Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de maio de 2008

Desabamento no centro de Cajazeiras mata dois mototaxistas

A demolição de uma casa em frente ao Hospital Regional de Cajazeiras, localizada no centro da cidade, provocou a morte de duas pessoas. Às 10h deste sábado, a laje dos fundos da residência que estava sendo demolida, ruiu e três pessoas estavam no local foram atingidas. Os moto-taxistas Francisco Pereira Lira, conhecido por Tico, 47 anos, residente a rua Desembargador Boto em Cajazeiras e Emidio Batista Dunga Neto, 24 anos residente no Sitio Catolé, zona rural de Cajazeiras, morreram na hora.
Um homem conhecido como Papa Léguas sofreu apenas escoriações pelo corpo. A casa estava sendo demolida pelo empresário do ramo de construção civil Sinézio Martins. Muitas pessoas acompanharam a demolição, pois queriam pegar fios de cobre nos escombros. O construtor chegou a pedir que as pessoas não se arriscassem pois havia riscos de desabamento. Os corpos dos dois moto taxistas foram encaminhados para o Hospital Regional, necropiciados e liberado para os familiares. É grande a comoção entre os moto taxistas. A tragédia abalou a cidade de Cajazeiras.
WSCOM Online

De olho na Casa Epitácio Pessoa


O atual prefeito do Município de Vista Serrana, Sertão paraibano, Monaci Marques Dantas (foto), mesmo com agenda cheia em decorrência da campanha eleitoral que se aproxima, onde sua mãe, a deputada Socorro Marques tentará a Prefeitura de Patos, ele tem um planejamento bem montado visando as eleições para deputado estadual de 2010. Como não poderá concorrer a prefeito este ano em Vista Serrana por estar em seu segundo mandato consecutivo, quer voar mais alto e faz tempo que vem costurando alianças nesse seu projeto político. Outro irmão seu , Vavá Marques, vai tentar voltar ao poder no Município de São José do Bonfim, onde já foi prefeito.

Pai acusado de tentar estuprar filha de 13 anos em Imaculada

Carlos Alberto de Sousa Camboim, 41 anos, foi preso na tarde de ontem, às 16h, por policiais do Destacamento de Imaculada na Rua Delmiro Dantas, centro de Imaculada. Ele é acusado de agredir fisicamente e tentar estuprar a própria filha de apenas 13 anos de idade. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar de Imaculada. Segundo os conselheiros, a menor informou que o seu pai pediu que a menina tirasse a roupa que ele lhe daria um real. Em outra ocasião, o acusado teria deitado na cama da filha e tentado dormir enrolado em suas pernas. Ele também não permitia que a filha tivesse nenhum contato com outro homem, e em razão disto chegou a espancar a menor por ciúmes, causando-lhe vários hematomas no seu corpo. Uma equipe de policiais militares comandados pelo Cabo Gonzaga, localizou e prendeu Carlos Alberto, em Imaculada. O preso foi encaminhado a Delegacia de Polícia para ser autuado.
fonte: 3bpm.blogspot.com

Crime bárbaro em Tavares


A banalização da violência é algo que nos assusta a todo instante. Hoje se mata por um real, um cigarro, uma piada, uma discussão qualquer. Ontem por volta das 22h no centro de Tavares, mais precisamente na Rua da Saudade, o menor D. P. S., de 15 anos, matou com golpes de garrafa outro adolescente, Breno Santos da Silva, 16 anos, enquanto os dois tomavam cachaça.
Segundo as testemunhas, a vítima e o acusado bebiam cachaça na calçada da casa do acusado, quando este, após uma discussão, quebrou um litro de cachaça na clavícula da vítima e perfurou-lhe o seu pescoço utilizando-se da mesma garrafa. Policiais da 4ª Companhia, sob comando do Cap. Jurandy, se deslocaram de motocicletas para auxiliar nas buscas ao acusado. Às 23h o Grupamento Rotam da 4ª Companhia e policiais do Destacamento de Tavares localizaram o menor infrator na casa de José Serafim da Silva Jr. (foto), 22 anos, que havia ajudado na fuga após o ato infracional. Ambos foram presos em flagrante e entregues na Delegacia de Polícia de Princesa Isabel para as providências cabíveis. Faltou à Polícia investigar quem havia vendido a bebida alcoólica aos menores e enquadrálos na lei, já que se trata de um crime, como está previsto no art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

III Batalhão com garimpandopalavras

Dez partidos fecham acordo em apoio à pré-candidatura Dinaldo Wanderley


Reunião ocorrida ontem na casa do deputado estadual Antônio Mineral serviu para que fosse selado o acordo de dez partidos em apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Dinaldo Wanderley (foto). Serão três coligações, uma encabeçada pelo Chapão, outra pelo DEM e a terceira pelo PSDB. Ao todo serão lançadas 23 candidaturas a vereador. Assessoria do deputado Dinaldo Wanderley informou ao garimpando que em breve serão anunciadas novas adesões ao grupo. Este ano três candidatos deverão lutar para assumir a prefeitura de Patos: Deputada Socorro Marques, primeira a lançar pré-candidatura, atual prefeito Nabor Wanderley, que receberá o apoio dsas principais lideranças do PMDB, a exemplo do senador José Maranhão, e Dinaldo Wanderley, favorito do governador Cássio nas eleições deste ano, apesar de Socorro avisar que não desisitirá de seu intento.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

TCU investiga irregularidades em Condado

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), reunidos em sessão da Primeira Câmara no último dia 13, decidiram receber representação da Procuradoria Regional do Trabalho – 13ª Região contra o município de Condado (Acórdão nº 1439/2008). O TCU determinou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que adote as medidas cabíveis para apurar e sanear as seguintes irregularidades observadas naquele município: suspeita de alunos fictícios no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA); e retirada, pela prefeita que já havia sido afastada em 24 de maio do ano passado, de um cheque no valor de R$ 15 mil debitados da conta bancária do Fundes.
Ao Ministério dos Esportes, o TCU recomenda que adote medidas para apurar e sanear irregularidades porventura ocorridas na execução do Programa Segundo Tempo, tendo em vista as denúncias recebidas pelo Ministério Público do Trabalho, devendo, na apuração, ser exigido e analisado todo o processo licitatório, incluindo os editais de licitação, atas de julgamento, mapas de propostas, termos de adjudicação e homologação e contratos firmados.
Convênio com a Funasa
Os ministros ainda acordaram que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser cientificado das denúncias para adoção das providências que julgar cabíveis no caso do não recolhimento, pelo município, dos valores descontados dos funcionários contratados por excepcional interesse público a título de contribuição do empregado, bem como os valores correspondentes à contribuição do empregador, entre os anos de 2005 e 2007. Também à Funasa recomendou o tribunal que verificasse possíveis irregularidades na aplicação de recursos de convênios.
TCU

Operação do MP apreende remédios vendidos irregularmente no Sertão


O Ministério Público Estadual, através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de Princesa Isabel, está desenvolvendo nesta sexta-feira, dia 16, operação conjunta com a Agevisa, Fisco Estadual, Polícia Civil e Polícia Militar, para combater o desvio de medicamentos da farmácia básica para farmácias particulares. Também estão sendo apreendidos medicamentos tarja preta - sujeitos a controle especial. A ação acontece em Princesa Isabel, Sertão paraibano.
Um dos Promotores de Justiça do Gaeco, informou que foram expedidos mandados de busca e apreensão e, até o momento, já foi apreendida grande quantidade desses remédios controlados, inclusive em uma residência vizinha a uma das cinco farmácias particulares fiscalizadas na operação, onde foram encontrados três quartos abarrotados desses medicamentos. Com a chegada do grupo de fiscalização, o proprietário de uma farmácia fugiu.
Em março deste ano, o Ministério Público recebeu uma denúncia anônima sobre o desvio dos medicamentos e comercialização pelas farmácias de medicamentos tarja preta sem autorização. O procedimento investigativo foi instaurado e confirmada a denúncia.
Fonte:onorteonline

Direitos para portadores de deficiência

Com o tema Inclusão, Participação e Desenvolvimento "Um novo jeito de avançar", está acontecendo de hoje até amanhã na Associação Comercial de Patos, o Seminário de Acessibilidade, cuja proposta é ampliar o acesso dos portadores de deficiência à inclusão social. Na Paraíba são cerca de 700 mil pessoas com algum tipo de deficiência, sendo o Estado, proporcionalmente, detentor do maior número de deficientes do Brasil.
O seminário, que faz parte das conferências regionais promovidas pelo CREA com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está discutindo em Patos vários temas, como: Cidade acessível; Saúde e reabilitação profissional e Educação e Trabalho. Desse encontro sairão delegados para a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoas com Deficiência.
foto:www2.ucg.br

Traficantes de Patos preocupados com estoque de maconha


Os traficantes de Patos devem estar um pouco preocupados com as possíveis baixas de estoque de maconha para os próximos dias. A Polícia Federal há três dias vem desenvolvendo a Operação Colheita, tendo já destruído 325 mil pés da Cannabis sativa (maconha). A PF diz que se a plantação chegasse a ser colhida, passasse por secagem e prensada, produziria 80 toneladas do entorpecente, prontinha para ser comercializada.
Além dos pés de maconha, os policiais destruíram 355 sementeiraas, mais de 480 mil mudas e apreendeu 118 quilos da drogas. A Operação Colheita acontece simultaneamente nas cidades pernambucanas de Cabrobó, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. Grande parte da maconha comercializada em Patos é proviniente dessa área de Pernambuco.



izada em Patos é proviniente do polde Pernabuco

Municípios da Paraíba podem participar do Programa de Cisternas


Os municípios da região Semi-Árido que sofrem com a falta de água podem participar, até o dia 30 de maio, do edital público do Programa de Cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O programa visa à construção de cisternas de placas para captação de água da chuva.O MDS dispõe de R$ 10 milhões para financiar despesas com materiais para construção e mão-de-obra. As demais despesas de custeio e capital serão responsabilidade da prefeitura proponente. Poderão ser beneficiadas cidades localizadas em Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Critérios

O programa se destina a famílias de baixa renda que não disponham de fonte de água, ou meio suficientemente adequado para armazená-la, a fim de suprir suas necessidades básicas, e que estejam enquadradas nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família, do governo federal, ainda que não tenham sido beneficiadas pelo Programa até o momento. As prefeituras que cumprirem as exigências de habilitação serão submetidas aos critérios técnicos classificatórios, como Índice de Aridez e de Desenvolvimento Humano Municipal, experiência do município candidato na gestão de convênios e no desenvolvimento da política local de Segurança Alimentar, caracterização da população beneficiária, Índice de Gestão Descentralizada, atendimento do Programa Bolsa Família e risco de insegurança alimentar e nutricional da população.

CNM
foto:www.sectma.pe.gov.br

Legislativo em Ação


Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Patos,o vereador Marcos Eduardo solicitou do prefeito Nabor Wanderley a construção de uma praça na localidade Vila Mariana, bairro Governador Antônio Mariz.
Marcos justificou seu pedido enfatizando ser a praça pública um espaço de cunho cultural, para onde as pessoas convergem para viver momentos de confraternização e de lazer. "As famílias daquela localidade carecem bastante de um espaço para divertimento, se integrarem, bem como para discutir os acontecimentos de sua cidade, ficar sabendo das coisas que dizem respeito ao seu dia a dia", justificou, acrescentando ao garimpando ser esta uma solicitação popular e é obrigação sua levar o pedido ao prefeito.

Violência contra crianças


Na Paraíba 2.572 crianças e adolescentes de 0 a 14 anos foram alvos de violência sexual em 2007, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano. Do total 1.917 foram casos de abuso sexual e 655 de exploração sexual. Neste domingo será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Boa parte dessa violência contra a crianças é cometida dentro de casa, pelos próprios familiares.

Vestibular da UEPB oferecerá 4.185 vagas


A Universidade Estadual da Paraíba lançou edital para seu vestibular 2009, quando serão oferecidas 4.185 vagas para os campi de Patos, Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa e Monteiro. As inscrições acontece de 2 a 20 do próximo mês. Do total de vagas, 30% vão ser destinadas para a cota de inclusão, destinadas aos candidatos que fizeram as três séries do Ensino Médio em escolas públicas estaduais. O próximo vestibular terá 160 vagas a maias em relação ao do ano passado. O candidato pagará R$ 5,00 pelo manual e R$ 80,00 pela inscrição, sendo que os que possuem isenção parcial vão pagar R$ 40,00. As inscrições poderão ser feitas nas agências autorizadas dos Corrreios.

foto:www.db.com.br

Globalização do tráfico


O tráfico de drogas hoje está presente em qualquer parte que se possa imaginar, desde os grandes centros aos menores municípios, zonas rurais, enfim é um comércio que cresce a cada instante gerando muitos lucros para os bandidos. Ontem mais uma apreensão foi registrada no interior paraibano, mais precisamente na cidade de Malta, de pouco mais de 5 mil habitantes, distante 332 quilômetros da Capital. Depois de uma denúncia anônima, a Polícia foi até a residência de Gleidson Martins de Araújo, 27 anos, desocupado, na Travessa Francisco Vicente s/n, centro de Malta, por volta das 16h de ontem, já que havia informações de que este praticava roubos na cidade.
No local houve revista onde foram encontradas 50 pedras de crack prontas para comercialização. O acusado de tráfico alegou que a droga seria para seu consumo, mas pela quantia apreendida foi encaminhado para a Delegacia, onde foi preso em flagrante e terá que responder na Justiça. O crack é uma das drogas que viciam com maior rapidez. Seus efeitos duram em torno de cinco minutos e a dependência química e psíquica faz com que o organismo sinta a necessidade cada vez mais do alucinógeno.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Pobres pagam 44% mais impostos do que ricos

Os impostos no Brasil pesam mais sobre os que têm menor renda. Os 10% mais pobres pagam 44,5% mais do que os 10% mais ricos, de acordo com pesquisa elaborada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Segundo o estudo, a carga tributária representa 22,7% da renda dos 10% mais ricos. Para os 10% mais pobres, no entanto, o peso equivale a 32,8% de sua renda.
Os dados, obtidos pela Folha Online, estão sendo apresentados hoje pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo, segundo ele, é oferecer elementos para a discussão da reforma tributária. "Esse é mais um elemento que comprova a injustiça tributária, que acentua a desigualdade entre os brasileiros", afirma Pochmann.
A explicação para a diferença entre o peso dos impostos está na forma de cobrança. A base da arrecadação no Brasil é mais forte na chamada tributação indireta, ou seja, embutida em alimentos ou bens de consumo. Como o brasileiro mais pobre gasta a maior parte de sua renda em consumo, paga mais impostos. Considerando apenas a tributação indireta, a carga dos mais pobres é de 29,1%, contra 10,7% dos mais ricos.
Na comparação apenas da tributação direta, como o Imposto de Renda, os mais pobres pagam o equivalente a 3,7% de sua renda, enquanto que os mais ricos pagam 12%. "O mais pobre compromete mais a sua renda com produtos de sobrevivência, por isso paga mais imposto. A tributação é indireta, que tem estrutura fortemente regressiva", afirmou.
Para Pochmann, esse modelo é inaceitável. A pesquisa mostra que, por conta da tributação desigual, a concentração das riquezas continua fortemente nas mãos dos mais ricos. Ele defende a criação de um imposto extra sobre fortunas ou heranças, no caso de patrimônios.
A pesquisa do Ipea também mostra um dado inédito. A carga tributária do país, excluindo as transferências de renda e pagamento de juros, cai a 12%, considerada por Pochmann insuficiente para que o Estado cumpra as suas funções.
Fonte:Folha Online
Imagem:edvaldodacruz.my1blog.com

Entidades discutem segurança do São João de Patos


Aconteceu na manhã de hoje (quinta-feira) na Promotoria de Justiça de Patos, reunião envolvendo diversas entidades responsáveis pela segurança pública, que vão atuar conjuntamente para garantir mais uma vez a tranqüilidade dos festejos juninos na cidade, que acontecem de 19 a 28 do próximo mês. A reunião foi coordenada pela promotora Caroline Freire de Morais (foto) que recebeu das respectivas entidades relatórios operacionais detalhando como cada uma delas cumprirá seu papel durante o evento.
Participaram do encontro o prefeito Nabor Wanderley, o comandante do III Batalhão, Ten. Cel. Everaldo Dutra, Marcos Vasconcelos, superintendente de Polícia Civil (5ª Superintendência), Cap. Figueiredo, do Corpo de Bombeiros, além de representantes da Sudema, STTrans e delegados da Civil. Todas as ações de segurança foram detalhadas à promotora, que analisou, dentre os tópicos, a questão da poluição ambiental e das pessoas urinarem nas calçadas, o que geralmente acarreta em um grande número de reclamações dos moradores que residem próximo ao Terreiro do Forró, onde acontece a festa. A prefeitura informou que serão fixados 60 banheiros químicos, baterias que ficarão nos principais portões de acesso, em área fácil de ser localizadas. Outro compromisso assumido pelo prefeito Nabor Wanderley foi de lavar as ruas que dão acesso ao Terreiro com carro-pipa, com auxílio de uma equipe de garis, a cada três dias.
A administração municipal irá colocar 30 faixas em pontos estratégicos com os dizeres: A Sudema e Ministério Público informam: Poluição sonora é crime ambiental. Lei nº9.605/98. A PM, que terá 120 homens exclusivamente na área do Terreiro do Forró, ajudará também na fiscalização e abordagem de condutores de veículos que exagerarem no som. “Vamos atuar de várias formas, inclusive com pessoal a pé, motorizado, com cães, tudo para garantir que o evento transcorra na santa paz”, comentou o comandante do III Batalhão. Mais uma vez será proibida a venda de bebidas em vasilhames de vidro na área do evento.
Coordecom

Municípios precisam prestar contas ao FNDE dos recursos do Transporte Escolar 2007


Por Camila Galgane para o garimpandopalavras

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), alerta as prefeituras paraibanas para a necessidade de se encaminhar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a prestação de contas do convênio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) referentes ao ano de 2007, o que inviabiliza o recebimento das próximas parcelas até que a pendência seja regularizada.
O Fundo transfere automaticamente o recurso em nove parcelas, entre março e novembro, sendo que as duas primeiras são liberadas para todos porque o prazo para prestação de contas termina sempre em 15 de abril. PNATE - O programa objetiva garantir o acesso e a permanência dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural na escola, por meio de assistência financeira suplementar ao transporte escolar aos estados, Distrito Federal e municípios.
O dinheiro serve para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos e taxas, manutenção, combustível e lubrificantes do veículo, além do pagamento de serviços terceirizados para o transporte escolar. Este ano, o PNATE dispõe de R$ 401 milhões para atender 3.453.773 alunos do ensino fundamental de escolas públicas de 5.122 municípios brasileiros.

foto:www.taringa.net

Cendac promove curso em Patos


O Cendac (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente) promove curso em Patos em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal. A abertura aconteceu na última terça feira (13), com a presença da vice-presidente do Cendac Glória Guimarães e do representante do Instituto de Documentos e Títulos da Paraíba Gustavo Wanderley que ora representava também o Deputado Dinaldo Wanderley.
O Cendac é uma ONG (Organização Não Governamental) e tem o objetivo de formar e capacitar Crianças, Jovens e Adultos para o Mercado de Trabalho. Para participar a pessoa deve ter entre (16) e (26) anos, podendo ser matriculado ou que já estudado em escolas públicas e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Os Cursos são também destinados a pessoas que participam de Programas Sociais, a exemplo do Bolsa Família. O curso que está sendo iniciado é o de Corte e Costura. Diversas máquinas novas foram doadas pelo governador Cássio cunha Lima para as atividades preliminares.

Capacitação

De acordo com Glória Guimarães, Dinaldo Wanderley tomou a inicitiva de solicitar da primeira dama Sílvia Cunha Lima a implantação do curso de Corte e Costura, que vai capacitar várias pessoas para o mercado de trabalho em Patos e em qualquer lugar do Território Nacional.
A documentação necessária para quem quiser participar do curso são os seguintes: Cópia da Carteira de Identidade e CPF; Declaração da Escola ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio; 1 9uma) Fotografia 3x4; Identidade ou CPF do Declarante de Renda; Comprovante de Residência (conta de água ou luz) e Cartão do Vale ou Passe Legal.
fonte:portalpatos.com

PM de Patos preso após assaltar agência dos Correios

O policial militar Gerlânio Lacerda da Silva, lotado no III Batalhão de Patos, foi preso na tarde de ontem depois de assaltar a agência dos Correios do município de pouco mais de dez mil habitantes, Bonito de Santa Fé, localizado na microrregião de Cajazeiras. O assalto aconteceu por volta das 14h30. Outro detido foi Maurício Inocêncio de Melo, 19, solteiro, sem profissão, residente naquela cidade, que participou da ação criminosa.
De acordo com informações passadas pelos funcionários da agência, Gerlânio e Maurício chegaram em uma moto Twister preta, sem placa, a qual pertence ao policial. Os dois usavam capacete e estavam armados de revólveres. Um entrou na agência, onde havia cerca de dez pessoas e pediu todo o dinheiro do caixa, enquanto o segundo dava cobertura na entrada, não deixando ninguém entrar ou sair do prédio. Depois da rápida ação fugiram na moto.
A polícia do VI Batalhão foi acionada e conseguiu localizar o PM no Sítio Timbaúba, zona rural de Bonito de Santa Fé. Foi abordado e revistado, o qual estava com as duas armas usadas no assalto, dois revólveres, um Tauros e outro Rossi, calibres 38, além da quantia de R$ 792,00. Bem perto daí o outro acusado foi encontrado e com ele a quantia de R$ 325,00. Presos em flagrante e reconhecidos pelas vítimas, estão detidos, Maurício na Delegacia e Gerlânio no Batalhão de Cajazeiras, de onde será transferido para o III Batalhão, onde o processo terá andamento, segundo apurou o garimpando junto aquele Batalhão.

Patos: planta por lixo químico


A partir do próximo mês a população de Patos poderá participar de um projeto bastante significativo para a diminuição da poluição ao ecossistema local. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá oferecer plantas nativas às pessoas que levarem pilhas e baterias usadas. Em vez de jogar esses produtos altamente poluentes no já problemático lixão da cidade, esse material será recolhido e enviado a seus respectivos fabricantes para que dêem destino correto. Hoje apenas uma agência bancária da cidade faz essa coleta. Inclusive o Interact Clube esboçou uma campanha semelhante, mas não surtiu muito efeito. A população não entendeu a importância da proposta e deixou de fazer sua parte.

31 de maio: Dia histórico para o Legislativo patoense


Sábado, dia 31 de maio, ficará registrado na história de Patos. Um grande evento marcará a inauguração do novo prédio da Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, que está recebendo os últimos retoques. Construído com recursos próprios do Legislativo, em torno de R$ 400 mil, o prédio será o mais moderno da Paraíba, segundo informou ao Garimpando o presidente da Câmara, vereador Marcos Eduardo, que encarou o projeto. Ele justificou a obra por Patos merecer há muito tempo um espaço digno para que a população acompanhasse melhor o trabalho de seus representantes na Câmara.
O cerimonial da Casa Juvenal Lúcio de Sousa já está organizando toda a programação para a inauguração da nova sede, inclusive a parte cultural. Prefeitos da região, deputados, senadores e o público em geral estão sendo convidados para a cerimônia, um grande marco para o Legislativo de nossa cidade.
foto:garimpandopalavras

Sem ar


A cidade de Patos mais uma vez amanheceu preguiçosa, com uma leve neblina. A queda de temperatura, especialmente na madrugada, tem oferecido excelente clima para o sertanejo, com temperturas mínimas que já atingiram até 21 a 22 graus. Enquanto a maioria comemora o frio, fazendo-nos esquecer do período quente, com a temperatura chegando aos 40ºC, centenas de pessoas, com destaque para as crianças, estão lotando hospitais e clínicas em busca de socorro.
É nessa época que se verifica grande incidência de doenças respiratórias que, se não tratadas com bastante atenção podem provocar a morte. Mães desesperads chegam ao Hospital Infantil ainda de madrugada com suas crianças. As enfermarias estão lotadas. Não há espaço suficiente para atender a demanda do público infantil, que chega com coriza, tosse com expectoração de catarro, dor de cabeça, sensação de mal-estar, irritação da garganta, febre, rouquidão, dores musculares e sudorese, sintomatologia mais comum da gripe, segundo os profissionais de saúde do Infantil. Além de tosse, rinite, sinusite, que são outros incômodos freqüentes de quem procura os hospitais nessa época do ano. Os idosos fazem parte também do grupo mais suscetível a contrair essas doenças respiratórias.
Para evitar algumas dessas doenças respiratórias, dentre as recomendações está a de se ter uma alimentação saudável. Porém a maior parte das crianças vítimas dessas patologias é de famílias pobres, de baixa renda.

foto:garimpandopalavras

quarta-feira, 14 de maio de 2008

"Briga" de médicos


Nas eleições para prefeito deste ano no município de São Mamede, dois médicos vão tentar chegar ao poder. Pela situação o médico ginecolista Francisco das Chagas (DEM), ex-prefeito de São Mamede, terá como adversário o colega de profissão Humberto Marinho (PMDB), também ex-prefeito, só que de Santa Luzia. Luta de estetoscópio. Chagas teoricamente sai na vantagem, tendo em vista contar com o apoio do atual prefeito Pedro Barbosa (foto) e com as tradicionais lideranças do Vale, capitaneadas pelo senador Efraim Morais.
Foto:garimpandopalavras

Política de Maturéia


O Prefeito de Maturéia-PB, José de Freitas (Pereira), continua firme com a certeza que fará seu sucessor na Prefeitura daquela município. O nome forte é o de Eduardo Dantas, presidente da Câmara Municipal, que segue o mesmo pensamento de desenvolvimento sustentável para Maturéia, com ênfase no ecoturismo, hoje uma das maiores potencilidades daquela localidade a ser explorada. Resta saber se depois o pretenso vereador ao pleito de prefeito não fará como muitos outros, que acabam gostando do cargo e querem se manter por outro mandato a frente da administração municipal, atrapalhando os planos de quem o ajudou, para voltar ao cargo. Como exemplo bem claro o do ex-prefeito de Santa Terezinha, José Afonso Gayoso, que depois de dois mandatos cumpridos fez campanha para seu secretário de saúde, Rui Pontes. Este depois de vencer e assumir a Prefeitura rachou com seu ex-chefe. Política é isso aí.
foto:arquivo garimpando

Descaso com o Jabre




O pico mais elevado da Paraíba e segundo do Nordeste, Pico do Jabre (em detalhe Pedra do Frade), com 1.167 metros de altura, localizado no município de Maturéia, continua agonizando por dspliscência dos poderes públicos e falta de educação ambiental das pessoas que o visitam. Um dos locais mais belos para se visitar, pesquisar fauna e flora, vem sendo depredado, algo visível no lixo alí deixado e pinturas em pedras. Sem contar a ação de caçadores, as queimadas, que ameaçam um dos últimos resquícios de mata atlântica de nosso Estado. O alarde já foi dado diversas vezes e nenhuma providência até o momento foi tomada. Nem mesmo as terras foram devidamente desapropriadas para que projetos de preservação sejam incrementados. Vamos torcer para que um dia haja bom senso das autoridades e o Pico do Jabre continue a ser belo e importante para nosso ecossistema.
Foto:Marcos Eugênio

E haja moto


A STTrans de Patos está abindo novos estacionamentos para motos no centro da cidade. A facilidade para a compra do veículo, que por sinal é bastante econômico, tem contribuido para que os patoenses adquiram motos como quem compra banana na feira, o que não vem agrando muitoa quem tem carro, que acha que está perdendo espaço para deixar seu veículo. É preciso que a STTrans comece a projetar a cidade para a próxima década. A tendência é de que em poucos anos tenhamos sérios problemas de tráfego, algo que já vem sendo experimentado por muitos municípios brasileiros. O grande fluxo de veículos circulando, principalmente pelo centro da cidade, provoca poluição ambiental e sonora, um problema que tende a piorar com a construção de edifícios, o que tornará Patos uma verdadeira panela de pressão, com a alta concentração de gases. Hoje já são cerca de 22 mil veículos trafegando pela cidade diariamente.
Foto: arquivo garimpando

Vitrine na praça


Já circulando pela cidade a nova edição quinzenal do Vitrine Patos, sob direção de Cícero Araújo. Os principais destaques são a mudança de banco pela Prefeitura de Patos para pagamento da folha de pessoal, do Banco Real para o Banco do Brasil e a situação humilhante de quem sobrevive do lixão, dentre outros.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Procons discutem unificação de serviços ao consumidor na Paraíba


Representantes dos Procons municipais de Patos, Campina Grande, Cabedelo, e João Pessoa, além do Procon Estadual, que mantém escritórios em Patos, Cajazeiras, Guarabira e Sousa, estiveram reunidos na manhã de hoje (terça-feira) no auditório do Guedes Shopping Center nesta cidade, para discutir a unificação das ações dos órgãos de defesa do consumidor do Estado. De acordo com Murilo Padilha, secretário executivo do Procon Estadual, esse evento foi de grande importância para que fossem traçadas ações para coibir diversos tipos de infrações na Paraíba.
Algumas empresas que atuam em nosso Estado não estão cumprindo as recomendações dos órgãos de proteção ao consumidor, a exemplo da Gradiente, que está em processo de falência, a qual não comparece mais às audiências nos procons, varas cíveis ou juizados especiais, não tem peças de reposição e nem prestam qualquer tipo de assistência aos consumidores, e por isso mesmo está sendo suspensa a comercialização dos produtos dessa marca no território paraibano.
Outro ponto da pauta desse encontro foi a apresentação do Sindec – Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor. O Procon Estadual possui convênio com o Ministério da Justiça, onde 22 procons de unidades federativas estão interligados online por esse sistema, com troca de informações do perfil do consumir em tempo real, onde é possível saber quem mais reclama, por sexo, idade, empresas mais reclamadas, tipo de assunto em questão. “O Sindec é uma ferramenta moderna que vamos disponibilizar aos procons municipais, através de convênio com as prefeituras. A meta do governo da Paraíba é levar o serviço aos 223 municípios paraibanos. Onde não houver Procon o Estado pretende abrir uma unidade e onde existir o órgão municipal a intenção é fortalecê-lo com essa integração”, comentou Padilha.
Sindec
O diretor do Procon Municipal de Patos, Vital Henrique, falou da importância do encontro como marco para a nova fase do órgão municipal, que está se integrando, não apenas aos procons de Paraíba, mas em nível nacional, aderindo ao Sindec. “É um grande salto na qualidade do atendimento e facilidades para o consumidor, onde suas reclamações terão maior agilidade e um desfecho mais rápido”, disse Henrique. Sobre a Gradiente, Vital explicou que logo que as lojas sejam notificadas, uma decisão dos diretores do órgão de proteção ao consumidor, para que tirem os produtos do mostruário, o Procon de Patos dará início a uma rígida fiscalização para que causem mais abusos contra o consumidor. Vital também elogiou a parceria que está sendo firmada entre os procons, o que vem fortalecer ainda mais a luta pela defesa do consumidor.

Campanha contra DTS/aids do Cefet-PB será avaliada pelo Ministério da Saúde


O Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) estará recebendo a visita de técnicos do Ministério da Saúde que avaliarão o projeto “Camisinha na mão, prevenção na ação: contribuições do Cefet-PB no combate às DST e Aids. Eles vêm conhecer o protótipo objeto do Projeto "Dispensador de Preservativo", premiado (2º lugar) no Prêmio Inovação Tecnológica 2007.

Praticidade

Trata-se de uma máquina, semelhante àquelas que distribuem refrigerantes mediante a inserção de uma ficha, feita por alunos da instituição com orientação da equipe que compõe o Projeto. A programação para receber os técnicos do Ministério acontecerá no Auditório II do Cefet-PB, a partir das 14h30, com uma apresentação cultural do Grupo de Teatro da Amazona, com a peça “Boi de feira”. Às 15h será feita a abertura oficial com apresentação do Núcleo de Prevenção em Educação e Saúde (Nupes) do Cefet-PB e da máquina premiada.


Luta permanente contra DST/aids


Desde 1998 o Cefet-PB criou a “Comissão de prevenção às DST e ao uso indevido de drogas”, com a finalidade de desenvolver ações de sensibilização e prevenção junto à comunidade escolar. Ao longo desses anos, a comissão desenvolveu atividades pontuais, como palestras, capacitação de agentes multiplicadores e eventos alusivos ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. A participação no concurso “Prêmio de Inovação Tecnológica em Prevenção” possibilitou a ampliação destas ações, tendo em vista que, além da máquina que vai distribuir preservativos, a instituição participante deve adotar políticas permanentes sobre o tema da sexualidade.
A organização do Prêmio previa que instituições públicas de ensino teriam instaladas máquinas iguais a que venceu o concurso. Mas a máquina feita pelos alunos do Cefet está sendo avaliada, com vistas a ser também fabricada em larga escala.

Participação da comunidade

É o que adiantou um dos participantes do Nupes, Tarcísio Duarte. O Nupes pretende integrar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, alunos (as) e famílias em ações de educação preventiva e promoção à saúde. O projeto “Camisinha na mão, prevenção na ação” tem como objetivos estimular estudantes, servidores do Cefet, gestores e famílias, além de capacitar educadores/as e formar agentes multiplicadores para a prevenção às DST/Aids, em parceria com instituições governamentais e não governamentais.
Entre as ações, estão previstas prevenção em DST/Aids junto à comunidade escolar, considerando os indicadores de vulnerabilidade; disponibilizando preservativos e outros insumos de prevenção, além de elaboração de documentos técnicos e científicos, material instrucional e informativo sobreDST/Aids e uso de preservativo, considerando temas transversais que levam a situações de vulnerabilidade.

Ana Carolina de Araújo Abiahyjornalista do Cefet-PB

PARTIDOS DE ESQUERDA FECHAM COLIGAÇÃO EM PATOS

Por Wandecy Medeiros

Reunidos na noite de ontem na Sede da Acesa em Patos, os Partidos P C do B, PT, PSB, PHS, PSL, PCB, P T do B, decidiram fechar a coligação na chapa proporcional para as eleições de 2008, sendo decidido também o apoio à chapa majoritária encabeçada pelo atual prefeito Nabor Wanderley e Ivânio Ramalho do PMDB.
A reunião foi coordenada pelo Prefeito Nabor Wanderley que colocou a necessidade da união de todos, visando eleger vereadores e contribuir decididamente para a chapa majoritária.
Participaram da reunião os presidentes do PT, Dr. Vital Henrique, como também Alexandre da direção municipal, do P C do B, José Gonçalves, do PT do B, Olavo e Fátima, do PSL, Ranieri, do PSB, Dr. Aluisio, do PHS, Taunay Dantas, do PCB, Josivan Antero e do PRB, Maurição.
Foi analisada a atual conjuntura política e a situação dos partidos, especialmente o número de candidatos que cada um deve apresentar e depois de exaustiva discussão, ficou decidido que seriam formadas duas coligações, sendo uma com os partidos PT, P C do B, PSB, PCB, PSL, PHS e P T do B e outra envolvendo o PMDB, PR e PRB.
Os partidos lançarão 22 candidatos a vereadores, sendo quinze homens e sete mulheres, com possibilidades reais de eleger dois vereadores.
O presidente do PT, Vital Henrique enalteceu a importância da unidade dos partidos, e afirmou que desde inicio o PT vinha buscando justamente essa aliança, mas que não tinha sido compreendido pelos demais partidos e agora viu sua proposta concretizada.
José Gonçalves, representando o P C do B, afirmou que o erro cometido no início das discussões foi justamente não ter iniciado a conversação com os Partidos que já tinham se coligado na eleição passada, ou seja, PT, PC do B, PSB e PHS, para depois se ampliar a discussão com os demais, PSL, PCB e PT do B.
“Demonstramos mais uma vez a unidade dos partidos da base de apoio ao governo Lula e ampliamos com o PSL, PCB e PT do B, garantindo assim a eleição de pelo menos dois vereadores, além da coligação de todos na chapa majoritária com Nabor/Ivânio", enfatizou Gonçalves.
Ficou definida uma reunião para o dia 19 de maio de 2008, segunda-feira, às 17h, no Sindicato Rural de Patos, onde terá inicio a discussão sobre o planejamento da campanha eleitoral e a realização de um ato político, provavelmente no dia 31 de maio de 2008, com todos os candidatos a vereadores e vereadoras e a chapa majoritária.

Homicídio em Patos

A Polícia de Patos está ouvindo familiares e vizinhos de Rienice Medeiros da Silva, de 31, na tentativa de identificar o autor dos disparos que culminaram com sua morte na madrugada de hoje. Por volta das 2h da madrugada desta terça-feira Rienice foi atingido por três disparos de arma de fogo, na Rua Nestor Pereira, Bairro Vila Teimosa. O Samu chegou a transferi-lo ao Hospital Regional de Patos, mas ele não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Segundo levantamento feito na localidade, uma vizinha disse à delegada Rossana que chegou a conversar com Rienice após este ser atingido e ele informou que não conhecia o autor dos tiros. A referida vizinha ouviu dois disparos e em seguida a voz de Rienice pedindo para que o homem não atirasse. Pouco tempo depois ela ouviu o terceiro disparo. Os dispoaros atingiram a vítima nas costas e um no peito, segundo a Polícia Civil. Rienice ficou agonizando no chão enquanto aguardava a chegada do Samu. No Hospital de Patos recebeu pronto atendimento, mas acabou morrendo.

Ciência: Infectologista fala sobre dengue para médicos de Patos


A Unimed Patos promove nesta quarta-feira às 19h30 em sua sede na Av. Pedro Firmino uma palestra direcionada aos médicos de Patos e região. O tema em questão é a dengue. A pelestra será ministrada pelo infectologista da Capital paraibana, Francisco Bernadino. O especialista, em sua explanação, vai esmiuçar os principais detalhes da virose que vem causando grande mau estar à sociedade brasileira e aos órgãos de saúde. A dengue hemorrágica será o ponto essencial da discussão. A palestra se tornará um verdadeiro curso de capacitação para os médicos do PSF.

Foto:www.brasilescola.com

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Foragido da Papuda se entrega em Patos


Um caso no mínimo curioso aconteceu na Superintendência de Polícia de Patos neste domingo Dias das Mães. Um fugitivo da Penitenciária da Papuda–DF, procurou a polícia de Patos, dizendo que queria se entregar. Trata-se de Antônio de Pádua Cassiano, natural de Piancó, mas que foi condenado no Distrito Federal por homicídio, cumpriu sete anos em regime fechado, porém desde outubro do ano passado, era considerado foragido.
Antônio de Pádua chegou por volta das onze horas da manhã deste domingo, se apresentou ao comissário Bezerra, dizendo que era fugitivo da justiça e que queria se entregar. Os policias entraram em contato com a justiça do Distrito Federal, e constataram que Antônio de Pádua Cassiano, falava a verdade, sendo considerado fugitivo da Penitenciária da Papuda no Distrito Federal.
Ele foi colocado em uma das celas, onde permaneceu até o dia de hoje, quando foi transferido para o Presídio Romero Nóbrega, onde ficará a disposição da justiça, que através da Polinter, o recambiará para o Distrito Federal com o objetivo de que ele cumpra o restante de sua pena.
Em contato com a nossa reportagem, Antônio de Pádua confessou ser autor de um assassinato no DF, cometido há oito anos, e que realmente era fugitivo da justiça. Ele afirmou que é natural de Piancó, onde teria ido visitar a mãe no ano passado, acabou ficando, porém se arrependeu e quer terminar de cumprir sua pena, para poder ser reintegrado a sociedade.
O fugitivo afirmou que está cansado de viver se escondendo, e agora pretende pagar o que deve para tentar reiniciar uma nova vida.
Nossa equipe tentou obter de Antônio de Pádua a informação sobre o local que ele trabalhou, porém ele afirmou que só sabia que era uma fazenda e que ficava localizada na zona rural do município de Patos, próxima ao Distrito de Santa Gertrudes.

Marcos Oliveira (patosonline)

Fotojornalismo nu e cru




Uma abordagem sobre problemas sociais gritantes sob o click sensível de Kildary Gomes e Marília Vieira Lucas. Visão Embaçada - Uma perspectiva visual da diversidade social. Este é título do livro, que encara cruamente a vida de pessoas simples que sobrevivem em abrigos para idosos em Patos e o famoso lixão da cidade. A sensibiliade pelos fatos de nosso cotidiano, com imagens que provocam-nos ao debate sobre as causas e efeitos da realidade das figuras em questão. O livro aborda vários aspectos dessas pessoas e não apenas seu estado de miséria, abandono. Cultura, religião, solidão são fragmentos percebíveis com facilidade. Vale a pena percorrer as 52 páginas de forte impacto jornalístico.

Participação Popular entrevista Socorro Marques


Na manhã de hoje o Participação Popular, programa da Rádio Morada do Sol, apresentado pelo radialista Sílvio Romero, foi transmitido ao vivo do Centenário Café. A convidada de honra foi a deputada Socorro Marques, que fez uma análise da conjuntura política de Patos hoje. Ela falou sobre diversos assuntos, a exemplo de como seu partido, o PPS, vem se organizando para o pleito de 2008, relacionamento com o governo Cássio e aspectos do município de Patos no quesito desenvolvimento. Socorro Marques foi a primeira pessoa a lançar sua pré-candidatura à Prefeitura local. Ela foi para a entrevista acompanhada por sua tropa de choque de campanha, os filhos Monaci Marques Dantas, atual prefeito de Vista Serrana e de Enemarques Dantas, empresário, além de alguns pré-candidatos a vereador pelo partido, a exemplo de Márcia Souto.

foto:garimpandopalavras

domingo, 11 de maio de 2008

Raposa passeia pelo Amigão e atropela Galo


O Campinense Clube mostrou mais uma vez ser hoje a melhor equipe do Campeonato Paraibano 2008, ao derrotar seu arquiinimigo Treze pelo placar de 3x0. A forte equipe, que cresceu bastante neste segundo turno, não tomou conhecimento do Galo e logo na etapa inicial já vencia por 2x0, gols assinalados por Fábio Junior e Washington. O terceiro gol aconteceu no finalzinho do segundo tempo através do atacante Almir.
Para o próximo jogo o Campinense, que joga por dois resultados iguais, pode perder até por 3x0 que será campeão paraibano 2008. A equipe do Treze tem uma semana para tentar se soerguer da pancada, que foi essa goleada e tentar um milagre. Próximo domingo o Amigão deverá lotar novamente para o ato final do paraibano.
foto:garimpandopalavras

Roubo de gado em Santana dos Garrotes

O agricultor José Menino Filho, 27 anos, residente no povoado Palestina, em Santana dos Garrotes-PB, parece que anda assistindo a filmes do Velho Oeste americano, onde a prática de roubo de gado era bastante corriqueira. Ele foi preso em flagrante por ter roubado várias cabeças de gado de sítios vizinhos. Suas vítimas foram José Vieira e Maria Francisca, que ontem prestaram queixa à Polícia. Depois de algumas investigações, o policiamento daquele município conseguiu chegar ao agricultor larápio, bem como recuperou e devolveu os animais para seus verdadeiros donos.
garimpando com III BPM

Mais um morre afogado em Patos

Com os reservatórios sangrando, muitos afoitos não respeitam as orientações de segurança e mergulham em águas profundas. Alguns, geralmente alcoolizados, acabam sem retornar à superfície. Este ano muitos já perderam a vida durante banhos nos reservatórios em nosso Estado. Hoje mais uma vítima foi registrada em Patos. Por volta das 15h30 o agricultor Adalberto Trindade de Sousa, de 61, que residia no Bairro Mutirão, se afogou nas águas do Jatobá. No momento havia muitos banhistas. Segundo relatos de testemunhas o agricultor tomava banho naquele manancial quando repentinamente não veio à tona após efetuar um mergulho. Os banhistas que ali se faziam presentes iniciaram as buscas encontrando minutos depois o Sr. Adalberto, que já estava morto. O corpo foi levado ao Hospital Regional de Patos por uma ambulância de Mãe D'Água que passava naquele momento. No Regional foi confirmada a morte por afogamento.
garimpando com III BPM

Concurso Público UFCG:Inscrições para professor até quarta

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Saúde pública em debate

Na última enquete levada online pelo Garimpando Palavras, perguntamos: Aonde acontece o pior atendimento médico na saúde pública de Patos? Como opções as pessoas foram instigadas a votar nos hospitais Regional Janduhy Carneiro, Infantil Noaldo leite, Maternidade Peregrino Filho e Centro de Saúde Frei Damião.
Os visitantes puderam opinar, dentro de sua ótica, onde há maior deficiência no atendimento. Em primeiro lugar, com 48%, ficaram as unidades de saúde do PSF, onde chovem reclamações de falta de médico. Em segundo lugar empataram com 22% da opinião daqueles que criticaram o atendimento, os hospitais Infantil e Regional. O Centro de Saúde Frei Damião, com diversas especialidades médicas, tem o melhor atendimento dentre todos os órgãos de saúde citados na enquete, com apenas 3% das queixas.

Homem tenta matar irmão em Itaporanga

Ontem, por volta das 17h, p morador do Sítio Corrente, município de Itaporanga, Roberto Nicolau da Silva, agricultor, 37 anos, casado, tentou assassinar seu irmão Cícero Nicolau da Silva, agricultor, 36 anos, casado e também morador no mesmo sítio. O acusado, demonstrando insatisfação em virtude de uma acirrada discussão entre os dois, o ameaçou dizendo que iria em casa apanhar uma arma. Ao retornar, portando um revólver, efetuou um disparo atingindo a vítima na região dorsal, o qual foi socorrido por populares ao Hospital de Itaporanga. Devido a gravidade do ferimento provocado pelo disparo, a vítima foi transferida para Campina Grande.
O acusado conseguiu fugir e a Polícia tenta localizá-lo.

Perigo nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal vem fazendo um trabalho preventivo para que os motoristas trafeguem com muita atenção pelo Sertão, em decorrência das chuvas que estão caindo, tornado as estradas escorregadias. Dois pontos considerados críticos têm sido as serras de Santa Luzia e Teixeira, onde geralmente acontecem deslizamentos de pedras. Em Santa Luzia houve rolamento de pedras, que invadiram a pista, causando um acidente, sem muita gravidade. Ontem o DNIT teve que explodir uma barreira que ameava cair. Hoje os entulhos foram retirados e o trânsito já está totalmente normalizado.

Restaurantes superlotam no Dia das Mães


Os restaurantes de Patos registram no dia de hoje, dedicado a homenagens às mães , intenso movimento. Uma data especial que reúne famílias inteiras, muitos fugindo da cozinha para aproveitar ao máximo a companhia da matriarca, livrando-a das tarefas do lar. Um dos restaurante mais procurados foi o China Patos, que se reforçou no quadro de funcionários em duas lojas para atender a todos os pedidos.

Variedade

Com self service e a la carte, a culinária chinesa e japonesa, mais de 120 pratos, se tornou uma grande pedida para quem teve a iniciativa de almoçar fora de casa. A direção do China Patos explicou que, mesmo o movimento sendo intenso em dias normais em suas duas lojas, da Horácio Nóbrega e do Guedes Shopping Center, foi preciso uma programação especial para este dia, para evitar qualquer tipo de transtorno para os clientes. A empresa inovou e distribuiu rosas a todas as mães.
fotos:garimpandopalavras

Arquivo do blog