Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de julho de 2008

Já funcionando em Patos primeira clínica de vacinas especiais do Sertão



Inaugurada recentemente, a Proteger, Clínica de Vacinas Especiais, sob cuidados de Drª Paula Souto Maia, foi a primeira a ser instalada no Sertão paraibano e vem chamando atenção da população de diversos municípios, inclusive de estados vizinhos. Direcionada aos públicos infantil, jovem e adulto, a Proteger mantém rigoroso sistema de qualidade, atendendo todas as medidas previstas nas mais recentes normas publicadas pela Anvisa/Funasa.
Paula Suto, médica do trabalho, diz que, dentro da proposta de se trabalhar a prevenção às doenças, a Proteger possui profissionais capacitados para desenvolver palestras em empresas, escolas e demais segmentos, além destes serem habilitados na vacinação fora das dependências clínicas. Os planos de vacinação também são algo inovador no referido serviço ao público, que dispõe de atendimento domiciliar. A Proteger, além, de todas as vacinas oferecidas pelo SUS, porém menos reatogênicas, ou seja, causam menos reações ao paciente, dispõe de vacinas especiais, inclusive para catapora.

Paula destaca outra vacinas trabalhadas pela Proteger: HPV (câncer de colo de útero); Tríplice Bacteriana Acelular; Hexa (difteria, tétano, coqueluche, pólio, hepatite B/HiB); Cólera, dentre muitas outras, importantes para que a pessoa fique imune à tantas doenças e assim ter uma vida bem mais saudável. "Partimos do princípio que a proteção é um ato de amor. Buscamos a excelência na prevenção de doenças infecciosas, através da imunização com qualidade", comentou a médica do trabalho, que dá pantão na Proteger, localizada na Bossuet Wanderley, 433, centro de Patos. Maiores informações podem ser adquiridas pelo fone: 3421-1488.
Fotos:Proteger

Inscrições para Curso de Formação de Oficiais só até sexta

Continuam abertas as inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado da Paraíba. Porém os candidatos devem ficar atentos, já que só podem se inscrever até a próxima sexta-feira. As inscrições devem ser feitas junto as agências do Multibank credenciadas em cada cidade, pagando uma taxa de R$ 45,00, referente aos exames preliminares. Em seguida o candidato deverá aguardar a abertura das inscrições do PSS da UFPB, que disponibilizará as vagas oferecidas pela Corporação. Só poderão se inscrever no Vestibular da Universidade Federal da Paraíba para concorrer ao CFO os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas junto a Polícia e Bombeiro Militar. Estão sendo oferecidas 35 vagas para oficiais da PMPB e do Corpo de Bombeiros, sendo assim distribuídas: para a PM são 15 vagas para o sexo masculino e 11, Já para o Corpo de Bombeiros estão sendo oferecidas 20 vagas, sendo 14 para o sexo masculino e 06 para o sexo feminino.
fonte:III BPM

Juiz acata pedido de promotora e cassa candidatura do prefeito de Catingueira


O juíz Nilton Barros de Araújo, da 32ª Zona Eleitoral da Comarca de Piancó, cassou no dia de ontem a candidatura do prefeito Edivan Félix (foto), candidato à reeleição no Município de Catingueira-PB, por improbidade administrativa. A cassação foi em atendimento ao pedido de impugnação de candidatura solicitado pela promotora de Piancó, Drª Andréa, que estudou vasto doumento da Controldoria Geral da União, o qual apontou 108 irregularidades na administração Edivan Félix.
Vale lembrar que o prefeito de Catingueira também responde a processos nessa mesma comarca e a uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Câmara Municipal, que investiga diversas possíveis fraudes de seu governo.
Para continuar candidato Edivan Félix terá que conseguir liminar junto ao TRE-PB, algo que ele deve fazer com a máxima urgência. Enquanto isso sua oposição à Prefeitura Municipal tem motivos de sobra para atacá-lo, baseada nos pareceres jurídicos. O garimpandopalavras tentou falar com o prefeito de Catingueira, mas este não foi encontrado para comentar a decisão do juiz Nilton Barros.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Dom Aldo chama político corrupto de Papai Noel eleitoral


O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, saiu da reunião ontem com o delegado Derly Brasileiro, responsável pelas ações da Polícia Federal durante das eleições deste ano, com um novo termo para o seu vasto vocabulário de frases polêmicas. Pagotto chamou de Papai Noel eleitoral os políticos corruptos que compram votos.
O arcebispo também se mostrou otimista que as ações integradas de instituições de combate a corrupção possam surtir efeito positivo durante o pleito. “É preciso usar uma pedagogia preventiva para coibir a corrupção eleitoral que já estar em enraizada na cultura brasileira”, disse.
Dom Aldo disse ainda que alguns políticos estão constrangidos com a ação de cabos eleitorais que cobram alguma coisa para poder arrecadar votos. “Tive a oportunidade, durante a caravana que percorreu as obras da transposição, de conversar com dois prefeitos e ambos me pediram para realizar algum tipo de conferência para tentar mudar essa concepção do povo de vender o voto”, declarou.
Ele ressaltou ainda que a Igreja não tem o poder de encaminhar denúncias como os órgãos de combate a corrupção, mas deixou claro que vai orientar os padres para que eles possam ser multiplicadores da campanha contra a corrupção eleitoral. Pagotto se reuniu com o delegado Derly Brasileiro e com o padre Djacy Brasileiro, que lançou recentemente os dez mandamentos do eleitor sertanejo. A arquidiocese da Paraíba vai lançar uma cartilha que também vai orientar os eleitores a ter responsabilidade na hora de escolher os seus representantes.
wscom
foto:garimpandopalavras

Homem explode apartamento ao tentar matar baratas


Um homem que só queria se livrar de baratas acabou causando um estrago maior que o esperado: ele explodiu seu apartamento em Nova Jersey semana passada.
Isias Vidal Maceda não ficou ferido, mas teve 80% de seu apartamento destruído no acidente, segundo o jornal "New York Daily News".
A explosão aconteceu quando Isias estava na cozinha, disparando o spray de veneno contra baratas. De alguma forma, o jato ocasionou uma faísca que gerou a explosão, estourando as janelas do apartamento.
O fogo logo se formou e destruiu quase todo o recinto. O apartamento no andar superior também sofreu com as conseqüências: foi atingido pela fumaça da explosão.
fonte: Reuters
foto:bompravc.com.br

Justiça Eleitoral sorteia horários da propaganda no rádio


Por Mário Frade


O Juiz da 28ª Zona Eleitoral de Patos Antônio Maroja, reuniu na tarde de ontem, quinta feira, no Mini-Auditório do Fórum Eleitoral, saída para Campina Grande, representantes de Partidos e candidatos para o sorteio dos horários da propaganda eleitoral gratuita.
A reunião aconteceu por volta das 14h30 e participaram do sorteio, além de representações de candidatos e partidos, radialistas, jornalistas, advogados e até mesmo candidatos. Maroja, auxiliado pelo advogado e funcionário do Fórum, Rogério Dantas, ressaltou que a emissora responsável pela geração de toda a propaganda eleitoral gratuita para as demais, a exemplo do que já vem acontecendo em eleições passadas, será a Rádio Espinharas de Patos que teve como seu representante legal Padre Fábio Abreu, que inclusive, a convite do juiz, foi quem fez o sorteio.
Ele frisa que cada partido ou coligação ficará com a responsabilidade da entrega do material de divulgação com antecedência para não haver nenhum comprometimento da emissora geradora e, caso isso aconteça, obrigatoriamente será veiculada a anterior.
A cidade de São José de Espinharas também teve participação garantida na reunião. Estiveram presentes os representantes de políticos e partidos, cuja finalidade era também acompanhar os sorteios. Recentemente duas decisões muito importantes foram tomadas pelas coligações que disputam eleições em Patos, São José de Espinharas e Quixaba.
A primeira foi a não realização de carreatas nas cidades. Em Patos, a suspensão da propaganda durante a tradicional festa de Nossa Senhora da Guia, que sempre acontece de 14 a 24 de setembro. Todos os sorteios foram realizados ontem com a participação além do Juiz da Propaganda Eleitoral, representantes de partidos e o resultado o portalpatos destacará posteriormente tanto o Majoritário quanto o Proporcional.

garimpandopalavras com portalpatos.com
foto:Mário Frade

Associação de Mecânicos de Patos reconhecida como de utilidade pública


A Camara Municipal de Patos, através deu presidente Marcos Eduardo, apresentou projeto de lei reconhecendo como de utilidade pública a Associação dos Mecânicos desta cidade. Uma das grandes reivindicações da categoria é por um distrito mecânico com toda a infra-estrutura que possa abrigar esses profissionais. Sobre isso, Eduardo informou que haverá um círculo de debates no Legislativo para tentar viabilizar esse sonho dos mecânicos. Além destes, diversas autoridades devem participar das discussões. A Câmara também lembrou, com um voto de condolências, a morte do desportita e assessor da FPF - Federação Paraibana de Futebol, Sebastião Sátiro da Nóbrega (Basto), irmão de Chico Sátiro, que faleceu em João Pessoa e foi enterrado nesta cidade esta semana.
Hoje, às 19h, acontece sessão solene, quando o secretário municipal de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), filho de Campina Grande, recebe o título de cidadão patoense por seu trabalho empreendido pela melhoria da saúde dos patoenses.
foto:garimpandopalavras

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cajazeiras tem mais de cem pontos de venda de drogas


Mais de cem pontos de venda de drogas, aumento da violência e expansão do tráfico – este é o cenário encontrado atualmente em Cajazeiras, cidade do Sertão paraibano, segundo denúncia apresentada nesta quinta-feira 24 pelo promotor da cidade, Alexandre Irineu.
O promotor pediu ação conjunta entre as polícias Federal, Militar e Civil – além do Ministério Público – para combater a escalada do tráfico. “Cajazeiras é porta de entrada de toda substância de entorpecente no Sertão, pois é caminho para os estados de Pernambuco e Ceará. O crack é a droga da moda e são muitos os jovens que estão se drogando cada vez mais”, declarou Irineu.
Mês passado ele denunciou mais de dez pessoas por porte e consumo de drogas e garante que o consumo na cidade vem aumentando. O promotor acredita que o combate pode começar pela interceptação de ônibus que chegam de destinos da região Sudeste. “A maior parte dos entorpecentes comercializados em Cajazeiras vem de São Paulo e Rio de Janeiro”.

WSCOM Online
foto:oglobo.globo.com

Filarmônica 26 de Julho completa 77 anos de fundação


A Filarmônica 26 de Julho da cidade de Patos comemora seu aniversário nesta sexta-feira com uma programação, como não poderia deixar de ser, à base de muita música. A agenda de comemoração da data natalícia da 26 de Julho, um dos maiores símbolos da cultura do município, começa nesta sexta-feira, dia 25, às 17h, com desfile de bandas de música partindo da sede da Filarmônica, no Bairro Belo Horizonte, percorrendo principais ruas do referido logradouro até o centro da cidade, Praça Getúlio Vargas. Às 18h30 acontece retreta com as bandas paraibanas convidadas: Banda Leões Dourados, de Cacimbas; Santo Onofre, de Junco do Seridó e Banda de Juazeirinho, além da 26 de Julho. Às 21h será oferecido na sede da homenageada um jantar de confraternização para todos os músicos presentes.
No sábado 26, a exemplo de outros aniversários, por volta das 4h a Filarmônica desfilará pelas principais ruas do centro de Patos, tocando tradicionais dobrados: Batista de Melo, Saudade de Minha Terra, Tenente Severino Gomes, General Manuel Rabelo, dentre muitos outros conhecidos dos patoenses. Pela manhã ainda acontecerá torneio de futebol com as equipes da Filarmônica 26 de Julho, III BPM, Sesi e de convidados. Ao meio-dia será oferecido almoço para os mais de 50 componentes da Banda e seus familiares, com direito a banho de piscina e música ao vivo, tendo como local o Recreio Maçônico.
Origem

A Filarmônica 26 de Julho foi fundada em 1931 pelo professor campinense Anésio Leão, que lhe deu essa denominação em homenagem póstuma ao ex-presidente João Pessoa. Antes se chamava Banda do Instituto São José. O prefeito na época, Adelgício Olintho de Melo e Silva, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Anésio Leão, incorporou a banda ao Poder Municipal e adquiriu todo o instrumental necessário ao funcionamento da Banda, aproveitando o potencial artístico dos filhos da terra. A Filarmônica 26 de Julho, ao longo de seus 77 anos de vida conseguiu, mesmo enfrentando muitos problemas, elevar o nome de Patos na música, se apresentando em diversos municípios paraibanos e de estados vizinhos, participando de festivais e revelando gerações de instrumentistas, como faz até hoje.
Maestros

Alésio Leão, seu fundador, foi também o primeiro maestro. Depois vieram na seqüência: Luís Benjamin, Enésio Hipólito Dantas, Ernani Maria de Oliveira, Adauto Camilo, Pedro Marinho, Hermes Brandão, Antonio Maginário, Severino Nunes, Cornélio Calazans, José Gomes, João Batista dos Santos (Toné), Manoel Laureano dos Santos, José Galdino, José Baltazar, João Batista de Morais, Pedro Morais, Edson Morais, Aroeira, Zé da Trompa, Antônio Amâncio, Francisco Norberto da Silva (Casca de Bala), Eugênio Rodrigues, Joaquim do Clarinete e Danilo Gaudino Fernandes. Hoje é comandada por Marklean de Oliveira.
A Filarmônica ressurgiu no cenário musical patoense com o projeto Pra ver a Banda Tocar, se apresentando nas praças da cidade. Outra participação importante sua se dá durante o São João, quando passa a se chamar Forrônica, com os componentes tocando grandes clássicos do forró tipicamente regional.

Ladrão azarado


Alemão invadiu uma casa e furtou coleção de moedas raras. Ao tentar guardá-las no cofre do banco, foi atendido pela própria vítima


Três dias depois de invadir uma casa e furtar uma coleção de moedas raras - avaliada em 50 mil euros (cerca de R$ 133 mil) - um ladrão alemão foi ao banco guardar seu novo tesouro no cofre. Mas seu excesso de precaução acabou sendo sua ruína. Ao entregar as moedas ao funcionário que o atendia, a surpresa: o bancário era o dono da casa invadida e da coleção roubada. Assim que o "cliente" fez o depósito, o bancário reconheceu as valiosas peças roubadas de sua casa. A polícia foi chamada e prendeu o ladrão, de 36 anos de idade. "Acho que o ladrão não esperava por isso", disse um porta-voz da polícia de Dortmund nesta terça-feira (15). Dortmund, uma das sedes da Copa do Mundo de 2006, não é nenhum vilarejo - tem quase 600 mil habitantes.

Da Reuters

Na Escócia fazer sexo com uma bicicleta dá cadeia

Um homem foi condenado na Escócia por
simular sexo com uma bicicleta
Um homem de 51 anos foi condenado a três anos de liberdade condicional após ser pego simulando uma relação sexual com uma bicicleta, segundo a rede britânica BBC. O acusado vai ficar três anos em liberdade condicional pela ofensa. Após tentar negar a ofensa, Robert Stewart admitiu ter perturbado a paz do albergue em que vivia, na Escócia, ao agir de forma desordenada simulando sexo com sua bicicleta.
Ele vai ficar três anos listado no registro de ofensores sexuais do país. Stewart foi encontrado em seu quarto no albergue, nu da cintura para baixo, segurando a bicicleta e movendo o quadril para frente e para trás, o que deixou os funcionários do albergue chocados e fez o gerente chamar a polícia. No começo, ele tentou dizer que era um mal entendido, mas acabou confessando a ofensa e recebendo o castigo.
Garimpando com G1

Assalto na rodovia

Na tarde de ontem três homens não identificados, armados de revolver e pistolas, em um veículo pálio de cor prata, tomaram por assalto na BR 427, entre Paulista e Pombal, um caminhão F-14 Mil, de cor branca, placa MNJ - 5565, da empresa MERCYL, que estava sendo dirigido pelo senhor Almir Fernandes da Silva. Em seguida, os elementos tomaram destino ignorado. Ao tomar conhecimento do fato, a guarnição da polícia militar realizou diligências, porém, sem êxito.
Fonte: III BPM

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Exposição fotográfica

O Garimpando Palavras traz hoje exposição fotográfica de alunos do curso de Jornalismo da FIP - Faculdades Integradas de Patos. O trabalho da disciplina Fotojornalismo, sob orientação do professor Misael Nóbrega, é um ensaio sobre o município de Coremas, onde os alunos fizeram clicks da economia, cultura, arquitetura e paisagens. As fotos foram enviadas pelo fotógrafo Methódio Leitão, professor e responsável pelo laboratório de fotografias da FIP.
















Agricultor morto a golpes de foice

José Eudes Alves de Almeida, conhecido por “Santo”, de 35 anos, foi morto com golpes de foice na noite de anteontem (21). Os autores do crime foram Adailson Alves de Almeida , de 30 anos, e Enaldo Isidio de Oliveira, de 51 anos. O crime aconteceu por volta da 22h30, no sítio Machado, município de São José de Princesa-PB.
Depois de cometerem o crime, os acusados permaneceram nas suas residências no Sítio Machado, onde foram presos. Apesar de estar situado no Estado da Paraíba, o local do crime fica a menos de 01 quilômetro da cidade de Triunfo-PE, razão pela qual os moradores locais solicitaram a presença da PM de Pernambuco, que foi até o local e deteve a dupla de homicidas. Ao tomar conhecimento do fato, o Capitão Jurandy Pereira Monteiro, comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar designou uma guarnição para transferir os acusados até a DP de Princesa Isabel.
Interrogada, a dupla afirmou que matou José Eudes porque este tentou matá-los com uma faca peixeira, e, para se defenderem da agressão, um dos acusados conseguiu tomar a faca e o outro desferiu os golpes com a foice. Os homicidas foram presos e autuados em flagrante por crime de homicídio, estando à disposição da justiça nas dependências da Delegacia de Polícia de Princesa Isabel.

Fonte:III BPM

A Verdade


Já circulando por Patos a mais recente edição do jornal de causa operária, A Verdade. Dentre os destaques estão matéria sobre as comemorações dos 100 anos de nascimento do chileno Salvador Allende Gossens, um dos grandes nomes da política mundial. Ganhou nas urnas a presidência do Chile em 1970 e conseguiu realizar uma reforma agrária que em dois anos acabou com o latifundio. Foi morto pelos militares durante um golpe que contou com a ajuda dos Estados Unidos e em seu lugar assumiu o ditador Pinochet, que, a exemplo das outras ditaduras latinoamericanas causou opressão, torturou e matou muita gente.

Câmara reabre trabalhos com embate sobre a última pesquisa eleitoral


A Câmara Municipal de Patos reabriu na noite de ontem seus trabalhos, após um mês de recesso. Para não fugir de sua normalidade, os ânimos estiveram exaltados. Os destaques da noite foram os discursos de Ivanes Lecerda (PSDB) e Francisco Antônio de Maria (Chico Bocão). Ivanes levantou suspeitas sobre a pesquisa realizada pela Consult publicada no Jornal da Paraíba no último do domingo na corrida para prefeito.
O médico vereador falou da coincidência dos números das duas pesquisas feitas pelo instituto, a de 29 de dezembro do ano passado e a mais recente, em que o prefeito atual, Nabor Wanderley, apareceu com o mesmo percentual, 61,4%. Mas o que mais lhe chamou a atenção foi a queda surpreendente na intenção de voto pró Nabor no Distrito de Santa Gertrudes, onde este tinha índice de 75% de votos declarados a seu favor em dezembro último e na recente pesquisa, realizada este mês perdeu 50 pontos.
Ivanes pediu ao vereador Marcos Eduardo que enviasse pedido de explicação à Consult sobre o evento que poderia ter causado essa estrondosa queda percentual. “Não temos nenhum fato marcante que faça com que a população de Santa Gertrudes tenha mudado drasticamente sua opinião”, disse Ivanes, que não poupou nem o presidente da Casa, Marcos Eduardo, citou fala deste, como está registrado na ata do Legislativo, afirmando que o PMDB fraudava pesquisas.
Depois de Ivanes foi a vez de Chico Bocão usar a Tribuna para rebater as suspeitas de Ivanes. “Vossa Excelência quer uma explicação sobre essa queda de Nabor em Santa Gertrudes, então vou dar. Isso é o reflexo do Cheque Moradia distribuído pelo Governo do Estado no Distrito”, comentou Bocão em tom agitado. Ivanes pediu um aparte para dizer que o vereador da situação estava confuso, e que os cheques foram distribuídos em 2006, sendo que a pesquisa a que se referia aconteceu em dezembro de 2007. Chico retrucou e acrescentou: “Até o mês passado ainda estava chegando cheque por lá”.
Ao longo da sessão, que contou com a participação do secretário de Planejamento, Misael Nóbrega, os vereadores citaram o colega Bonifácio Rocha (PSB), que entrou com pedido de licença médica por 90 dias para se recuperar de uma cirurgia na perna, proveniente de uma queda que lhe causou fratura de fêmur. Eles lamentaram bastante a ausência de Rocha. O presidente do Legislativo patoense, Marcos Eduardo, mais uma vez elogiou o trabalho dos vereadores que estão atentos aos problemas da cidade. Falou que o processo eleitoral em que vivemos não irá atrapalhar o bom andamento dos trabalhos da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
foto:garimpandopalavras

terça-feira, 22 de julho de 2008

TJ retoma julgamento de ação penal contra prefeito de Areia de Baraúnas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado retoma na sessão desta quarta-feira (23) o julgamento da ação penal movida pelo Ministério Público Estadual contra o prefeito do município de Areia de Baraúnas, Adelgício Balduíno da Nóbrega Filho. A ação tem como relator o desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira, que na sessão passada votou julgando parcialmente procedente a denúncia e condenando o réu a uma pena de 3 anos de detenção e 45 dias multa.
De acordo com a denúncia, o prefeito Adelgício Balduíno é acusado de várias irregularidades, dentre elas, divergência de saldo na conta específica do Fundef no montante de R$ 13.159,69; renúncia à receita municipal devido a não cobrança do Imposto sobre serviços (ISS); pagamento ao funcionalismo abaixo do mínimo nacional; despesas sem comprovação com passagens aéreas, além de gastos com saúde inferiores ao percentual mínimo exigido pela Constituição.
No julgamento da semana passada, o revisor do processo, o juiz convocado Fábio Leandro de Alencar Cunha, acompanhou o voto do relator, mas acrescentou também a inabilitação do prefeito para o exercício de cargo e funções públicas pelo prazo de cinco anos. Já o juiz convocado Eslu Eloy Filho votou pela remessa do feito ao Ministério Público para proposta de suspensão do processo em relação aos delitos remanescentes. O desembargador Leôncio Teixeira Câmara, por sua vez, pediu vista apara estudar melhor o processo.
Lenilson Guedes (lanacaprina.zip.net)

FestCine Digital do Semi-Árido tem vitória de documentário de Patos


Patos saiu com o primeiro prêmio do FestCine Digital do Semi-Árido: o documentário Em Roliúde, o Bode É Rei, de Rianny Brandão e Liliane Nascimento, foi o mais votado pelo público e recebeu os R$ 2,5 mil. Tempo de Ira, de Marcélia Cartaxo e Gisela Melo, ficou com o segundo lugar - e recebeu, como prêmio, um notebook. O terceiro lugar foi Boqueirão - O Espetáculo das Águas, de Wanderley Filho. Dois documentários, em primeiro e terceiro, e uma ficção, em segundo.
A premiação foi resultado da votação do público que freqüentou as exibições do festival em Campina Grande e Cabaceiras - e a premiação, de certa forma, acabou ficando em casa, já que Em Roliúde, o Bode É Rei trata da própria Cabaceiras. As duas diretoras realizaram o documentário como um trabalho para uma das disciplinas do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP). “Tínhamos a opção de abordar Cabaceiras ou a Micarande, em Campina”, contou Rianny, de 26 anos. “Escolhemos Cabaceiras e foi um desafio enorme”.
A equipe passou um mês em pesquisa na pré-produção do documentário e levou dois dias de gravação. A força do bode e do cinema na economia e até no comportamento dos habitantes da cidade. “A gente não sabia que tinha esse peso tão grande”, revela. “Os hábitos sertanejos são mantidos lá”.
O festival tem o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Sebrae, Fundação Parque Tecnológico e Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), além das prefeituras de Campina Grande e Cabaceiras. O jornalista Wills Leal, coordenador-geral do festival, ficou satisfeito com a primeira edição do evento.
“Para ter sido o primeiro, o festival foi coroado de êxito sob todos os pontos de vista: de estrutura organizacional através do Neppau, que já tem know- how com o Fest Aruanda, de cobertura jornalística, pois até o Canal Brasil esteve aqui; de público, que prestigiou o evento nas três noites e no formato inovador”, disse Leal.

Renato Félix
Jornal da Paraíba

Agricultor e comerciante: principais ocupações dos candidatos a vereador no país


Mais de 38 mil pessoas que pediram registro de candidato para o cargo de vereador, nas eleições de 2008, afirmam que são agricultores. A informação está no sistema de estatísticas de candidaturas, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. De acordo com o TSE, contudo, os dados sobre ocupação profissional são preenchidos no momento do pedido do registro de candidatura para fins estatísticos e são de inteira responsabilidade do próprio candidato.
1.610 pescadores
Dentre os 344.866 pedidos de registros de candidatura ao cargo de vereador que constam da base de dados do Tribunal, as profissões que aparecem em maior número são comerciante (32.004 pedidos) e servidor público municipal (24.152), além de 17.534 vereadores que disseram estar concorrendo à reeleição. No sistema constam as mais variadas profissões, como trabalhador rural (8.047), motorista de transporte coletivo (6.411), administrador (3.269), advogado (5.408), professor de ensino fundamental (10.832) e médio (10.024), médico (2.446), vigilante (2.856), cabeleireiro e barbeiro (2.562), eletricista (1.985), policial militar (2.919), pescador (1.610) e empresário (10.084). As donas de casa também aparecem em grande número para este pleito – apenas para o cargo de vereador foram 9.182 pedidos de registro que registram essa profissão. Outras categorias bem representadas são as de aposentados, com 9.805 pedidos, e de estudantes, que totalizam, até o momento, 6.037 pedidos de registro.
Prefeito
Para concorrer à prefeitura nas eleições de 2008, o perfil dos candidatos mostra que a ocupação apontada em maior número foi a de prefeito. São 2.089 pedidos de registro de pessoas que informaram estar concorrendo à reeleição. A seguir aparecem empresário, com 1.444 pedidos, comerciante, com 1.363 e agricultor, com 1.203 pedidos, entre as profissões em maior número, conforme as estatísticas dos pedidos de registro, em todo o país. Médicos (973 pedidos), advogados (807), vereadores (485), professores de ensino médio (451) e fundamental (229), administradores (421) e servidores públicos estaduais (409) também aparecem em destaque. Para a chefia do Poder Executivo Municipal, 66 donas de casa, 322 aposentados e 76 estudantes se apresentaram como prováveis candidatos, segundo as informações dos próprios pretendentes.
TSE

Para Freud explicar

Não consigo entender a paixão desenfreada de milhões de brasileiros por candidatos políticos, principalmente em momentos como estes, de acirradas disputas pelo Poder. As pessoas chegam a trocar tiros, um exemplo disso aconteceu no último domingo em Baraúna, quando um candidato a vereador chegou a ser ferido à bala. O mais engraçado de tudo isso é que hoje os candidatos são arquiinimigos, não podem sequer se encontrar na rua que sai faísca. Noutra eleição podem estar de mãos dadas, um elogiando o outro e nem lembram mais do passado recente. Os exemplo são inúmeros na política brasileira. Depois disso os eleitores apaixonados ficam com cara de tacho sem entender bem aquele caso de tapas e beijos.

Governo do estado espera arrecadar R$ 2 bilhões com redução de multas do ICMS

Sai hoje a publicação da Medida Provisória do governo do Estado que prevê redução em até 75% dos juros e multas sobre o ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços. A Receita Estadual espera arrecadar com essa MP mais de R$ 2 bilhões. As dívidas de muitos empresários são de aproximadamente trinta anos. A Medida Provisória contemplará débitos fiscais vencidos até 31 de dezembrode 2006.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

OS DEZ MANDAMENTOS DOS ELEITORES SERTANEJOS


É bom todos ficarem atentos com os gestos dos políticos nesse período eleitoral. Abaixo versão escrita pelo padre Djacy Brasileiro, dos Dez Mandamentos do Eleitor.

01 – Só votamos em candidatos comprometidos e identificados com o nosso sertão, nossa história, nossos sofrimentos; e que não nos tratem como meros eleitores ou massa de manobra;

02 – No sertão de cabra macho e da mulher trabalhadora, nós, sertanejos, de tanto sermos enganados, esquecidos e maltratados, não votamos mais em políticos mentirosos, corruptos, fracos, oportunistas, elitistas, que visam unicamente o poder, o dinheiro e mordomias à custa de nossos dramas;

03 – Da nossa fome, sede, miséria, abandono, sofrimento e dor, politiqueiros não tiram mais proveito, feito urubus em cima da carniça. Só votamos em candidatos que tenham projetos políticos voltados para o nosso sertão;

04 – Não aceitamos mais políticas assistenciais; consultas médicas, cestas básicas, cirurgias, viagens, prótese dentária... Afinal, o Estado tem obrigação de nos dar assistência necessária e estamos tomando consciência de nossa cidadania. Dependência ou subserviência aos politiqueiros, jamais!

05 – Fomos, por muito tempo, tratados pelos grandes políticos, com espírito de indiferença, insensibilidade e preconceito. Passou o tempo dos "cassacos"* e do “buga”*. Agora, exigimos tratamentos dignos, respeitosos e sérios. Somos cidadãos. Abrimos nossos olhos!

06 – Como sertanejos declaramos: acabou o tempo da alienação política, do comodismo, da ingenuidade e da enganação. Votar consciente e depois cobrar é nossa missão.

07 – Sofrendo com os horrores da seca, fome, miséria, desemprego e do atraso generalizado; abandonados pelos poderes públicos, mas sustentados pela fé e esperança cristãs, faremos da política instrumento de transformação votando com maturidade e responsabilidade;

08 – Sertanejos sérios e conscientes não votam em políticos relâmpagos, bonitões(marketing político) e endinheirados com cara de santos e discursos de salvação(promessas populistas).

09 – No sertão da fé cristã, libertos da alienação religiosa, não votamos em políticos que usam a religião como meio de enganar-nos e chegar ao poder: “Não usar o nome de Deus em vão”.

10 – Adeus, curral eleitoral! Tempo de coronelismo! Não venha político, com jeitão de “coronel”, obrigar os sertanejos pobres, sofridos e humilhados a votar nos seus candidatos. Voto de cabresto é coisa do passado.

foto:www.agenciabrasil.gov.br

Assalto em Piancó

Por volta das 20h30 de ontem o comerciante Antônio Neto Soares Galdino, 33 anos, casado, residente na cidade de Piancó-PB, foi surpreendido por três homens fortemente armados que estavam em um veículo tipo Corsa Sedan de cor escura. O comerciante ao parar seu carro, um Honda Civic, cor prata, ano 2007/2008, placa MOG 5197-Piancó, para entrar, teve o veículo cercado pelo bandidos. Neto estava com sua família, que ficou em pânico com a ação criminosa. Os assaltantes ordenaram que descessem do carro e tomaram os pertences do empresário: o celular, relógio, uma corrente e uma pulseira, além do Honda Civic. O policiamento de Piancó foi acionado, mas até o momento não conseguiu sequer pistas que levassem à prisão dos acusados.

Candidato a prefeito de São Mamede sofre acidente




Francisco das Chagas, ex-prefeito de São Mamede e candidato ao cargo nas eleições deste ano, sofreu na manhã de hoje um acidente próximo ao girador da entrada de Patos, saída para Campina Grande. Ele se deslocava para atender um pessoal, quando seu veículo acabou se chocando com uma carroça de tração animal. Na colisão o animal morreu, mas as pessoas envolvidas saíram ilesas, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal.

Alvo errado: Mulher atingida por tiro de 12 em Patos

Na madrugada de hoje a senhora Estefânia Sousa de Oliveira, 20 anos, foi atingida de raspão na perna por um tiro de espingarda calibre 12 deflagrado por um homem que estava com um comparsa numa moto de cor preta. A tentativa de homicídio aconteceu no Beco da Cola, Rua Antônio Félix, Bairro da Vitória, por volta de 01h30, segundo informações passadas pela delegada Júlia Valeska. Estefânia foi socorrida pelo Samu para o Hospital Regional de Patos, onde deverá passar por cirurgia. Até o momento a Polícia não tem nome de suspeitos, mas acredita-se que, provalmente, o alvo seria o esposo da vítima.

Em Cajazeiras: adolescente morta é encontrada despida e amarada em matagal

O corpo de uma adolescente foi encontrado na manhã do último sábado, 19, por volta das 10h em um matagal existente em um terreno, por trás da AABB de Cajazeiras. A policia foi chamada ao local por alguns populares isolando a área até a chegda do delegado da policia civil. A adolescente estava totalmente despida, e suas roupas estavam ao lado do corpo (short jeans, calcinha branca e blusa vermelha). Além disso, suas mãos estavam amarradas, levando à suspeita de que ela foi estrangulada e estrupada.
O corpo permaneceu no local até 15h, quando o rebecão do IML de Patos conduziu para necropsia. Três mães aflitas foram ao local, sendo que uma delas, a senhora Odilomar dos Santos Macena reconheceu o corpo, como sendo de sua filha Maíra dos Santos Macena, 21 anos, solteira, mãe de dois filhos e residente no bairro São José, na Zona Norte da cidade. O reconhecimento aconteceu devido a uma tatuagem no corpo da vítima, com o nome de um dos seus filhos.
A jovem foi assassinada na madrugada da quinta-feira, 17, já que saiu de casa na quinta por volta das 10h30 da manhã, e foi vista a noite em um forró. A policia já tem pistas sobre o autor desse misterioso crime bárbaro com requinte de perversidade. O corpo foi conduzido para Cajazeiras e sepultado na tarde de ontem.
Portal CZN

Menos poluição no ar


Este ano não teremos as tradicionais carreatas durante a campanha eleitoral. O acordo foi firmado pelos partidos com a Justiça Eleitoral. Há grande temor de alguém dirigir embriagado e trazer prejuizos para o candidato, já que a Lei Seca é bastante severa, bem como para evitar o confronto direto pelos mais apaixonados. Com isso diminui-se a poluição ambiental e sonora, bem como o risco de acidentes, já verificados em campanhas passadas. Quem não gostou nada disso foram os donos de postos de combustíveis, que deixarão de lucrar bastante com a decisão, que vale para os municípios da 28ª Zona Eleitoral: São José de Espinharas, Patos e Quixaba.
As quatro coligações majoritárias que disputam a Prefeitura de Patos dizem que vão gastar aproximadamente R$ 1,5 milhão, somando todas elas. Uma conta razoável para a zuada que vem por aí. Nós, como sociedade, esperamos que os candidatos priorizem o bom debate, com idéias inovadoras para para tornar Patos cada vez melhor, com mais inclusão social, emprego, educação, saúde de qualidade, ou seja as necessidades básicas para a população.
foto:garimpandopalavras

domingo, 20 de julho de 2008

Hoje celebramos o Dia Internacional da Amizade

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro".
Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele decidiu escolher esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo. Em meu nome e do Garimpando Palavras desejo muita paz, amor, comunhão fraternal, união, sorte, otimismo e muitas alegria a todos que nos visitam.
foto:garimpandopalavras

O troco




O PMDB, que escanteou o ex-senador Ney Suassuna nas eleições passadas porque ele era alvo de algumas denúncias, o que poderia trazer prejuízos para os planos de Maranhão, que tentatva voltar ao comando Estado, agora teme que Ney entre forte na campanha em apoio aos tucanos, em especial a Rômulo Gouveia, candidato a prefeito de Campina Grande pelo PSDB. O ex-senador ainda está engasgado com as principais lideranças do partido na Paraíba, a exemplo do próprio Maranhão, do deputado federal Vitalzinho e do irmão deste, Veneziano, atual prefeito de Campina Grande.
Caso Ney coloque sua estrutura de campanha na rua em prol de Rômulo, as coisas podem se complicar para Veneziano. Toda a mágoa de Ney pode ser usada como troco nessa campanha eleitora.l Já se fala também nos bastidores que o grupo tucano, liderado pelo governador Cássio, pode sair unido com Ney nas eleições de 2010.
foto:commons.wikimedia.org


Perigo para pedestres



Pela enéssima vez o Garimpando Palavras renova o alerta sobre certas áreas da cidade de Patos destinadas aos pedestres, mas que são utilizadas apenas como estacionamento de veículos. Uma das mais perigosas é a existente ao lado do supermercado Bonanza. Os pedestres, principalmente em dia de feira, são obrigados a dividir a pista com carros e motos apressados, já que sua calçada está sempre ocupada por carros. Desde da época em que ali funcionou o Supermercado Primo que a calçada é usada como estacionamento e ninguém toma as providências.
É preciso que a STTrans faça o disciplanamento naquele setor antes que novos acidentes ali aconteçam. Digo antes porque já foram registrados atropelamentos na referida área. Outra coisa, a STTrans deve voltar com força máxima os trabalhos educativos em torno da faixa de pedestres. A maioria dos condutores de veículos, acredito, pensam que aquelas pinturas no chão são apenas para enfeitar o asfalto. No último sábado presenciamos uma senhora usando uma faixa de pedestres segurando sua filha e um carro invadindo essa mesma faixa, forçando-as a praticamente correrem para não serem atropeladas.

Eleição 2008


Amanhã encerra-se o prazo para os partidos registrarem os comitês financeiros junto ao TRE - Tribunal Regional Eleitoral. Esse partidos deverão ter o máximo de cuidado na prestação de contas. A Corregedoria Eleitoral vai estar bastante atenta nos números financeiros das siglas partidárias. Quem perder o prazo previsto na Lei nº 9.504/97, que estabelece normas para o processo eleitoral, inclusive obriga os partidos de constituirem esses comitês, poderá ter problemas com o registro dos candidatos.

Ministro anuncia fim da greve dos Correios


Após mais de 7 horas de reunião, o ministro Hélio Costa, anunciou na noite de ontem (sábado) o fim da greve dos Correios. A reunião entre ministro, diretoria dos Correios e representantes da categoria "Em menos de 15 dias, esperamos que em 10 dias, o trabalho esteja normalizado", disse Costa. Por conta dos 19 dias de greve dos funcionários, cerca de 130 milhões correspondências estão paradas. "O trabalho deverá ser nomalizados nesta segunda de manhã", indicou o ministro, "o sindicato já está comunicando suas lideranças estaduais neste sentido".
uol

Pesquisa aponta Nabor na corrida pela Prefeitura


A pesquisa encomendada à Consult pelo Jornal da Paraíba e divulgada na edição deste domingo, aponta a preferência dos eleitores, 500 ouvidos, pelo candidato do PMDB, Nabor Wanderley (foto), que tenta a reeleição. Este ficou com o percentual de 61,4%, enquanto seu principal concorrente, o ex-prefeito e atual deputado estadual Dinaldo Wanderley, com 23,4%. Em terceiro aparece a deputada estadual Socorro marques, com 2,4%. O quarto concorrente, o professor Isaac Newton não obteve votos.
Já para vereador, em que metade dos entrevistados ainda não tem preferência, a liderança é de Zé Mota (3,8%), seguido de Marcos Eduardo (2,4%), Ranieri (1,6%), Orlando Xavier (1,4%), Dito (1,4%), Pipi (1%), Bonifácio (1%), Touro (1%), Tião (1%) e Chico Bocão (1%).
Apesar de não acreditar muito nos números negativos para seus planos, Dinaldo deve intensificar bastante sua campanha daqui para frente, principalmente no corpo a corpo.

Arquivo do blog