Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 23 de janeiro de 2010

Rampa trará melhora de fluxo de pacientes no Janduhy Carneiro





O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro está construindo mais uma rampa interligando setores para evitar que pacientes que necessitam de cuidados especiais tenham que se descolar pela parte externa do Hospital através de veículos. A nova rampa será ligada ao Centro de Imagem, local em que são realizados exames como tomografria computadorizada.
Um outro setor que ficará ligado a essa rampa é o Núcleo de Oncologia, que será construído no interior do Janduhy Carneiro, cujo projeto já foi elaborado, aguardando somente o trâmite burocrático para o início das obras.
Essa é a segunda rampa a ser construída do ano passado para cá no Regional de Patos. A primeira dá acesso ao setor de hemodiálise. Isso facilitou bastante a vida de pacientes com problemas renais internados no Janduhy Carneiro, como também o trabalho dos profissionais de saúde, que ganham com comodidade e agilidade no atendimento. 

Diretoria do Nacional se reúne com vendedores para discutir comércio no interior do JC





Ontem à tarde (sexta-feira 22) diretores do Nacional tiveram uma reunião com os vendedores ambulantes que trabalham no interior do Estádio Municipal José Cavalcante, com o propósito de discutir a venda de bebidas e alimentos. Os comerciantes vão pagar o ingresso mais caro para ter direito à venda de comes e bebes no interior do Municipal. Toda a bebida terá que ser comprada ao Clube, no dia do jogo. A partir das 14h deste domingo os portões serão abertos para os comerciantes, que na próxima semana serão cadastrados.
Estes reclamaram que antes não pagavam para vender seus produtos, como também se queixaram do monopólio para a aquisição dos produtos, algo temido por todos, por acreditarem que o lucro será insignificante. Apesar de Francisco de Assis, responsável pelo setor financeiro do Nacional, informar que o Clube fornecerá gelo para resfriamento da bebida, há preocupação com a quantidade de gelo, já que os consumidores são bastante exigentes nesse quesito. Francisco de Assis se defende enfatizando que esse sistema é importante para que o Nacional possa fazer caixa para saldar dívidas e que os comerciantes já estão acostumados com esse sistema nos clubes da cidade. Pelo clima pós-reunião, acreditamos que a novela ainda teve um final feliz e poderá haver confusão neste domingo. 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Caminhão tomba na serra de Santa Luzia




Mais um acidente aconteceu na serra de Santa Luzia-PB. No início da tarde desta sexta-feira 22, o senhor João Marcos Vasconcelos, 60 anos, residente em Campina Grande, partiu dessa cidade com destino a Fortaleza, por volta das 10h, com uma carga de papel higiênico. Parou em Soledade para almoçar e continuou viagem. Na primeira curva da serra o caminhão tombou e ele ficou preso às ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros de Patos se dirigiram ao local e efetuaram o resgate.
A vítima foi socorrida com pequenas escoriações para o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, alegando que sentia dores nas costas. Devido o neurocirurgião do plantão do dia ter viajado a Minas Gerais, tendo em vista uma irmã sua ter sido vítima de acidente, o Hospital resolveu transferir o caminhoneiro para Campina Grande, para que um especialista realizasse todos os exames previstos.
Seu João Marcos explicou ao pbnoticias que não entendeu bem o que havia acontecido, pois sempre trafegou pela serra, conhecendo-a bem. “Acredito que a roda dianteira tenha travado, provocando o tombamento do caminhão”, explicou o caminhoneiro.  

Xerife do Naça se machuca e não joga contra Sousa




Nilson Paraíba (esquerda) está fora da estréia


Nacional de Patos atraiu bom público ao Estádio José Cavalcanti na tarde desta sexta-feira 22 para o treino antes da estréia contra o Sousa, no JC, na abertura do Campeonato Paraibano de Futebol 2010, marcado para este domingo. Uma péssima notícia para a comissão técnica e torcedores do Canário foi a contusão de Nilson Paraíba, zagueiro xerife, que foi vetado pelo departamento médico. Ele passará por exames para que se possa saber a dimensão da contusão.
O técnico Jorge Luiz, em conversa com o pbnoticias, disse que espera um jogo bastante duro contra o Sousa, atual campeão estadual e que mantém uma base desde 2007. Mesmo com as dificuldades que a equipe patoense terá neste domingo no clássico alviverde, Jorge Luiz disse que o Nacional vai em busca da vitória e contará com a torcida ao seu lado.
Enfatizou que os amistosos na pré-temporada foram de suma importância: “É comum o time errar bastante na pré-temporada e nós trabalhamos bastante em cima desses erros. Agora é procurar o padrão de jogo. O período mais difícil é sempre no início do campeonato, mas a gente, jogando em casa, com apoio da torcida e vencendo, teremos tranquilidade para dar sequência de vitórias na competição”, comentou o técnico nacionalino.
Com relação a parte física, disse que acredita que na quinta ou sexta rodada, não apenas o Nacional, mas as outras equipes vão estar bem fisicamente. Questionado sobre se o grupo estava fechado, enfatizou que a equipe que quer chegar à final nunca está completa, até porque existe o problema de contusões, alguns atletas que não rendem o esperado e que vai aguardar o desenrolar do campeonato para pensar em novas contratações.

Esporte de Patos treina forte visando Auto Esporte






O Esporte Clube de Patos fez puxado treino na manhã desta sexta-feira no Estádio Municipal José Cavalcanti, visando o compromisso de estréia no Campeonato Paraibano 2010. Domingo o Patinho Terror do Sertão encara o Auto Esporte no Estádio O Almeidão domingo, às 16h.
O treinador Marcus Nascimento exigiu bastante dos atletas e chamou atenção sobre o posicionamento em campo. Ele acredita que a equipe conseguirá bom resultado em João Pessoa. O Patos, após o compromisso contra o Auto Esporte, fará seu segundo jogo também fora de casa, contra o Campinense, quarta-feira.
Em compensação fará quatro jogos seguidos no José Cavalcanti, contra a Desportiva Guarabirense, dia 31; Botafogo dia 03 de fevereiro; Nacional dia 07 e dia 18 contra o Atlético de Cajazeiras. 

Autoestima – uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 22 de janeiro de 2010

OS DESEJOS DE ALEXANDRE, O GRANDE

Alexandre, o Grande, nasceu em 356 a.C. no palácio de Pella, Macedônia. Desde novo revelou-se como um rapaz inteligente e corajoso. Quando  tinha 13 anos, seu pai, o rei Filipe II,  atribuiu a  Aristóteles, um dos homens mais sábios da época,  a função de educá-lo. Como bom aluno, Alexandre absorveu conhecimentos sobre retórica, política, ciências físicas e naturais, medicina, geografia e, paralelamente  interessava-se pela história grega, pela obra de autores como Eurípides e Píndaroe pelas artes marciais. Sobre estratégias de guerra, teve como professor o seu pai. E aos 18 anos, provou ser um bom comandante do esquadrão de cavalaria, ao vencer o exército sagrado de Tebas na batalha de Queronéia. Morreu aos trinta e três anos, e deixou um invejável legado de conhecimentos que contribuiu para o desenvolvimento cultural, político e religioso que se prolongou até os tempos de Roma. Dizem que antes de morrer ele escreveu os seguintes desejos.
     “Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época”;

“Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistado, como prata, ouro e pedras preciosas”; e
“Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos”.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos incomuns, perguntou a Alexandre quais as razões dos mesmos, ao que ele justificou:
 “Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte”;
 “Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem”; e 
 “Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos”.
Certamente seja por isso que lhe chamavam de O Grande.

Que Deus esteja conosco.  
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Romeiros invadem Cruz da Menina






Os comerciantes instalados no parque religioso Cruz da Menina, em Patos, estão festejando, neste mês de janeiro, o grande fluxo de romeiros, que sempre levam algumas lembrancinhas para os que ficaram em casa, para amigos, nas suas cidades de origem.
É bastante comum nessa época a Cruz da Menina receber bom número de visitantes. Diariamente, e principalmente aos domingos, vários ônibus com destino a Juazeiro do Norte-CE, lotados de peregrinos para visitação ao santuário de Padre Cícero, aproveitam a viagem, fazem parada em Patos para conhecer um pouco da história na Menina Francisca, fazer orações e comprar lembranças da visita.
As lojinhas, restaurante e a capela são os setores da Cruz da Menina que mais recebem visitantes. Falta apenas guias turistas, devidamente preparados para orientar os romeiros, contar um pouco da vida de Francisca. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Novas regras do aluguel favorecem proprietários e inquilinos que pagam em dia


As mudanças na Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), que entram em vigor na próxima segunda-feira (25), deverão dar mais garantias aos proprietários de reaver o imóvel, em caso de inadimplência, além de reduzir o número de exigência ao locatário, como pagamento antecipado, contratação de seguros e indicação de fiadores.

Com as alterações, o juiz poderá conceder liminarmente ação de despejo, caso o contrato não tenha garantia.

Com essa facilidade para o despejo por falta de pagamento e a diminuição do número de exigências para o locatário, a expectativa dos agentes imobiliários é que o mercado de imóveis urbanos se aqueça, com mais oferta de casas e apartamentos para alugar, e queda de preços nos contratos.

“Acreditamos nos efeitos positivos da lei, principalmente no tocante à agilização das ações de despejo por falta de pagamento. A possibilidade de o juiz agora ter normas objetivas para conceder o despejo liminar, em caso de inadimplência do inquilino, deve até resultar em aquecimento do mercado”, diz o advogado Marcelo Borges, diretor jurídico da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi).

A associação aguarda bons resultados com a entrada em vigor da nova lei, mas ainda não foi observada diminuição no valor dos alugueis por causa das mudanças, observa Borges. Segundo ele, o mercado age com cautela.

“Vamos precisar muito que o sistema judiciário funcione. Não adiante uma lei escrita para acelerar procedimento judicial, se a máquina do Poder Judiciário também não funcionar e não tornar efetivos os dispositivos dessa lei. Os proprietários [de imóveis] talvez estejam esperando isso”, ponderou.

No ano passado, o índice que reajusta o preço dos alugueis registrou sua primeira deflação.

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) terminou 2009 com baixa 1,72%.

Agência Brasil
Foto:pbnoticias.com

Redeiro baleado em Patos é transferido para Campina




O jovem redeiro Denis Lucena de Araújo, 25 anos, que foi vítima de disparo de arma de fogo no início da tarde desta quinta-feira no bairro da Vitória, em Patos, foi transferido para Campina Grande. Ele foi atingido por disparo de arma de fogo que lhe atingiu a veia femoral.
Após ser atingido por um homem que trafegava a pé na Rua Pedro Benedito, Denis, pilotando uma moto, tentou chegar ao Hospital Regional de Patos, mas caiu em frente ao Hemonúcleo. O ferimento o fez perder muito sangue.
Hoje pela manhã o Janduhy carneiro recebeu também outra vítima de tiros, a senhora Auceline Jussara Araújo Gomes, 29 anos, residente no centro da cidade de São Bento-PB. Ela foi alvejada por tiros de arma de fogo na perna e abdômen e passou por processo cirúrgico. Segundo o cirurgião Jucélio Pereira, do Regional, um dos tiros estraçalhou um rim, que teve que ser retirado, mas ela se recupera bem.
Após atirar na esposa, o acusado, cuja identidade ainda não foi revelada, cometeu suicídio, atirando na cabeça.  

Magistrados paraibanos julgaram 12.719 processos


O Poder Judiciário estadual paraibano julgou, em 2009, 12.719 processos inseridos na Meta de Nivelamento 2, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As ações correspondem às distribuídas na Justiça até dezembro de 2005.

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (21), pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O julgamento dos processos da Meta 2 foi encerrado no dia 19 de dezembro de 2009, sendo desenvolvidos esforços concentrados em todos os tribunais do País, durante o ano passado, para o cumprimento do maior número possível de sentenças.

Na Paraíba, foram sentenciadas 12.514 ações na Justiça de 1º grau e 205, na de 2ª.

Os dados foram encaminhados ao CNJ, que concentrará os números de todos os tribunais para divulgação até o final de fevereiro, no Processômetro, em seu site (www.cnj.jus.br).

A Meta 2 foi estabelecida no 2º Encontro Nacional do Judiciário, realizado no dia 16 de fevereiro de 2009, em Belo Horizonte (MG).

Os tribunais brasileiros traçaram 10 metas que o Judiciário deveria atingir para proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça.

Dados da STI revelam que 51 unidades judiciárias da Paraíba zeraram os feitos distribuídos até dezembro de 2005. Dentre estas, destacam-se os Juizados Especiais Criminais e Cíveis. No Estado, restaram, ainda, 8.523 processos (8.475 de 1º grau e 48, de 2º) para julgamentos.

Para o presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, o número de sentenças proferidas, embora não se tenha atingido os 100%, demonstra o alto nível de comprometimento e dedicação dos magistrados paraibanos em proporcionar, dentro das condições possíveis, o bom serviço à população.

O desembargador destacou os mutirões nas Varas de Execução Penal e os de conciliação, realizados no Estado, aliados ao trabalho diário, diante dos novos processos distribuídos e que exigem, também, a atenção do juiz.
TJ-PB

Patos realiza Conferência das Cidades dias 29 e 30 deste mês



Dez localidades da Paraíba realizam Conferências Municipais das Cidades até o final deste mês. Nesta sexta-feira (22), será a vez da população, associações e poder público de Teixeira escolherem as prioridades de investimento na área urbana do município. No dia 30 de janeiro, Pombal e Sapé fecham a programação mensal de plenárias.

O vice-prefeito de Sapé, Mecildes Brito, estima que mais 100 pessoas participem da plenária no município. Segundo ele, o evento será uma oportunidade de aproximar a prefeitura da população.

“Nós queremos ouvir os moradores de Sapé para que possamos identificar as necessidades do povo e as prioridades de investimento na cidade. É um espaço democrático onde sindicatos, associações, estudantes e igrejas podem discutir o que precisa ser feito no município”, declarou.

Benefício – O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho, lembrou que os municípios com plenárias realizadas até o dia 30 de janeiro terão prioridade nas ações do Governo Federal.
“Quem faz a Conferência não enfrentará dificuldades para entrar nos programas do Ministério das Cidades, como o Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o município será contemplado com mais rapidez nesse programa habitacional”, alertou.

No próximo sábado (23), o município de Cajazeiras vai realizar a Conferência Municipal das Cidades. Do dia 26 ao 27, a população de Esperança participará da plenária municipal. Também no dia 27, os moradores de Itatuba fazem a Conferência das Cidades. Completam a agenda de plenárias em janeiro: Ingá e Sousa, no dia 28; Conde, no dia 29; Patos, nos dias 29 e 30; Pombal e Sapé, no dia 30;

Estadual e nacional – É nesses eventos que os moradores das cidades escolhem os delegados que levarão as reivindicações da população até a 4ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para os dias 19 e 20 de março de 2010, em João Pessoa.

O evento tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio próximo, será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades, com delegados de todos os Estados brasileiros.
Ascom
Foto: pbnoticias.com

Polícia nas comunidades




 Até que enfim uma notícia boa para a população de Patos no tocante à segurança pública. A operação denominada Hora Incerta, que está sendo desencadeada pelo III BPM chega em boa hora, aliás, com grande atraso. A experiência polícia junto à comunidade é algo que surte bons resultados. A criminalidade em Patos, algo espantoso, especialmente pelo número excessivo de homicídios, tornou a maior reclamação dos habitantes, imprensa, de dois anos para cá.
Pela operação, a PM vai escutar mais a sociedade patoense, estar mais presente nos bairros e nessa interatividade conhecer melhor nossa realidade, rastrear a bandidagem e assim fazer com maior eficácia o trabalho preventivo e ostensivo. Estão previstas diariamente, além de um trabalho investigativo, com atuação da P2, batidas policiais, abordagens a pessoas e a veículos como forma de garantir a tão sonhada ordem em nossa cidade. Parabéns pela iniciativa, mas que ela realmente não fique apenas no papel, já que a cidade de Patos não aguenta mais tamanha insegurança.
Foto:IIIBPM

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Peladeiros aproveitam clima da noite para se


A prática de esportes ainda é meio acanhada na cidade de Patos, mas existem grupos de amigos que aproveitam bem o período da noite, quando estão livres da labuta, para jogar uma pelada. Muitos são desajeitados, barrigudinhos, outros nem tanto, com mais oxigênio, fazem o mixtão e praticam modalidades como futsal e futebol de campo. A AABB tem sido o refúgio de uma dessas tribos, a imprensa, que juntamente com comerciários vêm a primorando a parte física. São poucos os espaços para a prática desportiva em Patos, talvez isso seja um dos motivos de muitos não se tornarem adeptos dos esportes. São necessários maiores investimentos do poder público municipal no setor de esportes, para que as crianças e jovens tomem esse gosto saudável e importante para o desenvolvimento psico-motor.

Incêndio: Mãe e filho têm queimaduras de 3º grau em Patos







Um incêndio provocado por vazamento de gás, com explosão de botijões, deixou um saldo de dois feridos gravemente, a senhora Maria das Dores Leandro dos Santos e seu filho, o jovem de 14 anos Wagner Leandro dos Santos. Ambos tiveram queimaduras de terceiro grau e, após receberem socorro emergencial, tiveram que ser transferidos para o Hospital de Trauma de João Pessoa.
O acidente aconteceu por volta das 11h15, de acordo com vizinhos, na residência das vítimas, na Rua 26 de Outubro, centro de Patos-PB. Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, mesmo sem um laudo da perícia, o que vazamento de gás de uma butijinha pode ter sido a causa do incêndio, que comprometeu toda a estrutura da residência, além de destruir grande parte dos móveis.
Os vizinhos disseram que escutaram duas fortes explosões que fizeram tremer o piso, e barulho de fogos de artifício. Acredita-se que o esposo da senhora Maria das Dores tivesse guardado fogos para soltá-los, provavelmente em jogo do Esporte de Patos, já que ele faz parte da diretoria.
Mãe e filho foram socorridos por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Patos. Duas viaturas de combate a incêndio tiveram que usar a casa ao lado para debelar as chamas. A casa em que ocorreu o incêndio está interditada devido o perigo de desabamento.
No Hospital a equipe médica de plantão, com ajuda do pessoal do Samu, fez todos os procedimentos adotados para vítimas de queimaduras. Dr. Denilson Pereira, que participou do trabalho de emergência médica, disse ao pbnoticias que nesses casos, de grandes queimaduras, é preciso primeiramente fazer toda a limpeza da pele atingida, realizado acesso venoso e envolver os pacientes com material isolante para evitar a hipotermia, baixa temperatura, que pode levar a pessoa à morte.
Explicou que os grandes queimados, termo adotado a pacientes que sofrem queimaduras de amplas proporções pelo corpo, precisam de manejo especial, já que ficam muito expostos à bactérias, o que popde agravar o estado de saúde. “Eles agora vão para sala especial de queimados, totalmente isolada, no Trauma da Capital. Vamos aguardar e torcer por sua recuperação”.
“Nossa Senhora, o que é que está acontecendo”. Essa era a expressão de agonia de Valdeci Leandro, antes de embarcar na UTI Móvel do Janduhy Carneiro acompanhando seu filho. Sua esposa seguiu em outra ambulância. Wagner foi acompanhado pelo médico Teudas Barros e enfermeira. 

Autoestima – uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 20 de janeiro de 2010


AOS NOVOS ENFERMEIROS DA UFCG – CAJAZEIRAS


Nesse instante de confluência da saudade com a lembrança, o que devo dizer - pensei! - antes de vir até aqui para abraçá-los e celebrar esse momento.

Sem hesitar, disse comigo mesmo! repetirei aquilo em que continuo acreditando e pregando dentro e fora da academia. Abaixo parte dessas reflexões. Tomara que lhes sejam úteis.

1. Não se conforme com a graduação. Ela é apenas o primeiro degrau para aqueles que desejam crescimento vertical na profissão.

2. Sempre Valorize e defenda a profissão escolhida. No seu caso: A Enfermagem é relevante como Ciência, Profissão e Arte.

3. Lembre-se que a tendência atual de educação, é estudar em todo o ciclo da vida, atualizando-se sempre.

4. Enfermeiro(a) de futuro é o que estuda os assuntos profissionais, sabe mais de um idioma e viaja sempre que possível para dentro e fora do país.

5. Em verdade, digo-lhes: o mercado de trabalho diminuiu, mas haverá sempre muito espaço para enfermeiros (as) que tenham competência e habilidade.

6. Construa o seu conceito pessoal e de trabalhador da saúde, fundamentando-se na humanização, na consciência profissional e na eticidade. O resto com o tempo virá!

7. A enfermagem tem 42 especialidades e participou, em primeiro momento, de todos os programas de saúde do país, logo é uma profissão de relevância social. Assim, escolha uma especialidade com a qual você se identifique e se afine e invista nela. Com certeza, o retorno virá!

8. Não se preocupe com as outras profissões da saúde, faça bem suas atribuições e, no futuro, com justiça, você será reconhecido social-financeira e cientificamente.

9. Seja um trabalhador da saúde bem articulado dentro e fora da Enfermagem.

10. Por fim, estimule a Enfermagem liberal. E nunca esqueça, como dizem as professoras universitárias Goreti e Ankilma Andrade: “A assistência atual em Saúde construiu conceitos de humanização que, aplicados corretamente, dignificam os trabalhadores do setor e promovem o respeito e a autonomia dos usuários dos serviços”
 
______________________________________
* Oração escrita pelo professor Inácio Andrade Torres especialmente para os concluintes do Curso de Enfermagem, período 2009.2, da UFCG, Campus de Cajazeiras. Pronunciada durante a aula da saudade.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Pauta tem contas da Cehap, dois prefeitos e seis Câmaras

A pauta de julgamentos do Tribunal de Contas do Estado contém, nesta quarta-feira (20), processos relacionados às contas de 2006 e 2007 do Gabinete do Vice-Governador, da Companhia Estadual de Habitação Popular (exercício de 2007) e da Secretaria de Administração Penitenciária (2008).

Também, as contas de 2007 do prefeito de Alhandra (José Carvalho da Silva) e Cajazeirinhas (José Almeida Silva). Compõem, ainda, a mesma pauta as das Câmaras Municipais de Bayeux (2006), Igaracy, Piancó e São Domingos do Cariri (2007), as de Aguiar e Poço Dantas (2008) e as do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (2007).

A sessão plenária do TCE será conduzida pelo vice-presidente Fernando Catão, no exercício da presidência em razão de viagem do titular do cargo Nominando Diniz a Belém e Manaus, de onde estará retornando sexta-feira (22).
Ascom

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sobe para 20 o número de brasileiros mortos no Haiti


O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira que foi confirmada a morte de mais um brasileiro civil no Haiti durante terremoto que devastou o país na semana passada.

Segundo o Itamaraty, a vítima ainda não foi identificada, apesar de ter sido constatado que não se trata de um militar. Com isso, sobe para 20 o número de brasileiros mortos no Haiti.

A informação foi divulgada em uma nota do ministério que apresenta o balanço das solicitações sobre brasileiros no Haiti. O Itamaraty recebeu chamadas referentes a 339 pessoas.

Dessas, 119 são civis. Dois deles ainda não foram localizados.

Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti no último dia 12, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. Estimativas mais recentes do governo haitiano falam em mais de 200 mil mortos e 50 mil corpos já enterrados.

O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

O Brasil no Haiti
O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião.

Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros. 
Terra
Foto:BBC

Telefonia móvel registra mais de 170 milhões de acessos em dezembro




A telefonia móvel no Brasil obteve, em dezembro 2009, quase 174 milhões de acessos e registrou mais de 4,2 milhões de habilitações no Serviço Móvel Pessoal (SMP), o que representa 2,48% a mais que em novembro.
Os dados são relativos a ligações, serviço de banda larga, minimoden e toda espécie de transmissão de dados por meio de aparelhos móveis.
O crescimento, de mais 23 milhões de acessos móveis, fez com que 2009 chegasse ao posto de segundo melhor ano da série histórica. Foi o terceiro melhor desempenho para um mês de dezembro, só ficando atrás de dezembro de 2007, com 4,6 milhões de acessos e de dezembro de 2004, com 4,4 milhões.
No Brasil, o número de acessos por grupo de 100 habitantes, chamado de teledensidade, foi de 90,55, o que correspondeu a um crescimento de 2,4% em relação a novembro. O maior crescimento do índice ocorreu nos estados do Norte e Nordeste.
O Rio Grande do Sul superou a barreira de um celular por habitante. No fim do ano, com mais de 10 milhões de acessos móveis, o estado tem o índice de 100,49 acessos por grupo de 100 habitantes. São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul superaram a marca em julho do ano passado e o Distrito Federal, em maio de 2005.

Agência Brasil
 

Governo cancela 23,5 mil benefícios do Bolsa Família


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) afirmou nesta terça-feira que foram cancelados neste mês de janeiro 23,5 mil benefícios do Bolsa Família. Segundo o ministério, a decisão se deu pela avaliação da baixa frequência escolar de alunos referente ao monitoramento feito do bimestre de outubro e novembro de 2009.

O órgão suspendeu também o pagamento de 94.640 benefícios por 60 dias. Outros 100 mil estão bloqueados em janeiro, mas nos casos de bloqueio, os valores são recebidos retroativamente no mês seguinte.

As sanções para beneficiários que frequentaram menos de 85% das aulas - no caso de alunos de até 15 anos - e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos, são gradativas.

No caso dos menores de 15 anos, quando é detectada a baixa frequência, as famílias recebem uma advertência. Se não houver alteração nos baixos números, o benefício é bloqueado e se a situação assim permanecer, ou seja, se os índices não atingirem o mínimo exigido pelo Governo Federal, o repasse é suspenso (por 60 dias) pela primeira vez.

Se o quadro de descumprimento da condicionalidade não for alterado, haverá uma segunda suspensão. Se houver cinco descumprimentos consecutivos, o benefício é definitivamente cancelado.

O processo de acompanhamento dos adolescentes de 16 e 17 anos é mais ágil, bastando três descumprimentos para o cancelamento do benefício. Na primeira vez que é detectada presença inferior a 75% das aulas, a família recebe uma advertência. Na segunda, o benefício será suspenso e cancelado na terceira.

O objetivo é permitir que a gestão municipal do programa verifique o motivo que está levando estudantes a não cumprirem os percentuais mínimos exigidos para a família continuar a receber os valores que variam entre R$ 22,00 e R$ 200,00. 
Terra

Alunos do Peti vão ao cinema


Apesar de interagir diariamente com diversos tipos de arte, seja na música, na dança ou no artesanato; muitas crianças que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, nunca tiveram a oportunidade de desfrutar da chamada “Sétima Arte”, marcada por revelar o mundo através das telas do cinema.
Pensando nisso, a Coordenação do Peti, juntamente com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e a Prefeitura Municipal de Patos, promoveram na manhã de hoje, 19 de janeiro, o que para muitas crianças representou a realização de um sonho antigo, ir ao cinema pela primeira vez.
A sessão aconteceu às 9h da manhã, na Sala 2 do Cine Shopping Guedes. Cerca de 135 crianças assistiram ao longa animado, “Planeta 51 – Esta é uma emergência espacial”, em uma sessão que faz parte da programação da Colônia de Férias do Peti, cujas atividades tiveram início no último dia 4 de janeiro, em que as mesmas passaram a vivenciar atividades culturais, esportivas e educacionais.
De acordo com a diretora do Peti Zoetânia Torres, a programação da Colônia de Férias, ainda reserva muitas surpresas para as crianças do programa. “Amanhã, 20, as crianças participarão de uma visita ao Estádio Municipal José Cavalcante, e na quinta-feira, 21, é a vez de muitas delas conhecerem o Parque Religioso Cruz da Menina”.
A diretora do Peti informou ainda que as mães de crianças a partir dos sete anos já devem procurar a sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social para a realização das matrículas no programa, nos turnos manhã e tarde. As mães interessadas devem se dirigir à sede da Secretaria, localizada na Av., Bossuet Wanderley, munidas das xerox do comprovante de residência, RG, e do cartão do Bolsa Família do responsável pela criança, além da declaração escolar e xerox do registro de nascimento da mesma. 
Além de dispor de transporte escolar, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, oferece aulas de musica, dança, arte mosaica e reforço escolar. As aulas para os novatos terão início no dia primeiro de fevereiro. O telefone para contato da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social é o 3423-3613.
Assessoria

COLISÃO ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA RAPAZ BASTANTE MACHUCADO NO BH




Uma colisão ocorrida no final da tarde desta segunda-feira (18) envolvendo 03 (três) veículos, um Fiat Uno, de cor azul, (recolhido pelo PPtran), uma moto Yamaha Fazer 250cc, de cor preta, placa MNM 5446 e uma Honda CG 150cc de cor azul e placa MOA 9004, deixou bastante machucado, Antônio Washington Queiroz de Oliveira, 33 anos, artista plástico, residente no Loteamento Geralda Carvalho.

Segundo informações da polícia todos os veículos estão com licenciamentos atrasados e por esse motivo foram recolhidos ao pátio do 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos.

Testemunhas afirmaram que o causador do acidente teria sido o Fiat que viajava no sentido Horácio Nóbrega/Centro e de repente, fez o retorno na abertura do canteiro que fica em frente ao cemitério São Miguel e não percebeu o motoqueiro que vinha na outra mão.

Ao entrar para retornar o veículo bateu na lateral da fazer que fazia o percurso Centro/Belo Horizonte, via Horácio Nóbrega, que por sua vez, desgovernada, bateu na CG 150 que estava estacionada do outro lado da Rua.

O rapaz da Fazer teve fraturas expostas nas duas pernas e um dos braços quebrados. Ele se machucou bastante e foi socorrido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional de Patos, porém não está descartada sua transferência para Campina Grande.

Os outros dois veículos envolvidos no acidente ficaram bastante danificados por causa do violento impacto do Fiat causado na moto Fazer na hora da batida.
Mário Frade - portalpatos.com

Mototaxista tem veículo tomado por assalto em Patos




Na noite de ontem (18), por volta das 18h, na Rua Maria das Dores Lopes, no bairro Salgadinho, o mototaxista Irany Caetano Leite, 34, casado, residente no Bivar Olinto, teve sua carteira e moto, uma Honda Titan KS, ano 2008/2009, de cor vermelha, placa MOQ-3047-PB, tomados por assalto.

O autor do assalto foi um passageiro ainda não identificado, que, ao descer do veículo sacou de uma arma de fogo e obrigou o condutor a lhe passar seus pertences. Em seguida o acusado fugiu com destino ignorado pela vítima. A polícia saiu em diligência, mas não obteve êxito na captura do assaltante.

Assalto a mercadinho de Teixeira

Mais um comerciante foi vítima de assalto em Teixeira-PB. Na manhã de ontem, por volta das 7h, o senhor Carlo Demétrio Lucas Fernandes, 41, residente na Rua Ivanildo A. Pereira, teve seu estabelecimento comercial, um mercadinho, assaltadopor dois homens armados de revólveres. Logo que abriu o mercadinho os acusados chegaram e simularam que estavam ali para fazer compras. Pegaram algumas mercadorias e entregaram ao comerciante uma cédula de R$ 100,00. Quando este abriu a gaveta para passar-lhe o troco, os homens anunciaram o assalto e puseram arma na cabeça do comerciante, obrigando-o a entregar-lhes a quantia de R$ 2.000,00 e várias mercadorias e depois fugiram. A vítima prestou queixa, mas nenhum sinal dos assaltantes. 

Na noite de ontem a Polícia registrou mais um homicídio no município de Imaculada. O fato aconteceu por volta das 23h30 no Distrito Palmeiras. A vítima foi o jovem agricultor Alexandre Silva Sobrinho, 19 anos, solteiro, que residia naquela localidade. Ele foi morto a golpes de faca pelo também jovem João Rodrigues Leite (João Ribeira), 24 anos, residente no Distrito Palmeiras.

Os dois, segundo informações repassadas pela PM, mantinham uma antiga rixa e ontem bebiam em bares diferentes, mas acabaram se encontrando. O acusado desferiu-lhe um golpe de faca na região torácica. Alexandre não resistiu e foi a óbito. A PM, com informações de populares, conseguiu localizar o acusado debaixo de uma cama em certa residência. Ele portava a arma do crime, uma faca de dez polegadas, além de outra de sete e uma espingarda bate-bucha. O mesmo foi entregue na Delegacia juntamente com as armas. O corpo de Alexandre foi encaminhado ao DML de Patos.


Arquivo do blog