Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de dezembro de 2009

Pediatras de Patos são capacitados para realizarem teste do olhinho




Aconteceu na manhã deste sábado, 12, no Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho de Patos, uma capacitação para realização do teste do olhinho, oferecida pela Sociedade Paraibana de Pediatria e Clínica de Vacinas Proteger, tendo como público alvo  pediatras desta cidade. A ministrante foi Maria do Socorro Martins, responsável pelo setor de neonatologia do Hospital Universitário de Campina Grande e integrante do ISEA – Instituto Saúde Eupídeo de Almeida.
De acordo com Socorro Martins, pediatras de todas as maternidades paraibanas estão em processo de capacitação, recebendo essa habilitação para realizar o teste do olhinho, que deverá ser obrigatório em todo o Brasil. Hoje já são obrigatórios os testes do pezinho e da orelhinha. O teste do olhinho permite identificar doenças congênitas que possam causar cegueira, a exemplo da catarata, glaucoma, estrabismo, tumores intra-oculares que precisam ser cuidados precocemente.  
O teste é feito com o uso de uma lanterninha e oftalmoscópio, devendo ser realizado prioritariamente nos recém-nascidos, mas os cuidados devem se estender para crianças de qualquer idade. Surgido nos Estados Unidos há aproximadamente cinco anos, o teste do olhinho é mais uma importante ferramenta para minimizar os problemas de saúde que ocorrem nas crianças brasileiras. “A cada dez mil nascidos vivos no Brasil um apresenta alguma doença congênita. Sendo detectada cedo pode ser tratada”, diz a médica Socorro Martins. 

Polícia prende mais 17 envolvidos no quebra-quebra do Couto Pereira


Uma operação realizada na manhã deste sábado pela Polícia Civil do Estado do Paraná prendeu 17 acusados de envolvimento na confusão ocorrida no Couto Pereira após a partida entre Coritiba e Fluminense, pela rodada final do Campeonato Brasileiro.

Na ação, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) interditou a sede da torcida organizada "Império Alviverde" e apreendeu armas, maconha, uniformes, alguns computadores, bandeiras, faixas queimadas e outros materiais que incitam a violência.

Com esta ação, 19 pessoas já foram identificadas e detidas por envolvimento no quebra-quebra do estádio coxa-branca. A bagunça, aliás, pode render maiores prejuízos ao Coritiba, além do já sacramentado rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

Se depender de denúncia recente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o time paranaense poderá pagar multa de até R$ 620 mil e ainda perder 30 mandos de campo para as competições das próximas temporadas. 

Terra

Jovem dirige alcoolizado e causa morte de adolescente




Apesar das campanhas educativas feitas na mídia, do trabalho corpo a corpo de órgãos de segurança pública alertando pelo perigo da mistura álcool e direção, muitos não dão ouvidos para o alarde e os acidentes de trânsito, tendo o álcool como pano de fundo, continuam a acontecer quase que diariamente. Na manhã deste sábado, por volta das 4h30 na BR 361 Km 05, nas proximidades do Conjunto Bivar Olinto, em Patos-PB, um acidente envolvendo um veículo Gol e uma moto Honda BIZ, deixou como saldo um morto e outro ferido
O jovem Juliano Farias de Lima conduzia o Gol de cor preta, placas MOJ – 8907-PB, acompanhado de mais três rapazes, os quais haviam saído de uma festa, se chocou com a traseira da Honda BIZ placa MNL 7963, conduzida por Ricardo Lucena Tiburtino tendo no carona Jeferson Estéfano Guedes Medeiros. O Gol bateu fortemente na traseira da arremessando seus ocupantes ao solo. Estéfano foi a óbito e Ricardo se encontra no Hospital Regional de Patos recebendo atenção médica.
Juliano Farias, que fugiu após a batida, foi capturado pela Polícia Civil. Fez teste do bafômetro, que deu positivo, e até o fechamento dessa matéria se encontrava detido na 5ª SPC.

Dança de Rua atrai dezenas de jovens em Patos



            Dezenas de jovens de vários bairros de Patos compareceram na noite de ontem à Praça Edivaldo Mota para prestigiar os chamados B. Boys e assistir a performance do Dj Yorigam. Esse foi o primeiro acontecimento de dança de rua envolvendo os grupos que praticam o street dance em nossa cidade.

            A apresentação durou cerca de duas horas chamando a atenção de várias famílias que estavam na Praça e que aproveitaram a ocasião para ver os grupos de dança se apresentar.

            Dj Yorigam, disse: “Vamos fazer uma vez a cada mês essa festa nas praças para dar opção aos jovens que praticam street dance, mas que não encontram oportunidade de mostrar seus trabalhos. Isso é algo tão simples, mas faz muita diferença para esses jovens que querem mostrar para todos a Dança de Rua”.

            Enquanto os B.Boys mostravam as suas performances jovens bebiam na Praça Edivaldo Mota. A cena de bebedeira desses jovens na Praça Edivaldo Mota já está se tornando comum nos últimos tempos, infelizmente.
Josivan Antero (colaborador)

Projeto pode tornar Cássio inelegível


Caso fosse aprovado ainda este ano ou no início do próximo, o projeto de lei complementar de iniciativa popular que amplia o leque de inelegibilidades previstas, vedando o registro de candidatos com "ficha-suja", o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), por exemplo, não poderia tentar renovar o mandato conquistado nas eleições de 2002.

Os ex-governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas campanhas de 2006, também não poderiam registrar suas candidaturas a qualquer cargo eletivo no pleito do ano que vem.

O senador Azeredo seria atingido pelo inciso "e" do artigo 1º do projeto de lei - apresentado ao Congresso em setembro, com mais de 1,3 milhão de assinaturas - por ter "contra si denúncia recebida por órgão judicial colegiado" pela prática de crime contra a "a administração pública" e "o patrimônio público".

Jackson Lago e Cássio Cunha Lima, por sua vez, estariam incursos no inciso "d" do mesmo artigo do projeto de lei que torna inelegíveis "os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos oito anos seguintes".

Caso venha a ter o mandato cassado por crime responsabilidade, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), não poderia se candidatar a nenhum pleito nos oito anos subsequentes ao término do mandato para o qual foi eleito.

Se, em 2006, já vigorassem os casos de inelegibilidade constantes do projeto destinado a alijar do processo eleitoral os candidatos com "fichas sujas", o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e Marta Suplicy (PT) não teriam disputado o cargo naquele ano.

Entenda
Mesmo que o projeto de lei complementar em causa venha a ser aprovado pelo Congresso, tem-se como certo que será logo objeto de ações de inconstitucionalidade. Até por que, em agosto do ano passado, o STF decidiu, por nove votos a dois, que a Justiça Eleitoral não pode negar registro a candidato que seja réu em processo criminal ou de improbidade administrativa, ou tenha sido condenado, em instância inferior, sem que a sentença tenha "transitado em julgado".

Esse entendimento da ampla maioria do Supremo foi adotado no julgamento de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que defendia a tese de que não era necessária a existência da condenação definitiva para que o juiz eleitoral negasse o registro de candidatos com "fichas sujas".

Para Celso de Mello, "o sistema judicial brasileiro não tolera processos condenatórios irrecorríveis e não aceita a transgressão do dogma da presunção de inocência".

O ministro Ayres Britto, que acumula o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, não conseguiu impor a sua tese de que tal presunção não pode ser "absoluta", porque, na Constituição, ela teria como referência a área penal, e não a eleitoral.

Do Terra 

Foto:lana19.loveblog.com.br

Autoestima - uma leitura para começar o dia!




Inácio Andrade Torres – 12/12/09

A CANOA
O pedagogo e escritor pernambucano Paulo Freire é considerado um dos grandes educadores da atualidade, sendo respeitado mundialmente. Algumas de suas obras, a exemplo de  Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido e A importância do ato de ler foram publicadas em vários idiomas. Porém, mesmo com esse prestígio, Freire, conforme pesquisa realizada pela Altavista, ficou comprovada a existência de um número maior de textos escritos em outros idiomas sobre ele, do que em nossa própria língua.
O texto abaixo é de autoria desse grande brasileiro e nordestino, que tanto dignifica o nosso país. Leia-o e reflita sua forma de escrever e de ensinar a seriedade da vida de modo descontraído, brincalhão e racional.
"Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: 
- Companheiro, você entende de leis?
Não, respondeu o barqueiro.
E o advogado compadecido:
- É pena, você perdeu metade da vida.
A professora muito social, entra na conversa:
- Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
- Também não, respondeu o barqueiro.
- Que pena! Condói-se a mestra.
-Você perdeu metade de sua vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro preocupado, pergunta:
- Vocês sabem nadar?
- Não! Responderam eles rapidamente.
- Então é uma pena - Conclui o barqueiro.
- Vocês perderam toda a vida!
Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.
Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha  contato. Cada uma delas tem algo de diferente para ensinar".
Que Deus fique conosco e até sexta.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto de Zé Mota é derrubado na Câmara






Na Sessão da Câmara Municipal dessa quinta-feira, dia 10 de dezembro, foi votado um Projeto de Resolução do vereador José Mota que pede a supressão do Inciso 1° do parágrafo V do artigo 129 do Regimento Interno da Câmara, que versa sobre a realização de votações secretas quando da deliberação sobre as contas do prefeito.
Na tribuna o vereador José Mota justificou    que o voto aberto torna o processo mais consciente e acusou que do jeito que está dá margem para os vereadores votarem em secreto ou em aberto conforme as conveniências de cada momento. Ele lembrou da votação das contas do ex-prefeito Dinaldo Wanderley, onde ele solicitou que a votação fosse secreta, obedecendo ao Regimento Interno, mas o presidente da casa leu um parecer do  procurador da Câmara, demonstrando que na Lei Orgânica reza que a votação deve ser aberta. Dessa forma acabou prevalecendo a votação aberta e, naquela ocasião, as contas de Dinaldo foram aprovadas por dez votos contra um – esse voto contra, claro, foi de José Mota.
O vereador disse que existe uma contradição gigantesca entre o Regimento Interno da Casa e a lei Orgânica do Município, onde o primeiro diz que esse tipo de votação deve ser secreta e o segundo diz que deve ser aberta. “Gostaria de acabar com esse contraste entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município porque devemos buscar a coerência nessa casa”, disse o vereador.
Ivanes aparteou Zé Mota e disse que a Lei Orgânica do Município é maior que o Regimento Interno, pois é a Constituição Municipal, daí o fato dele ter concordado com a votação aberta na época, mas que, no seu entendimento, a idéia de Zé Mota deveria ser aprovada porque entende que a votação, aberta em todos os momentos, e não apenas ao sabor de cada ocasião, é o caminho mais coerente. “Parabenizo a idéia de Zé Mota porque elimina o contraste existente entre a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara”, disse Ivanes.
O vereador José Mota disse que prefere externar abertamente seu voto, que é a forma, segundo ele, mais certa de um político agir. “Minha intenção é buscar a coerência nessa casa, pois a classe política é desacreditada. Quero que exista coerência entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município, afinal, a coerência deve nortear às nossas vidas”, finalizou Zé Mota.
Embora o projeto demonstrasse o flagrante contraste entre a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da casa, contraste este reiterado diversas vezes na tribuna e nos apartes de Zé Mota e Ivanes, a maioria optou por derrubá-lo pelo placar de seis a quatro. Zé Mota, Ivanes, Edmilson Araújo e Almir Mineral votaram a favor e Marcos Eduardo, Raniere Ramalho, Sales Júnior, Peteca, Chico Bocão e Zezinha das Bolsas votaram contra. Edileudo Lucena não compareceu.
O que se questiona é se os vereadores realmente analisaram cuidadosamente o projeto que estava sendo discutido. 



Assessoria: Wandecy Medeiros
Foto:pnoticias.com

Lula diz que obras de seu governo estimularam a economia das regiões Norte e Nordeste


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (10), em São Luís (MA), que as obras realizadas durante o seu governo estimularam a economia dos estados do Norte e do Nordeste e mudaram a vida da pessoas dessas regiões.

Segundo Lula, antes do seu governo, os projetos voltados para essas regiões do país não tratavam de desenvolvimento econômico, mas de dar esmola e socorro nos momentos de seca.

“Durante década, talvez fosse melhor dizer séculos, a discussão econômica no Norte e Nordeste sempre esteve associada a ajuda. Quando os governos federais iam tratar das coisas do Norte e do Nordeste não era projeto de desenvolvimento, era como se fosse dar esmola”, afirmou Lula durante cerimônia de inauguração das obras de ampliação de uma refinaria de alumínio, no Maranhão.

O presidente novamente defendeu as ações do governo voltadas para as regiões mais pobres do país e acreditou à Região Nordeste boa parte do fôlego que o Brasil teve para superar os momentos de crise econômica mundial.

Isso porque, segundo Lula, com o aumento do salário mínimo e as exonerações fiscais, a população do Nordeste passou a comer e a se vestir melhor. “Se o brasil foi um dos primeiro países que superaram a crise o Nordeste liderou a recuperação do país”, disse Lula em seu discurso.

Agência Brasil

Sinfemp realiza eleição com chapa única




Cerca de cinco mil associados estão participando das eleições do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e região, que apresenta chapa única, encabeçada pelo atual presidente José Gonçalves. As eleições, iniciadas ontem, serão concluídas nesta sexta-feira 11. Elas acontecem em Patos e em outros vinte municípios.
O Sinfemp já elaborou vasta programação para janeiro de 2010. O calendário de atividades prevê assembléias em todos os municípios, com a primeira acontecendo já no dia 05 de janeiro em São Mamede e a última dia 30, em Patos. Na pauta central está um velho dilema da categoria: pagamento dos precatórios e a implantação do piso. “A proposta do Sinfemp é só iniciar o ano letivo com a implantação do piso pelos gestores municipais”, diz José Gonçalves. Ele lembra aos aposentados e pensionistas pelo Patos Prev a comparecerem até esta sexta 11 na sede do Sindicato com cópia do contracheque do mês de novembro de 2009. “Este documento será anexado ao processo que tramita na Justiça sobre a retirada do qüinqüênio”, acrescenta.
Acompanhe a pauta e o calendário de assembléias do Sinfemp:
PAUTA:
1.      ATRASO DE PAGAMENTO DE SALÁRIOS DE SERVIDORES MUNICIPAIS;
2.      PISO SALARIAL DOS PROFESSORES (AS) NO VALOR DE R$ 1.132,40 (Lei 11.738/2008 e Portaria 484/2008 de 05 de maio de 2008 do Ministério da Educação); Proposta de só iniciar o ano letivo, com o pagamento do piso.
3.      PISO DOS AGENTES COMUNITÁIROS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS NO VALOR DE R$ 930,00;
4.      PISO SALARIAL DOS GARIS NO VALOR DE R$ 1.000,00 A PARTIR DE JANEIRO DE 2011; (Projeto de Lei do Senado, n° 464/2009).
5.      INFORMAÇÕES DE TODOS OS PROCESSOS QUE TRAMITAM NA JUSTIÇA E PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS;
6.      DEMAIS DIREITOS DOS SERVIDORES (ADICIONAL NOTURNO, INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, QUINQUENIO, 1/3 DE FÉRIAS, 13° SALÁRIO, SALÁRIO-FAMILIA, LICENÇA-PRÊMIO, CARGA HORARIA, dentre outros).

JANEIRO DE 2010:

DIA 05- TERÇA-FEIRA- São Mamede, ás 16:00 horas
DIA 06 – QUARTA-FEIRA- Várzea, ás 16:00 horas;
DIA 07- QUINTA-FEIRA- São José do Sabugi, às 15:00 horas;
DIA 08- SEXTA-FEIRA- Santa Luzia, às 15:00 horas.

DIA 11- SEGUNDA-FEIRA- Junco do Seridó, às 16:00 horas;
DIA 12- TERÇA-FEIRA- Malta, às 16:00 horas;
DIA 13- QUARTA-FEIRA- Vista Serrana, ás 15:00 horas;
DIA 14-  QUINTA-FEIRA- Condado, às 16:00 horas;
DIA 15- SEXTA-FEIRA- São José de Espinharas, ás 15:00 horas;

DIA 18- SEGUNDA-FEIRA- Quixaba, às 16:00 horas;
DIA 19- TERÇA-FEIRA- Cacimba de Areia, às 16:00 horas;
DIA 20- QUARTA-FEIRA- Passagem, às 16:00 horas;
DIA 21- QUINTA-FEIRA- Areia de Baraúnas, às 16:00 horas;
DIA 22-SEXTA-FEIRA- Salgadinho, às 16:00 horas;

DIA 25- SEGUNDA-FEIRA- São José do Bomfim, às 16:00 horas;
DIA 26- TERÇA-FEIRA- Mãe D’água, às 14:00 horas;
DIA 27- QUARTA-FEIRA- Santa Teresinha, às 16:00 horas;
DIA 28- QUINTA-FEIRA- Catingueira, ás 16:00 horas;
DIA 29           - SEXTA-FEIRA- 09:00 horas – Emas e 16:00 horas- Olho D’água
DIA 30- SÁBADO- PATOS, às 16:00 horas na Associação Comercial
Obs: Os locais e organização dessas reuniões serão de responsabilidade dos diretores do sindicato em cada município.
José Gonçalves- Presidente.

Corrupção, a praxe da política brasileira


Click no link abaixo e leia a coluna de Francisco Almeida Lucena. Ele faz uma análise crítica sobre os últimos acontecimentos de Brasília, especiaficamente a corrupção que domina os meios políticos.

Incra conclui 1ª etapa da regularização da Comunidade Quilombola, em Santa Luzia


A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba concluiu a primeira etapa da regularização de mais uma comunidade quilombola no Estado. O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da Comunidade Urbana do Talhado, em Santa Luzia, a 263 km de João Pessoa, foi publicado na semana passada no Diário Oficial da União (edições dos dias 03 e 04 de dezembro). A publicação do resumo do RTID é o primeiro passo para o processo de regularização da área de aproximadamente 16 hectares, localizada no Seridó paraibano, onde vivem 125 famílias quilombolas – muitas há aproximadamente 40 anos. Na primeira quinzena de novembro foi publicado o RTID da comunidade quilombola Matão, no município de Mogeiro, a 110 km da capital paraibana.

De acordo com a antropóloga Maria Ester Fortes, do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do Incra-PB, e responsável pela elaboração do Relatório Antropológico da comunidade, representantes da Autarquia e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), atual proprietário das terras ocupadas pela comunidade, devem se reunir em breve para definir os detalhes do processo de destinação da área aos quilombolas.

O Relatório Antropológico aponta os aspectos históricos e socioculturais da comunidade e é a peça técnica principal para o início da regularização dos territórios remanescentes de quilombos. Ele compõe o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) que também inclui o Laudo Agronômico e o Memorial Descritivo da área.

Com a publicação do relatório no Diário Oficial da União, já estão sendo contatados outros órgãos, como o Iphan, o Ibama, a Secretaria do Patrimônio da União, a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional, a Fundação Cultural Palmares e a Funai, a fim de se verificar a possibilidade de regularizar a área como território ocupado por remanescentes de comunidade de quilombo.

“Após o processo de regularização, a comunidade terá suas moradias regularizadas e uma pequena área de terra agricultável para garantir ao menos a subsistência das famílias, que poderão manter pequenas hortas. Com uma área maior, a comunidade também poderá relocar o galpão onde são produzidas as tradicionais peças de cerâmica produzidas por eles e pleitear a construção de equipamentos comunitários, como creches”, afirmou Maria Ester Fortes.

Tradição ceramista

Segundo a antropóloga, durante o trabalho de campo realizado na comunidade para a elaboração do Relatório Antropológico da Comunidade Urbana do Talhado foram identificadas várias tradições mantidas há gerações pelas famílias – sendo a principal delas a produção de peças de cerâmica pelas mulheres, assim como na comunidade da Serra do Talhado, eternizada no documentário Aruanda (1960), do cineasta paraibano Linduarte Noronha.

“Os quilombolas da Comunidade Urbana do Talhado migraram da Serra do Talhado após a quebra da cultura do algodão no Seridó paraibano. A maioria da comunidade é formada por parentes. Eles costumam casar entre si e mantêm uma forte vida comunitária. Muitas casas foram construídas ao redor do galpão das ‘loiceiras’, onde são produzidas as peças que garantem a sobrevivência de boa parte das famílias”, explicou Maria Ester Fortes.

A Comunidade é tida ainda como o berço de talentosos músicos que mantêm viva a tradição do forró pé-de-serra.

Processo de Regularização

As comunidades quilombolas são grupos étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

Para terem seus territórios regularizados, as comunidades quilombolas devem encaminhar uma declaração na qual se identificam como comunidade remanescente de quilombo à Fundação Cultural Palmares, que expedirá uma Certidão de Auto-reconhecimento em nome da mesma. Devem ainda encaminhar à Superintendência Regional do Incra uma solicitação formal de abertura dos procedimentos administrativos visando à regularização.

A regularização do território tem início com um estudo da área, a elaboração de um Relatório Técnico que identifica e delimita o território da comunidade. Uma vez aprovado este relatório, o Incra publica uma portaria de reconhecimento que declara os limites do território quilombola. A fase final do procedimento corresponde à regularização fundiária, com a retirada de ocupantes não quilombolas através de desapropriação e/ou pagamento das benfeitorias e a demarcação do território.

Ao final do processo, é concedido um título coletivo de propriedade à comunidade em nome da associação dos moradores da área e feito seu registro no cartório de imóveis.

Atualmente, outros 20 processos para a regularização de territórios quilombolas encontram-se em andamento na Superintendência Regional do Incra na Paraíba.

De acordo com a presidente da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro-descendentes da Paraíba (Aacade-PB), Francimar Fernandes, das 35 comunidades remanescentes de quilombos identificadas na Paraíba, 31 já possuem a Certidão de Autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares. 
Ascom 

Cruzada contra dengue em Patos


A Prefeitura Municipal de Patos, através das secretarias de Saúde e de Infraestrutura, está realizando durante o dia de hoje no Bairro Alto da Tubiba o plano de ação voltado para o combate à dengue.

De acordo com prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a ação conjunta só traz benefícios para a população. “Estamos indo aos bairros conscientizara população de que não se deve deixar sem cuidados qualquer tipo de material que acumule água, pois qualquer vasilhame pode contribuir para a proliferação do mosquito. As equipes estão passando de casa em casa recolhendo esses materiais e orientando a população a manter esse tipo de ação. O importante é prevenir. Temos que cuidar agora e não esperar chover, aparecer um foco de dengue, para podermos agir”, disse.

Para a moradora do Bairro Alto da Tubiba, Maria Edileuza da Silva, a iniciativa desse tipo de ação é importante, pois convoca a população a participar. “Cada um deve fazer sua parte, se um cuida e o vizinho não cuida, não adianta de nada”, declara.

Segundo o secretário de infraestrutura de Patos, Marcone Santos, a participação de todos é muito importante para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Estamos iniciando os trabalhos hoje com retroescavadeira, tratores, patrol e caçambas e uma equipe de cinquenta pessoas. Esperamos poder realizar todos os trabalhos junto com a ajuda da população. Sem a população não se pode fazer nada”,

O secretário de saúde de Patos, Eisenhower Alves de Brito Segundo, faz avaliação positiva desse primeiro dia de ações contra a dengue. “O envolvimento dos funcionários das várias secretarias, além da participação da comunidade e da associação comunitária é primordial. Os moradores estão vendo a necessidade desse trabalho de prevenção. Vamos intensificar as ações para atendermos os outros vinte e dois bairros da cidade para atingirmos nossa meta”, afirma.

As 10h da manhã de hoje foi realizada, no prédio da Vigilância Sanitária, a solenidade oficial de abertura da campanha “Brasil unido contra a Dengue”, na cidade de Patos, com a presença da imprensa patoense, parceira na luta contra o mosquito Aedes Aegypti.
Assessoria

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Flamengo confirma favoritismo e é campeão carioca de basquete



O Flamengo confirmou todo o favoritismo que o cercava e sagrou-se, nesta quarta-feira, pentacampeão do Campeonato Carioca de basquete, ao derrotar o Municipal por 96 a 59 e marcar seu segundo ponto na série melhor de três. Com o triunfo desta noite, o Rubro-Negro terminou a competição de forma invicta, com 14 vitórias.


Além do título, o Flamengo liderou algumas das estatísticas da competição. Duda, que na partida final anotou 12 pontos, foi o cestinha do campeonato, com 193 pontos. Já seu irmão, o ala Marcelinho Machado, teve o melhor aproveitamento em arremessos de três pontos, com 31 cestas.


"É o meu oitavo título pelo Flamengo e cada um é especial. É uma alegria muito grande ser campeão com a camisa do meu clube do coração", comemorou Marcelinho, que além dos três títulos estaduais, o Campeonato Brasileiro de 2008, a Liga Sul-americana de 2009 e o NBB na última temporada, também incluiu na conta os dois Campeonatos Cariocas que venceu quando ainda era pré-mirim.


"Estamos numa sequência muito boa, principalmente de conquistas, e isso é muito importante. Tudo isso é fruto de treinamento, de muita dedicação, de muito trabalho e da força desse grupo, que tem prazer em jogar junto e é muito unido", completou Duda. 
Gazeta Esportiva.Net
Foto:planetadabola



Funcionários estaduais vão receber pelo BB


O governador José Maranhão fechou a transferência das contas do Governo do Estado para o Banco do Brasil (BB). A reunião com o presidente da instituição de crédito oficial, Aldemir Bendine, aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília (DF). O valor da negociação foi de R$ 200 milhões e parte desse montante será para pagar a rescisão com o Banco Real. O Banco do Brasil já era detentor de 30% das contas do Governo do Estado e o Banco Real os 70% restantes.

Durante reunião, Aldemir Bendine informou ao governador que será feita uma mobilização em todas as agências e postos do Estado para garantir que a migração das contas dos servidores seja feita com toda tranquilidade e sem transtornos.

A superintendência do Banco do Brasil na Paraíba e seus diretores estiveram reunidos para discutir os detalhamentos de como ocorrerá a operação de migração das contas e os modelos que serão seguidos nos próximos dias.
O Banco do Brasil assume a folha de pagamentos de pessoal da administração direta e indireta, dos fornecedores, arrecadação de tributos, repasses oriundos de convênios, empréstimos consignados etc.

Os servidores do Governo do Estado poderão contar com um atendimento nas 98 agências e 405 postos espalhados por toda a Paraíba. Com a migração das contas, a superintendência vai abrir três novas agêncais em João pessoa e Campina Grande, além de seis postos de atendimento bancário e 45 postos de caixas eletrônicos. Além dos 1.200 funcionários e 102 estagiários, o banco vai contratar outros 162 para atender a demanda nas agências. 

Ascom

A MULHER DOS DOIS MARIDOS




Patos-PB é uma das maiores referências em se tratando de peleja no repente. Isso devido o marco que é a cidade, na época Vila de Patos, ter sido cenário da peleja entre Ignacio da Catingueira e Romano da Mãe d'Água ocorrida em 1870. Muitos escritores apontam esta como sendo a primeira de todas as pelejas. Na história da cantoria de viola, literatura de cordel, muitos poetas dignificaram nossa cultura popular nordestina. Patos de vez em quando recebe um desses talentos, que aparece para nos brindar com suas poesias. Recentemente flagramos chegando à cidade Louro Branco, velho conhecido dos amantes da cantoria de viola.
Francisco Maia de Queiroz, o popular Louro Branco, Poeta, repentista e compositor, nasceu dia 02 de Setembro de 1943 na Vila Feiticeiro no município de Jaguaribe - CE. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas seguintes cidades: Jaguaribe – CE, Jaguaretama – CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde mora desde 1991, e aonde pretende permanecer.
            Cantou em vinte estados do Brasil, com todos os maiores cantadores do Nordeste, participou em mais de 400 festivais, tem ao todo mais de 700 composições, condecorado como o maior cantador do Brasil, titulo dado pelo famoso poeta compositor e presidente da Classe, o baiano Rodolfo Coelho Cavalcante.
            Chegou a cantar para o ex-presidente José Sanei, publicou dois livros, 1º: A Natureza Falando, e 2º: Da Casca Até o Miolo, e está partindo para seu 3º livro.
            Casado com Maria Gomes de Souza Queiroz, 6 filhos e 11 netos. Hoje com 65 anos e em plena atividade. Evangélico desde novembro de 1994. Gravou 30 trabalhos entre eles CDs, LPs e DVDs.  
            Oferecemos aos nossos leitores um dos trabalhos de Louro Banco, o cordel:

A MULHER DOS DOIS MARIDOS 

Tem gente que faz
um pedido e vem menor,
se depois pedir maior,
aí vem grande demais,
dois tamanhos desiguais,
um perde pra os encolhidos,
o outro dá nos compridos,
um cresceu, outro encolheu,
foi assim que aconteceu
com a MULHER DOS DOIS MARIDOS.



ZEFA fez no seu terreno
da rua do cabaré
dois prédios forma chalé,
se juntou com ZÉ MORENO,
o rapaz meio pequeno,
com pinta de bom mulato,
só que na cama foi chato,
ZEFA diz que ZÉ MORENO
tem o negócio pequeno
do mesmo jeito dum gato.



ZEFA ficou sem gostar,
querendo mais comprimento,
perguntou pra doutor BENTO,
tem um jeito de aumentar?
Disse o Doutor: se estirar,
vai ser coisa muito pouca,
ZEFA falou quase louca,
fica tão bom se crescer !
Doutor é triste comer
sem sentir nada na boca !! 


ZEFA não desprezou ZÉ,
mas ficou com muita pena
achando a colher pequena,
pra mexer no seu café,
lembrou do outro chalé,
falou um só deu pior,
com outro macho é melhor,
embora a feira não venha,
mas possa ser que ele tenha
um material maior. 


ZEFA no segundo laço
conquistou PICASSO GOMES,
disse dois machos, dois nomes,
cada um faz um pedaço,
agarrou logo PICASSO,
botou no outro chalé,
combinou tudo com ZÉ,
pra não ter briga depois,
foi morar com todos dois
na rua do cabaré.



ZEFA falou logo, e é assim
que com dois eu faço,
uma noite é de PICASSO,
a outra noite é de ZÉ,
mas de noite ela deu fé
que tinha peso no gás,
ZEFA pinotou pra trás
na hora do tapa oco
gritando se ZÉ tem pouco,
esse imoral tem demais ! 


PICASSO inda se mexeu
pra fazer amor bonito,
só que ZEFA deu um grito
que o colchão amoleceu,
vestiu a roupa e correu
pra não perder o embalo,
foi ver seu irmão Gonçalo
e disse assim meu irmão:
eu nunca fui égua não,
mas arrumei um cavalo ! 


ZEFA depois do cansaço
foi falar com Doutor BENTO,
Doutor eu me arrebento
se for transar com PICASSO,
me diga como é que faço,
me ajude Doutor Bento,
o outro tem dez por cento,
esse tora qualquer fato,
o ZÉ herdou a do gato
e PICASSO a do jumento.



O Doutor só por favor,
disse vou fazer de graça,
como você quer que faça,
eles num sentem nem dor,
ZEFA disse: seu Doutor,
corte sem ele dar fé,
um palmo acima do pé da

tubiba de PICASSO
e depois pregue o pedaço
na tijubina do ZÉ. 


Se aprovar tudo em paz,
casada de DOIS MARIDOS,
QUENGA que tem dois queridos,
moça com dois desiguais,
um pouco e outro demais,
num a do gato mimoso,
noutro a do jegue fogoso,
corte a ponta da maior,
pregue a tora na menor,
que fica tudo gostoso !!


pbnoticias.com

Vital diz que faltam políticas públicas na gestão Nabor




Apesar de reconhecer que a administração Nabor Wanderley foi importante para a implantação de programas do governo Lula em Patos, Vital Henrique, que responde atualmente pela presidência do PT patoense até a posse de Everaldo Nunes, diz que falta a administração municipal implementar políticas sociais. “É inadmissível que não exista um plano de combate à violência na cidade implantado, não pelo Estado, governo federal, mas pela Prefeitura; Que não tenhamos uma política social para a criança e ao adolescente criada pelo próprio município. A administração Nabor avançou muito nas políticas públicas, mas deixa muito a desejar nas políticas sociais”, diz Vital, defendendo a proposta do PT de Patos lançar candidatura própria para prefeito nas eleições de 2012.
Ele disse que o PT de Patos tem dar respostas à sociedade, mostrar que tem programas de políticas sociais para a cidade, algo que deve ser feito com candidatura própria. “Vimos o quanto é importante participarmos de um governo, estamos presentes nos dois mandatos de Nabor, mas temos que deixar de se coadjuvantes, ser mais ativos, propositivos”, acrescenta Vital.
Ele diz que o PT local tem diversos nomes, citando o vereador Edileudo Lucena, os professores Carlos Peña, Edísio, dentre vários outros que podem ser interlocutores dessas políticas que o PT quer para Patos, principalmente direcionadas ao social. 

Saúde começa treinamento para teste rápido da Aids em detentos


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na manhã desta quarta-feira (9), a I Capacitação para Diagnóstico da Infecção do Vírus HIV, destinada a profissionais de presídios paraibanos. Trinta trabalhadores de nível superior (como médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e psicólogos) que atuam nas equipes de saúde dos presídios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Santa Rita e Guarabira estão sendo capacitados para utilização do teste rápido da Aids, que vai identificar a presença do vírus em apenados. O evento acontece até a sexta-feira (11) no Hotel Verde Green, na Praia de Manaíra.

A gerente operacional da DST/Aids, Marta Brasileiro, disse que a parceria firmada com a Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) é essencial, porque atende a política da Secretaria da Saúde de levar o teste rápido a locais de difícil acesso, neste caso específico às unidades prisionais do Estado.

“Temos que confessar que é complicado para nós, que não fazemos parte da Administração Penitenciária, realizar esses exames nessas casas de detenção, por diversas questões, mas agora o trabalho será feito de maneira segura e cômoda, pois os profissionais que irão fazer o teste conhecem toda a rotina dos presídios como também são conhecidos dos presos, o que vai facilitar o trabalho”, disse.
Orientação – Ela lembrou que outra parceria importante para a realização do teste rápido foi firmada no último dia 30, com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da qual a Igreja Católica ficou encarregada de orientar e incentivar os fiéis a fazerem o exame que diagnostica o vírus.

Durante todo o dia desta quarta-feira, os participantes da capacitação foram orientados pela assistente social Dorotila Mendes sobre o acolhimento e o aconselhamento antes e depois do teste, independente do resultado ser positivo ou não. Nesta quinta-feira (10), a gerente operacional das DST/Aids, Marta Brasileiro, e as bioquímicas Dalane Loudal e Sandra Aranha irão ensinar a fazer o teste rápido. Já na sexta-feira, no presídio PB-I, em João Pessoa, os profissionais vão mostrar na prática o que aprenderam na teoria.

Programação – A gerente executiva de Atenção a Saúde da Secretaria da Secap, Ivana Carla Barros, explicou que a realização do teste rápido nas unidades prisionais do Estado faz parte das ações do Plano Estadual de Saúde do Sistema Penitenciário. Ela afirmou que no próximo dia 17 o exame será realizado no Presídio Padrão de Santa Rita, onde existem cerca de 300 apenados.

No dia 22, o teste acontecerá no Presídio Feminino de Campina Grande, onde estão 100 detentas. Ela adiantou que a partir do próximo ano será elaborado um cronograma e a Secap espera atender, até o final de fevereiro, todas as 63 unidades prisionais do Estado onde se encontram 8,5 mil apenados. 
Ascom

Arquivo do blog