Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de janeiro de 2010

Cidades paraibanas serão atingidas por apagão



O fornecimento de energia será prejudicado em 52 municípios da Paraíba, na próxima semana. Segundo a Energisa, empresa responsável pelo abastecimento de eletricidade no Estado, o ‘apagão’ acontecerá por causa de serviços de manutenção.
O ‘apagão’ terá início segunda-feira (11) e transcorrerá até o sábado (16). A Energisa informa que a falta de fornecimento de eletricidade acontecerá durante algumas horas, em determinadas regiões. Em João Pessoa, por exemplo, os locais atingidos serão na Zona Leste.
Em alguns municípios os blecautes acontecerão em mais de um dia.


Os municípios que serão atingidos são os seguintes:
João Pessoa
Bayeux
Sapé
Itabaiana
Sobrado
Marí
Baía da Traição
Conde
Mataraca
Gurinhém
Alhandra
Santa Rita
Pitimbú
Itapororoca
Riachão do Poço
Princesa Isabel
Coremas
Timbaúba
Santa Luzia
Patos
Pombal
São João do Rio do Peixe
Marizópolis
Cachoeira dos Índios
Boa Ventura
São José de Espinharas
Sousa
Condado
São José de Piranhas
Itaporanga
Cajazeiras
Boqueirão
Juarez Távora
Alagoa Grande
Pirpirituba
Ingá
Araçagí
Aroeiras
São José do Umbuzeiro
Monteiro
Zabelê
Natuba
Caiçara
Cabaceiras
Cuitegi
Taperoá
Livramento
Sumé
Barra de São Miguel
Itatuba
Camalaú
Pilõezinhos

Tiago França
Do Jornal da Paraíba

Esporte de Patos faz jogo treino neste sábado



O Patinho Terror do Sertão, Esporte Clube de Patos, entra em campo, José Cavalcanti, logo mais às 15h para o primeiro compromisso amistoso da temporada com intuito de dar ritmo aos atletas visando o Campeonato paraibano 2010. 
Com um elenco de quase trinta atletas, o Patinho encara um selecionado de Cacimba de Areia, uma excelente oportunidade para o treinador Marcos Nascimento obsservar a movimentalção dos jogadores e ir corrigir falhas. 
No próximo dia 16 o Easporte de Patos enfrenta o Potyguar de Currais Novos-RN, no interior daquele estado e dia 19 no Municipal José Cavalcanti, a mesma equipe, em jogo de volta. Esses serão os últimos jogos antes da estréia no Paraíbano, dia 24 deste mês, contra o Auto Esporte na Capital paraibana. Neste mesmo dia o arquirrival Nacional encara dentre de casa o Sousa.


Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 09/01/2010


O NÃO NA HORA CERTA ENSINA E PROTEGE 

Em coluna anterior, divulgamos o texto Pais Maus, traduzido pelo psiquiatra Carlos Hecktheuer, que serviu de reflexão quando do desaparecimento de duas jovens de dezesseis anos, em Maracaípe – Porto de Galinhas, Pernambuco, culminando em duplo assassinato, tragédia que abalou a opinião pública, mas que serviu também de alerta aos pais.
Seguindo na mesma linha de raciocínio e, pondo a crença, de que da adversidade podemos tirar proveitos, na coluna de hoje, propalamos o texto Criando um monstro, de autoria de Maria Isabel Alves, Psicóloga, do Centro de Apoio e Defesa a Cidadania, do Rio de Janeiro, onde ela comenta a relevância de se dizer não aos filhos no momento oportuno, na hora exata e imprescindível.
Esse texto fora escrito a partir de uma situação também de tragédia: a morte de uma adolescente de 15 anos, barbaramente assassinada pelo seu ex-namorado, no bairro de Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo),  em outubro de 2008. A seguir o alerta da Dra. Isabel Alves.
“Criando um Monstro. O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por... Nada? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade? O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes? O rapaz deu a resposta: 'ela não quis falar comigo'. A garota disse não, não quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um não. Seu desejo era mais importante. Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.
Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o não da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros nãos nessa história toda. Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal sequestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram. Simples assim. NÃO. Pelo jeito, a única que disse não nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos (e alguns maridos, temem dizer não às esposas). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras. Chefes que não dizem não aos subordinados. Gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.Talvez alguns não cheguem a sequestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um não, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal. Os pais dizem, 'não posso traumatizar meu filho'.
E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes. Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer: Não, você não pode bater no seu amiguinho. Não, você não vai assistir a uma novela feita para adultos. Não, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei. Não, você não vai passar a madrugada na rua. Não, você não vai dirigir sem carteira de habilitação. Não, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos. Não, essas pessoas não são companhias pra você. Não, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate. Não, aqui não é lugar para você ficar. Não, você não vai faltar na escola sem estar doente. Não, essa conversa não é pra você se meter. Não, com isto você não vai brincar. Não, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque. Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo não é só deles. E aí, no primeiro não que a vida dá (e a vida dá muitos ) surtam. Usam drogas. Compram armas. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Chutam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um não. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns nãos de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem. O não protege, ensina e prepara. Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os nãos que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Prefeitura firma parceria com curso de Direito da FIP



A Prefeitura Municipal de Patos, por intermédio de sua Procuradoria Geral, firmou esta semana parceria com o curso de Direito da FIP (Faculdades Integradas de Patos). O contrato permitirá que haja seleção de dez alunos, dos quais cinco se tornarão estagiários, com remuneração, que irão desenvolver um trabalho junto às secretárias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além de levarem seus conhecimentos para um recém criado programa, que resolve problemas da população, especialmente das famílias mais necessitadas do Município.


Várias dessas ações protocoladas pela população serão encaminhadas para o escritório modelo da FADIP, visando ampliar o leque de atendimento, de cidadania à população e que os estudantes possam viver mais intensamente o Direito administrativo em seus vários ramos. “É uma ação que todos saem ganhando, os acadêmicos de Direito, pela experiência, a faculdade por disponibilizar mais uma oportunidade de estágio remunerado para seus alunos, o Município por ter ampliado sua capacidade de acompanhamento de seus procedimentos administrativos judiciais e acima de tudo a população de Patos”, comentou Maurício Alves, procurador geral do Município.

A seleção para o estágio será realizado pela FADIP juntamente com a Procuradoria na primeira quinzena do próximo mês. O prazo de duração do estágio terá validade de um ano, mas, segundo Alves, a intenção é que o mesmo tenha prazo indeterminado. Ele citou outras parcerias envolvendo FIP e Prefeitura, como é o caso de técnicos de enfermagem, enfermeiros e estudantes de comunicação.

Maurício explicou que existe uma determinação do prefeito Nabor Wanderley para que haja maior interação da administração municipal com a sociedade civil organizada, já que a meta é ampliar cada vez mais o acesso da população a serviços diversos. Um dos contatos é a administração da paróquia de Nossa Senhora da Guia, com objetivo de identificar, através das pastorais, pessoas que não possuem documentos pessoais para que possam ganhar esse direito de cidadania. Outros parceiros em mente são as universidades Estadual e Federal, clubes de serviços, para que os habitantes possam usufruir melhor dos serviços oferecidos.

Para não fugir da rotina, mais um homicídio é registrado na cidade Patos




Por volta da 1h da madrugada deste sábado 09, mais uma pessoa foi assassinada em Patos-PB. O fato aconteceu no Bar Teo Teo, bairro Mutirão. A vítima foi o vendedor Jerso Clébio de Sousa Oliveira, 31 anos, que residia no Bairro da Vitória. Ele foi morto com um golpe de faca peixeira no pescoço desferido pelo também vendedor Alexandro da Silva Alves, conhecido vulgarmente por Alexandre Loló, 26 anos, que reside no Jatobá.
De acordo com informações colhidas no local pela delegada plantonista Ana Valdenice, Clébio bebia com amigos em uma mesa e Alexandro com um grupo em outra. Em determinado momento a garçonete do bar começou a fazer uma apresentação de dança quando o acusado tocou nos seis da garota. Clébio então foi até Alexandro e reclamou da atitude e pediu para que ele respeitasse a funcionária. Momentos depois Clébio foi até a mesa de Alexandro e pediu-lhe desculpas por ter-lhe repreendido. Alexandro disse que estava tudo em ordem, não havia problema.
Em seguida, depois que Clébio se sentou, o acusado foi até ele com uma faca em punho e desferiu-lhe o golpe, atingindo-o no pescoço. O pessoal que estava no bar entrou em pânico e acionou o Samu. Clébio ainda falou que não se preocupassem que ficaria bom. Ainda caminhou para detrás do balcão, onde faleceu.
Após praticar o crime Alexandro Loló fugiu em uma moto cor prata. A Polícia tenta capturá-lo. Já ontem, no bairro das Placas, a menor de 16 anos, Francisca Marla, conhecida por Mulher Gato, foi assassinada a tiros e o senhor Rivelino Alves, que estava com a garota, também foi atingido por um projétil, que o atingiu nas costas, ficando alojado. Ele foi transferido para Campina Grande, onde passaria por delicada cirurgia.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Mulher Gato é executada a tiros em Patos






Ela ficou conhecida na cidade de Patos pelo nome de Molequinha, Mulher Gato por sua forma de invadir domicílios para praticar furtos. Aos 16 anos, usuária de drogas, Francisca Marla, que residia na travessa da caixa dágua, próximo à Rua do Prado, foi mais uma vítima da violência que impera na cidade. Ela chegava à favela das Placas acompanhada de Rivelino Alves de Lima, 40 anos, em uma moto Honda Biz vermelha placa MMZ – 4972, quando foi interceptada por outra moto com dois ocupantes. Um deles sacou de uma arma de fogo e efetuou vários disparos, quatro deles atingindo Marla, na cabeça e região abdominal. Rivelino, que segundo testemunhas é deficiente físico, foi atingido nas costas e encaminhado para o Hospital Regional de Patos, sendo encaminhado para o centro cirúrgico.
Mulher Gato havia saído da Unidade Educativa da Fundac de João Pessoa em setembro do ano passado, onde permaneceu por mais de um ano. A história dessa garota, a exemplo de muitas outras espalhadas meninas País afora é cercada de dramaticidade. Ela já havia perdido seus dois irmãos, assassinados também por envolvimento com as drogas. Vemos diariamente os fatos se repetindo. Políticas públicas preventivas, que sejam sociais, de segurança devem ser ampliadas, se quisermos ter gerações menos expostas a esse tipo de violência.  

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Câmara gaasta R$ 44,4 milhões com horas extras



Dados obtidos pelo G1 nesta quinta-feira (7) revelam que a Câmara dos Deputados gastou R$ 44,4 milhões com pagamento de horas extras a servidores em 2009. O valor extrapola em 64% a quantia gasta durante 2008, quando a folha de pagamento da Casa recebeu R$ 27 milhões de aditivo.

Fornecidos pela própria Câmara, os números refletiriam, segundo assessoria da Casa, o aumento no número de sessões extraordinárias. Na Câmara, o pagamento adicional só é liberado quando o horário da sessão passa das 19h. Isso ocorreu em 52 sessões, durante 2008, e em 74 sessões, no ano passado.

Outra justificativa para o aumento de R$ 17,4 milhões nos pagamentos de hora extra seria, ainda segundo a assessoria, a mudança de postura da Casa diante da tramitação de Medidas Provisórias. Antes, as MPs trancavam a pauta do plenário depois de um período à espera de análise dos deputados. Com a nova interpretação da regra do trancamento, as medidas deixaram de inviabilizar os trabalhos, permitindo aos parlamentares realizar mais votações de projetos.
Em 2007, no entanto, quando as MPs ainda trancavam a pauta da Casa, os gastos com hora extra totalizaram R$ 39,7 milhões, valor inferior, mas ainda próximo ao registrado em 2009. Nesse caso, a batalha entre governo e oposição pela derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) teria impedido que os pagamentos fossem ainda maiores, já que boa parte das sessões foram obstruídas pelos oposicionistas.

A assessoria da Câmara também lembrou que o dispêndio em 2008 foi menor porque o trabalho foi prejudicado pelo calendário eleitoral, quando os deputados passaram mais tempo envolvidos com a campanha nos municípios e deixaram as votações de lado. 
No Senado
O valor gasto com horas extras subiu de R$ 83,9 milhões em 2008 para R$ 87,6 milhões em 2009. O crescimento da despesa em 4,4% acontece mesmo depois de a Casa ter anunciado regras mais rígidas no controle de ponto dos servidores e limitado as horas extras em no máximo duas por dia.

Em março do ano passado a Casa chegou a anunciar que implantaria um sistema de ponto eletrônico para controlar a frequência dos servidores, mas isto ainda não foi realizado. A Casa atribuiu o crescimento da despesa a um reajuste feito em outubro de 2008 do valor máximo que pode ser pago aos servidores a título de hora extra. Naquela ocasião, o valor subiu de R$ 1.324,80 para R$ 2.641,93.

Por isso, a Casa teve aumento de despesa mesmo reduzindo o número de funcionários beneficiados. Segundo as informações da Secretaria de Comunicação Social, o total de servidores autorizados a receber horas extras caiu de 4.227 em 2008 para 2.763 em 2009.

A principal medida anunciada em relação às horas extras, no entanto, ainda não foi implementada. Em março, após a revelação de que a Casa gastou R$ 6 milhões com o pagamento de horas extras durante o recesso parlamentar, o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP) anunciou que seria adotado o modelo de ponto eletrônico para coibir irregularidades. Até agora, no entanto, o sistema não foi implementado.
G1
Foto: depcarlossampaio.com.br

Jovem de 16 anos fica presa 23 dias com adultas no Pará


O governo do Pará analisa as circunstâncias da prisão de uma adolescente de 16 anos junto de outras adultas no Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Segundo a Globonews, a jovem foi autuada por tentativa de furto, mas estava sem documento no momento da prisão.

Quando foi levada ao centro prisional, a jovem teria dito que seria menor de 18 anos. No entanto, segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), exames apontaram que ela teria entre 18 e 19 anos.

O governo afirma que ela não dividiu cela com outras detentas. Porém, o Conselho Tutelar afirma que ela só foi transferida de cela após ser agredida por outras presas.

Terra

Dose R$ 1,00


A prisão de uma quadrilha acusada de comandar o tráfico de drogas de dentro dos presídios de Patos esta semana não é nenhuma novidade para quem conhece o cotidiano dessas casas penitenciárias. A prática é pra lá de antiga e não apenas existe o comércio, como consumo de maconha, crack e cachaça, cuja dose custa R$ 1,00. Mesmo trancafiados há detentos que mantém o uso de alucinógenos. Segundo uma parenta de um presidiário, recentemente um preso recebeu liberdade e seu estado, devido o uso constante de crack, era cadavérico.
Para manter o vício muitos contam com a ajuda de familiares. Outros vendem ou trocam os mantimentos levados por seus familiares por drogas. Há os casos também daqueles que se tornam aviõezinhos dentro do presídio para garantir a “satisfação”, de uma tragada. É a famosa escola do crime nas barbas da segurança. O pior de tudo é a família ficar refém e compromissada de bancar o vício de quem está lá dentro, muitas das vezes pressionada, chantageada e ameaçada.
Sabemos que o método prisional adotado no Brasil é falho. Além de não recuperar o detendo, não lhe oferece esperança de um dia se ressocializar. Só para se ter idéia da gravidade do problema prisional no País, cerca de 190 mil detentos, os chamados provisórios, aguardam decisão judicial para seus casos. Celas sujas, superlotadas, alimentação de péssima qualidade, estresse, doenças, esse é o cenário. As ações socializadoras isoladas não ajudam muito a mudar o quadro assustador.



Maranhãoentrega adutora Capivara


O governador José Maranhão iniciou nesta quinta-feira (7), a entrega de importante obra hídrica reivindicada pela população de oito municípios do Sertão paraibano, principalmente da zona rural dessas localidades: a Adutora Capivara.

O primeiro município que teve o sistema de abastecimento d’água inaugurado foi Poço José de Moura, que recebe agora as águas da Barragem Capivara.

O governador acionou o sistema ao lado do prefeito Manoel Alves Neto (mais conhecido como ‘Peixe Moura’) e da ex-prefeita Aurileide Moura; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Veluma Aiala Mariz Moura, bem como de lideranças políticas da região, vários prefeitos e os deputados Wilson Santiago (federal), Jeová Campos (estadual), os secretários Lena Guimarães (Comunicação), Francisco Sarmento (Recursos Hídricos), Carlos Firmino (executivo de Infra-estrutura), superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Expedito Leite e outros auxiliares.

Reivindicações – Após a inauguração do sistema de abastecimento d’água, o chefe do Executivo estadual foi bastante aplaudido pela população.

A ex-prefeita Aurileide Moura e o prefeito Peixe Moura fizeram algumas reivindicações ao governador, entre elas a pavimentação de 12 quilômetros de estrada entre Poço José de Moura e a estação termal de Brejo das Freiras, como também a construção de um ginásio poliesportivo e a instalação de chafarizes em três comunidades.

Em seu discurso, Maranhão disse que a pavimentação da estrada será feita logo após a liberação do empréstimo que o Governo do Estado está conseguindo junto à Corporação Andina Financeira, instituição financeira internacional que vai permitir, segundo ele, a recuperação e pavimentação de várias estradas na Paraíba.

O anúncio da pavimentação da rodovia emocionou e levou às lágrimas a ex-prefeita Aurileide Moura.

“A juventude de Poço José de Moura terá um ginásio poliesportivo”, garantiu o governador.

Quanto à instalação de novos chafarizes, Maranhão disse que vai determinar estudos técnicos para que esse empreendimento também seja abastecido a partir da Barragem Capivara.

Mais água – Em seguida, a comitiva governamental se dirigiu até a comunidade Fazenda Nova, zona rural de Santarém, onde Maranhão entregou o abastecimento d’água, cumprimentou moradores da localidade e recebeu abraços de agradecimento pela chegada da água tratada e boa qualidade.

Depois José Maranhão esteve na cidade de Bernardino Batista, onde foi recebido pelo prefeito José Edomarques Gomes (PMDB) em frente à prefeitura municipal.

O governador terminou a maratona de inaugurações desta quinta-feira (7) nas cidades de Poço Dantas e Santarém, onde foi recebido, respectivamente, pelos prefeitos Itamar Moreira e Lucrécia Adriana, com quem entregou sistemas de abastecimento d’água.

A chegada da água em Santarém foi motivo de festa com um show em praça pública. Nesta sexta-feira (8), o governador José Maranhão inaugura obras semelhantes em comunidades dos municípios de Vieirópolis, Santa Cruz, São Francisco, Lastro e Uiraúna.

Investimentos – para construir a Adutora Capivara, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 35 milhões, beneficiando uma população em torno de 60 mil pessoas.

A obra é considerada na área de infraestrutura uma das mais importante no conjunto de ações promovidas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), envolvendo recursos federais dos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades, com contrapartida estadual de cerca de 25% do valor investido.

Na cidade de Poço José de Moura, a aposentada Augusta Gonçalves Pinheiro, 77 anos, disse que a água tratada é o maior presente que o Governo do Estado está levando para a população.

“É a maior felicidade da minha vida”, acrescentou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Veluma Aiala, lembrou que a população vivia reclamando da qualidade da água que chegava salobra as casas e sempre deixava sujeira.

Água boa chega ao campo através de 100 quilômetros de tubulações

Numa extensão de aproximadamente 100 quilômetros, as águas da Adutora Capivara vão abastecer, através dos chafarizes, as comunidades rurais dos seguintes municípios:

Santarém: Santa Rita, Várzea de Cacimba, Sítio Cassiano, Fazenda Nova. Este município foi beneficiado com a construção de mais de dois chafarizes por determinação do governador José Maranhão, em atendimento a prefeita Lucrécia Adriana. Serão atendidas com essas obras complementares as comunidades Coutinho e Cafundó.

Bernardino Batista: Ponta de Serra e Barbosa. Poço Dantas: Assentamento Bom Jesus, Sítio Carcará, Sítios Angico Torto e Queimadas.

Uiraúna: Sítios Agreste, Graciosa, Quixaba de Baixo, Quixaba de Cima e Moreira.

Santa Cruz: Sítio São Pedro.

Com apenas 10 meses à frente do Governo do Estado, Maranhão entrega uma obra aguardada pela população daqueles municípios sertanejos.

Além das comunidades, também serão beneficiados com as águas da adutora Capivara produtores rurais, por meio de sistemas de irrigação.

Depoimentos – “Resido aqui em frente a esse chafariz e não vejo a hora desse benefício chegar e beber uma água de qualidade”, disse o aposentado Expedito Gomes da Silva, de 83 anos, morador da comunidade Fazenda Nova, município de Santarém.

Residente na localidade há 32 anos, onde mora mais cinco pessoas, o aposentado utiliza água proveniente do Rio do Peixe.

“Estamos aguardando com ansiedade a presença do governador para abrir a torneira”, salientou.

Francisca Araújo de Oliveira, 76 anos, e o esposo dela, José Pedro de Oliveira, de 74, também moram próximo do chafariz e utilizam a mesma água que Expedito consome: vem do Rio do Peixe até uma caixa d’água e é distribuída para a comunidade.

No Assentamento Bom Jesus, município de Poço Dantas, residem 22 famílias e todas serão beneficiadas a partir desta quinta-feira com água de boa qualidade.

Atualmente utilizando água do Rio do Peixe, o agricultor José Augustinho Dantas, de 69 anos, fez questão de mostrar o líquido consumido por sua família. “Nunca tomei água da Cagepa.

Agora eu sei que ela vem porque o governador vai abrir a torneira”, disse, demonstrando esperança e alegria.

O assentamento foi criado em 1995. José Augustinho é natural de São João do Rio do Peixe e se mudou para aquela comunidade com apenas seis anos de idade. “Agora tenho minha casa e vou receber água boa”, comemorou.
Secom

Jovem é encontrado morto com quatro tiros na cabeça e com orelha decepada em Bayeux


O corpo de um homem, sem identificação, foi encontrado na madrugada desta quinta-feira, 7, no bairro do Baralho em Bayeux. Ele foi morto com quatro tiros na cabeça e teve uma das orelhas decepadas.

O jovem aparenta ter 20 anos, tem pele morena, estatura mediana e vestia bermuda e camiseta vermelha.

O corpo foi levado para a Gerência de Odontologia e Medicina Legal (Gemol), em João Pessoa, onde as autoridades esperam a presença de familiares para o reconhecimento.

A polícia já tem pistas de um dos envolvidos no homicídio. Trata-se de um homem identificado por “Bob”, que foi denunciado por um morador da região onde o crime aconteceu.

Bandidos detonam bomba em agência bancária de Barra de Santana

Em uma tentativa de roubo ao Banco de Brasil do município de Barra de Santana, três bandidos que estavam em motos detonaram uma bomba no prédio da agência bancária. O fato aconteceu na madrugada desta quinta-feira.
Com a explosão parte do prédio ficou danificada. Os ladrões não conseguiram êxito no roubo e fugiram.
A polícia foi acionada, fez diligências, mas ainda não tem pistas do trio.
paraibaonline

José Ivan diz que José Campina está com dor de cotovelo






O presidente do Nacional de Patos, José Ivan, se disse surpreso com as declarações do ex-preparador físico da equipe profissional, José Campina, que foi a imprensa denunciar que não havia recebido os atrasados que o clube o devia, um acordo de R$ 5 mil. “Acredito que Professor Campina tenha ficado com certa dor de cotovelo por não ter sido incluso na nova comissão técnica”, adiantou Ivan. Ele explicou que por ele Campina permaneceria na equipe principal, mas foi decidido pela diretoria acatar a sugestão da nova comissão. José Campina foi designado para a categoria de base, recebendo o mesmo salário, porém, de acordo com Ivan, não aceitou e disse que estava se desligando do Clube. “Inclusive ele já iria receber seu salário agora em fevereiro. A categoria de base vai disputar a Copa Paraíba e o Campeonato de Juniores. Não entendi a posição dele, já tentei conversar com o professor, mas ele estava viajando”, acrescentou o presidente do Nacional.
Ivan disse que, a exemplo de outros profissionais com pendências junto ao Nacional, Campina também receberá o que tem direito, basta apenas um pouco de paciência. Explicou que a primeira parcela da dívida seria paga junto com o primeiro salário de janeiro. “Não acredito que ele queira tumultuar o ambiente do Nacional. Campina não é de tomar esse tipo de atitude. Ele me ajudou bastante nos últimos anos, é de boa índole. Não sei se ele está sendo influenciado por alguém”, disse Ivan.
O Nacional de Patos terá em torno de 30 atletas, seis da base, à disposição do técnico Jorge Luis. A folha de pagamento gira em torno de R$ 80 mil. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Jornalistas da Capital visitam Janduhy Carneiro






Uma caravana com jornalistas de cerca de dez órgãos de imprensa da Capital visitou na tarde desta quarta-feira 06 as dependências do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Recepcionados pela diretora Paula Souto Maia e pelo superintendente do Complexo Hospitalar, Jucélio Pereira, os repórteres e cinegrafistas conferiram as mudanças ocorridas em 2009 na estrutura física e conheceram um pouco da política de humanização que está sendo implantada no Regional.
Paula explicou o atendimento com classificação de risco e sua importância na resolutividade dos casos que chegam ao pronto socorro, bem como acompanhou o grupo até a sala de acolhimento, a primeira construída no Brasil especificamente para acolher os acompanhantes dos pacientes, que antes ficavam ao relento; depois passaram pela sala vermelha, que recebe àqueles em estado mais grave, além da cozinha, entregue hoje totalmente reformada e aprovada pela Vigilância Sanitária. Depois da visita ao Janduhy Carneiro a caravana seguiu para Sousa e Cajazeiras, com intuito de conhecer a realidade da saúde pública nos referidos municípios. 

TC aprova contas das Câmaras de Patos, Mãe D’água e São Mamede



O Tribunal de Contas do Estado, em sessão plenária que durou menos de 50 minutos e foi a primeira de 2010, aprovou as prestações de contas das Câmaras Municipais de São Mamede (exercício de 2008), Mãe D’água e Patos (ambas de 2007), conforme voto do relator Fábio Nogueira e o parecer do Ministério Público representado pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho.

Por telefone, o vereador Ivanes Lacerda pediu que o TCE adiasse o julgamento das contas de 2007 da Câmara de Patos, assinadas pelo então presidente Marcos Eduardo dos Santos, a quem pretende denunciar por prática de irregularidades.

Consultado pelo relator, o TCE, porém, decidiu julgar o processo que fora devidamente instruído e encerrado sem mais reparo, até o momento, apesar de transcorrido todo esse tempo. “Além do mais, as denúncias do gênero, feitas por quem quer que seja, podem ser encaminhadas a qualquer momento que terão a pronta averiguação do Tribunal”, observou o presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz.

O início dos períodos de férias dos relatores Arnóbio Viana e Flávio Sátiro motivou o adiamento do exame das contas da Empresa Municipal de Urbanização da Borborema, da Secretaria do Planejamento e Gestão de Campina Grande, da Agência de Regulação do Estado, de pedidos de parcelamento de multas e dos recursos constantes da pauta desta quarta-feira.
Da Redação com Ascom

IBGE divulga produção industrial de novembro


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta hoje (6), às 9h, no Rio, os resultados de novembro da Pesquisa Industrial Mensal-Produção Física Brasil.

Às 11h, o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga a Sondagem de Investimentos na Indústria de Transformação. O coordenador técnico de Sondagens Conjunturais do Ibre, Jorge Braga, apresentará os resultados em entrevista coletiva na sede do instituto no Rio. Um conjunto de informações estará disponível no site www.fgv.br/dgd às 8h. 
Agência Brasil

Ministério da Educação anula 54 questões do Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicado no ano passado teve 54 questões anuladas pelo Ministério da Educação, segundo informações do jornal O Globo desta quarta-feira. Três questões discursivas também teriam sido anuladas.

Dentre as 40 questões aplicadas para estudantes de cursos de teatro, 17,5% foram anuladas, o maior índice. Os cursos de jornalismo, design e tecnologia em gastronomia tiveram a anulação de seis perguntas.
Terra

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 06/01/2010


VIDA

Augusto Branco é (pseudônimo) de um escritor e compositor brasileiro nascido em Porto Velho-RO. É um dos poetas de vertente entusiasta e humanista da literatura brasileira, mas que só agora sua obra começa a vir a público. A verdade é que pouco se pode afirmar sobre sua vida, exceto que é autor de livros consagrados, como A Samira e O Deserto, Um homem comum, Revelações; A Grandeza Que Há em Cada Um e Vida.

Esta última constitui-se de um belo poema, certamente o mais conhecido de Augusto Branco. É tão bom que andou circulando na internet com autoria atribuída a Charles Chaplin. Entretanto, é sabido que Chaplin nunca o escreveu. Diz-se que Augusto Branco nunca assina nem publica suas obras, simplesmente às envia a seus amigos como quem oferece uma simples palavra de amizade, incentivo ou conforto. Não se sabe ao certo, mas há fontes que asseguram que as demais obras de Augusto Branco estão apenas entre amigos, ou circulam pela internet como sendo de Shakespeare, Charles Chaplin, e Saint Exuperry, entre outros.
O certo é que são artigos e crônicas interessantes, bem construídas tanto na estruturação gramatical, quanto em conteúdo rico e promissor. A seguir a poesia VIDA, que foi apresentada no último Domingão do Faustão, de 2009, com o crédito atribuído a Augusto. Aliás, conforme ele próprio, esse poema tem registro na Biblioteca Nacional Certificado de Direitos Autorais, número do registro: 449877, livro 845, folha 37. Leia-o abaixo e faça sua reflexão.
 Vida
“Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.
Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Mas vivi !
E ainda vivo !
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar !
Viva !
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é “muito” para ser insignificante”.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bandidos roubam 4 mil de casa lotérica em Puxinanã-PB

Dois homens armados invadiram uma casa lotérica na tarde desta quarta-feira (05), e roubaram aproximadamente R$ 4.000,00, no município de Puxinanã, próximo à Campina Grande.

Por volta das 16h, segundo a polícia, os bandidos chegaram em uma moto, de placa MNB 3835, e anunciaram o assalto. A polícia está efetuando diligências no local para identificar e prender os suspeitos.
paraibaonline

Professores de São Mamede recebem salários de R$ 515,00




     O Presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves denunciou que a Prefeitura de São Mamede paga apenas R$ 515,00 (quinhentos e quinze reais), de salário aos professores do Magistério Municipal.
     Segundo José Gonçalves, a Prefeitura paga um dos piores salários da região, praticamente o mínimo aos professores, apesar de receber em média R$ 160.000,00( cento e sessenta reais), apenas do FUNDEB durante o mês  e ter matriculado 1.502 (mil quinhentos e dois) alunos  conforme o último censo escolar em 2009.
     Na última terça-feira, foi realizada uma assembléia geral com todos os associados a entidade sindical, onde foi constatada a triste realidade.
     Os professores do magistério recebiam uma gratificação de praticamente a metade do salário mínimo, o que foi reduzida para R$ 75,00 e está congelada há muito tempo. Os professores que tem licenciatura recebem apenas R$ 540,00 e uma gratificação de R$ 79,00 e os professores que tem especialização recebem R$ 630,00 e mais uma gratificação de R$ 81,00.
    “O Município de São Mamede não cumpriu a lei 11.738/2008, que garantia em 2009 o pagamento de 2/3 do piso nacional da categoria, onde todos os profissionais que tenham apenas magistério deveriam estar ganhando R$ 788,00”. Disse o sindicalista.
     Outras irregularidades foram constatadas pelo sindicato, tais como o não pagamento do qüinqüênio, insalubridade, periculosidade aos servidores municipais.
     Gonçalves destacou ainda que o Município não pagou o 13° salário dentro do prazo previsto em lei, que seria até 20 de dezembro de 2009,vindo a efetuar o pagamento apenas no dia 29 do mês e além disso,até o momento ainda não pagou o salário do mês de dezembro aos servidores municipais.
     “Vamos denunciar essa situação ao Ministério Público, como também entrar com ação contra o Município para pagar a multa prevista na Lei 7.855/1989, de 160 UFIR por empregado prejudicado, dobrado na reincidência em favor dos servidores públicos municipais” Afirmou o presidente.
    O Sindicato também entrará com um pedido de informações através do Ministério Público sobre a obrigatoriedade do Município pagar o Piso dos Professores, solicitando à lei que foi enviada para aprovação da Câmara Municipal, a relação de todos os professores e demais servidores da educação que recebem pelo FUNDEB, com seus respectivos salários e locais de trabalho, a relação de servidores contratados, a composição do conselho do FUNDEB, a prestação de contas do FUNDEB, dentre outras. “existem denuncias de que servidores estão recebendo pelo FUNDEB em desvio de função e vamos verificar se realmente isso é verdade”. Disse Gonçalves.
     O SINFEMP vai lutar pela implantação do piso salarial de R$ 1.338,50 retroativo a 1° de janeiro de 2010, pois a LOA- Lei Orçamentária Anual está garantindo o aumento do FUNDEB no percentual de 18,2% e caso o Município alegue que não tem condições de pagar o piso aos professores, existe a Portaria 484 de 25 de maio de 2009, que assegura a complementação da união, bastando apenas que o gestor encaminhe a planilha com a relação de servidores, quanto está recebendo e a impossibilidade de pagamento, que a união fará a complementação. Não tem pretexto para o gestor municipal não pagar o piso. Ele pode até se negar a enviar a planilha ao Ministério da Educação, com medo de descobrirem alguma irregularidade existente, mas dizer que não paga porque não tem dinheiro, não tem sentido. Afirmou José Gonçalves.

Maranhão diz que deputados devem fazer oposição com lucidez


O governador José Maranhão (PMDB) acredita que oposição ao seu governo na Assembleia Legislativa deverá trabalhar de forma inteligente nesta nova legislatura. Ele que tem um know-how de como ser oposição, disse ainda que não quer ensinar a ninguém como fazer oposição.

Em entrevista concedida à imprensa durante o primeiro programa do ano, Palavra do Governador, nesta terça-feira (05), Maranhão falou do que espera da relação com o Poder Legislativo, uma vez que, durante o ano passado enfrentou dificuldades para aprovação de projetos do Executivo no Parlamento Estadual.

Segundo o governador, todos eles extrapolaram o limite na legislatura passada. “Todos eles, lamentavelmente”, disse. No entanto, Maranhão disse que prefere acreditar que os deputados vão melhorar a cabeça, pois quando um parlamentar se opõe a um projeto de governo que vem a beneficiar a população, ele não está fazendo oposição inteligente.

“Porque o deputado está fazendo oposição a ele mesmo. Afinal de conta a massa eleitoral e a massa da cidadania que vai ganhar com aquele projeto ficará prejudicada pela ação daquele parlamentar. Há muitos outros campos, mas eu não quero ensinar a fazer oposição a ninguém, apesar de ter know-how nesta área porque a minha vida foi quase toda de oposição, inclusive ao Regime de 64, por isso paguei um preço muito alto com o próprio mandato e a suspensão dos direitos políticos, mas eu não quero ensinar a ninguém”, explicou.

Com relação à campanha política que se avizinha, uma vez que vai, disputar a reeleição, o governador ressaltou que não vai se deixar envolver pelas provocações que certamente acontecerão e que rogo a Deu para que isso não aconteça, pois acha que essa eleição será o palco de um tempo novo.

“Um tempo em que os candidatos serão instados pela população a fim de discutirem programas, idéia e não se digladiarem numa atitude que seria censurada pela opinião pública ao transformar um palanque político em um verdadeiro ringue de ofensas pessoais de qualquer natureza. Não é que temamos isso, mas eu acho que seria um desperdício de tempo se enveredássemos por esse caminho. Eu posso assegurara a todos que não vou perder o prumo”, avaliou.

paraibaonline 

Marcos Eduardo diz acreditar num ano de paz no Legislativo


O presidente reeleito da Câmara Municipal de Patos, Marcos Eduardo - PMDB (à direita na foto com o vereador Raniere Ramalho), diz com frequência nas entrevistas concedidas à imprensa patoense, que acredita que em 2010 a paz vai reinar no Legislativo, apesar de tantos rumores de que haverá repetição dos embates que quase chegaram ao extremo do decoro parlamentar.
Para Eduardo, que será presidente até final de 2012, quarta legislatura consecutiva, diz que a razão vai prevalecer e os colegas de Casa sabem bem da responsabilidade que é representar o povo na Casa Juvenal Lúcio de Sousa. “Apesar das discussões ocorridas em 2009, que por sinal fazem parte do debate democrático, tenho convicção que todos nós vereadores iremos render muito mais este ano para o desenvolvimento de Patos”, comentou.

Reginaldo Poeta e novas poesias



Arquivo do blog