Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cerca de 80 mil pessoas devem prestigiar show de Victor e Leo



Uma das maiores sensações musicais do sertanejo, a dupla Victor e Leo, que se apresenta no dia 25 de junho no São João de Patos, deverá atrair um púbico de aproximadamente 80 mil forrozeiros, segundo previsões da coordenação do evento. Na mesma noite também haverá show de Aviões do Forró.
Vencedores do Prêmio TIM 2008, indicados ao Grammy Latino 2008, e vencedores do Oscar do rodeio nacional- Troféu Arena de Ouro 2009-, como "Melhor dupla sertaneja 200/2008", os irmãos Victor&Leo já gravaram cinco álbuns e dois DVDs. Músicas amplamente tocadas nas emissoras de rádios, a exemplo de “Amigo Apaixonado", "Fada", "Vida Boa", "Fotos", "Tem que ser Você", vão sacudir o Terreiro do Forró, palco para o que deve ser a melhor edição do São João de Patos, Município localizado a 300 Km da Capital paraibana João Pessoa.
Orçado em R$ 1,6 mi, praticamento bancado pelos patrocinadores, o evento junino está cercado de muita ansiedade, seja dos turistas, que não cansam de ligar e mandar emails para a coordenação do evento solicitando programação, querendo maiores informações sobre hospedagem alternativa. Seja pela população de Patos e comerciantes locais, que sabem da importância econômica do evento para a localidade, tanto para a cultura, como também pela possibilidade de geração de renda.
Para dar maior entusiasmo ao comércio, a Prefeitura de Patos lançou em parceria com a Associação Comercial, um concurso para mobilizar o setor empresarial. A loja que apresentar mais bela ornamentação junina será contemplada com um camarote. A escolha acontecerá na semana de abertura do São João, que terá sua abertura dia 19 com Mastruz com Leite, Pinto do Acordeon, Orquestra Sanfônica, Aécio Flávio e Gê Maria.
A Prefeitura está realizando o cadastramento dos 520 vendedores que vão trabalhar no circuito da festa. Nos próximos dias todos eles serão convidados a participarem de uma capacitação oferecida pela Vigilância Sanitária, enfocando a questão da higiene pessoal, material e cuidos na manipulação de alimentos. “Ano passado não nos chegou um registro sequer de doenças provocadas por alimentos consumidos na área do Terreiro do Forró, o que demonstra que as pessoas estão mais conscientes e cuidadosas no preparo e comercialização de produtos comestíveis”, explicou o sanitarista e diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Petrônio Souto Gouveia.
Mais uma vez a Prefeitura de Patos teve apreocupação de manter a paz reinando duranto o São João, algo, aliás, que se tornou uma das maiores características do evento, lembrada pelos forrozeiros em pesquisa de opinião pública, grande número prefere a festa de Patos, cidade de 109 anos e de 100 mil habitantes, pela tranquilidade e segurança oferecidas.
Na última segunda feira o prefeito Nabor Wanderley recebeu no Centro Administrativo representantes de todos os orgãos de segurança pública para aparesentar o projeto do São João 2009. A partir deste as polícias elaboram seu plano de ação, define quantitativo a trabalhar durante os nove dias de festa. A área do Terreiro do Forró também será monitorada por câmeras espalhadas em pontos estratégicos. A 5ª Superintendência de Polícia Civil manterá uma delegacia funcionando no local. Os dois conselhos tutelares permanecerá de plantão para resolver os casos que envolvam menores.

Assessoria

foto:divulgação

Ivanes crítica COREN e defende Hospital regional de Patos

Por Mário Frade

O vereador Ivanes Lacerda (PSDB) utilizou seu tempo regimental na Tribuna da Câmara Municipal de Patos, para lembrar de alguns Requerimentos de sua autoria já apreciados e aprovados no Plenário da casa, porém fez questão de dar prioridade a outro assunto.
Recentemente O COREN (Conselho Regional de Enfermagem) e um Jornal de circulação no estado, denunciaram que no Hospital Regional de Patos a paciente que ficou sob observação médica com suspeita de ter contraído o vírus A (H1N1), teria ficado isolada numa Ala semelhante a uma cela para presos existente naquela Unidade de Saúde.
Lacerda, que além de vereador é médico, disse que não só o Hospital foi injustiçado. Ele também se sentiu prejudicado pela denúncia que segundo ele é infundada, e pela matéria publicada no Jornal por uma jornalista conhecida por Cecília Noronha. “Estou aqui defendendo o Hospital de Patos por conta da injustiça publicada por essa repórter que é infundada e que sirva de exemplo para os profissionais que aqui se encontram”. Orientou.
Lacerda disse que a Ala é apenas uma Custódia de presos e por não ter outro local que sirva de isolamento para pacientes com alguma suspeita de problema infecto-contagioso, a alternativa foi interná-la no local. Ele disse que em nenhum momento a paciente foi privada de sua liberdade. “De fato o local possui grade na porta por se tratar de uma Custódia para presos, porém ela permaneceu o tempo todo aberta.” Justificou.
Ele disse que mais grave ainda foi a denuncia feita pelo Jornal de que no Hospital de Patos enfermeiros estariam realizando pequenas cirurgias. Ivanes disse que de forma alguma isso acontece no Hospital e que um médico desde que necessite, pode precisar do auxílio de qualquer pessoa numa pequena cirurgia. A Ala de custódia policial que antes funcionava entre a UTI e as enfermarias foi construída na gestão dele quando dirigia aquele Nosocômio e disse que o lugar foi escolhido para garantir a segurança de todos os pacientes e até mesmo funcionários.
"Quando o preso está ferido e precisa de cuidados médico e está custodiado pela polícia, a enfermeira que irá atendê-lo tem que ter segurança." Disse.
Lacerda disse que o procedimento é feito com muita cautela. Segundo ele, o policial entra primeiro e algema o preso, em seguida a profissional entra e realiza os procedimentos necessários.Contou que já aconteceu em Patos de um preso, portador do vírus HIV, revoltado, lesionar uma enfermeira com a própria ceringa na hora em que ela tratava do paciente.

IMprensa de Patos recebe orientações sobre cobertura do São João


Representantes de todos os veículos de comunicação de Patos participaram na manhã desta sexta feira de uma reunião com o coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal, Airton Alves, para discutir os últimos detalhes para a cobertura do evento. O assunto que dominou o encontro foi o acesso dos profissionais na área do Terreiro do Forró, a forma como se daria esse acesso, havendo debate sobre o espaço a ser ocupado pelos veículos, em especial emissoras de rádio, quantitivo de credenciais a ser repassados pela Coordecom.
Ficou decidido que, por falta de camarotes, algumas emissoras dividiriam o espaço nos camarotes. Na próxima segunda feira começa o cadastramentos da imprensa. Todos deverão procurar a Coordecom, ao lado do Colégio Monsenhor Manuel Vieira, Praça Edivaldo Motta, portando foto 3x4.
Uma das novidades do São João de Patos este ano será o acesso aos camarotes através de cartão magnético. Uma empresa foi contratada para fazer esse trabalho de fluxo dos forrozeiros a essa área do evento.
foto:garimpandopalavras

Agrônomo lança cordel abordando o novo acordo ortográfico de língua Portuguesa



O agrônomo Francisco Soares de Lima (Chico Velho) está preparando o lançamento, para os próximos quinze dias, de seu mais recenete trabalho em cordel, denominado Nova Ortografia em Cordel, que detalha, com certa dosagem de humor, as recentes mudanças na Língua Portuguesa. São 44 estrofes em setilhas. A obra deverá ser bastante utilizada na rede de ensino, inclusive é financiada por uma prefeitura da região, que já demonstrou interesse no trabalho, que nostra todas as regras e mudanças.
Chico Velho é bastante conhecido na região por seus trabalhos em cordel. Dentre suas obras, mais de quinze, se destacam: Cordel na Fé católica, O Peido do Gergelim, A História do Cursilho de Cristandade de Patos e o Cordel dos Pés Inchados.

Foto:garimpandopalavras

Encontro discute pauta de reivindicações dos comérciários da Paraíba

Está sendo realizado hoje, em João Pessoa, o encontro estadual com representantes sindicais, visando discutir a pauta de reivindicações dos servidores do comércio no estado. O evento, que acontece na sede da Federação do Comércio da Paraíba, reune os presidentes dos sindicatos de João Pessoa, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras, e vai definir além dos índices de cada município, as cláusulas sociais e econômicas que estarão na mesa de negociações com os sindicatos patronais.
Uma delas, deverá ser a inclusão de deficientes físicos nas empresas com mais de 50 empregados, assunto que foi tratado no último fim de semana durante o 2º Seminário sobre Negociação Coletiva, realizado na capital. Segundo Francisco Isidoro, presidente da Associação dos Deficientes da Paraíba, as empresas em sua maioria não cumprem a lei de cotas para deficientes, regulamentada pelo Congresso Nacional. Segundo ele, a Paraíba tem hoje pouco mais de 3 mil deficientes inseridos no mercado de trabalho, números bem inferiores aos 9 mil trabalhadores que deveriam estar inseridos, se a lei fosse cumprida em sua integridade.
Em Patos, o Sindicato dos Comerciários estará realizando próxima sexta, 29, a primeira assembléia ordinária, que vai discutir as propostas que serão encaminhadas ao Sindicato do Comércio Varejista de Patos, para a próxima data base, dia 1º de julho. Na oportunidade, o Sindicato dos Comerciários estará promovendo um café da manhã para trabalhadores do setor, visando fortalecer a luta para se obter um reajuste compatível a realidade atual. Apesar da crise financeira, Lima acredita que a boa relação com o sindicato patronal deve ajudar para que seja obtido um índice dentro das expectativas.
Genival Junior - Assessoria

Central de Transplantes de Patos capta córnea e envia para João Pessoa



Nessa reestruturação que o Hospital Regional de Patos Dep. Danduhy Carneiro vem passando, ao longo dos últimos dois meses, um setor que já apresenta resultados positivos é a Central de Transplantes. Ontem conseguiu captar uma córnea, já enviada para a Central de João Pessoa, onde acontece os transplantes, atendendo a fila de espera. Em seis anos de funcionamento esta é apenas a quarta captação do órgão, sendo que as três primeiras não foram aproveitadas, frustrando os pacientes que aguardavam voltar a enxergar.
A psicóloga Suênia Batista explicou que hoje existe total apoio à Central de Transplantes, seja pela direção, dos médicos, enferemeiras. “O fluxo de informações torna nosso trabalho mais eficaz. Existe um compromisso de todos para que a captação e consequentemente o transplante obtenha sucesso”, explicou Suênia.
Hoje trabalham na Central de Transplantes do Regional de Patos oito profissionais, sendo quatro da enfermagem, duas psicólogas e duas assistentes sociais, equipe esta coordenada pela enfermeira Jordânia Xavier. Apesar da importância da doação do órgão, ainda falta conscientização da população. A Central pretende realizar um trabalho informativo com a sociedade visando ampliar a captação de córneas na cidade.
A psicóloga diz que o primeiro passo para a doação do órgão é a boa vontade da família. São recolhidas as córneas de pessoas que tinham de 3 a 80 anos, desde que não tenham morrido de doenças infecto-contagiosa. A equipe médica tem apenas seis horas para captar a córnea após a morte do paciente. Após a captação o órgão é enviado para João Pessoa e segue-se uma lita de espera, beneficiando o primeiro da fila, um sistema adotado em todo o país.

Assessoria

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Concurso Forró pé-de-serra terá 14 trios nesta sexta-feira


O concurso musical O Melhor Trio de Forró Pé-de-serra, promovido pela Prefeitura Municipal de Patos, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação tem sequência nesta sexta-feira, 22, com a segunda classificatória. Nessa etapa 14 trios de forró vão se apresentar para o público e banca julgadora.
Sobem ao palco os trios: Os Malas do Forró, Forró Real, Bidinha e Trio, Trio Som Musical, Jogo de Cintura Acústico, Amigos do Forró, Paixões Proibidas, Trio Zuzinha, Trio Tonelada do Forró, Os Quatro do Xamego, Raizes do Forró, Compasso do Forró, Xodó e Tamanco Mulher. O trio que perder a essa apresentação será desclassificado automaticamente.
A próxima eliminatória do concurso musical será dia 29 deste mês. Já estão classificadas para a grande final os seguintes trios: Originais do Forró, Forró Cassete, Trio Patuá, Boi de Rei e Asa Branca.
A realização desse concurso é um grande incentivo aos talentos locais e da região. O prefeito Nabor Wanderley explica que havia essa lacuna no São João de Patos, e que antes só existia espaço para artistas de fora. “Essa iniciativa melhorou a autoestima de nossos valorosos instrumentistas e vocalistas, que passaram a faturar mais, principalmente no período junino”, comentou Nabor.
O São João de Patos, considerado um dos melhores eventos juninos do Brasil, acontece este ano de 19 a 27 de junho. Serão mais de 40 bandas, dentre elas Mastruz com Leite, Aviões do Forró, Sirano e Sirino, Garota Safada, Geraldinho Lins, Victor e Leo, e dois momentos especiais e de muito orgulho para os patoenses, a apresentação das orquestras Forrônica e Sanfônica, que reverenciam os maiores nomes do forró genuinamente nordestino, compostas por músicos da terra.
Assessoria

Prefeitura de Patos define calendário de inaugurações da Rede Municipal

A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, definiu para o mês de junho, o calendário de inaugurações da rede municipal de ensino. Foram realizados, trabalhos de ampliação e reforma em seis unidades escolares, visando oferecer aos alunos e profissionais em educação da rede, melhor estrutura física e acomodação para as atividades desenvolvidas no ano letivo. As inaugurações terão início dia três de junho, no CIEP V, nas escolas Maria Eudócia e Santa Terezinha, no bairro São Sebastião, onde a prefeitura adquiriu um imóvel para ampliar as instalações.
No dia 6 de junho, será a vez da Escola Municipal Patativa do Assaré, no distrito de Santa Gertrudes. A programação prossegue nos dias 10 e 16, nas escolas Dom Expedito (bairro da Vitória) e Alírio Wanderley (Salgadinho), terminando dia 17, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pastor Frank Dyer, no Jatobá.
Segundo a secretária de Educação Márcia Mota, a prefeitura investiu nas seis unidades mais de 400 mil reais. Ela considerou que existe uma grande procura por vagas na rede municipal, uma vez que em algumas unidades, a prefeitua teve que alugar casas, utilizar salões de igrejas e ampliar provisoriamente as instalações das unidades. “o governo Nabor Wanderley tem o compromisso de não deixar alunos fora da sala de aula”, finalizou.
Geival Junior (Assessoria)

Estudantes realizam congresso em Patos



Os estudantes secundaristas de Patos estarão promovendo o seu 3º Congresso para a renovação da diretoria da União dos Estudantes Secundaristas de Patos U.E.S.P. As escolas das redes estadual, particular e municipal de ensino estão recebendo desde a última semana a comissão encarregada de convocar os representantes das escolas de Patos.
As regras para que o estudante participe são bastante simples: 01 representante a cada grupo de cem estudantes matriculados na unidade de ensino e 01 suplente para cada delegado. Também podem participar observadores e convidados ao congresso que acontecerá nas modernas instalações da Câmara Municipal de Patos neste dia 31 de maio de 2009.
Com o tema: A Educação, A Juventude e as Drogas o congresso debaterá sobre os problemas da juventude não só de Patos, mas de todo o Brasil e fará uma abordagem sobre o papel da juventude na sociedade atual, seus problemas escolares, a educação e suas formas, fazendo tudo isso com uma comunicação que é peculiar a linguagem dos jovens estudantes.
Representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas U.B.E.S, Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (A.P.E.S), presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (D.C.E-U.E.PB) e demais representantes de estudantes estarão presentes, bem como representantes políticos locais.
Para a comissão organizadora do 3º Congresso, a recepção dos estudantes nas escolas tem causado uma boa impressão pelo entusiasmo em querer participar do evento. “Isso mostra que por mais que digam que o jovem não quer nada com a vida é justamente o contrário”, disse Najara Escarião, da comissão organizadora.
Maiores Informações pelo telefone 8816-9898.

Priscila Hirotsu
UESP

Jovem é assassinado em São José de Princesa


Foi registrado na noite de ontem (quarta-feira 20), às 21h no centro da cidade São José de Princesa, um homicídio, cuja vítima trata-se do jovem Sidney Barbosa da Silva, de 23 anos. Segundo testemunhas, ele teria discutido com o senhor José Ernandes Ferreira, conhecido pela alcunha de Nocha, de 44 anos.
Durante a discussão, Nocha sacou de um revólver e efetuou um disparo contra Sidney, atingindo-o no olho esquerdo, tendo este morte instantânea. O acusado fugiu e não foi localizado pela Polícia.

Menores são detidos após praticarem assalto

Em Patos, ontem à noite, por volta das 22h, dois menores de 11 e 15 anos, respectivamente, foram detidos depois de praticarem assalto contra Francisca Sandra, 32 e Elisama Cristina, 25, no Bairro Salgadinho, levando das vítimas, que ficaram sob ameaça de uma faca-peixeira, dois aparelhos celulares. Elas acionaram a Polícia Militar, que fez rondas na localidade e conseguiu deter os menores e recuperar os telefones e apreender a arma. Os garotos foram reconhecidos pelas vítimas na delegacia


Recuperação de moto em Mãe D'Água

Na tarde ontem (20/05), por volta das 13h no centro da cidade de Mãe D’Água, o policiamento do destacamento da cidade recebeu uma informação dos policiais militares da cidade de Santa Terezinha - PE, relatando que havia ocorrido um furto de uma moto Honda Biz C100, cor prata, ano 2003, placa MMZ 7554-PB, por volta das 10h do dia 18/05/09, no centro deste município e que o veículo poderia estar na cidade de Mãe D’Água. Houve diligências nesta cidade e a Biz foi encontrada em poder de José Mota Sobrinho, 18 anos, que estava com a moto em uma oficina.
Ele acabou confessando que praticou o furto com Bruno Ramalho da Silva, 24, que também foi localizado e preso. A dupla foi entregue na 5ª SPC de Patos.
Redação com III BPM

quarta-feira, 20 de maio de 2009

TCE reprova mais contas de Edivan e ele terá que devolver R$ 16 mil


O Tribunal de Contas do Estado imputou o débito de R$ 24.995,92 ao ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha, ao cabo do julgamento de processo aberto em razão de denúncia feita nos exercícios de 2003 e 2004 por ex-vereadores, averiguada em inspeção de auditores ao município.Em seu voto, acompanhado por unanimidade, o relator Fernando Catão assinalou o prazo de 60 dias para que Salomão efetue o recolhimento dos recursos aos cofres municipais, sob pena de envio dos autos à Procuradoria Geral do Estado para cobrança judicial. O ex-prefeito respondeu pela inexistência do dinheiro na conta bancária da Prefeitura.
Despesas também não comprovadas motivaram a reprovação das contas de 2007 do ex-prefeito de Catingueira José Edivan Félix (foto), a quem o TCE imputou o débito de R$ 16 mil. Pela mesma razão, a Corte ainda reprovou as contas de 2005 da Câmara Municipal de Cajazeirinhas, com débito superior a R$ 20 mil à então presidência da Casa.A não retenção de contribuições previdenciárias contribuiu para a emissão de parecer do TCE contrário à aprovação das contas de 2006 do prefeito de Barra de Santa Rosa Evaldo Costa Gomes, conforme voto do relator Arnóbio Viana.
GUARABIRA - Foram aprovadas as contas de 2006 da prefeita de Guarabira Maria de Fátima de Aquino Paulino, processo que teve a relatoria do auditor Marcos Costa, mas que estava sob vista do conselheiro Fernando Catão, cujo voto obteve o acompanhamento unânime de seus pares.O exame das contas de 2005 da Assembleia Legislativa sofreu adiamento a pedido do relator Fernando Catão. Ele também solicitou o adiamento das contas de 2005 do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba.
Outro relator, o conselheiro Flávio Sátiro, propôs a retirada, da pauta desta quarta-feira, do processo referente às contas de 2004 da Secretaria do Trabalho e Ação Social, para complemento de instrução. As do exercício de 2008, apresentadas pelo Paraiban – Crédito Imobiliário S/A sofreu pedido de vista do conselheiro Fábio Nogueira.
Na mesma sessão, o TCE aprovou as contas de 2007 das Câmaras de Riacho de Santo Antonio e Jericó. Também, as dos Institutos de Previdência do Conde, Campina Grande, João Pessoa e Lucena, nesses três últimos casos com ressalvas. Inadequação a normas legais, em uns casos, e problemas com a arrecadação ou repasse de contribuições previdenciárias, em outros, acarretaram a reprovação das contas de 2006 dos Institutos de Previdência de Santa Rita, Lucena e Princesa Isabel (exercício de 2005).
Redação com Ascom

Provas para estagiários da PRT serão aplicadas dia 5

As provas do concurso para estagiários da Procuradoria Regional do Trabalho 13ª Região serão realizadas no próximo dia 5, das 14 às 17 horas, no Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp), situado na BR-230.
O candidato deverá comparecer ao local de provas com uma hora de antecedência, no mínimo. Os portões serão fechados pontualmente às 13 horas.
A PRT abriu vagas para estagiários nas áreas de Direito, Informática e Comunicação Social.
Para João Pessoa estão sendo oferecidas duas vagas para estudantes de Direito, uma vaga para estudante de Comunicação Social e uma vaga para Informática. Na Procuradoria do Trabalho em Campina Grande, é oferecida apenas uma vaga para Direito, assim como na Procuradoria em Patos.
Os estagiários aprovados ganharão bolsa mensal de R$ 700 e auxilío pecuniário, para transporte, no valor de R$ 7,00 por dia de efetivo estágio.
Ascom

Ninão torna-se protagonista de documentário


A vida não é fácil para quem tem 2,3m. Mas tem suas compensações. Uma delas é se transformar em protagonista de filme. Foi o que aconteceu com Joelison Fernandes da Silva, o Ninão, 23 anos, que motivou a estudante Mercicleide Ramos, concluinte do Curso de Comunicação Social da UFPB, a produzir um vídeo documentário narrando a sua história. Com o projeto, a estudante conclui o curso e Ninão estréia no audiovisual.
Ninão é o homem mais alto do Brasil e o segundo colocado em todo o mundo. Ele só perde em altura para o chinês Bao Xishun, 56 anos, que tem 2,36m.
"O vídeo traz depoimentos de familiares, amigos e vizinhos de Ninão", explicou a futura cineasta. A proposta, segundo ela, surgiu em 2007 e, desde então, vem se dedicando a pesquisas e coleta de informações." A fase de pré produção foi de muita disciplina. Visitei a cidade dele, conversei com amigos e familiares e pude constatar e até me surpreender com determinados aspectos da vida desse jovem paraibano", acrescentou.
Mercicleide já participou de vários trabalhos audiovisuais. Dirigiu, por exemplo, Também sei fazer cinema, e produziu os documentários O saco de histórias e O verdadeiro artesão. Além disso, desenvolve, juntamente com a professora do Departamento de Comunicação da UFPB, Nadja Carvalho, o projeto de pesquisa Mídias Móveis, e participa, como oficineira, dos projetos Paraíba cine senhor e Essa é minha escola, realizados, desde 2007, em cidades paraibanas. A equipe do vídeo é composta por Luís Augusto (direção de fotografia e câmera), Davi Abraão (produção), Niaranjan Do Ó (som e iluminação) e Amara Alcântara (still).
onorte

Governador Maranhão recebe relatório sobre delegacias da Capital


A Procuradora Geral de Justiça, Janete Ismael, encaminhará, nesta quinta-feira (21), ao governador da Paraíba, José Targino Maranhão, e ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Ferraz Gominho, o Relatório de Inspeção nas Delegacias de Polícia Civil da Capital e Região Metropolitana. O documento produzido pelos Promotores de Justiça que coordenam a Central de Acompanhamentos de Inquéritos Policiais de João Pessoa (Caimp/JP), Ricardo Lins e Alexandre Varandas, é o resultado do trabalho de controle externo da atividade policial, realizado entre os meses de março e maio.
Quase 80 recomendações foram feitas pelos coordenadores da Caimp a delegados e escrivães de polícia, à Secretaria de Segurança e Defesa Social, ao Delegado-Geral da Polícia Civil, à Corregedoria-Geral da Segurança Pública, ao Comando da Polícia Militar e ao IPC. Dentre elas estão a urgente contratação de mais delegados, a implantação do sistema de rodízio de escrivães entre as 12h e as 14h nas delegacias e a instauração imediata dos inquéritos policiais relativos às ocorrências criminais registradas nos últimos três meses pertinentes a crimes de ação penal pública incondicionada, cujo processamento não dependem da vontade das vítimas.

Delegacia especializada

O MP também recomendou à Secretaria de Segurança que providencie, o mais rápido possível, um pátio adequado para alocar os veículos sob custódia da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas e que todas as providências sejam tomadas para garantir o registro de roubo e furto de veículo no sistema nacional (Renavam) à noite e nos finais de semana e feriados. Além disso, o Ministério Público solicitou que delegacias especializadas como a da Infância e Juventude e a da Mulher também contem com plantão durante a noite, finais de semana e feriados, considerando a especificidade do atendimento desenvolvido por ambas.
Outra medida recomendada pelos Promotores para desafogar o trabalho nas delegacias é a utilização de terminais para o registro on line de ocorrência. “A Paraíba é um dos poucos estados do país em que fatos atípicos que não são crimes – como a perda de documentos, por exemplo – são registrados nas delegacias. A utilização de terminais nas Casas de Cidadania para o registro on line dessas ocorrências desafogaria o trabalho nas delegacias”, argumentou Ricardo Alex.
29 delegacias visitadas e 87 policiais entrevistados
O relatório da Caimp/JP foi elaborado a partir de uma série de inspeções realizadas, nos três últimos meses, em 29 delegacias de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Nesse período, os Promotores de Justiça também visitaram a Acadepol, a Corregedoria e a Ouvidoria Geral da Segurança Pública, o Centro Educacional do Adolescente (CEA), o Centro Educacional do Jovem (CEJ), a Carceragem da Central de Polícia, o CIOP e o Instituto de Polícia Científica (IPC). Oitenta e sete policiais, entre delegados e escrivães de polícia civil, foram entrevistados.
As inspeções se destinaram a verificar a organização administrativa desses órgãos, o cumprimento dos prazos legais no trabalho investigatório e a observância do princípio da obrigatoriedade na instauração de inquéritos sujeitos à ação penal pública. Foram constatados problemas em relação à infraestrutura e às condições de higiene das delegacias, sendo a situação de mais flagrante abandono a carceragem da Central de Polícia e a Delegacia da Infância e Juventude, o que, segundo os promotores, acaba por interferir na autoestima dos policias e a comprometer a qualidade do serviço oferecido ao cidadão. O relatório na íntegra, inclusive com fotos dos locais inspecionados, estará disponível, em breve, no link da Caimp, na página do MPPB.

Redação com Ascom

UFPB oferece quatro vagas para professor substituto

A Universidade Federal da Paraíba inscreve para preenchimento de quatro vagas de Professor Substituto com atuação no campus de João Pessoa. As opções são para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (uma), e para o Centro de Ciências da Saúde (três).
As inscrições para a vaga no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes serão recebidas até o próximo dia 3, das 14h às 17h, na secretaria do Departamento de Educação Musical, Campus de João Pessoa.
Os interessados devem apresentar o requerimento de inscrição preenchido, ou do seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao chefe do Departamento.
Outras informações no endereço eletrônico www.ufpb.br clicando no link editais ou pelo telefone (83) 3216 7123.
Já para o Centro de Ciências da Saúde as vagas são nos Departamentos de Educação Física e de Ciências Farmacêuticas para as disciplinas de Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação Física e Engenharia de Produção. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (22).
Edital - O concurso constará de prova didática e exame de títulos. Os pontos serão computados de acordo com a Resolução 50/2007 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe).
O edital completo do concurso pode ser conferido no endereço eletrônico da universidade www.ufpb.br ou pelos telefones (83) 3216.7030 (Educação Física) e (83) 3216.7026 (Ciências Farmacêuticas).
Ascom

Hospital faz mudanças visando melhorias no atendimento



O Hospital Regional de Patos, Dep. Janduhy Carneiro, deu início no dia de ontem, terça-feira 19, à adequação do setor de urgência. Serão aproximadamente quinze dias de trabalhos, cuja diferença de atendimento deverá ser bastante sentida por quem procurar aquele centro de saúde. Patos é o segundo município da Paraíba a atender as recomendações do Ministério da Saúde no Plano Nacional para Urgência e Emergência. O primeiro foi João Pessoa.
A diretora do Hospital Regional, Paula Maia Gouveia, explicou que as mudanças de estrutura física, de comportamento dos funcionários vão contribuir para que haja mais rapidez, humanização e resolutividade no atendimento. O Governo do Estado está investindo algo em torno de R$ 60 mil nessa ação. “É meta do Ministério da Saúde, com os respectivos estados, oferecer uma rede hospitalar mais humanizada e que permita aos usuários ter seus problemas de saúde resolvidos. Estamos dando os passos nesse sentido e pedimos a compreensão dos usuários. São obras que têm que ser realizadas para um melhor atendimento”, comentou Paula Maia.
As chuvas deste ano causaram alguns transtornos no Hospital Regional, provocando infiltrações e gotejamento, danificando teto e paredes, inclusive no bloco cirúrgico e corredores. Uma equipe vem realizando manutenção corretiva, já em sua fase final, para que os problemas não afetem os pacientes e funcionários, como também não venham a causar mais prejuízos.

Assessoria

Cadastramento para São João de Patos

A Coordenação do São João de Patos vai realizar na próxima sexta-feira, dia 22 de junho, ás 9h no Centro Administrativo, uma reunião com os profissionais de imprensa (rádios, tv´s, jornais e sites) para definir o cadastramento que dará acesso aos camarotes, como também, os lacais onde serão instaladas as emissoras de rádio que farão a cabertura do evento.
Assessoria

Memorial arquitetônico de Patos inserido na Sétima Semana de Museus





A Fundação Ernani Satyro participa da programação da 7ª Semana Nacional de Museus, com exposição fotográfica do memorial arquitetônico da cidade de Patos, do jornalista Misael Nóbrega.
Este ano, o tema é “Museus e Turismo”, que entre si têm relações bastante estreitas, a começar pelo fato de que são práticas sociais e culturais que resultam da criatividade humana de criar, expandir e transformar universos simbólicos.
Vários estudantes da rede pública já visitaram a exposição que também conta com uma visita guiada pela Casa Museu.
A programação segue até o dia 22 de maio. A Funes está localizada a Rua Miguel Satyro, 93, no centro de Patos.
Assessoria de Comunicação

Cientistas buscam vacina única contra todas as gripes


Duas doses de vacina contra sarampo durante a infância protegem uma pessoa por toda a vida. Quatro doses de vacina contra pólio fazem o mesmo. Mas vacinas contra a gripe precisam ser tomadas todos os anos. E, mesmo assim, elas não proporcionam proteção completa.
A razão é que o vírus influenza sofre mutação muito mais rápido do que outros vírus. Uma pessoa que desenvolve imunidade contra uma variedade do vírus não está bem protegida de uma linhagem diferente.
Isso está se tornando um grande problema, enquanto o mundo se prepara para uma possível pandemia de uma nova linhagem de gripe suína no próximo outono americano (a partir de setembro). É impossível saber quantas pessoas poderiam morrer antes que uma vacina compatível com essa linhagem possa ser desenvolvida.
Mas cientistas e fabricantes de vacina estão trabalhando intensamente naquilo que chamam de vacina universal contra gripe, que funcionaria contra todos os tipos de gripe. O objetivo é proporcionar proteção por anos, se não uma vida inteira, contra todas as linhagens de gripe sazonais e pandêmicas, tornando a inoculação contra a gripe parecida com a contra sarampo ou pólio.
"A universal mudaria completamente a forma pela qual a vacinação contra a gripe acontece", disse Sarah C. Gilbert, especialista em vacinas da Universidade de Oxford. "Quanto mais cedo tivermos uma vacina universal, melhor, pois aí podemos parar de nos preocupar sobre qual será a nova pandemia."
Tal vacina para todos os tipos de gripe terminaria com o jogo de adivinhação que acontece hoje no início de cada ano, quando cientistas decidem quais linhagens devem ser incluídas na vacina sazonal do próximo inverno. Se seu palpite estiver errado, a vacina será menos eficaz.
Além disso, essa dose única tornaria a imunização contra a gripe praticável em países que não podem arcar com campanhas anuais. Estima-se que a gripe sazonal contribua com uma média de 36 mil mortes nos Estados Unidos e até meio milhão ao redor do mundo todos os anos.
Infelizmente, uma vacina universal não estará pronta a tempo suficiente para combater uma possível pandemia da nova linhagem de gripe suína que já infectou milhares de pessoas. A mais avançada das vacinas foi testada apenas em pequenos ensaios clínicos. Provavelmente, ainda serão necessários muitos anos para descobrir se tais vacinas realmente funcionam.
Na verdade, as vacinas universais desenvolvidas até agora não previnem totalmente a infecção, como fazem as vacinas contra linhagens específicas. Ao invés disso, elas limitam a gravidade e disseminação da doença. Alguns especialistas consideram isso suficiente, mas outros têm suas dúvidas.
"Eu não substituiria a vacina sazonal contra a gripe", disse o doutor Robert Belshe, diretor do centro de desenvolvimento de vacinas da Universidade Saint Louis. "Acho que a universal seria um complemento a ela."
Alguns especialistas afirmam que doses de reforço ainda seriam necessárias mais ou menos a cada 10 anos. Também é incerto se as vacinas conseguiriam fornecer proteção contra todas as linhagens, inclusive de vírus de origem animal como a nova gripe suína.
A maior parte das vacinas universais em desenvolvimento nem ao menos tenta fornecer proteção contra o influenza tipo B. Elas se concentram no tipo A, que tende a causar as doenças e pandemias mais graves.
Quando alguém é vacinado ou infectado, o sistema imune produz anticorpos que atacam principalmente uma proteína na superfície do vírus chamada hemaglutinina. Mas essa proteína é a parte que se modifica mais rápido no vírus, então anticorpos para uma linhagem podem não reconhecer outra.
Uma vacina universal deveria incitar um ataque do sistema imunológico a uma parte do vírus influenza que não varie de linhagem em linhagem.
Se isso fosse algo fácil, afirmam céticos, o sistema imune teria resolvido o problema por si só e as pessoas teriam proteção duradoura. Pesquisadores de vacina reagem afirmando que algumas pessoas podem ter desenvolvido uma imunidade por pelo menos alguns anos. E uma vacina pode ensinar coisas que o sistema imunológico não seria capaz de fazer por conta própria.
"Não vejo qualquer razão para isso ser impossível", disse Suzanne Epstein, pesquisadora da Food and Drug Administration (FDA, agência americana que fiscaliza e regulamenta remédios e alimentos). "Funciona muito bem nos animais."
O maior problema é que a maioria das proteínas que menos variam nos vírus da gripe está dentro deles, fora do alcance dos anticorpos. Mas existe uma proteína interna, chamada M2, que se projeta um pouco para fora do vírus. Esse pedaço externo não é bem um alvo para anticorpos, mas é o principal foco da pesquisa por uma vacina universal.
"O complicado é que você precisa de um sistema que crie uma resposta de imunização robusta contra essa minúscula proteína, que não está presente em abundância", disse Alan Shaw, presidente da Vaxlnnate, pequena companhia que tenta desenvolver uma vacina universal que combine a parte externa da M2 com uma proteína bacteriana que estimule o sistema imunológico.
Vaxlnnate, Merk e Acambis, que faz parte da Sanofi-Aventis, fizeram cada uma um pequeno teste de suas vacinas M2 em voluntários saudáveis. As pessoas vacinadas de fato desenvolveram anticorpos contra a M2. Mas esses anticorpos não preveniram totalmente a infecção. Serão necessários ensaios muito maiores para averiguar se as vacinas realmente funcionam no atenuamento da doença durante verdadeiras temporadas de gripe.
Outro problema é que a proteína M2 nos vírus animais do influenza pode ser diferente da presente nos vírus humanos. Isso levanta questões a respeito da eficácia de uma vacina M2, por exemplo, contra a nova gripe suína, conhecida formalmente como H1N1.
"O novo vírus H1N1 pode esfriar um pouco as coisas", disse Andrew Pekosz, professor associado de microbiologia molecular e imunologia da Universidade Johns Hopkins.
No início deste ano, duas equipes de pesquisadores relataram independentemente que poderia haver outra região não variável na superfície do vírus. É a haste da proteína hemaglutinina, que tem forma de pirulito, ao invés da cabeça em constante mutação.
Um dos grupos demonstrou que anticorpos humanos que se ligam a essa parte da haste protegeram camundongos contra várias linhagens de gripe, inclusive a gripe espanhola de 1918 e a gripe aviária H5N1.
Mas especialistas afirmam que será bem difícil isolar essa parte da proteína viral para usar em uma vacina, ou desenvolvê-la pela engenharia genética.
"Meu primeiro pensamento foi: você precisa fazer a vacina", disse o doutor Hildegund C. J. Ertl, pesquisador da vacina universal do Instituto Wistar, na Filadélfia, que não estava envolvido na descoberta. "Mas, depois, quando olhei para a seqüência, a coisa não era nem um pouco óbvia."
Uma alternativa seria usar os próprios anticorpos como remédio, mas anticorpos são caros de se produzir e consomem muito tempo para serem inoculados nos pacientes.
Com tanta dificuldade para encontrar regiões constantes fora dos vírus, alguns focam nas proteínas que não mudam no seu interior, como uma chamada nucleoproteína. Anticorpos não conseguem chegar até essas proteínas para prevenir uma infecção. Então, a idéia é alocar outros soldados do sistema imunológico, chamados linfócitos T, para matar as células infectadas antes que elas possam produzir novos vírus. Isso diminuiria a gravidade da doença.
Epstein, da FDA, disse que uma vacina com base em uma nucleoproteína do vírus H1N1 humano foi capaz de proteger animais de uma dose letal de gripe aviária H5N1, o vírus que atiçou temores pandêmicos há alguns anos.
A Universidade Oxford testou a vacina de linfócito T em 28 adultos saudáveis e descobriu que ela realmente aumentou a resposta desses linfócitos.
Por fim, os melhores resultados talvez surjam da combinação de técnicas. A Dynavax, companhia de biotecnologia da Califórnia, espera começar no ano que vem a testar uma vacina desenvolvida para incitar anticorpos contra a M2 e linfócitos contra a nucleoproteína.
Epstein disse que as expectativas por uma vacina universal precisam ser realistas. "Ela não tem a intenção de bloquear totalmente a infecção", disse ela. "Mas o que ela pode fazer é enfraquecer imensamente a doença, a disseminação e os sintomas."
Terra

Major Fábio visita III BPM


Na manhã de hoje (dia 20/05) o deputado federal Major Fábio visitou o 3° BPM. Ele que teve sua posse no dia 19 de Dezembro de 2008 é o representante da Polícia Militar pela PEC 300. Foi aprovada a comissão de constituição e Justiça da Câmara. A PEC 300 diz respeito a remuneração dos policiais dos Estados, que não poderá ser inferior a da Polícia Militar do Distrito Federal.

Fonte III BPM

Efraim se defende de acusações de Veja


O senador Efraim Morais (DEM) usou a tribuna do Senado ontem para se defender de acusações veiculadas na revista Veja desta semana que atribui ao senador contratações de cabos eleitorais como funcionários fantasmas e evolução indevida de patrimônio. Morais durante pronunciamento forte apresentou documentos e afirmou que seu patrimônio foi construído antes que ele chegasse a primeira secretária do Congresso.
Para o senador, ultimamente tem acontecido uma inversão de valores em um dos fatos mais dignos do Direito, que é o ônus da prova. “No Senado as denuncias são jogadas no ar e cabe aos senadores buscar provar a inocência”, destacou.
O senador disse ainda que apresentou a defesa em respeito ao Senado, a Paraíba e aos paraibanos e agradeceu a solidariedade que recebeu. O parlamentar lembrou que já há algum tempo tentam vincular a imagem dele a alguma infração.
Morais dividiu o pronunciamento em três etapas onde rebateu as denuncias de contratações de cabos eleitorais como funcionários fantasmas, evolução ilegal de patrimônio e esclareceu equívocos da reportagem.
Sobre a contratação de fantasmas, o senador afirmou que todos os citados na matéria tem residências fixas e defendeu a contratação citando documento da Mesa Diretora que diz que a contratação de assessores e secretários se dará de acordo com a necessidade dos parlamentares e a atuação se dará onde for mais conveniente para cada um.
“Não existe fantasmas, são paraibanos com residências fixas, homens e mulheres, idôneos e sérios. Não cometi nenhum crime contra esta Casa e nem contra o regimento, se a lei não é boa, vamos mudar, mas não cometi nenhum crime”, declarou.
Sobre a evolução do seu patrimônio, Morais apresentou documentos alegando que a casa mostrada na reportagem na praia de Camboinha, foi construída em 2004, antes que ele chegasse a 1ª secretaria e que era fruto da venda da outra casa que a reportagem também mostrou.
“Quero destacar que sou engenheiro e responsável técnico pela construção da primeira casa no ano de 1993, fruto de um financiamento da Caixa Econômica Federal”, destacou senador, apresentando também a planta da segunda casa, também da praia de Camboinha.
O senador disse ainda que além, das acusações serem falsa, a reportagens cometeu alguns equívocos e citou a acusação da contratação da senhora Dalva Ferreira dos Santos, que esposa de Laurir Ferreira, que é medico com CRM 981/PB e a reportagem disse que ele era advogado.
“Nunca contratei um advogado, nunca fui ouvido por um juiz ou promotor. Não sei por que e a quem interessa fazer isso comigo”, desabafou. “Meu maior patrimônio não material, meu maior patrimônio não há dinheiro que compre, meu maior patrimônio são essa certidões negativas do TCU e da Receita Federal. São poucos os que podem exibir essas certidões”, disse o senador apresentando certidões retiradas nesta terça-feira.
O paraibano foi aparteado por nove senadores que se solidarizam com o parlamentar e destacaram o seu pronunciamento.

Marcos Wéric com Ascom

Cuidados na hora de comprar um carro



Quem vai comprar um carro, seja ele novo ou usado, deve ter atenção redobrada antes de fechar negócio. Além da aparência e da mecânica, é preciso ter uma atenção especial com a documentação do veículo para não tornar o sonho um pesadelo. Também é importante ficar atento às condições que são apresentadas para a compra do automóvel.
O conselho é: até que se prove o contrário, você deve desconfiar de tudo e de todos. Não confie em facilidades mirabolantes, como por exemplo, preço muito abaixo da tabela ou pagamento a perder de vista com muita facilidade em relação à entrada e aos juros praticados.

Suspeitas
Geralmente, as feiras de automóveis são lugares mais propícios para encontrar carros em condições suspeitas, uma vez que conta com todo tipo de automóvel. O cidadão mal-intencionado coloca um veículo à venda e o organizador não tem a obrigação de inspecionar todo modelo que aparece. Cabe ao comprador tomar todos os cuidados antes de concretizar o negócio.
Vale lembrar que um negócio de compra e venda entre particulares não é amparado legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nessa circunstância o comprador do veículo é respaldado, diante de qualquer eventualidade, pelo Código Civil. Isso ocorre porque o vendedor particular não é considerado um fornecedor habitual desse tipo de produto. Se a compra for efetuada em uma revendedora, aí sim, prevalece o código.
Se a compra for realizada por meio de uma revendedora, o prazo de garantia é de 90 dias. Caso seja constatado algum defeito no motor ou câmbio do veículo e a revendedora se recuse a repará-lo dentro desses três meses, o comprador deverá acionar a Justiça. Se for entre particulares, após a compra o consumidor terá um prazo de 30 dias para reclamações, sendo que o comprador só poderá fazê-las caso tenha sido vítima de vício oculto, ou seja, algum dano que não poderia ter sido percebido facilmente.

O que checar no carro

Se gostar do carro, o primeiro passo é conferir o número do chassi. Peça o documento e verifique se o número estampado no veículo confere. O número, que é composto também por letras, deve ser legível, estar alinhado e ter espaçamentos regulares. Lembre-se que esse número fica espalhado por diversos cantos, assim também confira a série que está nos vidros, nas portas, no interior e também no cofre do motor. Se notar algo estranho, peça uma inspeção no departamento de trânsito da sua região.
Confira também a numeração das placas e se o lacre não está rompido. Na parte lateral da placa tem uma data impressa, que indica quando a placa foi confeccionada. Se um carro é ano 2003, por exemplo, a placa tem que ter sido fabricada também em 2003. Caso não corresponda, seja de 2006, como suposição, peça para o vendedor explicar o motivo da troca. No mais simples deles, a placa anterior poderia estar em formato irregular e foi apenas feita a adequação. Nesse caso, o vendedor deve até ter o recibo de pagamento dessa nova placa. Em alguns casos pode ter sido uma batida que danificou a placa e assim fez-se necessário uma nova. De qualquer forma, atenção.
Número do Renavam

Anote o número do Renavam que vem no documento. De posse desse número é possível verificar pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado a situação geral do carro. Ali irão aparecer todos os débitos pendentes, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório (DPVAT), multas, alienações, queixa de roubo e também restrições, como por exemplo, uma ação judicial.
Se o veículo tiver alterações ou adaptações, confira se consta no documento, pois qualquer modificação, seja no motor, lataria ou suspensão, devem constar no documento do veículo. Outro alerta está em verificar os dados do vendedor. No próprio documento tem o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). De posse desse número veja a situação do vendedor. Caso a pessoa ou empresa tenha uma ação na justiça, requer cuidados, pois esse automóvel pode estar na lista de bens a serem penhorados.
Exija a nota fiscal

Tomados os devidos cuidados, é fechar o negócio. Se o veículo for comprado em agência de automóveis, exija sempre a nota fiscal de compra. O documento de transferência já preenchido no nome do comprador, com reconhecimento de firma em cartório público, o vendedor tem a obrigação de lhe fornecer, tanto na compra em loja quanto de particular.

Redação AutoSimples (wscom)
foto:queroficarrico.com

TCE examina hoje contas de Edivan Félix


O Tribunal de Contas do Estado tem, nesta quarta-feira (20), a mais longa pauta de julgamentos deste ano. Vai examinar, em meio a 58 processos, as contas de 2008 do Banco do Estado da Paraíba – Crédito Imobiliário S/A, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e do Meio Ambiente (2007), da Secretaria do Trabalho e Ação Social (2004), do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba e da Assembleia Legislativa do Estado, as duas últimas correspondentes ao exercício de 2005.
Também serão examinadas as contas de 2006 dos prefeitos de Umbuzeiro (Antonio Fernandes de Lima), Guarabira (Maria de Fátima de Aquino Paulino), Barra de Santa Rosa (Edvaldo Costa Gomes) e as do ex-prefeito de Uiraúna (João Bosco Nonato Fernandes).
O prefeito de Catingueira (José Edivan Félix) estará levando ao exame do TCE as contas de 2007.
A Corte ainda julgará as contas das Câmaras Municipais de Cajazeirinhas (2005), Diamante (2006) e as de Riacho de Santo Antonio, Areia de Baraúnas e Jericó, referentes ao exercício de 2007. O Fundo de Recuperação dos Presidiários terá julgadas as contas de 2007 e o de Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba, as de 2004.
Da pauta desta quarta-feira ainda constam recursos interpostos por 11 prefeituras e duas Câmaras de Vereadores. Também, as prestações de contas dos Institutos de Previdência dos Municípios de João Pessoa (2003), Lucena (2004 e 2006), Princesa Isabel (2005), Campina Grande, São Bento, Conde e Santa Rita (2006, nos quatro últimos casos).
As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público e transmissão pela internet (www.tce.pb.gov.br).
Redação com Assessoria

TRF autoriza contratação de concursados da Cagepa imediatamente

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, onde tramitava o processo referente à suspensão do concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), decidiu, por unanimidade, que o julgamento do litígio não é de competência da Justiça Federal. A decisão derrubou a liminar que suspendia a contratação dos aprovados pela Cagepa.
Segundo o diretor presidente da Companhia, Edísio Souto, o órgão está pronto para iniciar as contratações.
“Estamos apenas aguardando orientação dos nossos advogados para darmos seguimento ao processo que apontará, inclusive, o quantitativo a ser contratado. As contratações ocorrerão levando-se em consideração a carência e a necessidade da empresa”, disse o presidente.
Souto ainda acrescentou que, considerando a insuficiência de recursos, não haverá contratação em massa.
“As contratações serão paulatinas”, afirmou.
O processo de seleção para cargos na Cagepa foi suspenso após a decisão do TRF em um recurso interposto por candidatos supostamente prejudicados. Contra esta decisão, a Cagepa interpôs um recurso no próprio TRF demonstrando a incompetência da Justiça Federal para análise da matéria.
Segundo o assessor jurídico da Cagepa, Írio Dantas, “os membros do TRF, inclusive o próprio relator, acolheram os argumentos da Cagepa e do Ministério Público Federal, julgando a Justiça Federal incompetente para decidir a questão”.
O concurso da Cagepa foi realizado em outubro de 2008, com 77 mil inscritos. Destes, 3.581 foram aprovados.
Assessoria

terça-feira, 19 de maio de 2009

PF prende dez pessoas durante operação contra pedofilia na internet



Até a manhã de hoje (19), dez pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a Operação Turko (anagrama da palavra orkut), quando foram cumpridos 92 mandados de busca e apreensão.
A operação foi deflagrada ontem (18) pela PF para combater a pornografia infantil na internet.
Além das oito pessoas que haviam sido detidas na tarde de ontem, mais duas pessoas foram presas em flagrante horas depois, quando já era noite, por ter em seu poder material pornográfico infantil.
As duas útlimas prisões ocorreram em São Paulo. Com isso, sobiu para cinco o número de suspeitos presos por pedofilia na internet no estado.
A PF também realizou prisões em outros quatros estados: duas no Rio Grandes do Sul, uma em Pernambuco, uma em Espírito Santo e uma na Paraíba.
As prisões são as primeiras realizadas desde novembro do ano passado, quando foi alterado o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), endurecendo as penas para quem pratica crime de pedofilia pela internet.
Segundo a Polícia Federal, os materiais recolhidos nos demais mandados cumpridos durante a operação serão encaminhados à perícia.
Os 92 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça para 20 estados e o Distrito Federal e deflagrados ontem, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As investigações iniciaram a partir de denúncias anônimas feitas por meio do site http://www.denunciar.org.br/, mantido pela organização não governamental (ONG) Safer.Net Brasil, por intermédio do qual foram denunciados 3.600 perfis do Orkut que exibiam conteúdos relacionados à pedofilia.

Agência Brasil

Cai para 18 o n° de casos suspeitos de gripe suína no Brasil



O Ministério da Saúde informou que acompanha 18 casos suspeitos de gripe suína no País. Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (cinco), Distrito Federal (três), Minas Gerais (dois), Amapá (um), Amazonas (um), Pernambuco (um), Piauí (um), Rio de Janeiro (um), Rio Grande do Sul (um), Rondônia (um) e Sergipe (um).
Além disso, 15 casos estão em monitoramento, em sete Estados e 280 foram descartados. Os números referem-se a informações repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde até as 9h30 desta terça-feira.
Até o momento, foram confirmados oito casos da doença, nos Estados do Rio de Janeiro (três), São Paulo (dois), Minas Gerais (um), Rio Grande do Sul (um) e Santa Catarina (um).
Entre o último sábado e segunda-feira, 20 novos casos foram descartados por exames laboratoriais com resultado negativo.

Terra
Foto:abril

Militares de Patos são vacinados contra gripe



O 3° BPM recebeu na manhã de hoje (dia 19/05) através da Secretaria de Saúde de Patos, as vacinadoras Lucileide Guedes, Amanda Plávia e Geruza Medeiros.Foram disponibilizadas 300 doses da vacina contra a gripe que estão sendo aplicadas no ambulatório do 3° BPM desde às 07h30min para os Militares.
Os Policiais que não puderem comparecer a Unidade devem se dirigir ao Posto de Saúde Aderbam Martins para posterior vacinação.
redação com III BPM

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Defesa Civil estadual pede homologação de emergência para outros mais cinco municípios

O coronel Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil estadual, encaminhou na tarde desta segunda-feira 18 para o Palácio da Redenção, os decretos de Situação de Emergência para homologação por parte do governador José Maranhão dos municípios de Aroeiras, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Congo e Vieirópolis.
A homologação de Situação de Emergência desses municípios será publicada no Diário Oficial após assinatura do governador, e depois encaminhada a Brasília e reconhecida pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional.
Segundo o coronel Sinval Borges, já foram homologados pelo governador e reconhecidos pelo Governo Federal os decretos dos municípios de Patos, Poço Dantas e Santarém.
A Paraíba tem 28 municípios atingidos com mais intensidade pelas chuvas. Doze já tiveram a situação de emergência homologada pelo governador José Maranhão; cinco foram encaminhados para o Palácio da Redenção e outros três reconhecidos pelo Governo Federal.
Enquanto isso, 11 municípios, mesmo os prefeitos tendo decretado situação de emergência, ainda não enviaram a documentação para ser homologada pelo governador e ao mesmo tempo encaminhada ao Ministério da Integração Nacional.
A Defesa Civil estadual já enviou telegramas aos prefeitos para que remetam a documentação. “Sem o reconhecimento do Governo Federal os municípios ficam impossibilitados de receber recursos”, lembrou o coordenador.
Os municípios que ainda não enviaram os documentos são Aparecida, Camalaú, Gado Bravo, Igaracy, Livramento, Pirpirituba, Riachão, São Francisco, São José de Espinharas, São José do Brejo do Cruz e São José dos Cordeiros.
Da Redação (com assessoria)

Tragédia em Sousa


Por volta das 18h desta segunda-feira, centro de Sousa, Genésio Cartaxo, 47 anos, agropecuarista, discutiu com a esposa na sua residência, quando o filho, Thiago Cartaxo, 23 anos chegou e flagrou a contenda.
Thiago saiu rapidamente e chamou a Polícia Militar, que ao chegar no local, o agropecuarista, se revoltou com o Filho, sacou o seu revólver e efetuou disparos na presença da PM, acertando o mesmo, depois, atirou na própria cabeça.
Ferido, Thiago foi socorrido pela Guarnição da Polícia Militar para o Hospital Regional de Sousa, onde está sendo atendido, e segundo as primeiras informações, não corre risco de vida.
O Delegado Dr. Silvio Bardasson Filho, esteve no local, isolou a área, e removeu o cadáver do agropecuarista Genésio Cartaxo para o necrotério do HRS. Era grande a multidão em frente a residência das vítimas.
Genésio Cartaxo era cunhado do ex-deputado Inaldo Rocha Leitão.
Folha do Sertão

Espaço Sindical


SERVIDORES DE PATOS DECIDEM PARALISAR ATIVIDADES


Em assembléia realizada na tarde-noite desta segunda-feira (18.05.2009), os servidores municipais de Patos decidiram paralisar suas atividades contra o Decreto 001/2009, do Prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho (PMDB), que instituiu a carga horária de 8 horas, sob pena de ser colocadas faltas nos servidores que não a cumprirem.
A partir das 8 horas da manhã, os servidores se concentrarão na sede do SINFEMP, localizada na Rua Paulo Mendes, 16 Centro e em seguida sairão em caminhadas pelas principais ruas da cidade, onde tentarão uma audiência com o prefeito.
Na sexta-feira, às 17:00 horas, será realizada nova assembléia na Associação Comercial de Patos, onde será discutida a paralisação por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, como também o sindicato vai pedir o apoio dos professores, pois os mesmos estão sendo convocados para trabalharem no turno oposto, com aulas de reforço, sem aumentar os seus salários.
O Decreto publicado no dia 2 de janeiro de 2009, vinha sendo contestado pelo sindicato da categoria, pois infringia o Estatuto do Servidor, como também a Lei Orgânica do Município, quando afirma que em caso de tempo integral, ou seja, 8 horas, teria que garantir uma gratificação máxima de 100% sobre o salário base da categoria o que não aconteceu.
Além desse questionamento o sindicato alega que nada foi discutido com a categoria para a publicação desse decreto e depois foi constituída uma comissão composta por representantes da Secretaria de Educação, Sindicato e Câmara de Vereadores, que fizeram um levantamento, mas tudo foi ignorado pelo prefeito que sequer recebeu o sindicato para discutir o assunto.
O Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, lamentou essa postura do Prefeito Nabor Wanderley para com a categoria e enfatizou que o atual gestor mudou completamente o seu comportamento para com os servidores municipais depois da reeleição. “Nabor construiu a sua campanha baseada nos movimentos sociais, associações, sindicatos e hoje assume uma postura totalmente inversa, pois sequer recebe o sindicato para discutir um problema desses, que prejudica os servidores municipais.” Enfatizou.
Gonçalves lembrou que diversas merendeiras e auxiliares de serviços, estão com problemas de saúde, muitas prestes a se aposentarem, moram distantes dos locais de trabalho e que não tem as míninas condições de trabalharem dois horários. Ele falou ainda que nunca os servidores municipais de Patos rtrabalharam 8 horas. “Lembro-me muito bem dos governos de Rivaldo Medeiros, Geralda Medeiros, Ivânio Ramalho, Dinaldo Wanderley e até os primeiros 4 anos de Nabor, nenhum servidor trabalhava 8 horas e porque essa imposição nesse momento”? Disse.
O Sindicato vai defender a mobilização, procurar apoios junto a Câmara Municipal, como também recorrer à justiça para anular o decreto, dentre outras iniciativas.
Foi denunciado ainda o tratamento dispensado pela Secretária de Educação Márcia Mota, onde exigiu que os supervisores, inspetores, diretores, colocassem faltas nos servidores que não estão cumprindo às 8 horas. “Nunca se viu tanta perseguição aos servidores, nunca se presenciou tanta perseguição, como a que está ocorrendo no momento”. Afirmou Gonçalves.
“Estamos buscando o diálogo, mas o Prefeito Nabor tem se negado a nos atender, acrescentou.”

Efraim dará explicações sobre contratações irregulares


O senador Efraim Moraes (DEM-PB/foto) deve fazer um discurso amanhã (19) para explicar aos senadores denúncia de que contratou funcionários com dinheiro do Congresso para fazer campanha para ele no seu estado, a Paraíba.
Segundo a denúncia ele contratou 52 pessoas como assessores do Senado que, na verdade trabalhavam no estado. Essas contratações fantasmas foram feitas enquanto Moraes foi primeiro secretário do Senado, função responsável pela administração da Casa.
Entre os contratados estão prefeitos, ex-prefeitos e até ex-presidiários no interior da Paraíba. Efraim Moraes afirma que não contrariou o regimento da Casa ao fazer as contratações. Os funcionários deveriam trabalhar para o Senado e não para o senador, porque foram empregados na estrutura administrativa do Senado.
Agência Estado

Se lançando para a Câmara Federal

O ex-vereador patoense Madiel Conserva, atual presidente municipal do PV, está mesmo disposto a sair candidato a deputado federal por Patos em 2010. Um dos organizadores do Chapão, que conseguiu fazer dois vereadores nas últimas eleições, Madiel diz que fez durante seus dois mandatos no Legislativo local mais que muitos deputados que representaram o município. Vamos ver se terá realmente o respaldo necessário para tal investidura.

PM apreende 57 motos em Patos



O 3º BPM realizou uma operação no último sábado (16/05) na cidade de Patos pelos turnos da manhã, tarde e noite.
Foram realizadas blitzen e abordagens em vários pontos como mercado, bares e casas de prostituição nos bairros da cidade, que resultaram na apreensão de 57 motos e 01 carro, além de facas e cachimbo para crack. Os veículos apreendidos encontram-se no pátio do 3º BPM.
Redação com III BPM

Militar é executado no Sertão

O policial militar João Domingos de Albuquerque, 42 anos, foi executado no início da madrugada de otem, domingo, 17, na cidade de São João do Rio do Peixe, Sertão paraibano. Ele foi alvejado por três disparos de revólver.
O assassinato aconteceu nos primeiros minutos de ontem quando o militar se encontrava bebendo no bar de propriedade de seu irmão. Sem dizer para onde ia, João Domingos deixou o estabelecimento comercial e pouco depois se ouviu os tiros. Frequentadores do bar deixaram o local e encontraram o militar já sem vida.
Segundo informações de pessoas que estavam no local, quando saiu do bar uma pessoa que também estava no estabelecimento saiu. A polícia acredita que ele tenha sido o autor da execução. Diligências foram realizadas, no entanto, o acusado pelos disparos não foi localizado.
O militar era casado e residia no centro da cidade de São João do Rio do Peixe.
Cardoso Filho (wscom)

Ministro do TST paticipa de Semináro de Direito em Campina



O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Horácio Raymundo de Senna Pires, confirmou presença no I Seminário de Direito e Processo do Trabalho de Campina Grande - "Perspectivas contemporâneas do Direito do Trabalho", que acontecerá entre os dias 20 e 22 de maio, no auditório da FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba).
Ele fará a palestra de encerramento do evento, falando sobre a recente jurisprudência do TST, às 11h do último dia do seminário.
A iniciativa é da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13), da Esmat 13 (Escola Superior da Magistratura Trabalhista da Paraíba) e da Comissão para o CONAMAT 2012, tendo o apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13).
O evento é destinado a operadores do Direito em geral, estudantes, juízes, servidores da Justiça, advogados e membros do Ministério Público. "O encontro tem como objetivo promover o debate sobre temas atuais relacionados ao Direito e ao Processo do Trabalho - notadamente em razão das inovações decorrentes da ampliação da competência da Justiça do Trabalho, a partir da Emenda Constitucional nº 45/04", afirma o atual da Amatra 13, juiz André Machado Cavalcanti.
Além da participação do Ministro do TST, que deve abrilhantar e valorizar ainda mais o evento, o seminário contará com a participação de grandes nomes do direito.
Normando Salomão Leitão, juiz titular da 2ª VT de Campina Grande e membro da comissão organizadora, frisou que "os palestrantes foram selecionados para trazer o que existe de melhor entre juízes, advogados e juristas, sendo de fundamental importância para o público alvo, a exemplo de advogados e estudantes de Direito", comentou.

Redação com Ascom

Senador da Paraíba responde a 93 processos



O jornal O Globo de ontem, domingo 17, trouxe matéria dando destaque os processos que o senador paraibano, José Cavalcante (PRB), dono do Sistema Correio de Comunicação, e que assumiu a vaga do governador Maranhão, responde perante a Justiça pelo menos a 93 processos e recursos judiciais em várias instâncias e em diferentes estados. As informações em levantamento da organização Transparência Brasil.
O levantamento, do projeto "Excelências", indica que o total é a soma de ações nas Varas Federais de Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro, nos Tribunais Federais e na Justiça Estadual, contabilizando ainda as ações em nome das empresas que têm o senador como dirigente.
Além disso, há um processo administrativo tramitando no Ministério da Integração. No Tribunal Regional da 5a Região, por exemplo, há processos e agravos regimentais envolvendo desde acusações de corrupção passiva até irregularidades em contribuições previdenciárias.

Redação com O Globo

domingo, 17 de maio de 2009

Seleção Marte 3x0 Selação Patos


Com uma boa movimentação e um toque de bola excepcional a seleção de futebol máster do Brasil venceu com folga o selecionado de futebol patoense 3x0 também em categoria máster.
A exibição marcou a passagens de grandes craques da historia do futebol brasileiro e mundial como: Jairzinho, Edu, Amaral, Eder, Paulo Isidoro dentre outros.
Pelo lado anfitrião o torcedor pode recordar de nomes como Macial, Gessé e João Grilo. A partida Teve a arbitragem de Miguel Félix que provavelmente fez seu ultimo trabalho como arbitro profissional em Patos.
Na primeira etapa o jogo foi morno com a seleção brasileira mantendo a posse de bola e os donos da casa tentando apenas no contra ataque chegar ao gol, fim de papo no 0x0.
Para o segundo tempo muitas mudanças nos dois times e os másteres do Brasil acabaram levando vantagem; Edu, Gilmar e Nasa marcaram para o selecionado canarinho. A seleção se apresenta amanhã em Sousa ás 16h diante do selecionado local.
Eduardo Rabêlo

Jovem de 19 anos morre vítima de acidente na BR 230


Um acidente na BR 230, próximo à localidade Riachão (Caldas Brandão), ontem, sábado, matou uma pessoa e deixou quatro outras feridas, na altura do quilômetro 120. A vítima fatal foi Rafaela Lira Cavalcante, 19, teve morte imediata. Ela e as demais ocupantes do veículo são naturais de João Pessoa. As quatro pessoas feridas foram levadas para o Hospital Antonio Targino, em Campina Grande, com escoriações leves, já foram liberadas.

paraibaonline.com.br
Imagem:TVParaiba

Arquivo do blog