Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Como surgiu a margarina?


A história do surgimento da margarina está relacionada ao ganho do prêmio de Hippólyte de Mége Mouriés, no ano de 1869. Prêmio esse, proposto pelo governo de Napoleão para quem descobrisse um produto semelhante à manteiga, mas que fosse facilmente conservado e tivesse preços mais razoáveis. Nessa época a França estava passando por uma grave crise econômica e necessitava de vários gêneros alimentícios, como a manteiga tornava-se um produto cada vez mais caro e escasso, não provia as classes pouco favorecidas.
Mége realizou vários experimentos e conseguiu produzir uma nova gordura que seria a base da margarina. A palavra margarina é oriunda do grego “margaron” que significa “pérola”, devido à aparência perolada do novo produto, que desde então tem passado por várias transformações em seu processo de fabricação. A primeira fábrica de margarina apareceu na Holanda no ano de 1871. A partir daí a Europa passou a consumir a margarina, mesmo quando a manteiga retornou com abundância ao mercado.
brasilescola

Prefeitos paraibanos vão à Brasília cobrar investimentos


O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano Costa (foto, lidera caravana de prefeitos paraibanos que participará do Encontro Nacional com os Novos Prefeitos, marcado para os dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com o presidente Lula. O vice-presidente da entidade, Antônio Vasconcelos da Costa, prefeito de Pedra Lavrada, também estará em Brasília.
Durante o evento, serão discutidas as ações implementadas pelo governo federal em prol das cidades, no que se refere a investimentos, além de discutir assuntos da atual conjuntura.
A abertura do encontro será no dia 10, com o presidente e os ministros, a partir das 14h. Às 17h haverá o primeiro painel: 'Plano de Desenvolvimento da Educação e Mais Saúde', apresentado pelos ministros Fernando Haddad (Educação), José Gomes Temporão (Saúde). O espaço prevê depoimento sobre as experiências bem sucedidas nas cidades brasileiras.
No dia 11, às 10h, será a vez do painel Agenda Social: Bolsa Família, Mais Cultura, Territórios da Cidadania, com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Juca Ferreira (Cultura) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrario). O intervalo será às 13h, para almoço.
A rodada de painéis será completada às 16h, quando as discussões irão tratar do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), às 18h, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania.
Fonte: O Norte

Homem morre eletrocutado em Patos

Por volta das 14h30 deste sábado (07), no Sítio Serrote Liso, zona rural de Patos, o senhor Juciei dos Santos Oliveira de 28 anos, subiu no poste e tentava fazer o conserto de uma canela, quando sofreu forte descarga elétrica, sendo jogado ao solo. O Samu e Polícia foram chamados ao local, mas já o encontraram morto.

Ivânio pede arquivamento de processo que o cassou


O atual vice-prefeito de Patos, Ivânio Ramalho, na próxima terça-feira dará entrade no TRE-PB com pedido de arquivamento do processo que culminou com sua cassação e aplicação de multa de R$ 30 mil, fato ocorrido na sessão do pleno da última quarta-feira. Ivânio alega que já houve prescrição da ação, que data de 2004 seu recebimento pelo Tribunal. Como já cumpriu o mandato, de 2005 a 2008, as peças contra se tornam nulas.
Foto:garimpandopalavras

Sábado de lágrimas



Sábado, 07 de fevereiro de 2009. Um dia para ficar na memória dos patoenses como um dos sábados mais tristes de sua história. Praticamente no mesmo instante duas pessoas bastante queridas receberam últimas homenagens e partiram para uma dimensão que tanto alimenta a imaginação de nós humanos. Inácio Benta da Silva e Wescley Campos de Lucena. O primeiro jornalista, secretário adjunto do governo Nabor Wanderley, que lutou com mais força, fome de vida contra uma doença que consome lentamente. O segundo, jovem atleta, que tanto dignificou o futebol paraibano, foi tragado pelas águas do Mocambo.
O dia, de sol ardente, nem parecia que seria marcado por chuva de lágrimas, de fortes emoções para os familiares, amigos e admiradores daqueles que se foram e deixaram tantas lembranças. De Inácio suas brincadeiras, quando com frequência nos visitava, eu e Osvaldo Medeiros, no Jornal O Norte, serão minhas maiores recordações. Crítico, solícito com todos que o procuravam, esse era um dos traços marcantes de sua personalidade, especialmente nos últimos quatro anos, no exercício de secretário adjunto de Administração municipal
Juraci Dantas traduziu bem, em discurso à beira do túmulo, a grandeza de espírito de Inácio Bento, que nos deixa lições de perseverança, de amor à vida, apesar dos obstáculos que teve que encarar.
Ao entrar na casa de Anchieta na noite de ontem, durante o velório de Wescley, fui obrigado a parar, olhar atentamente para as paredes. Fotografias me carregaram para o Estádio José Cavalcanti onde, como nacionalino, mas nutrindo acim ade tudo amor ao futebol de Patos, seja qual for a equipe, revivi muitos lances como que um velho filme. O capitão do Esporte, que foi sepultado no dia em que estaria completando 29 anos, soube honrar, dignificar o futebol patoense, vestindo as camisas alviverde e alvirrubra. Dificilmente alguém que fez visita ao corpo não se emocionou naquele ambiente de tristeza, mas também que reluzia glórias, conquistas de um atleta que sabia jogar e encantar com sua garra e habilidade. O mesmo sentimento acompanhou a todos até a descida do caixão. Que Deus os recebam, Inácio e Wescley, de braços bem abertos.

Funes abre programação de carnaval


A Fundação Ernani Satyro inicia sua programação alusiva ao carnaval 2009 no dia 09 de fevereiro (próxima segunda-feira) com abertura da Exposição fotográfica, Vivendo Antigos Carnavais e Mostras Patoense de Músicas Carnavalescas. São várias fotografias que reportam o período dos anos 30, com os blocos e bailes tradicionais, até os dias atuais.
As fotografias pertencem à Fundação Ernani Satyro e ao acervo particular do historiador José Romildo de Sousa, que poderão ser vistas durante todo o mês de fevereiro. Os visitantes farão um passeio no tempo e mergulharão no universo dos Corsos, Escolas de Sambas e Orquestras de Frevo. Uma excelente oportunidade para conhecer um capítulo dos grandes momentos desta festa de momo em nossa cidade.

4ª MOSTRA PATOENSE DE MÚSICAS CARNAVALESCAS

Dentro da programação carnavalesca da Fundação Ernani Satyro, está a 4ª Mostra Pateonse de Músicas Carnavalescas, que acontecerá no dia 12 de fevereiro (quinta-feira) a partir das 19h30 (sete e meia da noite), no largo do Bar Baicora, centro da cidade. Na oportunidade haverá apresentação da orquestra “Os Amantes da Lira” com participação especial de músicos e artistas patoenses amantes das marchinhas e frevos.
A quarta edição da Mostra Patoense homenageará Valdemar do Pandeiro, que foi integrante da Filarmônica 26 de Julho. Na ocasião será entregue o Troféu Amaury de Carvalho a personalidades ligadas aos festejos carnavalescos.
O evento também será em comemoração aos 120 anos da música “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga. A Fundação Ernani Satyro convida todos os amantes da festa de momo para relembrar em grande estilo frevos e marchinhas de carnaval.
Assessoria

Espaço Sindical



Servidores municipais de Patos paralisam atividades segunda-feira




Os servidores Públicos Municipais de Patos em assembléia realizada neste sábado, às 09h da manhã no Auditório da Associação Comercial de Patos, decidiram paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de fevereiro, em virtude do aumento da carga horária de 6 para 8 horas conforme determinou o Prefeito Nabor Wanderley.
O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, falou aos presentes que foram feitas várias tentativas junto ao Prefeito e secretários no sentido de reverter à situação, mantendo um único turno de trabalho de 6 horas para todos, mas que não foi flexibilizado nada por parte do gestor municipal. “Fizemos um levantamento do número de servidores por local de trabalho, por turno de funcionamento nas repartições públicas, depois confirmamos os números junto à secretaria de educação e chegamos à conclusão de que não haveria necessidade do aumento da carga horária em 10 horas semanais e mesmo assim o prefeito não atendeu a nossa reivindicação”, disse o sindicalista.
Gonçalves afirmou que os servidores municipais de Patos sempre trabalharam 6 horas corridas, num único turno de trabalho e só no quinto ano de governo Nabor, depois da reeleição, os servidores recebem no dia 1º de janeiro de 2009, um presente de grego, ou seja, o aumento da sua carga horária de 6 para 8 horas. “As auxiliares de serviços, merendeiras, vigias, garis, motoristas, servidores da saúde, em sua maioria são pessoas idosas, muitos com problemas de saúde, outros não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar, mas infelizmente o prefeito não foi sensível a reivindicação da categoria”, enfatizou.
Outra questão levantada pelo sindicalista diz respeito ao Estatuto dos Servidores Municipais, que garante para os servidores que trabalham 8 horas, uma gratificação de no máximo 100% sobre o salário base e alguns servidores passaram a receber essas gratificações em torno de 50% mas também foram retiradas em janeiro de 2009. “ Não concordamos com o aumento da carga horária, pois a luta no momento é pela redução da jornada de trabalho, até o presidente Lula está orientando os prefeitos e governadores a contratarem em dois turnos os trabalhadores para as obras do PAC, no sentido de gerar emprego e renda, e aqui em Patos está justamente acontecendo o contrário”, lamentou Gonçalves.
Sindicato lamenta atitude de jornalista
O sindicalista também contestou a opinião do jornalista Vicente Conserva da Rádio Itatiunga, quando tratou o sindicato de intransigente e os servidores municipais de Patos de preguiçosos, que não queriam trabalhar e afirmou que os mesmos teriam que trabalhar 8 horas e atender muito bem a população, pois existem milhões de trabalhadores que querem trabalhar ganhando apenas R$ 100,00 (cem reais) por mês. “É repugnante um jornalista, jovem, atuante, emitir uma opinião dessas, sem nenhuma base jurídica e acima de tudo a falta de humanidade, especialmente com as mulheres que fazem o trabalho de limpeza pública, as garis, que trabalham no sol causticante, desrespeitando assim os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. “Entendemos que o mesmo faz parte da administração, já foi secretário de comunicação do governo, mas não precisa agir dessa maneira, de forma tendenciosa, parcial, contra os interesses dos trabalhadores”, desabafou o presidenete do Sinfemp.
O sindicato estará realizando uma nova assembléia na segunda-feira, dia 09, às 08h da manhã, no Auditório da Associação Comercial de Patos para fazer novos encaminhamentos, a exemplo de ações na Procuradoria Regional do Trabalho, Ministério Público, além de manter a paralisação da categoria. “Todos os servidores municipais que passaram a trabalhar 8 horas estão sendo convidados para comparecerem a nossa assembléia geral, na Associação Comercial de Patos, nesta segunda-feira”, comentou Gonçalves.
Assessoria

Espaço Sindical


Com o aumento do Mínimo, comerciários terão reajuste no piso salarial

O reajuste do salário mínimo, que passou a vigorar a partir de primeiro de fevereiro, reflete também nos vencimentos da classe comerciária. Embora a data base da categoria seja primeiro de julho, todo trabalhador do comércio e serviços de Patos e Região, estará recebendo R$ 465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais), de fevereiro a junho desse ano, uma vez que o valor firmado na última convenção coletiva foi de R$ 460,00 (quatrocentos e sessenta reais), que passou a valer em julho do ano passado.
Dessa forma, acrescidos dos cinco reais procedentes do mínimo, o aumento concedido para a categoria chega ao percentual de 10,71%, levando em consideração o antigo piso de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais), que vigorou até junho de 2008, quando terminou a última convenção coletiva. Para o presidente Everaldo Lima, o reajuste do salário mínimo que foi de 12,05%, será um bom indicador para a próxima negociação coletiva, que deve acontecer a partir do mês de maio. Embora haja a livre negociação, ele entende que o indicador serve de parâmetro para dar início ao diálogo com o Sindicato do Comércio Varejista de Patos, representante da classe patronal.
Mesmo sendo um aumento de apenas 5,00 (cinco reias) para o bolso do trabalhador, Everaldo assegura que multiplicado por mais de mil servidores em Patos e Região, a quantia ajuda a equilibrar ainda mais a economia, uma vez que vai aumentar o volume de dinheiro em circulação, nos diversos setores do comércio.
Genival Junior (Assessoria)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Reitor da UFPB diz que abrirá concurso com mais de mil vagas


O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, anunciou na manhã desta sexta-feira 06 a sua nova equipe de auxiliares, entre pró-reitores, assessores, coordenadores e dirigentes de órgãos suplementares para a gestão 2009/2012.
Polari também aproveitou a oportunidade para anunciar que ainda este ano a UFPP irá realizar um concurso público para o preenchimento de vagas de professores e servidores da área administrativa.
Ao todo serão oferecidas 1050 vagas, sendo 550 para professores, que serão contratados em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, e 500 para servidores técnicos administrativos de diversas áreas.
De acordo com o reitor, a realização do concurso, que ainda não tem data previstas, só será possível devido à expansão da Universidade, que nos últimos anos praticamente “dobrou de tamanho, tanto na parte física, quanto na de produção”.
Na parte de investimentos, Polari destacou que as prioridades em 2009 serão: dá ênfase ao setor de graduação e a integração da Universidade com setor produtivo, para isso anunciou, a criação, até julho, do Centro Integrado de Desenvolvimento dos Pequenos Municípios Paraibanos e o Centro de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas.
“A UFPB praticamente dobrou de tamanho nos últimos anos, para se ter uma idéia só com o Reuni serão mais de R$ 150 milhões nos cofres da instituição, deste valor já temos assegurados em caixa R$ 60 milhões. Então, dinheiro temos, falta apenas definir como gastar e onde investir e aplicar”, disse.
Nova Equipe
Na formação da nova equipe administrativa as principais mudanças foram nas pró-reitorias e na prefeitura universitária, que administra um dos maiores orçamentos da Paraíba, perdendo apenas para poucas cidades do Estado, a exemplo de João Pessoa e Campina Grande.
A Pró-reitoria de Administração e Planejamento foi desmembrada, e criada duas pró-reitorias independentes, a de Administração e a de Planejamento, sendo os novos pró-reitores Marcelo Lopes e Paulo Fernando, respectivamente, ambos do Departamento de Economia.
Confira outros nomes:
Pró-reitoria de Graduação: Valdir Barbosa

Pró-reitoria de Pós-graduação: Isaac Mendes

Pró-reitoria de Extensão: Lúcia Guerra

Secretária de Integração Universidade Setor Produtivo: Luis Renato

Prefeitura Universitária: Alessandro Diniz

Chefe do Gabinete do Reitor: Luis Sousa Júnior

Assessoria de Comunicação da reitoria: Duda Teixeira

Pólo-mutimídia: Sandra Moura

Diretoria da Biblioteca Central: Suely Rosas

Superintendência de Recursos Humanos: José de Arimatéia Menezes

Restaurante Universitário: Kleber Salgado
wscom

TRE confirma cassação de diploma do vice-prefeito de Patos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou na sessão desta sexta-feira (6) o diploma do vice-prefeito de Patos. Antônio Ivânio Ramalho de Lacerda foi multado em R$ 30 mil. De acordo com a relatora do processo, Cristina Garcez, o Tribunal deu provimento parcial ao recurso contra decisão que julgou parcialmente procedente Investigação Judicial Eleitoral, cassando o diploma do vice-prefeito.
Também na manhã de hoje, o Tribunal Regional Eleitoral indeferiu pedido dos advogados de defesa do ex-senador Ney Suassuna de extinção de processo movido pelo Ministério Público contra o peemedebista por corrupção eleitoral nas eleições de 2006. A alegação de prazo vencido não foi acatada pela Corte.A denúncia de autoria do Ministério Público, no entanto, continua correndo em segredo de Justiça. Foram julgados pela Corte na sessão de hoje 23 processos de denúncia de corrupção eleitoral.
ClickPB

Dois são detidos em Patos por tráfico de drogas



Duas pessoas foram presas na noite desta sexta-feira (06.02), por volta das nove da noite e quinze minutos (21h15m), acusadas de tráfico de drogas.
São Elas: Antônio Carlos Vieira da Silva (23), conhecido vulgarmente pelo apelido “Nego” e um menor que seria seu comparsa na comercialização de drogas de iniciais J. E. F. S. 16 anos.
Os dois foram presos pelo serviço de inteligência da polícia militar (P2), e conduzidos até a Central de Polícia para os procedimentos investigativos.
Segundo o Sargento Avelino, que comandou a operação, a determinação da investigação a frente da prisão dos dois elementos, partiu do Comando Geral da PM em Patos que promete seguir a risca o cerco aos traficantes.

Avelino adiantou a reportagem que de posse das informações a respeito dos envolvidos, a equipe comandada por ele, realizou campana na Rua Chico Jovita no bairro do Jatobá, que culminou com a prisão dos dois.
Ele disse ainda que a operação policial vai continuar por determinação do Comandante da PM em Patos, Coronel Dutra, principalmente nesse período em que compreende a realização dos festejos de momo na Cidade.
Com os dois acusados a polícia conseguiu apreender: Aproximadamente 500g de maconha; Uma pequena sacola com algumas pedras de cocaína, o equivalente a aproximadamente 200 ou 300g; Um celular MP6, que foi trocado por uma (Pistola Seis, Trinta e Cinco), também apreendida pelos policiais: Aproximadamente R$ 382,00 (trezentos e oitenta e dois reais) em cédulas e moedas, e um rolo de papel luminoso usado por traficantes para o embrulho de drogas.
Os dois elementos encontram-se no Xadrez da Delegacia de Policia a disposição da Justiça e todo material apreendido já está em poder da delegada plantonista para as providências cabíveis.

Mário Frade - portalpatos

Curiosidade


Diferença entre FBI e CIA


O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos, uma agência governamental que possui o papel de amparar a lei através da investigação de violações da lei penal federal. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, o FBI não é um departamento de polícia nacional, mas sim, uma jurisdição diferente para certos tipos de crimes, administrada pelo Procurador Geral da Justiça dos Estados Unidos. Criada em 26 de julho de 1908 pelo promotor público Charles Joseph Bonaparte, o FBI é considerado a maior agência policial do mundo, contando com trinta mil funcionários e atuando em sessenta países.

De uma forma bem simples, a CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço de inteligência estadunidense, cujo papel é coletar informações de fontes humanas, avaliar se essas informações ameaçam a segurança nacional, além de informar os responsáveis para que sejam tomadas medidas cabíveis. O serviço de inteligência estadunidense foi criado para satisfazer uma necessidade estratégica em virtude da Guerra Fria e do avanço do comunismo. Atualmente a CIA perdeu um pouco de sua importância, pois seu trabalho é restrito à investigação de informações de fontes humanas, a obtenção de informações obtidas de sinais de comunicação (SIGINT) é tarefa de outro órgão, a NSA.

Embora o compartilhamento de informações entre o FBI e a CIA possa ser algo comum, existem grandes diferenças entre os órgãos. A maior delas é que, enquanto o FBI possui uma atuação maior dentro dos Estados Unidos, o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes.
Brasil Escola

Vivo chega a seis municípios oferecendo telefonia e conexão 3G


A operadora de telefonia móvel e banda larga Vivo foi lançada na noite da quinta-feira (5) no restaurante Bargaço, em João Pessoa, com uma estrutura que conta com a abertura, nesta sexta-feira (6), de 73 pontos de venda em seis municípios da região metropolitana da Paraíba: Bayeux, Cabedelo, Lucena, Santa Rita e Conde, além da Capital. O vice-presidente executivo de operações da empresa, Paulo César Teixeira (foto), declarou que os investimentos são superiores a R$ 53 milhões para a instalação da operadora no Estado.
Na manhã desta sexta-feira, a sede da empresa na avenida Epitácio Pessoa já registra filas de pessoas interessadas em conhecer planos e fazer compras. Um dos objetos desejo é o iPhone, da Apple.
Oferecendo serviços de telefonia móvel pré-paga e planos de despesas controladas, além de conexão de internet baseada na rede de terceira geração (3G), a expectativa da Vivo é chegar a 53 municípios paraibanos no primeiro semestre de 2009, atingindo 63% da população. Paulo César Teixeira preferiu não citar datas precisas, mas já afirmou que a cobertura da empresa chega a Campina Grande nos próximos dias.
De acordo com o vice-presidente executivo, o grande diferencial da operadora no Estado deverá ser a qualidade do sinal. Questionado sobre o atraso da chegada da empresa à Paraíba – que era esperada desde dezembro passado – Teixeira afirmou que a Vivo não seria lançada enquanto não pudesse “oferecer produtos e serviços que antedessem ao mais rigoroso critério de qualidade”.
“Temos os melhores indicadores de cobertura e de sinal reconhecidos por empresas de defesa do consumidor como o Pro Teste e o menor número de reclamações na Agência Nacional as Telecomunicações (Anatel)”, declarou.
Planos
A promoção que a Vivo já começa a trabalhar em seu lançamento na Paraíba é o preço do chip, que pode ser encontrado por R$ 10 e instalado em qualquer aparelho de celular que seja desbloqueado. Segundo Joaquim Perúcio, diretor regional da Vivo Nordeste, em termos de recarga de créditos, o usuário que adquirir este chip pré-pago tem direito à promoção “20 vezes mais”, onde é possível ganhar 20 minutos de ligações locais de Vivo para Vivo ou telefone fixo, a cada 1 minuto de ligação feita, durante seis meses.
No plano pós-pago, a operadora oferece serviço Vivo Controle por R$ 34. Outro serviço anunciado em grande escala aos consumidores será o acesso sem fio em banda larga pela internet, a partir de R$ 49,90 por mês (50 mega) e com cobertura 3G.

paraiba1

Morre jornalista Inácio Bento


Faleceu no início da manhã de hoje no Hospital Napoleão Laureano, na Capital paraibana, o jornalista e secretário adjunto municipal de Administração, Inácio Bento da Silva, 49. Casado com Ilda Peixoto, deixa dois filhos e um neto. Há anos Inácio Bento vinha lutando contra um CA de garganta. Teve seu estado de saúde se agravou nos últimos dias e faleceu de parada cardiorespiratória na manhã de hoje.
Inácio, bastante querido na cidade de Patos, onde fundou a sucursal do Jornal A União, sendo seu primeiro correspondente na cidade, foi também um dos fundadores da Aisp - Associação de Imprensa de Patos e Região, assessor de imprensa do ex-deputado federal Gilvan Freire. Atualmente ele exercia a função de secretário adjunto de Administração do Município, cargo que ocupava desde o primeiro ano do governo Nabor Wanderley.
Diversas entidades ligadas ao jornalismo se pronunciaram lamentando o falecimento de Bento, que pertencia aos quadros da Ascom do Estado. Seu corpo chegou a Patos por volta das 16h30 de hoje, e está sendo velado em sua residência na Av. Pedro Firmino. O sepultamento está marcado para às 9h deste sábado 07 no Cemitério Santo Antônio.
foto:João Beleza

Escritório do Jornal O Norte em Patos é arrombado


Landrões arrombaram a sucursal do jornal O Norte, em Patos, na noite de ontem, por volta das 23h. Após pularem o muro quebraram parte da porta da frente e só não levaram equipamentos de trabalho da redação, dentre outros porque o alarme disparou, assustando-os. A empresa que presta segurança chegou depois do disparo do alarme, mas não encontrou ninguém, apenas a porta quebrada.
Esta foi a segunda vez que entraram na empresa. Na primeira os ladrões arrombaram o veículo de O Norte e levaram o equipamento de som. O número de arrombamentos de imóveis vem crescendo a cada dia, causando pânico às vítimas, que fazem de tudo para se proteger, seja com cercas elétricas, grades de proteção nas portas e janelas.
foto:garimpandopalavras

Desrespeito: Corpo de Wescley permence no rabecão à espera de transferência para UML de Campina Grande

Por não ter em seus quadros um motorista que possa fazer a transferência de cadáveres para outras unidades de Medicina Legal, o DML de Patos continua a ser alvo de duras críticas da população patoense. Uma prova do descaso é a permanência do corpo do Wescley, atleta do Esporte de Patos, que faleceu anteontem vítima de afogamento no Açude do Mocambo, zona rural desse município. Por mais de três horas que todos aguardam a remoção do corpo, já que existe alegação que o DML de Patos não faz autópsia de cadáver em estado de putrefação.
Segundo a delegada Sílvia Alencar essa remoção só será possível pela disponibilização de um agente, que está se prontificando a fazer a transferência. Enquanto isso a família, amigos e desportistas patoenses aguardam revoltados. Por falar em DML, são sete médicos plantonistas em Patos, conta de mentiroso, mas que tem tudo a ver com a realidade dessa unidade. Por diversas vezes, devido a inexistência de médico perito no local de trabalho, corpos tiveram que aguardar por dias. Outros foram transferidos para para outras cidade. Antigamente, pelo menos, quando não havia o serviço especializado de autópsia em Patos, médicos do Hoispital Regional faziam o trabalho para poder liberar o corpo para sepultamento. Cabe a Secretaria de Segurança do Estado tomar providências o quanto antes. Chega de humilhação.
foto:garimpandopalavras

Corpo de Wescley é resgatado do açude Mocambo

Por volta das 5h40 da manhã de hoje o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo do jogador Wescley Campos de Lucena, que defendia atualmente o Esporte Clube de Patos. No dia de ontem os bombeiros, apesar das intensas buscas, não conseguiram encontrar a vítima, possivelmente de afogamento. Hoje o corpo veio à superfície e deve ser sepultado à tarde. A diretoria do Esporte enviou documento a FPF solicitando adiamento do jogo programado para este domingo, em João Pessoa, contra o Internacional pela 5ª rodada do Paraibano. O presidente Edleudo Lucena disse que a equipe está muito abalada e precisa também prestar as últimas homenagens ao capitão Wescley. O futebol paraibano está de luto e o jogador deverá ser lembrado antes dos jogos desse final de semana com um minuto de silêncio.

Contratações irregulares: TCE multa ex-prefeito de Olho D'Água Júlio Lopes

A 1ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas do Estado, presidida pelo conselheiro José Marques Mariz, multou o atual prefeito do município de Tavares (José Severiano de Paulo Bezerra da Silva) e os ex-prefeitos de Olho D'Água (Júlio Lopes Cavalcanti) e Cacimba de Dentro (Clidenor José da Silva) por desvio de recursos para pagamento de pessoal e contratações irregulares, durante a sessão de ontem, quinta-feira (05).
No caso de Tavares, foi considerada procedente denúncia contra o atual prefeito, acusado de desviar recursos destinados a outras áreas para pagamento de pessoal. O relator do processo foi o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira que recomendou a devolução de R$ 798,00 e multa de R$ 1.402,55 a José Severiano de Paulo Bezerra da Silva, decisão referendada pelos demais integrantes da 1ª Câmara.
Clidenor José da Silva, ex-prefeito de Cacimba de Dentro, foi multado em R$ 1.402,55 também por contratações de servidores para o Programa de Saúde da Família (PSF) consideradas irregulares, em outro processo relatado pelo conselheiro Fábio Nogueira.
Já o processo de Olho D?água, referente a uma inspeção especial, foi relatado pelo conselheiro José Marques Mariz, onde o ex-prefeito Júlio Lopes Cavalcanti foi multado em R$ 2.805,10 por contratações irregulares de servidores para a área de saúde e terá prazo de quinze dias para recolher o valor aos cofres públicos. A pauta da 1ª Câmara somou 175 processos.
Ascom

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ministério do Trabalho combate trabalho degradante em Patos


A procuradora Myllena Alencar, do Ofício de Patos do Ministério Público do Trabalho (MPT), reuniu-se ontem com cerca de 30 proprietários de caminhões que transportam vendedores ambulantes para atuarem em outros Estados. Normalmente o transporte dos vendedores é feito dentro do próprio caminhão-baú, onde são guardadas as mercadorias.
Ficou acertado que os proprietários dos caminhões somente poderão voltar a atuar em outros Estados após o cumprimento de várias exigências do MPT. Recentemente um caminhão foi flagrado, em Santa Catarina, transportando irregularmente trabalhadores paraibanos em condições indignas.
“A intenção do MPT não é prejudicar comerciantes ou vendedores, mas apenas garantir o direito a condições dignas de trabalho”, explicou a procuradora, que estava acompanhada, na reunião, do delegado Cláudio Almeida, da Polícia Federal. Os comerciantes queriam um prazo para a regularização exigida e, enquanto isso, poderem continuar viajando, o que não foi permitido pelo MPT.
Para voltaram a viajar, os comerciantes terão que assinar a carteira dos vendedores, transportá-los em veículos apropriados para passageiros, garantir alimentação, pouso adequado e o retorno dos trabalhadores ao local de origem. Além disso, deverão apresentar a certidãoliberatória do Ministério do Trabalho e Emprego. Caso descumpram as determinações do MPT, os comerciantes poderão ser responsabilizados, inclusive criminalmente.
Geralmente as mercadorias vendidas em outros Estados são artigos de couro. Mais de 100 nomes de proprietários decaminhões já foram encaminhados pelo Ministério Público do Trabalho à Polícia Federal, para investigação.

Da Ascom da MPT-PB

0800 à vista


O agente publicitário Cícero Araújo, que está de volta ao Jornal Correio da Paraíba, depois de rápidas passagens pelo Jornal da Paraíba e Diário da Borborema, está mudando de data na próxima segunda-feira. Ainda não revelou aonde será a festa. Estamos aguardando seu comunicado.

Hemocentros querem garantir estoques no carnaval


Hemocentros da Bahia, de Minas Gerais, Pernambuco e do Rio de Janeiro fazem campanhas para repor os estoques de sangue e garantir a demanda durante o carnaval. Os estoques costumam diminuir cerca de 30% nos feriados, em decorrência do aumento da procura e da diminuição do comparecimento de doadores.
O Hemorio lançou nesta quinta-feira, dia 5, a campanha “Vista a fantasia da solidariedade”. De acordo com Naura Faria, chefe da seção de atendimento ao doador, a taxa de doações durante todo o ano no estado do Rio de Janeiro é de 1,8%, bem abaixo dos 4% previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ela, grande parte das pessoas deixa de fazer doação por causa de mitos.
“O Hemorio trabalha todo o ano com campanhas regulares, justamente para incentivar e orientar a população e esclarecer mitos a respeito da doação, como doar sangue engorda; doando sangue uma vez, eu vou obrigatoriamente ter que doar pelo resto da vida para o sangue não engrossar ou ainda que se pode contrair algum tipo de doença ou germe durante o ato de doar. Nada disso é verdade”, afirmou.
Já em ritmo de carnaval, a campanha será estendida a duas agremiações durante o fim de semana: no sábado (7), uma equipe do Hemorio estará na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel e no próximo sábado (14) estará na Acadêmicos do Salgueiro.
Em Pernambuco, a fundação Hemope lançou na última segunda-feira (2) sua campanha de doação de sangue para o carnaval de 2009. A expectativa é ampliar em 30% o número de doações. O mote da campanha, que vai até o dia 20 de fevereiro é “Não importa sua fantasia, antes de cair na folia, Doe Sangue no Hemope”. O Hemoba (BA) também já lançou, no rádio e na televisão, sua campanha “Nesse carnaval faça um coração bater: Doe sangue”.
Em Minas Gerais, a finalidade da campanha é não comprometer o atendimento aos pacientes com doenças crônicas, como coagulopatias e hemoglobinopatias, e, principalmente, aos internados em serviços de emergência dos prontos-socorros, segundo o Hemominas. Uma das ações é a campanha “Hemofolia”, que será realizada entre os dias 2 e 27 de fevereiro. No Núcleo Regional de Divinópolis, o bloco “Unidos pela Vida”, do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, vai desfilar na semana anterior ao carnaval em uma festa popular.
A gerente de Captação de Doadores da Hemominas, Heloísa Gontijo, reforça a necessidade de doações durante o feriado. “Tem cidades que é só carnaval, nem tem como funcionar [o hemocentro]. Nos preocupa as plaquetas (componente do sangue que auxiliam no controle de sangramentos), que duram no máximo cinco dias e são usadas na recuperação de cirurgias, por exemplo, então precisa de doadores durante o carnaval”, afirmou.
Para doar sangue é preciso portar documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser portador de doenças infecciosas e não estar em jejum.
Fonte: Agência Brasil

Transparência Brasil: Mal exemplo de gerenciamento de orçamento na PB


A Transparência Brasil divulgou e analisou os dados do Orçamentos do Poder Legislativo em 2009 (www.excelencias.org.br/docs/Orc2009.pdf). Dois terços das casas legislativas elevaram seus gastos acima da inflação do ano que foi de 5,9%. No topo do ranking está a Al da Paraíba cujo orçamento cresceu 44,9%, ou seja, 39% acima da inflação.
Em números concretos, entre as 27 assembléias estaduais, 19 elevaram seus orçamentos acima da inflação oficial. E o destaque ficou com as Assembléias de Paraíba, São Paulo e Pernambuco, que vitaminaram seus orçamentos em mais de 30%. Ano passado o orçamento era de R$ 116.046.000 na Paraíba, para 2009 serão R$168.108.598.
Apenas duas assembléias estaduais reduziram o orçamento: a do Rio de Janeiro (vai economizar R$ 27.721.534 ou -5,5%) e do Espírito Santo (R$ 7.964.151 ou -7,4%). A câmara Municipal de João Pessoa também subiu 11,9%.
O mandato de cada parlamentar na AL vai custar aos nossos bolsos R$ 4.669.683,28. isso dá R$ 44,92 por habitante, serão R$ 118,71 se somarmos com a Câmara Municipal. Outro problema detectado pela organização é a falta de transparência. Muitas ALs e câmaras (entre as quais a de João Pessoa) não disponibilizam seus orçamentos na internet.

Transparência Brasil

foto:intranet.pgj.pb.gov.br

TSE julga este mês Cássio e Jackson Lago


Não é só o governador paraibano Cássio Cunha Lima que estará na “berlinda” este mês no Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, mais um colega de Cunha Lima terá ação de cassação levada a julgamento.
O governador do Maranhão Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luís Carlos Porto (PPS), serão julgados já na próxima terça-feira 12 por acusações de abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2006.
A provável data foi informada pelo ministro Felix Fischer, que tinha pedido vista do processo quando o julgamento foi iniciado, em 18 de dezembro do ano passado.
Assim como no processo contra o governador paraibano, o ministro relator Eros Grau votou favoravelmente à cassação de Lago e determinou a posse de Roseana.
O processo de Cunha Lima deve ir a plenário na semana seguinte – provavelmente dia 17, segundo informou o ministro Arnaldo Versiani, que pediu vistas dia 17 de dezembro, dias antes do início do recesso judiciário.
Lana Caprina com Agência Brasil

Jogador do Esporte de Patos desaparece e bombeiros fazem buscas em açude


O zagueiro e capitão do Esporte Clube de Patos, que disputa o Campeonato Paraibano de Futebol, Wescley Campos de Lucena, 28 anos, casado, pai de dois filhos, residente no Bairro Jd. Queiroz, nesta cidade, está desaparecido desde a tarde de ontem, quarta-feira 04. O atleta, depois do jogo do último domingo em que sua equipe perdeu para o arquiinimigo Nacional, não se apresentou ao clube na terça-feira, dia de pagamento dos salários. A última vez em que foi visto foi por seu pai, José Lucena Morais (Anchieta), no sítio da família, no Mocambo de Cima, zona rural de Patos.
Ele teria chegado a pé no sítio e informado a seu pai que seu carro, um Fiat Uno prata, havia tido problemas no meio do caminho por falta de combustível. Segundo Weslany Campos, irmã de Wescley, este teria ficado na casa de sítio enquanto seu pai iria buscar lenha e em seguida providenciar o reboque do veículo. Quando Anchieta, como é conhecido seu pai, retornou, o zagueiro não estava mais em casa. Na beira do açude, que existe em frente de casa, havia apenas suas sandálias e a camisa pendura numa cerca.
Como Wescley era acostumado a passar até dois dias fora, mas sempre avisava, os familiares aguardaram seu retorno, algo que não aconteceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou buscas no manancial de capacidade de 1 milhão de metros cúbicos e que se encontra praticamente cheio. Anchieta informou que seu filho costumava nadar no açude e jamais havia ocorrido algum tipo de acidente.
Durante o período de buscas, encerradas hoje às 18h, muita gente acompanhou de perto o trabalho de resgate. Diretores do Esporte, bem como companheiros de time deram plantão no açude Mocambo em busca de alguma novidade. Muita gente se uniu e realizou um pente fino por toda a região, casas, matagal, tudo vasculhado, na tentativa de localizá-lo, sem sucesso. Familiares de Wescley residentes na Capital chegaram a Patos na manhã de hoje bastante apreensivos. Alguns, a exemplo da mãe do jogador, está sob efeitos de medicação. As buscam retornam nesta sexta-feira às 5h da manhã por uma nova equipe de bombeiros, segundo informou o plantão da Corporação.
Wescley, que iniciou sua carreira profissional como jogador muito cedo, aos 16 anos, passou por diversos clubes, a exemplo do Nacional e Esporte de Patos, atual clube, Campinense, Treze, Botafogo, além do Porto e Santa Cruz, ambos de Pernambuco, Fluminense do Rio, defendeu também clubes na Holanda e Espanha. Há grande consternação em Patos por seu desaparecimento e todos, apesar da forte evidência dele ter morrido afogado, ainda mantém aceso um pouco de esperança.
foto:Damião Lucena

Casa Paroquial é roubada em Água Branca-PB


A Casa Paroquial de Água Branca foi roubada ontem, 4 de fevereiro. Indivíduos não identificados aproveitaram que o padre José Edson Alexandre está viajando e entraram pelos fundos da residência. Tudo indica que pularam a murada e usaram algum instrumento para abrir a porta da cozinha. Reviraram os pertences do administrador paroquial e levaram uma quantia em dinheiro ainda não apurada.
Ao chegar à residência as 9h da manhã, a auxiliar de serviços Josilma Pereira Alves percebeu logo a luz do corredor ligada. Chamou sua tia Irani e entraram juntas. A janela do quarto aberta, objetos quebrados, uma caixa de fotos jogadas no quarto, dispensa bagunçada e uma coleção de CDS espalhadas ao chão foram algumas das pistas deixadas pelo infrator ou infratores.
Durante o furto, ainda tiveram a audácia de parar para fazer um lanche. Biscoitos, uma garrafa de refrigerante vazia e dois copos foram encontrados sobre a mesa. Esse fato sugere que há a possibilidade de serem dois os responsáveis pela ocorrência. No entanto, pode se tratar de uma estratégia para confundir a polícia.
A auxiliar de serviço disse ter certeza que fechou a porta dos fundos. Um problema apontado por ela é que a porta tem uma abertura na parte superior. E, certamente, foi através dessa abertura que conseguiram abrir e entrar. "Não era do meu conhecimento que havia uma pasta com dinheiro na residência" disse Josilma.
O padre José Edson Alexandre está em São Paulo visitando familiares. Ficou surpreso com o ocorrido e mandou passar o caso para as autoridades. Ele deve voltar ainda esse mês. Antes, viaja ao Recife onde visitará sua mãe.
Gilmá Nascimento

Celso Teixeira pode pegar gancho de até 2 anos


O técnico do Botafogo, Celso Teixeira, entrou na pauta de julgamentos do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba por conta de sua expulsão na partida contra o Nacional de Patos, pela 1ª rodada do Campeonato Paraibano, dia 18 de janeiro.
O treinador foi enquadrado em três artigos: 187, 271 e 274 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O primeiro estabele pena para o caso de agressão moral a árbitros, que, se condenado, pode deixar o comandante de 30 a 180 dias fora dos gramados.
O artigo 271 diz: Manifestar-se, publicamente, de forma desrespeitosa ou ofensiva sobre a atuação de árbitros ou auxiliares, bem como sobre o desempenho de atletas e equipes. A pena é de 60 a 120 dias.
Por fim, o técnico foi citado no artigo 274, que diz: Invadir local destinado ao árbitro, auxiliares, ou destinado a partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive intervalo regulamentar, sem a necessária autorização. Este é o que tem a pena mais dura: de 120 a 720 dias de suspensão.
O julgamento acontece no próximo dia 9 na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF).
wscom
foto:garimpandopalavras

Jogador do Esporte de Patos continua desaparecido


O Corpo de Bombeiros continua com as buscas no açude Mocambo, zona rural de Patos, na tentativa de localizar, segundo suspeitas, o corpo de Wescley, zagueiro capitão do time do Esporte de Patos, que poderia ter se afogado nas águas daquele mancancial, de propriedade de parentes. Familiares, amigos e desportistas acompanham o trabalho dos bomebiros. Segundo infomações, no local foram encontrados o carro e a camisa do atleta, estas numa cerca próxima do açude. Desde ontem que Wescley, que já passou por vários clubes, como Nacional de Patos e Fluminense do Rio, desapareceu e há muita preocupação sobre seu paradeiro. Familiares seus que residem em João Pessoa se deslocaram para Patos para acompanhar as buscas.

foto:garimpandopalavras

Esporte pode contratar atacante Adelino


Depois da goleada de 6 a 1 sofrida no ultimo domingo (01) para o Nacional, fato que aconteceu no estádio José Cavalcanti, duas palavras passaram a ser de suma importância no Esporte de Patos, são elas: Reestruturação do elenco e contratações.
Além do treinador Ramiro Souza e dos atletas Miguel, Silmar e Gil que se apresentaram ao clube nesta terça-feira (03), outros três jogadores já fazem parte do novo elenco alvirrubro.
Trata-se do zagueiro Neto Tamandaré e o ala esquerdo Jailton que recentemente atuaram pela equipe do Afogadense/PE. Os dois jogadores desembarcaram em Patos nas primeiras horas desta quarta-feira (04), se apresentaram ao treinador Ramiro Souza e já trabalharam com os demais membros do grupo, além do zagueiro Rangel (ex-Guarabira) que também deve ser apresentado ao elenco, na manhã desta quinta-feira.
Quanto aos comentários que circulam pelas ruas de Patos com relação a contratação do atacante Adelino (ex-Treze), a nossa reportagem procurou o presidente do clube Edileudo Lucena e recebeu a seguinte resposta “ É verdade, já fizemos alguns contatos com Adelino, mas até o momento nada ficou acertado e o nosso objetivo é tentarmos conversar novamente com o jogador e se tudo ocorrer dentro do previsto, Adelino poderá atuar pelo Esporte no segundo turno do Paraibano 2009”, disse Edileudo.
Francisco Sales –futebolsertanejo

Jornalismo em foco


Destacamos hoje as colegas de batente, a secretária de Comunicação de Quixaba, Amanda Nóbrega, e a repórter da TV Correio, Mônica Rodrigues, que no dia a dia buscam levar a informação com qualdidade à sociedae.
foto:garimpandopalavras

Espaço Sindical


Servidores municipais de Patos podem parar atividads na próxima segunda

O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, afirmou na manhã dessa quinta-feira, que caso a Prefeitura Municipal de Patos, insista em manter a carga horária de 8 horas para as auxiliares de serviços, merendeiras, vigias, garis, motoristas, servidores da saúde, sem necessidade, poderão paralisar as atividades no Município por tempo indeterminado.
De acordo com Gonçalves, falta apenas o bom senso por parte do gestor municipal, especialmente no tocante a Secretaria de Educação, onde já foi feito um levantamento pela Secretária adjunta de Educação, Dra. Adalmira Cajuaz e ficou constatado que não tem necessidade das auxiliares de serviços, trabalharem os dois horários, até porque muitas escolas não funcionarão no turno da noite, outras deixaram de funcionar, como é o caso da Escola Agrícola, Santa Teresinha, a Escolas Profissionalizantes, onde as auxiliares foram deslocadas para outras locais de trabalho, precisando apenas do bom senso, da sensibilidade da Secretária Dra. Márcia Mota a atender o pleito dos servidores municipais. “Nós estamos com os números de auxiliares em cada escola, cada local de trabalho e constatamos também que não tem necessidade os dois turnos, até porque nunca os servidores municipais de Patos trabalharam os dois horários”. Enfatizou Gonçalves.
Gonçalves ainda destacou que o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Patos, garante que no caso do servidor trabalhar 8 horas terá que receber uma gratificação de no máximo 100% sobre o salário base.
Diante da quinta audiência sem obter uma resposta favorável aos servidores, será realizada uma assembléia geral neste sábado, às 09:00 horas da manhã, no Auditório da Associação Comercial de Patos, onde os servidores irão decidir, caso a Prefeitura não apresente uma proposta, uma paralisação na segunda-feira, dia 09 de fevereiro de 2009, além de entrar com as ações na justiça para evitar que os servidores trabalhem 8 horas no Município, ou seja, de um turno de trabalho passar para dois.
“Esperamos que o Prefeito Nabor Wanderley, atenda a reivindicação dos servidores, que compreenda a situação de diversas auxiliares de serviços, muitas doentes, outras tomando conta de seus pais que são doentes, outras que não tem com quem deixar os seus filhos para trabalhar e nesse momento quando a nossa luta é a redução da jornada de trabalho para gerar emprego, gerar renda, estamos numa situação de extrema dificuldade em Patos.”. Disse.
Outra questão levantada pelo sindicalista diz respeito à flexibilização do sindicato, em fechar um acordo com a Prefeitura para nenhum servidor gozar licença-prêmio até a realização do concurso público, que deve ser realizado até junho deste ano, além de se dispor a visitar escola por escola, conversando com todos os associados, explicando essa situação.
Gonçalves enfatizou ainda que existem muitos servidores em desvio de função, ou seja, são auxiliares de serviços, mas estão nas secretarias de escolas e até da própria secretaria de educação, que precisam retornar as suas funções conforme aprovação em concurso público, evitando assim novas contratações e garantindo o turno de 6 horas de trabalho.

Assessoria

Ex-Vasco já treina no Nacional


O atacante Dudu, que teve rápida passagem pelos times cariocas Vasco da Gama e Tigres já está treinando no Nacional de Patos. O atleta está aprimorando a parte física e ritmo de jogo. Em breve deverá ser utilizado pelo treinador Marcus Nascimento.
foto:garimpandopalavras

Prefeitos decidem reativar Associação das Espinharas


Gestores e representantes de oito municípios, Patos, Quixaba, Mãe D’Água, São José do Bonfim, Santa Terezinha, Condado, São José de Espinharas e Cacimba de Areia estiveram reunidos na tarde de ontem (quarta 04) para discutir a reativação da Associação dos Municípios das Espinharas, que há mais de dez anos encontra-se abandonada. Mais do que nunca, através da organização, as unidades federativas passam a dispor de maior abertura para conquistas que proporcionem desenvolvimento local e melhor qualidade de vida para a população.
Foi esse pensamento que tornou possível o encontro de ontem dos prefeitos, de seguirem o exemplo de outras regiões paraibanas, que estão se fortalecendo através de associações. A das Espinharas deverá contar com 18 municípios, já que os cinco do Vale do Sabugi estão interessados de se filiarem. Segundo o prefeito Nabor Wanderley, anfitrião da primeira reunião para se discutir a reativação da Associação, com a formação do bloco poderá ser feito um consórcio de saúde, se reivindicar estradas para a região, dentre tantas outras que sozinho o prefeito tem dificuldade de conseguir, mas através da entidade as chances são bem mais reais.
Antes havia incentivo para aglomeração dos municípios via associação, mas, segundo os presentes ao encontro, não existia muita união, defesa e luta pela concretização das bandeiras entre as prefeituras. O prefeito de Quixaba, Júlio Cezar (PMDB), disse que considera como alternativa das mais importantes, que acaba dando maior impulso para a reativação da Associação, a possibilidade de regionalizar o Samu, que chegaria às demais localidades das Espinharas. “Os municípios que ficarem assistindo os outros trabalharem sua tendência é ficar sempre para trás”, comentou Cezar.
Na próxima semana os prefeitos da região de Patos participam de audiência com o presidente Lula. Só após o período de carnaval voltam a se reunir. A reunião ficou agendada para o dia 3 de março. A Famup – Federação dos Municípios Paraibanos enviará para esse encontro um técnico, que vai tirar todas as dúvidas dos presentes e facilitar a reativação da associação.

Assessoria

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Justiça dá ao Incra posse de fazenda no Sertão paraibano

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba foi imitida na posse do imóvel rural Fazenda 'Cantinho, Aroeiras, Várzea da Ema e Baixinha', no município de Lagoa, na manhã desta quarta-feira (4).
O imóvel, localizado no Sertão paraibano, a cerca de 410 km de João Pessoa, possui aproximadamente 428 hectares e irá beneficiar, quando transformado em Projeto de Assentamento da Reforma Agrária, 34 famílias de trabalhadores rurais.
Participaram do ato de imissão de posse, realizado na sede do imóvel, a procuradora do Incra-PB Elizabeth Nascimento Belo, o chefe da Divisão Administrativa, Aristides Azevedo Neto, representantes de movimentos sociais do campo e agricultores que devem ser assentados na área.
De acordo com Antônio Cleide, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Paraíba, os futuros assentados devem desenvolver no futuro assentamento a produção de grãos (feijão, milho e arroz) e a criação de gado bovino e de pequenos animais, como galinhas e porcos.
Os próximos passos para o assentamento das famílias no imóvel são a publicação da Portaria de criação do Projeto de Assentamento, o cadastro e a homologação das famílias.
Decreto - O imóvel rural foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária através de Decreto Presidencial publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 04 de junho de 2008.
Com a publicação, a superintendência regional do Incra/PB fica autorizada a promover a desapropriação e dar andamento à criação de um novo Projeto de Assentamento, observando as áreas de reserva legal (equivalente a 20% da área do imóvel) e de preservação permanente (margens de rio, cumes de morros etc.).

Da Assessoria de Imprensa do Incra-PB

PM apreende veículos em Tavares - PB


A Polícia Militar continua com o trabalho de fiscalização na região polarizada por Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. Nesta terça-feira, 3, policiais da 4ª Companhia da PM realizou uma operação na cidade de Tavares, onde foram apreendidos quatro veículos.
Segundo o major Jurandy Monteiro (foto), comandante daquela companhia, as apreensões aconteceram por falta de habilitação e documentação irregular. Essas apreensões, lembrou o major fazem parte de uma operação que está sendo realizada no município, que tem como objetivo proporcionar mais segurança a população, minimizando os acidentes e possíveis delitos.
O comandante orienta também os motociclistas quanto ao uso de capacete. “O capacete é obrigatório para todos os motociclistas, em qualquer via do território nacional. O não uso acarreta em multa e perda da carteira de habilitação.” explicou.
wscom

Biocombustível: Quixaba faz plantio experimental de girassol


O Município mais pobre da Paraíba, Quixaba, tenta, através da agricultura, mudar esse panorama com alternativas econômicas na agricultura. Através da Secretaria de Agricultura, com apoio técnico da Emater, a Prefeitura criou um campo experimental de dois hectares que está recebendo as sementes de girassol.
Segundo o prefeito Júlio Cezar, caso a cultura apresente bons resultados, com boa adaptação, existe a possibilidade de plantio de amplas dimensões, até porque cerca de 60% da população vive na zona rural e sobrevive de atividades agrárias. Com isso toda a produção teria comprador direto, o governo federal, que possui o programa do biocombustível.
“A luta pela preservação do meio ambiente, uma responsabilidade de todos nós, vem desencadeando ações que buscam alternativas energéticas de baixo teor poluente, e a política de biocombustíveis do governo federal pode ser uma importante saída para o desenvolvimento de nosso município”, comentou Cezar.
Nessa fase inicial de seu governo sua equipe vem discutindo os principais problemas vividos pelo homem do campo. Com as chuvas que já caem no Sertão, a Prefeitura está levando ajuda aos pequenos produtores, disponibilizando cinco tratores, sendo um do Município, que foi consertado e aluguel de outros quatro. Ao todo estão sendo oferecidas 400 horas de trator para o preparo da terra. Muitos já estão plantando. Na política de auxílio às famílias do campo, a Prefeitura também estará distribuindo sementes de feijão e milho.
Assessoria

Fetag inicia ciclo de capacitações na Paraíba


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba – Fetag – deu início na manhã desta quarta-feira 04 a um ciclo de capacitações direcionadas aos dirigentes sindicais e pessoas ligadas aos serviços burocráticos dos sindicatos. Cerca de 60 pessoas de 36 municípios da região de Patos estão passando por esse treinamento, que discute pontos como gestão sindical, noções de contabilidade sindical, educação no campo e legislação sindical. Na próxima semana o evento acontecerá em Picuí e retorna em quinze dias para a região de Patos.
O presidente da Fetag, Liberalino Ferreira de Lucena, Caboquim, disse que os temas são de suma importância para o bom funcionamento dos sindicatos. Destacou a educação no campo como essencial na luta contra a forte discriminação que impera na sociedade contra as pessoas que vivem na zona rural, citando como exemplo atendimento na rede hospitalar, quando esses são tratados como verdadeiros indigentes. Outro exemplo é com relação às mudanças no processo de aposentadoria pela Previdência, possível hoje se conseguir o benefício em trinta minutos, quando os trabalhadores rurais sempre são os últimos a ser atendidos.
Sobre isso diz entender que o homem do campo geralmente não possui todos os documentos solicitados de imediato, mas que espera até junho, prazo dado pela gerência da Previdência da Paraíba, para que as solicitações do benefício sejam resolvidas. Com relação aos principais problemas vividos hoje pelo homem do campo na Paraíba, enumerou dois como os que mais afetam cerca de um milhão de trabalhadores e trabalhadoras do campo: a reforma agrária e a da Previdência.
Sobre a reforma agrária disse que são algo em torno de 600 áreas ditas como de assentamentos, mas que na realidade a maioria está mais para favela rurais que assentamentos para trabalhadores. Não existe acompanhamento adequado pelo Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, algo previsto na legislação, como também não recebe a estrutura que a própria legislação admite pra ser assentamento, receber a terra e condições para que o homem possa dela tirar sustento.
“Para se ter uma idéia, tem terra que foi desapropriada há oito anos e sequer foi parcelada. Área de assentamento em que ainda não foram construídas casas. Como podemos esperar que o trabalhador venha a exercer de fato sua cidadania?”, questionou Caboquim.
Sobre a Previdência Social, outro ponto que afeta diretamente o trabalhador rural, enfatizou que considera bastante graves as informações do setor de benefício do órgão na Paraíba, ao informar que o INSS negava “apenas” de 40 a 49% dos benefícios ao trabalhador rural. “Se eles consideram esse número pequeno pra gente é algo péssimo, preocupante e muito negativo. Graças a Deus hoje existe a Vara Especial da Justiça Federal, que permite que o trabalhador possa recorrer para obter seu benefício, um lugar aonde o homem do campo ainda tem seu direito respeitado”, comentou o presidente da Fetag.
Porém disse que na maioria dos casos, por a Fetag não ter como atender toda a demanda pelo seu setor jurídico, os trabalhadores contratam os serviços de advogados, muitos usando da falta de ética e chegam a cobrar até 70% de honorários, totalmente fora do real, do que recomenda a OAB, em torno de 20%.
Ainda sobre reforma agrária, iniciada no governo FHC, disse que ainda não avançou no governo Lula, os problemas persistem, como persistem também os problemas na previdência com os trabalhadores tendo seus direito negados com frequência. “Aqueles que fazem o governo Lula tem que entender que trabalhador rural é cidadão como outro qualquer e precisa ser respeitado”, criticou Caboquim.

Advogado de Patos sofre acidente

O advogado de Patos, Antônio Bernardo Nunes Filho, conhecido por Dr. Naldinho, foi vítima de acidente automobilístico na noite de ontem (terça-feira 03) na BR 361, que liga Patos a Piancó. O acidente aconteceu por volta das 20h no KM 07 e envolveu o veículo Fiat Uno, de placas JLO 1262, do advogado e uma motocicleta Honda placas MMW 2908, conduzida por Francisco Soares Inácio, 26 anos, natural de Catingueira. O choque foi frontal, de acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal. No total três sairam feridos, sendo Naldinho (continua hospitalizado no Hospital Regional de Patos), sua esposa Francisca Vieira Lima, 54 anos, já liberada, teve ferimentos leves e o condutor da moto, com ferimentos graves foi transferido para Campina Grande

Dupla rouba agência dos Correios de Maturéia

Por volta das 15h de ontem (terça 03) dois homens entraram na agêcia dos Correios do Município de Maturéia-PB. Um deles levou o gerente, de nome Joacil, para o depósito, obrigando-o a entregar o dinheiro, valor não especificado. Em seguida os bandidos fugiram em um moto com destino a Teixeira. Quinze minutos depois o gerente acionou a Polícia, que pediu reforço e avisou ao destacamento de Teixera. Diligências foram feitas, inclusive em cidades vizinhas de Pernambuco, mas nem sinal da dupla.

Cariri paraibano terá aumento de 15% no volume de turistas em 2009


Meta foi definida durante reunião com prefeitos, produtores e gestores de Turismo da Paraíba

Com um pouco mais e infra-estrutura, foco na cultura e na produção artesanal, o fluxo turístico do Cariri paraibano pode crescer até 15% este ano. Esta é a perspectiva mostrada pela gestão do Turismo do Sebrae, hoje, dia 3, em Campina Grande, que foi encarada pelos prefeitos, assessores e produtores da região como uma meta a ser cumprida. Todos se reuniram para acertar os detalhes de mais um triênio de trabalho sustentável no território.
Até 2011, o Cariri pode até chegar aos 25% de aumento no número de visitantes, dependendo dos trabalhos desenvolvidos no local. Este é o resultado de um gerenciamento e consolidação dos negócios que o Sebrae projetou para o território. Os prefeitos explanaram alguns pontos turísticos novos que a região pode oferecer como atrativo local ao turista. O governo do Estado vai continuar apoiando o projeto.
A reunião conseguiu atrair pelo menos um representante de cada uma das 31 cidades do território, conforme a gestora do Sebrae, Rosa Maria Correia. Ela apresentou o que foi feito durante os últimos três anos na região, destacando o Roteiro Cariri – Um tributo a você!, lançado em 2008. A rota turística, que passa por sete cidades do Cariri, conseguiu lotar os estabelecimentos da região com visitas.
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento expôs os ajustes que os municípios deverão cumprir para entrar no turismo cultural de mercado. Muitas são as vertentes culturais a serem exploradas na região. Durante a reunião, pode-se perceber que o Cariri possui, já para o início dos trabalhos, o carnaval das águas, que pode atrair multidões devido à combinação de banhos naturais em açudes com a música local.
Atrativo
Sem perder a oportunidade do desenvolvimento local, a prefeita de Barra de São Miguel, Luci Costa, disse que já está trabalhando o turismo de maneira individual. “Estamos preparando um carnaval folclórico, com personagens de figuras da nossa própria cultura. Os jovens do município estão trabalhando na confecção de máscaras carnavalescas em formato de caprinos”, explicou.
Ela e outros prefeitos do Cariri oriental ainda não se integraram ao projeto de turismo do Cariri. Mas a partir de hoje, eles não só mostraram interesse em participar das empreitadas em busca de visitação e geração de renda como já saíram da reunião com visitas agendadas para oficializarem a participação junto à secretaria estadual.
Assessoria Sebrae

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Curiosidade


Porque o estômago ronca?


O estômago naturalmente já provoca certo barulho característico das atividades do sistema digestório. No entanto, quando uma pessoa está com muita fome, seu estômago passa a fazer um barulho acima do normal, chegando a ser audível até mesmo para pessoas ao seu redor. Quando vemos, sentimos o cheiro ou imaginamos o alimento, nosso cérebro envia informações para o tubo digestivo como forma de preparação para a realização da atividade digestória. Dessa forma, os órgãos começam a se preparar para receber os alimentos. O barulho que escutamos é provocado pelo estômago e intestino delgado, que passam a se contrair e relaxar várias vezes, no chamado movimento peristáltico. Esse movimento provoca a agitação dos gases e líquidos contidos em seu interior, resultando no “ronco” do estômago.
Brasil Escola

Lula diz: Governo vai construir 500 mil casas


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inaugurou nesta terça-feira (3) obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na comunidade de Manguinhos, no subúrbio do Rio, disse que um plano para construção de 500 mil novas casas será apresentado a ele em dez dias.
Em discurso durante a inauguração do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, primeira obra do PAC na comunidade, o presidente disse que a apresentação será feira pelos ministros Guido Mantega, da Fazenda, Dilma Roussef, da Casa Civil, e Márcio Fortes, das Cidades.
"Daqui dez dias a Dilma, e o ministro Guido Mantega e o ministro Márcio Fortes vão me apresentar um plano para construir mais 500 mil casas nesse país, além das casas que a Caixa já constrói. E por que que a gente vai fazer isso? Porque nós precisamos gerar empregos", afirmou o presidente.
Ele acrescentou: "Nessa crise mundial em que todos os países ricos estão passando maus bocados, vamos tentar mostrar que os países ricos, que há quatro anos ficavam ditando regras, nós agora vamos dizer para eles: façam o que nós estamos fazendo que vocês podem recuperar a economia do seu país".
garimpando com G1
foto:Estadão

TCE julga as contas do TJ-PB e de Fátima Paulino

As contas de 2007 do Tribunal de Justiça estão na pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira, dia 4. Elas levam as assinaturas dos desembargadores Júlio Paulo Neto (período de 1º de janeiro a 1º de fevereiro) e Antonio de Pádua Lima Montenegro (de 2 de fevereiro até o final do exercício).
O TCE também examinará as contas de 2006 do Fundo de Industrialização do Estado da Paraíba, assinadas por Ricardo José Motta Dubeaux, e as da prefeita de Guarabira Maria de Fátima de Aquino Paulino. Ela se responsabilizou pelos períodos de 1º de janeiro a 24 de junho, de 16 a 19 de julho e, finalmente, de 6 de agosto a 31 de dezembro de 2006. Com o ex-prefeito guarabirense José Agostinho Souza de Almeida ficaram os períodos de 26 de junho a 15 de julho e de 20 de julho a 5 de agosto de 2006.
Apreciação das contas de Salgadinho
Também é deste mesmo exercício a prestação das contas da Câmara Municipal de Bom Jesus e as da Prefeitura de Logradouro assinadas, neste caso, pelo ex-prefeito Humberto Luís Lisboa Alves.O Tribunal ainda verificará as contas de 2007 das Câmaras de Parari, Ouro Velho, Uiraúna, Lucena, Rio Tinto e Salgadinho. O secretário de Assistência Social do Município de Campina Grande José Vanildo Medeiros terá o exame das contas de 2006.
Fonte: Ascom/ TCE

Queda no tráfico: PF faz maior apreensão de crack da Paraíba


A Polícia Federal realizou na tarde desta terça-feira, 3, a maior apreensão de crack da Paraíba, quase 76 quilos da droga foram apreendidos no Conjunto Renascer, em Cabedelo. O superintendente da Polícia Federal, Cláudio Gomes, informou no final da tarde de hoje, que um dos presos com a droga é foragido do Presídio de Segurança Máxima do Rio Grande do Sul, e foi preso pela PF na “Operação Toupeira”.
A “Operação Toupeira” impediu um roubo milionário ao Banrisul nos moldes do que foi realizado no Banco Central do Ceará.
De acordo com Gomes, os bandidos presos são de alta periculosidade tinham muita organização na ação do trafico de drogas. Para ele, os traficantes já vinham agindo nas cidades de Cabedelo e João Pessoa há algum tempo. “Com certe eles já vinham traficando. Ninguém chega a uma estrutura dessas de uma hora para outra”, disse.
Além do crack, foi apreendida uma arma calibre 38, várias munições, duas balanças de precisão e R$ 39,5 mil.
Gomes admitiu que alguns dos presos pode estar apresentando identidades falsas para ludibriar a Polícia. Ele disse ainda que o trabalho de investigação já vinha feita há alguns meses e que a partir de agora, as investigações se desdobraram no sentido de identificar o destino da droga. “É um papel fundamental que eu acho que a Polícia tem que intensificar quem são esses fornecedores”, destacou.
O delegado não soube precisar quantas pedras de crack daria para fazer com a droga apreendida. “Não tenho como lhe precisar isso agora, mas é muita droga”, destacou.
wscom

Justiça bloqueia bens de acusado de comandar prostituição infantil em JP


A Justiça do Trabalho na Paraíba determinou o bloqueio de contas bancárias do engenheiro João Adriano Carvalho Guerra, acusado de manter uma rede de prostituição infantil em João Pessoa. O bloqueio se deu em face de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Paraíba. Além de contas bancárias, foi bloqueado um automóvel de titularidade do engenheiro a fim de satisfazer o pedido de dano moral coletivo postulado pelo MPT.
O juiz Adriano Mesquita Dantas considerou, na liminar, que “está demonstrada a existência de uma verdadeira rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Há, outrossim, indícios de que o réu comandava essa rede, conforme os depoimentos prestados pelas vítimas”.
O procurador Eduardo Varandas, do MPT, pioneiro neste tipo de ação no país, disse que “essas ações são as primeiras de uma série de ações a serem propostas na Paraíba a fim erradicar a exploração sexual de crianças e adolescentes”.
“Vamos montar um núcleo compostos de promotores, juízes de Direito e do Trabalho, Polícia Civil e procuradores com a finalidade de combater de forma sistematizada essa maldade com as crianças de nosso Estado”, concluiu o procurador.
Meninas eram trazidas de Bayeux
As garotas, todas menores de 18 anos, eram moradoras de Bayeux, cidade da Grande João Pessoa, seduzidas com promessa de dinheiro, presentes, refeições e diversão (eram constantes os banhos de piscina na mansão do acusado). Também eram oferecidas bebidas alcoólicas às adolescentes.
Elas confirmaram os relatos em depoimentos tomados, posteriormente, pelo Ministério Público Estadual na presença de representantes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e de responsáveis pelas menores.
O procurador Eduardo Varandas, responsável pela ação, registra, na ação, “lamentável episódio que só tardou significativamente a conclusão dos trabalhos investigativos”. É que, segundo ele, o MPT, buscando instruir o Procedimento Preparatório, solicitou à Justiça Comum, desde abril de 2008, cópia dos autos do processo no qual figura como indiciado Adriano Guerra. Em resposta, a magistrada oficiante informou que o processo tramita em segredo de justiça e, em razão disso, sonegou as informações solicitadas, o que fere a Lei Complementar 75/93, que garante que “nenhuma autoridade poderá opor ao Ministério Público, sob qualquer pretexto, à exceção de sigilo, sem prejuízo da subsistência do caráter sigiloso da informação, do registro, do dado ou do documento que lhe seja fornecido”.
Fonte: Ascom/MPT-PB
foto:www.viladoartesao.com.br

Novo encontro entre prefeitos paraibanos será realizado em Itaporanga


Será realizado a partir das 9h, da próxima sexta-feira, dia 6, na cidade de Itaporanga mais um encontro de prefeitos e prefeitas. Dessa vez, a reunião acontecerá em espaço cedido pelo prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro (foto), com a presença de
A informação é do deputado Romero Rodrigues, secretário-chefe da Casa Civil, acrescentando que esses encontros, atendendo a recomendação do governador Cássio Cunha Lima, são de grande importância para apoiar o processo de parceria entre o Estado e as Prefeituras, discutindo programas e projetos de interesse da sociedade em prol do desenvolvimento da Paraíba. Salienta que os novos gestores têm uma excelente oportunidade de conhecer e debater propostas comuns entre Governo e as Prefeituras.
Segundo Romero, a Assembléia Legislativa da Paraíba, presidida por Artur Cunha Lima, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), dirigida por Buba Germano, e outras instituições têm participado ativamente dos encontros que contribuem para o amadurecimento das relações entre os entes públicos, e de grande importância para o crescimento da Paraíba. Disse que os novos prefeitos têm absorvido informações muito importantes para dar continuidade as suas ações à frente dos Municípios. Além dos prefeitos participarão os deputados da região de Itaporanga e de outros municípios, dentre esses o líder do Governo, deputado Manoel Ludgério.
O evento marcará a apresentação de programas governamentais e indicativos de parcerias entre Governo e municípios. No encontro, serão debatidos assuntos de interesse das Prefeituras, como planejamento, infra-estrutura, educação, habitação, agricultura, segurança e saúde.
Ainda participarão da reunião os secretários Carlos Dunga (Defesa Agropecuária e Pesca), Franklin Araújo (Planejamento e Gestão), Edna Wanderley (Desenvolvimento Humano), Neroaldo Pontes (Educação), Cassiano Pereira, (Interiorização), Manfredo Guedes (Ação Governamental), Eitel Santiago (Segurança e Defesa Social). Entre os presidentes de estatais, Socorro Gadelha, (Cehap), Gilmar Aureliano (FAC), Inácio Bento de Morais, (DER), além representantes do Interpa, Empasa, Pronaf, e Defesa Agropecuária.
Cada secretário, dirigente de órgão e técnicos do Governo faz explanação a respeito dos respectivos programas, respondendo a perguntas dos prefeitos e prefeitas. Em cada fala de representante do Governo a recomendação do governador Cássio Cunha Lima de firmar e ampliar parcerias com as 223 cidades do Estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa
foto:portalvale

Arquivo do blog