Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de outubro de 2008

Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil


Neste domingo comemoramos o Dia das Crianças, como também da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Origem do Dia das Crianças
O Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.
Mas, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.
A estratégia deu tão certo, que desde então o dia das Crianças passou a ser comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. Só a partir dai o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, data que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece como dia Universal das Crianças por ser quando se comemora a aprovação da Declaração dosDireitos das Crianças.

História de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Seus nomes: Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Eles pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.
O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.
Consagração
A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora. O projeto grandioso teve início em 1955, com a concretagem da nave norte. Construído em forma de cruz, possui capacidade para abrigar 45.000 pessoas e possui uma infraestrutura especial para o atendimento de romeiros que procuram o lugar durante todo o ano para prestar culto à Padroeira. No dia 04 de julho de 1980, o papa João Paulo II, em missa celebrada no Santuário, consagrou a Basílica, que recebeu o título de Basílica Menor.
Romarias
Durante todo o ano acorrem ao Santuário romarias organizadas por grupos religiosos. Algumas, porém, são bastante inusitadas e merecem destaque. No terceiro domingo de maio, ocorre a Moto-romaria, onde motociclistas do Brasil, e de outros países da América Latina, se reúnem no local. No 3º sábado de junho, celebra-se o Dia Nacional do Migrante. E, em 7 de setembro, desde 1995, realiza-se o Grito dos Excluídos, que coincide com a Romaria dos Trabalhadores. (Repórter de Cristo)

Nacional goleia Sousa em pleno Marizão


O Nacional de Patos não tomou conhecimento do Sousa na tarde-noite deste sábado e goleou o Dinossauro por 4x1, com gols de Marcos (2), Maxwel e Menezes. Com o resultado a equipe de Patos assume a liderança da segunda fase da Copa Paraíba e, vindo a vencê-la, torna-se campeão e fica com a vaga para participar em 2009 da Copa do Brasil.
O Sousa saiu na frente do marcador, através de Manu, mas o Canário do Sertão virou e poderia ter saído do Marizão com um placar histórico. Próximo jogo do Nacional será domingo no José Cavalcanti, quando enfrentará o vice-líder do returno, a Queimadense, que perde a primeira posição para Naça por ter um gol a menos. Já garantido no triangular final, o time patoense luta pela conquista da Copa Paraíba e para poder, assim, representar o Sertão no próximo ano na competição nacional. O preparador físico do Nacional, José Campina (foto), disse ao Garimpando que a equipe está bem fisicamente e que ao longo desta semana vai manter a pegada na parte de condicionamento, importante para o grupo entrar mais uma vez forte em campo.

foto:garimpandopalavras

Mais uma greve, mais um sufoco à vista


Com a adesão dos bancários de Patos à greve nacional da categoria, iniciada na última quarta-feira, a população deverá enfrentar uma série de problemas, caso a paralisão siga o ritmo da dos carteiros. Contas a pagar, receber, depósitos, saques, transferências, dentre outras transações bancárias, tudo isso poderá ficar comprometido. A mobilçização em Patos deve iniciar na próxima segunda-feira.
A solução? Ir até a farmácia mais próxima e comprar remédios para dor de cabeça, se tiver dinheiro no bolso, porque os bancários ameaçam até não repor dinheiro nos caixas eletrônicos.
Lesados pelo patronato no quesito reparo de perdas e conquistas salarais, os bancários usam uma ferramenta permitida por lei, a greve, para pressionar acordos que lhes tragam algum tipo de benfício. Pelo menos os banqueiros, quem mais fatura nesse País, não podem se queixar de tempo difícil. Os lucros dos bancos, sejam privados ou públicos, é algo espantoso, a todo ano batendo recorde de liquidez.

1ª greve no Brasil

Existem polêmicas sobre quando teria ocorido a primeira greve no Brasil. Dentre tantos relatos a que diz que no Brasil Colônia escravos já faziam mobilização por melhores condições de vida. Outros registros dizem que foi a dos tipógrafos do Rio de Janeiro, em 1858, contra as injustiças patronais e por melhores salários.
A fábrica situava-se junto à foz da ribeira da Laje, tinha uma área de 1442 m2 e apresentava três edifícios distintos: teares mecânicos, arrecadação de lãs e drogas e teraes manuais. Em 1864 empregava 60 operários, número que, em 1881, ascendia a 594A Fábrica de Lanifícios foi visitada por suas Majestades o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia e deu notoriedade a Oeiras.
A história de greve dos bancários começou em 1932, mas não teve dimensão nacional. Em 18 de abril, os funcionários do Banespa de Santos (SP) iniciaram um movimento em protesto contra quatro decisões dos banqueiros: o fim da gratificação semestral, a extinção do abono de 5% depois de cinco anos de serviço, as demissões e o valor das horas-extras noturnas. Os bancários de Santos ganharam o apoio dos colegas da matriz do banco em São Paulo e um dia depois os banqueiros aceitaram todas as reivindicações.
foto:outrapolitica.wordpress.com

Nacional pronto para enfrentar Dinossauro no Marizão


O Nacional de Patos treinou bastante forte durante esta semana visando o difícil compromisso deste sábado diante do Sousa, no Estádio Marizão, às 17h, jogo que fecha a primeira rodada da segunda fase da Copa Paraíba. A equipe patoense, apesar de ter apenas um jogo em casa, no José Cavalcanti, e três em campos adversários, está confiante que poderá ganhar o título da competição sem a necessidade de ir para o triangular final.
Ontem a Queimadense venceu o Botafogo da Capital por 2x0, iniciando bem a segunda etapa. Caso o Nacional não vença a segunda fase, haverá triangular com os vencedores de cada fase e o terceiro mais bem colocado. O campeão participa da Copa do Brasil de 2009.
O técnico nacionalino, Marcus Nascimento (foto), disse que a equipe está bastante concentrada, trabalhou muito a parte tática e corrigiu erros dos últimos jogos, e se depender da vontade dos atletas, o time voltará com uma bela vitória de Sousa, mesmo com as adversidades que encontrá nessa partida.
foto:garimpandopalavras

DERRUBARAM O GIGANTE


Por Misael Nóbrega de Sousa

Certa vez, quando ainda trabalhava para o jornal da Paraíba, fiz uma reportagem sobre o cinema do Prado. Era, talvez, a primeira de inúmeras especulações sobre o seu fechamento. A matéria acabou tendo um relativo destaque, afinal a terceira cidade do Estado estava desprezando a chamada “sétima arte”, por algum motivo. Muitas foram as argumentações que trouxe, na matéria, tais como: violência, comodismo, falta de bons filmes e, principalmente, os vídeos-cassetes, hoje aparelhos de DVD’s (sabe-se lá o que será amanhã), para justificar o desmedido, à partir das entrevistas e pesquisas realizadas, nos dias que antecederam a publicação.
Analisando o caso, anos depois de consumado, a foto, tirada com a minha velha Zenit 122 de guerra, foi o que mais me impressionou. Procurei um ângulo que enquadrasse em primeiro plano o cadeado cerrando o portão principal; e com a velocidade do obturador e do diafragma ajustados acertadamente, consegui um efeito de profundidade de campo, que flagrasse a expressão do ator Tom Hanks com um olhar de perplexidade, no cartaz do filme: “À espera de um milagre”, - por acaso exposto num plano de fundo. Àquilo acabou sendo a passagem mais intrigante da história em que, na oportunidade, eu descrevera como testemunha ocular. Porém, nada comparada a notícia, disposta no periódico igual profecia, e que indubitavelmente viria a se confirmar.
As salas de projeções de agora (embora mais aconchegantes), não se comparam com a grandiloqüência de antigamente: cinemas mais pareciam catedrais de Áugures, verdadeiros santuários de entretenimento e ópio, por que não?. Talvez, quem sabe, seja pela evocação do deífico que grupos religiosos se interessem em comprar as estruturas de concreto, fortalecidas pelo tecido espiritual das gerações – e, portanto, já santificadas por assim dizer. Hoje, confesso, tive um profundo desgosto em ver que o edifício, sem nenhum cartaz convidativo havia dias, estava sendo demolido. Era, enfim, a certeza de que uma época se perdera; um estado de espírito idem; uma pessoa sem mais nada para lembrar. Incalculáveis foram às vezes em que assisti a filmes no afamado “gigantão do Prado”.
Nada será mencionado, ainda que de modo enumerativo, feito galanteria, aos diretores, roteiristas, atrizes ou atores... – mesmo entendendo que a atuação deles determinaram alguns de meus sonhos. Já dissera, portanto, que houve uma morte-viva; uma deslembrança na forma de um protesto digno e não como uma rendição. Seria pretensão demasiada acreditar que aquelas cadeiras do cine São Francisco fossem eternamente cativas em suas fileiras; e, o quadrilátero, um próprio espaço de mim. No entanto, deixo aquele recinto impregnado de meus suores, como pagamento pelos seus favores: um achaque daquilo que agora sinto no mais íntimo de meu viver. O sol despenca miseravelmente no final da Rua do Prado e doura a testeira do prédio-casa de Almir; que ali estivera por longas películas e que fora também abrigo de cinéfilos de todos os títulos. Amém.
Jornalista e professor

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Greve dos bancários: Liminar obriga abastecimento dos caixas eletrônicos; multa diária é de R$ 10 mil


Os bancários têm que abastecer os caixas eletrônicos e garantir o acesso da população às agências. A determinação está prevista em liminar concedida na tarde desta sexta-feira 10 pela Justiça do Trabalho a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 10 mil, que será imputada ao Sindicato dos Bancários.
Ação Civil Pública visa garantir o abastecimento e manutenção dessas máquinas durante todo o período grevista, diz nota divulgada pelo MPT. Ontem (quinta-feira) não houve acordo entre bancários e MPT, ficando acertada para hoje (sexta) nova audiência a fim de ser firmado um Termo de Ajuste de Conduta. Os representantes dos bancários, no entanto, não compareceram à audiência, o que motivou a ação civil pública no final da manhã. Segundo o procurador do Trabalho Eduardo Varandas, responsável pela ação, o MPT reconhece o direito de greve, mas não pode permitir que toda a população seja penalizada.
Direito de greve
"Não questionamos, aqui, a legitimidade da greve. É um direito dos bancários. Apenas queremos evitar prejuízos à população", explicou Varandas. O juiz do Trabalho Paulo Roberto Vieira Rocha, da 5ª Vara, que concedeu a liminar, entendeu que o sindicato, “mediante condutas e declarações de seus dirigentes à imprensa, aliadas à recusa em firmar TAC com o Ministério Público do Trabalho, deixa evidente que, de fato, não pretende manter o abastecimento de numerário nos caixas eletrônicos, bem como o atendimento pessoal de 30% em atividade considerada essencial pela lei de greve”.
Assessoria MPT
foto:www.ipcdigital.com

José Afonso será secretário de Saúde de Santa Terezinha


O prefeito eleito da cidade de Santa Terezinha, Davi Cordeiro, disse hoje (sexta-feira) no Espinharas Notícias que pretende dialogar com todo mundo, inclusive com os seus adversários Rui Pontes e Arimatéia. “Minha intenção é somar”, enfatizou, acrescentando que José Afonso Gayoso Filho (foto) será secretário de Saúde de seu governo.
Ele informou que está preparando uma equipe de transição para, a partir da próxima segunda-feira, dia 13, começar a se inteirar a respeito de tudo o que envolve a Prefeitura e dessa forma começar a estruturar o seu governo.
Davi comentou que não é por ele passar a ser prefeito que a sua esposa tenha que ser necessariamente presidente da Câmara: “Isso pode acontecer, claro, mas vamos com calma, eu ainda estou na comemoração da campanha”, argumentou o futuro prefeito.
Davi falou que reconhece que Rui Pontes fez uma boa administração, mas falhou em alguns pontos, principalmente no social. “Rui dava feiras aos carentes e posteriormente cortou esse benefício, o que certamente contribuiu para a sua derrota”, analisou.
Por fim, o futuro prefeito disse que José Afonso Gayoso é a maior liderança política do município e vai participar do seu secretariado. “Ele é um grande político, sabe administrar e certamente fará um grande trabalho à frente da Secretária de Saúde”, finalizou o prefeito eleito de Santa Terezinha.
Wandecy Medeiros: radioespinharas.com.br
foto:garimpandopalavras

Recursos para a saúde paraibana


Recursos da ordem de R$ 21,1 milhões devem ser injetados na saúde pública da Paraíba, segundo informou ontem o ministro da pasta, José Gomes Temporão. O dinheiro para melhoria dos serviços de média e alta complexidade. De acordo com Temporão, os municípios serão contemplados com recursos para o tratamento de câncer, hemodiálise, ampliação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e cirurgias eletivas e cardíacas. Esperamos que venha dinheiro para sanar o problema dos pacientes renais de Patos .
A medida anunciada pelo Ministério da Saúde faz parte de um grande pacote para todos os estados e cerca de 400 municípios no país, que serão contemplados com R$ 1,56 bilhão para ampliação dos serviços de saúde de média e alta complexidade. Deste total, R$ 6,5 milhões serão destinados ao aumento do teto financeiro da Paraíba para expansão da oferta em áreas menos favorecidas ou de difícil acesso.
A distribuição do dinheiro ocorre por meio de portarias assinadas por Temporão. A maior parcela (R$ 5,8 milhões) será para a habilitação de cirurgias eletivas, com o objetivo de reduzir a fila de espera por intervenções de média e alta complexidade, como catarata, ortopedia, vasectomia, laqueadura tubária e hérnia. Para a ampliação da rede de oncologia, foram garantidos R$ 2,1 milhões aos pacientes com câncer que demandam serviços de diagnóstico, cirurgia oncológica, medicamentos, radioterapia, quimioterapia e serviços de reabilitação.
Do total de recursos, R$ 1,6 milhão será para a implantação de novos leitos nas unidades de terapia intensiva. Mais de R$ 1,3 milhão será destinado à correção dos valores de procedimentos de hemodiálise, além de ampliar a oferta do serviço nas unidades de saúde municipais.
garimpando com Ascom
Foto: ilustrativa

Poucos votos para muitos candidatos


A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Patos pode dar muito o que falar até a eleição da nova mesa diretora. É que a cada dia vão surgindo candidatos para administrar o Legislativo. Já são, por enquanto, quatro: Marcos Eduardo, que faz quatro anos que exerce a presidência; José Mota Victor, que quer ser também a bola da vez; o médico Ivanes Lacerda, líder da oposição e o estreante, Sales Junior (foto), que teve votação maciça dos evangélicos. E Chico Bocão, reeleito para mais um mandato, já o 11º, não vai encarar essa "briga"?. Vale lembrar que Raniere Ramalho, que está de volta à Câmara é um nome que pode também ser pensado. Só sei que os candidatos vão ter que costurar bem para se eleger presidente. Gerir a Câmara deve ser uma função muito boa. Façam suas apostas.

foto:Marcos Oliveira

Pedras de Fogo se destaca na promoção da saúde bucal e recebe prêmio do Ministério da Saúde


A prefeita de Pedras de Fogo, Clarice Ribeiro Borba foi homenageada na ultima quarta-feira, 8, em Brasília, por ter se destacado na implementação de políticas públicas de saúde bucal, na execução do programa Brasil Sorridente. Participaram da homenagem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca. Outros 14 municípios brasileiros foram homenageados com diplomas.
O título de Menção Honrosa foi conferido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com apoio do Ministério da Saúde, conselhos regionais, com patrocínio da Dabi Atlante, empresa de equipamentos odontológicos, levando em consideração as ações de promoção da saúde bucal realizadas em 2007.
Atendimento escolar
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lindinalva Dantas dos Santos, o prêmio é resultado de ações contínuas em saúde bucal que resultaram em atendimentos a presidiários, a pacientes internos em hospitais da rede pública, crianças, adultos, idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais, além de uma política voltada para o atendimento ao escolar, reforçada recentemente através de uma parceria com o Governo Federal com a adesão ao Programa Saúde do Escolar (PSE).
A valorização dos serviços da odontologia e dos seus profissionais, segundo Lindinalva, foi determinante para a atuação do programa de saúde bucal no município de Pedras de Fogo.De acordo com a Secretária, os investimentos da prefeitura e do Governo Federal na área da saúde, foram decisivos para o bom funcionamento dos serviços de atendimento em saúde bucal em Pedras de Fogo.
100% cobertura
Atualmente, o município possui onze equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e todas contam com um cirurgião-dentista e um auxiliar de consultório odontológico (ACD), assegurando uma cobertura populacional de 100%. Conta também, com um consultório odontológico itinerante, mais conhecido como odontomóvel, além de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que oferta as especialidades de endodontia, atendimento a pacientes com necessidades especiais, periodontia, diagnostico bucal e cirurgia buco-maxilo-facial, garantindo resolubilidade aos serviços de saúde e está em processo de implantação de um laboratório Regional de Prótese Dentária.
Participaram do evento na Capital Federal, a secretária de Saúde, Lindinalva Dantas, a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Maria Anícita Oliveira, a gerente do Centro de Especialidades Odontológicas, Luciula Morais, a cirurgiã dentista, Letícia Ramalho e o ex-prefeito de Pedras de Fogo e atual deputado federal, Manoel Junior.
Camila Galgane para o garimpandopalavras

PM fazendo responsabilidade social


Um projeto que encanta, faz rir, melhora auto-estima, traz esperanças e diminui a permanência de crianças doentes nos hospitais. "SOLDADOS DA ALEGRIA", ação da PM visando o bem do próximo é uma atiude de soldados voluntários que, por livre vontade em levar um pouco de alegria, amor e solidariedade ao próximo, contagia àqueles agraciados com a presença desse projeto que merece calorosos aplausos da população.
Na manhã de ontem "Soldados da Alegria" estiveram na APAE Patos, de caras pintadas. Com o lema de prender a tristeza e soltar a alegria, os PMs aproveitam suas folgas para levar alegria por onde passam. Na APAE a equipe brincou, dançou e distribuiu brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças.

garimpando com III BPM

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Socorro Marques faz balanço positivo da campanha


Quem esperava uma Socorro Marques abalada com as derrotas do último domingo se surpreendeu com a entrevista que ela concedeu nessa quinta-feira, dia nove, no programa Espinharas Notícias, onde disse que apesar de ter perdido as eleições o balanço final é positivo.
Socorro Marques disse que já esperava ter uma votação bem distante dos candidatos que monopolizavam a disputa. “Eu andava nas residências e sentia que realmente havia uma simpatia muito grande pelo prefeito Nabor Wanderley e pude perceber que não era a minha hora”, disse a deputada, que fez questão de deixar claro que entre uma vitória de Nabor ou uma vitória de Dinaldo, preferia mesmo a vitória de Nabor.
Ela disse que o governador Cássio Cunha Lima continuará sendo um forte aliado, mesmo ela não tendo apoiado o candidato dele em Patos. No tocante à Vista Serrana a deputada disse que não está chateada e que quando soube que sua candidata foi derrotada teve um choque de momento que logo em seguida foi superada pela compreensão e paz interior e mandou um aviso ao prefeito eleito: “Vamos continuar dando toda a atenção ao povo de Vista Serrana e o próximo prefeito terá que fazer as coisas direito, pois nós vamos cobrar”. Já em relação à São José do Bonfim ela disse que não se surpreendeu, pois realizou uma pesquisa para consumo interno e já previa uma vitória do candidato do atual prefeito Miguel Mota.
Socorro Marques citou municípios onde os candidatos apoiados por ela foram eleitos, entre eles Mãe D’água, e disse que, na ponta do lápis, somando tudo, o balanço das eleições é positivo e que a meta do grupo Marques agora é unir forças em torno do nome de Monaci Marques Dantas para deputado federal nas eleições de 2010.
Wandecy Medeiros: radioespinharas.com.br
Foto: Wandecy Medeiros

Opinião:

Até concordo quando a deputada Socorro Marques diz que se assustou ao saber que sua sobrinha não conseguira vencer as eleições em Vista Serrana, principal reduto eleitoral dos Marques, que tem como atual prefeito Monaci Marques Dantas, seu filho, o qual está no segundo mandato consecutivo. Aliás, Monaci é visto como jovem e competente prefeito. Mas se analizarmos bem os resultados, veremos que Socorro Marques teve enorme fracasso nessas eleições que podem custar muito caro para as pretensões do Monaci de chegar à Casa Epitácio Pessoa. Seu grupo tentou três prefeituras e não conseguiu nada. Se a campanha para deputado já é difícil, imagine sem a máquina pública por perto.

Mais um albergado é executado em Patos

Por volta das 06h20 da manhã de hoje, quinta-feira, Reinaldo Leandro Pontes, conhecido por Pitbull, 27 anos, pedreiro e que cumpria pena por roubo em regime semi-aberto do Presídio de Patos, foi assassinado depois de sair prisão, onde teria dormido. O crime aconteceu em frente ao prédio da FIP - Faculdades Integradas de Patos, localizado ao lado do presídio feminino, numa das ruas mais movimentadas da cidade. No momento em que foi assassinado Reinaldo conversava com sua ex-companheira, a menor M.C.S.A, que relatou à Polícia que dois homens chegaram em uma moto e efetuaram disparos de arma de fogo contra o albergado, que foi atingido por um tiro no lado direito do pescoço. Mesmo sendo socorrido pelo Samu para o Hospital Regional, este chegou já sem vida.
O pai de Reinaldo, o senhor Reginaldo Leandro, disse que não conhece os motivos da morte de seu filho, o qual trabalhava com ele, acrescentando que desde que foi preso, seu filho passou a andar com más companhias e que não era usuário de drogas.
A delegada responsável pelo inquérito, Rosana Gomes, disse que não possui provas ainda para elucidar este homicídio, mas que trabalha com a hipótese do crime ter como motivo acerto de contas.

Prefeito de Gurinhém pode ser condenado a 9 anos e 6 meses de prisão


O prefeito do município de Gurinhém, Cláudio Cézar Freire (PMDB), poderá ser condenado a uma pena de 9 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, no Presídio do Róger. O prefeito está sendo acusado de sacar R$ 15 mil da conta da prefeitura, depositando o dinheiro em sua conta particular. O caso começou a ser julgado ontem, quarta-feira, dia 8.
O caso está sendo julgado pelo Pleno do Tribunal de Justiça. A pena pode ser aplicada caso os desembargadores decidam acompanhar o voto do juiz convocado Es lu Eloy Filho, relator da ação penal nº. 888.1999.005403-8/001, movida pelo Ministério Público Estadual.
Voto do relator
O relator do processo, juiz convocado Eslu Eloy Filho, pediu a condenação de Cláudio Cézar também por irregularidades no abastecimento de carros e na aquisição de peças para veículos que não tinham condições de circular. O juiz pediu igualmente a inabilitação do prefeito, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de qualquer cargo ou função pública.
Julgamento interrompido
Iniciado na sessão vespertina do Tribunal Pleno de ontem, o julgamento contra o prefeito de Gurinhém foi suspenso em face do pedido de vista do juiz convocado José Aurélio da Cruz. Este magistrado quer mais tempo para estudar o processo.
Além do relator do processo, Eslu Eloy, já votaram pela condenação do prefeito de Gurinhém os desembargadores Luiz Sílvio Ramalho Júnior, Arnóbio Alves Teodósio, Márcio Murilo da Cunha Ramos e Leôncio Teixeira Câmara, além dos juízes convocados Miguel de Brito Lyra, Alexandre Targino e Carlos Eduardo Leite Lisboa.
onorte

Concurso: Inscrições para 1.162 vagas na Civil começam segunda-feira


A Cesp-UNB, de Brasília, responsável pelo concurso público para o preenchimento de 1.162 vagas nos quadros da Polícia Civil paraibana abrirá as inscrições na próxima segunda-feira, 13, estendendo até o dia 4 de novembro. As inscrições serão feitas pela Internet, com os interessados efetuando o pagamento na rede bancária. Está sendo cobrado pelas inscrições R$ 167 para delegado; R$ 138 para os demais cargos de nível superior; e R$ 128 para as funções de nível médio.
Estão sendo oferecidos 909 cargos para nível superior e 253 para nível médio. O maior número de vagas é destinado à função de agente de investigação, que tem mais de 569 vagas, com uma remuneração mensal de 1.585,86 - a mesma que receberá o escrivão (214 vagas). Para concorrer, a pessoa interessado terá que ter concluído qualquer curso superior. O maior salário, no entanto, é oferecido para o cargo de delegado (R$ 4.822,54), que dispõe de 33 vagas e também exige o nível superior (Direito).
Há previsão ainda de vagas para as pessoas de nível superior aos cargos de perito criminal (16), perito-médico legal (26) e perito-odonto legal (16), com salários mensais de R$ 3.839,64. Há vagas ainda para papiloscopista policial (5), técnico em perícia (24) e necrotomista (24), com remuneração prevista de R$ 1.355,75, e para motorista (200), que terá um salário inicial de R$ 1231,20.
Assessoria

Criminosos trocam tiros com a polícia em São Bento-PB


Dentre eles o acusado de participar do roubo
aos Correios de São José de Espinharas

Na manhã de ontem, por volta das 9h no Sítio Terra Nova, município de São Bento-PB, a PM trocou tiros com um grupo que se encontrava em um bar. Quando chegou ao local para verificar uma denúncia anônima dando conta da presença de foragidos da Justiça, a guarnição da PM de São Bento foi recebida a tiros. Dois dos foragidos conseguiram fugir pelo matagal, conhecidos por Gaúcho Torrado e Galego de Rosa, para os quais existem mandado de prisão
Foram presos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil: Ediélio Figueiras da Costa, 19 anos, ferido na coxa direita durante a troca de tiros, o qual é acusado de assaltos e de ter participação no assassinato de um mototaxista na cidade de São Bento-PB; João Martins da Silva Sobrinho, 55 , dono do bar, acusado de dar apoio ao grupo criminoso; Djailson Alves da Silva (foto), 21, acusado de ter participação no assalto à agência dos Correios da cidade de São José de Espinharas, no mês passado.
Outros três que estavam no estabelecimento comercial foram detidos para averiguação, segundo informações do III BPM. Foi apreendido no local um Fiat/Fiorino 1997, cinza, placa MZA 2869, uma bolsa com várias peças de roupas, pertencentes a Galego de Rosa, uma motocicleta YAMAHA YBR 125, 2008, prata, sem placa e um aparelho celular, pertencentes à Ediélio. A Polícia Militar vem intensificando ações na região de São Bento visando combater o roubo e o furto de motos, bem como prender criminosos que ali se escondem.

PM apreende drogas em Patos-PB

Por volta das 15h de ontem (quarta-feira), a PM de Patos, após receber denúncia anônima, se dirigiu até as proximidades do Bar do Relógio, localizado no bairro Salgadinho, em Patos, onde apreendeu 09 pedras de crack e 75 gramas de maconha, que estavam em poder do reciclador de lixo, Marcelo Ribeiro de Sousa, 23, e do gari Sebastião Francisco da Silva. A informação inicial é de que os acusados, que foram entregues ao delegado plantonista, levariam a droga para Equador-RN.

Virgílio explica fenônemo Chico Bocão

Virgílio Trindade disse que não concorda com
a idéia de mudar o nome da Câmara

O jornalista Virgílio Trindade disse que os motivos que fazem de Francisco Antônio de Maria, Chico Bocão, um fenômeno de votos em Patos é a amizade que ele mantém com todo mundo, o apoio constante às bases e a fidelidade dele para com o PMDB. “Chico Bocão costuma dizer que é analfabeto, mas uma vez Nestor Gondin definiu bem ao dizer: Chico, você é analfabeto e bota todo mundo no bolso, imagine se não fosse”.
Virgílio Trindade enfatizou também que Chico Bocão é a prova cabal de que a política não é feita só de letrados, só de ricos. “Chico Bocão usa o seu mandato para ajudar o povo e isso faz dele esse fenômeno reconhecido por todo mundo”, disse o jornalista.
Por fim, Virgílio Trindade disse que não concorda com a idéia de mudar o nome da Câmara Municipal de Patos de Casa Juvenal Lúcio de Sousa para Câmara Municipal Chico Bocão. “Não concordo com isso e acho que o próprio Chico Bocão também não concordaria”, finalizou Virgílio.

Mota quer debate sobre presidência
O vereador José Mota Victor falou ontem, quarta-feira, que sugere a realização de um debate entre os interessados em disputar a presidência da Câmara Municipal de Patos. “Acho que um debate servirá para que os colegas analisem as melhores propostas e escolher, assim, o próximo presidente”, disse o vereador.
Os jornalistas da Rádio Espinharas disseram que se os demais interessados na presidência da Câmara concordarem, a própria emissora se encarrega de organizar o debate. José Mota explicou que um presidente de Câmara Municipal precisa ter equilíbrio e conhecimento do regimento interno da Câmara e que não tem inimizade com nenhum colega, nem com os correligionários e nem com os da oposição. “Minha história fala por mim, por onde passei consegui me destacar com trabalho e na presidência não seria diferente”, concluiu Zé Mota.
Wandecy Medeiros: radioespinharas.com.br
foto:garimpandopalavras


Curso de Atualização de Imunização reúne grande público em Patos

A aula inaugural do 1º Curso de Atualização de Imunizações On-line, oferecido gratuitamente pelo laboratório Wyeth e facilitado pela Clínica de Vacinas Proteger, que está dando todo o suporte lógístico, reuniu na última terça-feira excelente público formado por médicos, enfermeiros, vacinadores e técnicos de enferemagem.
Tendo como local o auditório do Guedes Shopping Center, o curso teve como temas trabalhados nesse primeiro webmeeting, Análise Crítica do Calendário, por Dr. Gabriel Oselka e Dra. Tânia Petraglia, Mestre em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias), pela Universidade Federal Fluminense e o segundo: Importância da Prevenção da Doença Pneumocócica (PACE), por Dr. Calil Farhat.
Participação
Os participantes inicialmente receberam as boas vindas da médica do trabalho, Paula Souto Maior, que deu explicações sobre como acontecerão os módulos do curso. Depois todos tiveram a oportunidade de interagir on-line com os ministrantes da capacitação, questionando, tirando dúvidas sobre imunização em crianças.
“A participação dos profissionais de saúde de Patos foi muito boa, o que demonstra que todos estão em busca, cada vez mais, da qualificação para poder oferecer serviços de melhor qualidade à população", comentou Drª Paula Maia (foto).
A próxima aula será dia 21 deste mês, com os temas: Imunológicas da Vacinação (Drª Jacy Andrade) e Novas Tecnologias para Produção de Vacinas (Drª Jéssica Presa)

Fotos: divulgação

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nabor diz que é hora da cidade voltar à sua normalidade


O prefeito reeleito, Nabor Wanderley (PMDB), após comemorar o resultado final das eleições, agradeceu pela confiança depositada nas urnas à sua pessoa pelos patoenses, que o escolheram para governar Patos por mais quatro anos. Disse também que o município precisa voltar à sua normalidade o quanto antes, já que há muito trabalho pela frente. Ele citou a urgente necessidade de construção de duas creches, como também a totalização das reformas das praças, unidades de saúde e escolas, algo essencial para que a população desfrute de bons serviços públicos.
Nabor explicou que o município possui importantes projetos em fase de execução. Um bom exemplo disso é o esgotamento sanitário do Distrito de Santa Gertrudes, orçado em R$ 1 milhão, o qual deve ser concluído ainda este ano. "Essa obra tem enorme significado para a saúde pública daqueles moradores. Com certeza teremos redução nos índices de doenças infecciosas naquela localidade com a implantação desse sistema de coleta de água de esgotos", enfatizou.
Outros grandes projetos em execução é o do Monte Castelo, que prevê construção de casas, esgotamento sanitário e calçamento. Outro, cuja etapa inicial possui orçamento de aproximadamente R$ 5 milhões, a Alça Sudeste, será responsável por grande aceleração no desenvolvimento da cidade. O prefeito explicou que além do trânsito que será desafogado no centro de Patos, haverá crescimento na construção civil, setor imobiliário e em várias outras atividades produtivas. "São muitos projetos sendo executados em Patos. Vamos intensificar as ações para concluí-los o mais rápido possível", disse Nabor Wanderley.

CG é a cidade com maior índice de PhDs por habitante do país


“Ali está a Universidade Federal de Campina Grande, uma das melhores do mundo em Tecnologia da Informação (TI). Figura entre as poucas dedicadas a avançar na área de computação quântica, tecnologia que vai transformar os computadores em máquinas infinitamente mais rápidas e capazes”, diz a revista Veja, desta semana, em reportagem sobre o destaque de empresas brasileiras no cenário internacional, num estudo que aponta Campina Grande como um dos sete pólos de TI do Brasil que, juntos, faturam US$ 4 bilhões por ano.
O Brasil da Inovação, matéria produzida pelos jornalistas Marcos Todeschini e Renata Betti, analisa os vetores que impulsionam a indústria da TI no país, “área em que até pouco tempo atrás os brasileiros nada tinham a oferecer” e começa a despontar com um crescimento anual de quase 12%, enquanto ela aumenta no mundo ao compasso de 6%”. Neste ritmo, aponta a reportagem, a previsão é que o Brasil alcance em três anos a quinta posição no ranking mundial.
A Veja também registra que Campina Grande se tornou o lugar do país com o maior número proporcional de PhDs. – um para cada 669 habitantes - cinco vezes a média brasileira. A cidade é destacada como produtora de softwares para bancos de dados de alta complexidade, como os utilizados em investigações policiais. Os números catalogados pelos repórteres registram 600 PhDs e 100 empresas de Tecnologia da Informação instaladas na Rainha da Borborema.
Ascom
Imagem: internet

Mega-Sena deve pagar R$ 10 milhões


O concurso 1.011 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira, deve pagar R$ 10 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas. O concurso anterior, o 1.010, sorteado na noite de sábado (4) não teve acertadores.
Os números sorteados na ocasião foram 02 - 03 - 13 - 37 - 46 - 54. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima na Mega-Sena, seis números, custa R$ 1,75.
folha

TCE examina contas de prefeituras e câmaras municipais hoje


O Tribunal de Contas da Paraíba examina, na sessão plenária desta quarta-feira (08), as contas de 2006 dos prefeitos de Aparecida (Júlio César de Araújo), São Domingos (Francisco Nóbrega Almeida), Igaracy (Jucelino Lima de Farias), Bonito de Santa Fé (Jozimar Alves Rocha), São José de Princesa (Sebastião Roberto do Nascimento).
E, ainda, de São José de Espinharas (René Trigueiro Caroca - foto)), São Domingos do Cariri (José Fernandes do Nascimento), Arara (José Ernesto dos Santos Sobrinho), Pedra Branca (Antonio Bastos Sobrinho), Campo de Santana (Targino Pereira da Costa Neto) e Gurinhém (Claudino César Freire).
Também são verificadas as prestações de contas das Câmaras Municipais de Patos, São Domingos do Cariri, Sousa e Cruz do Espírito Santo, todas relativas ao exercício de 2006.
Retornam à pauta de julgamentos do TCE as contas de 2006 da Loteria do Estado da Paraíba, que teve pedido de vista formulado pelo conselheiro Fernando Catão, e a da Secretaria de Infra-Estrutura assinada pelo ex-gestor Zenóbio Toscano e correspondente, neste caso, ao exercício de 2005.
Ascom
foto:onorte

Sinfemp anuncia ações para último triênio

O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp), anunciou, através de seu presidente José Gonçalves, seu calendário de ações para este final de ano:
Dia 15 (outubro)
Jantar dos (as) Professores(as)
Local: Willam’s Restaurante (por trás do Tênis) às 20h
Exclusivo para os professores associados ao sindicato, incluindo os aposentados. Não direito a acompanhante.
Dia 16
Paralisação Nacional na Luta pela Implantação do Piso de R$ 950,00
Assembléia Geral na Associação Comercial de Patos - Horário: 09h
Dia 28
Dia do Servidor Público - Torneio de FUTSAL (com todas as Secretarias)
Local: Ginásio do SESI das 08h às 17h
Dia 31
Assembléia Geral na Associação Comercial de Patos às 16h
Pauta:
· Precatórios e Conjunto Habitacional para os Servidores.
Novembro - Dia 16
Paralisação Nacional dos Professores pelo piso de R$ 950,00.
Dia 22
Festa do Servidor Público Municipal
Local: SESI, das 08h às 15h
Para todos os servidores públicos municipais filiados ao sindicato, incluindo os aposentados.
Dezembro - Dias 05 e 06
Encontro Regional do SINFEMP com a Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho de Representantes e Delegados Sindicais, de todos os municípios, com a pauta:
· Avaliação dos trabalhos realizados em 2008;
· Planejamento para 2009
Dia 16
Paralisação Nacional dos Professores pelo piso de R$ 950,00.

Mauricinho fala da reeleição de Ajácio em Malta


A boa performance administrativa do jovem prefeito Ajácio Wanderley (PTB) em Malta permitiu a este ser reeleito, algo inédito na história do Município, com uma diferença de 884 votos de maioria, atingindo o percentual de 59,81%, sobre seu principal adversário, o ex-prefeito Antônio Fernandes (PSB), que obteve 33,78%. A vitória consagrada nas urnas, pela vontade popular, foi bastante comemorada pela população, que acredita que Malta está no rumo certo, em ascensão no desenvolvimento social.
Considerado o grande articulador da vitória de Ajácio, seu irmão, Maurício Wanderley (Mauricinho), tido hoje como maior liderança política da localidade, em nome do prefeito agradeceu a confiança dos maltenses, que souberam dar oportunidade para a continuação de um trabalho alicerçado na valorização da saúde e educação, pilares da gestão Ajácio. Mauricinho também fez elogios à Justiça Eleitoral, por ter trabalhado arduamente a fim de evitar crimes eleitorais e fazer das eleições uma das mais tranqüilas da localidade.
“Temos sério compromisso com o progresso de Malta e este segundo mandato é a oportunidade de fazermos aquilo que o povo espera de nós gestores públicos, trabalho e muito trabalho para que todos possam desfrutar de uma vida cidadã melhor”, comentou ao Garimpando Palavras, Mauricinho, chefe de Gabinete do governo Ajácio Wanderley.
Maurício explicou que Malta apresenta muitos problemas, algo não diferente da maioria dos municípios brasileiros, mas a administração voltada para a participação popular, com a identificação das maiores necessidades em todas as áreas, permite ao Executivo priorizar ações que acabam minimizando esses problemas. Dentre as metas desse segundo mandato de Ajácio estão: esgotamento sanitário, construção de casas populares, inclusão digital, saúde mais abrangente, melhorias na rede de ensino e calçamentos.
foto:assessoria

Tragédia em Maturéia

Muita comoção no município de Maturéia com a morte de uma criança de apenas cinco anos, que morreu vítima de afogamento na tarde de ontem. O menor K.R.G tomava banho com seu avô no açude onde residia, Sítio Pedra D'Água. Segundo informações passadas à Polícia, a criança estava nos braços no avô quando caiu. Como este não sabia nadar, não conseguiu tirar o neto da água, que acabou morrendo afogado. O corpo foi trazido para o DML de Patos para necrópcia.

Aumento de energia elétrica

CUT-PB realiza novo protesto contra Energisa

As manifestações contra o reajuste de 15,77% na tarifa de energia elétrica da Paraíba não param em João Pessoa. Depois organizar um "apagão", a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB) avisou que no próximo dia 16 técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) participarão de uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado para explicar o aumento.
"Os técnicos vão mostrar aos deputados e à população o porquê do aumento", afirmou Marcos Henriques e Silva, secretário geral da Cut-PB. Segundo ele, o movimento conta agora com a adesão do setor produtivo que envolve a indústria, o comércio e a agricultura. "Vamos pressionar para que seja aberta uma CPI para investigar o reajuste", continuou Marcos Henriques.
Hoje, os diretores da CUT se reúnem para discutir as estratégias de mobilização que serão adotadas no dia 16. Já na sexta-feira (10), representantes do setor produtivo darão uma entrevista coletiva à imprensa, às 11h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, (OAB-PB), entidade que também já se mostrou contra o aumento.
onorte

Bancários em greve a partir de hoje

PARALISAÇÃO Categoria não fechou acordo com a Federação Nacional dos Bancos sobre reajuste salarial

As agências dos bancos públicos e privados de todo Estado vão fechar as portas por tempo indeterminado a partir de hoje. Segundo informações da diretoria de comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, não há data marcada para uma nova mesa-redonda entre os grevistas e a classe patronal. Até o final desta edição, a categoria ainda estava reunida para decidir detalhes do movimento como, por exemplo, se os caixas eletrônicos nas agências bancárias seriam liberados para uso da população.
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, disse que os atos públicos desse primeiro dia do movimento grevista deverão ser concentrados nas principais agências da Capital. "Provavelmente no Banco do Brasil da Praça 1817 e na agência Cabo Branco, da Caixa Econômica, que também fica no Centro da cidade", afirmou. "Na assembléia de hoje (ontem), decidiremos apenas os detalhes da greve, como a possibilidade de funcionamento dos caixas eletrônicos", acrescentou.

Ainda, segundo a entidade representativa dos trabalhadores, a única proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aos bancários foi de 7,5% de reajuste salarial. O percentual não foi aceito nacionalmente pelos grevistas, que reivindicam um índice de 13,23%. Entre as outras exigências estão, por exemplo, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mínimos e mais R$ 3.500 fixos; vale-refeição de R$ 17,50; e cesta-alimentação de um salário mínimo.
Até o final desta edição, os bancários ainda não haviam se posicionado a respeito da liberação dos caixas eletrônicos. Porém, eles já tinham adiantado que, caso isso acontecesse, as máquinas funcionariam apenas enquanto existisse dinheiro nelas. Eles não asseguraram o reabastecimento das cédulas.
SAIBA MAIS
Em Campina Grande, mais de 600 profissionais devem paralisar as atividades. Apenas os caixas de auto-atendimento devem funcionar normalmente durante o período, garantindo a realização de serviços como saques, depósitos e verificação de saldo e extratos. Os serviços que necessitam da presença do bancário, os chamados boca de caixa, não serão realizados durante a paralisação.
onorte

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Prefeito mais jovem do Brasil tem 20 anos


O prefeito mais novo do Brasil tem 20 anos de idade. Seu nome é Caio Vellasco de Castro Curado (PMDB). Eleito em Faina (GO), ele só atingirá a idade mínima de 21 anos, exigida pela Constituição para exercer o cargo, no dia 25 de dezembro deste ano.
Como seu aniversário será antes da data da posse, conforme prevê o artigo 11 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), Caio poderá assumir a prefeitura de Faina, conquistada com 1.881 votos (37,04% dos votos válidos).
Em todo o país foram registrados 122 candidatos com idade inferior a 25 anos. Foram eleitos 31 deles. A faixa-etária em que há o maior número de prefeitos eleitos (70,88%) é entre 36 e 55 anos.
Já o prefeito com mais idade no Brasil tem 90 anos e foi eleito no município de Uraí (PR). Susumo Itimura (PSDB), que aparece na foto acima, recebeu 2.222 votos, o equivalente a 49,29% dos votos válidos. Dos 783 candidatos com idade superior a 65 anos, 205 foram eleitos em todo o País.

Terra
foto:blogs.odiariomaringa.com.br

III BPM abre semana da Criança com muitas brincadeiras educativas


Face à comemoração do Dia das Crianças, o 3º Batalhão de Polícia Militar abre a "Semana da Criança", projeto que compreende a atuação de policiais militares nas escolas e instituições da cidade levando insformações educativas a todas as crianças. Durante as atividades são transmitidas noções de educação no trânsito e prevenção às drogas. Os trabalhos são desenvolvidas durante a semana que antecede o Dia das Crianças, e termina com uma visita a instituições hospitalares e especiais com a distribuição de brinquedos.

fonte:III BPM

Comércio investe no Dia das Crianças

O comércio de Patos vive a expectativa de boas vendas para o Dia das Crianças, próximo domingo 12, data que deve aquecer o comércio local. Muitos apelos ao consumo, farto estoque e a espera pela clientela infantil, acompanhada dos pais, e de preferência pais generosos que atendam os pedidos insistentes dos filhos.
O Guedes Shopping Center resolver realizar a semana da criança. Para isso montou vasta agenda cultural para descontrair os baixinhos. Hoje o Homem Aranha saiu dos quadrilhos e tela de cinema para recepcionar os fãs do super herói. A gurizada, além de brincar à vontade, aproveitou para registrar o abraço do Homem Aranha, atração principal desta terça-feira no Shopping.



Fotos:garimpandopalavras

Peças paraibanas vencem dois concursos nacionais de design e estilismo


Sandálias femininas da marca ‘Retalhos do Cariri’ foram os produtos apresentados às comissões julgadoras Unindo sofisticação e artesanato em modelos femininos inovadores. Foi assim que a designer de sapatos paraibana, Suellen Albuquerque, venceu dois concursos nacionais de estilismo e design.
Os produtos apresentados aos jurados fazem parte da coleção de calçados da marca Retalhos do Cariri, projeto desenvolvido pelo Sebrae através do sistema de incubadoras. A sandália feminina abocanhou o 3º lugar, no 1º Prêmio do Objeto Brasileiro, e a 2ª posição no Prêmio Francal Top de Estilismo, um dos mais reconhecidos do setor. A artista recebe os troféus na próxima terça-feira, dia 14, em São Paulo.
Segundo a designer, as sandálias femininas, confeccionadas pela cooperativa do projeto com saltos anabela de minério, madeira de reflorestamento, com cabedais de rede e couro decorados com pedrarias, foram desenvolvidas especialmente para a coleção da marca Retalhos do Cariri. “Fui convidada para desenhar os modelos das sandálias do Retalhos. O trabalho ficou tão bom que resolvi inscrever os produtos nos dois concursos. Um deles tinha como tema a brasilidade do fazer a mão e caiu como uma luva com os conceitos que haviam sido trabalhados na coleção”, comenta.
No Prêmio Francal Top de Estilismo, as peças da Paraíba foram as únicas vencedoras da região Norte e Nordeste. O concurso contou com uma banca de renomados jurados, incluindo a famosa estilista Luíza Barcelos. Já no Objeto Brasileiro a Renda Renascença e o Algodão Colorido foram outras tipologias do estado desenvolvidas em peças premiadas. “O convite que fizemos para Suellen surgiu como uma ferramenta para adicionar às peças artesanais formas e modelos inovadores.

Retalhos do Cariri

Nós da Cooperativa Retalhos do Cariri ficamos felizes em promover o artesanato paraibano nacionalmente e agora os produtos já saem com um selo de excelência já que foram aprovados por especialistas renomados”, afirmou Valdey Ventura, gestor do Retalhos. Retalhos do Cariri- Surgido dentro do núcleo de apoio às incubadoras de empresas do Sebrae Paraíba, o projeto Retalhos do Cariri beneficia diretamente 160 pessoas, englobando quatro associações, uma cooperativa e uma empresa formal, que trabalham em sistema de rede, unindo matéria-prima e a arte específica de cada Região em produtos da linha 'Retalhos do Cariri'.
As bolsas, calçados, artigos de decoração, as biojóias (bijuterias feitas com comprometimento ambiental, onde os minérios são extraídos de forma responsável), entre outros produtos, integram uma marca de criatividade que agrega a beleza do artesanato com a qualidade dos produtos mais refinados do mercado.
O projeto tem por objetivo diminuir a pobreza através do desenvolvimento sustentável de quatro municípios do Estado, englobando as Regiões do Cariri e Curimataú, com os municípios de Pedra Lavrada, Gurjão, Cabaceiras e Boqueirão. O Retalhos é apoiado e desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, Governo do Estado, Prefeituras Municipais e a organização não-governamental italiana Progetto Mondialitá.

Erica Chianca (Sebrae-PB)

Várzea realiza IV Mostra Cultural


A pacata cidade de Várzea, de aproximadamente 2.500 habitantes, localizada no Vale do Sabugi, Paraíba, realiza a IV Mostra Cultural. Segundo informações da secretária de Ação Social daquele município, a psicóloga Cláudia Leitão, o evento deverá acontecer nos dias 23, 24 e 25 deste mês, datas ainda a serem confirmadas.
A Mostra, que tem realização da Secretaria de Assistência Social e Casa da Família, com apoio da Prefeitura Municipal, reunirá várias expressões da cultura popular, como: Grupos de Danças, Música, Teatro, Artes Plásticas e etc., da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe.
A programação será recheada de atrações: Oficinas de Danças, Teatro e Circo, e para animar o público, ha,verá apresentações de trios pé-de-serra. "Paralelamente acontecerá uma mostra de projetos aprovados pelo FIC - Fundo de Incentivo a Cultura “Augusto dos Anjos”, e a I Mostra de Cinema Brasileiro, promovido pelo Cine-Sesc", disse Joatan Cabral, um dos coordenadores do encontro cultural.
O evento a cada edição vem congregando número maior de manifestações folclóricas locais e regionais e conseqüentemente proporcionando um belíssimo espetáculo cultural, sendo hoje um dos grandes referenciais da cultura popular nordestina. Os interessados podem se inscrever através do endereço eletrônico: joatan_cabral@hotmail.com
Informações: (83) 3423-2395/3469-1044/9992-5482
Josley Oliveira

Greve: Bancos param a partir da zero hora desta quarta-feira


Os representantes do Sindicato dos Bancários da Paraíba confirmaram que uma greve geral será deflagrada a partir da 0h desta quarta-feira, 8. Conforme o presidente a entidade, Lucius Fabiane, cem por cento das agências serão fechadas em todo o Estado. Amapá, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte já aderiram ao movimento.
A decisão de uma greve geral sairá logo mais, às 19h, em uma assembléia que acontece na sede do Sindicado dos Bancários, em João Pessoa, na Avenida Beira Rio. “Não existe mais condições de negociação com dos banqueiros. Tentamos de todas as formas e a única saída é paralisação por tempo indeterminado”, adiantou Lucius Fabiane, que estava afastado do cargo, para concorrer ao cargo de vereador de João Pessoa.
Lucius Fabiane disse ainda que a legislação não determina que 30% dos funcionários permaneçam trabalhando, mas que os caixas eletrônicos funcionam até enquanto tiver dinheiro nas máquinas. Os bancários não aceitam a proposta de 7,15% de reajuste salarial, feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A proposta dos bancos ainda inclui um reajuste 0,35% de aumento real, enquanto a reivindicação da categoria é de 5% de aumento real.
Os bancários também querem a valorização dos pisos salariais, aumento do valor do vale-alimentação, simplificação e aumento da PLR e Plano de Cargos e Salários para todos os bancários.
Fernando Patriota WSCOM Online
foto:www.posturastere.com

Profissionais de saúde de Patos participam de 1º Curso de Atualização de Imunizações On-line


O evento acontece no auditório do Guedes Shopping Center

Acontece hoje a aula inaugural do 1º Curso de Atualização de Imunizações On-line, oferecido gratuitamente pelo laboratório Wyeth. Para facilitar o acesso de vacinadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, a Clínica de Vacinas Proteger, a primeira a oferecer vacinas especiais do Sertão, resolveu bancar todos os custos para que os interessados tivessem suporte logístico e assim se reciclarem.
O evento, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, acontece às 21h de hoje, terça-feira. Segundo a médica do Trabalho, Paula Souto Maia (foto), durante este programa de educação médica, renomados professores vão estar à disposição dos participantes para debater de forma abrangente os temas que serão trabalhados nas cinco aulas, sempre enfocando a importância da imunização em crianças.
Nos cinco webmeetings, encontros on-line, a pessoa poderá interagir respondendo enquetes e enviando perguntas para os ministrantes. Nessa primeira aula será trabalhado o tema Análise Crítica do Calendário, por Dr. Gabriel Oselka e Dra. Tânia Petraglia, Mestre em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias), pela Universidade Federal Fluminense. O outro tema será: Importância da Prevenção da Doença Pneumocócica (PACE), por Dr. Calil Farhat.
“A Proteger Vacinas Especiais montará uma sala no Auditório do Guedes Shopping Center para que todos os profissionais de saúde interessados no curso, cuja inscrição é gratuita, possam ampliar seus conhecimentos”, informou Drª. Paula Maia.
A próxima aula será dia 21 deste mês, com os temas: Imunológicas da Vacinação (Drª Jacy Andrade) e Novas Tecnologias para Produção de Vacinas (Drª Jéssica Presa)

BNB lança Agroamigo em Patos

Por Airton Alves
O Banco do Nordeste estará lançado na próxima sexta-feira (10), na cidade de Patos, o Programa de Microcrédito Rural Agroamigo. Em Patos o lançamento do programa está marcado para às 09h da manhã no auditótio do Centro de Treinamento de Líderes Sindicais da Fetag-PB (Federação dos Trabalhadores Rurais da Paraíba), localizado a Rua José Jorge, no bairro Santo Antônio. Estão sendo convidados presidentes de Associações Rurais, Sindicatos, Secretários de Agricultura, prefeitos, representantes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e produtores rurais.
De acordo com o Banco do Nordeste o Microcrédito Rural Agroamigo é um programa diferenciado dos demais, porque este é acompanhado desde a entrada do projeto no Banco, até o final da prestação com uma metodologia voltada para um acompanhamento sistemático do projeto.
Maiores informações sobre o programa ligar estes números de telefones:(83) 3421.3622/3421.3305. Falar com José Uraquitan (Gerente Geral da Agência do Banco do Nordeste em Patos).

Cássio entrega portarias a 609 concursados


O governador Cássio Cunha Lima deve entregar nesta quinta-feira, 603 portarias de nomeação a uma nova turma de concursados da Secretaria da Saúde. A solenidade será no Espaço Cultural, às 11h. Também vão entregues mais cinco portarias a auditores de contas públicas (Controladoria Geral do Estado) e outra para inspetor sanitário (Agevisa). O governador revelou que, na próxima semana, 600 agentes penitenciários serão convocados para realização do curso de formação, que se constitui na terceira e última etapa do concurso público, conforme edital.
Com essa convocação para a Saúde, sobe para 2.221 o número de aprovados convocados para a área. Desta vez, estão sendo contratados 247 profissionais de nível médio, e 356 de nível superior, incluindo 83 médicos e sete cirurgiões buço-maxilar. Os novos servidores da Saúde vão preencher as vagas nos hospitais Clementino Fraga, Arlinda Marques e Maternidade Frei Damião.
Mais três concursos
Preencherão vagas ainda no Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e nos Regionais de Cajazeiras, Guarabira, Campina Grande e de Sousa. Conforme prevê o edital do concurso, tão logo recebam as portarias, os convocados podem se dirigir à Secretaria de Saúde para a realização do exame de aptidão mental. O governador Cássio lembrou que, na semana passada, foi autorizada a realização de mais três concursos públicos - sendo um para a Secretaria da Segurança e Defesa Social, já com edital lançado, oferecendo 1.162 vagas, com 909 para nível superior e 253 para nível médio.
As inscrições serão no período de 13 de outubro a 4 de novembro. A Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) também vai realizar concurso até o final deste ano. Um outro viabilizará a contratação de 75 técnicos de nível médio com atuação no auxilio da Defesa Sanitária da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. "Estamos colhendo agora o que plantamos nos últimos anos. Valorizamos o servidor. Estamos substituindo a contratação de prestação de serviço por concursos", avaliou o governador.

garimpando com assessoria
foto:www.tonyshow.com

Mototaxista é assassinado em Santana dos Garrotes

A Polícia está investigando o assassinato do mototaxista Berisnaldo Soares do Nascimento, 33, solteiro, conhecido por Hulk, morto à balas no Município de Santana dos Garrotes no dia de ontem, segunda-feira. De acordo com levantamento da PM, o mototaxista, da Praça Fura Fila em Itaporanga, onde residia, no Conjunto Chagas Soares, viajou com a passageira Edilene Gomes de Santana para o município de Santana dos Garrotes, em que ela visitaria um irmão que se encontra preso. Berisnaldo e Edilene foram vistos na cadeia pública às 11h30, acompanhados do cunhado do detento, um homem conhecido por Dedé de Zé Sapateiro.
Depois disso o mototaxista foi encontrado sem vida, cravado de balas no Sítio Mata de Maracujá. Próximo ao corpo havia cinco projéteis deflagrados de pistola 45. Com a vítima também foram encontrados 02 celulares, sendo que um desses da contratante da viagem, a quantia de R$ 428,00 (quatrocentos e vinte e oito reais) em espécie, porém a motocicleta Honda CG, Titan, 125cc, cor azul, ano 97/98 placa KJC5645/PB, chassi nº. 9C2JC2250WVR06752 da vítima foi levada. As investigações acontecem na tentativa de prender o autor do homicídio.
garimpando com III BPM

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Candidata mais velha do Brasil não se elege


A candidata mais velha do Brasil, inscrita nas eleições deste ano, com 99 anos, não conseguiu uma vaga de vereadora na Câmara Municipal de Feira Santana-BA. Deodata Pereira Borges, filiada ao DEM e registrada como ‘Mamãe’, ficou com 142 votos na disputa para o cargo de vereadora. Na cidade, o vereador eleito com menos votos obteve 3.812.

Empate

No município mineiro de Dom Cavati, a eleição terminou com empate. Segundo a legislação eleitoral, em caso de empate, o candidato mais velho é declarado vencedor. Assim, Jair Vieira (DEM) é o novo prefeito da cidade, após ter empatado nas urnas com Pedro Euzébio Sobrinho, o Pedrinho (PT), com 1.919 votos cada um.

garimpando com G1
foto:bahianoticias.com.br

Mais uma tentativa de homicídio em Patos

A onda de violência continua no Município de Patos. No dia de hoje, segunda-feira, por volta do meio-dia, dois homens desconhecidos em uma moto Twister de cor vermelha, efetuaram disparos de arma de fogo contra Alex Pereira Guedes, quando este passava pela Rua Projetada, Bairro Belo Horizonte, nas proximidades do Estádio José Cavalcanti. Atingida, a vítima foi socorrida ao Hospital Regional desta cidade, onde recebeu socorro médico. Alex disse à Polícia que não conhecia os acusados.

Confira a votação de cada candidato a vereador em Patos

Marcos Eduardo: PMDB – 2.274
Zé Mota: PMDB – 2.241
Chico Bocão: PMDB – 2.102
Zefinha das Bolsas: PTB – 1.962
Sales Júnior: PRB – 1.664
Raniere Ramalho: PMDB – 1.441
Dr. Ivanes: PSDB – 1.407
Peteca: PRP – 1.053
Almir Mineral: PSDB – 1.052
Edmilson: PRP – 820
Edileudo Lucena: PT – 646

Jefferson Melquiades: PMDB – 1387
Juliana Sátyro: PMDB – 1.255
Orlando Xavier: PMDB – 1.248
Bonifácio Rocha: PSB – 1.204
Valdecir Junior: PMDB – 1.080
Cláudio Barreto: PTN – 937
Assis: DEM – 916
Alex: PMDB – 867
Josimar do Hospital: DEM – 847
Touro do Hospital: PSDB – 822
Pipi: PMDB – 803
Delma: PMDB – 801
Dito: PV – 717
Elza Moura: DEM – 668
Zé Ivan do Nacional: PMN – 640
Vera Candeia: PMDB – 622
Emmanuel Falcão: DEM – 599
Valmir Benício: PT – 580
Enemarques: PPS – 560
Donato (donatinho): PRP – 555
Suelio Caetano: PT – 528
Lucineide Bola: DEM – 517
Paulinho Lacerda: PRP – 483
Toinho Nascimento: PV – 481
Damião Gomes: PRP – 479
Antonio de Gelo: PMDB – 477
Hígia: DEM – 457
Cláudia Palmeira: DEM – 446
Tião: PRP – 437
Dinarte Bezerra: PC do B – 409
Rildemar do Frei damião: PSDB – 409
Chica Pantera: PV – 376
Chico de Donato: PMDB – 374
Goga: PT do B – 371
Jozivan Antero: PCB – 337
Zé Pindola: PSDB – 333
Luiz da Barra: PV – 317
Genival Junior: PT – 301
Sávio Salvador: PDT – 289
Bosco: DEM – 286
Del: PDT – 279
Silvano: PT – 269
Genilucia: PT – 268
Lodim: PHS – 265
Lolo do Morro: PRP – 250
Valdenor: PC do B – 245
Caitano: PSDB – 243
Roberto: PC do B – 241
Madiel: PV – 237
Karol Januário: PC do B – 230
Nega Fofa: PV – 230
Saulo Araújo: PRB – 221
Pacata: PV – 221
Laninha: PRB – 203
Ivanilda Didida: PT – 202
Neto Lampião: PPS – 179
Roland Torres: PV – 166
Honório: PRP – 162
Sidilene Siqueira do Gás: PMDB – 144
Ozório: PPS – 127
Sheila: PSDB – 126
Ramonilson: PRP – 121
Zefinha do Mutirão: PRP – 119
Manoel Lustoza: DEM – 119
Fátima de Tião: PPS – 108
Geane de Biba: PV – 100
Tales Mota: PHS – 95
Wanessa Soares: PSL – 94
Agamenon: DEM – 89
Isaac da Cagepa: PPS – 87
Charley: PT – 76
D´arc: PC do B – 75
Márcia Souto: PPS – 75
Claudio Paschoal: PT – 70 00
Coronel Cordeiro: PPS – 64
Silvino Neves: PPS – 61
Ávito Neto Escritor: PPS – 60
Maria Crispim: DEM – 57
Didia: PSDB – 52
Irmã Dinha: PRP – 45
Lourdinha: PRB – 34
Adelson: PCB – 33
Cida: PTC – 22
Joãozinho das Placas: PPS – 22
Eliana Professora: PP – 13
Rei Ricardo: PPS – 8
Rildian Pires (Pc do B) e Rociberg Leandro (PSDC) tiveram candidaturas indeferidas poucos dias antes das eleições, portanto, não foram votados.
Radioespinharas.com.br

Marcos Eduardo deve “brigar” com Zé Mota pela presidência da Câmara



Marcos Eduardo foi o vereador mais
bem votado de Patos com 2.274 votos

O vereador Marcos Eduardo (foto), o mais bem votado de Patos com 2.274 votos nas eleições ocorridas ontem (domingo), disse no Espinharas Notícias dessa segunda-feira que vai tentar mais uma vez a presidência da casa Juvenal Lúcio de Sousa. Ele falou que os novos vereadores, Edmilson, Peteca, Sales Júnior e Almir Mineral, são bem-vindos e que sente muito a saída de amigos como Bosco, Bonifácio Rocha, Pipi, Orlando Xavier, e principalmente Inácio de Gelo, que não foi candidato esse ano, mas que segundo Marcos Eduardo “é mais do que um colega de trabalho, é um grande amigo”.
O vereador disse que recebe os novos vereadores de braços abertos, bem como Raniere Ramalho e Edileudo Lucena, que estão voltando à Casa depois de uma ausência de quatro anos.
Ele explicou que a eleição de Patos teve três grandes surpresas: a derrota de Orlando Xavier, a vitória de Peteca e os poucos votos da deputada Socorro Marques. “Eu achava que Socorro Marques iria tirar muito mais votos”, disse ele.
Questionado sobre a possível candidatura de Nabor Wanderley a deputado estadual daqui a dois anos, Marcos Eduardo disse que não acredita nisso e que acha que Nabor vai ser prefeito os quatro anos. Quanto à vitória de Nabor Wanderley, Marcos Eduardo disse que os mais de dez mil votos de diferença em relação ao candidato Dinaldo não foi surpresa pra ele, pois coincidiu com o que as pesquisas já vinham anunciando. “Na minha opinião Dinaldo Wanderley foi um grande prefeito, mas acho que a administração que Nabor vem realizando foi decisiva para essa grande vitória”, disse ele.
Para ser presidente mais uma vez da Câmara de Vereadores, Marcos disse que espera contar com o apoio dos colegas e, embora tenha sido provocado pelos entrevistadores do Espinharas Notícias ao citarem várias vezes o nome de Zé Mota durante a entrevista, em nenhum momento ele fez qualquer consideração a respeito dos comentários de que ele, Zé Mota, segundo vereador mais bem votado de Patos, com 2.241 votos, também tem interesse de disputar a presidência da Câmara.
Wandecy Medeiros
foto:garimpandopalavras

Veja o desempenho dos principais partidos nas últimas eleições na Paraíba

PMDB
Total de prefeitos eleitos: 59
Total de vereadores eleitos: 415
Total de prefeitos no segundo turno: 1

PSDB
Total de prefeitos eleitos: 40
Total de vereadores eleitos: 314
Total de prefeitos no segundo turno: 1

DEM
Total de prefeitos eleitos: 39
Total de vereadores eleitos: 322

PTB
Total de prefeitos eleitos: 23
Total de vereadores eleitos: 204

PPS
Total de prefeitos eleitos: 1
Total de vereadores eleitos: 64

PSB
Total de prefeitos eleitos: 12
Total de vereadores eleitos: 125

PP
Total de prefeitos eleitos: 11
Total de vereadores eleitos: 103

PDT
Total de prefeitos eleitos: 7
Total de vereadores eleitos: 85

PRP
Total de prefeitos eleitos: 2
Total de vereadores eleitos: 32

PT
Total de prefeitos eleitos: 5
Total de vereadores eleitos: 86

PC do B
Total de prefeitos eleitos: 1
Total de vereadores eleitos: 14

Arquivo do blog