Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de julho de 2008

Fique de olho

Couto é o mais presente na Câmara Federal e Gadelha o que mais falta

O portal da Câmara já tem o levantamento sobre a participação, no primeiro semestre de 2008, dos parlamentares da bancada federal paraibana nos debates e sessões no Plenário do dia 11 de fevereiro a 16 de julho. O deputado Luiz Couto (PT) aparece em primeiro lugar com a maior freqüência. Já o campeão de faltas é o deputado Marcondes Gadelha (PSB).
O deputado Armando Abílio (PTB) foi o segundo mais assíduo. O terceiro que obteve mais presença nas sessões foi o deputado Damião Feliciano (PR). O quarto mais participativo é o deputado Wilson Santiago (PMDB). Na quinta colocação, referente a presença em Plenário, vem o deputado Vital do Rego (PMDB). O deputado Manoel Júnior (PSB) obteve a sexta maior freqüência. Depois vêm, empatados, os deputados Wilson Braga (PMDB) e Efraim Filho (DEM).
Mais faltosos
Entre os mais faltosos nas sessões do primeiro semestre, aparece em segundo lugar o deputado Wellington Roberto (PR). O deputado Walter Brito (PRB) aparece logo em seguida, no levantamento feito pela Câmara e que pode ser acessado no portal. O deputado Rômulo Gouveia (PSDB) ficou em último lugar como o parlamentar paraibano com mais ausências nas sessões. Mas o tucano tem uma justificativa. Chegou a tirar uma licença de 3 meses para ocupar o cargo de secretário chefe do Gabinete do Governo do Estado.

Presença nas sessões

Das 63 sessões que aconteceram no primeiro semestre da Câmara, Luiz Couto (foto) esteve presente em 61, obtendo um aproveitamento de 96,8%. Couto só teve duas faltas que foram justificadas. Armando Abílio participou de 59 sessões, o que corresponde a 93,7% de aproveitamento. Damião Feliciano esteve presente em 58 e obteve um aproveitamento de 92,1%. Wilson Santiago participou de 56, o que corresponde a um aproveitamento de 88,9%. Já Vital do Rêgo participou de 53 sessões e seu aproveitamento foi de 84,1%.
Manoel Júnior esteve em 51 sessões e obteve um aproveitamento de 51%. Wilson Braga e Efraim Filho participaram de 48 sessões. Eles tiveram um aproveitamento de 76,2%. Wellington Roberto esteve presente em 45 sessões e seu aproveitamento foi de 71,4%. Walter Brito participou de 46, o que corresponde a um aproveitamento de 73,0%. Marcondes Gadelha esteve em 37 sessões e está com apenas 58,7% de aproveitamento. Gadelha teve 23 ausências justificadas e três faltas não justificadas.
O Norte

Eventos evangélicos atraem grandes públicos em Patos


Por André Rodrigues Leite


É notável o crescimento da Fé Evangélica na cidade de Patos - PB, e porque não dizer em todo o Brasil. A multiplicação de programas de radiodifusão tanto no funcionalismo AM como FM, a ação social, a criação, evolução e divulgação de novos e tradicionais roteiros evangelísticos são um dos principais fatores que revelam o citado avanço. Podemos registrar e citar aqui vários grupos e cantores de renome nacional e internacional, como Mara Maravilha, João Filho e Ana Amélia (Ex-integrantes do Mastruz com Leite), Kleber Lucas, Grupo Logos, Pr. Marco Feliciano, Ex-bruxo Tio Chico, Ministério Tenda do Encontro, Carlos Rilmar, Cassiane e Alice Maciel que passaram por nossa cidade arrastando apreciáveis públicos.
O cantor J. Neto também é um dos ministros que marcaram presença em nossa terra, no “JESUS É BOM DEMAIS 2008”, que já virou tradição na cidade, realizado na segunda semana de Junho, nos dias 9, 10, 11 e 12, ao lado da Telemar, onde um grande público pode se alegrar e adorar com canções que bendizem a Deus e contemplar palavras bíblicas de variados pastores evangélicos da cidade. A informação é que cerca de 15 mil panfletos bíblicos foram confeccionados para o alcance do maior número possível de pessoas.
Completando a semana de eventos em larga escala, no mês junino, no dia 13, o cantor Lázaro (Ex-integrante da banda Olodum), juntamente com sua banda, que tem percorrido centenas de cidades do País, esteve na estrutura de palco e telões, montada na rua Moacir Leitão, para comemorar o aniversário de uma das denominações protestantes da grande Patos e conclamando um enorme público a louvar a Deus com suas alegres e embaladas músicas com estilos da Bahia, estado onde congrega o atual cantor gospel. A cantora Aline Barros (foto), de renome internacional se apresenta no próximo mês, dia 9, no Patos Tênis Clube, quando reunirá não apenas evangélicos, mas milhares de pessoas, independente de religião, classe social ou cultura.

À beira de um ataque de nervos

Com as férias quase que coletivas dos juízes de Patos, os advogados estão pra lá de estressados, já que os processos se acumulam sem que haja o devido despacho dos magistrados. Aqueles que substituem seus colegas não dão conta sequer dos processos que correm em suas varaas, o que torna a Justiça ainda mais morosa. Cabe ao Tribunal rever essa forma de concessão de férias aos magistrados para que a população não venha a ser penalizada.

Fino da MPB no Pirão de Queijo

Uma excelente alternativa cultural de fim de semana em Patos é a apresentação de Alexandre Marinho Voz e Violão, no Restaurante Pirão de Queijo Coreto II, hoje a partir das 20h. O Pirão de Queijo tem sido um importante espaço para a divulgação do trabalho dos artistas de Patos e região. Sempre aos finais de semana o público marca presença com maior intensidade para prestigiar nossas pratas da casa.

Tentativa de homicídio em Patos

A onda de violência continua na cidade de Patos. Por volta do meio dia de ontem aconteceu mais uma tentativa de homicídio. O fato ocorreu na Rua Dona Milindra, próximo à Sucata do Geraldo, tendo como vítima Ozarir Fernandes da Silva. Ele foi alvejado por disparos de arma de fogo. O Samu fez os primeiros socorros antes de levá-lo ao Hospital Regional de Patos, onde explicou o ocorrido. Segundo ele, o acusado, que estava a pé, tinha pele morena e aparentava ser menor de idade. O 3° BPM após ser informado da tentativa de homicídio enviou uma guarnição até o local. De posse das características do acusado empenhou diligências para captura deste, porém até agora sem êxito.

Bonifácio Rocha passa por cirurgia em João Pessoa


O vereador patoense Bonifácio Rocha (PSB) passou por cirurgia no dia de ontem em João Pessoa. Ele havia sofrido uma queda quando saía de um estabelecimento comercial na cidade de Patos esta semana. Segundo familiares, Bonifácio, que é suplente de deputado federal, está em franca recuperação. Esse fato inusitado pode atrapalhar bastante a campanha do vereador, que pleiteia a reeleição para a Casa Juvenal Lúcio de Sousa. O Garimpando torce por sua rápida recuperação.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

CEFET-PB abrirá inscrições de seu Vestibular em agosto

Acontecem de 04 de agosto a 12 de setembro as inscrições para o processo seletivo do Cefet-PB – Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. Em Patos, uma das novas unidades federais que estão sendo implantadas, os candidatos irão concorrer aos cursos técnicos em Calçados e Edificações, além do superior de Tecnologia de Segurança no Trabalho, escolhidos pela população em audiência pública. As provas acontecem nos dias 30 de novembro e primeiro de dezembro deste ano. As aulas dessas novas unidades, Patos, Monteiro, Picuí, Princesa Isabel e Cabedelo terão início em julho do próximo ano.
As instalações que vão abrigar os referidos cursos de Patos serão construídas nas proximidades da Escola Agrícola, Bairro Mutirão. O diretor de ensino do Cefet da Paraíba, Raimundo Nonato, informou que a edificação partirá do zero e não haverá investimentos na recuperação de prédios antigos, já que não compensaria. Uma equipe de engenharia do Centro de Tecnologia já vem fazendo os estudos para a construção da Escola Federal, que deve ficar pronta totalmente no final de 2009.

280 vagas para Patos
Segundo informou Nonato, que estima em 800, aproximadamente, o número de candidatos aos cursos oferecidos nesta cidade nesse primeiro Processo Seletivo Unificado, depois que a escola estiver concluída, outros dois cursos técnicos serão implantados em Patos, podendo surgir um segundo superior, dependendo das necessidades da localidade, como ficou acordado com a população.
Os cursos técnicos em Calçados e Edificações são direcionados àqueles que estão no ensino médio. Inicialmente vão ser oferecidas 280 vagas, sendo 40 para o de nível superior, que vai funcionar à noite. Os dois técnicos terão turmas nos três turnos. No processo seletivo, cinco por cento das vagas serão destinados aos portadores de necessidades especiais. Sobre esse processo de interiorização dos cefets, Nonato enfatizou que, felizmente, “estamos diante de um governo que tem noções concretas de que só se desenvolve o País quando a educação e a profissionalização chegarem a todos, não apenas às capitais, mas aos municípios interioranos”.
Acrescentou que os centros de tecnologia chegam não apenas para suprir a demanda por mão de obra qualificada, algo bastante reclamado no Brasil, mas para tirar os municípios da ociosidade profissional. “É como se não tivéssemos gente treinada, nem educada, no aspecto mínimo necessário e o governo resolveu tomar uma decisão. Há estudos comprovados pelo IMEP de que se a gente não tomar uma providência séria o País vai a uma falência em dez anos. Temos problemas em diversas áreas do conhecimento”, disse Nonato. Adiantou que a tendência é que as unidades do Cefet se transformem em campus, com autonomia orçamentária.

Como se inscrever
O Cefet-PB será o primeiro do Brasil a incluir o Enem como elemento de aproveitamento. O candidato que fez a prova do Enem, não importando o ano e que atingiu 40 pontos acima, terá resultado diferenciado na nota final da seleção. Segundo Nonato, 25% das 40 vagas oferecidas para o curso superior serão destinadas para os que optarem pelo aproveitamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio.
Mônica Maria Montenegro, coordenadora dos processos de seleção do Cefet-PB, disse que as inscrições do processo seletivo 2009 da instituição serão feitas pela internet, no endereço http://www.cefetpb.edu.br/. No site há todas as informações, passo a passo para o candidato se inscrever e imprimir boleto bancário. Quem tiver interesse e não souber ou tiver acesso a esse meio eletrônico, poderá procurar o telecentro da Biblioteca Municipal de Patos, localizada na Pedro Caetano, Centro. Três monitores vão auxiliar os candidatos no preenchimento dos cadastros. A taxa para o curso superior será de R$ 60,00 e para o técnico R$ 40,00.
Quem não tiver condições de pagar a taxa pode preencher o formulário socioeconômico e de inscrição, pedindo gratuidade. Essa isenção irá de 04 a 08 de agosto. Ao abrir o site do Cefet o candidato deve ir ao ícone Compec. Neste ele dará início ao processo de inscrição, inclusive podendo acessar as provas, resultados e concorrências dos últimos processos seletivos.
Assessoria

Primeira pesquisa eleitoral de Patos

Muita apreensão dos patoenses, que estão ansiosos para a divulgação da primeira pesquisa eleitoral de Patos nesse período de campanha. O Jornal da Paraíba publica números recentes da preferência popular no próximo domingo, tanto para prefeitos como para vereadores. Em Patos quatro candidatos lutam pelo Poder Municipal: Nabor Wanderley (PMDB), seu primo Dinaldo Wanderley (PSDB), Socorro Marques (PPS) e Isaac Newton (PCB). Os candidatos citados também vão participar de debate promovido pela TV Paraíba.

Impugnações pra lá e pra cá

Com o pedido de impugnação de candidatura feito pela promotora Ana Guarabira, a assessoria jurídica do candidato Dinaldo Wanderley se disse bastante tranqüila e vai apresentar as certidões negativas do Tribunal de Contas do Estado e da União. Além disso estão pedindo a impugnação do candidato Nabor Wanderley (PMDB), acusando-o de fazer propaganda eleitoral antes do período determinado pela Justiça Eleitoral. Essa peleja dos candidatos com ações diversas devem permanecer mesmo muito tempo depois das eleições.
Por falar em candidatos, quem anda revoltado com os designers gráficos são os fabricantes de cosméticos. É que os mestres da computação capricham tanto na maquiagem dos candidatos através das ferramentas do Photoshop que estão causando prejuízos a esse segmento empresarial. Basta ver os retoques exagerados nas fotos dos santinhos que circulam pela cidade. Ninguém com ruga, sinal, espinhas. Tudo é eliminado para que todos pareçam belos.

Tentativa de suicídio em Imaculada

Ontem de madrugada Damião Pereira Trajano, de 32 anos, residente a Rua José Guedes, S/N, centro de Imaculada/PB, tentou suicídio usando uma faca peixeira. Segundo testemunhas, a vítima, que apresentava sintomas de embriaguez alcoólica, por volta das 04h40 foi até o matadouro local pegou uma faca e enfiou no próprio peito tentando se matar. A guarnição PM do Destacamento de Imaculada foi acionada e prestou os primeiros socorros a vítima, que foi encaminhada à cidade de Patos.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Hoje é o Dia de Proteção da Floresta


Matéria publicada semana passada pela Folha de S. Paulo mostra que, a cada hora, fazendeiros e investidores estrangeiros têm comprado ao menos 0,5 km2 de terras brasileiras. Isso significa que, ao final de um dia, 12 km2 estarão legalmente em mãos de pessoas físicas ou jurídicas de outras nacionalidades. “Isso equivale a uma área semelhante a seis vezes o território de Mônaco (com área de 1,95 km2) ou a 7,5 vezes a extensão do parque Ibirapuera (área de 1.584 km2)”, calcula a reportagem.

Invasão

O ritmo da chamada "estrangeirização" de terras foi medido pela Folha a partir de dados do SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural) num intervalo de seis meses, entre novembro de 2007 e maio de 2008. Nesse período, estrangeiros adquiriram pelo menos 1.523 imóveis rurais no país, numa área somada de 2.269,2 km2. No mesmo intervalo, eles se desfizeram de ao menos 151 imóveis rurais, que totalizam 216 km2.
De acordo com o documento do SNCR obtido pela reportagem, o total de áreas em nome de estrangeiros no país passou, no período, de 38,3 mil km2 para 40,3 mil km2, um ritmo puxado pela soja, mas também motivado pela pecuária, pelos incentivos oficiais à produção de etanol e biodiesel e pelo avanço do preço da terra.O levantamento leva em conta apenas aqueles que, ao registrar a terra, declararam-se estrangeiros. “Ou seja – diz a Folha -, não inclui as empresas nacionais de capital estrangeiro e muito menos aqueles que se utilizam de "laranjas" brasileiros para passar despercebidos pelos cartórios”.

Sobrevivente

Pesquisas sobre o cuxiú-preto (Chiropotes satanas) indicam que, mesmo precisando de muito espaço, esses animais têm capacidade de se adaptar à perda do seu habitat natural, provocada pela intervenção humana. Em uma ilha do reservatório de Tucuruí, um grupo de oito macacos vive há 22 anos em uma área de apenas 20 hectares. “Eles têm conseguido sobreviver e se reproduzir em áreas bem menores do que se imaginava possível,” diz Liza Veiga, pesquisadora associado do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, que observa o comportamento dos macacos em Tucuruí desde 2001.
Com circulação cada vez mais restrita devido à diminuição de seu habitat natural e se alimentando de muitas flores e, até, de terra de cupinzeiro, os cuxiús-pretos ainda sobrevivem. Até quando? “O grupo encontrado na ilha em Tucuruí não sobreviverá a longo prazo, pois os cuxiús não têm capacidade de se dispersar.”A espécie consta há vários anos na lista vermelha de primatas da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). A atualização desta lista, que ocorre a cada quatro anos, será lançada no mês de agosto durante XXII Congresso da Sociedade Internacional de Primatologia (IPS), que será realizado em Edimburgo, na Escócia.

Fonte:www.ambientebrasil.com.br
foto:rogeliocasado.blogspot.com

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Policial preso por tráfico de drogas


O cabo da policia militar José Roberto Pinto, de 38 anos, e o estudante Jardel Alves de Souza, de 25, foram presos na noite de anteontem, durante uma operação da realizada pelas polícias Civil e Militar, na cidade de Itaporanga, Sertão paraibano, acusados de tráfico de drogas.
A ação teve como objetivo o cumprimento de mandado de prisão temporária contra a dupla, expedido pela juíza da comarca de Coremas, Alcione Alencar. Os dois acusados já estavam sendo investigados por vender drogas em Itaporanga.
Após a prisão, Jardel foi encaminhado para a 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itaporanga, de onde foi transferido para a Cadeia Pública de Coremas. Já José Roberto está recolhido na Companhia de Polícia Militar de Itaporanga.
Mais envolvidos
De acordo com o delegado Fred Magalhães, de Itaporanga, outras nove pessoas ainda estão sendo investigadas também por envolvimento na comercialização de drogas naquela regional, composta por 18 municípios. “O trabalho da polícia continua e as prisões e apreensões podem acontecer já nos próximos dias”, afirmou a autoridade.
Portal Correio
foto:jornalcrpd.vilabol.uol.com.br

Como economizar água


- Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira mal fechada pode desperdiçar 46 litros de água em um dia.
- Evite banhos demorados. Ao ensaboar-se, desligue o chuveiro. Reduzir um minuto do banho pode gerar economia de até seis litros de água.
- Dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas. Instale torneiras com aerador — “peneirinhas” na saída da água.Lave louças e verduras em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar.
- Lave de uma vez toda a roupa acumulada. Use a máquina de lavar com carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar mais enxágües.
- Regue o jardim de manhã cedo ou à noite para reduzir a perda por evaporação. Molhe a base das plantas, não as folhas. Cultive plantas que necessitam de pouca água (bromélias, cactos, pinheiros, violetas).
- Armazene água da chuva em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois use-a para regar as plantas.
Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
foto:www.agua.bio.br

Interior da Paraíba vai receber novas rodovias estaduais


A ordem de serviço para a construção da rodovia PB-214, trecho Sumé/Congo, no Cariri paraibano e com 31 quilômetros, será assinada no próximo sábado, segundo disse o governador Cássio Cunha Lima, quinta-feira da semana passada, em João Pessoa. Serão investidos na obra R$ 10,5 milhões, beneficiando 30 mil pessoas da região. Os recursos são da Cide - Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico e do tesouro estadual.
É mais uma rodovia a ser construída através do Programa Novos Caminhos, conforme informou o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Inácio Bento de Morais. Com o início dos trabalhos para breve, possivelmente ainda este mês, a obra deverá ser concluída no final de 2009, inclusive, com a construção de uma ponte com 150 metros de extensão sobre o Rio do Meio, na entrada da cidade do Congo, um dos importantes afluentes do Rio Paraíba.
Até o final do mês também estará sendo iniciada a obra da estrada entre os municípios de Jacaraú até Nova Cruz, que fica no estado do Rio Grande do Norte. O governador afirmou, ainda, que a estrada de São José da Lagoa Tapada também está sendo feita.A PB-306, trecho ligando Princesa Isabel a Manaíra, no Sertão paraibano, foi concluída e espera a inauguração. A nova estrada tem 22,4 quilômetros e nela foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões, recursos da Cide e do tesouro do Estado.
Cássio anunciou ainda que as obras de duplicação da BR-230 estarão concluídas num prazo de aproximadamente 20 dias, inclusive, com as sinalizações, aguardando a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele venha para a inauguração.

paraiba.pb.gov.br
foto:PRF

Médico patoense rebate acusações divulgadas por panfleto


O médico Aldo Medeiros (foto), indignado com um panfleto de cunho político distribuído na cidade de Mãe D'Água, que faz insinuações maldosas, insunando que este recebe vencimentos da Prefeitura Municipal de forma ilícita, resolveu lançar uma carta aberta à população para rebater tais acusações. Disse que nesses trinta anos de profissional da Medicina, vinte deles foram dedicados na prestação de atendimento à população do referido Município. "Foi em Mãe D'Água que assumi meu primeiro emprego como médico e desde então, embora tenha me afastado para assumir outras atividades, sempre que possível voltei a esta cidade para desempenhar minha função", enfatiza na carta.
Explicou que jamais usou sua profissão para praticar atos de politicagem ou atendimentos eleitoreiros de véspeera de eleição e que considera justo receber da Prefeitura, como médico prestador de serviços, seus vencimentos. Aldo se disse surpreso por ter seu nome e de sua esposa, Drª. Aldva expostos de maneira leviana por politiqueiros, como também se sente honrado em atender os mãedaguenses. Elogiou os administradores daquele município e finalizou dizendo que prestar serviço como profissional liberal à Prefeitura de Mãe D'Água não é, nem nunca foi, privilégio da família Tota. "Tanto é assim que o Dr. Edinaldo Marques, Jucélio pereira Moura e a Drª Jean Carla Palmeira, genros e neta, respectivamente do Sr. Pedro Nunes (de saudosa memória), e muitos outros profissionais por ali passaram, exercendo suas funções com total liberdade e autonomia profissional. Recebendo apenas a recomendação de servi a todos, sem rancor, ódio ou falsidade", finaliza a carta.
garimpandopalavras

Paraíba ganha mais de 80 mil eleitores em 2 anos, diz TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no dia de ontem, 15, o número total de eleitores do país. Ao todo, são 130.469.549 eleitores, crescimento de 7,478% em relação a 2004. Na Paraíba houve um aumento de 81.604 eleitores em relação as eleições de 2006 e de 186.941 em relação a 2004. A Paraíba tinha em 2004, 2.468.429 cidadãos aptos a votar. Em 2006 esse número subiu para 2.573.766 e este ano são 2.655.370.
Segundo o TSE, o total de eleitores aptos a votar nos 5.564 municípios do país é de 128.805.829, já que os votantes do Distrito Federal não participam das eleições municipais. O Distrito Federal tem 1.663.720 eleitores. Em 2004, 119.821.569 eleitores estavam aptos a votar em 5.563 municípios. O eleitorado total era de 121.391.630, mas os eleitores do Distrito Federal (1.510.709) e os residentes no exterior (59.352) não participam das eleições municipais.

G1

Polícia encontra maconha, facas e preservativos no telhado

Uma sacola com 258 gramas de maconha, duas facas peixeiras de cinco polegadas, cabos cerrados, um carregador de celular, um adaptador para celular, um eliminador de voltagem e 11 preservativos masculinos foi encontrada na noite de ontem, terça-feira (15), no telhado da cadeia pública de Cajazeiras, no Sertão do Estado.
De acordo com informações do 6º Batalhão da Polícia Militar, um detento teria informado ao Serviço de Inteligência da Polícia que homens do Primeiro Comando da Capital (PCC) estariam em Cajazeiras para libertar o presidiário José Antônio Paulo Neto, o Paulista.
O Batalhão de Choque está fazendo a guarnição no presídio e realizando rondas e o patrulhamento nas proximidades da cadeia.
A Polícia Militar fez uma operação pente fino no casa de detenção, na manhã desta quarta-feira (16) e encontrou um aparelho celular, dois espetos de fabricação caseira entre outros objetos de uso proibido em presídio.
Portal Correio

terça-feira, 15 de julho de 2008

Radialista de Cajazeiras é agredido com socos por delegado da Polícia Civil

Um fato chamou atenção da policia na tarde de ontem, segunda-feira, uma lesão corporal foi registrada na Trav. Joaquim Costa no Centro de Cajazeiras. Às 14h30 o radialista da Rádio Arapuan FM, José Helton Moreira de Medeiros, 25 anos, residente no mesmo local do fato, foi agredido pelo seu vizinho conhecido pelo nome de Júnior, que exerce a função de delegado da Polícia Civil da cidade de Águia no Vale do Piancó.
Segundos informações de Helton, ele foi convidado pelo delegado para comparecer a sua residência para consertar um computador, e ao chegar no local, por motivos desconhecidos, a vitima foi logo sendo agredido pelo acusado com um soco no rosto, atingindo a sua boca e lesionando os lábios. A vítima conseguiu se livrar do acusado e saiu correndo para sua residência, logo após chamou a PM para tomar conhecimento do fato.
Providências
O fato já foi comunicado ao superintendente da Polícia Civil de Cajazeiras, delegado Cláudio Bezerra, que comunicou ao superintendente da Polícia Civil de Itaporanga, delegado Ivaldo Dias, onde, pertence à delegacia que o acusado exerce o cargo. Informações dão conta de que ele “Júinior” não estava comparecendo o trabalho a varias semanas. A violência revoltou toda imprensa de Cajazeiras ,que solidários ao companheiro, promete elaborar um documento e encaminhar a Secretaria de Segurança Pública do Estado para que tome as medidas necessárias para punir o delegado violento.
Solidariedade
A Associação Cajazeirense de Imprensa, Associação Paraíba de Imprensa e o Sindicato dos Radialistas através dos seus representantes locais expediram nota de solidariedade ao radialista Helton Moreira pelo ocorrido e pedem providência por parte da Secretária de Segurança do Estado.
Diário do Sertão

Fracassa acordo no TST e greve dos Correios continua


BRASÍLIA - Terminou sem acordo nesta manhã a audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e os funcionários em greve. A paralisação entrou hoje no 15º dia. Foi marcada nova tentativa de conciliação para a quinta-feira (dia 17). Caso não haja acordo novamente, haverá dissídio, quando a greve poderá ser declarada ilegal. O presidente do TST, Rider Brito, sorteou o relator do processo, que será o ministro Maurício Godinho Delgado.

Isabel Sobral - Agencia Estado
foto:Agência Brasil

Projeto de Lei obriga uso de uniformes escolares


Atendendo à solicitação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB/PA) protocolou na Comissão de Finanças e tributação da Câmara dos Deputados emenda aditiva ao Projeto de Lei 2.728/2007, que institui a obrigatoriedade do uso de uniforme estudantil padronizado nas escolas públicas.
A proposta, de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB/PB), foi aprovada no Senado no ano passado e está sujeita à apreciação conclusiva das Comissões. A emenda acrescenta um artigo ao PL, determinando a distribuição de uniformes escolares. O Ministério da Educação complementará as despesas decorrentes da aplicação da Lei, podendo firmar convênios ou parcerias para sua execução.
Conforme estudo técnico da Coordenadoria da Educação da CNM, a iniciativa do projeto em pauta é importante, mas deve ser considerado relevante o papel que o Ministério da Educação tem nessas ações públicas relacionadas ao princípio constitucional que assegura igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola de todos os alunos que nela se encontram matriculados.
É indispensável que a União crie condições para que os municípios implementem programas de educação garantidos pela Constituição Federal por meio de cooperação técnica e financeira nos programas de educação pré-escolar e ensino fundamental.

CNM
foto:www.larharmonia.org.br
Os assaltos vêm ocorrendo em Patos a qualquer hora do dia, quase que diariamente. Ontem, próximo do amanhecer, a vítima foi o frentista Eudes, que trabalha no Posto de Comustíveis Brasília, no Bairro Sagadinho. Dois homens armados chegaram ao estabelecimento comercial e tomaram-lhe a quantia de R$ 300,00 e em seguida fugiram a pé. A Polícia foi chamada, mas não conseguiu localizar os acusados.

Reciclatec é arrombada na madrugada de domingo

Os funcionários da empresa Reciclatec, localizada em frente à Praça Getúlio Vargas, ao abrirem a loja na manhã de ontem para dar início a mais um dia de trabalho, perceberam que uma das portas havia sido arrombada. Da empresa levaram vários equipamentos de informática. O proprietário, de nome Paulino, ainda faz as contas do prejuízo. Ninguém foi detido pela Polícia.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Homens e mulheres serão vacinados contra rubéola em Patos


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos realiza de 9 de agosto a 12 de setembro a campanha de vacinação contra rubéola, que pretende imunizar aproximadamente 35 mil pessoas. Homens e mulheres de 20 a 39 anos será o alvo da vacinação. É nessa faixa etária em que se registra maior incidência da doença, com 70% dos casos diagnosticados em homens. Nas mulheres a vacina pode evitar a rubéola congênita que pode ser passada para os bebês quando a gestante contrai a doença nas primeiras semanas de gravidez.
Os bebês podem ter problemas como cegueira, catarata, surdez, alterações cardíacas e retardo mental. Quando apresenta sintomas, a rubéola pode causar febre baixa, manchas avermelhadas na pele, gânglios, dores nas articulações e nos músculos. A Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá também, no mesmo período, a segunda etapa de vacinação contra paralisia infantil destinada a crianças menores de cinco anos.

Preso idoso de 61 anos que mantinha relações sexuais com criança de 6 anos

O agricultor José Semeão de Oliveira, de 61 anos, foi acusado por populares de abusar sexualmente da menor M.J.S.F, 6 anos,, no final da tarde de ontem,13, no Sítio Santa Lúcia, Zona Rural do município de Araçagi, no Agreste paraibano. O idoso afirmou que esta seria a terceira vez que ele fazia sexo com a criança. De acordo com informações do 4º Batalhão de Polícia Militar, os gemidos da criança teriam sido ouvidos por vizinhos que avisaram a mãe da menina que acionou a polícia.
Na Delegacia, o idoso confessou que tinha mantido contato íntimo com a criança por duas vezes em troca de R$ 0,50. A criança relatou que o agricultor já teria acariciado suas partes íntimas, e tentado efetuar o estupro. O delegado de Araçagi encaminhou José Semeão de Oliveira foi para a Delegacia de Guarabira temendo que a população do município linchasse o acusado.
WSCOM Online

Ong reclama ao Ministério do Meio Ambiente criação de Unidades de Conservação no Sertão


A Ong SOS Sertão, com sede em Patos, encaminhou ofício com vasta documentação em anexo solicitando do Ministério do Meio Ambiente a criação de Unidades de Conservação (UC) do bioma caatinga em alguns pontos do Sertão Paraibano. No estudo Biodiversidade da Caatinga, realizado por vários parceiros, como Ministério do Meio Ambiente, UFPE, Conservation International do Brasil, Embrapa do Semi-árido, áreas de Teixeira, Maturéia, Piancó, Santa Terezinha, São José do Bonfim, Mãe D’Água, Água Branca, Juru, Tavares, Manaíra, Imaculada, Princesa Isabel, cita como prioritárias essas áreas para ações de preservação. Só que o governo federal não deu nenhum passo para oficializá-las como áreas de preservação permanente.
Caça predatória
Existe grande preocupação quanto à efetivação de áreas de assentamento rural em propriedades que possuem potencial para criação das UC. Esses locais citados no Estudo do Ministério são os últimos que contém caatinga virgem, sendo de alta importância biológica para a típica vegetação dessa região e correm o risco iminente de serem utilizadas de maneira equivocadas, causando prejuízos para a fauna e flora. Basta citar a presença constante de caçadores nessas áreas, desmatamentos e queimadas causadas pela ação do homem. “Esses nichos ecológicos estão presentes em propriedades abandonadas e não existe viabilidade econômica para implantação de assentamentos humanos. Temos receio que ocorra processo de reforma agrária nessas áreas, o que causaria profundos estragos nessas matas nativas”, explicou Joaquim Araújo Neto, coordenador geral do SOS Sertão ao Garimpando Palavras. Ele informou que os locais indicados no estudo pelo MMA para preservação ambiental coincidem com os que estão sendo pleiteados para fins de reforma agrária.
Nessas áreas sertanejas citadas e consideradas de alta importância biológica, espécies como o veado campeiro, sussuarana, papagaio verdadeiro, tamanduá, gato maracajá, que se encontram em processo de extinção, se refugiam nessas matas, que servem para equilibrar todo o processo ecológico da fauna e flora da região. O SOS faz críticas ao critério adotado para escolha das áreas para assentamento das famílias, em que os órgãos do governo não poupam sequer àquelas que servem apenas de proteção, como serras e encostas, não propícias para atividades agrícolas, num total desrespeito ao PNAP – Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas, instituído pelo Decreto 5.758 de 13 de abril de 2006.
Falta de transparência
Joaquim Neto reclama da falta de transparência do Ibama e Sudema na aplicação dos recursos oriundos da compensação ambiental nos últimos anos, dinheiro pago pelas empresas quando de sua abertura e também de multas aplicadas as que agridem ao meio. Ele lamenta que o governo não venha cumprindo suas próprias leis e cita o caso do pedido da SOS Sertão em abril de 2003 para criação da Unidade de Conservação da Serra do Teixeira, que até o presente o pessoal do Ibama fez visita no local. “Estamos tentando junto ao Incra e Interpa (Crédito Fundiário) as plantas das propriedades que estão inseridas nas áreas em questão, mas até agora não obtivemos êxito”, disse Neto.
A SOS pediu ao Ministério do Meio Ambiente que todo e qualquer levantamento que esteja sendo feito pelo Interpa ou Incra nos municípios supracitados a título de reforma agrária, só venha a ser concluído após parecer do Ibama; que solicite junto à Sudema e Ibama relatório atualizado do montante de recursos arrecadados em EIA/RIMA (Estudos de Impactos Ambientais/Relatório de Impacto do Meio Ambiente), onde foram aplicados e as áreas beneficiadas com os recursos; criação de um grupo de trabalho na Paraíba com os órgãos envolvidos na questão e coordenado pelo MMA, para viabilizar a criação de UC.

Alarme para moto


Algumas empresas começam a descobrir o filão que é a demanda por alarme para motos. O crescimento acelerado nas vendas desse veículo, que tem algumas vantagens como preço acessível, consumo baixo de combustível, facilidade para trafegar no trânsito, bem como estacionar, vem atraindo número cada vez maior de adeptos ao transporte de duas rodas. Esse crescimento também despertou a atenção de ladrões, que também têm facilidade para subtrair a moto de seu verdadeiro dono. Uma mostra disso tem sido a freqüência de roubos de motos, todos os dias há registros na Polícia.
Mas o mercado de segurança para esse tipo específico de veículo também cresce, inclusive em Patos, onde as empresas oferecem várias modalidades de alarmes e travas para motos. Um deles permite travar a moto para que ela, após ser roubada, force o condutor a desistir do fruto de seu roubo, já que ela tem seu sistema de combustível é bloqueado. Outras que disparam o alarme em alto som quando alguém que não conhece seu sistema de segurança tenta levá-la.
Ontem em Patos mais uma pessoa teve sua moto furtada. Por volta das 02h10 na Rua Manoel Cabral, no bairro do Jatobá, o proprietário da moto de marca e modelo YBR YAMAHA, de placa MDK-7629, Célio Roberto, estacionou o referido veiculo próximo ao Verdurão do Jatobá e ao voltar não encontrou mais a sua motocicleta. Diligências Foram realizadas na tentativa de localizar e prender o acusado, porém ate o presente momento sem êxito.

Arquivo do blog