Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de outubro de 2009

Ex-combatente completa 88 anos




O ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, Severino Fernandes Gomes, mais conhecido por Severino Maxixe,é o destauqe do Garimpando hoje. Ele comoermora 88 anos de vida, de muito trabalho e dedicação à família. Além de servir à Patria, foi vereador de Patos por dois mandatos, chefe da Ciretran desta cidade por 24 anos e delegado da Polícia Civil no Município de Várzea, cidade localizada no Vale do Sabugi paraibano.
Casado com Luzia Marinho Gomes, da união surgiram nove filhos, trinta netos e 28 bisnetos, que se reuniram na residência de Maxixe para festejar. Aliás, comemorar a vida tem sido uma praxe na vida dessa família. Os parabéns do Garimpando, muita saúde e longa existência.

Morte na curva dos nove


A famosa curva dos nove, assim conhecida pela curva perigosa onde já ocorrem inúmeros acidentes, ontem mais uma vez teve registro de acidente com vítima fatal. Por volta das 18h, no referido local, na PB 262 que liga Patos a São José do Bonfim, Rivaldo de Andrade Oliveira, 39 anos, deslocava-se para cidade de Teixeira-PB pilotando uma Moto Honda Titan CG 150, Cor Preta, Ano 2009 de Placa NPV 3475 São Mamede-PB. Quando chegou à referida curva dos nove uma vaca atravessou seu caminho e o choque foi inevitável. Populares acionaram o Samu, mas quando o atendimento móvel chegou Rivaldo já estava morto.
Redação com III BPM

Reitor da UFCG critica falta de parcerias dos municípios com o campus de Patos




Em entrevista ao pbnoticias o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz, questionado sobre a procura dos municípios sertanejos por parcerias com o campus de Patos, disse que essa relação precisa ser intensificada. Citou como exemplo Patos, que, mesmo o campus possuindo o melhor curso de Engenharia Florestal do Nordeste a Prefeitura não  usufrui deste na parte de arborização da cidade.
O reitor listou vários serviços que poderiam ser aproveitados pelos municípios no trabalho extensivo, como o uso de toda parte de Medicina Veterinária de altíssima qualidade e a de diagnóstico de doenças animais, de manejo florestal, animal, os quais não são pactuados. “Não existe consórcio de saúde, porque os municípios não se unem em consórcio para fortalecer o Hospital Veterinário e os vários laboratórios de Florestal, para que eles estejam mais focados para o desenvolvimento das cidades da região?”, questionou Mariz.
Para ele as parcerias envolvendo município e Universidade é importante para que a população possa usufruir do conhecimento, dos serviços oferecidos pela instituição de ensino, os quais precisam ser mais bem aproveitados.

Prefeito de Patos pede empenho de Thompson na implantação da Universidade do Sertão





Na solenidade ocorrida ontem no campus da UFCG de Patos, momento que antecedeu inaugurações de algumas conquistas acadêmicas e docentes dessa instituição, o prefeito Nabor Wanderley, um dos convidados, pediu empenho ao reitor Thompson Mariz, que se fez presente à cerimônia, na concretização do projeto que prevê o desmembramento da UFCG, a partir da criação da Universidade do Sertão.
Nabor leu uma carta assinada por todas as entidades representativas de nossa cidade, demonstrando o interesse e pedindo o compromisso do magnífico reitor por essa causa. O prefeito de Patos disse que a implantação da Universidade do Sertão, uma idéia pleiteada por vários municípios sertanejos, descentraliza o poder e aumenta os recursos para a educação superior. “Apesar de existir algumas resistências de parte dos campi, que teme pelas mudanças, há também os que demonstram grande interesse na sua implantação. O reitor abraçou essa causa e acreditamos que conseguiremos essa vitória para os municípios sertanejos, especialmente para Patos”, comentou Nabor.
Mariz informou que no dia 1º de novembro apresenta o projeto à sociedade do desmembramento da UFCG. “As perspectivas para a criação da Universidade Federal do Sertão são muito boas. Com a apresentação do projeto, agora maias consistente, voltaremos a discutir com a comunidade e esta aceitar avançaremos para a criação desta Universidade e Patos possui as condições Sine qua non (indispensáveis) para recebê-la. Sem o campus de Patos não há a menor chance de se criar essa universidade aqui no Sertão”, comentou Mariz.

Governo Federal investe mais de R$ 12 milhões no Campus VII da UFCG em Patos

Ontem foi um dia de festa para a comunidade acadêmica do Campus da UFCG na cidade de Patos, com a inauguração do pórtico (entrada) do Hospital Veterinário; do prédio da biblioteca setorial; ginásio de esportes, denominado Pedro Fernandes Oliveira; laboratório multiusual para pesquisas ambientais; reforma do RU, e entrega de mais um veículo para uso dos professores nos trabalhos extensivos. Na solenidade que antecedeu o descerramento das placas, o diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), Paulo Bastos, fez um longo discurso apontando as principais conquistas do campus Patos nos últimos anos e lembrou a importância de parcerias envolvendo a instituição com os municípios da região.


Justiça determina retorno de enfermeira ao seu posto de trabalho em Condado


A justiça concedeu liminar para que mais uma servidora condadense pudesse retornar ao seu local de trabalho. A Enfermeira Erika Kaline Abílio Diniz Leite tinha sido transferida por uma decisão da administração municipal. 
No dia 20 de agosto deste ano a enfermeira entrou com uma ação na Justiça da Comarca de Malta - PB contra o prefeito do município, Eugênio Pacelli de Lima, solicitando o retorno ao local onde por concurso público tinha sido empossada. 
A Enfermeira concursada de Condado-PB, Erika Kaline, a exemplo dos servidores Alberto de Albuquerque Fernandes e Maria Rosângela da Silva Sousa (Agentes Administrativos), que por meio do processo sob o nº: 05320090002709 - Mandado de Segurança, também retornaram aos seus locais de trabalho após decisão deferida no dia 13/08/09), também obteve êxito no Mandado de Segurança (Processo sob o nº. 05320090004986) interposto contra decisão do prefeito, Eugênio Pacelli de Lima, em remanejá-la do local de trabalho, onde desempenhava suas funções desde quando foi empossada. 
De acordo com o vereador Jorge Henrique (PSDB) da cidade de Condado - PB, a servidora Erika provou por todos os meios legais perante a justiça da Comarca de Malta que a decisão tomada pelo Executivo Municipal foi ilegal, inadequada e imotivada. Razão pela qual foi revista judicialmente, a favor do deu imediato retorno ao posto que ocupava desde a data de sua efetiva posse, como servidora municipal. “Ou seja, mais um remanejamento ilegal adotado pelo prefeito de Condado foi pronta e legalmente combatido pela Justiça de nosso estado”, afirmou o vereador.


Fonte: ASCOM




Patoense tem gramática lançada pela Editora Vozes





Mais uma importante vitória para o professor e poeta cordelista patoense Janduhy Dantas. Sua premiada obra Gramática em Versos de Cordel acaba de ser lançada por uma das editoras mais antigas do Brasil, a Vozes, que tem sede em Lisboa, Portugal.
Em 120 páginas, Janduhy Dantas desenvolve sua veia poética abordando a gramática de Língua Portuguesa, um trabalho já premiado em concurso do BNB. A obra é considerada de grande utilidade no trabalho em sala de ajuda por alunos e professores do EJA – Ensino de Jovens e Adultos.
Nesta edição ampliada com 400 estrofes há um capítulo dedicado ao novo acordo ortográfico. Aproveitando a literatura de cordel, uma das mais antigas expressões da cultura popular, o professor poeta repasse seus conhecimentos com simplicidade facilitando o aprendizado de nossa gramática. Quem quiser adquirir a gramática basta acessar o site da Editora Vozes: www.editoravozes.com.br.




Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!




Inácio Andrade Torres – 03/10/09

O PARAFUSO

         Recebi e repasso com prazer o texto abaixo. Trata-se de uma reflexão para aqueles profissionais que não vivem de salário, sobremaneira salário público, e que, por isso mesmo, vacilam na hora de cobrar seus honorários. São os chamados trabalhadores autônomos. Para eles essa grande lição para justificar, com justiça, um trabalho realizado. Leiamos com atenção.

          Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente  pelo tempo utilizado para realizá-la. Um bom exemplo é o caso do técnico em informática que foi chamado a consertar um computador gigantesco e extremamente complexo. Um computador que valia 12 milhões de dólares.

         Sentado frente ao monitor, o técnico apertou umas teclas, balançou a  cabeça, murmurou algo a si mesmo e desligou o aparelho.
Tirou de seu bolso uma pequena chave de fenda e girou uma volta e meia a um minúsculo parafuso. A seguir, religou o computador e verificou o seu perfeito funcionamento.

         O presidente da companhia mostrou-se encantado e se dispôs a pagar a conta imediatamente.
"Quanto é que lhe devo? "- perguntou.
"São mil dólares pelo serviço efetuado."
-Mil dólares? Mil dólares por uns momentos de trabalho? Mil dólares por apertar um simples parafusinho? Eu sei que meu computador custa 12 milhões de dólares, mas mil dólares é uma quantidade brutal! Mas tudo bem… Efetuarei seu pagamento desde que me envie uma fatura detalhada que justifique a sua cobrança".
        
         O técnico confirmou com a cabeça o pedido e se foi. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a fatura, a leu com cuidado, balançou a cabeça resolveu pagá-la no ato, sem pestanejar. A fatura dizia:
         O parafuso - Detalhe dos serviços prestados
Apertar um parafuso........... .... .... .... .... ... 1 dólar
Saber qual parafuso apertar.............. ..... 999 dólares

         Recomendação do internauta que enviou esse texto, lamentavelmente apócrifo. “Mande a todos os profissionais que dia a dia se defrontam com a falta de consideração com que as pessoas por ignorância não alcançam entendê-los e dê-lhes ao menos um momento de humor”.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Hospital de Patos realizará cirurgia de mama





Um importante serviço passa a ser oferecido a partir do dia 23 deste mês no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Trata-se da cirurgia de mama, que fechará o círculo de atendimentos desta especialidade, da atenção básica à alta complexidade, na cidade de Patos. Serão realizadas cirurgias de lesões benignas. Os casos malignos continuam a ser tratados na Capital.
Segundo a médica mastologista Eulina Helena (foto), a implantação do serviço no Janduhy Carneiro vai contribuir para uma maior eficácia no acompanhamento das pacientes, que antes eram obrigadas, pelas circunstâncias, a procurar tratamento nos centros de Campina e João Pessoa, disputando vaga com pessoas dos 223 municípios paraibanos.
“Com a realização dessa cirurgia em Patos poderemos fazer um acompanhamento com maior resolutividade, evitando que dezenas de mulheres se desloquem mensalmente para outras localidades”, adiantou Eulina. As cirurgias vão ser realizadas por ela e pelo médico Hélio Ribeiro.
A médica disse estar bastante preocupada com o índice de mulheres atendidas por ela em Patos que apresentam câncer de mama maligno. Mensalmente, de acordo com dados passados pela mastologista, 4 a 5 novos casos são registrados. “Falta de acesso ao serviço, desinformação e principalmente medo são os fatores que mais contribuem para o elevado índice de tumores em estágio avançado”, explica Eulina Helena.
A porta de entrada para a cirurgia de mama é o PSF (Atenção Básica). Da unidade de saúde os casos que necessitam de maior investigação são encaminhados para o Centro de Especialidade Frei Damião (média complexidade), onde são realizados os exames específicos. Os casos que necessitam de atendimento de alta complexidade (cirurgia) são direcionados para os hospitais referenciados.

Estudante de Enfermagem trabalha saúde em cordéis






A jovem estudante do 7º período de Enfermagem da FIP – Faculdades Integradas de Patos, Larissa Mirela, foi destaque no III Fórum de Saúde da Pessoa Idosa, ocorrido ontem em Patos. Ela foi convidada para apresentar sua obra em dez volumes, Saúde e arte num só lugar. O diferencial desse trabalho é seu formato, em cordel, aonde ela aproveita a cultura popular para falar com simplicidade temas de grande interesse da população.
DST/AIDS, Estomatite, Meningite, Desenvolvimento psicossocial, Estágios na adaptação à doenças, Hiperdia, Saúde do idoso, Leishmaniose, Código de ética (penalidades) e Perfil de um profissional competente. Estes são os temas abordados por Larissa nos versos rimados da estudante.
Larissa diz que despertou o interesse para produzir os cordéis aproveitando a tradição da família, especialmente seus pais, que sempre gostaram de escrever. “Minha família sempre teve paixão pela escrita e sigo os passos dela”, disse ao pbnoticias a talentosa cordelista.



Prefeito de Patos criará novas secretarias




Numa reunião realizada, ontem à noite (01), às 19h, na sala de reuniões da secretaria de saúde da prefeitura de Patos, com todos os secretários de governo, o prefeito Nabor Wanderley (PMDB) anunciou a criação de quatro secretarias executivas e confirmou a extinção de alguns cargos de adjuntos, que já não vinham atuando nesta gestão.

“Vou manter apenas alguns adjuntos que vinham trabalhando, mas adianto que vão ser criadas as secretarias executivas do orçamento participativo, da cultura, do esporte e da juventude, para melhorar o desempenho desses setores dando mais autonomia e condições de trabalho para que a população possa ser mais bem assistida”, justificou o prefeito.

Nabor Wanderley aproveitou o encontro para fazer uma avaliação do governo municipal, o qual considerou positivo, mesmo diante da crise financeira que atinge as prefeituras do país com as constantes quedas nos repasses do FPM, e mostrou os dados que apontavam os índices de aprovação. “Estamos conseguindo honrar os nossos compromissos e manter a folha de pessoal em dia; temos que continuar controlando as verbas de custeio para não perdemos o controle financeiro e assim sobrar dinheiro para investirmos em mais obras e serviços é por isso que as pessoas continuam confiando em nosso governo”, contou.

O prefeito Nabor Wanderley discutiu ainda o calendário de inauguração de obras que serão entregues a população na semana do aniversário da cidade e prometeu que o anuncio será feito através de uma entrevista coletiva na imprensa, marcada para a próxima segunda-feira, às 10h da manhã, em seu gabinete, no paço municipal. “São ações importantes para o desenvolvimento de Patos e nada melhor do que a semana de aniversário da cidade para entregarmos essas obras à população”, disse Nabor.

Uma das preocupações do prefeito Nabor Wanderley, durante a reunião, foi quanto à reativação de programas da secretaria de ação social que foram paralisados por falta de recursos. “Vamos reativar alguns serviços como, por exemplo, as escolas profissionalizantes para que elas possam voltar a capacitar as pessoas e assim ajudar na geração de emprego e conseqüentemente de renda para as famílias”, finalizou.
Assessoria


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Baixaria em dose dupla no legislativo patoense



Quem esteve prestigiando a sessão da Câmara Municipal de Patos na noite desta quinta-feira (01) assistiu a uma repetição de troca de insultos, acusações e ameaças entre o grupo que faz oposição ao atual presidente Marcos Eduardo e este. Fatos semelhantes ao da sessão passada, terça 29, voltaram à tona. Vereador Almir Mineral listou uma série de gastos do Legislativo considerados irregulares pela administração Eduardo. Na sequência os colegas Ivanes Lacerda e Edmilson também fizeram críticas ao presidente e pediram transparência da gestão. O vereador Edmilson, falando sobre a reunião da terça-feira passada chegou a dizer que Ivanes tinha ido armado para a sessão, por receio do que poderia ocorrer devido o clima tenso previsto.
Já Ivanes negou ter ido armado e que apenas o que Edmilson tinha vista era seu aparelho celular, mas enfatizou que vários policiais estavam armados na plenária. Marcos Eduardo rebateu as acusações de Almir e demais vereadores do bloco que o querem fora da presidência. O clima ficou quase que insuportável depois que o presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa apresentou fotos de Almir Mineral quando diretor da Ciretrans de Patos usando carro oficial em festas de vaquejada e fez ameaças de levar a público os erros de quem o estava acusando. Disse também que vem sendo vítima de acusações levianas e apresentou notas fiscais, desafiando seus acusadores a provarem que tenha havido irregularidades de superfaturamento na compra de materiais de construção e com a empresa responsável pela edificação da nova Câmara de Patos, além de existir nas suas contas notas frias. O clima ficou tão “carregado” no debate dos vereadores que uma repórter deixou seu posto e saiu por receio deles chegarem ao extremo, ou seja, sair na porrada ou algo pior.
Os vereadores Sales Junior e Edleudo Lucena lamentaram profundamente o Legislativo patoense chegar a esse ponto, em que se esquece da população para olhar apenas para a luta pela presidência da Casa. “Enquanto o TCE não disser que há irregularidades nas contas da administração Marcos Eduardo, eu estarei lhe dando apoio”, disse Sales. Já Edleudo fez a constatação que, “infelizmente, as sessões na Câmara só contam com bom público quando os vereadores estão em desavença”.  A oposição a Marcos apresentou um requerimento pedindo da presidência transparência na apresentação das contas da Casa, mas no final da sessão esse requerimento foi retirado da pauta.


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Campanha anti-rábica em Patos


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, está finalizando a etapa de planejamento da Campanha de Vacinação Anti-rábica Cães e Gatos.
Segundo informações repassadas pelo coordenador do núcleo de vigilância epidemiológica de Patos, José Amorim, ter o animal sadio, principalmente os animais domésticos como cães e gatos,  gera maior conforto para a família. “Pelo fato de serem animais que convivem com a família, a vacinação torna-se essencial, pois traz a garantia de imunização contra a doença e faz com que se  possa confiar na convivência com os animais”, disse.
Ainda de acordo com José Amorim, a meta determinada pelo Ministério da Saúde é de que sejam vacinados no município de Patos 10.230 cães. “É uma meta alta, os gatos não entram na estatística , mas precisam ser vacinados e pedimos a população que não esqueça de vacinar o seu bicho de estimação”, conta.
O dia D de Vacinação Anti-Rábica Cães e Gatos será o próximo dia 17 de outubro. José Amorim lembra que vacinar, além de contribuir para manter erradicada a raiva, é também um ato de amor para com o animal de estimação. “Dê essa prova de amor ao seu bicho de estimação e leve-o para ser vacinado”, conclui.
Assessoria

Sessão tensa na Câmara de Patos

A Câmara municipal de Patos voltou a se reunir na noite desta terça-feira (29.09) após o recesso da festa de Nossa Senhora da Guia que começou dia 14 do mês em curso e terminou dia 24.
Na última sexta-feira (25) estava previsto o retorno dos vereadores quando na oportunidade seria realizada uma sessão especial e o assunto em pauta abordaria o tema ‘gripe suína’, porém por falta de quorum a sessão não aconteceu.
Destaque para o requerimento de autoria do vereador Ivanes Lacerda (PSDB) que solicita do presidente da casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereador Marcos Eduardo (PMDB), providenciar ato solene para diplomação dos suplentes de vereadores em Patos.
Outro destaque na sessão desta terça foi para o Projeto de Lei de iniciativa do vereador José Motta Victor (PMDB) que denomina a Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), com o nome da jornalista Carleusa Candeia Pereira que morreu no último dia 1º de maio deste ano. A Unidade funcionará na Praça Edivaldo Motta e será em breve entregue a população.
Para surpresa de todos, ao utilizar a Tribuna da casa, o vereador Almir Mineral (PSDB) fez um desabafo inusitado. Disse que foi traído pelo presidente Marcos Eduardo por esse ter realizado um jantar para formação de uma comissão interna e teria o deixado de fora.
De posse de xérox documental emitido via internet pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) através do SAGRES, Mineral fez denúncias consideradas graves a respeito da administração do presidente do PMDB Marcos Eduardo. O vereador Edmilson Araújo (PRP) por sua vez também fez duras críticas ao presidente através das denúncias do vereador Almir Mineral.
Almir apresentou números de gastos excessivos durante a gestão do presidente neste seu terceiro mandato. Disse que só com flores Eduardo teria gasto R$ 7.923,00; Lava Jato R$ 7.080,00; combustível R$ 12.000,00 e só com vidros a denúncia diz que o presidente da casa gastou R$ 28.773,00.
Por sua vez o vereador Marcos Eduardo rebateu as denúncias dizendo que os gastos apresentados “são mentirosos”, não foram excessivos e apresentará notas fiscais ao vereador Almir Mineral, a população, a imprensa e ainda disse não temer se preciso for, responder na Justiça todas as denúncias a ele atribuídas.
Após as discussões em torno do assunto o clima ficou tenso no Plenário quando o vereador Marcos Eduardo fez referências pessoais ao vereador Ivanes Lacerda incluindo familiares seu no discurso.
Com a turbulência interna entre os dois, o vereador Ranieri Ramalho solicitou do presidente interino vereador José Motta Victor, que interrompesse a sessão por 10 (dez) minutos até que as farpas fossem contidas.
A sessão foi encerrada por volta das 20 horas aproximadamente e mesmo diante das denúncias contra o presidente Marcos Eduardo na Tribuna, vereadores como Sales Júnior (PRP), Zefinha das Bolsas (PTB), Maria José dos Santos Venâncio (peteca PRP), Francisco Antônio de Maria (Chico Bocão PMDB) e Ranieri Ramalho, defenderam mais um mandato para o presidente.
Por outro lado o vereador José Motta Victor (PMDB) que faz parte do “grupo” formado entre os vereadores Ivanes Lacerda, Almir Mineral ambos do PSDB e Edmilson Araújo, declarou o voto contrário a reeleição de Eduardo.
Já o vereador Edileudo Lucena (PT) preferiu não declarar o seu posicionamento em público a respeito do assunto. Ivanes não fez a declaração em público do seu voto, porém se mostrou contrário a reeleição.
Mário Frade (portalpatos)
Foto:pbnoticias.com

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ex-prefeitos sertanejos terão contas julgadas nesta quarta pelo TCE


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai se reunir, ordinariamente, nesta quarta-feira (30), para examinar, entre outros processos, as prestações de contas apresentadas por oito prefeitos e ex-prefeitos paraibanos.

A pauta de julgamentos inclui as contas de 2006 do prefeito de Algodão de Jandaíra (Isac Rodrigo Alves) e as de 2007 encaminhadas, neste caso, pelos ex-prefeitos de Monteiro (Maria de Lourdes Aragão Cordeiro), Emas (José William Madruga) e Itaporanga (Antonio Porcino Sobrinho).

Também, pelos atuais prefeitos de Malta (Ajácio Gomes Wanderley), Nova Olinda (Maria Galdino Irmã), Araçagi (Onildo Câmara Filho) e Pedro Régis (Severino Batista de Carvalho).

O Tribunal também verificará as contas de 2006 da Câmara Municipal de São João do Cariri assinadas pelo vereador Hélio Coutinho de Morais.

As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso permitido ao público e transmissão ao vivo pela internet (www.tce.pb.gov.br).

Assessoria do TCE


Estado paga funcionalismo nesta quarta

O salário do funcionalismo público estadual referente ao mês setembro será pago nesta quarta-feira, 30, em um só dia, dentro do mês trabalhado, a todos os servidores ativos, inativos e pensionistas. Conforme anunciou o secretário da Administração do Estado, Antonio Fernandes Neto, cumprindo determinação do governador José Maranhão.

De acordo com Antonio Fernandes, a greve dos bancários não vai interferir na liberação do pagamento, porque o salário é creditado diretamente na conta do servidor, que poderá sacá-lo nos terminais de caixas eletrônicos em funcionamento em locais estratégicos em todo o Estado.

O secretário ressaltou que o pagamento dos salários, em um só dia, dentro do mês trabalhado, além de ser um dos compromissos assumidos pelo governador José Maranhão desde o início da atual gestão, como parte integrante da política de valorização do servidor, também faz parte de um conjunto de ações voltadas para retomada do desenvolvimento do Estado e o equilíbrio da máquina administrativa.

Antonio Fernandes destacou, ainda, que vem sendo mantido o esforço concentrado entre os integrantes da equipe administrativa, econômica e financeira do Estado, no sentido de enfrentar as constantes reduções nos repasses de verbas federais e buscar garantir os recursos necessários para que o salário dos servidores públicos estaduais sejam liberados dentro do prazo pré-estabelecido pelo governador José Maranhão.
 
Secom

Mais de 400 mil famílias têm benefícios do Bolsa Família bloqueados


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou, este mês, o benefício de 401.321 famílias que não declararam a frequência escolar de seus filhos nos dois primeiros bimestres letivos deste ano, informação exigida para receberem o Bolsa Família.

Os valores somente serão desbloqueados quando as informações forem atualizadas no Cadastro Único e no sistema do Ministério da Educação. Se isso não ocorrer até o fim do ano, o benefícios serão cancelados.

De acordo com o MDS, as famílias já receberam, pelos Correios, uma notificação avisando sobre o problema e orientando-as a procurar a gestão local do Programa Bolsa Família. Atualmente, 84% dos 17,1 milhões de alunos beneficiados pelo programa, de 6 a 17 anos, têm sua frequencia acompanhada. O objetivo, segundo o ministério, é ampliar esse acompanhamento.

Em julho, o total de famílias sem as informações sobre a frequencia dos filhos nos dois primeiros bimestres letivos era de 510.830, mas 109.509 fizeram a atualização e não tiveram o benefício bloqueado. O MDS informou que os gestores municipais do Bolsa Família podem ter acesso à lista de famílias atingidas pela medida na Central de Sistemas. 
Agência Brasil

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CCJ debate proposta que restabelece exigência de diploma para jornalista




A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza nesta quinta-feira, 1º, audiência pública para discutir proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) que estabelece que o exercício da profissão de jornalista é privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação, com habilitação em Jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação.
Foram convidados a participar do debate os presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero; do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Edson Spenthof, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo; da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito; e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, além do representante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Carlos Franciscato.
A PEC 33/09 exige o diploma para quem for atuar na cobertura jornalística, mas não para o colaborador - definido como aquele que, sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e a qualificação do autor. O diploma também é dispensado para os jornalistas provisionados que já tenham obtido registro profissional regular perante o Ministério do Trabalho e Emprego.
A proposta foi apresentada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF), em 17 de junho último, decidiu, por maioria de votos, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego como condição para o exercício da profissão de jornalista.
Desqualificação
Na justificação da PEC, Valadares afirma que uma conseqüência óbvia da não-obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão seria a rápida desqualificação do corpo de profissionais da imprensa do país: " Empresas jornalísticas de fundo de quintal poderiam proliferar contratando, a preço de banana, qualquer um que se declare como jornalista".
O senador observa que um jornalista não é um mero escritor, um mero emissor de opiniões - o que, lembra, é papel dos articulistas, dos quais não se exige formação em Comunicação. A principal atividade do jornalista, registra, é "a apuração criteriosa de fatos, que são então transmitidos à população segundo critérios éticos e técnicas específicas que prezam a imparcialidade e o direito à informação", o que requer estudo e profissionalismo.
Valadares afirma também que exigir formação acadêmica para a realização de uma atividade profissional específica, sensível e importante como o jornalismo não é cercear a liberdade de expressão de alguém. Para o senador, é "razoável" exigir que as pessoas que prestam esse serviço sejam graduadas, preparadas "para os desafios de uma atividade tão sensível e fundamental, que repercute diretamente na vida do cidadão em geral".
A audiência pública foi solicitada por Valadares e pelo relator da matéria na CCJ, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).


Agência Senado

Inscrições para Pilates


Estão abertas ainda as inscrições para a modalidade de Pilates da Clínica Escola de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos. As inscrições deverão ser feitas na própria clínica, e os interessados deverão apresentar os documentos de identidade e CPF, comprovante de residência, acompanhados de uma taxa de quarenta reais.

A coordenadora da clínica, Viviane Guedes, enfatiza que os inscritos passarão durante esta semana, numa data ainda a ser definida, por uma avaliação física que examinará aqueles que estão aptos a praticar o Pilates.

Asessoria

Maranhão assina ordem de serviço do Centro de Convenções


O Governador José Maranhão assinou a ordem de serviço para o início das obras do Centro de Convenções de João Pessoa, ato considerado histórico para a consolidação do Pólo Turístico Cabo Branco.

Também assinaram a ordem de servico o superintendente do Suplan, Gilson Frade, e o diretor da Via Engenharia, Fernando Queiroz, e como testemunhas, o presidente do Sinduscom, Irenaldo Quintans, e o superintendente do Ibama, Ronilson Paz.

Presentes à solenidade, o senador Roberto Cavalcanti, os deputados federais Marcondes Gadelha, Manoel Júnior e Wilson Santiago, além dos deputados estaduais Ranieri Paulino, Francisca Mota, Trócolli Júnior, Gervásio Maia e Expedito Pereira, entre outras autoridades civis e militares.
Ascom

Folha divulga crise no PSDB paraibano


Na edição desta segunda-feira do jornal Folha de São Paulo está sendo divulgada a crise no PSDB da Paraíba, fruto de discordâncias sobre a manutenção ou não da candidatura própria a governador.

Leia trechos da reportagem.


Ao lado do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, assistiram, anteontem, a uma tensa discussão entre o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima e o senador Cícero Lucena (PB).

Na Paraíba, Cunha Lima defende o apoio à candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Cícero Lucena pretende concorrer ao governo. Num almoço na tarde de sábado, Serra tentou debelar a crise.

Na ríspida conversa, Cunha Lima insistiu na ideia de que não há espaço para a candidatura de Cícero no Estado. De acordo com ele, haveria o risco de o PSDB da Paraíba sair da eleição menor do que é hoje.

Cunha Lima, que ameaça deixar o partido, prometeu ficar desde que asseguradas condições para que concorra ao Senado. Cícero disse que cabe ao partido na Paraíba decidir seu destino.
paraibaonline

Notificações de dengue caem de 1.018 para 77 em Patos



Enquanto a ciência aguarda e prevê a chegada da vacina contra dengue para 2014, o município de Patos comemora os números da doença, que continuam em queda acelerada. Ano passado o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.018 notificações. Já este ano o número caiu para apenas 77. Se em 2008 os casos de dengue notificados e confirmados positivos em laboratório ficaram em 360, aproximadamente, em 2009 apenas 05 deram positivos.
Para o coordenador de epidemiologia, José Amorim, vários fatores contribuem para a queda brusca nas notificações da doença, que tem como vetor o mosquito Aedes aegypti, como o trabalho rotineiro dos agentes de endemias, população mais conscientizada dos cuidados que deve ter para evitar o desenvolvimento das larvas e que, provavelmente estejam circulando em Patos os mesmos vírus. Devido a imunidade de boa parte da população para estes, a tendência é realmente dos números reduzirem.
Amorim reclamada doa Lacen por não enviar de volta resultados das análises do isolamento viral, o que impede da Saúde local conhecer os vírus que circulam no município. “A gente manda as amostras para o Lacen de João Pessoa, que as repassam para o Lacen de Recife, laboratório referência em isolamento viral, mas os resultados não nos são enviados”, informa Amorim.

Coordecom

Foto:entomology.ucdavis.edu

Arquivo do blog