Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 28 de novembro de 2009

Perigo em uma roda

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

PM´s recebem treinamento em Patos


Durante toda esta semana (23 a 27) o 3º BPM ofereceu o curso de Bastão Tático Policial para os Militares da Corporação, através do instrutor Sargento Batista, que ministra o Curso há dez anos em toda a área do sertão paraibano.
O curso, com objetivoe tem duração mínima de 20 horas/aulas. Além do uso de bastão foram repassadas técnicas de uso de algemas, imobilizações e desarmamento garantindo ao Policial Militar um bom desempenho de suas atividades diárias.

IIIBPM

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!






Inácio Andrade Torres – 28/11/2009


A SOLIDARIEDADE AJUDA NA CURA DO CÂNCER



    Um paciente perguntou-me se o câncer tinha cura. Respondi-lhe que sim. Qual o remédio? Insistiu. Vários – disse-lhe.  Têm sido utilizados para tratamento do câncer principalmente a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia. Mas, - enfatizei – um dos maiores aliados no tratamento de um paciente portador de câncer ou de qualquer outra doença, é a solidariedade. Ela – a solidariedade – mexe com a energia interna das pessoas, restaurando o sistema imunológico comprometido. Eleva a motivação, a vontade de viver e de aceitar as transformações.
    Porém, enquanto a solidariedade ajuda a se viver em estado emocional equilibrado, dificultando o aparecimento de doenças, por outro lado o distresse (estresse negativo) funciona como fator associado às doenças, inclusive o câncer. É que existe uma ligação forte entre o distresse e o câncer, que permite até mesmo predizer a doença baseando-se na quantidade de estresse negativo sofrida pelas pessoas, em suas vidas cotidianas.
    Reduzir o distresse depende do autoconhecimento, da força de vontade e de gestos de bondade de cada um. Esses requisitos promovem a saúde de uma pessoa portadora de câncer, pois concedem um melhor entendimento e aceitação das mudanças em seu modo de vida.
         Conheço pessoas que ao saber que tinham câncer, buscaram se conhecer melhor e concluíram que, após adquirirem a enfermidade conseguiram melhorar sua qualidade de vida. Aliás, há quem diga que o tamanho do câncer é proporcional ao preconceito, e a cura à capacidade de descobrir as forças mental e espiritual.           
         Sem dúvida, essas forças podem contribuir para a melhoria do tratamento mobilizando a capacidade de auto-cura. Há anos sabe-se que essas forças, quando bem trabalhadas, funcionam em favor da resolução de algumas situações difíceis na vida. Tem sido divulgado também, que para melhorar o desempenho delas, existem algumas regras simples e praticáveis, como fugir de derrotismos, eliminar ódios, aborrecimentos e ressentimentos, estabelecer metas, pensar no futuro com otimismo, realizar técnica de relaxamento, praticar uma religião, participar de grupos de apoio psicoterápicos ou de orações, descontrair-se e satisfazer necessidades reprimidas.     
    Como toda doença, - ao contrário do que se imagina – o câncer tem também seus benefícios. O problema é que numa cultura como a nossa, onde pouco se valoriza os sentimentos e as necessidades emocionais vitais, o câncer ainda está bastante associado a mito, tabu e preconceito.
    Na verdade, o câncer envolve muita dor e sofrimento, angustia e depressão, mas resolve problemas da vida das pessoas. É que ao portador de câncer permite-se um comportamento que não seria normalmente aceito se a pessoa estivesse bem. Como os portadores geralmente são pessoas que subestimaram suas necessidades, na vida tiveram mais penas e cuidados com outros do que consigo mesmos, logo têm dificuldades em si permitirem direitos ou benefícios como, serem tratados com mais amor e atenção, aceitarem menos trabalho e menos responsabilidades, enfim menos exigências por parte dos outros.
    Quando estamos doentes, conforme a própria racionalidade científica, temos – talvez única – a oportunidade de deixar de lado as responsabilidades e pressões da vida e simplesmente cuidar de nós mesmos sem nos sentirmos culpados ou com necessidade de explicações ou justificativas. A propósito do câncer, já se disse que o sofrimento somente é intolerável, quando ninguém cuida.
    A minha experiência no campo da oncologia, leva-me à crença de que o câncer legitima as necessidades emocionais, as quais quando conduzidas sem pieguices, subserviência ou inverdades, contribuem para reverter o estágio da doença, prolongar com melhor qualidade o tempo de vida e até morrer com dignidade. É uma pena que em nossa cultura, pouco ou quase nada discutimos acerca da morte e do morrer. Com isso, perdemos a oportunidade de maior domínio sobre a dor biológica, sobre a harmonia do espírito e do controle emocional.
    Encerro com fragmento de uma carta, escrita há 600 anos, pelo médico Lorenzo Sassoli, endereçada a um de seus pacientes. O trecho resume esse artigo e, com certeza, servirá de reflexão para profissionais da saúde e portadores de câncer.


“[...] deixe-me falar sobre coisas com as quais você deve ter muito cuidado. Às vezes, você ficar  zangado e gritar me agrada, pois isso o ajudará a manter sua vivacidade natural; o que me desagrada é vê-lo se angustiar e levar todas as coisas a sério. Pois é isso, como ensina a medicina, que destrói nosso corpo, muito mais do que qualquer outra causa”.


Dedicado a todas as pessoas que trabalham no combate, prevenção e cura do câncer, não importa o grau de escolaridade, tampouco a formação acadêmica. Salve o 27 de novembro – Dia Nacional de combate ao Câncer.


Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Fórum de Mobilização busca apoio da bancada paraibana no Congresso


 
Durante café- da- manhã no Sindifisco-PB, os Servidores Públicos
entregarão um documento aos parlamentares pedindo apoio para as PECs 270 e 555

As lideranças das entidades representativas dos Servidores Públicos federais, estaduais e municipais subscreveram um documento que será entregue aos Deputados Federais e Senadores da bancada paraibana no Congresso Nacional. O objetivo é solicitar o apoio dos parlamentares às PECs 270/2008 e 555/2006, que tratam, respectivamente, da integralidades e paridade aos servidores aposentados por invalidez e da revogação da taxação dos inativos.

Os servidores públicos, organizados no Fórum de Mobilização dos Servidores Públicos no Estado da Paraíba, enviaram convites aos parlamentares para um café-da- manhã, nesta segunda-feira (30/11), na sede do Sindifisco-PB. Na ocasião, será entregue oficialmente o documento e aprofundadas as discussões em torno das matérias.

Um movimento nacional em favor da aprovação das PECs vem ganhando força em todo o Brasil, com entidades dos servidores promovendo diversas manifestações, inclusive no próprio Congresso Nacional.

Na Paraíba, em duas reuniões, os servidores criaram o Fórum de Mobilização e discutiram outras alternativas de defesa dos direitos que foram retirados com a Emenda 41/2003, conhecida como Reforma da Previdência.

A Emenda 41/2003 incorporou ao texto constitucional norma que possibilita a contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensões devidas aos pensionistas. A medida provocou clamor social e perplexidade diante do desrespeito aos direitos previdenciários dos servidores públicos inativos e pensionistas.

A mesma Emenda tirou dos aposentados por invalidez o direito à aposentadoria integral que lhes era assegurado desde a Lei nº 1.711/52, ato que se constituiu numa injustiça e uma violência contra os servidores que mais precisam do sistema de seguridade social, estabelecido pela carta magna de 1988.
Edmilson Bandeira
Assessor de Imprensa do Sindifisco-PB
 

Coutinho diz em Patos que é hora da oposição pensar num projeto para a PB




Pâmela Bório (noiva de Coutinho) e Bonifácio Rocha)



A cidade de Patos recebeu hoje caravanas de partidários do PSB de 62 municípios que vieram fazer parte da Jornada 40 – O futuro já começou, promovida pelo Partido Socialista Brasileiro, evento que teve como proposta aproximar mais líderes políticos paraibanos em torno da pré-candidatura do nome do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, ao governo do Estado em 2010. O local do encontro foi a AABB.
Durante a viagem de avião para Patos, a aeronave entrou em área de turbulência e Coutinho sentiu-se mal, teve vômitos após a aterrissagem e passou mais de uma hora em recuperação, até participar do encontro, que teve presença de deputados a exemplo do federal Armando Abílio, presidente do PTB paraibano, e dos estaduais Biu Fernandes e Aguinaldo Ribeiro, além de alguns prefeitos, vereadores de toda a região, como também da Capital.
Ricardo Coutinho defendeu uma ampla aliança de todos os partidos de oposição ao governo Maranhão, deixando nas entrelinhas o espaço para o PSDB. Para alguns aliados de Coutinho, tipo o chefe de gabinete de Malta, Maurício Wanderley, já é dada como certa a dobradinha Ricardo/Cássio Cunha Lima em 2010. As futuras reuniões é que vão dizer com clareza como ficará a coligação das oposições.
O prefeito da Capital fez duras críticas ao governo Maranhão, abominou a interferências deste em eleições como a da escolha do diretório estadual do PT e da própria OAB. Ele atacou fortemente a falta de uma política de segurança pública em nosso Estado. Comentou o alto índice de violência, com destaque para o número de homicídios envolvendo jovens e o crescimento do uso de substâncias alucinógenas proibidas na Paraíba.
Já em tom de campanha, o discurso do pré-candidato do PSB nas eleições do próximo ano, tratou também de economia, dizendo inexistir um projeto de desenvolvimento regional de nosso Estado, em que as potencialidades de cada localidade sejam trabalhadas para gerar renda, desenvolvimento e qualidade de vida. “Precisamos unir as forças de oposição para derrotar o atraso que existe em nosso Estado”, comentou Coutinho. 

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Direitos da criança e do adolescente serão discutidos em Patos na próxima quarta





Todos os quadros representantes da garantia de direitos da criança e do adolescente estão sendo convidados para participarem no próximo dia 02, quarta-feira, de uma reunião no auditório da Associação Comercial de Patos, às 19h30, quando serão discutidas as políticas direcionadas ao menor. O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Articulação Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do PAIR – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro.
Todas as instituições envolvidas na garantia do Estatuto da Criança e do Adolescente, a exemplo da promotoria, curadoria, PM, Polícia Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, conselhos tutelares, devem discutir temáticas ligadas à problemática do menor.
Os problemas inerentes ao dia a dia de crianças e adolescentes que vivem em constante risco, seja alimentar, de violência física, sexual, psicológica, têm sido alvo de programas implantados pela administração municipal, preocupada com o futuro desse público. A proliferação das drogas na cidade, que serviu inclusive de pano de fundo para matérias divulgadas por canais de TV em nível nacional, é algo crônico que desperta atenção especial.
José Taunaí, secretário executivo de Articulação Social de Patos, diz que além das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, CAPS Infantil, CREAS, conselhos tutelares, o Município está pleiteando uma casa que sirva de guarda, passagem ou abrigo para menores em situação de risco que vivem nas ruas, muitos sendo usados como “aviõezinhos”, pelo tráfico de drogas. “São crianças que não têm para onde se deslocar porque sues familiares não os aceitam. Inclusive o prefeito Nabor Wanderley está ciente dessa nossa articulação, que conta com apoio da Fundac, para que possamos desenvolver ações sócio-educativas em nossa cidade ”, comentou Taunaí.
Taunaí não esconde que Patos tem as drogas como um dos maiores problemas para os próximos anos. Diz que as discussões vêm ocorrendo com freqüência, seja no âmbito da Câmara Municipal, com a participação da PF, mas que precisa de um envolvimento maior de todas as entidades que cuidam dessa temática e da sociedade como um todo, por isso da necessidade dessa reunião.

Clubes de Patos correm atrás de atletas para formar elenco




Com a aproximação do Campeonato Paraibano de Futebol os clubes de Patos correm para compor seu elenco. O Nacional já dispõe dez atletas da terra e seis de outras localidades, alguns tendo passado por outros clubes paraibanos. Neste final de semana mais três atletas assinam com o Canário do Sertão, segundo Toinho Marques, que há vinte anos contribui com trabalho para com o Nacional. Um desses jogadores pode ser Nilson Paraibano, considerado um dos melhores zagueiros centrais em atividade no futebol paraibano. Ele disse ao pbnoticias que apenas aguarda contato da diretoria do Naça. “Estou aqui pronto para negociar meu possível retorno, caso haja interesse da diretoria”, disse Nilson.
O Esporte vem realizando trabalho semelhante na tentativa de montar uma equipe que possa brigar pelo título. O treinador Marcus Nascimento disse agora pela manhã à nossa reportagem que acertou com o Esporte, mas sua permanência no Patinho em 2010 vai depender de sua transferência, já que ele é funcionário público estadual. Marcus é professor de Educação Física das FIP – Faculdades Integradas de Patos, e treinar o Esporte seria algo que diminuiria despesas, já que não precisaria viajar semanalmente para Patos. Ele diz que foi sondado pelas equipes do Auto-Esporte e da Queimadense.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


14 de novembro de 2009 -  Inácio A. Torres
O PEQUENO PRINCÍPE

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry, ou simplesmente Antoine de Saint-Exupéry era filho do conde e condessa de Foscolombe. Nasceu em 29 de junho de 1900, em Lyon, na França e faleceu em 31 de julho de 1944, durante uma missão de reconhecimento sobre Mar Mediterrâneo. Foi escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha, porém seu corpo jamais foi encontrado.
Suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação e a guerra. Escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França. Dentre seus livros destacam-se O aviador, Correio do Sul, Vôo Noturno, Terra de Homens, Piloto de Guerra, O Pequeno Príncipe, Cidadela e Cartas ao Pequeno Príncipe.
A coletânea de pensamentos desse autor é valiosa e imensa. Todavia, dentre sua vasta obra um romance chamou a atenção do mundo. Trata-se de O pequeno príncipe, livro de maior sucesso de Saint-Exupéry, e que foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos, ensejo em que aproveitou para visitar o Brasil, fazendo estada em Recife.
De fato, o pequeno príncipe é uma obra de muita profundidade. Nela Saint-Exupéry derramou parte de sua filosofia e história de sua vida – precisamente o seu reencontro com seu mundo infantil. É uma obra que mostra as mudanças de valores, ensina a relevância e o significado de como procedermos na avaliação das coisas e das pessoas que nos queridas.
Li esse livro quando adolescente e tenho feito várias releituras, por isso recomendo a todas as pessoas. Para brindar o aniversário de sessenta anos de O pequeno Príncipe, extraímos o texto abaixo ao por nós intitulado:

CATIVAR É GESTO DE AMOR E DE RESPONSABILIDADE

- Por favor...cativai-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
- Que é preciso fazer! Perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente. Respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada.
A linguagem é uma fonte de mal-entendimentos. Mas cada dia, te sentarás mais perto...
- Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
-  Ah! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
- Adeus disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples. Só se ver bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- Os homens esqueceram essa verdade. Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Câmara lança Natal sem Fome




A Câmara Municipal de Patos abriu oficialmente na tarde desta quinta-feira 26 a campanha Natal sem Fome, uma ação solidária que visa arrecadar donativos para famílias em situação de risco. Vereadores, funcionários e imprensa participaram do lançamento. Todos enalteceram a importância desse ato em prol dos mais necessitados. Marcos Eduardo, presidente do Legislativo, autor da iniciativa, enalteceu a adesão, mesmo antes da campanha chegar às ruas, de empresários patoenses, Prefeitura Municipal, com mais de 500 cestas básicas já doadas.

“Esperamos que toda a sociedade de Patos participe dessa ação humana que visa ajudar ao próximo”, comentou Eduardo. Todos os donativos arrecadados vão ser entregues às famílias cadastradas antes do Natal.

Servidores do Estado recebem nesta segunda-feira 30


Na próxima segunda-feira, dia 30, os servidores estaduais deverão receber seus salários do mês de novembro.

Também será pago, obedecendo dispositivo legal, 50% da folha do 13º salário dos empregados das empresas públicas, como CDRM, CEHAP, EMATER, EMEPA, EMPASA, LIFESA, PBTUR, RÁDIO TABAJARA e CODATA.

“O pagamento do mês de novembro será efetuado como de costume, parte pelo Branco Real e parte pelo Banco do Brasil, exatamente como nos meses anteriores”, declarou o secretário de Finanças do Estado, Marcos Ubiratan (foto).

Segundo dados que estão sendo processados na Secretaria das Finanças, o valor líquido da folha dos servidores da Administração Direta, referente a novembro, soma R$ 131.671.126,73 – ao que se somará R$ 9,9 milhões da folha de novembro dos servidores da Administração Indireta, R$ 2,4 milhões de consignações judiciais e R$ 2,3 milhões referente ao pagamento de 50% do 13º Salário dos servidores das empresas públicas regidas por legislação especial.

Da folha da Administração Direta (R$ 131,67 milhões), R$ 97,746 milhões serão pagos diretamente pelo Banco Real e R$ 33,9 milhões pelo Banco do Brasil, instituições financeiras credenciadas para operação.

No total, estão sendo liberados pelo Tesouro do Estado R$ 146,2 milhões, resultado do somatório das parcelas já mencionadas. “Concluída esta tarefa, vamos começar a definir a programação financeira para o pagamento da folha do 13º salário de 2009, cumprindo diretrizes do Governador José Maranhão”, afirmou o secretário das Finanças.
Mais uma vez os servidores vão ter que ter paciência para receber seus vencimentos. Como a maioria recebe no caixa do Banco Real, o sofrimento de longas horas para ser atendido deve continuar.
Redação com Ascom

Banco de Alimentos ultrapassa marca de 41 mil atendimentos na cidade de Patos



Consolidando a cada dia o seu espaço como órgão de prestação de serviço e utilidade pública, o Banco de Alimentos Estefânia Pereira, vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, intensifica diariamente suas atividades para diminuir os índices de vulnerabilidade nutricional na cidade de Patos, chegando a importante marca de 41.873 atendimentos na capital do sertão.

Essa intensificação se dá através dos números dos relatórios mensais do programa que apontam o crescimento e a melhoria na qualidade do serviço. Em junho de 2009 o programa atendia cerca de 11 mil pessoas em Patos, a cada mês esse número foi crescendo para 20 e 30 mil beneficiários, hoje o Banco de Alimentos comemora por ultrapassar os 40 mil atendimentos mensais.

As doações são repassadas a 44 instituições cadastradas no programa, dos mais diferentes bairros da cidade de Patos, uma vez que somente entidades podem se cadastrar no programa, que não distribui alimentos a pessoas físicas. As associações e entidades comparecem semanalmente a sede do Banco de Alimentos, localizado na Rua Antônio Felix, S/N, Bairro da Vitória, recebendo as doações e repassando-as para as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social nos bairros.


O trabalho do Banco de Alimentos tem por objetivo reduzir o disperdício de alimentos, buscando parcerias com empresas que repassam gêneros alimentícios impróprios para a comercialização, porém, próprios para o consumo humano. Os produtos recebidos pelo programa passam por um processo de manipulação, higienização, antes de serem distribuídos, junto às instituições não-governamentais, que incluem instituições que servem refeições prontas e Associações Comunitárias de Bairros.

Segundo o assistente social do Banco de Alimentos, Sebastião Marques, esse crescimento das doações no programa se dá pela sensibilidade dos empresários doadores. “Atribuímos o aumento dos números à consciência dos empresários doadores de Patos, que vem reconhecendo o Banco de Alimentos como um equipamento de segurança alimentar e nutricional que junto com eles, tem se pautado pelo não desperdício dos alimentos, mas, sobretudo, pela transparência das doações e do trabalho desenvolvido pelo programa do município. Outro aspecto que vem contribuindo para este aumento de pessoas atendidas foi à parceria firmada com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB-PB, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA-AF, deste órgão”, explicou o assistente social, Sebastião Marques.

Mas quem pensa que a equipe do Banco de Alimentos se contentou com o resultado obtido no último relatório, se engana, apesar de comemorar os números com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; a coordenação do programa já está se preocupando com ações futuras para 2010, no que se diz respeito ao aumento de atendimentos. Para isso o programa continua a buscar parcerias junto às empresas patoenses, dispostas a ingressar na rede de segurança alimentar e nutricional da cidade. O Banco de Alimentos funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h as 17h, com uma equipe disponível para tirar as dúvidas da população com relação ao serviço, bem como mostrar o trabalho do programa aos empresários interessados.

Confira a atual lista de empresas e instituições parceiras do Banco de Alimentos:

Instituições Privadas (EMPASA/CEASA, Patos – PB)
Varejão das Frutas
EduFrutas e Verduras
Irmão das Frutas
Fernando das Frutas
Miranda das Frutas
O Verdurão
Carnes Resende
Nene das Frutas
Zé Nilton FRUTAS
Casa do Mamão
Vicente das Frutas

Instituições Públicas
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Patos/PB)
Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB
Assessoria

Municípios têm até segunda-feira para aderirem ao parcelamento com o INSS


Todos os Municípios brasileiros só têm até a próxima segunda-feira (30) para aderirem ao parcelamento com o INSS, estabelecido pela portaria PGFN da Secretaria da Receita Federal.

Os Municípios que aderirem nesse prazo terão carência para pagamento da primeira parcela a partir desta data. Os que possuem menos de 50 mil habitantes terão carência de seis meses para começar a pagar, ou seja, até 31 de maio de 2010. Para os cidades com mais de 50 mil habitantes, a carência é de três meses, que será em 28 de fevereiro de 2010.

O prazo inicial para o parcelamento com o INSS era até 31 de agosto de 2009. Mas, quando o prazo acabou, mais de 30% das cidades não haviam feito a adesão ao parcelamento e deixaram de ter descontos automáticos no Fundo de Participação Municipal (FPM).

Para o presidente da UBAM, Leonardo Santana, há um desequilíbrio fiscal imenso nas contas das prefeituras de todo país, por conta da cobrança ilegal dos débitos com o INSS, tendo em vista que não houve até o presente momento um encontro de contas entre INSS e Municípios, com vistas a reiterar a dívida do órgão previdenciário com os entes federados, que chega a três bilhões de reais.

Leonardo defende uma movimentação maior em Brasília, objetivando pressionar o governo para que os Municípios não continuem sem caixa, devido às baixas no FPM, tendo que arcar com dívidas inexistentes. Ele acha que o governo não tem dado a importância devida às cidades por conta da necessidade de uma união forte de todas as entidades municipalistas, principalmente na condução, em bloco, dos interesses das cidades.

O presidente da UBAM deve se encontrar com o presidente Lula na segunda semana de dezembro, conforme informou o chefe de gabinete da presidência, Gilberto Carvalho. Na audiência, Leonardo vai solicitar ao presidente contemporizar o déficit nas contas municipais, causado pela diminuição do IPI e do Imposto de Renda, sob o argumento de evitar desemprego na indústria, principalmente no setor automobilístico e de eletrodomésticos da chamada “linha branca”. 
Ascom

Fabião das Qujeimadas





Garimpando destaca hoje o cantador negro Fabião das Queimadas, uma das figuras presentes nas antologias poéticas dos grandes cantadores. Natural do Rio Grande do Norte, foi criado em Queimadas-PB,  daí o nome. Uma das suas peculiaridades foi ter conseguido dinheiro, cantando, para comprar a liberdade de sua mãe (escrava). Essas informações podem ser acessadas no belo trabalho antológico organizado pelos poetas Francisco Linhares e Otacílio Batista, obra que pode ser encontrado na Fundação Ernani Sátyro.


Secretaria de Cultura acata projeto de Sales Júnior que pede isenção para deficientes em eventos culturais



O vereador Sales Júnior apresentou na Câmara Municipal de Patos um projeto que institui no município a entrada gratuita para deficientes físicos em estabelecimentos culturais e de lazer.


Seu projeto deu entrada na terça-feira, dia 24, e na quarta-feira aconteceu uma reunião com os produtores culturais no sentido de se ouvir a opinião de cada um sobre o projeto.


Ninguém se opôs à idéia do vereador. Todos consideraram o projeto de Sales Júnior como de grande importância para a cidade de Patos. A categoria apenas solicitou que o vereador fizesse uma alteração no projeto, acrescentando um artigo que esclarecesse que o portador de necessidades físicas  tenha uma carteira que lhe conceda esse direito.  Eles terão que possuir, cada um, a sua carteira, e a confecção desse documento deverá ficar sob responsabilidade da Secretaria de Turismo e Cultura.


Em contato com a imprensa o vereador Sales Júnior disse que o número de deficientes físicos em Patos é grande e existe muito desemprego entre eles, impossibilitando que tenham acesso a eventos culturais pagos na cidade de Patos.
Para o secretário de Cultura, Wandecy Medeiros, a idéia merece os melhores elogios. Ele disse que logo que o projeto for aprovado a secretaria vai se empenhar para que todos os produtores de eventos de Patos conheçam o que foi definido e não criem empecilhos para a efetivação desse benefício.   
   
O referido projeto vem recebendo certa rejeição por alguns vereadores, a exemplo de José Mota Victor e Ivanes Lacerda. José Mota, mesmo dizendo que apóia o projeto, quer que seja amplamente debatido pela sociedade e que seja visto a situação dos promotores de eventos, que podem vir a ter prejuízos com a entrada gratuita dos deficientes.
Redação com Assessoria


quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Acusado de tráfico de drogas é detido em Monteiro


Policiais civis da 4ª Delegacia Regional da cidade de Monteiro, coordenados pelo delegado Antonio Werniaug, prenderam em flagrante nesta quarta-feira (25), Damião Rodrigo Bezerra Leal, 22 anos, residente naquele município e acusado de tráfico de drogas.

A polícia tem realizado diligências permanentes para combater o crime na região do Cariri e interceptou Damião por volta das 11h, próximo à sua residência, com 13 gramas de maconha.

Segundo a Polícia, também foram apreendidos na residência do acusado, 108 papelotes de maconha, 27 pedras de crack, uma espingarda ‘soca-soca’ e R$ 120,00 em espécie, dinheiro proveniente do tráfico. Damião Bezerra foi autuado pela delegada de plantão Tatiana Matos e em seguida encaminhado para a Cadeia de Monteiro.
Ascom

TC volta a imputar débito de mais de R$ 1 milhão a ex-prefeita de Sapé


O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 da ex-prefeita de Sapé Maria Luiza do Nascimento Silva, a quem imputou o débito de R$ 1.134.174,00 por saldo financeiro não comprovado (cerca R$ 511 mil), não comprovação do recolhimento de contribuições previdenciárias e gasto excessivo com limpeza urbana, em meio a uma série de outras despesas por ela ilicitamente ordenadas.

O relator do processo, auditor Antonio Gomes Vieira Filho, obteve o acompanhamento unânime à sua proposta de reprovação das contas de Maria Luiza, a quem cabe, todavia, o direito de recorrer da decisão tomada pela Corte na sessão plenária desta quarta-feira (25).

Esta foi a segunda imputação milionária de débito à ex-prefeita de Sapé que, na semana passada, teve as contas de 2008 igualmente desaprovadas pelo TCE que dela exigiu, por razões semelhantes, a devolução aos cofres municipais de quantia também superior a R$ 1 milhão.

Ainda foram desaprovadas, nesta quarta-feira, as contas de 2007 e 2008 do ex-prefeito de Pilar José Benício de Araújo Filho, a quem o Tribunal imputou débito conjunto superior a R$ 286 mil, em virtude de irregularidades que incluíram saldos não comprovados em contas bancárias, conjuntos de mesas e cadeiras não localizados em creches do município e diferença não explicada na conta financeira do Fundeb. O processo teve a relatoria do conselheiro Umberto Porto, sem que o ex-prefeito houvesse constituído advogado para defesa oral. Mas pode recorrer da decisão da Corte em grau de recurso.
APROVAÇÕES - O TCE julgou regulares, conforme voto do relator Umberto Porto, as contas de 2004 da Casa Civil do Governador assinadas, na época, pelos ex-gestores Ivandro Cunha Lima, Silvestre de Almeida Filho e Antonio Ivo de Medeiros, os dois últimos já falecidos. O conselheiro Fernando Catão absteve-se de votar.

Ainda foram aprovadas as contas dos ex-prefeitos de Emas (José William Madruga, exercício de 2008), de Alagoa Grande (Hildon Régis Filho, 2008) e as dos prefeitos de Condado (Valdemilson Santos, 2008) e Duas Estradas (Roberto Carlos Nunes, 2008), neste último caso, com o Voto de Minerva do presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz.

Pedido de vista do conselheiro Arnóbio Viana suspendeu, até a próxima sessão plenária, quando retornará à pauta da Corte, o julgamento das contas de 2007 do ex-secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Ruy Manoel Barbosa de Aça Belchior, processo sob relatoria do auditor Antonio Cláudio Silva Santos.
Da Redação com Ascom

MEC| suspende bolsas do ProUni


O Ministério da Educação (MEC) decidiu suspender nesta quarta-feira (25) 1.766 bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) após identificar problemas nos cadastros dos beneficiados, como rendimentos incompatíveis com o perfil socioeconômico pedido pelo órgão. Outras 15 instituições foram desvinculadas do programa. Continuam ativas 396.673 bolsas.

Entre as incompatibilidades, havia estudantes com veículos que não batiam com as condições pedidas pelo ProUni. O MEC cruzou os dados dos alunos com o Renavam e conseguiu identificar 598 problemas. Outros 631 bolsistas tinham outra matrícula em uma instituição pública, o que é proibido; 561 tinham renda que não se encaixava no perfil do programa; 34 com curso superior concluído; e 58 tinham mais de uma irregularidade.

De acordo com a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari, não há, desta vez, casos de pessoas com carros de luxo que ganhavam bolsa. Em março, o Tribunal de Contas da União identificou 39 estudantes que possuíam automóveis incompatíveis com o perfil do programa

Segundo o MEC, 15 instituições de ensino superior não emitiam termo de adesão ao programa em alguns processos seletivos, o que é irregular. Outras 31, que tinham baixa ocupação, firmaram um termo de saneamento de deficiências e prometeram regularizar sua situação. De acordo com o ministério, os alunos não serão prejudicados.

O processo de fiscalização do ministério, segundo Maria Paula, é permanente. “O processo de entrada destes estudantes já é bastante rigoroso. Não há regra mágica que não leve a descumprimento. Toda regra tem um certo índice de descumprimento, isso é de qualquer cultura. O que o MEC estabeleceu foi esse mecanismo de fiscalização”, disse.

Os estudantes que recebiam indevidamente a bolsa terão os nomes encaminhados à Advocacia Geral da União e podem ter que devolver o dinheiro. As instituições de ensino superior que têm fins lucrativos e, por isso, tinham isenção fiscal, também podem ser obrigadas a ressarcir os cofres públicos.

“Ano que vem, vamos ter um novo ingresso de estudantes no ProUni e poderemos fazer uma nova varredura”, afirmou Maria Paula. 
G1

Patos realiza Feira nossas mãos


Partindo de uma iniciativa do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Prefeitura Municipal de Patos, acontecerá na próxima sexta-feira, 27 de novembro, no coreto IV, ao lado da popular feira da troca, a “Feira Nossas Mãos”.

A atividade consiste na comercialização da produção excedente da agricultura familiar de produtores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos de Patos como fornecedores, sendo disponibilizada a população patoense, frutas, verduras, polpas de frutas, galinhas e comidas regionais, a preços acessíveis.

De acordo com o coordenador do PAA de Patos, Ozenildo da Nóbrega, a preparação da “Feira Nossas Mãos” foi realizada em parceria com os próprios agricultores fornecedores, durante uma reunião no dia 18 de novembro. “O objetivo da feira é possibilitar ao agricultor uma estrutura permanente, apoiando-o na comercialização direta da sua produção excedente, visando também o desenvolvimento da zona rural”, explicou Ozenildo da Nóbrega, coordenador do PAA.

A “Feira Nossas Mãos” funcionará semanalmente a partir da próxima sexta-feira, tornando-se mais uma opção para a população de Patos que encontrará produtos diretamente da produção da agricultura familiar, com regularidade, qualidade e preço.
Assessoria

Arquivo do blog