEB. Tudo isso foi constatado na assembléia dos professores, 18 servidores recebendo irregularmente.
O Presidente do Conselho do FUNDEB no Município, Professor Gilson, afirmou que existem várias irregularidade na folha de pagamento que se fossem corrigidas daria uma economia de mais de 20 mil reais, superior ao aumento de R$ 130,00 que teria um impacto de apenas 10 mil reais no momento. São diversas irregularidade de contratações não apenas na folha dos 60%, mas também nos 40% onde as contratações sem a realização de concurso público e até de aprovados no concurso que fizeram para um cargo e estão trabalhando em outro são permanentes no Município.
Foi protocolada a denúncia junto ao Ministério Público da Comarca de Malta no dia 10 e será protocolada outra denúncia junto a Procuradoria Regional do Trabalho de Patos, em relação a folha de pagamento, como também no tocante ao Concurso Público, pois o atual gestor está infringindo o termo de ajustamento e compromisso de conduta firmado na Procuradoria, se abstendo de fazer contratações sem a devida aprovação em concurso público.
O Município de Condado vem sendo alvo de diversas denúncias pelo Sindicato, inclusive na realização do Concurso Público, onde foram aprovados 19 parentes do prefeito, vice-Prefeita, Vereadores e atuais Secretários Municipais. Até o Padre que se submeteu ao Concurso para ensino religioso não foi aprovado no certame.
O presidente do SINFEMP José Gonçalves falou ainda que o prefeito está fechando escolas, repassando para outros municípios, deixando alunos sem estudar, como é o caso do Sítio Jatobá da Estrada, e dificultando a vida dos professores que tem que andar mais de 7 quilômetros para trabalhar, apenas por não serem correligionários do atual gestor. Tudo isso e muito mais estaremos denunciando na justiça, para ver o caos que reina no Município. O Prefeito não atende as reivindicações dos professores, e os mesmos entraram em greve como a única alternativa, pois não há acordo de aumento salarial para os mesmos. Sequer o percentual do salário mínimo foi repassado para a categoria.
O sindicato impetrou várias ações na justiça reclamando os direitos dos servidores municipais dos últimos 5 anos, tais como: pagamento de 1/3 de férias, 13º salário, salário-familia, PASEP dos últimos 10 anos, adicional noturno para os vigias, dentre outros. Essa ação foi impetrada em 2006 e o atual gestor quer usá-la como pretexto para não conceder o aumento a categoria. Os 60% do FUNDEB só pode pagar aos professores, diretores, diretores adjuntos, supervisores e coordenadores, desde que seja do quadro efetivo do Município, como determina o Plano de Cargos e salários.
José Gonçalves que se encontra em Brasília, visitará o Ministério da Educação e entregará a denúncia junto ao Conselho Nacional do FUNDEB destas irregularidades em Condado, como também irá solicitar a prestação de contas de janeiro de 2007 a março de 2008, a folha de pagamento dos servidores, com seus respectivos salários neste período e quanto o prefeito realmente está investindo na educação no Município. Vai denunciar também as condições do PETI no Município, onde chega o dinheiro e não está sendo pago aos professores e demais profissionais, pois os mesmos estão recebendo pelo FUNDEB.

Bandidos levam R$ 13 mil de secretário de Jericó-PB

Mais um assalto foi registrado no Sertão paraibano. Ontem por volta das 16h40 quatro homens fortemente armados de espingardas e pistolas, ocupando um Fiat Pálio de cor prata, interceptaram nas proximidades do Sítio Varginha, município de Jericó-PB, o veículo Santana que era conduzido pelo tesoureiro daquele Município, João Neto de Oliveira, 41 anos e levaram deste R$ 13 mil. Com o secretário viajavam mais duas pessoas, Aurentina Feitosa, de 36 anos, e Daelson Soares, 27. O trio vinha de Catolé do Rocha com destino a Jericó. Ao fecharem a passagem do Santana, obrigando o secretário a parar o veículo, os bandidos anunciaram o assalto e dois deles entraram neste e mandaram que seguissem pela estrada que dá acesso à cidade de Lagoa-PB, enquanto os outros dois seguiam o Santana.
Na altura do Sítio Pai Pedro, as vítimas e o veículo foram deixados, enquanto que os acusados fugiram no veículo Pálio de apoio, de placas CTP 7682 – SP, que minutos depois também foi abandonado. Durante o assalto os bandidos não usavam máscaras, porém não foram reconhecidos pelas vítimas, que passaram as características físicas dos mesmos à Polícia. Além dos R$ 13 mil em espécie, os assaltantes levaram das vítimas 04 aparelhos celulares, 01 óculos Ray-Ban, 01 relógio da marca Mido, 01 aliança, 01 anel e 01 cordão de ouro. Diligências foram efetuadas e continuam em andamento por toda a região, com a finalidade de localizar e prender os autores do delito, porém sem êxito até o momento.

III BPM com o garimpandopalavras

Baixinho cheio de bronca

O verador patoense Orlando Xavier, conhecido como Baixinho da Bronca Livre, o qual é da base da situação na Câmara, deu um ultimato ao secretário municipal de Infra-estrutura, Marcone Santos, para que este faça a reposição de um cano de galeria que há mais dois meses espera por conserto no Bairro da Maternidade, ao lada da casa do referido vereador. "Se ele não atender a esta reapresentação deste pedido, eu mesmo, com os moradores daquela localidade vamos fazer o conserto. Estou cansado das promessas desse secretário", disse Orlando. Dado o recado.

Legislativo em Ação


O vereador e presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo (foto), apresentou vários projetos de lei na noite de ontem, denominando salas das novas instalações do Legislativo, que está sendo construído na Horácio Nóbrega, Bairro Belo Horizonte, além de uma solicitação de um Título Honorífico ao senhor José Francisco de Sousa (Zeca), secretário municipal de Saúde de Patos, que é natural de Campina Grande.
Um dos projeto foi o que denomina de Rua Eulâmpio Cândido da Silva, logradouro localizado no Bairro Jardim Redenção II, iniciando na Rua Ismael Tibiri, fazendo cruzamento com a Rua Alice Barreto. Marcos informou que que o homenageado nasceu no Sítio Várzea, em São bento-PB, residiu na Rua Alto casteliano em Patos, tendo sido um empresário de destaque nesta cidade. Eulâmpio fundou em Patos os antigos PSD e MDB. "Ele contribuiu bastante para o desenvolvimento econômico de Patos, abrindo fábricas de redes de dormir e gerando empregos, além de sua importância para a história política desta cidade. Eulâmpio Candido faleceu em 08 de maio de 1987, aos 77 anos e enterrado em Patos.
Outros projetos de autoria de Marcos Eduardo aprovados ontem:

Projeto de Lei 13/08 - Denomina de Maria de Fátima Lima - Fatinha da Pastoral - a sala das atas da Câmara Municipal;

Projeto de Lei 14/08 - Denomina de José caetano a galeria dos ex-presidentes da Câmara Municipal;

Projeto de Lei 27/08 - Denomina de Maria José Romão a sala de informática da Câmara Municipal;

Projeto de Lei 16/08 - Denomina de Manoel da Gasolina a sala da secretaria da Câmara Municipal;

Projeto de Lei 17/08 - Denomina de Maria Cavalcante dos Santos (Dona Milindra) o auditório da Câmara Municipal;

Projeto de Lei 19/08- Denomina de Mari Cristina Leitão de Araújo (Nem Leitão) a sala de direção da Câmara Municipal.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Uso do prédio do Shopping Sebrae Patos ainda indefinido


A curadora do Patrimônio Público de Patos, Caroline Freire de Morais, esteve reunida na manhã de hoje (quinta-feira) com representantes da UEPB, da Prefeitura de Patos e Sebrae, entidades interessadas num destino final a ser dado ao prédio do Shopping Sebrae, desta cidade, construído há mais de quatro anos, porém sem qualquer utilidade até o presente. Hoje seria o dia estipulado para que houvesse a decisão se o imóvel serviria para a ampliação da Universidade Estadual da Paraíba, como havia requisitado a entidade. Porém a reitora Marlene Alves entregou à curadora um laudo elaborado por engenheiros e arquitetos da UEPB, o qual afirma que o prédio foi erguido para funcionar um shopping, e quando readaptado não atenderia as necessidades da instituição educacional de laboratórios, salas de aula.
Ficou decidido então que um novo laudo seria feito, com análise de todos os espaços, pelos técnicos da UEPB e da Suplan, e entregue daqui a 30 dias, este definitivo. “Se depois de todas as análises ficar constatado não valer a pena se investir excessivamente na adaptação do espaço para a UEPB, um novo terreno deverá ser escolhido para a construção da sede da Universidade”, comentou a curadora. A reitora da UEPB, Marlene Alves, voltou a enfatizar o desejo da Universidade pelo prédio, de consolidar o Campus de Patos naquela estrutura e que espera por um “remédio da engenharia”, como bem falou à imprensa, para que tudo dê certo para a instituição.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que se encontra no Rio Grande do Sul participando de uma feira de calçados, acompanhado de empresários patoenses, tentando trazer investimentos para o município, lamentou bastante não se ter chegado um consenso sobre o destino do prédio. A procuradora adjunta de Patos, Socorro Nóbrega, que participou da reunião, disse que o encontro foi proveitoso. Explicou que o Município aguarda o laudo técnico, mas resguardando o compromisso já assumido pelo prefeito Nabor Wanderley, de doar um terreno para a UEPB. Sobre o local do terreno a ser doado, se for o caso, ela disse que ainda não há definição, que o mesmo só será informado após a decisão acordada com o Ministério Público sobre o Shopping Sebrae daqui a um mês.
Assessoria

Chico Correa & Eletronic Band e o músico Beto Brito no Fenart


A segunda noite do Fenart promete um encontro musical, no mínimo, interessante entre o grupo Chico Correa & Eletronic Band e o músico Beto Brito, que estará acompanhado da banda Imbolê. O show leva o nome de Coco Eletrificado. Como convidados especiais, o sanfoneiro Ivan, de Guarabira, e a cirandeira Penha, da Praia do Jacaré. Musica popular, instrumental, experimental e eletrônica no mesmo palco.
Previsto para começar ás 22h do dia 19, no palco principal da Praça do Povo, o show terá duração de uma hora e contará com nove músicos no palco. No repertório, além das músicas mixadas e gravadas pelo Chico Correa, músicas também dos dois CDs de Beto Brito, além de algumas improvisações.
O XII Festival Nacional de Artes, que acontece de 18 a 26 de abril, no Espaço Cultural, é uma realização do Governo do Estado, através da Funesc, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Banco do Brasil, Banco Real, Caixa Econômica Federal, Oi e Coteminas e apoio do Sebrae, Havaianas, Gráfica Santa Marta, Ramos Transportes, Brasil Mostra Brasil e Cerâmica Elizabeth.

Show: Coco Eletrificado – com Chico Correa & Eletronic Band e Beto Brito
Quando: 19/04/08
Onde: Palco principal da Praça do Povo no Espaço Cultural
Hora: 22h
Entrada grátis

Afogamento em Catolé do Rocha

Lauro Vieira de Lima Neto, 20 anos, solteiro, o qual apresentava distúrbios mentais, segundo informações de seus pais, residentes no Sítio Ricardo, Catolé do Rocha, saiu por volta das 09h30 de onbtem de casa, dizendo que ia olhar o açude daqulela localidade. Devido sua demora, os familiares sairam uma hora depois à sua procura e ao chegarem às margens do referido manancial, encontraram sua camisa e seu boné. Daí então começaram a fazer buscas no açude e encontraram o corpo de Lauro só às 16h30.

Estado realiza concurso para agente penitenciário


O Governo do Estado divulgou ontem, no Diário Oficial, o edital do concurso público para provimento de 2 mil vagas para o cargo efetivo de Agente de Segurança Penitenciário da Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária.
As inscrições começam no próximo dia 28 e vão até o dia 08 de maio, e só poderão ser feita via internet, pelo website da Fundação Carlos Chagas (http://www.concursosfcc.com.br/), responsável pela primeiras duas etapas do concurso. O valor da inscrição no concurso é de R$ 100,00. A remuneração básica é de R$ 1.213,93, incluindo o vencimento e as gratificações específicas do cargo.

Concurso em 3 etapas

O concurso constará de três etapas: a) Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para o dia 08/06/2008; b) Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório; c) Curso de Formação, de caráter obrigatório, sob a responsabilidade da escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba.As provas objetivas terão duração de 3 horas e constarão de 50 questões, sendo 20 de português, 15 de atualidades e 25 de Legislação Específica.
Na legislação específica estão incluídas a Lei Federal nº 7.210 de 11/07/1984, disponível no site http://www.redesol.org.br/%20leis.htm, a Lei Estadual nº 5.022 de 14/04/1988, disponível em http://www.al.pb.gov.br/, o Decreto Estadual nº 12.832 de 09/12/1988, que brevemente será disponibilizada na página da Secap, no portal do Governo do Estado http://www.%20paraibaba.pb.gov.br//), no link Publicações/Legislação Penitenciária, e a Resolução nº 001/CECP/07, já publicada no mesmo endereço.
O Curso de Formação terá uma carga horária de 100 horas-aula e tem por objetivo formar o servidor para desempenhar as atividades relativas as normas de vigilância, manutenção de segurança nas unidades prisionais.

Validade de dois anos

O candidato a uma das vagas deve ter 2º Grau completo, no mínimo 18 anos e deverá optar no ato da inscrição por uma das 3 (três) entrâncias, onde irá trabalhar, conforme tabela constante no edital. O concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do resultado, que será publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, junto coma nota final de todos os candidatos aprovados e classificados.
Com a realização do concurso público, o governo vai suprir a carência de pessoal, pois não havia concurso para o cargo há mais de 20 anos. Além da realização do concurso, o Governo tem feito investimentos em parceria com o governo federal para construção de presídios, com um alto nível de segurança, como PBI e PBII, em João Pessoa, e Penitenciária Máxima de Campina Grande, que entrarão em pleno funcionamento com o ingresso dos novos agentes penitenciários concursados.

fonte:onorteonline
foto:www.smabc.org.br

Chuvas devem voltar fortes na próxima semana


De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraiba (Aesa), as chuvas, que deram uma trégua na região de Patos, devem voltar fortes e moderadas na próxima semana. Geralmente o mês de abril apresenta os melhores índices pluviométricos, tanto no Sertão como no Cariri e Curimataú.
Foto:garimpandopalavras

Cássio quer ações conjuntas com prefeituras na ajuda às vítimas das enchentes


O governador Cássio Cunha Lima deve se reunir amanhã, no Cine Bangüê, na Capital, com todos os prefeitos paraibanos para discutir os problemas decorrentes das fortes chuvas que cairam na Paraíba este ano, desabrigando milhares de pessoas. O governador quer uma ação coordenada pelo Estado e municípios na assistências às vítimas. A Defesa Civil já enumerou 88 cidades que apresentam problemas provocados pelas chuvas, mais de 12 mil desalojados e 26 mortes. Cerca de 12 órgãos estaduais estão trabalhando para amenizar a situação dos municípios atingidos. O Estado vive em estado de emergência, pedido estendido a todas as localidades castigadas pelas águas.

Assembléia Legislativa

O caos vivido pelos municípios paraibanos levou a Assembléia Legislativa a realizar sessões itinerantes, a fim de valiar a situação das famílias atingidas, bem como ações a serem postas em prática. Na manhã de hoje os deputados estão na cidade de Boqueirão. Cajazeiras e Campina Grande também vão sediar sessões da Assembléia.

foto:Ascom-PB

Potós invadem Patos


Vem aumentando o número de pessoas vítimas do ataque de potós na cidade de Patos. O pequeno inseto, de cor alaranjada para vermelho, costuma aparecer ao fim de períodos de chuvas ou em inervalos mais longos destas. No Centro Administrativo de Patos os funcionários reclamam da constante presença desse bichinho bastante temido. É o caso da jornalista Potyra Potyguara, que vive assustada, olhando para tudo quanto é parede e ficando em baixo de árvores.
O ataque do potó, Paederus Irritans, geralmente se dá quando ele se sente ameaçado. As pessoas sentem como se fosse uma formiga andando pela pele e passa a mão. É nesse instante que o inseto libera a substância que queima a pele, podendo, inclusive, deixando seqüelas se não houver tratamento adequado. Os dermatologistas dizem que a dica é lavar a pele imediatamente após o contato com o inseto, mas caso a pessoa só venha a perceber que foi atingida posteriormente, quando aparecer a mancha vermelha, deve-se lavar o local com sabonete antisséptico duas vezes ao dia. Das manchas vermelhas podem surgir feridas, que muitas das vezes se recomenda o uso de pomadas cicatrizantes, incluisve de antibióticos nos casos graves.

precauções

Quando o inseto atinge a área do olho, a pessoa deve procurar imediatamente um oculista para ver se a infeção não comprometeu sua visão. Outras recomendações´são para que a pessoa que sofreu a queimadura não passar filtro solar antes que as bolhas cicatrizem, nem pomadas para evitar assaduras em bebês.É bom evitar também banho de sol na parte do corpo atingida pela famosa "mijada" do potó por pelo menos dois meses. Os principais locais que o inseto atinge são as dobras de pernas e braços, pescoço e região facial, próximo ao olho. O potó busca com mais freqüência a luz no período da noite, hora em que há mais ocorrências de seus ataques.

foto:www.flickr.com

Nacional bate no Galo e Esporte respira



O Nacional de Patos conseguiu vencer e convercer na noite de ontem no José Cavalcante pelo Campeonato Paraibano. A vítima foi o Treze, campeão do 1º turno. A equipe patoense fez um primoroso primeiro tempo, com destaque para o atacante Teo, que entrou aos 20 minutos da etapa inicial no lugar de Marquinhos, quando o treze vencia por 1x0. O Galo fez o primeiro gol da partida quando o Nacional pressionava para abrir o marcador. O baixinho Cleo Paraense chutou forte de canhota sem chances para o goleiro Wallace. O Nacional manteve a pegada sufocandoo Treze e aos 40 minutos empatou atrvés de Paulinho Guerreiro e virou aos 46 através de Téo, que fez linda jogada driblando dois defensores do Galo e chutando forte por cima do goleiro Santos, que estava adiantado. Antes deste lance o atacante do Naça, Bibi, habia tidos duas oportunidades de gol em dois chutes, um depois de driblar dois e chutar no pé da trave de Santos.
No segundo tempo logo aos 4 minutosbobeira da zaga nacionalina e embate do Treze, de novo com Cleo. Numa noite em que foi destaque, Teo vira novamente o placar deixando o nacional na nfrente, 3x2, aos 14 minutos. Dai para frente o Verdão teve maior preocupação em se defender e uando os contra-ataques para tentar ampliar o resultado. No meio do campo Amaral com Wilker faziam bem o elo de ligação defesa ataque.
O árbitro Severino Lemos protagonizou momentos de intensos protestos da torcida em diversos lances, inclusive o da expulsão de Teo, segundo jogadores, torcida, já que a arbitragem dizia que ele tomara os dois amarelos para ser expulso, coisa que ninguém viu, deixando muitas dúvidas no ar. Com a expusção de Teo houve tumulto e revolta por todo o Estádio, mas o árbitro não voltou atr´´as de sua decisão. O placar permaneceu assim: Nacional 3x2 Treze.

Esporte

Jogando fora de casa, em Guarabira, lutando para não cair para a segundona, o Esporte de Patos fez bonito ao vencer a Desportiva por 1x0, perdendo inclusive um pênalti. O resultado deu grande fôlego ao Patinho, que agora respira melhor na classificação, com chances inclusive de ir para o quadrangular. O empate de Cruzeiro e Botafogo e de Atlético e Queimadense deram grande ajuda ao time patoense, que no próximo domingo enfrenta a fraca equipe do Cruzeiro de Itaporanga no José Cavalcante.

fotos:garimpandopalavras

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Legislativo em Ação


Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Patos, o vereador Marcos Eduardo, presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, apresentou um voto de aplauso e cinco projetos de lei.
O voto de aplauso foi para Dr. Humberto Marinho de Lima, que coordena o Samu de Patos. Marcos Eduardo justificou sua propositura alegando que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem sido coordenado com bastante competência por Marinho, um serviço que tem facilitado o acesso da população à saúde pública e salvado muitas vidas.
Ele apresentou cinco projetos de lei.
O primeiro Projeto de Lei, assinado juntamente com o vereador João Bosca, de nº 021/08, denomina de Drª Gerealda Medeiros a Galeria dos ex-prefeitos de Patos na Câmara Municipal, futuras instalações da Casa Juvenal Lúcio de Sousa;
Projeto de Lei nº 022/08 - denomina de Leônidas Severiano a sala de almoxarifado na Câmara Municipal (novas instalações);

Projeto de Lei nº 023/08 - Denomina Luiz Guedes da Silva a sala de recepção da Câmara Municipal (novas instalações);

Projeto de Lei nº 024/08 - Denomina Sala José Queiroz Vilar - a sala do refeitório da Câmara Municipal (novas instalações);

Projeto de Lei nº 026/08 - Denomina Aryston Ayres de Lucena - o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal (novas instalações)

Hospital erra ao não realizar sorologia, diz Amorim


O coordenador de Epidemiologia do Município de Patos, José Amorim, não entendeu o motivo do Hospital Regional Dom Luiz Gonzaga, de Campina Grande, não realizado o exeme de sorologia na da adolescente Dandara Thays Dantas Barros, filha da publicitária Sandra Sibele e do advogado Adeilson Barros, a qual reside no Bairro Santo Antônio, nesta cidade. A garota está internada na UTI daquela unidade de saúde com sintomas de dengue hemorrágica. "Liguei para o Hospital e falei com o médico que a atendeu. A sintomatologia é de dengue hemorrágica, mas me disseram que não foi feito exame de sorologia, o qual confirma a doença", comentou Amorim
Em Patos faz anos que os profissionais que lidam diretamente com a dengue vêm alertando sobre o risco da população contrair o tipo mais grave da doença. Hoje temos apenas dois médicos capacitados para tratar desses casos. Na próxima semana os médicos do PSF devem receber o treinamento.
foto:www.trofeujoinha.com

Gurizada na rua


É lamentável a quantidade de crianças mendigando pela ruas da cidade de Patos, muitas exploradas pelo próprios pais, que às vezes usam também crianças de colo para sensibilizar os transeuntes. Estamos cansados de bater aqui na mesma tecla, como exemplo o aliciamento de menores pelo tráfico de drogas, crianças com caixas de engraxate quando deveriam estar nas escolas, outras com grande lista de passagens pela Polícia por furtos, dentre outros motivos que faz com que reflitamos melhor sobre o futuro de nossa cidade. Muitas das crianças mendigas gastam parte do dinheiro em jogatinas de baralho, como já presenciamos na área do Mercado de Patos. Antigamente os menores infratores de maior periculosidade se reuniam na proximidades do Guedes Supermercados, um grupo que me parece não há mais nenhum vivo, que o diga José Acyoli, ex-comissário de menor. Precisamos de políticas mais abrangentes, de pais mais responsáveis para que o público infanto-juvenil possa se desenvolver como preceitua nossa carta magna.

foto:api.flickr.com

Administração municipal na corda bamba

A enxurrada de denúncias contra a administração municipal de Catingueira tem levado o prefeito Edvan Félix, segundo representantes do PTB daquele município, a usar de uma artinha na Câmara Municipal, que é vetar a ida dos vereadores que lhe dão sustentação às sessões. No último sábado, quando seriam apresentadas pela oposição cerca de 18 denúncias, não houve quorum porque a situação não marcou presença, deixando os vereadores presentes e populares bastante irritados. É camarada, o negócio praquelas bandas anda feio.

Silênciooooooooooooo!

O deputado estadual Guilherme Almeida propôs uma lei que proíbe o uso de equipamentos como walkman, celulares, MP4 e Ipod’s em sala de aula e bibliotecas nas escolas estaduais e privadas da Paraíba. A propositura se deu devido ao grande número de reclamações dos professores, alegando que os eletrônicos desviam a atenção do alunado. Os equipamentos poderão ser usados fora desses recintos. O projeto tramita na Assembléia e pode ser votado ainda neste semestre.

Medo em Água Branca


Açude Bom Jesus II, em Poço Comprido, Município de Água Branca, com capacidade de 14 milhões de metros cúbicos, que sangra há dias, vem causando preocupação às comunidades da localidade, que temem que o reservatório venha a arrebentar. As chuvas deram um pouco de trégua, mas há previsões de novas precipitações par os próximos dias. Muitas famílias estão desesperadas e pedem atenção da Defesa Civil para com elas. Segundo levantamento da Aesa - Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, este ano a média pluviométrica foi a maior dos últimos 34 anos na Paraíba. Vários municípios foram alagados, dentre eles Sousa, que já conta com quase 4 mil pessoas desalojadas. Na zona rural os problemas são muitos, desde comunidades ilhadas, não permitindo inclusive dos alunos freqüentarem as escolas até a falta de energia, já que a Energisa (antiga Saelpa) não possui pessoal constantemente nessas localidades.

foto:paraiba.com

TCE cria comissão para apontar uso eleitoral de programas sociais nos municípios


Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Eleitoral firmaram parceria para troca de informações que possibilitem uma fiscalização mais rigorosa sobre gestores públicos paraibanos para evitar o uso da máquina pública em benefício de candidatos.
Após reunião com o procurador eleitoral José Guilherme Ferraz (foto), na tarde de ontem, na presidência do TCE, o conselheiro Arnóbio Viana, anunciou a criação de uma comissão especial de auditores para acompanhar a criação e execução dos programas sociais implantados desde 2006 em todos os Municípios paraibanos. As informações serão encaminhadas ao MPE para que avalie se os programas estão dentro das normas previstas na legislação eleitoral.
“Esta comissão será criada justamente para se dedicar apenas a esse aspecto: a execução de programas sociais, tendo como base o ano de 2006 para que o Ministério Público Eleitoral verifique se o desenvolvimento dos programas está sendo compatível com os anos anteriores”, explicou Viana.
Na reunião, o procurador José Guilherme Ferraz pediu também que o TCE encaminhe informações de pareceres sobre prestações de contas dos gestores e decisões das Câmaras Municipais, responsáveis pelo julgamento desses pareceres.
O presidente Arnóbio Viana explicou que, com a implantação do Tramita, novo programa de dados do TCE, será possível subsidiar de forma mais ampla os demais órgãos de fiscalização, incluindo o próprio MPE, e a Imprensa sobre a situação de gestores públicos paraibanos. Em fase de teste, o Tramita funcionará como um banco de dados com informações sobre processos, prestações de contas, receitas e despesas do Governo do Estado, Prefeituras, órgãos estaduais e municipais.
Até o dia 4 de junho, prazo legal previsto, o TCE estará encaminhando MPE relação dos gestores com contas rejeitadas para efeito de possíveis ações de impugnação. O encaminhamento foi acertado também na reunião de ontem que contou com a participação dos conselheiros Nominando Diniz (vice-presidente), Fábio Nogueira (corregedor), Fernando Catão, da procuradora Ana Tereza Nóbrega e do promotor eleitoral Oswaldo Trigueiro do Valle.

Ascom com garimpandopalavras
foto:TRE

PM inspeciona transporte escolar


A 4ª Companhia de Polícia Militar iniciou hoje a fiscalização dos carros que fazem transporte escolar na Comarca de Princesa Isabel. O objetivo é garantir a segurança dos estudantes que utilizam esse tipo de serviço. As blitzen vão acontecer durante toda esta semana, em locais variados, priorizando os horários de entrada e saída dos alunos nas escolas. Segundo o comandante da 4ª Cia PM/3º BPM, capitão Jurandy Pereira Monteiro, as abordagens serão feitas nos município de Manaíra, São José de Princesa, Princesa Isabel e Tavares.Ainda segundo ele, serão vistoriadas uma série itens, entre os quais: a categoria da carteira de habilitação dos motoristas (que deve ser no mínimo categoria D) e o certificado de autorização para realização de transporte escolar, emitido pelo Detran.
No caso dos veículos de carga utilizados no transporte de passageiros, como é o caso das camionetes D-20, faz-se necessário o cumprimento das condições mínimas, conforme preceitua a resolução 82/98 do CONTRAN. São elas: Bancos com encosto fixado na carroceria, carroceria em guarda alta em todo o seu perímetro, carroceria coberta e lugares suficientes para que todos os estudantes fiquem sentados.Segundo ainda o capitão Jurandy, a questão do transporte escolar na região de Princesa Isabel, começou a ser discutida no dia 1º de agosto de 2007, quando numa reunião convocada pelo Promotor de Justiça, Dr. Hermógenes Braz dos Santos Soares, que contou com a presença de representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, da 16ª Ciretran, entre outras envolvidas na questão, foi aprazado o dia 31 de dezembro de 2007, para que os motoristas se adequassem as normais legais. “Portanto, houve tempo até demais para os motoristas e os responsáveis pelo transporte escolar cumprissem o que determina a lei, daqui para frente vamos coibir as irregularidades conforme preceitua o Código de Trânsito e a resolução 82/98.”, frisou o comandante.

fonte: III BPM

terça-feira, 8 de abril de 2008

Estatísticas do Campeonato Paraibano

Até a sexta rodada do Campeonato Paraibano de Futebol, o Esporte de Patos apresenta o pior ataque da competição deste ano, com apenas 14 gols marcados. Em compensação, juntamente com Nacional e Desportiva mantém a melhor defesa, com 20 gols sofridos. O melhor ataque até o presente é do Sousa, com 39 tentos. As maiores goleadas foram aplicadas por Nacional, em cima do Cruzeiros de Itaporanga, 5x0 e do Treze, mesmo placar e também contra o Cruzeiro. O resultado mais freqüente do Campeonato nesta edição foi o 2x1, que aconteceu em doze jogos.
foto:garimpandopalavras

Blab, blá, blá!


"Você pensa que voto é igual à remela, que você faz dormindo?". Esta foi a frase colocada pelo pré-candidato a vereador Sales Junior (foto), enquanto a gente falava sobre o comportamento dos prováveis candidatos nesse período pré-eleitoral ao Legislativo patoense. Ele, juntamente com outro pré-candidato, Genival Junior opinavam sobre a fórmula que vem sendo usada por algumas pessoas que trabalham nos bastidores para angariarem votos. Há candidato de todo tipo, a exemplo daqueles que dizem que já têm computados, antes mesmo das urnas receberem os sufrágios, X votos. Outros encaram os eleitores forçando-os a votarem neles, uma pressão que muitas vezes pode trazer sérios prejuízos para seu desempenho. Há também o candidato promessa, que quando ganhar assegura um emprego para seu eleitor e por aí vai. São tantas estratégiasa usadas pelos candidatos que me causam medo. Mas também há aqueles quientinhos, que comem pelas beiradas, como diz o dito popular, e vão somando votos, que só as urnas poderão dizer quem é quem na eleição deste ano.

Que se cuidem os desmantelados

No Brasil, 4,5% dos prefeitos eleitos em 2004 dos 5.561 municípios foram cassados pela Justiça Eleitoral. São 250 chefes de executivos municipais que tiveram que deixar seus cargos, a maioria por terem usado uma prática bastante comum no nosso País: a compra de votos. Só em 2007 foram 90 cassações. O número de cassados deverá aumentar antes das eleições, já que diversos processos ainda tramitam na Justiça Elitoral.

Lixo e perigo no Jatobá


Se não bastasse o constante risco que os banhistas mais afoitos, muitas das vezes cheios de álcool, enfrentam ao fazer do sangradouro do Açude Jatobá, em Patos, uma verdadeira praia, agora alguns mau-educados também estão fazendo passeios de lancha naquele local, bem próximo dos banhistas. O risco de acidente é iminente e esse tipo de transporte circulando ali precisa ser coibido, antes que as hélices matem alguém. Outra agressão ao Jatobá tem sido a quantidade de lixo jogado em seu leito. Respeito ao meio ambiente, infelizmente, é algo fora do dicionário de muitos patoenses.

foto: Metódio Leitão

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Espaço Sindical


SINFEMP ENTRARÁ NA JUSTIÇA PARA GARANTIR AUMENTO PARA OS PROFESSORES


Por José Gonçalves


O Presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região entrará com ações na justiça pra garantir o aumento salarial para os profissionais do magistério nos municípios de Condado, Vista Serrana, São José de Espinharas, São Mamede, Santa Luzia, Quixaba, Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, Salgadinho, São José do Bonfim, Santa Terezinha, Catingueira, Emas, Olho D’água, como também contra a Prefeitura de Patos que não repassou o mesmo aumento de 27% para os professores aposentados e pensionistas.
De acordo com o sindicalista, os prefeitos devido o ano eleitoral empurraram com a barriga as reuniões que deviam acontecer com os professores e sindicato, para depois afirmar que não pode mais conceder aumento devido à lei eleitoral, o que não justifica, pois todos os municípios tiveram um aumento de mais de 60% somente nos recursos do FUNDEB, comparando o mês de janeiro de 2007 a o mês de janeiro de 2008.
A estimativa do FUNDEB de janeiro a dezembro de 2008, será de 25,93%, não justificando essa posição de vários gestores municipais.
O Sindicato entrará com as ações na Procuradoria Regional do Trabalho, Ministério Público, como também com ações diretas, solicitando a prestação de contas de janeiro de 2007 a março de 2008, a relação de todos os servidores que recebem pelos 40% e 60% do FUNDEB, com seus respectivos salários, a atual composição dos Conselhos do FUNDEB, acompanhada da ata de eleição e posse, pois a maioria dos prefeitos coloca apenas os seus aliados nestes conselhos, como também a relação dos servidores contratados nos diversos municípios sem a realização de concurso público, infringindo a Constituição Federal, e os termos de Compromisso e Ajustamento de Conduta firmados na Procuradoria Regional do Trabalho em Patos.

Congresso da CTB

Será realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2008, o Congresso de Fundação da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba.
A CTB já conta com mais de 30 sindicatos filiados no Estado da Paraíba e espera colocar 200 delegados e delegadas neste evento.
A CTB foi fundada no mês de dezembro de 2007 em Belo Horizonte –Minas Gerais e está se estruturando na Paraíba junto a todos os trabalhadores. A Central defende um sindicalismo classista, plural, democrático e acima de tudo de luta em defesa dos interesses imediatos e futuros dos trabalhadores brasileiros.
A grande luta da CTB no momento é a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

Várzea

A Prefeitura Municipal de Várzea concedeu um aumento de 20% para todos os professores municipais a partir do mês de abril de 2008.
O FUNDEB de Várzea é o segundo menor da base do SINFEMP, mas o gestor municipal, Demarzinho levou para a assembléia do sindicato com a categoria e apresentou a prestação de contas e o sindicato fechou a proposta neste percentual.


Volta à Câmara?


O ex-vereador Dineudes Possidônio (PTD), como também ex-candidato a prefeito de Patos nas últimas eleições, o qual obteve mais de 20 mil votos, está pensando em sair candidato a vereador no próximo pleito. Ele disse ao Garimpando Palavras que a Câmara está precisando de uma renovação, que as idéias para uma Patos melhor venham para o debate no Legislativo, junto à sociedade. "Existe forte possibilidade de eu sair candidato, mas tudo vai depender do meu partido. Acredito que haverá boa reformulação no quadro de vereadores da Casa Juvenal Lúcio de Sousa este ano", acrescentou.
Ex-secretário de Administração do governo Dinaldo Wanderley, Dineudes também foi diretor do 6º Núcleo Regional de Saúde.
foto:garimpandopalavras

Entre o Céu e o Inferno


Por Genival Junior

Depois do empate em 0x0, em partida válida pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano, Esporte e Nacional vivem expectativas completamente opostas com relação às três rodadas que faltam na atual fase de classificação.
O Nacional, quarto colocado no segundo turno, terá que vencer pelo menos duas, das três partidas que restam se quiser pensar em disputar a fase final. O time joga contra o Treze, no José Cavalcanti, e terá dois jogos fora de casa contra Atlético de Cajazeiras no Perpetão e Queimadense em Campina Grande, todas com sete pontos logo atrás do alviverde. No momento, as quatro equipes estão brigando pela última vaga do G-4, que tem mais a frente às equipes do Campinense, Botafogo e Sousa. Duas vitórias nesses três jogos, poderá eliminar dois adversários diretos na briga pela classificação.
O Esporte, último colocado no segundo turno com cinco pontos e penúltimo na classificação geral com 14 pontos, luta para não descer para a segunda divisão. O Terror do Sertão terá pela frente a Desportiva Guarabira no Sílvio Porto e o Cruzeiro de Itaporanga no José Cavalcanti, que também somam 14 pontos e são os adversários diretos na luta contra o descenso. As duas equipes estão em vantagem sobre o Esporte no número de vitórias, 1º critério de desempate. Na última rodada do turno, o garimpando estará cobrindo também esse jogo, o Patinho terá pela frente o Campinense, que lidera com folga a classificação geral de pontos e deverá estar lutando para confirmar o primeiro lugar no turno, condição que lhe dará vantagem de jogar pela igualdade nos confrontos da semi-final e final.

PRÓXIMA RODADA, 09 DE ABRIL DE 2008.


CRUZEIRO X BOTAFOGO
CAMPINENSE X SOUSA
QUEIMADENSE X ATLÉTICO
DESPORTIVA GUARABIRA X ESPORTE
NACIONAL X TREZE

domingo, 6 de abril de 2008

A Folha Patoense e Vitrine

Dois períodicos estão circulando em nossa cidade desde a semana passada. A Folha Patoense, do jornalista Wandecy Medeiros, que traz como matéria de capa a série de homicídios ocorridos na cidade de Patos recentemente, e o Vitrine Patos, que dirigido por Cícero Araújo, ex colunista dos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. O Vitrine destaca a situação da comunidade Nova Vila (Cangote do Urubu), onde várias famílias foram vítimas de alagamento provocado pelas fortes chuvas caídas no Município.

PM tira traficantes das ruas


Policiais da 2ª Seção da PM do III Batalhão vêm desenvolvendo nos últimos dias importante luta contra traficantes de Patos. Esta semana foram estouradas bocas de fumo e presos criminosos. Hoje, por volta do meio dia, policiais da 2ª Seção conseguiram cumprir um mandado de prisão que havia contra o eletricista Carmélio Dionísio Santiago, 44 anos, eletricista (foto), também acusado de tráfico. O acusado foi conduzido até a Penitenciária da cidade.
foto:III BPM

Após discussão dono de bar é executado em Piancó

A PM registrou na tarde deste domingo mais uma homicídio no Município de Piancó. O crime aconteceu por volta das 15h3o em um bar no bairro Piancozinho. Houve, segundo testemunhas, uma discussão envolvendo o proprietário do referido estabelecimento comercial, Juarez de Jesus Santos, 44 anos de idade e Damião Matias, 30 anos, casado, pedreiro e também morador daquele bairro. Em meio à discussão Damião teria dito que mataria o dono do bar, em seguida foi embora e retornou momentos depois armado de um revólver. Se aproximou de Juarez e efetuou seis tiros, dois deles o atingiram e o mesmo foi a óbito. A polícia está tentando localizar o acusado, que conseguiu fugir.
Afogamento
Continuam as mortes por afogamento nos reservatórios do Sertão. Neste domingo o agricultor João Batista da Silva, 36 anos de idade, casado, que residia na Rua Projetada, s/n, no bairro do Açude velho, em Juru-PB, foi a nova vítima. Ele, por volta das 11h40 de hoje, bebia se banhava no Açude Velho de Juru, quando mergulhou e não retornou à superfície. Os banhistas que estavam no local perceberam ainda tentaram encontrá-lo, mas sem sucesso, informando de imediato ao destacamento da PM, que acionou o Corpo de Bombeiros de Patos. A equipe de busca foi ao local e fez várias tentativas, mas não encontrou o corpo, só localizado depois por PM's da cidade com ajuda de populares.
Não vem adiantando muito o alerta dado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil sobre o perigo do lazer nesses açudes que estão sangrando, principalmente se o banho estiver associado ao consumo de bebidas alcoólicas.

Clássico sem gols no José Cavalcanti



Nacional e Esporte de Patos fizeram o mais tradicional clássico sertanejo do Campeonato Paraibano de Futebol ontem, no José Cavalcante, pela sexta rodada do segundo turno. Uma partida que, mesmo sem abertura do placar, que permanceu 0x0, valeu pela disposição das equipes, que precisavam de um resultado positivo para suas pretenções. O Verdão, querendo ir para o quadrangular e ter assim a chnace de lutar pelo bicampeonato, e o Esporte, o Patinho, tentando fugir do rebaixamento a todo custo. A cada jogo tem sido de decisão e sempre empurrando a equipe para a segundona, já que as vitóriam não acontecem.
O primero tempo mostrou dois times bastante mornos, sem inspiração, onde o forte foi a marcação. Na etapa complementar os técnicos Suélio Lacerda e Sérgio Oliveira sabiam que só a vitória interessava e partiram para o ataque. A tarde foi dos goleiros, Cimar pelo Esporte e Wallace pelo Nacional, que fizeram importantes defesas. O Esporte foi um pouco mais agressivo que o Canário, mas não conseguiu a tão almejada vitória. No meio desta semana o Patinho joga contra a Desportiva Guarabirense, com a qual luta diretamente para não ser rebaixado, jogo a ser disputado em Guarabira. Nacional tem compromisso em casa, contra o Galo da Borborema, que foi goleado por 4x2 pelo arquiinimigo Campinense.
fotos:garimpandopalavras

Teixeira: medo na madrugada

A violência continua atemorizando a população na Paraíba. Todos os dias os boletins policiais estão recheados de homincídio, tentativas de homicídios, estupros, assaltos, roubos, violência contra a mulher, enfim são inúmeras situiações que deixam o cidadão amendrontado, pois este sabe que a qualqeur hora pode se tornar em mais uma vítima dos foras da lei. Na madrugada de hoje no município de Teixeira, o agricultor José Marcone, 18 anos, se dirigia a pé para sua casa, naquela cidade, quando dois homens em uma moto moto Honda Biz vermelha, um deles armado de revólver, atirou contra ele, efetuando três disparos, sendo que dois lhe atingiram no braço e coxa. O agricultor foi socorrido para o Hospital Regional de Patos, onde recebeu tratamento. Os acusados nem sinal até o momento.

Drogas

Já em Patos, por volta da meia-noite de ontem para hoje, a PM conseguiu prender, quando fazia abordagens na Rua Manoel Mota, no bairro do Jatobá, Joaton A. de O. Neto, de 18 anos, e o menor Y. G. T. G., de 16 anos. Os dois estavam em uma moto Honda Biz e portavam no capacete 04 (quatro) pedras de crack. Ambos foram conduzidos até a delegacia para medidas cabíveis por parte do delegado plantonista.

Viamar Motos de Patos mais uma vez é destaque em vendas


A Viamarmotos Patos, concessionária das motos Honda em nossa cidade, mais uma vez foi destaque em qualidade de vendas, o que demonstra o zelo que toda a equipe possui para com sua imensa clientela. Ano passado havia sido premiada no quesito vendas, prêmio que conferiu ao gerente local Cledinaldo Costa (foto) e a funcionária Marinélia Soares, visita às instalações de montagem em Manaus, com tudo pago pela Honda.
Agora a Viamamotos conseguiu o primeiro lugar em qualidade de vendas de consórcios dentre todas as concessionárias dos estados da Paraíba, Alagoas e Sergipe, uma vitória que trouxe comerações a todos os funcionários de Patos. O supervisor de consórcios, Luis Rosa, explicou que a política da Honda está estritamente concentrada na qualidade de seus serviços e não apenas nas vendas. "É justamente este detalhe que faz com que a Honda seja, não apenas a maior montadora de veículos de duas rodas do mundo, mas também a mais conceituada em qualidade. A Viamarmotos, na praça que envolve os estados da Paraíba, Sergipe e Alagoas, possui os melhores resultados em qualidade de vendas e o segundo lugar em vendas. Algo que nos estimula a primar sempre pelo melhor atendimento ao nosso público", comentou Luis Rosa.
foto:garimpandopalavras

Arquivo do blog