Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de outubro de 2009

Maranhão diz que discutirá eleições depois de reorganizar Estado



O governador José Maranhão afirmou que o PCdoB será fundamental para o PMDB e partidos aliados 2010. Ele, que participou neste sábado (10.09) do 12º Congresso Estadual do PCdoB, em João Pessoa, afirmou que o partido tem um compromisso com a nacional, "além de estarmos na mesma base do governo Lula. É importante essa unidade das forças democráticas e populares", ressaltou Maranhão.

Perguntado quando começará a discutir, efetivamente, 2010, o governador repetiu o que tem dito em entrevistas: "Para nós que estamos no governo é reconstruir a Paraíba. Nós conversamos sobre política, informalmente. O político que disser que não conversa sobre política, em determinados momentos, não está sendo sincero. Agora, as decisões, a agenda política só acontecerá a partir da realização das convenções em 2010".

O compromisso agora, garantiu Maranhão, é organizar as contas do Estado, retomar as obras e prestar bons serviços à população. Sobre as estratégias para 2010, o governador disse as mesmas seguirão princípios, que são a coerência e a identidade dos partidos que integram a Frente Popular Democrática. Para ele, os meios utilizados têm de ser coerentes com os fins a serem atingidos.


"Nós não podemos fazer acordo a qualquer preço. É preciso ter um compromisso ético com o programa do partido e com a própria conduta que orienta nossas lideranças", ressaltou o peemedebista, que esteve acompanhado no evento pelos deputados Manoel Júnior e Raniery Paulino, além do secretário de Articulação Governamental, petista Anselmo Castilho.

Maranhão agradeceu ao convite do PCdoB para participar do evento. A legenda integra os quadros do governo na figura do secretário Ademir Melo (Planejamento) e outros auxiliares e, como disse o governador, PMDB e PCdoB estão interligados, não só pelos compromissos político-partidários, mas também pela identidade ideológica que unem os partidos da base aliada em torno de um projeto nacional. "Nós não queremos fazer aliança com qualquer partido, com partidos que contrariem o projeto maior, que é o nacional".


Ascom

Contas da Câmara Municipal de Patos aprovadas com Louvor pelo TCE




As contas da Câmara Municipal de Patos, referentes ao exercício 2008, foram a julgamento esta semana pelo pleno do Tribunal de Contas do Estado. Não apenas foram aprovadas por unanimidade, como receberam voto de louvor, algo inédito, segundo o presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo, na história do Legislativo patoense. O voto de louvor significa que todos os requisitos foram cumpridos, sem nenhuma ressalva.
Marcos Eduardo, com a aproximação das eleições para a nova mesa diretora da Câmara, passou a ser questionado por um grupo de vereadores, que pedem explicações sobre os gastos do Legislativo em sua administração. O presidente da Casa diz que a aprovação de suas contas é uma resposta a seus críticos. “Sempre estive com a consciência tranquila que vinha administrando com responsabilidade as receitas do Legislativo. O parecer com louvor do TCE, tribunal composto por pessoas idôneas, que primam pelo zelo do erário público, é a prova cabal que não há ilegalidade em meus atos”, disse Marcos Eduardo.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

UFPB terá que realizar novas provas para técnico de laboratório




A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) atendeu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) referente ao concurso para o cargo de técnico em laboratório, nas áreas de Morfologia, Fisiologia/Patologia, Histologia/Microbiologia e Anatomia/Necrópsia, previsto no Edital nº 37/2009.
A recomendação foi para que a universidade invalide as provas teóricas e práticas para o cargo de técnico em laboratório nas mencionadas áreas, e determine a elaboração e aplicação de novos exames, através de outros professores da UFPB, que não tenham relação com os candidatos às vagas. Além disso, a aplicação das provas práticas deve seguir integralmente a metodologia indicada no Edital nº 138/2009.
De acordo com as investigações do MPF, realizadas nos autos das Peças de Informação nº 1.24.000.001472/2009-39, em relação a todos as áreas previstas para o cargo, foram identificados candidatos classificados para a segunda fase do concurso público, que mantêm ou mantiveram vínculo de estagiário ou bolsista diretamente indicado ou supervisionado pelo mencionado docente, perdurando inclusive quando já aberto o concurso.
Ainda, o candidato aprovado em primeiro lugar para o cargo de técnico de laboratório (área morfologia) é irmão de pessoa que mantém relacionamento afetivo, há mais de cinco anos, com o professor elaborador das provas teóricas. Além disso, o mesmo professor aplicou a prova prática de um dos cargos, sem observar toda a metodologia indicada no edital do concurso. Ele informou que não houve suficiente clareza quanto ao critério adotado para sua indicação como elaborador e aplicador das provas, chegando a indicar outro integrante como examinador da prova prática para o cargo de Técnico em Laboratório/Área de Histologia/Microbiologia.
A recomendação foi assinada pelo procurador da República José Guilherme Ferraz da Costa.
Impedimentos
Na recomendação, o MPF destacou a Resolução 50/2007 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe – UFPB), aplicável analogicamente a todos os concursos para servidores públicos da universidade. Ela estabelece várias situações de impedimento à participação em banca examinadora de concurso público para professor da instituição.
Os impedimentos são os seguintes: no caso de cônjuge de candidato, embora separado judicialmente, divorciado ou companheiro; ascendente ou descendente de candidato, ou colateral até o quarto grau, seja o parentesco por consangüinidade, afinidade ou adoção; sócio de candidato em atividade profissional; orientador, ex-orientador, co-orientador ou ex-co-orientador acadêmico  do candidato e, por último, integrante de grupo ou projeto de pesquisa vigente em conjunto com algum dos candidatos.

Assessoria

RS confirma mais 2 mortes por gripe suína; Estado soma 196

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira mais duas mortes por gripe suína no Estado. Ao todo, o Estado registra 196 vítimas fatais em decorrência do vírus Influenza A (H1N1).
Segundo a secretaria, a primeira morte ocorreu no dia 3 de outubro, na cidade de Santa Rosa. A vítima, uma índia caigangue de 20 anos, residente em São Valério, apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 24 de setembro. Ela estava grávida.
O segundo óbito foi de um homem, 38 anos, também em Santa Rosa, no dia 8 de outubro. Ele apresentou os primeiros sintomas em 24 de setembro e não tinha outras doenças.
No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 16 de setembro, 899 pessoas haviam morrido por gripe suína no País. Na época, o Rio Grande do Sul tinha 148 mortes.

Terra

Esporte de Patos com nova diretoria




Eleito por aclamação, o empresário Marcos César foi empossado na noite de ontem, quinta-feira (08), ao cargo de Diretor Presidente do Esporte Clube de Patos, com o objetivo de administrar o Terror do Sertão por um período de dois anos.
O evento foi realizado no prédio da Associação Comercial de Patos, onde estiveram presentes diversas autoridades esportivas, membros da imprensa  e uma grande quantidade de torcedores que além de darem as boas vindas aos novos dirigentes, também fizeram questão de agradecer pessoalmente aos diretores que naquele instante deixavam os seus cargos, em especial a Edileudo Lucena, por ter feito um bom trabalho diante da presidência do clube.
Antes passar o cargo para o seu sucessor, Edileudo realizou uma Assembléia  e em poucos minutos fez uma prestação de contas de todo o período que esteve a frente da administração do Esporte, aproveitou o ensejo para agradecer as pessoas que o apoiaram direto ou indiretamente e emocionado concluiu a sua gestão com as seguintes palavras: “Mesmo com dificuldades, prefiro que o Esporte continue na primeira divisão, do que vê-lo campeão em um ano e ser rebaixado no outro”. Em seguida, passou a presidência para o novo gestor.
Antes de fazer o seu primeiro pronunciamento na condição de presidente do Esporte, Marcos César passou a palavra ao Advogado do clube Estevam Neto, que ao falar sobre as dívidas adquiridas nas gestões anteriores, usou as seguintes palavras: “Dividas trabalhistas ou outros tipos de débitos, quase todas as empresas tem esse tipo problema, mas com certeza também se tem solução para todos os casos que é trabalhar para pagar e é exatamente isso o que vamos fazer”, disse.
Em seguida, quem fez o uso da palavra foi o secretário Pedro Alex, que além de falar sobre os projetos da nova gestão, falou também que no final da temporada passada, ele juntamente com outros diretores, tiveram os cuidados de guardar alguns bens de propriedade de clube, tais como, 17 camas, 2 geladeiras, 2 fogões, diversos colchões e matérias de da cozinha e concluiu “Dessa forma, não vai acontecer o que vinha acontecendo no fim de cada temporada, onde que tudo sumia facilmente e tinha que ser comprado novamente no ano seguinte”.
Depois foi a vez do Vice-Presidente Adriano Jerônimo que também falou dos planos da nova diretoria para 2010 e citou como exemplos o inicio construção de um Centro de Treinamento, manter a base do time usando a prata da casa a ponto de atrair os desportistas e concluiu dizendo “Erramos muito no passado e agora vamos tentar acertar e recuperar o tempo perdido”.
Ao usar a palavra, o presidente Marcos César disse que o principal lema da sua gestão é trabalhar com os pés no chão e não gastar mais do que for arrecadado. Aproveitou aquele momento para pedir apoio a torcida em todos os sentidos e ainda falou que a principal meta é dar continuidade ao trabalho projetado por Edileudo, voltou a falar do projeto Sócio Torcedor que passará por algumas modificações e concluiu dizendo que já tem uma parceria praticamente fechada com o empresário Siduca, sendo que o mesmo vai se encarregar de apresentar um projeto do Esporte a Wolksvagem no Estado de São Paulo e “se tudo der certo, com certeza tudo vai melhorar em nosso favor, finalizou.

Veja a nova Diretoria Executiva do Esporte de Patos

Presidente: Marcos César
Vice-Presidente: Adriano Jerônimo
Tesoureiro: Adriano Telemar
Secretário: Pedro Alex
Sub Secretário: Damião da BV


Francisco Sales


Brasil é campeão Pan-americano de Boxe Feminino


Pela primeira vez na história do esporte brasileiro, o Brasil foi Campeão Pan-americano de Boxe Feminino. O evento aconteceu na cidade de Guayaquil, Equador.

Com 16 vitórias contra apenas cinco derrotas, o Brasil atropelou suas adversárias conquistando quatro medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Todas as atletas brasileiras que participaram do evento subiram ao pódio.

O talento das boxeadoras brasileiras quebrou a hegemonia do Canadá e Estados Unidos que dominaram o lugar mais alto do pódio nas seis últimas edições do evento.

O Brasil ainda foi protagonista do único nocaute do Pan feminino, aplicado pela baiana Adriana Araujo sobre a canadense Alison Hunter. 
Ascom

AISP realiza eleição no dia 21 de novembro em Patos




A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano – AISP marcou a data das eleições para a nova Diretoria com o biênio 2010/2012 que acontecerá no dia 21 de novembro do corrente.
A data foi definida após uma reunião realizada na ultima terça feira, dia 06 no auditorio do Sindicato Rural, inclusive contou com a presença dos pré-candidatos a presidência da entidade os jornalistas Mario Frade e Neuman Oliveira.

A eleição acontecerá no sábado, na Unidade Cultural Amaury Carvalho, solicitado através de oficio a Secretaria de Educação e Cultura do Município, sendo aguardado a confirmação, e acontecerá das 8 as 12 horas, sendo que 10 minutos após o termino será iniciado a apuração.

Na reunião foi definida as diretrizes para o pleito e a definição da comissão eleitoral e os prazos para a apresentação das chapas que realmente concorreram ao pleito.

A novidade é que no ato da inscrição os candidatos apresentaram uma chapa com quatro nomes, presidente, vice presidente, secretario e tesoureiro, ao invés de nove nomes como era feito anteriormente, facilitando assim o registro das candidaturas.

Os demais cargos da diretoria serão apresentados após a eleição, pelo presidente eleito para que sejam expedidos os diplomas para a posse de toda a Diretoria. A decisão acabou sendo apoiada pelos dois pré candidatos a entidade.

O encerramento do prazo para o registro das chapas acontecerá no dia 18 de outubro, as 16 horas, no auditório do Sindicato Rural quando acontecerá uma nova reunião com os associados da entidade.


Cláudio Paschaol 

Jantar de aniversário


O ex-vereador e atual presidente do Partido Verde (PV) de Patos, Madiel Conserva, aniversaria nesta terça-feira, dia 13 de outubro. Para festejar a data, está oferecendo aos amigos um jantar no Restaurante Alguidar, na Pedro Firmino. Imperdível. Só esqueceu de informar o horário do referido jantar. Parabéns antecipados do Garimpando.

Gincana Cultural no CAPSi


Em comemoração ao dia da criança, o Centro de Assistência Psicossocial Infanto-Juvenil realizou na manhã de hoje, sexta-feira- (9), no ginásio de esportes da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a I Gincana Cultural Inclusiva Capsi.
De acordo com a coordenadora do Capsi, Poliana Xavier Nunes Brito, a idéia é sair das paredes de serviço e levar alegria a comunidade. “Esse é um dia especial, pois reunimos todos os usuários do Capsi numa festividade na qual ao mesmo tempo em que testa as habilidades de cada um, também mostra a comunidade em geral a competência desses usuários. A participação está sendo satisfatória, pois reunimos autoridades, profissionais da área de saúde, usuários do Capsi e familiares”, disse.
Para o professor de Educação Física do Capsi, Maurílio Rangel, a qualidade do evento é fruto da integração da equipe do Capsi. “Esse evento vem a coroar o trabalho da equipe do Capsi que promove, através da integração e dedicação dos profissionais, um processo de educação e reintegração social dessas crianças”, relata.
A I Gincana Cultural Inclusiva Capsi teve início às 8h da manhã e todas as equipes, de acordo com a coordenadora do Capsi, saíram vencedoras, pois “realizaram com muito compromisso e vontade as tarefas”.

Assessoria

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 09/10/09



O DERVIXE E O GALO

Quem quando criança não escutou falar de Malba Tahan, o autor do consagrado O homem que calculava, um livro que continua a encantar as crianças brasileiras da atualidade? Pois bem, o nome verdadeiro de Malba Tahan é Júlio César de Melo e Sousa, um carioca, grande prosador, que deixou uma obra maravilhosa, composta de romances, contos e lendas, escrita numa linguagem orientalista e de fundo moral e religioso. O texto a seguir mostra um pouco do estilo desse grande escritor.

Conta-se que um dervixe, ao regressar de uma peregrinação, se hospedou na choupana de um camponês que o acolheu com grande cordialidade.

Uma semana depois, a mulher do camponês lhe disse:

- Homem, manda embora esse dervixe (dervixe é um religioso mulçumano). Se ele continuar a comer tanto, deixa-nos na miséria.

Respondeu o marido:

- Não posso fazer tal coisa, mulher; seria pecado expulsar de casa um homem tão santo e virtuoso!

Decorrida outra semana, a mulher voltou a insistir.

-Manda embora o dervixe. Já não há o que comer em casa.

À vista disso, o camponês resolveu-se a despedir o hóspede importuno. Encontrou-o no jardim, descansando em branda relva, absorto em profunda meditação.

Disse-lhe:
- Rendo-te, senhor, graças pela visita que fizeste ao meu humilde tugúrio (cabana). É justo, porém, que outros gozem também de semelhante honra. Já comemos as últimas tâmaras.

O santo homem inclinou a cabeça e respondeu:

-Pois sim, meu filho. Longe de mim a idéia de querer abusar da tua hospitalidade. Acorda-me amanhã ao romper do dia, para continuar a sagrada viagem.

Na manhã seguinte, quando as estrelas se apagavam no céu, o camponês foi despertar o dervixe. Sacudiu-o pelo ombro a fim de arrancá-lo do sono:

- Levanta-te, meu bom amigo, que o galo já cantou!

Exclamou o dervixe:

- Oh! ainda tens um galo!...

E virando-se para o outro lado, continuou a dormir...

coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ex-padre é condenado a 10 anos por pedofilia em MG

A Justiça de Belo Horizonte condenou o ex-padre Cléber Domingos Gonçalves a 10 anos e seis meses de prisão por pedofilia. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado, o padre irá recorrer da decisão em liberdade.

Domingos é acusado de molestar uma adolescente de 13 anos durante o ano de 2006. Segundo o processo, ele também costumava viajar e se hospedar em hotéis-fazenda de Itapecerica com crianças entre 13 e 14 anos.

Conforme inquérito policial, o padre dizia na recepção que era tio dos adolescentes ou ainda professor de inglês deles. Desconfiados da atitude do padre, os funcionários dos hotéis proibiram as hospedagens dele.

Domingos exercia a profissão de padre no município de Carmo da Mata, uma cidade mineira com cerca de 12 mil habitantes.

Terra
 

Congresso Nordestino de Engenharia Florestal será realizado em novembro



A cidade de Campina Grande irá sediar, de 9 a 13 do próximo mês de novembro, o II Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (Coneflor). Considerado o mais importante evento da área florestal na região, o congresso é uma realização da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e reunirá profissionais, pesquisadores do setor e estudantes com o objetivo de discutir temas relevantes e fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão e o mercado florestal no Nordeste brasileiro. A estimativa é de cerca de 400 participantes.

“As florestas naturais e implantadas, sua biodiversidade, ecologia e produtos madeiráveis e não madeiráveis são temas de grande relevância na atualidade, considerando os novos enfoques dentro da sustentabilidade sócio-ambiental”, afirma a coordenadora Elizabeth de Oliveira, comentando alguns dos temas que serão abordados.

A programação, que também inclui a realização do I Simpósio de Pós-graduação em Ciências Florestais e da XII Semana da Engenharia Floresta da UFCG, acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Sete cursos de graduação em Engenharia Florestal do Nordeste, dois cursos de pós-graduação em Ciências Florestais, além de organizações governamentais e não governamentais já confirmaram participação no evento.

Melhor do Nordeste

O curso de Engenharia Florestal da UFCG é ministrado no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), no campus de Patos, no Sertão paraibano. Segundo a última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é o melhor curso de Engenharia Florestal do Nordeste e o 13° do país, ficando à frente de instituições tradicionais de todo o Brasil, tendo obtido, ainda, a classificação três estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril.

Segundo a coordenadora do curso, Ivonete Bakke, este é o resultado de um trabalho sério de docentes e discentes, “apoiados pela Direção do centro, pela Reitoria e pelos funcionários que compõem a unidade, cada vez mais comprometidos com a qualidade dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho”. 
 
Ascom
foto montagem:qpcpesquisa.com 

Agência dos Correois de Matureia é roubada na madrugada de hoje



Cerca sete pessoas roubaram a agência dos Correios da cidade de Maturéia durante a madrugada desta quinta-feira (08). Por volta das 03h30 os indivíduos chegaram em uma camioneta Montana, de cor prata, armados e renderam o guarda que também foi forçado a ajudar na ação. As portas foram arrombadas e o cofre levado pelos infratores que tomaram destino ignorado.

Além disso, a viatura da Delegacia teve dois pneus furados a tiros. A Polícia ainda não sabe se os disparos foram realizados antes ou depois do roubo à agência dos Correios.
O Policiamento isolou o local, informou o fato aos destacamentos militares circunvizinhos, que empreenderam diligências no sentido de capturar os meliantes e recuperar o cofre, todavia, até o momento, não foi obtido êxito na ação Policial. O fato ainda foi comunicado à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.




Estupro em São José de Espinharas
 

O Policiamento de São José de Espinharas foi solicitado na manhã de ontem (07) por um conselheiro tutelar daquela localidade para realizar a prisão de Damião Lucena de Sousa, acusado de abuso sexual contra sua enteada, a menor M.I.S.B, 12 anos.
Segundo informações da mãe da criança, a vítima sofria constantes ameaças caso relatasse o que estava acontecendo.
Após ser informada do fato, a Polícia Militar imediatamente se deslocou até o local da ocorrência, efetuou a prisão do acusado e o conduziu à Delegacia Policial em Patos.


Redação com III BPM



Pente fino no Presídio de Patos



Policiais Militares do 3º BPM realizaram na manhã de hoje (08/10), um "Pente Fino" na Penitenciária de Segurança Máxima Procurador Romero Nóbrega. A operação teve início por volta das 06h3o e se estendeu até as 10h00. Estiveram presentes os oficiais Major Jurandy, coordenador da operação, Capitão PM Campos, comandante do pelotão de CHOQUE, Capitão PM Braz também coordenador da operação e outros oficias.
Cerca de 135 militares e Agentes da Polícia Federal participaram da revista cujo objetivo foi a apreensão de objetos e materiais não permitidos no interior do presídio além do cadastramento do presos realizado pela Polícia Federal.
Além das celas, toda a área externa foi revistada sendo encontrados canivetes, celulares, chip e cachimbos para uso de drogas.

Redação com III PBM

Secretário de Agricultura conclama criadores a vacinarem rebanhos contra aftosa



O secretário de Agricultura da Paraíba, Rui Bezerra, esteve reunido na manhã desta quinta-feira com extenionistas da Emater de Patos e região, encontro que teve participação também do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Patos, Sebastião dos Santos, para discutir a campanha de vacinação contra febre aftosa. Para Rui é importante um trabalho de conscientização com os criadores, mostrando a estes a necessidade de ter seus rebanhos imunes à doença.
Ele explicou que a Paraíba hoje possui a classificação risco desconhecido de febre aftosa e que todos estão lutando para se chegar à classificação de risco médio. Hoje o criador paraibano não pode transportar seus animais para estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte devido a essa classificação, o que impede a comercialização dos ruminantes.
A vacinação contra aftosa acontece nos meses de abril e outubro, a cada seis meses. Em abril foram vacinados 81% dos animais. A meta é chegar este mês ao índice de 90%, segundo prevê Bezerra. Após o período de imunização o criador tem dez dias para apresentar a GTA – Guia de Trânsito Animal, embalagem da vacina.
Em Patos, segundo Sebastião dos Santos, o trabalho de conscientização para a vacinação contra aftosa tem sido feito numa parceria envolvendo município, Emater, Emepa, Secretaria Estadual de Agricultura. “Estamos preocupados em atingir nossa meta, para que possamos ficar livres de qualquer problema referente à aftosa. Com isso podermos comercializar para outros estados. Patos hoje compra, mas não pode vender para outros estados”, diz Santos.
Depois da campanha de vacinação será intensificada a fiscalização. Os animais que não tiveram GTA serão apreendidos e os proprietários pagarão multa. Sebastião disse que de três anos para cá os criadores estão mais cientes da necessidade de vacinar seus rebanhos e que acredita que em Patos o índice de imunização atinja 95%.
Assessoria

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conselho Monentário Nacional autoriza empréstimos de R$ 6 bilhões para os estados


O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira (7), em reunião extraordinária, a criação de uma linha de crédito adicional de R$ 6 bilhões para os estados em dificuldade com a queda da receita federal e consequente redução dos repasses para o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O anúncio da medida foi feito há pouco pelo Ministério da Fazenda, adiantando que os empréstimos serão viabilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com possível intermediação de bancos públicos, como explicou Mário Augusto Gouveia, do Tesouro Nacional.

Ele disse que o volume de crédito atende à demanda dos estados e “está em linha” com a política do governo de estimular os investimentos necessários para recuperação da economia dos estados e geração de empregos.

Os R$ 6 bilhões vão sair do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), formado por contribuições do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os empréstimos poderão ser tomados por prazo de até dez anos, incluindo carência de dois anos, e os contratos devem ser assinados até 30 de junho do ano que vem.

A Resolução 3.794 do CMN, que estabelece a nova linha de crédito, diz que os custos dos empréstimos serão iguais à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), hoje de 6% ao ano, mais 1% se a transação tiver o aval do Fundo Garantidor de Operações, ou 2% sem o aval.

Essa é a segunda linha de crédito do ano, autorizada pelo CMN, para socorrer os tesouros estaduais. A primeira foi determinada em abril, no valor de R$ 4 bilhões, dos quais foram contratados R$ 3 bilhões. O restante está em fase de conclusão, de acordo com Mário Augusto.
 
Agência Brasil
 

MP e Procon ingressam com ação civil pública contra Febraban



O Ministério Público da Paraíba, juntamente com o Procon Estadual, ajuizaram na Vara da Fazenda Pública uma ação civil pública com pedido de liminar contra a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) requerendo que os bancos se abstenham de cobrar juros, multas contratuais e outros encargos e que prorroguem o vencimento dos boletos bancários até três dias após o término da greve, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

A ação pede ainda que os bancos disponibilizem envelopes para depósito nas agências e se abstenham de cobrar taxa de devolução de cheques e taxa de manutenção de conta corrente durante o período da greve. A ação foi assinada pelo promotor do Consumidor, Glauberto Bezerra, pelo secretário-executivo do Procon Estadual, Roberto Sávio, e pela coordenadora jurídica do Procon, Valéria Maia.

De acordo com o promotor do Consumidor, Glauberto Bezerra, a ação foi ajuizada para evitar prejuízos para o consumidor por causa da greve dos bancários. “A função precípua do MP é a defesa do cidadão e do consumidor e queremos evitar que todos sejam prejudicados”, afirmou.

Segundo o secretário-executivo do Procon Estadual, Roberto Sávio, a maior parte das queixas dos consumidores em relação à greve se deve a ausência de envelopes nas agências para fazer depósito, de forma a se precaver de problemas como cheques devolvidos, SPC e Serasa.

“O Procon tem orientado aos consumidores que paguem suas contas pela internet, casa lotérica, multibank ou até na própria loja onde comprou, quando for possível. Quando o boleto só puder ser pago em banco, deve-se procurar o Procon”, explicou Roberto Sávio.
Ascom

Chica Motta diz que oposição quer desastibilizar governo Maranhão


A deputada Francisca Motta (PMDB) ocupou a Tribuna na sessão desta quarta-feira (07) para fazer um contundente pronunciamento contra a bancada de oposição na Assembleia Legislativa sobre um manifesto que incita aos parlamentares a não votarem nas matérias de interesses do Executivo. Ela acusou a banca de querer estabilizar o governo de Maranhão.

“Está havendo um movimento para não votar as matérias de interesses não só do governo, mas da população, pois o projeto de remanejamento dos trinta e nove milhões é para a compra de equipamento para os hospitais, assim como também o projeto do Cooperar para atender a população do interior do Estado”, disse.

paraibaonline

Espaço Sindical



JOSÉ CONGALÇVES DIZ QUE SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE PATOS PERSEGUE DIRIGENTES SINDICAIS


     O atual Secretário de Administração de Patos, Corsino Peixoto, continua a sua peregrinação na perseguição aos servidores municipais de Patos, desta vez as dirigentes sindicais, Carminha e Edvânia, diretoras do SINFEMP, receberam os seus contracheques com zero e mais 30 faltas durante o mês de setembro de 2009.
     Segundo as servidoras e dirigentes sindicais foi feito um cadastro recentemente onde as mesmas colocaram o local de trabalho. Além disso, na pasta de cada servidora tem uma portaria emitida pelo senhor Prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, liberando-as para exercer o mandato sindical, à disposição da entidade, de acordo com a lei.
     Para o Presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, o Secretário Corsino Peixoto está fazendo uma verdadeira caça aos servidores municipais, prejudicando-os como foi o caso dos guardas II que foram submetidos à humilhação, pois tiveram os seus salários cortados, sem nenhuma comunicação prévia, impedindo de honrarem os seus compromissos financeiros.  “Não se tem humanização no tratamento com os servidores, especialmente na garagem municipal.”
     “Sinceramente, não sei o que está passando pela cabeça do Prefeito Nabor Wanderley, que tinha um posicionamento em defesa do servidor no primeiro mandato e neste segundo mandato coloca secretários, a exemplo de Corsino Peixoto, que não deu certo na STTRANS, para a Secretaria de Administração, apenas para perseguir os servidores municipais”. Enfatizou.
     Outra denuncia do sindicalista José Gonçalves é no tocante a comissão do concurso público de Patos, que excluiu o SINFEMP, segundo informou Corsino Peixoto, e em seu lugar colocou o sindicato dos contabilistas de Patos, onde alguns profissionais, que estão à frente da entidade, são contratados pela Prefeitura para fazer a contabilidade.
    “Não compreendo essa atitude por parte da secretaria de administração e do prefeito Nabor Wanderley em excluir uma entidade reconhecida em Patos, pelo seu trabalho serio, honesto e transparente, desde a sua fundação em 1991”. Disse Gonçalves.
       Gonçalves denunciou ainda que a junta médica de Patos está ignorando alguns atestados médicos dos servidores que se submeteram a tratamento médico, até no caso de cirurgias e quando encaminham para a junta, são negados os seus direitos. “ Como pode um profissional que acompanha o paciente, tendo conhecimento de seu problema de saúde, emitir um atestado e outro profissional ignorá-lo?” Enfatizou.

Assessoria do SINFEMP

    


Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!




07 de outubro de 2009 – Inácio A. Torres
SANTO TOMÁS E O BOI QUE VOAVA
Dentre os escritores brasileiros, um dos que mais lera na minha infância e adolescência fora Humberto de Campos. A sua forma – parnasianismo – de escrever me encanta até hoje. A clareza, a naturalidade, o charme e a beleza com que trabalha, palavra por palavra, cativam o leitor. Humberto agrada-me na prosa, no verso, como narrador de piadas, contista, como professor de melancolia, e disseminador de humanismo. O texto abaixo é um exemplo de como ele sabia transformar a rudeza das palavras em ensinamentos saudáveis concretos sem ferir o outro.
Contam os fatos da ordem de São Domingo que, achando-se Santo Tomás de Aquino em sua cela, no convento de São Tiago, curvado sobre obscuros manuscritos medievais, ali entrou, de repente, um frade folgazão que foi exclamando com escândalo:
- Vinde ver, irmão Tomás, vinde ver um boi voando!
Tranquilamente, o grande doutor da Igreja ergue-se do seu banco, deixou a cela, e, vindo para o átrio do mosteiro, pôs-se a olhar o céu, a mão em pala sobre os olhos fatigados do estudo. Ao vê-lo assim, o frade jovial desatou a rir, com estrépito.
-Ora irmão Tomás, então sois tão crédulo a ponto de acreditar que um boi pudesse voar?
- Por que não, meu irmão? – retrucou Tomás de Aquino.
E com a mesma singeleza, flor de sabedoria:
- Eu preferi admitir que um boi voasse a acreditar que um religioso pudesse mentir.

coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com



Aluno de Patos tenta apresentar pesquisas científicas em Congresso Mundial na Argentina





De 18 a 25 deste mês acontece em Buenos Aires, Argentina, o XIII Congresso Florestal Mundial, do qual devem participar em torno de seis mil pessoas de diversas nações. O evento, uma organização da República Argentina e da FAO – Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e que ocorre a cada seis anos, tem como tema “Desenvolvimento Florestal: equilíbrio vital”.
Por se tratar de um encontro de grande relevância para a ciência, onde pesquisadores do mundo inteiro se debruçam apresentando as novidades na área florestal, um aluno do curso de Engenharia Florestal do campus de Patos da UFCG, Gregório Mateus Santana, 6º período, vem lutando bravamente para ver se consegue levar para o evento duas pesquisas que ele desenvolve: Substâncias tânicas presentes em folhas, frutos e casaca da castanhola (Terminnalia cattapa L.) e Teor de taninos condensados em diferentes partes da árvore angico (Anadenathera colubrina VAR.cebil).
As referidas pesquisas já vem sendo trabalhadas com a comunidade no curtimento de pele animal. “As substâncias presentes nas duas plantas são bastante utilizadas no curtimento de peles, além de possuírem outras utilidades, como na purificação de óleos e águas, como também na conservação de vinhos”, explica Mateus. Uma das comunidades que vivem a experiência da introdução dos taninos.

Dia da criança é comemorado em Patos no domingo dia 11

O dia da criança, em Patos, será comemorado no terreiro do forró. O evento foi antecipado para o domingo, dia 11, e acontece a partir das 4 horas da tarde.
Circo, palhaços, shows musicais, apresentações artísticas e culturais, sorteio de brindes, distribuição de lanches, brincadeiras e ainda um parque infantil com mais de vinte brinquedos, vão fazer parte da estrutura.
O layout está sendo preparado pela coordenadoria de eventos da prefeitura municipal de Patos que tem a frente a primeira dama do município Milena Brito Wanderley.
“A idéia é transformar o terreiro do forró num imenso parque de diversões para que as crianças possam se divertir a vontade com as atividades culturais, educativas, esportivas, de lazer e entretenimento”, afirmou a primeira dama.


A mega estrutura está sendo montada para dar segurança, comodidade e lazer para as crianças que forem ao terreiro do forró. Esta é a primeira vez que a cidade de Patos faz uma festa desse porte e, para tanto, várias secretarias estão envolvidas.
A coordenadora Milena Wanderley se reúne amanhã (07) com supervisoras e diretoras das escolas municipais de ensino para traçar um plano estratégico e beneficiar os alunos mais carentes no tocante a inclusão social.
“A festa é para todas as crianças, porém daremos uma atenção especial aos alunos do município, que têm mais dificuldades de locomoção, tanto por falta de transportes como, também, por morarem longe do centro da cidade”, lembrou Milena.
A idéia da prefeitura é colocar ônibus alternativos para que os alunos da rede municipal de ensino possam participar das atividades recreativas do dia da criança sendo acompanhadas pelos pais, responsáveis ou funcionários das escolas.
Coordecom

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ENJAC: Jornalistas lançam Carta de Goiânia


'
Carta de Goiânia

Os jornalistas brasileiros reunidos no 17º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação – ENJAC, realizado de 1º a 4 de outubro de 2009, em Goiânia/GO, reafirmam como eixos centrais de luta as ações para a retomada da exigência de formação superior específica para o exercício da profissão de jornalista e a defesa permanente da democratização da comunicação, luta esta que terá como palco este ano a I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) e suas edições regionais.
Os tempos atuais são de ataques às regulamentações profissionais, orquestrados pelo neoliberalismo do patronato oligárquico de mídia. A revogação da Lei de Imprensa e da exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão são os exemplos mais recentes. A posição do STF atende apenas a interesses patronais, com prejuízos imensuráveis para a sociedade brasileira. A luta dos jornalistas continuará a ser travada no Congresso Nacional e nas ruas, pois o que está em jogo é a defesa da profissão, da dignidade e da qualidade da informação.
Os jornalistas também destacam a I CONFECOM, conquista dos movimentos sociais, como um espaço privilegiado para o debate dos temas de interesse da categoria e de toda a sociedade brasileira, como a democratização da comunicação, por meio da criação de um novo marco regulatório.
Outra luta importante é pela liberdade de expressão. E por isso urge a aprovação de nova Lei de Imprensa democrática, que possa assegurar aos profissionais e à sociedade a liberdade de manifestação, dentro dos limites ético-profissionais.
No ano em que comemoramos um quarto de século desde a primeira edição do encontro dos jornalistas assessores, realizado em 1984, no Distrito Federal, os jornalistas que atuam em assessoria de comunicação também reafirmam o compromisso com a busca permanente da organização do segmento; o combate aos preconceitos de toda a ordem; a defesa intransigente de posturas éticas; a integração dos jornalistas em todas as unidades da Federação, promovendo o intercâmbio lastreado no respeito à cidadania e às várias realidades regionais.
Entendemos como fundamental também a aproximação com profissões afins para estabelecer parcerias no exercício profissional, legitimando, no conjunto de características da assessoria de comunicação, as atividades típicas do jornalismo como prerrogativas do jornalista, sempre balizado no respeito às profissões com interface na comunicação.
Os desafios dos jornalistas-assessores passam, ainda, pela conquista de condições dignas de trabalho, pela valorização do segmento, contra a precarização do trabalho e o assédio moral, realidade vivida por toda a categoria, seja nas assessorias ou nas redações, através das mais variadas formas de desrespeito à lei e às normas coletivas de trabalho.
O cumprimento desses compromissos deve seguir, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade de propósito, a corajosa luta pela criação do Conselho Federal dos Jornalistas, bem como a inclusão da assessoria de imprensa na regulamentação da profissão e envolvimento total na defesa dos princípios democráticos, da liberdade de expressão e reafirmação do jornalista como protagonista nos momentos de grandes decisões nacionais.
O momento de crise, de ataque à profissão e à liberdade de expressão nos remete à profunda reflexão sobre a razão de ser do profissional jornalista em todas as suas vertentes e, em especial, na sua qualificação acadêmica. Nessa direção, os cursos de jornalismo devem enriquecer sua grade curricular, incluindo, dentre outras, disciplinas de assessoria de imprensa/comunicação, de modo a melhor preparar os futuros profissionais.
Com todas essas considerações, os temas e teses discutidos nas plenárias reforçam o compromisso dos jornalistas em dar continuidade às nossas lutas específicas e ampliar nossa atuação em defesa dos interesses da classe trabalhadora, certos de que a solidariedade de classe é o caminho para a conquista de novos tempos para os trabalhadores.

Goiânia, 03 de outubro de 2009

Arquivo do blog