Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lei Seca diminui mortes nas estradas brasileiras durante as férias, constata PRF


Pela primeira vez em quatro anos, o número de mortes nas rodovias federais caiu em julho. Nos 31 dias do mês houve 10,5 mil acidentes com 530 mortes, 14,5% a menos do que no ano passado (620), e cerca de 6 mil feridos. Em 2007, do mesmo total de acidentes resultaram 6.433 feridos. “Não há dúvida de que a Lei 11.705 [a Lei Seca], que tornou mais rigorosas as punições para quem bebe e dirige, teve forte influência nos resultados”, diz trecho da nota distribuída hoje (1º) pela Polícia Rodoviária Federal sobre o balanço das ocorrências durante as férias escolares.
Agência Brasil
foto:www.gazetadotriangulo.com.br

Juíza cassa prefeito e vice de Itaporanga por compra de votos

O prefeito do município de Itaporanga, Antônio Porcino Sobrinho, e seu vice José Silvino Sobrinho, foram cassados por decisão da juíza Andréa Almeida Dantas, da 36ª Zona Eleitoral. Eles foram denunciados pela coligação adversária por compra de votos nas eleições de 2004, mas só agora saiu a sentença. À decisão da juíza cabe recurso e interposição de liminar. Caso o processo tramite antes das eleições, e o afastamento do prefeito seja mantido, a Câmara Municipal deverá fazer uma eleição indireta para definir o gestor que irá concluir o mandato até que o novo prefeito seja eleito nas urnas do dia 5 de outubro. Antônio Porcino e José Silvino foram ainda multados em 20 mil UFIR.
Onivaldo Júnior
WSCOM Online

Candidato a prefeito de São José do Sabugi tem candidatura impugnada


O candidato a prefeito do município de São José do Sabugi, Manoel Domiciano Dantas (PSDB), teve seu registro de candidatura impugnado pelo juiz da Comarca de Santa Luzia, Fernando Brasilino Leite. O magistrado julgou procedente o pedido feito pela coligação "Por amor a São José o progresso continua", encabeçada por José Derci de Medeiros (DEM), que luta para manter-se no cargo de prefeito por mais quatro anos.
Em sua sentença Brasilino citou que existem várias ações criminais contra Domiciano, praticados contra a administração pública, por improbidade administrativa e ação civil de ressarcimento. Manoel Domiciano poderá recorrer em instância superior ou indicar outro candidato para sucedê-lo, a exemplo de seu vice, Osmar Batista de Souza. Caso recorra ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral, os votos destes só poderão ser computados após deferimento de seu registro na instância superior.
Com relação ao pedido de impugnação impetrado por Manoel Domiciano contra Derci Medeiros (foto), sob argumento de que este tinha pendências junto ao TCU – Tribunal de Contas da União, Brasilino Leito ao analisar os documentos verificou que as ações já haviam sido prescritas, pois haviam ocorrido há mais de cinco anos. Portanto deferiu os pedidos de candidatura a prefeito e vice-prefeito de São José do Sabugi, de Derci e de Antônio Miguel de Medeiros Neto, os quais preenchem todas as condições legais e estão devidamente instruídos com as documentações exigidas. Derci explicou ao garimpandopalavras que a decisão da Justiça foi justa e que está tranqüilo com relação ao processo eleitoral. Manoel Domiciano não foi localizado para informar se recorre junto TSE da decisão proferida pelo juiz da Comarca de Santa Luzia.
Foto:Osvaldo Medeiros

Vaga para professor substituto na UEPB Patos

Encerram hoje as inscrições para os candidatos às duas vagas oferecidas pela UEPB Campus Patos, para professor substituto. As vagas são para as disciplinas de Administração Geral, para a qual se exige titulação mínima de graduação em Administração e outra para a área de Direito, sendo necessário que o candidato tenha no mínimo graduação em Direito. As inscrições são feitas no Centro de Ciências Exatas e Aplicadas, na Rua 5 de Agosto, bairro Belo Horizonte, em Patos, até às 21h.

Energisa terá que pagar dívida a dois mil trabalhadores

Uma dívida que se arrasta há 19 anos vai ter que ser paga pela Energisa, antiga Saelpa. A juíza Ana Cláudia Magalhães Jacob determinou que a empresa pagasse uma dívida a cerca de dois mil ex-funcionários da fornecedora de energia elétrica. Caso esta não efetue o pagamento, será multada em R$ 1 mil mensal por cada trabalhador.

Campina Grande recebe o projeto Kulturfest Itinerante


O projeto Kulturfest Itinerante, festival que traz a quinze cidades brasileiras uma semana de atrações da Alemanha nas áreas de música eletrônica, teatro contemporâneo e infantil, artes visuais e cinema, passará por Campina Grande de 13 a 19 de agosto.
Iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe-Institut, em colaboração com os parceiros locais, o Kulturfest Itinerante já se apresentou em Ribeirão Preto, Blumenau, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Sobral, São Luis e Belém. Agora o festival chega à Campina Grande e depois segue para Recife, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Cordisburgo.
Entre as atrações está o festival de cinema, com exibições de 10 curtas e longas metragens em 35mm legendados em português. Entre os filmes selecionados estão os aclamados Hotel Very Welcome, de Sonja Heiss e Um Amigo Meu, de Sebastian Schipper. Quem gosta de teatro poderá conferir os Recrutas do Gob Squad, com o espetáculo Super Night Shot.
A apresentação transforma a cidade em um set de filmagem para uma série de missões fantásticas com objetos do próprio lugar sendo utilizados para a filmagem, incluindo até mesmo a participação de figurantes, em uma espécie de "filme interativo em tempo real". E os fãs de música eletrônica poderão conferir apresentações de renomados DJ\´s alemães e brasileiros em uma interessante mistura cultural.
A maior parte das atrações será realizada no Teatro do SESC em Campina Grande. Depois de passar por Campina Grande, o Kulturfest Itinerante segue para Recife, a partir do dia 17 de agosto. A programação completa está disponível em http://www.kulturfest.com.br/ ou http://www.kulturfest-itinerante.org/.
Lucas Reis (Sesc)

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Fiscais apreendem 4t de dinamite sem nota fiscal na Paraíba


Na manhã desta quinta-feira, dia 31, 4 toneladas de dinamite foram encontradas por fiscais da Receita Estadual dentro de um caminhão baú. A carga, que estava sem nota fiscal, foi descoberta no momento em que o caminhão que a transportava foi parado em um posto fiscal próximo a Pedras de Fogo.
A dinamite, assim como o veículo, foram apreendidos e levados para o Centro de Operações da Receita Estadual. Os fiscais da Receita acionaram o exército brasileiro, que é o responsável pelo controle de explosivos em território nacional, para fazer a perícia no material apreendido e tomar as providências cabíveis.
onorte

Cássio anuncia concurso para Cehap, PC, Orquestra Sinfônica, Saúde e Educação


O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, anunciou no final da manhã desta quinta-feira, 31, a intenção de realizar concurso público em cinco segmentos do Estado. Durante seu pronunciamento na solenidade de nomeação de 503 concursados da Saúde, o governador anunciou abertura de vagas para a Cehap, Polícia Civil, Orquestra Sinfônica, Saúde e Magistério. “Teremos novos concursos em breve para a área de educação, onde vamos contratar mais professores e queremos pensar em novo concurso para a área de saúde. Também abriremos concurso para a Cehap, Orquestra Sinfônica, Polícia Civil e Findac”, afirmou.
Com as 503 novas nomeações, o Estado está ultrapassando a marca dos 6 mil contratados em concurso. “Estamos com essas nomeações completando mais de 6 mil pessoas contratadas em mais de 12 mil vagas que foram abertas através dos concursos que estamos realizando, de forma transparente, com ética, criando oportunidades de trabalho para que as pessoas possam ingressar no quadro efetivo do estado”, disse.
Segundo o governador, essa postura de empregar sem a interferência de pistolão, será um marco na história da Paraíba. “É uma política que estamos desenvolvendo de gerar oportunidades de emprego e trabalho no setor público com o objetivo de qualificar e melhorar e aprimorar a prestação de serviço do Estado á população paraibana e que contempla as pessoas capacitadas pelos seus próprios méritos”, concluiu Cássio.

Everaldo Ricardo
WSCOM Online

Sebrae lança Retalhos do Cairi


O Sebrae Paraíba lança nesta sexta-feira, dia 01 de agosto, a marca "Retalhos do Cariri", com desfile da coleção, que acontecerá a partir das 17h30 em seu auditório, em João Pessoa. O desfile faz parte da consolidação de um ano de trabalho no desenvolvimento de uma economia solidária em quatro municípios do Estado através do projeto Retalhos do Cariri, realizado pelo Sebrae e apoiado pela ONG Progetto Mondialitá, Uniuol, Governo do Estado e prefeituras dos municípios.
Ass. Imprensa

Delegacia da PF de Patos recebe equipamentos


Com objetivo de prestar melhor atendimento e a demanda de serviços da Delegacia de Polícia Federal no município de Patos/PB, a Superintendência Regional, está aparelhando essa Delegacia com equipamentos, viaturas e material humano. O motivo desse empenho, segundo a assessoria de Comunicação do DPF é necessário porque dezenas de municípios paraibanos e sertanejos ficam a cargo da delegacia de Patos, no que tange às atribuições legais da Polícia Federal.
Dentre os melhoramentos já conquistados pode-se citar, por exemplo: a aquisição de três novas viaturas, sendo duas pick-ups marca mitsubish, tipo L-200 e um veículo marca Chevrolet tipo Astra; computadores de última geração; coletes a prova de balas; armas etc. Foi ainda requisitado e atendido pela direção Geral do DPF, o envio de mais oito policiais federais, sendo quatro agentes e quatro delegados federais, que deverão tomar posse no próximo mês.

Ass. da PF com garimapandopalavras
foto:www.garopaba.sc.gov.br

Plano de desenvolvimento para o Cariri até 2012


Região fortalece vocações econômicas,
desponta no cenário estadual e lideranças
traçam metas de longo prazo

O Cariri de inclusão social e econômica de mais de 2 mil produtores rurais, artesãos, artistas e empreendedores não lembra mais a região de 10 anos atrás, escassa em água e sem perspectivas a curto prazo. É pelos resultados hoje visíveis nessa localidade, em várias frentes produtivas, que representantes de 34 municípios da região estarão em Campina Grande no Encontro Pacto Novo Cariri, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, a partir das 8h30 da próxima segunda-feira (04). O Sebrae articula as atividades do encontro, com apoio de mais de 30 entidades governamentais, financeiras e sociedade civil organizada.
Caprinocultura
Como principal objetivo, o evento vai traçar novas metas de desenvolvimento para a região até 2012, além da apresentação de um documento com todas as propostas de ações para o novo Cariri, cada vez mais reconhecido como região indutora de desenvolvimento sustentável.
O Encontro vai mostrar resultados expressivos nos diversos segmentos econômicos - da caprinovinocultura, artesanato ao turismo histórico e cultural do Cariri. A criação de caprinos, por exemplo, injeta atualmente meio milhão de reais mensalmente na região com a produção leiteira de 350 mil litros e o beneficiamento direto de 600 famílias de produtores rurais e mais de três mil famílias atendidas pelos programas de compras governamentais estaduais e federais.

Ass. Sebrae
foto:www.coimma.com.br

Antecipação do 13º para aposentados e pensionistas da Previdênica



O governo federal bateu o martelo é anunciou que os aposentados e pensionistas da Previdência vão receber na folha de agosto a antecipação de 50% do 13º salário. A Previdência diz que pagará no próximo mês R$ 21,9 bilhões em benefícios e aposentadorias. Do total, R$ 15,04 bilhões são da própria folha do mês e R$ 6,9 bilhões referentes à antecipação. Em 85 anos de Previdência Social, essa será a terceira vez que acontece a antecipação do benefício.

Reajustes preocupam sociedade


Nos últimos meses a onda de reajuste nos preços de tudo quanto é produto tem tirado a tranqüilidade da sociedade. O Banco Central para frear a inflação, puxada em grande parte pelos preços dos alimentos, aumenta a taxa de juros, que vem numa escala ascendente, que por outro lado inibe o comércio como um todo. Agora mais uma notícia ruim que vai pesar no orçamento do lar, o acúmulo de alta nos aluguéis de 15,12% referentes aos últimos 12 meses, quase o dobro acima do índice oficial da inflação. Ou seja, para quem usa o IGP-M - Índice Geral de Preços - Mercado para renovar o aluguel, deve ir se preparando para um desembolso maior. A sugestão é que o locador negocie com o domo do imóvel.
Foto:garimpandopalavras

Mais um homicídio em Patos

No início da madrugada de hoje Erivaldo Lucena de Araújo, 27, foi morto a tiros na localidade Vila Teimosa, Patos. Testemunhas disseram que três homens o executaram, dois deles reconhecidos como sendo Jean e Chinês, moradores do Beco do Lixo, naquela comunidade. A Polícia está investigando as causas do homicídio e tentando capturar os acusados citados pelas testemunhas.
Estupro
Ontem, por volta das 12h30 de ontem, Claudimar José dos Santos, 29 anos, foi detido por moradores do Queirogão, bairro dos Pereiros em Pombal, quando este tentava estuprar uma jovem de nome Marciana, segundo informações da PM. O acusado teria esperado a vítima próximo a um matagal e a atacou. Ela começou a gritar, o que chamou a atenção de pessoas que estavam ali por perto, as quais foram em seu socorro e conseguiram soltá-la dos braços de Claudimar. O mesmo foi seguro pelos moradores, que chamaram a Polícia, que o levou para a Delegacia.

Foragido do Serrotão é preso pela P2 de Patos


A P/2 do 3º BPM, através de levantamentos e algumas denúncias, conseguiu prender o foragido da justiça, Roberto Batista de Souza (foto). Ele faz parte do grupo de 36 detentos que fugiram do Presídio Serrotão no mês de Abril em Campina Grande. Ele foi detido em Areia de Baraúnas, e estava escondido na residência de Genilson de Freitas Gomes, que também foi preso por favorecer o foragido. No momento da prisão, Roberto portava ilegalmente um revólver cal. 38. Os envolvidos foram conduzidos para Patos, para as devidas providências por parte da Justiça.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Servidores estaduais recebem nesta quinta-feira

O governador Cássio Cunha Lima a confirmou a antecipação do pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de julho, inclusive com o abono do Pasep para 40 mil servidores, em apenas dois dias. Começa amanhã para os que percebem até R$ 650,00 e sexta-feira, 1 de agosto para os demais que recebem salários acima desse valor. Pela tabela, estava previsto o pagamento entre 1º a 6 de agosto.
Trata-se da oitava vez consecutiva que o Estado, este ano, abrevia a própria tabela anunciada. O governador assegurou que vai continuar com esse procedimento de antecipação de pagamento de salários, toda a vez que os recursos financeiros em caixa permitirem.
Cerca de 40 mil trabalhadores têm direito ao abono do Pasep, informou o secretário de Administração do Estado, Gustavo Nogueira. O abono é pago ao trabalhador que recebeu em média até dois salários mínimos mensais em 2006, estando cadastrado há pelo menos cinco anos no Pasep e tenha trabalhado há dois anos para empregador que contribua com esse fundo.
fonte:Ascom

Congresso dos Jornalistas em São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba realiza no próximo dia 07 (quinta-feira) assembléia para a escolha dos delegados que irão representar a categoria no Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece de 20 a 24 do próximo mês em São Paulo. Maiores informações pelo fone: 83 - 3222-5632

Trabalhadores em saúde mental participam de curso de formação continuada

Os trabalhadores em saúde mental dos Caps de Patos (Infantil e Adulto), Coremas, Itaporanga e Cajazeiras participam de amanhã (quinta-feira) a sábado do Curso de Formação Continuada em Saúde Mental do Estado da Paraíba. O encontro, que terá mais outros dois módulos, de um total de 180h, tem por objetivo capacitar os funcionários de saúde mental, como determina o Ministério da Saúde, para que os portadores de transtornos mentais recebam o atendimento previsto na nova modalidade, que acaba com o confinamento, tem a participação da família e inclui socialmente o paciente.
O evento terá como local o Centro de Treinamento Maria Martins Maniçoba. A abertura, nesta quinta-feira, se dará às 8h com grupos de reflexão: Saúde/Doença Mental e Formas de Tratamento. Após o almoço será exibido o filme Políticas Públicas. À noite o tema enfocado será Conversação Clínica. Saúde Mental da Infância vai ser o primeiro tema trabalhado na manhã da sexta-feira. Conversação Clínica e Psicoses fecham a programação do dia. “Um dos maiores entraves para a saúde mental é justamente a falta de pessoas capacitadas”, comenta Francirene Soares de Freitas, coordenadora do Caps Adulto de Patos.
O tema do sábado, último dia do curso desse primeiro módulo, será: Saúde Mental da Adolescência. O encerramento está previsto para às 15h. O Curso, oferecido pelo governo do estado, através de consórcio firmado entre os municípios alvos, terá a participação dos ministrantes: Glacy Gorski – doutora em psicanálise; Ângelo Xavier, mestre em psicologia; Edésia Almeida – psicóloga presidente do Conselho de Psicologia e Luciene Paes, psicóloga e psicanalista. Nos próximos dias os profissionais de Patos vão participar de outro curso com duração de 20h, com a mesma equipe enviada pelo Estado.
Desde a década de 70 que os profissionais de saúde do Brasil reivindicam mudanças no tratamento mental, dentre as entidades que abraçaram a causa estão o Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental e a Associação Brasileira de Psiquiatria. A política de saúde mental do Ministério da Saúde incorpora as diretrizes da Conferência Regional para a Reestruturação da Assistência Psiquiátrica no Continente, realizada em 1990 em Caracas, na Venezuela.
O tratamento mental baseado no confinamento e isolamento dos pacientes tem suas origens na Europa medieval. O modelo de tratamento adotado hoje começou no século XVIII, depois da Revolução Francesa. Com o surgimento da Psicanálise, a abordagem da saúde mental sofreu profunda modificação. Os psiquiatras e psicólogos passaram a ter uma nova compreensão do problema. Na década de 70, o psiquiatra italiano Franco Bezaglia condenou o tratamento tradicional, depois de realizar estudos em hospitais psiquiátricos de diversos países.
foto:www.patrocinio.mg.gov.br

Juíza publica deferimento de candidaturas em Patos


A juíza da 65ª Zona Eleitoral de Patos, Thana Michele Carneiro Rodrigues, publicou ontem à tarde o deferimento de candidatura de Moema Melo e Silva, candidata a vice-prefeita na chapa do deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB). Outros deferimentos de candidaturas de vereadores e candidatos a prefeitos de outras cidades que compõe a 65ª Zona.
Com isto, estes candidatos estão aptos a se candidatarem nas eleições deste ano. A expectativa agora é pela publicação ainda hoje dos registros de candidatos com pendência na Justiça Eleitoral que tiveram candidaturas impugnadas e que aguardam decisão da juíza Thana Michele.
Entre eles, estão Rosalva Mota, candidata a prefeita em São José do Bonfim, José Afonso Gayoso Filho em Santa Terezinha e Dinaldo Medeiros Wanderley em Patos, candidato a prefeito de Patos pela Coligação "Patos quer o Melhor".
Quanto a impugnação de candidatura de Dinaldo, os pedidos foram impetrados pela promotora Eleitoral da 65ª Zona Eleitoral de Patos, Ana Guarabira, e pela Coligação "Patos Segue em Frente", que reúne os partidos PC do B, PT, PSB, PHS, PR, PRB, PSL, PMN, PMDB, e PT do B, que tem como candidatos a prefeito e vice-prefeito, Nabor Wanderley e Ivânio Ramalho.
Dinaldo Wanderley, que concorre ao terceiro mandato, teve 7 dias para apresentar defesa à Justiça Eleitoral para provar que tem condições legais de ser candidato.
De acordo com o advogado de Dinaldo, Ariano Medeiros, seu candidato recorreu da impugnação e hoje deve ser publicado o veredito da juíza Thana Michele.
Vicente Conserva (patosonline)
foto:codata

Receita decide que isentos não vão mais prestar contas

A Receita Federal decidiu acabar com a declaração de isento já a partir deste ano. Quem se beneficia com isso são os contribuintes de baixa renda, que não precisarão enfrentar aquela burocracia para mostrar que não tem bens que exijam ser declarados. Até que enfim.

30 mil novos casos de Aids no Brasil por ano


Os mais recentes números divulgados sobre a Aids, segundo levantamentos da ONU - Organização das Nações Unidas, no Brasil estão surgindo por ano cerca de trinta mil novos casos da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O número de mulheres e pessoas acima de 50 anos contaminadas vem crescendo. Hoje no País existem aproximadamente 630 mil pessoas com o HIV. No mundo são 33 milhões de soropositivos, a maioria no Continente Africano.
Ano passado dois milhões de pessoas morreram em decorrência da Aids. O uso do preservativo e muita informação ainda são os melhores remédios contra a Aids.

Roubo de motos se tornou rotina no Sertão paraibano


Diariamente os cidadãos de bem vêm amargando sérios prejuízos financeiros e emocionais, vendo fruto de seu suor levado por criminosos que se multiplicam no Sertão paraibano. O roubo de veículos, com destaque para motos, tem sido constante. Basta ler os boletins da Polícia para constatar isso. Ontem à noite mais duas novas vítimas dos marginais. Dois homens encapuzados e armados de revólveres, roubaram os agricultores Francisco Arruda Sobrinho, 32 anos e Vagner Pedro de Lima, 24 anos, ambos residentes no Sitio Caiçara, Município de Paulista-PB.
As vítimas foram surpreendidas pelos bandidos que saíram de um matagal e anunciaram o roubo, fazendo com que Vagner Pedro saísse empurrando sua moto Honda CG 150, de cor vermelha, ano 2007, placa MNR 0845-Paulista-PB, por cerca de 200 metros. Os assaltantes pegaram uma outra moto que se encontrava escondida dentro do mato e em seguida evadiram-se do local levando as motos tomando destino ignorado.
Além das motos os acusados também levaram das vítimas uma carteira de bolso contendo vários documentos, inclusive uma quantia em dinheiro de R$ 295,00. Após tomar conhecimento do fato, o destacamento deu início à diligências no intuito de localizar e prender os acusados, porém não obteve êxito na ação policial.
foto:ilustração

terça-feira, 29 de julho de 2008

Um mês sem Mário Soares

Acontece hoje na Igreja de Nossa Senhora da Guia, às 17h, missa de 30º dia pela morte do jornalista Mário Soares, que desenvolvia a função de Gerente de Cultura do Município de Patos-PB. Mário, que era hipertenso, faleceu no início da manhã do dia 30 do mês passado, no seu local de trabalho, a Biblioteca Municipal. A família convida a todos para participarem da celebração.

Aniversário em família

Quem celebra data natalícia hoje é Maria da Conceição Araújo, telefonista da Prefeitura de Patos e da equipe da Pastoral Familiar da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Comemorando com seu esposo Clenaldo Queiroz e filhos.

Educação: Mais um acidente com pau de arara


Até quando a sociedade terá que esperar por uma solução definitiva para que os estudantes possam se deslocar às unidades de ensino com total segurança? Ontem mais um acidente envolvendo transporte escolar por muito pouco não causa nova tragédia. O pau de arara, uma F 4000, que transportava 40 crianças virou no município de Conceição, após problemas mecânicos, segundo as informações colhidas no local. Parece que as autoridades já esqueceram dos onze mortos do acidente em Sousa, dois anos atrás, envolvendo veículo que transportava alunos.
Tanto o município, como Estado e União têm culpa pelo péssimo serviço, pago com nossos impostos, para levar os estudantes para a escola. O Ministério Público entra e sai de cena sem conseguir resolver esse problema. No Sertão os carros locados servem não apenas para transportar alunos, mas também mercadorias, sendo isso uma prática bastante comum. É preciso maior respeito para com a população do campo, já tão sofrida.

Motoqueiros tentam executar comerciante

Na tarde do último domingo, por volta das 17h30, no Restaurante Novo Sabor, Ronaldo Veras e José Ananias de Sousa Junior, ambos residentes na cidade de Brejo dos Santos-PB, chegaram em uma moto e efetuaram três disparos na vítima Francisco Felix Dutra, 50 anos, comerciante, que foi atingido nas costas. Os rapazes fugiram em seguida, enquanto testemunhas socorriam o comerciante para o hospital local. Devido a gravidade dos ferimentos, o paciente foi transferido para o Hospital Regional de Sousa. Os acusados ainda não foram capturados.

Violência no Sertão

Durante uma discussão em mesa de bar no município de Olho D'Água, o agricultor José Fernandes de Oliveira, 45, foi atingido por vários golpes de foice, tendo como acusado Manoel Leite, que bebia com a vítima. O fato aconteceu por volta das 17h30 de anteontem. O policiamento foi chamado e não conseguiu prender o acusado. O agricultor foi socorrido para o Hospital de Piancó, onde recebe tratamento médico.
Outro registro policial do dia 27 na cidade de Olho D’água foi tiro, provavelmente acidental que feriu o menor J S F, agricultor. Segundo dados apurados pela Poícia, a vítima caçava com outro meno, J H S N, quando ela pediu a arma tipo espingarda, cal 28 Rossi e o acusado a jogou, a referida bateu no chão chegando a disparar e atingindo a vitima na cabeça, sendo a mesma levada para o Hospital Regional de Patos. O destacamento ao tomar conhecimento foi até o local, manteve contato com a família do acusado, que ficou responsável pelo o menor e para apresenta-lo ao delegado daquele município para maiores encarecimento.
garimpando com III BPM

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cássio lança hoje pacote de investimentos com recursos do PAC para vários municípios


O governador Cássio Cunha Lima lança hoje um pacote de investimentos que vai destinar aproximadamente R$ 468 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para diversos municípios paraibanos. O lançamento será às 15h, no salão nobre do Palácio da Redenção.
O pacote inclui investimentos em obras ligadas à Secretaria de Estado da Infra-Estrutura, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), à Cagepa e à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Após o lançamento, o governador concede entrevista coletiva. Muitos dos projetos já se encontram em andamento, segundo observa o coordenador do PAC na Paraíba, Cássio Rodrigues, e outros serão iniciados após o término do período eleitoral.
Os recursos serão empregados em projetos de abastecimento d'água, esgotamento sanitário, conclusão da duplicação da BR-230 no trecho entre João Pessoa e Campina Grande, execução de obras nas várzeas de Sousa e elaboração de outros projetos destinados à captação de novos recursos provenientes dos cofres da União.
garimpando com Ascom

Álcool ao volante


É incrível a quantidade de acidentes provocada pela bebedeira. As mortes acontecem aos milhares no País diariamente, mas as pessoas, por excesso de confiança, talvez, acham que não pode acontecer com elas. O álcool, dentre outras drogas, afetam o sistema motor do indivíduo, altera seus reflexos, e dirigir sob seus efeitos é mesmo que pedir para morrer.
Apesar da "Lei Seca", que tenta justamente coibir a mistura bebida com volante, a maioria não vem dando muita importância a isso e os resultados são dramáticos no trânsito brasileiro. Não digo apenas autoconfiança, mas certa dose de irresponsabilidade, imprudência dos condutores. Bom, cada um é dono de seu livre arbítrio e para toda ação existe uma reação.
foto:alagoasnacontramao.blogspot.com

Acidente deixa dois mortos em Catingueira

No início da noite de ontem um acidente envolvendo duas motos nas proximidades de Catingueira deixou um saldo de duas mortes: Vilmar Pereira da Silva, 42 anos, que residia no Sítio Juremar, em Catingueira e Carlos Wilberto Batista Bezerra, 33 anos. O acidente, em que as motos colidiram de frente, ocorreu no km 95,5 da BR-361, nas proximidades da cidade.
De acordo com informações apuradas pela Polícia Rodoviária Federal, o condutor Vilmar Pereira fora visto bebendo na festa de vaquejada que estava havendo em Catingueira. O mesmo, embriagado, pegou sua moto e saiu com farol apagado, fato confirmado pela PFR ao fazer vistoria da moto. No KM 95,5 entrou na contramão e se chocou de frente com a moto de Wilberto. Com o choque Vilmar foi a óbito ali mesmo, enquanto Carlos Wilberto foi socorrido para o Hospital Regional de Patos, mas faleceu ao dar entrada nesta unidade de saúde.
Outro acidente envolvendo moto foi registrado em Catingueira na tarde de ontem, horas antes do que vitimou Carlos e Vilmar. A vítima foi Romero Chagas da Cruz, 26, residente naquele município. Quando entrava na cidade de Catingueira, perdeu o controle do veículo e caiu, sofrendo ferimentos graves, sendo transferido para o Regional de Patos.
Um terceiro acidente ocorreu próximo à cidade de São Mamede, na manhã de hoje. Alexandre Viegas Gomes Lins, residente em Campina Grande, que dirigia o Gol placas MOP 0938, perdeu o controle do veículo, saiu da pista e capotou. Este saiu ileso do acidente.

domingo, 27 de julho de 2008

Gente Maluca: Homem afirma que já fez sexo com mais de mil carros


"Não sou doente. Sei que já tive mais de mil namoradas, mas amei cada uma delas". Aos 57 anos, o americano Edward Smith se considera, na verdade, um romântico. A diferença é que, em vez de mulheres, Smith tem o hábito de namorar carros. "Eu aprecio a beleza, e tenho uma relação diferente com a beleza dos automóveis... Chego a um ponto onde essa apreciação vira uma expressão de amor", explica Smith, atualmente 'noivo' de um fusca branco batizado de 'Baunilha'.
Em entrevista ao jornal britânico 'Telegraph', ele diz que sua primeira experiência sexual com um carro foi aos 15 anos. Desde então, ele nunca mais se sentiu atraído por mulheres ou homens. Curiosamente, assim como a maioria das pessoas, Smith tende a ter mais interesse sexual em celebridades. No caso, ele afirma já ter transado com 'Herbie', da série 'Se meu fusca falasse', e 'K.I.T.T.', mais conhecida como 'Supermáquina'.
Ele não esconde o fato de nunca ter sido 'fiel' aos carros que namora. Afirma, inclusive, que sua experiência sexual mais intensa foi com um helicóptero do seriado 'Águia de Fogo', dos anos 80. Smith diz que não está sozinho em seu fetiche. Na internet, ele encontrou uma comunidade que reúne mais de 500 "amantes de carros". "É mais comum do que a maioria das pessoas imagina", diz.
G1

Apenas duas pessoas acertaram ontem as seis dezenas do concurso 990 da Mega-Sena, que teve um prêmio de R$ 53.172.281,02. Os acertadores são de Belo Horizonte (MG) e Ji-Paraná (RO). O sorteio aconteceu em Jequeri (MG). Cada uma delas vai receber a bagatela de R$ 26.586.140,51, segundo a Caixa Econômica Federal. Os números sorteados foram:
02 - 10 - 15 - 18 - 29 - 39

Lei de cotas para deficientes é aplicada só com ação fiscal


Há 17 anos, uma lei que até hoje não é plenamente respeitada entrava em vigor, a que determina cotas para pessoas com deficiência em empresas com mais de 100 funcionários. A data de aniversário de sua promulgação, esta sexta-feira, dia 25, foi lembrada pelo assessor de fiscalização do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rogério Reis, embora admitindo que as empresas ainda não têm cumprido completamente as cotas – especialmente as públicas, onde a contratação é feita por concurso e a rotatividade de funcionários é baixa. “As empresas não têm cumprido [a lei] ainda na sua integralidade. Tanto é que temos feito a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho mediante ação fiscal”, disse Reis.
Segundo ele, apesar da lei vigorar desde 1991, só em 2000 a fiscalização passou a ser feita e, só em 2005, se tornou obrigatória no planejamento das regionais do ministério. Reis diz que a fiscalização desde então tem sido intensa. Em 2007, foram 22.314 pessoas inseridas no mercado de trabalho por meio autuações da fiscalização. Este ano, até junho, foram 11.139. “A meta é fazer com que todas as empresas cumpram a cota. Mas nós queremos pelo menos manter o mesmo número do ano passado”, observou.
Quando indagado se o próprio ministério do trabalho cumpre a cota, ele explicou que, assim como outros órgãos, os empregados do MTE são regidos pela lei 8.112 e não pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que, por isso, segue um regime de cotas diferente. “Essa lei de cotas só vale para a CLT. No caso dos ministérios e outros órgãos que são regidos pela 8.112, existem cotas 20% para pessoas com deficiência nos concursos públicos”. A lei faz uma graduação que vai de 2% a 5% de cotas dependendo do número de empregados.
Fonte: Agência Brasil
foto:municipais.org.br

Patos pode ficar mais uma vez sem cinema


A cidade de Patos, que já teve três cinemas, e viu o ultimo dele, Cine São Francisco, fechar por falta de público há cerca de cinco anos, volta agora a viver o mesmo dilema, dessa vez com o cinema do Guedes Shopping Center.
Mesmo trazendo grandes lançamentos o Grupo Cine não vem conseguindo atingir o público esperado para que possa ser manter e ameaçou fechar caso o público patoense não desse uma resposta.
Recentemente a diretora administrativa da Cultura Inglesa Lynn Medcraft, assumiu a coordenação do Grupo Cine e vem realizando promoções, pacotes, preços mais acessíveis nas entradas e lançamentos.
Lynn Medcraft espera que a população patoense volte a comparecer ao cinema e que mais uma vez não corramos o risco de perdemos esse nosso bem cultural, tão importante para o lazer e a cultura de um povo.
Ela convoca a imprensa de Patos para se aliar nessa campanha de revitalizar o cinema, afinal, o cinema do Shopping dispõe de todas as comunidades dos grandes centros, nada deixando a desejar, e Patos, que luta para conquistar um teatro, sofre com a expectativa de perder o seu único cinema – uma realidade amarga para uma cidade que já teve, nos áureos tempos, até três cinemas.
Wandecy Medeiros
patosonline.com

ABI, FNPJ e SBPJor ratificam apoio a movimento em defesa do diploma e regulamentação

Entidades do campo do Jornalismo interagem com a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas para fortalecer a campanha em defesa do diploma. A ABI - Associação Brasileira de Imprensa - se dispôs a ampliar o movimento. O FNPJ - Fórum Nacional de Professores de Jornalismo encaminhou documento aos ministros do Supremo Tribunal Federal. E a SBPJor - Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - prepara um pronunciamento público para os próximos dias.

Arquivo do blog