Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de julho de 2008

Receita libera consulta ao 2º lote da restituição


A consulta ao 2º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007) aos contribuintes vai ser liberada na próxima terça-feira, dia 8, a partir dss 8h, segundo informou a Receita Federal. O lote vai contar com 958.614 restituições, totalizando um montante de R$ 1,2 bilhão. A Receita informou que o lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso, que não apresentaram pendências em suas declarações, e que não foram contemplados no 1º lote. Além deles, também estão incluídos pagamentos aos demais contribuintes, que foram priorizados de acordo com a data da entrega da declaração, informou o órgão. O dinheiro das restituições será liberado a partir do dia 15 deste mês. O contribuinte pode saber se tevea declaração liberada acessando o site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br/) ou ligando para 146, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) a ser consultado.

Inscrições para o Enem vão até a próxima sexta-feira


As inscrições para o Exame Nacional de Cursos (Enem) estão reabertas até a próxima sexta-feira, dia 11, pela internet. De acordo com a Portaria n.º 99, publicada na edição desta sexta feira, dia 4,do Diário Oficial da União, os estudantes podem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de segunda-feira,dia 7. O pagamento da taxa de R$ 35 deve ser feito até o dia 14.
Os interessados que não têm condições de pagar a taxa deverão imprimir, preencher e enviar o formulário de Declaração de Carência, constante na página de inscrição, junto com uma cópia de documento de identidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Inep/Daeb), SCN Quadra 04 Bloco B Sala 704 - Centro Empresarial Varig - CEP 70.714-900, Brasília - DF. Até 3 de junho, 1,2 milhão de estudantes se inscreveram no exame. Em 2007, 907 alunos fizeram a inscrição apenas pela internet, de acordo com dados do Inep.
Fonte: Agência Brasil

Confira a lista dos políticos com contas rejeitadas pelo TCE divulgada pelo Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal divulgou a relação dos políticos prováveis inelegíveis na eleição deste ano, por terem suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Acesse o site do MPF e confira nome por nome. Na lista figuram nomes como os de Cacimba de Areia, o ex-prefeito Egilmário Bezerra; de Catingueira, Edivan Félix e João Félix de Sousa; de Conceição, Alexandre Braga; Condado, Antônio de Pádua; Desterro, João leite de Almeida; Emas, José William Madruga; Imaculada, João Evangelista; Olho D'Água, Júlio Lopes; Passagem, Dênis Alburquerque; Piancó, Gil Galdino; Princesa Isabel, José Sidney; Salgadinho, Luciano Morais; Santa Terezinha, Afonso Gayoso; São José do Bonfim, Miguel Mota Victor; São Joé do Sabugi, Manoel Domiciano; São mamede, Francisco das Chagas; Teixeira, Elenildo Queiroz e Inácio de Oliveira Amorim; Vista Serrana, Monaci Dantas, dentre tantos outros.

A sociedade deve ficar atenta aos maus gestores públicos. Pagamos altíssimos impostos, que devem ser revertidos em serviços que tragam melhorias de vida para nós cidadãos.


Confira a lista completa no endereço abaixo:
http://www.prpb.mpf.gov.br/.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sábado Empreendedor em Maturéia


Em um dia inteiro de atividades e oficinas, a cidade de Maturéia, no Sertão Paraibano, recebe neste sábado, dia 5, o projeto Sábado Empreendedor. Resultado da parceria entre Sebrae e prefeitura, a iniciativa visa estimular novos empreendimentos por meio da troca de informações, participação em palestras, oficinas e cursos, contribuindo assim para o fortalecimento da renda familiar.
No dia 19, será a vez de Princesa Isabel, também no Sertão. As palestras e oficinas oferecidas à população, de forma gratuita, serão realizadas pela manhã e tarde. Em Maturéia, as Escolas Municipais José Ramalho Xavier e a Maria Tâmara abrigam as atividades realizadas pelo programa. Na cidade de Princesa Isabel o evento ocupará o Educandário São José, a Escola Estadual Alcides Vieira Carneiro e as Escolas Municipais Carlos Alberto Sobreira e a Nossa Senhora do Rosário. O salão paroquial da cidade também será utilizado.
Palestras
Na caravana do Sábado Empreendedor serão realizadas oficinas voltadas para a produção de biscuit, trabalhos em E.V.A, pintura em azulejos, artes em mosaico, além de capacitação para banho de lua, depilação e limpeza de pele. No município de Maturéia, há também duas palestras, a primeira às 10h sobre ?Atendimento com Qualidade?, e outra às 16h com enfoque nas ?Relações Humanas e Motivação?.
Os participantes de Princesa Isabel terão cursos de decopagem, frivolité, textura em tela, pintura em tecido, produção de doces e salgados, e outros. Segundo Jeanne Patrícia, coordenadora do projeto na região de Patos, esse dia voltado pra a promoção de capacitações é uma oportunidade para que as pessoas tenham acesso às ferramentas que estimulem o seu potencial empreendedor.
Só este ano, o projeto atendeu dez municípios do Estado, beneficiando 5 mil pessoas. Para participar do evento o interessado deve procurar das 08 às 17 h, a unidade móvel do Sebrae em frente à Casa da Família em Maturéia, e ao lado da Prefeitura Municipal em Princesa Isabel, ou através do site http://www.sebraepb.com.br/, no link Sábado Empreendedor. As vagas são limitadas.
Sebrae Paraíba
Érica Chianca (Estagiária)

"Montreux, aí vou eu"


Um dos maiores representantes da música paraibana, Pinto do Acordeon (Francisco Ferreira Lima), cantor, compositor e acordeonista, participa próximo dia 11 no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. De sobra o talentoso paraibano, filho de Conceição, Vale do Piancó, fechou contrato e ficará quatro meses no Japão, do outro lado do mundo, levando grandes sucessos de sua carreira, que ficaram marcantes na voz de Genival Lacerda, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e própria Elba Ramalho.
foto:Weberson Leitão

Manifesto à Nação


Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil

A sociedade brasileira está ameaçada numa de suas mais expressivas conquistas: o direito à informação independente e plural, condição indispensável para a verdadeira democracia.
O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício. Vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas.
A exigência da formação superior é uma conquista histórica dos jornalistas e da sociedade, que modificou profundamente a qualidade do Jornalismo brasileiro.
Depois de 70 anos da regulamentação da profissão e mais de 40 anos de criação dos Cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia.
É direito da sociedade receber informação apurada por profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados a exercer um jornalismo que efetivamente dê visibilidade pública aos fatos, debates, versões e opiniões contemporâneas. Os brasileiros merecem um jornalista que seja, de fato e de direito, profissional, que esteja em constante aperfeiçoamento e que assuma responsabilidades no cumprimento de seu papel social.
É falacioso o argumento de que a obrigatoriedade do diploma ameaça as liberdades de expressão e de imprensa, como apregoam os que tentam derrubá-la. A profissão regulamentada não é impedimento para que pessoas – especialistas, notáveis ou anônimos – se expressem por meio dos veículos de comunicação. O exercício profissional do Jornalismo é, na verdade, a garantia de que a diversidade de pensamento e opinião presentes na sociedade esteja também presente na mídia.
A manutenção da exigência de formação de nível superior específica para o exercício da profissão, portanto, representa um avanço no difícil equilíbrio entre interesses privados e o direito da sociedade à informação livre, plural e democrática.
Não apenas a categoria dos jornalistas, mas toda a Nação perderá se o poder de decidir quem pode ou não exercer a profissão no país ficar nas mãos destes interesses particulares. Os brasileiros e, neste momento específico, os Ministros do STF, não podem permitir que se volte a um período obscuro em que existiam donos absolutos e algozes das consciências dos jornalistas e, por conseqüência, de todos os cidadãos!

FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas
Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil

MPE aguarda lista do TCE com nomes de políticos com contas rejeitadas




O Ministério Público Eleitoral na Paraíba espera receber, nesta sexta-feira, dia 4, do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Arnóbio Alves Viana,uma lista com os nomes dos políticos paraibanos que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos cinco anos, devido a irregularidades praticadas em gestões anteriores. As informações servirão para instruir o trabalho do MP Eleitoral nas eleições 2008.
Em abril, em contato feito pelo procurador regional eleitoral José Guilherme Ferraz da Costa junto ao Tribunal de Contas do Estado, o representante do Ministério Público Eleitoral destacou a relevância do trabalho do TCE para o aperfeiçoamento do perfil dos novos mandatários a serem eleitos em 2008, possibilitando-se o afastamento de candidatos que tiveram suas contas desaprovadas, devido à má administração em gestões passadas. Após este encontro, o Ministério Público Eleitoral enviou ofício ao TCE, solicitando que uma lista com os nomes desses políticos fosse formatada, de modo mais completo possível, contendo todas as decisões que possam em tese gerar inelegibilidade.
Naquela oportunidade, o MP Eleitoral pediu ainda a preferência no julgamento de recursos que ainda estavam pendentes, tendo em vista situações que possam caracterizar inelegibilidade. Solicitou-se, também, que fossem encaminhados os relatórios técnicos referentes ao monitoramento dos programas de distribuição de bens a cidadãos considerados carentes, com objetivo de que estes possam subsidiar o acompanhamento de tais programas durante a campanha. “A contribuição técnica do TCE permitirá ao promotor eleitoral detectar situações em que não há critérios legais definidos para distribuição igualitária de benefícios e indícios de manipulação do programa em favor de interesses pessoais e políticos dos gestores”, explicou José Guilherme Ferraz. O objetivo do Ministério Publico Eleitoral é, portanto, evitar e reprimir o uso eleitoreiro de programas assistenciais.
Ascom

Gestores públicos devem ficar atentos à Lei Eleitoral

De acordo com a Lei Complementar nº 64/90 são inelegíveis os gestores públicos que tiveram suas contas desaprovadas, por falhas insanáveis, em administrações passadas de órgãos públicos. Já de acordo com o artigo 73, parágrafo 10º, da Lei 9.504/97 (Lei Geral das Eleições), cabe ao Ministério Público Eleitoral acompanhar a execução de programas asssistenciais, visando detectar o eventual uso promocional em favor de campanhas políticas.

Acidente com vítima fatal em Várzea-PB

Por volta das 17h30 de ontem (03/07), no centro da cidade de Várzea, as vítimas Eduardo Araújo de Sousa, 19 anos, agricultor, e Valdemar Nóbrega, 57 anos, agricultor, seguiam em suas motos quando no cruzamento das ruas Anízio Marinho com Padre Jerônimo colidiram frontalmente. O senhor Valdemar, que sofreu ferimentos graves, foi transferido de imediato para Campina Grande, mais não resistiu e veio a óbito, enquanto que o jovem Eduardo, com ferimentos leves, encontra-se em observação médica no hospital na cidade de Santa Luzia - PB. Os veículos envolvidos na colisão foram uma moto CG Honda, ano 97, cor verde, placa MMY-0636, pertencente ao senhor Valdemar e a moto CG 125 FAN, ano 2007, preta, MOB-7295 de Eduardo.
III BPM

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Teatro Municipal de Patos será denominado Mário Soares


O jornalista Mário Soares, que costumava criticar as homengens póstumas às pessoas que tiveram relevância para a sociedade, seja qual fosse a área, será alvo de sua própria crítica. "Depois que morre, que é adianta?", se expressava. O Comitê de Luta pela Cultura de Patos já decidiu que o Teatro Municipal terá o nome do jornalista Mário Soares. A idéia já está sendo elaborada em forma de projeto de lei pelo vereador Orlando Xavier. Acredito que nenhum vereador venha boicotar essa iniciativa.
Soares dedicou grande parte de sua vida em iniciativas que valorizassem as tradições culturais genuinamente de nossa região. Pesquisava, pensava e traduzia isso tudo em ações. Desde as quadilhas juninas que marcou por anos, os inúmeros projetos de sua autoria foram bem recebidos pela administração Nabor Wanderley, na qual cumpriu com desembaraço a função de diretor da Filarmônica 26 de Julho, depois gerente de Cultura. Basta citar a Orquestra Sanfônica, idéia trazida por ele de Campina Grande. Lutou por sua implantação e conseguiu vê-la brilhar no Terreiro do Forró. Esta, em forma de agradecimento, fez a última homenagem em seu enterro, cantando Asa Branca, de Gonzagão.
Costumava falar que a Sanfônica conseguia não apenas fazer ecoar o som mais tradicional da região, como também dar vez aos instrumentistas tão esquecidos da mídia, que a Orquestra tinha também seu papel social.
Lembro bastante quando ele me procurava desesperado em busca de sites governamentais na busca de informações sobre programas de incentivos culturais para poder inscrever seus projetos. Nada mais justo que homenageá-lo, até para que seu nome seja lembrado como exemplo, de pessoa simples, mas efervescente lutador pela valorização de nossas manifestações de raíz.
Acima, talvez sua última foto, na noite dé encerramento do São João de Patos.

foto:garimpandopalavras

Municípios têm até 20 de setembro para fazer Censo Escolar



Os municípios precisam estar atentos para o prazo de preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica (EducaCenso). O período vai até 20 de setembro e as informações são utilizadas para o cálculo da distribuição de recursos dos vários programas educacionais. O EducaCenso pede anualmente informações detalhadas sobre a escola, os alunos e os professores. As informações devem ter como referência o dia 28 de maio e cada município deve acompanhar a publicação dos dados preliminares, prevista para outubro, para que inconsistências nas informações prestadas sejam corrigidas.
Acesso ao sistema
As informações contidas no Censo servem de base para a formulação e a implementação de políticas educacionais, para a determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundeb e para a implementação de programas federais como Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Merenda e Transporte Escolar. Como o sistema é online, o informante de cada escola deve entrar com a senha de desbloqueio e o código da escola que foi fornecido por correspondência ou pela Secretaria Estadual de Educação. As escolas que não possuem internet devem procurar a Secretaria de Educação Estadual ou do município para receber informações de como cadastrar as informações.
Famup

Contra pedofilia na internet

O termo de ajustamento de conduta assinado pela Google Brasil e Ministério Público Federal de São Paulo, visando o combate da pedofilia na internet representa grande conquista contra os criminosos que exploram crianças na rede mundial de computadores. A Google se comprometeu a filtrar suspeitos dessa prática e colocar em prática uma série de medidas de controle ao sistema. Caso não cumpra esse acordo, a Google terá que pagar multa diária de R$ 25 mil. Em contrapartida a Justiça suspende as ações em curso contra a empresa.

Começa São Pedro de São Mamede


O mais tradicional São Pedro da Paraíba, no Município de São Mamede, será aberto oficialmente amanhã à noite, 23h, na Praça do Forró com Doce Xamego, Pinto do Acordeon, Flora da Pele e Mastruz com Leite. No sábado será avez de Renato Marinho, Telengo Tengo, Brasas do Forró e Cavalo de Pau animar os forrozeiros. No último dia de festa se apresentam Luiz Bento, Evandro e Suave Veneno (foto), Capital do Sol e Garota Safada. De acordo com informações do prefeito Pedro Barbosa, a festa este ano conta com nova estrutura para atender melhos aos turistas que devem participar do evento.
Os festejos juninos de São Mamede acontecem desde do dia 30 do mês passado, com o São João dos Idosos, animado por Forrozão Zé Bezerra. Terça-feira desta semana houve o Forró do Lavanca, com shows de Quarteto Moral e Renato Marinho e Banda. Ontem foi a vez do Forró Balança, com a banda Os Virtuais e hoje a população está convidada a participar do Forró do dos Cafuçús. com Quarteto Moral e no Sabugy Club show com a banda Desejo de menina.

Vítimas de acidente iam para festa de São Bentinho

Os quatro rapazes vítimas de acidente ocorrido ontem à tarde próximo a São Mamede, no KM 318 da BR 230, iam participar de uma festa em São Bentinho, segundo informações colhidas pela Polícia Rodoviária Federal. O veículo, Corsa GL vermelho, placas MNW 4860/PB, capotou e caiu em um açude provocando a morte de Eduardo Nunes da Silva, 25 e Turiatã Jurema Cunha, 23, que ficaram presos às ferragens. Já o motorista Marcelo Costa Santos, 23, residente no Bairrro liberdade em Campina Grande e João Maria Sousa, 19, residente no mesmo bairro, conseguiram sobreviver ao sair do veículo.
O acidente aconteceu por volta das 16h40 de ontem, quando Marcelo perdeu o controle da direção, o carro capotou e caiu no açude às margens da BR 230. O Corpo de Bombeiros de Patos foi acionado e teve trabalho para retirar as vítimas fatais das ferragens. Os corpos dos jovens foram transferidos para a UML de Patos e devem ser enterrados hoje. A PRF fez teste do bafômetro e não detectou álcool em seu sangue.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Concurso da Polícia Civil deve ter mais de 2.800 vagas, revela Eitel Santiago


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eitel Santiago, deu uma boa notícia para as pessoas que se especializaram em fazer concurso. Segundo o secretário, o já anunciado concurso público da Polícia Civil deve ter 2.849 vagas em todas as aéreas da instituição. O secretário concedeu entrevista ao Programa Rede Paraíba da TV Miramar. Santiago ressaltou que o numero exato das vagas disponibilizadas no concurso pode mudar, inclusive podem ser reduzidas.
“Isto é a necessidade da Polícia Civil hoje, mas a Secretaria de Administração é quem vai determinar no edital a quantidade de vagas que o Estado vai poder disponibilizar”, declarou. Ainda segundo o secretário, todas as aéreas da Polícia serão beneficiadas com o concurso. “Teremos vagas para delegado, agente de investigação, escrivão, papiloscopista e peritos”, garantiu. O governador Cássio Cunha Lima já confirmou a realização do novo concurso para preenchimento de vagas na Secretaria da Segurança e Defesa Social, no segundo semestre.

Marcos Wéric
Wscom Online

Comissão de Educação do Senado aprova piso de R$ 950 para professores



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 2, no início da tarde, o projeto de lei que estabelece o piso de R$ 950 para professores da educação básica da rede pública de ensino. Pela manhã, a matéria havia recebido parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça. Agora, o projeto segue em regime de urgência para votação no plenário. A idéia dos parlamentares é concluir a votação ainda nesta quarta-feira, dia 2.
O presidente da Confederação Nacional dos Travalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, comemorou o resultado. “Agora à tarde a gente espera que o texto seja aprovado sem proposta de emenda ou questionamentos, para que seja logo sancionado. O nosso apelo é que os senadores aprovem o texto sem intervenções, que possam provocar qualquer tipo de atraso”, defendeu ele.
A categoria teme que o recesso parlamentar do Congresso - que começa no próximo dia 17 - possa adiar, mais uma vez, a aprovação do projeto que, segundo Leão, já deveria ter sido votado em 2007.
Fonte: Agência Brasil

Prefeito de Cacimba de Areia terá de devolver R$ 170 mil aos cofres públicos


O Tribunal de Contas do Estado concedeu o prazo de 60 dias para que o prefeito de Cacimba de Areia Inácio Roberto de Lira Campos devolva aos cofres municipais a importância de R$ 170.602,22 a ele imputada por saldo a descoberto.
Se a determinação não for cumprida, o TCE notificará o Ministério Público para a cobrança judicial do débito, conforme proposta do relator Marcos Antonio da Costa, acatada por unanimidade.
O processo nasceu de Inspeção Especial da Corte realizada em Cacimba de Areia, no período de 1º a 25 de julho de 2007. Além da imputação de débito por saldo a descoberto, o prefeito ainda sofreu duas multas de R$ 2.805,10, cada uma, pela descoberta de talonários de cheques da Prefeitura assinados em branco e por embaraço à fiscalização.
A decisão desta quarta-feira, dia 2, pela irregularidade da execução financeira do período inspecionado, terá cópia juntada aos autos do processo de prestação das contas de 2007 do prefeito Inácio Campos ainda não examinadas pelo Tribunal.
Fonte: Ascom/TCE
foto:garimpandopalavras

Acidente na BR 230

Um veículo caiu a poucos instantes em um açude às margens da BR 230, entre os municípios de São Mamede e Patos. De acordo com as notícias preliminares da Polícia Rodoviária Federal, quatro pessoas estavam no veículo no momento da queda e duas delas haviam conseguido sair. O Corpo de Bombeiros de Patos neste momento, 17h20, se encontra no local, juntamente com uma equipe do Samu prestando socorro. Ainda não há informações sobre as vítimas deste acidente.

D. José faz críticas à classe política




Nessa sua visita a Patos, onde participa de retiro com o cleto da Diocese local, D. José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, falou, dentre vários assuntos, sobre o panorama político brasileiro e a importância do voto consciente. Fez duras críticas ao comportamento dos candidatos que, segundo ele, hoje mudam de partido como mudam de camisa. "Voto não tem preço, tem conseqüência", disse enfatizando a necessidade do eleitor conhecer seu candidato, sua história, seu compromisso com a sociedade e não apenas de exercer um cargo apenas visando o benefício próprio.

Apoio de peso


O PCB, que lançou na última segunda o professor Isaac Newton para prefeito de Patos e vice Joseilton, terá apenas um candidato a vereador, Josivan Antero (foto), que sempre esteve envolvido nas causas populares e desenvolve projetos de inclusão cultural com a população carente. Josivan teve apoio declarado do secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa, o Zeca (PT). Em Patos serão cerca de 100 candidatos ao cargo de vereador, que vão disputar 11 vagas para a Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Seis coligações estão no páreo e dois partidos isolados, PR e PCB.
foto:garimpandopalavras

Abuso de autoridade, despreparo e falta de humanidade

Vem crescendo em nosso País as estatísticas de pessoas agredidas violentamente por policiais civis e militares. Neste caso específico, pessoas não consideradas bandidas, que praticaram pequenos delitos, a exemplo de pertubação alheia, acabam recebendo tratamento de criminoso de alta periculosidade. Algumas pessoas, por conhecer seus direitos, dão entrada em representação contra seus agressores, levando os fatos ao Ministério Público, à Corregedoria e à Comissão dos Direitos Humanos. Porém a maioria das pessoas agredidas sem motivos relevantes para tal ato, até porque a tortura é crime previsto na Constutição Federal, não denunciam seus agressores por receio de perder a vida. No curso de formação para policiais parece-me que não existe disciplina que trata das leis, do código penal, dos direitos consitucionais de cada cidadão.
A Polícia é uma das instituições mais importantes da sociedade, sua história é repleta de casos de sucesso contra aqueles que vão contra os direitos inerentes a qualquer cidadão. Mas também uma das causam desconfiança nnessa mesma sociedade, segundo pesquisas, justamente pela presença de algumas pessoas despreparadas que acabam manchando a imagem de toda uma coorporação, seja na PM, seja na Civil. O estresse, o baixo soldo não são justificativas contundentes para atos de selvageria, para que algoz, por vestir uma farda, um colete, se tornar mais perigoso que sua presa. No Brasil o coorporativismo também vem impedindo que as denúncias cheguem ao Ministério Público, como também as ameaças às vítimas e até aos delegados que por ventura tentem levar a denúncia contra policiais adiante. É preciso uma reciclagem de nossas polícias, que elas contiuem a cumprir com altivez o combate aos criminosos, mas zelando pela legitimidade das leis desse País.

Bandidos vestidos de policiais tomam carro em Catolé do Rocha

Por volta das 06h de ontem, dia primeiro de julho, segundo informações repassadas pelo III BPM, seis homens com trajes da Polícia Civil, ocupando um Vectra de cor preta, obrigaram o cundutor do FIAT Uno branco, ano 2006, placa 4083 PE estacionar, chegando a quebrar o pára-brisa a tiros, levando o veículo e deixando as vítimas em estado de choque.
O fato aconteceu na PB 325, que liga as cidades de Catolé do Rocha – PB a Patú – RN, mais precisamente nas proximidades do Sítio Jenipapeiro. Após praticarem o assalto os bandidos fugiram por destino ignorado. As vítimas informaram o fato a Polícia Militar, que iniciou as diligências, mas não obtiveram êxito até o momento. Faz muito tempo que esse tipo de violência passou a ser rotineiro nas estradas sertanejas, em que os bandidos agem com, muita facilidade. Do momento em que ocorre o delito à chegada da polícia é uma eternidade, o que facilita a fuga.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Patos presente em evento mais importante de calçados do País

Empresas de calçados da Paraíba
vão à 40ª Francal

Empresários do setor calçadista da Paraíba participam a partir desta terça-feira, dia, 1º de julho, da Francal - Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes - que acontece no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, até sexta-feira, 04. Em sua 40ª edição, são mais de 12 empresas paraibanas expondo na feira, levando calçados para a moda verão, com sandálias de dedo, calçados abertos, bolsas e acessórios coloridos com tons tropicais. A Francal reúne empresas nacionais e internacionais que lançam oficialmente as coleções e tendências de calçados e acessórios para as coleções primavera-verão. De acordo com os organizadores da feira, a estimativa é de que os negócios gerados durante o evento e como resultado dos contatos feitos na ocasião rendam vendas para as empresas até quatro meses após a Francal.
"Estamos apresentando as sandálias em tons pastéis, calçados em couro de cobra e os acessórios em tons de cru", disse Evanilza Ribeiro, uma das empresárias paraibanas que participam do evento. Segundo Antonio Felinto, gestor do Sebrae no projeto de Calçados da Paraíba, a feira representa uma grande oportunidade para ampliar mercados fora da região Nordeste. "As empresas têm conseguido realizar bons negócios, fidelizar clientes e ampliar a participação em mercados fora da região. A Francal é um espaço que proporciona contatos comerciais com todas as regiões do Brasil e clientes de outros países", comenta.

Apoios
Stand - Os 13 empreendimentos do Estado são micro e pequenas empresas de Campina Grande, Patos e João Pessoa, que têm o apoio do Sebrae, Governo do Estado, Companhia de Desenvolvimento da Paraíba e Federação das Indústrias do Estado. As empresas expõem em stand coletivo, com uma área de 210 m2 de vitrines, balcões e prateleiras exibindo para os visitantes os produtos. As empresas devem participar também do Projeto Comprador, que trará para a Francal 15 compradores de oito países. O projeto é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Apex com o objetivo de abrir novos mercados para as empresas de micro e pequeno porte.
Francal - Realizada uma vez por ano, no mês de julho, a Francal é o evento mais importante para fabricantes brasileiros junto ao mercado interno e o melhor cenário para as relações comerciais com o mercado internacional. A edição comemorativa de 40 anos da feira reúne 1.000 expositores nos 70 mil metros quadrados de área total do Anhembi e espera receber em torno de 60 mil profissionais do setor.
Tendências nacionais - Os temas de inspiração no país para a moda calçados primavera-verão 2009 induzem a sentimentos e emoções, ao passado e ao futuro. As coleções trarão a miscelânea do étnico, do artesanal, do geométrico e de combinações inusitadas. Cores, cortes e construções clean, com o básico valorizado por materiais tradicionais e bons acabamentos.
O básico se traduz no estilo Tecno Eco com os tons pastosos, terrosos e contrastantes, mostrando a busca pela quietude interior aliada ao conforto dos tons pastéis. Já a sensualidade, tão característica dos tempos de calor, traz para os pés materiais ousados e glamourosos como o verniz e tons brilhosos, contrastando com o ar sentimental das décadas passadas.
Ascom

Patos terá quatro candidatos a prefeito nas eleições deste ano

A política poatoense, tão acostumada com disputas eleitorais para prefeito com lançamento de apenas dois candidatos, este ano foi surpreendida o anúncio de quatro blocos na luta pela Prefeitura. Sábado havia sido homologada em convenção da chapa majoritária formada pelo deputado Dinaldo Wanderley (PSDB), tendo como vice Moema Melo; no domingo Nabor Wanderley e Ivânio Ramalho; deputada Socorro Marques (PPS) e Dr. Celso. Ontem o PCB decidiu lançar em sua convenção o candidato a prefeito Isaac Newton, natural de São Mamede, mas residente em Patos, professor e que tem em seu histórico a participação no movimento estudantil.

Ex-gerente do Sebrae Patos morre em Campina Grande


José Braz Leite, conhecido como "Braizinho", 53 anos, natural de Monteiro-PB, economista, Gerente da Agência Regional de Monteiro, ex-gerente da Agência Regional de Patos no final da década de 90, faleceu na noite de ontem, às 21h30, no Hospital Clipsi, em Campina Grande. A causa de sua morte foi infecção generalizada. Ele vinha lutando contra uma necrose de intestino, inclusive passado por cirurgia.
Iniciou carreira na Empresa Brasileiro de Correios e Telégrafos em João Pessoa. Foi Presidente do Rotary Club Patos NORTE. No Sebrae atuou desde meados dos anos 80 quando ainda se chamava CEAG, atuante técnico em projetos alavancados na época da SUDENE com o Pólo Nordeste. Era membro do GIAASP e integrava a diretoria da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Funcionários e da Associação dos Funcionários do Sebrae. Braz era muito querido em Patos. De papo amigável, cordial, educado e sempre prestativo. Deixa saudades a todos que o conheciam.
garimpandopalavras com Ismael Nóbrega

Homem encontrado morto em Cacimba de Areia

Segundo relataram as testemunhas, o corpo da vítima Isaac Gonçalves de Oliveira, 19 anos, foi encontrado no matagal à aproximadamente 400 (quatrocentos) metros por trás da residência onde o mesmo morava no Sítio Liberdade. A vítima encontrava-se em cima de um lajeiro com uma perfuração no lado esquerdo da região da cabeça, juntamente do corpo, encontrava-se uma espingarda calibre 36. Após tomar conhecimento do fato, por volta das 20h30 de ontem (30/06), o COPOM enviou ao local da ocorrência uma viatura de Rádio Patrulha e informou o acontecido à autoridade competente que esteve no local juntamente com a equipe de peritos para as providencias cabíveis.
Imaculada
Por volta das 01h40 de ontem (30/06) no Sítio dos Homens, enquanto a vítima Arnaldo Maria Lopes, 48 anos, agricultor, ia buscar um animal em sua propriedade, o acusado José do Nascimento Lopes, 30 anos, agricultor, estava em tocaia e disparou um tiro de espingarda “soca-soca”, atingindo-o na mão e estilhaços no pescoço. O acusado fugiu tomando destino ignorado. A vitima foi socorrida ao Hospital Regional de Patos. O policiamento local tomou conhecimento do ocorrido por volta das 08h30 do mesmo dia. Foram efetuadas diligências a fim de encontrar o acusado. Porém, até o momento sem êxito.
fonte:IIIBPM

Vereadores sujos

Os vereadores da Capital paraibana estão em terceiro lugar no ranking dos parlamentares das capitais braileiras com ficha suja, segundo levantamento da ONG Transparência Brasil. Dos 21 vereadores de João Pessoa, cinco têm ou tiveram ocorrências na Justiça ou no Tribunal de Contas do Estado.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Prefeito acusado de mandar jogar veneno em quadra para impedir convenção



Um fato inusitado aconteceu no Município de Catingueira no último domingo. Os partidos que fazem oposição ao prefeito Edivan Félix (PR), o PTB, PMDB, PSDB e PDT haviam agendado a convenção para domingo na quadra de esporte da Escola Municipal Djalma Leite, mas tiveram que realizá-la na parte externa. O motivo foi a grande quantidade de pesticida (folidol) jogado na quadra e arquibancadas por funcionários do município, impossibilitando o encontro, já que o cheiro insuportável poderia causar riscos à saúde das pessoas.
Os partidos da coligação Catingueira no Rumo Certo estão entrando com uma ação criminal contra o prefeito Edivan Félix. De acordo com informações do presidente do diretório do PTB e candidato a prefeito, Petrônio Fausto, no sábado o secretário de educação de Catingueira, Evânio Pereira Soares, primo do prefeito, sábado à noite se negou a entregar as chaves da escola. Foi preciso que o advogado do partido fosse à Piancó falar com o juiz da 32ª Zona daquela Comarca, José Milton, que enviou um oficial de justiça, que também não conseguiu as chaves.
Gás tóxico
O juiz mais uma vez determinou o repasse das chaves, caso contrário o secretário seria detido por não cumprir ordem judicial, foi quando os partidos tiveram acesso à escola. Só que pela manhã, por volta das 8h, quando a equipe chegou para organizar os trabalhos para a realização da convenção, se depararam com a quadra encharcada, com mais de vinte litros do pesticida derramados, com grande concentração de gás tóxico no ar. Cerca de 1.200 pessoas, segundo Petrônio, tiveram que participar do evento na parte externa da Djalma Leite.
A chapa majoritária pela coligação Catingueira no Rumo Certo tem como candidato a prefeito Petrônio Fausto (PTB) e como vice Zuíla Pires (PMDB). Todas as atividades na escola estão suspensas até que seja retirado todo o veneno. Não conseguimos contato com o secretário de educação.

ADEUS, MÁRIO SOARES!

Por Misael Nóbrega de Sousa

Mário Soares morrera como vivera grande parte de sua vida: sozinho. Não era um sujeito de muitos amigos. Mas, quem são de fato os nossos verdadeiros amigos? Isso não quer dizer, entretanto, que Mário era um desamparado; nunca. Ele fazia dele mesmo a sua muleta. Um irrequieto. Mário era de temperamento difícil e dócil ao mesmo tempo, sofria de transtorno de ansiedade. Sofria por querer viver. Era de uma garra e também de uma inércia... Ele era emblemático. Um símbolo de resistência da pouca vaidade e da insistente vontade de ser reconhecido. Ele era um Mário Soares de Oliveira, só.

Sentiu-se mal hoje cedo, retirou-se para um canto da biblioteca municipal, onde trabalhava como gerente de cultura e ali deu seu derradeiro suspiro entre nós; não deve ter levado nenhuma lembrança desta vida– uma dor intensa no tórax; um infarto fulminante; um adeus. Dissera estar se sentindo mal e pediu para que lhe fizessem um chá: um pouco ofegante e com a mão pousada ao peito, sentou-se num banquinho de canto de muro, onde cresce um jardim meio sem graça.

No mesmo local que morrera, vestiram-lhe o corpo. Nada é mais dispensável do que uma vestimenta de cadáver. Fazia sombra, havia pessoas da família e curiosos; colegas de trabalho; havia também quem não conhecia a história de Mário Soares; uma conversa miúda; gracejos que não tinham nada a ver com a cena. E como foi triste aquela cena. Mário não queria um espetáculo para os alheios. Era a transmutação de gente, carne, pele, suor, abraço para um nada mais: um algo inerte sem brilho nos olhos, horizonte ou esperança. Um corpo sendo molestado pela insensatez dos viventes; quem são os putrefatos agora? Um ato que Mário Soares não gostaria de ter encenado, tão cedo. 53 anos. Mas, Deus é que sabe.

A banda filarmônica 26 de julho era agora a menina de seus olhos; e eles marejaram algumas vezes vendo-a tocar. Mário assumiu a responsabilidade pela organização dessa instituição quase centenária. Não chegava a ser uma pessoa frustrada, pois já muito oferecera a cultura patoense, porém havia em seu cerne o compromisso com o algo mais. Era um inquieto, isso sim. Organizou festejos juninos na Rua Espinharas, rua de sua mocidade; foi responsável por trabalhos culturais no parque cruz da menina; mentor e primeiro presidente da associação de imprensa do sertão paraibano; era responsável pelo centro de cultura Amaury de Carvalho.

Um Mário com o seu hábito de fumante inveterado; bebericando, quase sempre, falando alto e maldizendo a vida, por rotina. Mas, quem o conhecia sabia que isso era de Mário Soares, tão peculiar quanto o seu andar cabisbaixo, como se marcasse os próprios passos no chão. Talvez Mário tivesse a certeza de que podia contribuir mais; porém os maus tratos da vida madrasta, impunham-lhe condições que o seu estilo de vida não acompanhava.
Mário poderia se tornar uma pessoa folclórica, no pejorativo da palavra, quando na realidade era um homem afeito às letras – pensante - reflexivo. Às vezes o nosso próprio fardo é mais pesado, por que acreditamos que assim seja. E a morte pode vir a ser a melhor resposta. Mário teve o reconhecimento em vida, pelo menos para alguns que o entendiam e o respeitavam como ele era. A nossa vida é o nosso legado.
Mário vivia se sentindo mal com as dores do mundo. E pode ser que esse mal o tenha levado. Entre os presentes que foram ver seu corpo ainda sendo vestido para ser colocado no caixão, um sorriso de uma conversa distraída agrediu-me profundamente. A pior ofensa a um morto é um sorriso em seu velório. Não há nada ali que justifique alguma graça. Tudo é luto. E que isso fique registrado. A notícia da morte é outra coisa triste. E não há nada que divise o viver do morrer. Quem sabe a última conversa sirva de inspiração para a lembrança de como Mário Soares fora em vida. E se perguntarem quem fora Mário Soares, responda, sem cerimônias: Mário Soares fora ele mesmo.

Homicídio em São José do Bonfim

Segundo depoimento de testemunhas, por volta das 21h40 de ontem (29/06) no Coreto Municipal de São José do Bonfim, a vítima Francinaldo Leandro Cabral, 18 anos, redeiro, encontrava-se de posse de um facão ameaçando o acusado Gean Fernandes do nascimento, 24 anos, solteiro, agricultor, que de imediato efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima. A vitima foi socorrida por terceiros para o Hospital Regional de Patos, quanto ao acusado evadiu-se em uma moto tomando destino ignorado. O destacamento informou ao COPOM que acionou as VTR 0810 da Guarnição do Oficial CPU e 0905 da Guarnição do setor 04 Jatobá, as quais deram início as diligências no intuito de localizar e prender o acusado no entanto não obteve êxito.
Fonte: III BPM

Morre gerente de Cultura de Patos


Faleceu na manhã de hoje o gerente de Cultura do Município de Patos, jornalista Mário Soares, 53 anos, que residia Rua Tiradentes, centro de Patos. Ele havia chegado ao trabalho para iniciar mais um dia de expediente, quando sentiu-se mal. Pediu a auxiliar um chá e foi para uma área mais ventilada. Quando a funcionária foi entregar-lhe o chá, entregou a ela os óculos, chaves e celular e disse-lhe que estava morrendo e depois caiu. O Samu foi solicitado, mas não conseguiu reanimá-lo, ficando constatado infarto fulminante. O corpo de Soares será velado durante o dia na Biblioteca Municipal.
Colegas da Prefeitura disseram que Mário Soares, no último dia do São João de Patos, este afirmaram que talvez não chegasse a assistir a convenção do PMDB, do qual era filiado. Foi ontem a convenção e lá repetiu para o gerente de Turismo, Gustavo Gerônimo, que talvez não conseguisse mais dar expediente na Biblioteca, local em que trabalhava, nesta semana segunda, pois não estaria vivo. Mas não procurou atendimento médico.
Desde 2005 que Mário Soares, que foi o primeiro presidente da AISP - Associação de Imprensa do Sertão Paríbano, trabalhava na atual gestão municipal. Era hipertenso, mesmo assim fumava bastante. Mário foi um dos grandes agentes culturais de Patos dos últimos anos. Sempre envolvido em movimentos culturais, deu grande contribuição ao governo Nabor Wanderley, com suas idéias em prol da cultura genuinamente regional. A Sanfônica, que se apresentou nas últimas edições do São João de Patos foi uma das muitas iniciativas suas, como também o festival de Forró Pé-de-serra.

domingo, 29 de junho de 2008

Cordelistas patoenses se apresentam na Tenda do Cordéis em João Pessoa


Os cordelistas patoenses Vicente Campos Filho e Janduhi Dantas se apresentaram na noite de São João e véspera de São Pedro, respectivamente, na Tenda dos Cordéis, na Capital. O projeto está inserido dentro da programação do 'São João de João Pessoa – O melhor da gente', e apresenta os cordelistas paraibanos, além de outras expressões culturais como bandas de pífano, cavalos marinhos, afoxé e quadrilhas.
O cordelista Vicente Campos Filho, também é jornalista e reside em João Pessoa há cinco anos e declamou os cordéis intitulados: “O expresso da agonia”, “O Cafajeste, o sacristão e o padre” e “O dia em que PC Farias infernizou o inferno”.
Janduhi Dantas, que além de cordelista, é professor de português e autor da já consagrada “Gramática no cordel”, continua residindo em Patos e declamou os cordéis: “A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99” e “A alma do senador que caiu na lábia do Cão”.
Para Emilson Ribeiro, Coordenador do Projeto, disse que se sente feliz com o resultado obtido por estar sendo o grande diferencial, pela diversidade de expressões da cultura popular apresentadas na praça. “A nossa luta é exatamente, prestigiar os artistas da terra. Durante toda a festa, se apresentaram forrozeiros de toda a Paraíba, além de grupos culturais diversificados”.

Mais um homicídio em Patos sem que os autores sejam identificados

Por volta das 3h da manhã de hoje a Polícia foi acionada para comparecer à praça do bairro São Sebastião, Patos-PB, com a informação que um homem havia sido alvejado por arma de fogo. Ao chegar no local encontrou José Marciano Silva de Araújo, 20 anos, estendido ao chão, já sem vida, com um tiro na caabeça.
No momento muitas pessoas voltavam do Terreiro do Forró, onde acontecia a festa do São João de Patos. A Polícia ouviu várias testemunhas, que informaram que dois homens, em uma moto, usando capacetes, teriam sido os autores da morte de Marciano, porém ninguém fez o devido reconhecimento deles. A única pista deixada foi a cor amarela de um dos capacetes. Mesmo efetuando diligências a Pm não localizou os suspeitos.
Este foi o segundo homicídio ocorrido em Patos esta semana sem que os autores tenham sido reconhecidos. Ós delegados que apuram essas mortes têm prazo de trinta dias para fechar inquérito.

Final de semana de convenções


Termina amanhã o prazo para todas as siglas realizarem suas convenções visando as eleições deste ano. Desde ontem os partidos estão bastante agitados, mobilizados para definir seus candidatos. Há também muita festa, o foguetório mostra um pouco desse clima da campanha que se aproxima. Em Patos o PSDB, que trouxe o governador Cássio, e partidos aliados realizaram suas convenções, homologando a chapa majoritária para prefeito, com Dinaldo Wanderley e Moema Melo.
Hoje foi a vez do PMDB, que terá Nabor Wanderley e Ivânio Ramalho, que tentarão a reeleição e o PPS de Socorro Marques, que terá como vice Dr. Celso. Resta-nos apenas esperar que as eleições, processo democrático para escolha de nossos representantes, aconteçam em clima de paz, respeito e com muita lisura. Que os candidatos apresentem propostas possíveis de ser realizadas e compromissadas com o desenvolvimento local.

Arquivo do blog