Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de agosto de 2008

Dia D contra rubéola


O Governo do Estado, por meio de sua Secretaria da Saúde, mobiliza os 223 municípios paraibanos e promove neste sábado, 30, o Dia D de mobilização contra a Rubéola. Na Capital, a abertura oficial será feita pelo Secretário Geraldo Almeida, às 8h, na Praça Flávio Ribeiro Coutinho, Retão de Manaíra (em frente ao Manaíra Shopping). Após pouco mais de 20 dias de iniciada a Campanha contra a Rubéola, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) constatou a resistência dos homens paraibanos em se vacinarem contra a doença.
O mais agravante disso tudo é que do surto registrado em 2007 na Paraíba, 67% dos casos foram da classe masculina na idade de 20 a 39 anos. Diante dessa situação, o Governo do Estado renova o apelo no sentido de sensibilizar essas pessoas a procurem se vacinar contra a rubéola. Para Valter Albuquerque, Chefe do Núcleo de Imunização da SES, não adianta as mulheres fazerem a sua parte e os homens não, pois o vírus continuará circulando, e dessa forma, jamais será eliminado. “Se não tivermos contra-partida das pessoas do sexo masculino, elas continuarão prejudicando aqueles que estão ao seu redor, como as mulheres, filhos, netos, amigos, entre outros”, destaca.
No local da mobilização será oferecido um café da manhã para os participantes e haverá, ainda, a distribuição de material educativo. No stand montado para o evento, uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde estará de plantão durante todo o dia para vacinar as pessoas interessadas em eliminar o vírus da Síndrome da Rubéola Congênita. De acordo com dados do núcleo de Imunização da SES, mais de 667 mil pessoas já foram vacinadas contra a doença no Estado. Desse montante, 64,34% são mulheres e apenas 46,22% são homens. “Com o Dia D, esperamos provocar na população o interesse pela procura da vacina a fim de atingirmos 100% do público alvo”, informou.
Valter Albuquerque disse que normalmente na 1ª semana de iniciada qualquer campanha, há sempre uma adesão mais forte das pessoas, já entre a 2ª e 3ª semanas é registrado sempre uma queda, por isso, o Ministério da Saúde, instituiu o Dia D para cada mobilização, a fim de retomar o interesse da população.
SECOM

IBGE divulga as estimativas populacionais dos municípios em 2008


O IBGE divulgou ontem, 29 de agosto, as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008. Esta divulgação é feita anualmente e obedece à Lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, bem como ao artigo 102 da Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992.
As estimativas populacionais, que são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, servem também como parâmetro para a distribuição, destinada pelo Tribunal de Contas da União, das quotas partes relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios, de acordo com o dispositivo constitucional.
Segundo as estimativas de 2008, o Brasil tem atualmente 189,6 milhões de habitantes em 5.565 municípios, que inclui o novo município de Nazária (PI). São Paulo é município mais populoso com 10,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,1 milhões, e Salvador com 2,9 milhões. Belo Horizonte, que estava em quarto lugar em 2000 e caiu para sexto em 2008, foi ultrapassado pelo Distrito Federal, que chegou em 2008 com uma população de 2,5 milhões de habitantes. Já Fortaleza manteve sua posição no quinto lugar.
Diálogos Políticos
foto:www.educared.net

Material de campanha apreendido em Cajazeiras


O juiz Edivan Rodrigues, da 42ª Zona Eleitoral de Cajazeiras, solicitou que a Polícia Militar averiguasse uma denúncia de propaganda ilegal realizada pela coligação “Por uma Cajazeiras Melhor”. De acordo com informações do Copom, a Polícia recolheu material de campanha do candidato a prefeito Léo Abreu (foto) e do candidato a vereador Bruno Meneses. A coligação encabeçada pelo PSB realizava uma ação de campanha em frente a Escola Estadual Dom Moisés Coelho quando teve o material apreendido.
A coligação montou uma tenda e distribuía panfletos dos candidatos Léo Abreu e Bruno Meneses. De acordo com a legislação eleitoral, é proibida a realização de manifestações políticas a menos de 200 metros de escolas e repartições públicas. Além da infração eleitoral, a coligação quebrou um acordo firmado entre as chapas concorrentes. De acordo com o acordo, cada coligação teria seu dia de realizar manifestações de campanha para evitar o confronto.
Diário do Sertão e wscom
foto:fernandocaldeira.blogspot.com

TSE já recebeu sete recursos de políticos paraibanos que tiveram registros cassados


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até ontem, sexta-feira 29, 258 recursos que tratam de pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano. Sete candidatos paraibanos já recorreram ao TSE contra decisões tomadas pelo TRE que cassaram seus registros de candidatos. O TSE já registrou recursos de candidatos das cidades de Esperança, Aguiar, Picuí, Piancó e Santa Cecília do Umbuzeiro, este último é “campeão” com três recursos. Do total, 199 são recursos em que os candidatos pedem a revisão da decisão regional. O Ministério Público Eleitoral recorre em 29 decisões. Chega a 30 número de recursos feitos por partidos políticos ou coligações. Um recurso corre em segredo de justiça. Até agora, 63 recursos já tiveram decisão, sendo que apenas três foram deferidos.
tse

Entrevista com Anarah Suellen (nutricionista)


Formada em Nutrição pela UFPB, com especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho (UGF), São Paulo, mesmo tendo poucos anos de profissão, possui vasta experiência adquirida em cursos nacionais e internacionais, congressos, workshops, seminários, tanto no âmbito da Nutrição, como áreas afins, a exemplo da Educação Física. Nos referimos à nutricionista Anarah Suellen Conserva. Ela, que é nutricionista de vários municípios da região, da Maternidade Peregrino Filho de Patos, além de consultar no Hospital São Francisco e fazer atendimento clínico ambulatorial na Academia Fisiocorpus, arranja uma brechinha em sua vasta agenda de trabalho para falar ao Garimpando Palavras sobre a profissão, cuja data comemorativa acontece amanhã, 31 de agosto.
Nessa entrevista Anarah fala um pouco da profissão e mercado de trabalho, importância da nutricionista no mundo moderno, sobre a cultura alimentar do sertanejo e aproveita para passar algumas preciosas orientações nutricionais para nossos leitores.

Garimpando - Hoje no Brasil existem 42 mil nutricionistas, 96,5% deles do sexo feminino. Qual o motivo dos acadêmicos de Nutrição ser praticamente todos do sexo feminino?
Anarah – Cerca de 96,5% dos profissionais nutricionistas são do sexo feminino. Um grande motivo dos acadêmicos de nutrição ser na grande maioria do sexo feminino é o desconhecimento da profissão, que pensam que ser nutricionista é cozinhar e que isso é mais comum para as mulheres; então grande parte está relacionada ao machismo presente em nossa sociedade.
Garimpando - Porque a maioria dos acadêmicos envereda pela Nutrição Clínica?
Anarah - Na área de Nutrição Clínica há uma maior concentração de profissionais (41,7%). Parte disso é explicada pela própria formação do nutricionista na graduação, onde a maioria das disciplinas é voltada para a nutrição clínica. O que leva a um desconhecimento das outras áreas de atuação, bem como a uma maior segurança na nutrição clínica, devido a ênfase dada na graduação.

Garimpando - No Brasil funcionavam 309 cursos de Nutrição, segundo o Conselho Federal. Que avaliação a senhora faz do mercado de trabalho para esse profissional?
Anarah – O mercado de trabalho do nutricionista é muito amplo. Em todo o Brasil existem 41.228 nutricionistas. Porém diversas são as áreas de atuaçãoà Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN): Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador. Nutrição Clínica: hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar. Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde. Na Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos. Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos. Nutrição em Esportes: clubes esportivos; academias e similares. Marketing de Alimentos e Nutrição.

Garimpando - A senhora acredita que seria importante a presença da nutricionista no Programa Saúde da Família?
Anarah – O nutricionista é o único profissional habilitado para prescrever a dietoterapia qualitativa e quantitativamente adequada e individualizada no tratamento de várias patologias, entre elas, as “campeãs de audiência”: dislipidemias, obesidade, diabetes, hipertensão, cardiopatias e distúrbios carenciais. O governo, levando em conta a redução dos gastos em medicamentos e serviços de saúde com uma população devidamente orientada nutricionalmente, já deveria ter posto o nutricionista como integrante obrigatório das equipes do programa saúde da família (PSF).

Garimpando - Porque a maioria das nutricionistas está trabalhando nas capitais? Isso tem a ver com disparidade salarial?
Anarah – A maioria dos profissionais nutricionistas estão atuando nas capitais brasileiras devido a maior quantidade de empregos em todas as suas diversas áreas de atuação. Onde há emprego há profissionais. Um exemplo são as grandes indústrias localizadas nas capitais, nas quais aquelas que fornecem refeições necessitam obrigatoriamente de um nutricionista, além de poderem pagar um salário melhor. Porém hoje isso está mudando. Com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por exemplo, que exige o nutricionista, todas as cidades estão podendo oferecer emprego nessa área de atuação, contudo os nutricionistas ainda não estão incorporados a esse programa. Na maioria das vezes, alguns municípios arcam sozinhos com a contratação desses profissionais, integrando-os à equipe, que realiza o programa nas escolas, por acreditarem na importância desse serviço.

Garimpando - Quais as principais funções do nutricionista?
Anarah – As principais funções do nutricionista são:
1 - direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;
2 - planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;
3 - planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;
4 - ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;
5 - ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;
6 - auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
7 - assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
8 - assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

Garimpando - Em que setores os nutricionistas estão mais presentes hoje?
Anarah – A área de atuação com maior concentração de profissionais é a de Nutrição Clínica (41,7%), seguida da área de Nutrição Coletiva, onde atuam 32,2% dos nutricionistas.

Garimpando – Quais são as perspectivas futuras para a profissão?
Anarah – O nutricionista é sem dúvida uma das profissões que cresce dia a dia. A alimentação hoje é decisiva no estado de saúde do individuo. O nutricionista vem conquistando espaço nas academias, spas, hotéis e na indústria alimentícia. É o nutricionista que procura equilibrar a alimentação com o estilo de viver de cada pessoa. Então a cada dia existe um reconhecimento e uma valorização maior. Em todas as áreas de atuação, o nutricionista tem como missão promover a saúde. Saúde começa com uma boa alimentação. O nutricionista é um profissional de saúde que atua em todas as áreas para as quais a alimentação seja importante como meio de promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Garimpando - A senhora, que trabalha no Sertão, que avaliação faz da cultura alimentar do povo sertanejo?
Anarah – Vejo que a maioria dos principais problemas de saúde pública que atingem atualmente o sertanejo está relacionada com a alimentação e nutrição, como a obesidade, anemia, hipovitaminose A e desnutrição. No País, de forma geral, e em alguns municípios onde a população enfrenta problemas socioeconômicos, essas doenças ocorrem de forma mais acentuada. São causadas pela insuficiência alimentar ou por maus hábitos, como a ingestão de comidas muito gordurosas e altamente calóricas, pouco consumo de frutas e verduras. Existem também muitos mitos alimentares, que muitas vezes podem causar deficiências nutricionais nas crianças e nos adultos. Porém através de processos de educação nutricional essa realidade vem mudando e melhorando a qualidade de vida dos sertanejos.

Garimpando- Quais os fatores que o nutricionista leva em conta ao elaborar uma dieta para alguém?
Anarah – De modo geral, há vários aspectos que precisam ser levados em conta na elaboração de uma dieta: O número total de calorias a ser ingerido diariamente – que depende, basicamente, da superfície corporal (peso x altura) e da quantidade de massa magra (ossos, músculos e órgãos) de cada pessoa;
Os hábitos diários, no que se refere às horas de trabalho, repouso e exercício;
O valor nutricional de cada alimento selecionado, ou seja: seu conteúdo em termos de vitaminas e minerais e a quantidade diária recomendada destes nutrientes;
A proporção adequada entre carboidratos, gorduras e proteínas (fontes de energia para o nosso corpo);
A biodisponibilidade, ou seja: o grau e a freqüência da absorção de nutrientes pelo corpo. Como muitos nutrientes interagem entre si, pode haver uma absorção maior de algumas substâncias em detrimento de outras. A biodisponibilidade também pode ser afetada pelo tipo de armazenagem e pela qualidade do alimento;
Os objetivos de cada pessoa: emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar sua saúde, controlar suas taxas bioquímicas, etc.;
O respeito às preferências individuais com relação a sabor, cultura familiar e outros fatores; Verificação da eventual necessidade de suplementação de alguma substância. Assim, prescrever uma dieta balanceada é muito mais que fazer um cardápio variado com frutas, verduras e legumes em abundância. É uma tarefa altamente especializada, que requer conhecimento dos alimentos e suas propriedades e da pessoa com sua individualidade, seus objetivos e preferências.

Garimpando -No mundo atual, com tanta química adicionada aos alimentos, que conselhos a senhora daria às pessoas para que se alimentem melhor?
Anarah - 1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
2. Não faça uma alimentação baseada em somente um tipo de alimento ou nutriente.
3. Faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
6. Comece sempre as refeições por um caprichado prato de saladas.
7.Use vinagre ou suco de limão para temperar as saladas.
9. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
10. Prefira sucos naturais.
11. Utilize adoçantes nos sucos e no cafezinho.
12. Beba, no máximo, 3 xícaras pequenas de café por dia.
13. Ingira bastante água durante o dia. Homens 3,7l/dia e mulheres 2,7l/dia.
14. Coma diariamente frutas e verduras
15. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias do que as naturais.
16. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contra-filé. 17. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
18. Retire a gordura visível das carnes.
19. Evite alimentos fritos. Dê preferência ao grelhados ou cozidos.
20. Enlatados são ricos em sódio, por isso, prefira os alimentos naturais.
21. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
22. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes; ou semi-desnatado. 23. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
24. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
25. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
26. Para a sobremesa, prefira frutas da época.
27. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
28. Não compre alimentos que devem ser evitados.
29. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade. E, por fim, vale essa dica:
30. Movimente-se!! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!


fotos:www.unoescxxe.edu.br/www.saude.df.gov.br/educacaofisica.seed.pr.gov.br

Flávio Sátyro lança livros hoje à noite em Patos

Acontecerá logo mais às 20h no Auditório Emília Longo, na Fundação Ernani Sátyro, o lançamento dos livros “O Passarinho e a Flauta” e “Subsídios para a História do Ginásio Diocesano de Patos”, de autoria do Dr. Flávio Satyro Fernandes. Na oportunidade também será lançada a plaqueta de posse de José Romildo de Sousa, no Instituto Histórico Geográfico Paraibano.
A Fundação Ernani Satyro convida toda a sociedade patoense para se fazer presente a esse evento cultural, em especial os produtores culturais, ex-estudantes do Ginásio Diocesano e a imprensa.
Assessoria de Comunicação

Polícia prende em Desterro-PB acusado de homicídio


O Serviço de Inteligência do 3º BPM de Patos, através da opreração "Xeque Mate" que vem desenvolvendo na cidade e região, conseguiu prender ontem José Fábio Nunes de Andrade na cidade de Desterro-PB, onde o mesmo é acusado de Homicídio na cidade de Santos-SP, crime por ele praticado em 2004. A prisão se deu após levantamento feio pelo Serviço de Inteligência, que constatou que existia contra o acusado um mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de São Paulo. José Fábio Nunes de Andrade encontrava-se trabalhando como borracheiro na cidade de Desterro, onde residia há 2 anos.
garimpando com III BPM

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

PF cumpre 35 mandados de prisão por venda de carros roubados


A Polícia Federal realiza desde as 3h da madrugada desta sexta-feira (29) uma operação de combate à venda de veículos roubados. De acordo com as primeiras informações liberadas pela assessoria de imprensa da PF, a Operação Cascavel deve cumprir 35 mandados de prisão e 60 de busca e apreensão nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Catolé do Rocha, todos expedidos pelo juíz da 6º Vara Criminal da Capital.
300 carros regularizados
Algumas destas prisões já estão sendo feitas na sede do Detran em Campina Grande e policiais militares também estão na lista de acusados. A ação da PF conta com o apoio do Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público Estadual da Paraíba e da Secretaria de Segurança e Defesa Social. O esquema ainda teria ramificações nos estados de Pernambuco e Alagoas, onde a operação também está sendo realizada na manhã desta sexta. Segundo Deusimar Guedes, assessor de imprensa da Polícia Federal, as investigações da Operação Cascavel já acontecem desde fevereiro deste ano, acompanhando a ação de assaltantes de veículos no estado, com a finalidade de desmontar um esquema de regularização fraudulenta de carros roubados. A PF afirmou que, no período investigado, foi possível constatar a regularização fraudulenta de mais de 300 carros.
Participação de sucatas
Ainda de acordo com a PF, após serem furtados, os veículos tinham seus sinais identificadores modificados, normalmente em várias sucatas localizadas na Paraíba, para serem legalizados por meio de estelionatários e despachantes que obtinham Certificados de Licenciamento e Registro dos Veículos (CRVLs) expedidos pelo Detran.
A organização criminosa estaria atuando em vários estados contando com a colaboração de agentes públicos responsáveis pela inserção de dados falsos no sistema "Renavam", gerenciado pelo Detran da Paraíba e pelas Ciretrans de Campina Grande e Catolé do Rocha. O servidores do Detran teriam a função de alterar dados no sistema para colocar os carros roubados em circulação.
Atualizada às 7h45 pelo paraiba1

foto:ilustração

Morte na BR 426

Por volta das 15h de ontem (quinta-feira), o estudante Gilmar da Silva Nóbrega, 19, e o comerciante Gerlândio Araújo Oliveira, 22, viajam pela BR 426 de moto, uma CG Titam 150 Honda, placa MOU 0318-PB, ano 2004 de cor vermelha, trecho que liga São Bentinho a Coremas, quando o veículo tombou na pista. O estudante, que pilotava a moto, teve morte instantânea, enquanto o comerciante teve apenas escoriações, tendo sido socorrido pela Polícia para o Hospital de Coremas, onde se recupera dos ferimentos.

Albergado tenta matar dono de bar em Belém Brejo do Cruz

Ontem por volta das 20h40, no Bar da Kátia, Centro de Belém do Brejo do Cruz-PB, o albergado Josivan Pereira Forte, 35 anos, em estado de embriagues, tentou matar Francisco B. O. Filho, 35, dono do estabelecimento comercial. Segundo testemunhas, Josivan estava perturbando as pessoas que estavam no bar, algo que desagradou o comerciante, que pediu para que o mesmo se retirasse. O albergado saiu dizendo que voltaria, e ao retornar sacou um revolver cal. 38 e efetuou três disparos contra o senhor Francisco, que foi atingido com um tiro no estômago e dois na perna. Devido a gravidade dos ferimentos, a vítima foi socorrida para um hospital da cidade de Campina Grande-PB. O acusado, após efetuar os disparos conseguiu fugir. Diligências foram iniciadas, porém até o momento sem êxito.

Idoso é assassinado em Princesa Isabel

José Leal da Silva, 87 anos, casado, que residia no Sítio Tamboril, município de Princesa Isabel, foi morto na tarde de ontem a tiros de revólver efetuados pelo agricultor Augusto Barbosa da Silva, 48 anos, residente na mesma localidade.
De acordo com informações da PM, chamada ao local após o crime, este teria ocorrido depois que uma filha do acusado tomava banho no muro de casa quando percebeu que a observava. A moça, ao perceber a presença do senhor Leal, se assustou, instante em que seu pai vinha chegando, tendo o pai da garota não gostado do que presenciou, indo em perseguição do idoso, que inicialmente conseguiu fugir, mas, alguns minutos mais tarde, o acusado o encontrou e efetuou contra ele três disparos de arma de fogo, provavelmente de revolver Cal.38. As polícias civil e militar realizaram buscas no sentido de prender o acusado, porém não obtiveram êxito. Com a presença do delegado da polícia civil o corpo foi liberado e conduzido ao hospital São Vicente, Princesa Isabel.

Campanha contra rubéola diminui número de doadores de sangue em Patos


Devido a campanha de vacinação contra a rubéola o número de doações de sangue,como era previsto, diminuiu consideravelmente. O motivo é que as pessoas vacinadas contra a rubéola não podem doar sangue por 30 dias.
O diretor do Hemonúcleo de Patos, Francisco Marinho, disse que a queda nas doações foi grande, principalmente porque é na faixa etária dos que vão se vacinar contra a rubéola, que é de 20 a 39 anos, que as pessoas mais doam sangue, embora se saiba que pessoas de 18 a 65 anos possam fazer doação de sangue.
“Para suprir a falta de sangue, por conta da vacinação contra a rubéola, nós convidamos as pessoas de 18 anos e as que têm entre 40 e 65 anos, que compareçam ao hemonúcleo, porque estamos com carência de sangue no momento”, finalizou o diretor Francisco Marinho.

Wandecy Medeiros – radioespinharas.com.br

Patoenses são campeãs paraibanas de Tênis de Mesa


Elas agora irão participar
do campeonato nacional

O Tênis de Mesa, em Patos, vem formando grandes profissionais, e não é de agora. O primeiro deles é o treinador e incentivador desse esporte em Patos, Weberson Leitão, que já foi campeão estadual.
Em 2008 Patos volta a brilhar mais uma vez nessa modalidade esportiva, com mais um título estadual. Dessa vez as estrelas são Kamila Kênnia, a campeã, aluna do Monsenhor Manoel Vieira; e Ana Vitória, vice-campeã, aluna da escola Rosa Mística.
Ambas irão representar Patos nas olimpíadas escolares em Poços de Caldas, Minas Gerais, mas não são poucas as dificuldades de se conseguir patrocínio em um esporte de tão pouca visibilidade na mídia.
No tênis de mesa se disputa três categorias: individual, equipe e duplas, e Camila Kênia e Ana Vitória, segundo o treinador Weberson, formam uma dupla perfeita, porque uma é destra e a outra é canhota.
Para Weberson Leitão, Kamila Kênnia e Ana Vitória são o que existe de melhor no tênis de mesa paraibano na atualidade, mas certamente terão muitas dificuldades de conseguir os meios de disputarem a etapa do brasileiro de clubes e a Copa Brasil.
“Hoje temos uma sala no Sesi e quem se interessar em praticar essa modalidade esportiva deve nos procurar. “Apesar das dificuldades em conseguirmos apoio, temos realizado um trabalho cujos números falam por nós, pois desde 2004 Patos tem ganhado quase todos os torneios de tênis de mesa na Paraíba”, finalizou Weberson.

Comentário - Vale salientar que tanto o setor privado como público de Patos não vem apoiando o trabalho de divulgação e valorização desse esporte em nossa cidade. O professor Weberson é obrigado a fechar contrato com prefeituras da região para manter seus ideiais. O Peti pode ser uma excelente alternativa para adoção desse projeto de suma importância para disciplinar e formar uma consciência mais reponsável de nossas crianças e adolescentes.
garimpando com Wandecy Medeiros

Entidades culturais movimentam Patos hoje e amanhã


A cidade de Patos vive intensa movimentação cultural hoje e amanhã, sob a coordenação da Funes - Fundação Ernani Satyro e participação do Conselho Estadual de Cultura, Fundação Casa de José Américo, Academia Patoense de Artes e Letras, Fórum Permanente de Discussão sobre a Cultura Patoense.
A programação começa as 15h, no auditório da Funes, com uma reunião do Conselho Estadual de Cultura e o Movimento Cultural de Patos. Em seguida, às 17h, haverá a inauguração da Hemeroteca da Fundação e lançamento de plaqueta com a cronologia da vida do Coronel Miguel Satyro.
Lançamento de livros
Amanhã, às 20h, haverá o lançamento dos livros “O Passarinho e a Flauta” e “Subsídios para a História do Ginásio Diocesano de Patos” ambos de autoria do escritor e conselheiro do TCE, Flávio Satyro Fernandes. O evento terá como local o auditório Emília Longo Fernandes (Funes). Na oportunidade, também será lançada a plaqueta de posse de José Romildo de Sousa (foto) no Instituto Histórico Geográfico Paraibano.
A Fundação Ernani Satyro convida toda a sociedade, em especial os produtores culturais, ex-estudantes do Ginásio Diocesano e a imprensa para se fazerem presente a este grande momento para a cultura patoense.

Assessoria

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O choro de Bosco


Na sessão da última terça-feira o vereador João Bosco chorou. Chorou porque estão dizendo que ele mudou de time, que saiu do amarelo de Dinaldo para o vermelho de Nabor. Bosco disse que isso é uma forma de tentar prejudicar a candidatura dele, mas que quem o conhece bem, sabe que ele é leal ao ex-prefeito Dinaldo Wanderley e que são infundados todos os comentários de que ele está apoiando a reeleição de Nabor Wanderley.
Fora as lágrimas do vereador Bosco, o que mais mereceu destaque na sessão da terça-feira foi o discurso de Marcos Eduardo (foto). O presidente da Câmara Municipal disse em alto e bom som que vai cortar o ponto dos vereadores faltosos. Se o vereador não tiver uma justificativa plausível terá o ponto cortado e dinheiro descontado em seu salário. Caso a medida seja implantada o doutor Ivanes, que sempre falta às sessões das quintas-feiras porque atua como médico nesse dia em João Pessoa, terá que reformular seu dia de serviço na capital.
Os vereadores dizem que estão faltando às sessões por conta do período eleitoral, mas o presidente Marcos Eduardo disse que não vai mais aceitar essa desculpa. A câmara, que antes vinha realizando sessões relâmpagos, com duração de até dez minutos, agora está realizando sessões trovões. É trovoada pra tudo que é lado.
Wandecy Medeiros - radioespinharas.com.br

Começa hoje Cinema com Farinha

Começa hoje a II edição do Festival Audiovisual do Sertão Paraibano, Cinema com Farinha, tendo como locais as FIP - Faculdades Integradas de Patos e o Fórum Miguel Sátyro. A abertura do Festival está prevista para às 19h nas FIP e em seguida acontece a mostra competitiva FIP: Luas de Marte (22min), Eu Quero Tomar café (18 min), As Pedras (26 min) e Telhado: Uma relação com o progresso (18 min).
Na seqüência acontece a primeira exibição de vídeo convidado: Vidas, de autoria de Pedro Flores da Cunha, com duração de 71 min. Amanhã, a partir das 14h, nas FIP, acontece a mostra competitiva categoria animação. Oito curtas estão na briga: A Garota (Fernando Pinheiro - MG); A Pisadeira (Ricardo Carneiro - DF); Bons Sonhos (Cibelle Signorrini e F. Pinheiro - MG); Essa Moça (Adriana Mota - DF); Moradores do 304 (Leonardo Cata Preta - MG); O Mascate (Fernando Gutiérrez - MG); O Pescador de Sonhos (Igor Pitta Simões - SC) e Viagem à Lua (Cacinho - MG).
Vaqueiro Voador
Às 15h vídeos convidativos: Maria Sem Graça (Leandro Goddinho - SP) e o Moleque (Ari Cândido Fernandes - SP). Às 19h haverá a mostra competitiva categoria documental, com sete filmes. À noite, às 21h, haverá exibição de Olhar Estrangeiro, de Lúcia Murat. Sábado, dia 30, no auditório do Fórum, às 19h30 haverá a mostra competitiva categoria ficção. Ainda na programação da noite, às 21h30, será exibido o vídeo Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas.

No último dia de evento, domingo, 19h30, a patoense Rianny Brandão (foto), juntamente com Iglay Medeiros, que concorre na mostra competitiva FIP, com Eu Quero Tomar Café, receberá o prêmio Festcine Digital, pelo documentário Em Rolliúde, o Bode é Rei, produção dividada com Liliane Nascimento. Aliás o público também terá a oportunidade de conhecer esse trabalho. Na seqüência haverá premiação das mostras competitivas e exibição do vídeo convidado, A Pessoa é para o que nasce, de Roberto Berliner, o qual conta a história das ceguinhas de Campina Grande.

fotos: arquivo/globo

Gato de asas na China


Você já viu um gato de asas? Pois saiba que eles, apesar de raros, existem. O mais novo animal a chamar a atenção do mundo nasceu na província de Qingyan, na China. Por causa de problemas na pele, possivelmente causados por condições genéticas, e crescimento anormal da pelagem, o bichano desenvolveu as duas pequenas formações nas costas, que se assemelham a asas. A dona do gato, no entanto, acredita que o gato foi exposto à poluição e sofreu estresse por ter sido 'cortejado demais' por fêmeas no cio.
"Ele é um anjo, e não um demônio", afirma a dona, em entrevista à agência de notícias HUashang. "Anjo", inclusive, é o apelido do animal.De acordo com especialistas consultados pela revista Cryptozoology, as deformidades não prejudicam a vida normal do gato.
G1
Foto: Reprodução/Daily Mail

Isto é Brasil: Polícia apreende cédula de R$ 3,00


A Polícia Militar prendeu três homens em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Caxias do Sul, na serra gaúcha, na noite de ontem (27). Os suspeitos estavam em uma casa no bairro Vila Ipê. Os policiais apreenderam com eles uma nota de R$ 3.
Também foram apreendidos dois revólveres, munição e R$ 600 em dinheiro. Apenas a nota de R$ 3 era falsa. Além do dinheiro, a polícia apreendeu 360 pedras de crack, aparelhos eletrônicos e um rádio comunicador que estava na freqüência da polícia. Os três foram encaminhados ao presídio de Caxias do Sul.
G1
Foto: Juan Barbosa/Pioneiro/Ag.RBS

Associação Nacional do Ministério Público denuncia invasão no jornalismo esportivo

A Conamp apóia movimento dos jornalistas em defesa da regulamentação “Não pode haver impedimento à liberdade de expressão, e a regulamentação da profissão dos jornalistas é meio de assegurar esse princípio constitucional”. Esse é o entendimento do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo (foto), manifestado em audiência com diretores da FENAJ nesta quarta-feira, em Brasília. A Conamp representa 14 mil promotores e procuradores de Justiça de todo o Brasil.
Invasão de não jornalistas
Cosenzo também demonstrou preocupação com a invasão de não jornalistas em diversos segmentos da imprensa, especialmente na área esportiva. “Acho que deve haver espaço para a opinião especializada, e sei que a atual regulamentação dos jornalistas prevê esta possibilidade, mas o que está acontecendo hoje é um abuso”, reclamou. Para o presidente da Conamp, a imprensa tem um papel muito importante na sociedade e a regulação da atividade é um certificado de garantia do serviço – de natureza essencialmente pública - para a sociedade. “Defendo a prática de um jornalismo livre e responsável, porque cobro dos nossos promotores o mesmo tipo de postura”, comparou.
Segundo Cosenzo, a Conamp exerce um papel de vigília permanente para a manutenção das prerrogativas e atribuições de defesa da sociedade e apoiar a formação universitária de jornalista está afinado a este propósito. Consezo também propôs o estabelecimento de parcerias com o objetivo de debater a relação – conflitos e afinidades - entre Imprensa e Ministério Público. Representaram a FENAJ na entrevista Sérgio Murillo de Andrade, presidente, e José Carlos Torves, diretor de Mobilização.
Fonte:Fenaj

Conselho Municipal dos Deficientes de Patos doa obras à Sala de Braille


O Conselho Municipal do Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência de Patos fez na tarde de ontem doação de importantes obras à Sala de Braille, que funciona na Biblioteca Municipal. Trata-se da Legislação Federal Básica da Pessoa Portadora de Deficiência (10 volumes); Código de Proteção e Defesa do Cidadão; Literatura Popular em Versos e regimento da última conferência do portador de deficiência, todas na linguagem Braille. O evento contou com a participação de representantes de conselhos municipais, da Secretaria Municipal de Educação e entidades que representam os deficientes de Patos.
A secretária da Casa dos Conselhos Municipais, Francisca Vasconcelos, explicou que a doação teve como base a necessidade dos deficientes visuais de ampliar seus conhecimentos sobre leis, cidadania e a própria cultura nordestina. Como as obras em Braille haviam sido doadas para a Casa dos Conselhos, estes perceberam que elas teriam maior utilidade nas mãos dos deficientes visuais, por isso a doação à Biblioteca.
Dificuldades para o deficiente
O Conselho Municipal do Direito das Pessoas Portadores de Deficiência, composto por 18 conselheiros, 70% com participação ativa, dentre os principais problemas inerentes à realidade do deficiente de Patos, o que mais lhe chama atenção é a falta de acessibilidade, principalmente para cegos e deficientes físicos. Um exemplo são as calçadas da cidade, que apresentam uma série de obstáculos que provocam acidentes e insegurança a eles.
Com estreita ligação com a Sala de Braille, o Conselho foi criado pela Lei 3.434 em agosto de 2005 e a maior conquista registrada foi a abertura, a socialização dos portadores de deficiência, que hoje contam com um espaço para reivindicar e participar das discussões de políticas públicas que lhes tragam, inclusive, garantia de uma vida mais digna e inclusiva.
Acervo
A coordenadora da Sala de Braille, Silvânia Lucena, falou que existe a necessidade constante de livros no setor e essas obras doadas vem ampliar os horizontes do público que freqüentam a sala, que em seu acervo possui, dentre outros, a Bíblia Sagrada (Antigo e Novo Testamento), talvez a única em Braille do Nordeste, produzida especialmente para Patos, além de livros didáticos. “Com a abertura da Sala de Braille os cegos passaram a ter uma vida bem melhor, descobriram um novo mundo que antes eles não tinham acesso”, comentou Silvânia.
Preconceito
A secretária adjunta de Educação, Adalmira Cajuaz, considerou bastante positiva a abertura da Sala de Braille. Disse que o espaço precisa ser mais visitado pelos deficientes visuais e criticou o comportamento das famílias que escondem, seja por excesso de amor, proteção ou vergonha, seus filhos deficientes. Para ela os pais deveriam levá-los à Sala de Braille para aprenderem a linguagem e passar a descobrir muitas coisas que lhes faltam no dia a dia. Adalmira explicou que o preconceito ainda é muito forte, seja no seio da sociedade, seja na própria família, que chega ao ponto de esconder que tem um deficiente em casa.
Essa atitude, inclusive, vem atrapalhando a tentativa do Município de traçar um perfil quantitativo de pessoas portadoras de deficiência para elaborar novas políticas públicas em benefício desse referido público. “É preciso que a família deixe de ser tão egoísta e passe a pensar mais no deficiente, que precisa de uma luz, de aprender, de estudar, participar mais do mundo em que está inserido, e isso ele tem aqui na Sala de Braille”, desabafou a secretária adjunta.
Assessoria

MEC fecha 24.380 vagas de direito no país


Nos últimos 11 meses, o Ministério da Educação (MEC) fechou 54% das vagas ofertadas no curso de direito em todo o país. Ao todo, foram cortadas 24.380 vagas, das 45.042 oferecidas. A diminuição do número de estudantes nas graduações é resultado do processo de supervisão das faculdades. No total, 81 cursos de direito foram avaliados por uma comissão do MEC. Além da diminuição do número de alunos, as instituições de ensino tiveram de promover melhorias como qualificar o corpo docente, modificar o projeto pedagógico ou a grade curricular.
As mudanças variaram caso a caso. O processo de supervisão começou em outubro de 2007, quando 81 cursos de direito foram notificados pelo MEC por terem registrado conceitos inferiores a 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Os cursos também apresentaram baixos índices de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em janeiro deste ano, 29 cursos assinaram termo de saneamento de deficiências, eliminando cerca de 6,3 mil vagas. Em maio, mais 22 cursos assinaram o termo de compromisso e diminuíram 14,2 mil vagas. Os 30 restantes passaram por verificação entre os meses de maio e junho. Em julho, também assinaram o documento e reduziram em torno de 3,6 mil vagas.

garimpando com G1
foto:jpn.icicom.up.pt

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pau cantou em Emas


O pequeno povoado de Emas, localizado na região do Vale do Paincó, Sertão paraibano, está sendo palco de acirrada disputa eleitoral para o cargo de prefeito. Porém, o que deveria ser uma festa democrática, vem se tornando palco de selvageria, com brigas corporais envolvendo partidários do PMDB e PSDB, chegando ao ponto de uma pessoa ser transferida para o Hospital Regional de Patos para tratar de ferimentos na cabeça. Muitos moradores já temem que as provocações levem a conseqüências mais drásticas.
Há muitas reclamações do barulho emitido pelos carros de som que fazem as campanhas dos respectivos candidatos, Té Madruga (PMDB) e Alexandre Loureiro (foto - PSDB). Leitores do Garimpando informaram que cabos eleitorais, logo quando amanhece o dia, detonam fogos de artificio, os chamados foguetões, causando muito barulho. No município residem 3257, sendo 1.524 na cidade.
Como não pode mais se candidatar por se encontrar no segundo mandato consecutivo, nem colocar sua esposa no páreo, o prefeito José madruga lançou a candidatura do motorista da primeira-dama. A decisão não agradou em cheio aos partidos coligados, que queriam um nome mais forte do grupo. Os moradores também aguardam o primeiro comício do PMDB, que deve acontecer nos próximos dias, para ouvir as palavras de Té Madruga, homem considerado bastante tímido. Muita adrenalina vai rolar ainda nas eleições de Emas, pode apostar.
foto:garimpandopalavras

Disco voador em Sousa?


Moradores de Sousa-PB disseram ter visto na noite de ontem (terça-feira) uma bola de luz girando com muita velocidade de um lado para outro, em zigue-zague, por mais de 30 minutos, chamando atenção de muita gente por volta das 22h.
“Era como se fosse um uma ronda gigante, com muitas luzes de diversas cores, com um foco de outra luz muito forte sobre as demais, deixando a gente assustado”, disse Geraldo Ferreira comentando o objeto não identificado.
Os moradores do Jardim Sorrilândia II ficaram assustados com o que viram, sem saber que objeto era aquele que brilhava intensamente. As pessoas não conseguiram identificar que tipo de objeto era aquele, como girava muito rápido de um lado para o outro, com uma intensidade muito forte de luzes e cores.
Alguns até ariscaram afirmar se tratar de um “Disco Voador”, de forma clara, visto por várias pessoas ao mesmo tempo, tentando de alguma forma manter algum contato extraterrestre. O mistério continua para desvendar que tipo de objeto era esse na área da Cidade de Sousa. gaimpando com Folhadosertão
imagem ilustrativa

Dia da sorte grande


A Mega-Sena sorteia hoje R$ 6 milhões, prêmio acumulado que pode fazer a festa de um ou vários acertadores. As apostas poder ser feitas até às 19h. O sorteio do concurso 999 acontecerá logo mais às 20h na cidade de Presidente Venceslau (SP). Caso o felizardo ganhe o prêmio sozinho e queira aplicá-lo na poupança, terá um rendimento líquido de R$ 40 mil por mês, segundo prognósticos da Caixa Econômica Federal.
Timemania - Outro que está acumulado é o Timemania, que irá a sorteio domingo, pagará prêmio de R$ 3,9 milhões para quem acertar as sete dezenas.

Prefeitos têm contas reprovadas pelo TCE


O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2006 da prefeita de Riachão do Poço Maria Auxiliadora Dias do Rego, a quem imputou o débito de R$ 80.987,00 por gastos excessivos com combustível, conforme voto do relator do processo, conselheiro Marcos Ubiratan.
Aplicações insuficientes em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e gastos com a folha de pagamento acima do limite constitucional contribuíram para a desaprovação, por maioria, das contas de 2006 do prefeito de Juru Antonio Loudal Florentino de Teixeira (foto), como propôs o relator Fábio NogueiraTambém foram reprovadas, na sessão plenária desta quarta-feira (27), as contas de 2006 do presidente da Câmara de Santa Helena, vereador José Claudino da Silva, pelo não recolhimento de contribuições previdenciárias e pagamento de 13º salário a prestadores de serviço, sem previsão contratual.
Foram aprovadas as contas de 2005 dos prefeitos de Poço Dantas (Itamar Moreira Fernandes), de Cachoeira dos Índios (Francisco Dantas Ricarte) e, ainda, as da Câmara Municipal de Santarém (2006).O conselheiro Fernando Catão adiou para a próxima semana seu voto nas contas da Emlur, exercício de 2005, a cujo processo havia pedido vista.

Ascom
foto:Famup

FIP confere título de Doutor Honoris Causa a Flávio Sátiro

Está confirmada para sexta-feira (29), às 19 horas, em Patos, a entrega do título de Doutor Honoris Causa conferido pelas FIP - Faculdades Integradas de Patos ao ouvidor do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Flávio Sátiro. Professor e primeiro diretor da Faculdade de Ciências Econômicas que, em 1969, ali se instalava, ele será homenageado por contribuir para o desenvolvimento do ensino superior na terceira maior cidade da Paraíba. Na ocasião, também terá o nome aposto na Biblioteca Central das instituições mantidas pela Fundação Francisco Mascarenhas.
TCE

Reflexos da violência

A violência, que vem tomando proporções alarmantes na Rua do Meio, principalmente em decorrência das drogas, vem mudando a rotina da população, como também das ações das pastorais que atuam na localidade, impossibilitadas de fazerem seu trabalho como antes. Inclusive o horário da missa, que acontecia à noite, foi transferido para o período da tarde, a pedido das próprias mães, que temem por seus filhos na volta para casa. É preciso maior ação das autoridades para acabar com esse pânico vivido pelos moradores decentes.

Quinta de aumento de tarifa de energia

A partir de amanhã os paraibanos terão que desembolsar 15,77% a mais na conta de energia elétrica. Ficam de fora desse rejuste apenas os municípios de Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Massaranduba, Queimadas, Lagos Seca e Pedras de Fogo.

Acusado de estupro preso em Imaculada


Policiais militares da cidade de Imaculada prenderam anteontem (25/08) José Ailton Ancelmo Santos, 28 anos, acusado de estuprar a senhora M. J. S. L. de 61 anos de idade. O crime ocorreu no último domingo (24) no sítio João Neto na divisa Paraíba - Pernambuco. Segundo a vítima, Ailton a surpreendeu quando ela seguia numa estrada em direção ao sítio. Ele, de posse de um revólver, apontou para a cabeça da vítima e a obrigou a entrar no matagal, onde a estuprou. Os policiais empreenderam diligências e chegaram logo ao acusado, que foi trazido para reconhecimento. A vítima reconheceu o acusado e, segundo os policiais, a mesma começou a passar mal e desmaiou quando ficou diante do homem. De acordo com os policiais, o acusado é acostumado a praticar atos obscenos contra crianças e idosos.
garimpando com III BPM

Patoenses expõem em João Pessoa


Um dos maiores talentos das artes pásticas de Patos na atualidade, Murilo Santos, faz parte de um rol de artistas paraibanos que está com exposição coletiva, desde ontem, no Casarão dos Azulejos, na Capital paraibana. "Conexão Paraíba", esse é o nome da exposição que reúne 32 telas em óleo e acrílica de 16 artistas. Além de Murilo, Patos é representado também por Fran Lima, outro talento da terra, com diversas exposições e que inclusive já expôs no exterior. Recentemente ela trouxe algumas obras para o Centro Cultural Amaury de Carvalho, nesta cidade.
A última exposição de Murilo Santos aconteceu na Câmara Municipal de Patos, onde conseguiu comercializar algumas das telas. Esta é a primeira exposição de Murilo longe de sua terra, o qual mostra um trabalho bastante eclético, passeando pelo abstrato, realismo e o cubismo. Sucesso aos nossos representantes culturais no evento e que lá surjam novos convites.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

HU implanta sistema que possibilitará consulta via videoconferência


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai implantar o projeto Telemedicina intensiva, que irá proporcionar consultas por videoconferência, troca de informações médicas, análise de sinais e imagens médicas, estudos de casos e radiologia por imagem a distância, além de diagnósticos e cursos de capacitação médica.
O projeto será executado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Campus de João Pessoa, que envolve três unidades: UTI adulto, com 12 leitos e 2 isolamentos; UTI pediátrico, com 3 leitos e um isolamento; e UTI neonatal, com 6 leitos, promovendo a melhoria no atendimento especializado, educação e redução dos custos com comunicação e deslocamento. A equipe nas unidades de telemedicina é composta por administradores de redes, técnicos de infra-estrutura e videoconferência, professores, médicos especialistas e alunos em formação, contando com uma avançada infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação.
Hospitais integrados
Com a implantação, o HU será integrado aos Hospitais Universitários do país através da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a fim de apoiar projetos de telemedicina já existentes e dar suporte na área de UTI aos hospitais regionais do estado, através da Secretaria Estadual de Saúde. Entretanto, esse projeto pioneiro em telemedicina intensiva em hospitais públicos só será bem sucedido se os órgãos estaduais de saúde da Paraíba equiparem as Unidades Regionais de saúde com a infra-estrutura necessária.
Lançamento dia 3 de setembro
A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e tem a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A solenidade de lançamento do Telenedicina na UFPB acontecerá no dia 3 de setembro, às 8h30, no Auditório do Hospital Universitário, reunindo autoridades da Instituição, professores, alunos e funcionários.
AssessoriaUFPB

Eleições 2008: PF começa a agir em municípios paraibanos

A Poícia Federal já iniciou uma operação em alguns municípios paraibanos, dentre eles a Capital, com intuito de garantir segurança e transparência ao longo do pleito eleitoral. Segundo o delegado, lotado em João Pessoa, Dely Brasileiro, essa ação será intensificada nas cidades em que se verifica disputas mais acirradas, casos de violência e tentativas de crime eleitoral.

Cagepa publica edital do concurso público para 3.581 vagas e salários ultrapassam R$ 3,5 mil


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) publicou nesta terça-feira (26), no Diário Oficial, o edital do concurso público para 3.581 vagas com salários de até R$ 3.527. Desse total, 405 vagas são para contratação imediata de servidores e o restante para a formação de cadastro de reservas do quadro de pessoal da empresa. As inscrições começam hoje e vão até o dia 23 de setembro.
As vagas abertas estão distribuídas entre os cargos de atendente comercial (152), inspetor de instalações prediais (27), leiturista (176), cadastrador (28), analista comercial (10), torneiro mecânico (4), soldador (4) e serralheiro (4).
Os cargos para cadastro de reserva são para advogado (5), administrador (5), agente administrativo (72), agente de manutenção (561) e operacional (540), almoxarife (5), atendente comercial (456), analista de sistemas (12), comercial (30) e de suporte (15), assistente social (13), biólogo (11), cadastrador (84), contador (8), contínuo (36), economista (3), engenheiro – Área Eletricista (7), Civil (70), Química (8) e Civil com especialização em Segurança do Trabalho (8), geólogo (3), inspetor de instalações prediais (81), laboratorista (12), leiturista (528), marceneiro (9), motorista (63), oficial administrativo (21), operador de equipamento (12), pedreiro (27), químico industrial (15), serralheiro (12), soldador (12), auxiliar de almoxarifado (17), de contabilidade (24), de laboratório (45), de manutenção geral (12) e de serviços gerais (69), técnico administrativo (9), em Informática (37), em Contabilidade (6), em Edificações (36), em Eletrônica (24), em Eletrotécnica (12), em Geoprocessamento (6), em Mecânica (21), em Saneamento (50) e em Segurança do Trabalho (16), tecnólogo em Geoprocessamento (15), telefonista (21) e torneiro mecânico.
As provas objetivas do processo seletivo serão aplicadas no próximo dia 12 de outubro. O concurso será executado pela Funape, com o assessoramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve).
As taxas de inscrição custam R$ 30 para cargo de nível fundamental, R$ 40 para cargo de nível médio e R$ 60 para cargo de nível superior.
fonte:Ascom

Funes lança "Quintas Musicais"


A Fundação Ernani Sátyro (Funes) lança nesta quinta-feira o projeto "Quintas Musicais", cuja proposta é descobrir e divulgar os valores artísticos de Patos. O evento, com entrada franca, acontecerá no Auditório Emilia Longo Fernandes às 20h sob a coordenação do músico e cantor Nilsão.
Na sexta-feira a programação da Funes prevê uma reunião promovida pelo Conselho Estadual de Cultura, a partir das 15h, da qual deverão paticipar os produtores culturais da cidade, momento em que serão discutidos vários assuntos de interesse da categoria em prol do desenvolvimento da cultura local e regional.
Após essa reunião, será inaugurada a Hemeroteca Miguel Satyro, que fica localizada na Rua Galin Assis, 43 (Antiga rua da Pedra), Centro de Patos. Na Hemeroteca a população poderá fazer pesquisas manuseando importante de jornais e revistas de nosso Estado, que preserva a memória do jornalismo paraibano. Na seqüência haverá o lançamento da plaqueta com a Cronologia de Miguel Satyro, um dos pioneiros do jornalismo no sertão paraibano.
Já no sábado a Funes convida a sociedade patoense para prestigiar o lançamento dos livros “O Passarinho e a Flauta” e “Subsídios para a História do Ginásio Diocesano de Patos” de autoria do escritor Flavio Satyro Fernandes, com horário previsto para às 20h no auditório Emília Longo Fernandes. Muitos ex-alunos do Diocesa devem marcar presença ao evento. Na oportunidade, também será lançada a plaqueta de posse de José Romildo de Sousa no Instituto Histórico Geográfico Paraibano.
garimpandopalavras com Assessoria
foto:garimpandopalavras

Caminhoneiro é assaltado em Pombal


Dois homens interceptaram ontem o veículo caminhão Mercedes Benz de cor azul e placas MMS-9794-PB conduzido pela vítima de nome Manfredo, na localidade Sítio Triângulo José Ivan Alves, num trecho da BR 230 em Pombal. Os acusados aproveitaram a baixa velocidade do caminhão, que transportava uma carga de vasilhames de bebida vazios, e um deles subiu na porta do motorista com uma arma em punho, possivelmente um revolver calibre 38, anunciou o assalto e obrigou-o a parar o veículo.
Em seguida mandou que este abrisse a porta do carona, por onde entrou seu comparsa, armado com uma espingarda calibre 12. O primeiro acusado seguiu o caminhão em uma moto até o lixão da cidade de Pombal, local em que tomaram de Manfredo a quantia de R$ 600,00 em espécie e outros objetos pessoais. Um terceiro comparsa foi acionado por celular, o qual chegou momentos depois em outra moto.
O motorista do caminhão recebeu ordem de caminhar pelo mato enquanto o trio fugia. Depois de uma boa caminhada se aproximou do posto da Policia Rodoviária Federal e conseguiu ligar para o 3º Pelotão de Polícia Militar de Pombal, que destinou viaturas para diligências, mas não obtiveram êxito na captura dos assaltantes.
foto:www.catingueira.blogspot.com

Ajudante de pedreiro é assassinado em Catolé do Rocha

As estatísticas de homicídios continuam a crescer em Catolé do Rocha-PB, um dos municípios mais violentos da Paraíba. Ontem, às 15h, mais um foi registrado pela Polícia. O ajudante de pedreiro Diego Linhares de Azevedo, 22 anos, foi morto no local de trabalho, na Rua Silvino Suassuna, Bairro Tancredo Neves. De acordo com informações passadas pela assessoria do 3º BPM, dois homens chegaram em uma moto, ambos de capacete. Eles chamaram o ajudante de pedreiro e quando este saiu para atender recebeu vários disparos de arma de fogo. Os acusados fugiram sem deixar pistas. Diego foi socorrido ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A Polícia está investigando para descobrir os motivos do homicídio e seus autores.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Creme a base de baratas faz sucesso na Coréia

Vale tudo para ficar bonita? Na Coréia do Sul um dos tratamentos da moda é uma máscara facial que tem, como principal ingrediente, baratas moídas na hora. O 'coquetel' deixaria o rosto mais jovem, segundo os criadores. Os insetos são moídos vivos pouco antes da aplicação da máscara. Criadores dizem que cosmético deixa o rosto mais jovem. Um vídeo no YouTube mostra o passo-a-passo da aplicação.
G1
Foto: Reprodução

Receita deixa de arrecadar R$ 700 mi com guia eleitoral


A Receita Federal deixou de arrecadar R$ 713 milhões com a exibição e transmissão dos programas eleitorais gratuitos na televisão e no rádio, em 2006 e 2007. A perda de arrecadação deve-se ao fato de que a legislação brasileira garante às emissoras deduções no imposto de renda para transmitir os programas de partidos e candidatos, nos anos eleitorais, e as propagandas institucionais de partidos políticos nos anos não eleitorais.
De acordo com o Decreto 3.786, de 2001, as emissoras de rádio e de televisão podem abater, de seu lucro líquido, no imposto de renda, 80% do valor que seria pago por prováveis anunciantes nos horários de exibição desses programas. Com isso, o horário gratuito acaba sendo pago, indiretamente, pela União.
O custo dos benefícios fiscais das eleições deste ano só será conhecido em 2009, mas nas últimas eleições, realizadas em 2006, a Receita deixou de arrecadar R$ 470,8 milhões. No ano passado, quando não houve eleições, mas as deduções chegaram a R$ 242,2 milhões.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), cientista político Geraldo Tadeu Monteiro, o gasto é um custo necessário para a democracia, já que os eleitores precisam conhecer as propostas dos candidatos. Ele, no entanto, defende que os horários eleitorais gratuitos contínuos, em que todos os partidos mostram suas propostas em um único programa, deveriam ser reformulados, porque eles não têm a eficácia esperada.
“Ele é feito de maneira padronizada, em um horário que todos sabem que vai passar, e que por isso mesmo podem desligar a TV ou apertar o botão ‘mudo’. Pelas pesquisas que tenho feito, a maioria das pessoas não assiste e os que assistem são os que já têm candidato”, disse.
De acordo com o professor, em vez de priorizar os horários eleitorais em rede, a Justiça Eleitoral deveria investir mais no modelo de spots de 30 segundos, que já coexistem com o programa contínuo. “Os spots trazem mais resultados porque pegam o eleitor entre um programa e outro”, defende o especialista.
Agência Brasil

Capotamento na BR 230

No dia de ontem entre os municípios de Patos e São Mamede um Fiat Uno Miller, azul, placas MYM 5705 – RN, que era conduzido pelo senhor Gilvan Marques de Araújo, capotou. Além de Gilvan outras quatro pessoas viajavam no veículo. Todos tiveram apenas pequenas escoriações, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O condutor do Fiat explicou aos patrulheiros que o que motivou o capotamento foi o estouro de um dos pneus dianteiros, que fez com que ele perdesse o controle do carro e capotasse. Este foi o único acidente nas BRs que cortam Patos.

domingo, 24 de agosto de 2008

Campinense marca no fim e elimina Santa Cruz-PE da Série C


O Campinense conquistou um grande resultado na tarde deste domingo, 24, ao empatar com o Santa Cruz por 1x1 no estádio do Arruda. A Raposa foi beneficiada ainda com o empate entre Icasa e Salgueiro, pelo mesmo placar, no Juazeiro do Norte e só depende de sua próprias forças para se classificar para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da série C.
A classificação do grupo 19 aponta Salgueiro e Icasa na liderança com 8 pontos cada um, sendo que os pernambucanos levam vantagem no saldo de gols. Na terceira colocação aparece o Campinense com 6 pontos, enquanto que o Santa Cruz tem apenas 3 e não tem mais chances de classificação.
O Tricolor do Arruda, rebaixado da série B em 2007 e que era apontado como um dos favoritos este ano, vai brigar na última rodada por uma improvável combinação de resultados para evitar cair para a série D. Seria o terceiro rebaixamento consecutivo do clube, algo inédito no futebol brasileiro. Já a Raposa, com o empate fora de casa, precisa apenas de uma vitória no Amigão, dia 06 de setembro, contra o Icasa, para se classificar.
Neste mesmo dia, o Salgueiro recebe o Santa Cruz no Cornélio de Barros. No jogo de hoje, o gol do Tricolor do Arruda foi marcado por Gonçalves, aos 11 min do primeiro tempo, enquanto que o empate Rubro-negro veio aos 45 da etapa final, com Fernandes, após passe de Marquinhos Marabá. Este foi o quarto confronto entre as equipes na série C e o terceiro empate. O Campinense venceu uma.

Eduardo Henrique
WSCOM Online

"Mulher Gato" aterroriza moradores do Jd. Pedro Firmino

Uma menor de 14 anos, bastante conhecida pela Polícia, que a chama de "Molequinha", como também de "Mulher Gato", pela tamanha facilidade que ela tem de invandir prédios, está deixando os moradores do Jd. Pedro Firmino, área residencial próxima do Guedes Shopping Center, bastante preocupados. A garota já invadiu está semana três residências com intuito de praticar furto.
Em uma delas foi arrastada de debaixo da cama. Demonstrando bastante frieza, ela aproveita o descuido das pessoas ao deixarem portas ou janelas abertas. As famílias estão evitando ficar até mais tarde nas calçadas. Uma das vítimas, que chegou a ser ameaçada pela menor depois que acionou a PM para levá-la, colocou cerca elétrica e montou sistema de alarme.
O medo faz sentido, já que a referida garota já esfaqueou duas pessoas. Com diversas passagens pela 5ª Superintendência de Polícia Civil, local que não pode abrigá-la por ser menor, ela reside na Rua do Meio, uma das áreas mais miseráveis e violentas de Patos, conhecida também pelo tráfico de drogas. Dois irmãos seus, de codnomes Ninho e Belisco, que tinham envolvimento com drogas, já foram assassinados, segundo informações da Polícia.
Nascida e crescida em um ambiente bastante conturbado, hostil, sem direito à infância, "Molequinha" é mais uma de nossas crianças com perspectiva de vida bastante reduzida. Uma das alternativas seria a Justiça mantê-la internada no CEA - Centro Educacional do Adolescente, na cidade de Sousa, e tentar oferecer novo estilo de vida para a menor, através de programas socializáveis, apesar que a política pública para o setor é vergonhosa. As pessoas que lidam diariamente com crianças e adolescentes delinqüentes reclamam dos políticos de nossa cidade, que não lutam pela implantação de um abrigo para menores infratores em Patos.

Imaculada: Jovens detidos quando tentavam passar cédulas falsas

Na madrugada de hoje, por volta das 3h30, no município de Imaculada, dois rapazes, Edicleido Batista Lucena, 18, e o menor de 17 anos, E.A.G. 17, foram detidos pela PM quando tentatvam pagar uma conta no bar do Sr. Everaldo de Souza, com cédulas falsas de R$ 50,00 e R$ 20,00. Eles chegaram ao estabelecimento comercial, consumiram e ao pagarem a conta o proprietário verificou que o dinheiro era falso. De imediato este acionou a Polícia, que os deteve e os levou, juntamente com as notas falsas, ao delegado daquele município. A PM porém não informou o que os rapazes haviam consumido, pois se se tratava de bebidas alcoólicas o proprietário do bar deveria ser levado para a Delegacia também, já que vender bebida alcoólica e cigarros para menores é crime, como está previsto em lei federal.

Arquivo do blog