Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de setembro de 2009

Cinema na praça em Maturéia





Nem o frio foi capaz de afastar as pessoas que compareceram ontem (25) às 19h30 ao cinema na Praça José Alves da Costa, em Matureia. O evento foi  promovido pelo Sesi com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A sensação térmica era de 16 graus. Apesar da temperatura, aproximadamente 600 pessoas compareceram ao local.
Atraídos por uma tela gigante que mede 12mx5m   crianças,  adolescentes e adultos compareceram à praça e ficaram entusiasmadas com a qualidade do som e da imagem.
O primeiro filme exibido foi um curta-metragem de 9 minutos “Até o Sol Raiá”. Ele é baseado em literatura de cordel e conta a história de Lampião que passa a ter vida através de bonecos de barro. O estudante de 9 anos, José Francisco da Silva, disse que gostou muito do cinema e que  não esperava que a tela fosse tão grande.   
O segundo filme foi Tapete Vermelho que retrata a decadência das salas de cinema nos municípios do Brasil e o sofrimento de uma família em busca de assistir ao filme de Mazzaropi. Por ser baseado na realidade vivenciada pelo cinema  no Nordeste, os sertanejos se identificaram com expressões e com a simplicidade dos personagens que se deparam com os problema causados pelo avanço da tecnologia.
Para garantir conforto  à platéia e tornar o local mais acolhedor , a Secretaria de educação alugou 470 cadeiras de plástico. Os lugares foram rapidamente esgotados. Uma parte das pessoas teve que ficar em calçadas para contemplar a sétima arte. Os coordenadores do Sesi distribuíram gratuitamente  pipocas  e sortearam camisetas.
O Programa Cine Sesi cultural já foi apresentado em nove estados brasileiros e 336 municípios, em 2009 planeja percorrer  14 municípios na Paraíba. O objetivo é tentar resgatar a cultura do cinema nas cidades pequenas.
O Secretário de Educação do município, Nilton Dantas, disse que iniciativas desse porte  se tornam multiplicadores culturais de uma arte que sofre crises e ameaças por falta de incentivo. 
Hoje (26) em Matureia, o Sesi exibirá o curta- metragem   “ História do Umbigo e o filme “  Se Eu  Fosse Você 2”. O encerramento, previsto para domingo, será feito com” o curta ”Vida Maria” e “A Era do Gelo III”.
 



Renata Dantas

Tentativa de fuga na cadeia de Santa Luzia




Na noite de ontem (sexta-feira, dia 25 de setembro), os apenados da cadeia de Santa Luzia realizaram uma tentativa de fuga.

Por volta das oito da noite o sentinela da hora percebeu uma movimentação estranha no interior da cela nº 5 e acionou a Guarnição Policial de Rádio Patrulha.

Após uma revista, os policiais encontraram um pedaço de ferro amarrado em um cabo de vassoura e um buraco na parede medindo aproximadamente 0,25cm x 0,30cm.

Os quatorze apenados que estavam na cela foram conduzidos ao isolamento e o fato foi comunicado à Autoridade Judiciária Competente para as providências que o caso requer.

Blog do 3º BPM

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 26/09/09


A IMORTALIDADE D’ALMA…

Não é fácil tornar-se imortal. É preciso ter uma biografia que realmente sirva de modelo para a humanidade. Sócrates, por exemplo, para perpetuar-se na história não necessitou de alardes ou da colocação de seu busto nas praças de sua terra natal, tampouco de academias. Imortalizou-se pela sua inteligência, pela grandeza de sua alma e pela sua pregação talentosa e respeitável, por isso mesmo vivificada nos mais diversos espaços da sociedade contemporânea, e pelos mais justos pensadores como no texto abaixo escrito por Uberto Rhodes.


“Alguns séculos antes de Cristo, vivia em Atenas, o grande filósofo Sócrates.


A sua filosofia não era uma teoria especulativa, mas a própria vida que ele vivia. Aos setenta e tantos anos foi Sócrates condenado à morte, embora inocente. Enquanto aguardava no cárcere o dia da execução, seus amigos e discípulos moviam céus e terra para o preservar da morte. O filósofo, porém não moveu um dedo para esse fim; com perfeita tranqüilidade e paz de espírito aguardou o dia em que ia beber o veneno mortífero.


 Na véspera da execução, conseguiram seus amigos subornar o carcereiro (desde daquela época já existia essa prática...), que abriu a porta da prisão. Críton, o mais ardente dos discípulos de Sócrates, entrou na cadeia e disse ao mestre:


- Foge depressa, Sócrates!


- Fugir, por que? - perguntou o preso.


- Ora, não sabes que amanhã te vão matar?


- Matar-me? A mim? Ninguém me pode matar!


- Sim, amanhã terás de beber a taça de cicuta mortal - insistiu Críton.


- Vamos, mestre, foge depressa para escapares à morte!


- Meu caro amigo Críton - respondeu o condenado - que mau filósofo és tu! Pensar que um pouco de veneno possa dar cabo de mim ...


Depois puxando com os dedos a pele da mão, Sócrates perguntou:


 - Críton, achas que isto aqui é Sócrates?


E, batendo com o punho no osso do crânio, acrescentou:


- Achas que isto aqui é Sócrates? ... Pois é isto que eles vão matar, este invólucro material; mas não a mim. EU SOU A MINHA ALMA. Ninguém pode matar Sócrates! E ficou sentado na cadeia aberta, enquanto Críton se retirava, chorando, sem compreender o que ele considerava teimosia ou estranho idealismo do mestre.


No dia seguinte, quando o sentenciado já bebera o veneno mortal e seu corpo ia perdendo aos poucos a sensibilidade, Críton perguntou-lhe, entre soluços:

- Sócrates, onde queres que te enterremos?


Ao que o filósofo, semiconsciente, murmurou:


- Já te disse, amigo, ninguém pode enterrar Sócrates ... Quanto a esse invólucro, enterrai-o onde quiserdes. Não sou eu... EU SOU MINHA ALMA...

E assim expirou esse homem, que tinha descoberto o segredo da FELICIDADE, que nem a morte lhe pôde roubar. Conhecia-se a si mesmo, o seu verdadeiro eu divino, eterno, imortal..."

Assim somos todos nós seres imortais, pois somos alma, luz, divinos, eternos... nós só morremos, quando somos simplesmente esquecidos".

coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ministério afirma que vacina antidengue fica pronta em pelo meno 5 anos

Assessoria diz que Temporão se referia a cenário absolutamente otimista. Período de cinco anos seria o mínimo necessário para criar imunizante.
 
A assessoria do Ministério da Saúde esclareceu que o ministro José Gomes Temporão ponderou nesta sexta-feira (25) em Londres, ao ser perguntado sobre o prazo para desenvolvimento da vacina contra dengue, que se trata de um processo muito complexo e que, em um cenário absolutamente otimista, seriam necessários pelo menos cinco anos. “Sabemos que entre o desenvolvimento de uma vacina e toda a fase de testes leva-se um bom tempo até se pensar no início da produção”, diz nota da assessoria.
G1

Hospital realiza cirurgias de catarata




O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro realiza neste sábado26, um total de 23 cirurgias de catarata, pré agendadas, depois de triagem feira pelo médico oftalmologista, Valério Câmara. As cirurgias serão feitas pelos oftalmologistas Valério Câmara e Vanelise Ferraz (foto).
Essa nova etapa de cirurgias de catarata aconteceu após a regularização dos pagamentos pendentes das cirurgias eletivas e de catarata. Recentemente os pacientes encaminhados pelo PSF passaram por triagem para saber da necessidade ou não de ser cirurgiados.

Catarata
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.



Sintomas
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.
No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.

Causas
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.


A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticóides, inflamações intra-oculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.



Diagnóstico
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão (aparência de véu esbranquiçado nos olhos.

Tratamento
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia - simples, rápida e feita sob anestesia local - é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida.


O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação (um aparelho tritura e aspira o cristalino), que tem a vantagem de exigir corte menor e menos suturas. A cirurgia da catarata exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção cirúrgica.


Recomendações
· Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem recomendação médica e respeite o prazo determinado pelo médico para aplicação do medicamento;
· Procure um oftalmologista imediatamente se notar qualquer inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos;


· Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;


· Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação muito rápida.



Bancos fechados em Patos





As agências bancárias de Patos amanheceram fechadas nesta sexta-feira 25, devido a adesão dos bancários à greve geral deflagrada em nível nacional. Muitos desinformados, a maioria vinda de municípios vizinhos, organizaram-se em filas, especialmente em frente da Caixa Econômica, mas não foram atendidos. Só com a chegada dos grevistas, que fizeram adesivagem, orientou-os a procurar as casas lotéricas para efeturar pagamentos e sacar com o Cartão Cidadão.
A greve é por tempo indeterminado. Os bancários reivindicam 12%, mas o patronato oferece 4,5%. Outra reivindicação é de contratação imediata de novos funcionários, para que possam atender a demanda no atendimento. O presidente do Sindicato dos Bancários de Patos, Pedro Alexon, informou que o salário bruto de um bancário hoje é de R$ 1.000,00.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cultura


Reginaldo Poeta
Click na imagem para abri-la

Multidão participa de encerramento da Festa de Setembro




Milhares de fiéis comparecem no final da tarde desta quinta-feira da programação, procissão seguida de missa solene, de encerramento da mais tradicional de Patos, a Festa de Setembro ou de Nossa Senhora da Guia, padroeira desta cidade. Vários padres e diáconos se revezaram em levar a mensagem de Cristo aos cristãos.
Foram dez dias de novenário, missas, confissões e quermesses. Este ano, por decisão da organização da festa, não houve venda de bebidas alcoólicas no pavilhão central. Em compensação a lateral da Catedral se transformou numa grande praça de alimentação, com cardápio bastante variado, tendo sido oferecido também um jantar, consumido por centenas de paroquianos.
Famílias inteiras prestigiaram a Festa de Setembro, comemorada há 221 anos. Este ano também houve ausência do bispo diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, que participa de encontro no Vaticano.
Os parques de diversão, que oferecem alegria, um pouco de adrenalina em determinados brinquedos, a exemplo do elevador, que despenca de uma altura de 25 metros, mais uma vez atraíram grande público, apesar da crise financeira e os preços um pouco “salgados”, mas isso não foi empecilho para afastar as pessoas que não deixam morrer a tradição desse evento religioso e profano que encanta e está viva na história e memória dos diocesanos. 

População luta por escola de futebol


A prática esportiva mais popular do Brasil, o futebol, pode contribuir de maneira bastante eficaz no desenvolvimento de crianças e adolescentes do Município de Emas, Sertão paraibano, bem como de cidades vizinhas. Um projeto bem elaborado por um dos maiores incentivadores dessa prática na região do Vale do Piancó, Luis Carlos Costa Pereira (foto), tem chances de vir a ser executado, caso seja aprovado pelos órgãos governamentais, ou surja alguma entidade interessada.
Alicerçado na filosofia de que o esporte, aqui destacando o futebol, forma cidadãos, melhora a coordenação motora, facilita a educação doméstica e escolar, interagindo a família para atingir com êxito os anseios dos pais e alunos, a proposta que vem ganhando ampla aceitação da população de Emas, tem importante função social, de melhorar a qualidade de vida dos alunos mais carentes, procurando despertar neles interesse e espírito de companheirismo através do esporte.
Para Luis Carlos, o projeto busca parcerias, desde instituições públicas, prefeituras, ONGs, empresas privadas. “Uma de nossas pretensões é implantar um centro de treinamento que possa atender crianças e adolescentes não apenas de Emas, mas também de municípios vizinhos”, explica. Luis argumenta que o futebol das categorias de base ainda é responsável pela revelação de craques para o futebol amador ou profissional.
Respeito ao próximo; responsabilidade; companheirismo; valorização do ser; espírito de equipe e compromisso são os valores que devem ser transmitidos aos alunos, que para participarem deverão estar devidamente matriculados nas escolas. “Queremos não somente formar bons atletas, revelar craques, mas formar verdadeiramente cidadãos”, adiantou ao pbnoticias..
O mentor do projeto da escolinha de futebol para Emas está à procura de um intermediador para apresentar sua idéiaéia de cunho social ao governo, seja federal ou estadual.

PC do B de Patos em cima do muro?



Sendo parte integrante dos governos Maranhão, bem como das administrações Ricardo Coutinho (João Pessoa), Veneziano (Campina Grande), o PC do B, para muitos, terá árdua tarefa de decidir quem apoiar para o governo do estado em 2010, já que, tudo leva a crer, Maranhão e Coutinho estarão em palanques opostos. Para falar sobre essa peleja política o pbnoticias foi a José Gonçalves, presidente do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil, que foi bastante taxativo ao afirmar que o PC do B vai seguir orientação nacional, ou seja, apoiará quem estiver em apoio ao candidato de Lula. “Para o PC do B o que prevalece é a união dos partidos de sustentação a Lula. Se Lula sair do Dilma estaremos com ela”, explicou Gonçalves.
Para José Gonçalves não interessa, por exemplo, apoiar Ricardo Coutinho se na coligação existir um José Serra. Diz que nessa circunstância o projeto do PC do B vai por água a baixo. “O PC do B não está em cima do muro. Está tanto com Maranhão quanto com Ricardo Coutinho. Nas eleições nosso apoio irá para quem defender o candidato de Lula aqui na Paraíba. Não vamos nos antecipar como o PT, que tem uma ala pró Maranhão e outra a favor de Coutinho. Não faremos essa divisão”, argumentou.

45 candidatos


O PC do B deverá lançar 45 candidatos ao cargo de deputado estadual em 2010, segundo previsões de Gonçalves. A meta é eleger ao menos um. Em nível nacional o partido quer ampliar o número de deputados federais, hoje são apenas três, bem como de senadores, que atualmente só possui um.

Conferência Municipal


No próximo dia 04 de outubro a PC do B realiza em Patos sua conferência municipal, que deverá contar com presença de filiados de vários municípios sertanejos. Nesse encontro poderá haver o lançamento de vários nomes para a Casa Epitácio Pessoa (Assembléia Legislativa). “Nós queremos atingir o coeficiente eleitoral”, finalizou Gonçalves.


Prefeitos atrasam salários, mas mantém privilégios para seus parentes



O presidente do Sinfemp - Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves (foto), disse que muitos prefeitos da região de Patos usam a crise financeira como prerrogativa para atrasar salários dos servidores, mas em compensação mantém regalias, altas diárias de familiares que ocupam cargos provisórios em suas administrações. Diz que os contratados não foram exonerados e os comissionados também permanecem. Uma das bandeiras do Sinfemp tem sido a de realização de concurso público pelas prefeituras. “Há prefeitos dizendo por aí que vai fechar prefeitura devido a redução do FPM, mas os jornais denunciam que alguns recebem diárias de até R$ 20 mil, é o caso do Município de Santarém”, diz Gonçalves.
Dentre os municípios que atrasaram os salários dos servidores estão Catingueira, que não paga há três meses, Olho D´Água (agosto), Malta, deve julho aos agentes de endemias e agosto aos demais, São José de Espinharas, só pagou aos professores e os servidores estão em greve, Condado deve agosto. No município de Catingueira a situação é desesperadora. O comércio não vende mais aos servidores, e muitos praticamente estão passando fome e sem crédito na praça.
Gonçalves estranha ter havido aumento no repasse de 19% do Fundeb e os professores, merendeiras e auxiliares de serviço se encontrarem com salários atrasados. “Em cima disso estamos entrando com mandado de segurança junto ao Ministério Público com intuito de garantir esses pagamentos dos servidores em dia”, explicou.
Apesar do Sindicato não ter perdido nenhuma ação na Justiça na luta pelos direitos trabalhistas, Gonçalves reclama da morosidade desta. Diz que os prazos para as prefeituras são muito longos. Ele cita o prefeito de Cacimba de Areia que todos os anos retira o dinheiro do Pasep e não o repassa logo para os servidores. Este ano, por exemplo, o dinheiro foi retirado da conta em agosto e até o presente muitos servidores ainda não viram a cor de seu benefício. Comenta que o prefeito Betinho Campos todos os anos faz isso. “Fiz a denúncia em 2007, repeti em 2008. Em outubro recebi a notificação e achei rápido, só que era referente ainda à denúncia de 2007. Isso demonstra quão é lenta a Justiça. É por isso que os prefeitos brincam. A Justiça é falha, lenta, muitos processos se acumulando por carência de magistrados. Temos uma ação na comarca de São Mamede desde 2004”, enfatizou. 


Alunos da FIP participam de palestra sobre classificação de risco



Ontem (quarta-feira 23) pela manhã a equipe de Assistência Social e da OCP - Organização para Captação de Córneas do Hospital Regional de Patos estiveram na FIP - Faculdades Integradas de Patos, para mais uma palestra enfocando o novo modelo de atendimento na urgência e emergência do Janduhy Carneiro. A palestra aconteceu com alunos do 6º período de Enfermagem, que ouviram atentamente e fizeram questionamentos. Além das assistentes sociais Najara e Rosana de Lourdes, a psicóloga Suênia Batista e a assistente social Leônia Nascimento, da OCP, apresentaram as mudanças que estão acontecendo no Regional de Patos.
Esse mesmo trabalho já vem ocorrendo com a sociedade patoense, através das associações de bairro, que, além de conhecer essas mudanças do atendimento, a introdução de novos serviços e conquistas da população em termos de equipamentos e exames, recebe orientações de como proceder ao chegar ao Hospital de Patos.


Acidente no Brejo paraibano deixa dois mortos


Um grave acidente automobilístico aconteceu na noite desta quarta-feira (23) por volta das 19h30, após a cidade de Lagoa Seca. De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, uma moto de placa MNA 4209, colidiu violentamente com o veículo Ipanema, placas MNA 1627,  pertencente à Universidade Federal da Paraíba.
Morreram no local o condutor da moto, Heliomar Ferreira da Silva, 32 anos, residente no Sítio Geraldo, em Matinhas, e o carona Francisco Paulino da Silva, 45 anos, residente em Lagoa de Roça.
Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo identificado como José Ramos, evadiu-se do local.
paraibaonline

Eleição para o diretório municipal do PT promete ser acirrada





Às 17h de ontem expirou o prazo para a inscrição de chapas interessadas em assumir a presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, na cidade de Patos, cujas eleições acontecem  em novembro próximo. Apenas duas chapam foram lançadas, uma encabeçada pelo vereador Edleudo Lucena e a outra por Everaldo Nunes, funcionário da Telemar.
O embate, segundo alguns filiados, deverá ser bastante acirrado e não dá para neste momento se ter previsão de quem sairá vitorioso no pleito. O certo é que a campanha está nas ruas e nos bastidores.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!




24 de Setembro de 2009 -  Inácio Andrade Torres 


COMO ORAVA O MAHATMA GHANDI


D. Jacinta Xavier de Amorim, minha primeira mestra, lá na escola primária, da rua Espinharas, em Patos, minha terra querida, sempre dizia que a oração cabe em toda ocasião, recomendando-nos que rezássemos antes e após as refeições, ao dormir e ao levantar, no início e final de cada atividade cotidiana. Mais tarde eu soube, que mesmo no mais duro combate, o nosso Duque de Caxias costumava rezava. Diferente não fazia o indiano Gandhi, de cuja obra extraímos a sábia oração a seguir.
Senhor.
Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos fracos.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais , apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a amar aos outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.
Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede ao triunfo.
Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Senhor, se eu me esquecer de ti , nunca te esqueças de mim.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


terça-feira, 22 de setembro de 2009

IFPB completa 100 anos nessa quarta-feira



Nessa quarta-feira, 23 de setembro, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) completa 100 anos de existência. A instituição iniciou suas atividades em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, estando entre as primeiras instituições a ser criadas pelo presidente da República Nilo Peçanha. Na década de 40 tornou-se Liceu Industrial e em 1968, a Escola Técnica Federal da Paraíba. Em 1999, transformou-se em Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet). A cada mudança correspondia a expansão de suas atividades, sempre voltadas para o saber relacionado ao mercado de trabalho.
A mudança mais recente para Instituto, em dezembro de 2008, assinala um novo tempo com a integração à Escola Agrotécnica Federal de Sousa, que se tornou um dos campi do IFPB. Atualmente, o IFPB tem 7000 alunos e atuação em nove cidades, oferecendo 23 cursos superiores, quase 20 cursos técnicos para quem já concluiu o Ensino Médio e outros que unem a formação técnica ao Ensino Básico. Diversos eventos na área de ensino, cultura e esporte têm marcado todo o ano de comemoração da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Selo homenageia a Rede Federal
A programação especial se inicia às 9h, com apresentação da Banda da Polícia Militar da Paraíba, instituição que tinha fortes laços com a Escola no início do século passado. Às 15h30, no Auditório José Marques, está prevista a solenidade de obliteração do selo do centenário. Em todo o país, os Correios estão homenageando os 19 Institutos que deram início ao trabalho da imensa Rede Federal. A solenidade deve ainda homenagear o reitor João Batista de Oliveira Silva, o ex-diretor da então ETF, Itapuan Botto Targino e o diretor regional dos Correios, José Pereira da Costa Filho, que é ex-aluno, onde se formou em Eletrotécnica, nos anos 70.
O reitor do IFPB, João Batista, que também se formou em Eletrotécnica na década de 70, fala com emoção de sua relação com a instituição. “Tenho a fortuna de ser gestor no momento em que o ensino profissional alcança a maior expansão. Tenho com essa instituição uma relação passional desde a mais tenra idade e homenageio a multidão de homens e mulheres que trabalham incansavelmente por ela” declarou.
No final da tarde, a programação festiva tem continuidade com apresentação de alunos dos campi de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa e Campina Grande, finalistas do Festival de Intérpretes que movimentou os jovens artistas. Desde o início do mês, apresentações artísticas dos diversos grupos musicais do IFPB como a IFPB Jazz Band, o Grupo de Sax, Camerata e Banda Sinfônica têm emocionado os servidores.
Essas últimas duas semanas marcaram o início das aulas nas cidades Patos, Princesa Isabel, Picuí, Cabedelo e Monteiro. Esse mês, os campi da Cajazeiras e da Capital comemoraram a colocação avalizada pelo Inep/MEC de que seus cursos estão entre os melhores do país, segundo o Índice Geral de Cursos e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.


Érica Chianca - Assessoria


A fotografia em evolução




A fotografia encanta pela sua possibilidade de se produzir arte, contribuir como registro histórico, captar momentos de nossas vidas, ser testemunha dos fatos. Uma antiga profissão de suma importância para a humanidade. O que seria o mundo sem o registro através dos clicks? Essa pergunta dá a dimensão da importância da fotografia em nossa contemporaneidade. Em Patos há registros do início do século XX. Muitos fotógrafos deram sua contribuição para a história de nosso município e graças a eles podemos ver o passado, como as pessoas se vestiam, a arquitetura arquitetônica, nossos meios de transporte, de comunicação, a religiosidade, enfim, a rotina da urbe.
Hoje temos nova geração de fotógrafos que também tem sua participação na perpetuação do registro histórico, antropológico de nossa cidade. O diferencial de décadas atrás tem sido a evolução do equipamento de trabalho, que exige cada vez mais qualidade. A era digital é algo que veio para facilitar a vida desses profissionais. Foi preciso se adaptar aos pixels e hoje sem uma digital profissional dificilmente um fotógrafo sobrevive. Primeiro pela praticidade de ver sua cria instantaneamente a tempo de corrigi-la. Programas que permitem que no próprio equipamento se edite a imagem, sem contar softs como o photoshop, o mais popular e um dos mais eficientes da atualidade.
Além dos fotógrafos os laboratórios tiveram que esquecer os filmes de bobina, que está se transformando em peça de museu, substituído pela alta resolução permitida pelos pixels, a sincronia de lentes e mecanismo em Auto que praticamente exigem apenas um aperto de botão. Mas, não adianta apenas o domínio da técnica, conhecer bem a máquina, sem antes possuir o olho clínico, a poesia, a sensibilidade para captar cena ideal.

Nasce uma profissão: o fotógrafo
      Quando a França ainda vivia um período de instabilidade política, em meados do século XIX, conseqüência da Revolução
Francesa e do Império Napoleônico, surgiu uma nova profissão, reconhecida mais tarde, também como arte: a fotografia.
      Na verdade, registros revelam que na época de Aristóteles já se conhecia o fenômeno de produção de imagens pela
passagem da luz através de um pequeno orifício e boa parte dos princípios básicos da óptica e da química que envolveriam
mais tarde o surgimento da fotografia.
      No século X, o erudito árabe Alhazen mostrou como observar um eclipse solar no interior de uma câmara obscura: um quarto às escuras, com um pequeno orifício aberto para o exterior.
      Durante a Renascença, uma lente foi colocada num pequeno orifício e obteu-se uma melhor qualidade da imagem. A câmara obscura começou a se tornar cada vez menor, até se transformar em um objeto que pudesse ser levado para qualquer lugar.
      Já com um tamanho portátil, no século XVII, a câmara obscura era utilizada por muitos pintores na execução de suas obras.
      Um cientista italiano, Angelo Sala, em 1604, observou o escurecimento de um certo composto de prata por exposição ao sol, mas não conseguia fixar a imagem que acabava desaparecendo.
      Foram muitos os estudiosos que ao passar dos anos acrescentaram novas descobertas: em 1725 com Johan Heinrich Schulze, um professor de medicina da Universidade de Aldorf, na Alemanha e no início do século XIX com Thomas Wedgwook, que, assim como Schulze obteve silhuetas fixas em negativo, mas a luz continuava a escurecer as imagens.
      Fotografia de fato, surgiu no verão de 1826, pelo inventor e litógrafo francês Joseph Nicéphore Niépce. Em fevereiro de 1827,  Niépce recebeu uma carta de Louis Daguerre, de Paris, que manifestou seu interesse em gravar imagens. Em 1829, tornaram-se sócios, mas Niépce morre em 1833. Seis anos depois, em 7 de janeiro de 1839, Daguerre revela à Academia  Francesa de Ciências um processo que originava as fotografias ou os daguerreótipos.
     A fotografia atraiu a atenção de tantas pessoas que, movidos pelo entusiasmo, tornaram-se adeptos daquela técnica. Assim, tanto em Londres como em Paris, houve um boom na compra de lentes e reagentes químicos.
      Os fotógrafos e suas câmeras fotográficas (caixas de formas estranhas) começavam a registrar suas imagens.
      Fotografar tornou-se uma atividade em franca expansão. Rapidamente tomou conta do mundo. Em 1853, cerca de 10 mil americanos produziram três milhões de fotos, e três anos mais tarde a Universidade de Londres já incluía em seu currículo a fotografia.
      Em junho de 1888, com George Eastman, surge a Kodak. A fotografia tornou-se mais popular com este tipo de câmera que era bem mais leve, de baixo custo e simples de operar.
      A fotografia deu ao homem uma visão real do mundo, tornando-se assim, um instrumento de como captar imagens dos  registros da História.

Foto:Diassis Fotografias

Arquivo do blog