Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Menina de 11 anos dá a luz nos Estados Unidos


A avó do bebê e mãe da garota afirma que as duas estão passando bem após o parto.


Uma criança de onze anos deu à luz um bebê no noroeste dos Estados Unidos, informou nesta sexta-feira (5) a rede de TV norte-americana Fox News. O nome e a família dos envolvidos foram mantidos sob sigilo para proteger a privacidade da mãe e da criança.

A notícia foi revelada pela avó. "Gostaria de tranquilizar a todos para dizer que minha filha e o bebê estão bem. E o bebê é simplesmente linda", afirmou a avó à emissora. 
Especialistas consultados pelo canal apontam para os perigos de uma tal operação. De acordo com o obstetra especializado em partos de alto risco, Abdulla Al-Kahn, a nova mãe corre certo risco de ter seu crescimento afetado pelo período de gravidez, especialmente devido ao excesso de progesterona.
 "Seu corpo certamente ainda não estava preparado para abrigar um bebê. Seu tórax não estava desenvolvido para o tecido dos seios, seus ossos não estavam totalmente encaixados", afirmou Kahn, ressaltando inúmeras consequências para casos de gravidez precoce.
 Segundo o obstetra, o caso mais precoce de gravidez já registrado ocorreu em 1939, no Peru, quando Lina Medina teve seu bebê com apenas seis anos. 
G1
(Foto: Reprodução/Fox News)

Temer é reeleito presidente do PMDB

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), foi reeleito hoje (6) presidente do partido. Em convenção marcada por uma guerra de liminares – uma ala do partido questionava a antecipação do evento, inicialmente marcado para março -Temer foi reconduzido ao cargo por aclamação.
A antecipação da convenção foi considerada uma demonstração de força de Michel Temer que conseguiu reunir a maioria dos governadores do partido: Sérgio Cabral (RJ), Paulo Hartung (ES), José Maranhão (PB), André Puccinelli (MS), Carlos Henrique Gaguim (TO) e Eduardo Braga (AM). Dois ministros – Hélio Costa (Comunicações), pré-candidato ao governo de Minas Gerais, e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), pré-candidato ao governo da Bahia também estiveram presentes. Além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que chegou a ser cotado para ser vice na chapa do PT, com a provável candidata à Presidência da República Dilma Rousseff.
Uma disputa pela vice-presidência foi resolvida por acordo. E o senador Valdir Raupp (RO) foi o escolhido e o senador Romero Jucá (RR), que também estava cotado para o cargo, será o terceiro vice-presidente do partido.
A disputa pela vaga é considerada crucial no partido, já que o presidente Michel Temer deverá se licenciar do comando do PMDB em junho para se candidatar a vice-presidente na chapa da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas eleições presidenciais de outubro. A deputada Iris Araújo (GO) será a segunda vice e o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) será o tesoureiro do PMDB. 
ABR

População fará manifesto pró-moradia em Sousa

No dia 15 de Março está marcada uma manifestação dos Sem Tetos pelas Ruas da Cidade de Sousa em protesto a falta de compromisso dos poderes Públicos no tocante a construção de novas Moradias.
Dias atrás, aconteceu uma reunião com as presenças do então presidente da CHEAP – Carlos Mangueira, o Secretário de Infra-Estrutura, Leonardo Gadelha, presidentes de Associações, representantes de associações na Câmara de Vereadores de Sousa para discutirem o problema do déficit da moradia na Cidade Sorriso.
Alguns encaminhamentos foram feitos, mas até o presente, não se tem um resultado plausível, e por isso, que os Sem Tetos marcaram para o dia 15 de Março essa manifestação pelas Ruas de Sousa, com faixas, protestando pela falta de compromisso das autoridades com o movimento.
“O Rei Tyrone se quer responde nossos ofícios, e nem recebem a nossa comissão para falar do assunto. O Estado ainda não se manifestou e nem deu resultado de quando começam as obras de construção das 150 casas dos ribeirinhos do Rio do Peixe. Promessas de campanha não cumpridas, e por isso, e outros, iremos fazer essa manifestação”, frisou J. Cândido, um dos organizadores da manifestação.
Redação
Folhadosertao

Servidores municipais em educação na PB reinvidicam piso e ameaçam paralisação


A Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba – Fesspm/PB e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PB) voltaram a afirmar na tarde desta sexta-feira, dia 5, que não está descartada uma paralisação dos trabalhadores em educação em todos os municípios da Paraíba, juntamente com os trabalhadores em educação do Estado, pelo fato dos gestores se negarem a pagar o piso nacional do Magistério, estabelecido pelo Governo Federal, como já foi definido pelo Sintep – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba.

Conforme Francisco de Assis Pereira, presidente da Fesspm-PB, a lei que obriga os gestores (municipal e estadual) a pagar o piso salarial nacional, hoje de R$ 1.024,00 para uma carga horária de 40h, tem que está expresso no Plano de Cargos, Salário e Carreira, cujo prazo para sua elaboração se findou em dezembro de 2009. “Para a elaboração deste Plano, é obrigatória a participação dos sindicatos, caso contrário se torna inconstitucional”, afirmou o dirigente sindical.

O presidente da Fesspm-PB informou que os gestores não podem considerar o piso do magistério, somando com suas remunerações e vantagens adquiridas, fato este que vem ocorrendo em algumas prefeituras municipais.

A federação vem se reunindo com os sindicatos municipais filiados para elaborar um calendário de mobilização em defesa do piso nacional do magistério, juntamente com os trabalhadores em educação do Governo do Estado. “Este calendário é no sentido de que, a cada mês, os trabalhadores irão parar suas atividades por um dia, quando farão manifestações em vias públicas”, finalizou Francisco de Assis.
wscom

Autoestima - uma leitura para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 06/02/10

 VIDA...

Recebi esse texto apócrifo que, embora curto, transmite saudáveis e grandes reflexões para os humanos, daí julgarmos pertinente sua republicação, acrescida do pedido de continuidade de sua disseminação na rede. Leia-o, faça bons proveitos e repasse-o urgentemente.

"Crie filhos em vez de herdeiros."

"Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete."

"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."

 "Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você  ama."

"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."

"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"

"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."

"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam  pausas..." 

"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor : amigo, pai, mãe, filho, filha, namorada, namorado, marido, esposa, irmão, irmã...etc...  do mundo!"

"Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."

"Lembre-se de viver intensamente cada momento"

Um forte abraço e até terça com fé em Deus.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnotícias.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Polícia vai garantir segurança durante jogo entre Sousa e Vasco

As polícias Civil (PC), Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros (CB) foram designados para trabalhar de forma integrada no estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão), a fim de garantir a segurança do público durante o jogo entre o Sousa da Paraíba e o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, que acontece às 20h30 da próxima quarta-feira (10), em João Pessoa.

A partida, válida pela Copa do Brasil, vai contar com policiamento a partir das 17h, inclusive com a instalação de um posto da Polícia Militar dentro do estádio.

A PM vai desenvolver ações preventivas e ostensivas tanto na área do evento como nas adjacências, através de batedores, que deverão atuar no deslocamento dos dois times, do hotel ao campo de futebol, e ainda com policiamento montado, a pé, rádio patrulha, uso de motocicletas, cães, e policiais do Choque.

Os militares também serão responsáveis por ações de policiamento de trânsito.

A Polícia Civil vai disponibilizar uma equipe formada por delegado, escrivão e dois agentes de investigação, que estarão no estádio, além do reforço do plantão da 4ª Delegacia Distrital, no bairro do Geisel.

Já os bombeiros ficarão encarregados de disponibilizar pronto atendimento e socorro de urgência, com atribuições também na área externa do Almeidão.

De acordo com o major PM Júlio César de Oliveira, assessor de ações estratégicas da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS), todas as polícias estarão trabalhando de forma especial e em conjunto.

"Nosso objetivo é manter o estádio seguro, a partir de um plano operacional confeccionado exclusivamente para o evento. Por isso, estivemos presentes em vistorias realizadas no Almeidão e também em uma reunião de diretrizes com entidades públicas e privadas envolvidas na realização do jogo", ressaltou Júlio César.
paraibaonline com Secom

Violência no trânsito é tratada em programa de rádio de Patos


 
  
 
Hoje o programa Cidade em Debate, da emissora de rádio Itatiunga FM, sob apresentação do  jornalista Genival Junior e o acadêmico de Jornalismo, Eduardo Rabelo, tocou num assunto cuja preocupação vem crescendo e assustando a sociedade, não apenas patoense, mas paraibana: o grande número de acidentes no trânsito. Para tratar do tema foi convidado o coordenador de Traumatologia do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Umberto Jansen. O setor da urgência e emergência tem servido como verdadeiro termômetro da falta de cuidados que os condutores têm no trânsito.

Diariamente dão entrada no pronto socorro do Regional vítimas de acidentes, na sua maioria envolvendo motocicletas. Quando não morrem convivem com profundas e dolorosas sequelas, que levam longos meses para uma total recuperação, ou ficam com algum tipo de deficiência.

Segundo o ortopedista Umberto Jansen, cada vez mais as cirurgias se tornam complexas pela gravidade em que chegam as vítimas. Alguns são obrigados a ser transferidos para outros centros, como o Traumas de João Pessoa. “As pessoas abusam mais da velocidade, não tomam as devidas precauções, como a direção defensiva, sem contar que as máquinas também estão mais potentes. Por isso os acidentados apresentam problemas cada vez mais complexos”, disse Jansen.

Em quase meia hora de entrevista ele falou dos avanços na melhoria do atendimento do Hospital de Patos a partir da implantação do Classificação de risco, onde se prioriza os que  precisam de socorro mais urgente. Hoje 14 ortopedistas se revezam na Trauamatologia, sendo três por dia e dois nos finais de semana. Além do atendimento eles realizam praticamente todos os dias cirurgias emergenciais e pré-agendadas. De cada cem cirurgias ortopédicas realizadas no Janduhy Carneiro, 85% têm como causa acidente envolvendo motos.

“Além de todo o sofrimento por que passa o acidentado, sua família, amigos, as pessoas vítimas de acidentes têm custo muito elevado para o governo, seja pelo tratamento longo, seja pelo benefício a que direito. Por isso ser tão importante a prevenção através do trabalho educativo, da conscientização de cada um no respeito às leis de trânsito, respeito com o próximo”, acrescentou Umberto Jansen. 

www.hrpatos.pb.gov.br

Primeiro lugar no vestibular 2010/UFPE defende o diploma para jornalista



Uma colocação muito comum para os candidatos ao curso de Medicina, o primeiro lugar no vestibular 2010 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi, desta vez, uma candidata ao curso de Jornalismo. Uma demonstração da força do curso e uma agradável surpresa para puxar para cima a auto-estima da categoria, depois do ataque à regulamentação e ao diploma no STF. A primeira colocada no vestibular da COVEST (UFPE) é Bárbara Buril Lins, 18 anos. Em entrevista ao programa Redator Comunitário, da Rádio Universitária FM, nesta sexta-feira (05/02), Bárbara revelou porque optou pelo Jornalismo e fez uma defesa veemente da formação superior. Leiam abaixo:
“Eu estudei, poderia ter escolhido outro curso, Medicina, Direito... e escolhi Jornalismo porque acho que precisa de diploma. Para ser jornalista precisa ter ética, estudar, preparar-se. Com esse resultado no Vestibular, acho que consigo mostrar que a profissão precisa de diploma”. A declaração foi dada por Bárbara Buril Lins, 18 anos, primeira colocada no Vestibular 2010 da UFPE.
Ainda durante entrevista ao Redator Comunitário, na Universitária-FM(99.9 MHz), o ouvinte acompanhou trechos da entrevista do reitor Amaro Lins, que conversou com os jornalistas, na sede da COVEST, logo após a divulgação dos dez primeiros colocados do concurso.
SindPE
Foto: www.nobregaempresarial.com.br


Informação falsa em currículo poderá ser punida com prisão

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6561/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que tipifica como crime informações falsas em currículo. A proposta, que modifica o Código Penal (Decreto-Lei 2848/40), estabelece pena de dois meses a dois anos de detenção.

Segundo o projeto, passa a constituir crime falsificar currículo, no todo ou em parte, ou alterar o teor de currículo verdadeiro, inserindo informação falsa. Será enquadrado nessa conduta quem falsificar currículo para satisfazer interesse pessoal, causar dano a terceiro ou para habilitar alguém a obter cargo, emprego ou qualquer outra vantagem.

O autor lembra que, atualmente, o Código Penal não prevê punição específica para falsidade em currículos. O código já estabelece, no entanto, diversas penas para casos de falsidade documental, como reclusão de um a cinco anos para quem falsificar documento particular.

Carlos Bezerra (foto) afirma que a sua proposta é necessária porque os currículos têm sido alvos frequentes de falsificação para obtenção de vantagens indevidas ou para causar prejuízos a terceiro.

Tramitação O projeto será analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.
Agência Câmara

PF prende envolvidos em fraudes no Seguro Desemprego

Até a manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal em Mato Grosso havia prendido 31 pessoas por fraude em 9 estados brasileiros por meio da Operação Bismarck, que tem como objetivo combater fraudes em saques do Seguro Desemprego no Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará e Paraíba. Dez já estavam detidos em presídios.

A PF cumpre 78 mandados judiciais expedidos pelo juízo da 5ª Vara Federal em Cuiabá (MT), requeridos pela Polícia Federal. Dos mandados, 50 são de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão. Dos indiciados, três são ex-funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego e dois são ex-funcionários da Caixa Econômica Federal. Um é funcionário da Caixa em Porto Velho, em Rondônia.

As investigações começaram no próprio ministério (MTE) em 2008, no qual surgiram várias denúncias da fraude, que segundo as investigações contava com apoio dos empregados temporários da Caixa e do MTE.

A Polícia conseguiu identificar prejuízos da ordem de mais de R$ 1,5 milhão ao mês durante as investigações. Um dos fraudadores retirou, num único dia, o valor de seis mil reais na Caixa Econômica. Segundo a representação, cada membro da quadrilha lucrava de R$ 15 a R$ 20 mil por mês com os saques indevidos.

A polícia solicitou à Justiça Federal a quebra do sigilo bancário e de comunicação eletrônica utilizados durante o processo de investigação dos indiciados.

Segundo a PF, o crime principal dos indiciados é o estelionato, seguido de falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos.

O crime aplicado consistia em obter informações sobre parcelas de seguro desemprego para serem recebidas através da Caixa e do MTE. Os criminosos falsificavam documentos das pessoas que tinham direito ao Seguro Desemprego e o sacavam. Quando o verdadeiro titular do direito ia realizar o saque, descobria a fraude, e o próprio Ministério do Trabalho pagava novamente o benefício. 

Terra
 

Noticias do Sertão


Coluna Osvaldo Medeiros
Jornalista
“Festas”
         Alguns promotores de festas de nossa cidade continuam com aquela prática desonesta de vender show com o nome de uma banda de peso, só que a mesma quando vem se apresentar já é manhã do dia seguinte. Enchem o clube, faturam altos e enganam as pessoas, principalmente os jovens com outra banda sem quase expressão, que fica a noite toda enchendo linguiça enquanto a de peso chega depois de ter se apresentado em outra ou outras cidades com dia raiando, quando a maior parte já tem ido embora.
         Alem de não cumprirem com o horário da banda a qual vende o show para as 23hs, ainda atropelam o direito do estudante de comprar o ingresso pela metade do valor. Quando são questionados nas bilheterias por estudantes e pais que não concordam com tais atitudes desonestas, segundo denuncias, os mesmos ainda dizem descaradamente que e é um acordo com o Procon local.
         Alegam também, que o pior de tudo, que ao anunciarem a festa, estipulam o ingresso pelo valor de R$15,00 geral e quando veem que o evento vai bombar, três dias antes passam a cobrar pelo mesmo ingresso R$ 20,00 sem dar a mínima satisfação para ninguém. Se não são fiscalizados pelos órgãos competentes e se a presidência Grêmio Estudantil fica omissa, então vão continuar deitando e rolando.
Para que serve?
         Essa é a pergunta que muitos fazem e que também concordo. Para que serve a carteira de estudante em Patos? Para adquirir uma meia passagem na Expresso Guanabara, o mesmo tem que esperar que sobre das outras cidades, porque de Patos não tem mais nenhuma linha saindo. Nas festas promovidas por grupinhos que tem por traz padrinhos fortes, os direitos dos estudantes são negados. Então, não tem nenhum sentido se pagar para receber um documento que não tem o mínimo valor e respeito por ninguém em nossa cidade. Onde anda os representantes dos estudantes da cidade de Patos. Mas será que tem?
Eufóricos
         Os aliados do grupo Motta, principalmente as lideranças do PMDB local, já estão a todo vapor com a campanha do jovem acadêmico de medicina Hugo Motta, para a Câmara Federal.
         Hugo, logo que teve sua campanha lançada, não vem perdendo tempo. Sempre que convidado concede entrevistas e procura a todo instante mostrar na necessidade que Patos tem de ter um representante na esfera federal. Inclusive, citando que ao longo de todos esses anos, a rainha das Espinharas já perdeu importantes investimentos simplesmente porque não tem lá um filho da terra.
         Como exemplo recente citou a Vara Federal, que foi levada para a cidade de Sousa e o Curso de Medicina que nos tiraram mesmo com o parecer do MEC, para a cidade de Patos. São essas e tantas coisas que a cada ano perdemos porque lá em Brasília não temos uma voz e vivemos e mercê dos outros.
Vota com Hugo
         Alguns aliados do ex-deputado Gilvan Freire (PMDB), atual coordenador da campanha do governador Maranhão, estão convictos de que o mesmo vai apoiar e trabalhar para Hugo Motta em João Pessoa. Comentam porque Gilvan tem demonstrando todo interesse e entusiasmo em torno do nome do jovem candidato. Vamos esperar.
Polêmica
         O médico e vereador patoense Ivanes Lacerda, com suas entrevistas bombásticas, tem tirado o sono de muita gente em nossa cidade. Recentemente ocupou uma emissora local e disse que dois vereadores de nosso Legislativo havia recebidos um carro para votarem no atual presidente Marcos Eduardo. Mesmo sem citar nome, já causou verdadeiro vexame e muita gente anda tentando se explicar de todas as formas para a opinião pública. Finalmente, quem recebeu esses carros?
Construção civil
         Em Patos a construção civil anda de vento em popa. Nos últimos meses o que se vê é construções nos quatro quantos da cidade e as lojas desse gênero, na opinião de muitos, não tem do que reclamar, principalmente do ramo de cimento. Os caminhões não estão dando nem tempo para descarregarem. Se a procura é grande por cimento, maior tem sido por pessoas qualificadas na construção civil. Os poucos bons e honestos que temos continuam sendo bem disputados.
Três
         O Hospital Regional de Cajazeiras abriu inscrição para médicos residentes em pediatria. Das seis vagas oferecidas, só três se inscreveram. Um bom número não acham?
No páreo
         A campanha ainda não começou, mas na cidade de Patos o médico Ivanes Lacerda, Bonifácio Rocha (PSB), José Vieira (Vieirinha-PPS), Gustavo e Hugo Motta(PMDB) já se apresentaram como candidatos a uma cadeira para a Câmara Federal. A disputa ainda não chegou aos palanques, mas está nas ruas a todo vapor.
Missão difícil
         Em Patos tudo bem, porém, nos outros municípios, não em todos, a deputada estadual Francisca Motta(PMDB), que vai para seu 5° mandato, poderá fazer dobradinha nos votos com o seu neto Hugo Motta (federal). Pedir com certeza vai, resta saber se o eleitorado vai atender. Áreas minadas.
Promoções
         O mês de fevereiro sempre foi o mês das promoções. Porém é bom antes de comprar nas tentadoras promoções fazer uma pesquisa antes de quanto era o valor. Esse alerta é porque justamente muitos comerciantes acrescentam o valor nas mercadorias e coloca na exposição com desconto de até 60%, quando na verdade esse desconto já está embutido no valor. Desconto só no nome.
De volta
         Quem já anunciou que estará de volta ao Sertão mos próximos dias é o ex-deputado federal Antônio Clerot. O mesmo pretende reconquistar suas bases no Sertão e mais uma vez voltar a Câmara Federal, onde por sinal desempenhou muito bem seus mandato.
Ivânio
         Enquanto a disputa para as câmaras federal e estadual já estão nas ruas, o vice-prefeito local Ivânio Ramalho (PMDB) tem falado pouco no assunto e se dedicado mais a profissão médica. Está se reservando para o pleito sucessório municipal, onde já declarou ser candidato. Pretende mais uma vez administrar a cidade de Patos, e para isso já elaborou seu programa de governo. Ivânio pensa em voltar à Prefeitura e tem certo o apoio de toda a cúpula do PMDB de Patos, embora ninguém do partido, até o presente, tenha assumiu de público que o apoiará. Mas ainda tem muito chão até a campanha.
Funil
         O prefeito de Santa Luzia, médico Ademir Morais(DEM), não anda nada satisfeito com a política do presidente Lula em relação aos municípios. Alega o mesmo que os prefeitos estão num funil sem saída. Os recursos estão cada vez mais escassos deixando os prefeitos impossibilitados de administrarem. Lula continua fazendo sucesso com seus programas penalizando a classe média e massacrando os prefeitos. Herói quem sobreviver até o final do seu mandato.
Falta no sertão
         Enquanto sobra chuva no sul, falta esse precioso líquido em muitas áreas do sertão. As poucas chuvas que deram até o presente não foram suficientes para pastagem e nem tão pouco para o armazenamento de água. Se continuar assim o bicho vai pegar.         
Malta
         O ex-prefeito de Malta o advogado Antônio Fernandes Neto, mesmo militando no estado do Ceará, não esquece suas raízes e de vez em quando dá uma voltinha, não só por Malta, como também pela cidade de Patos e outras da região. Pretende retornar ao comando maltense e essas viagens vão se intensificar.
Retorna
         Depois de alguns dias de total descanso com seus familiares na Europa, chega nesse domingo a nossa cidade o casal médicos José Vanderlite e Suely Cartaxo Alves.
Desprezo
         O acesso do Posto Carreteiro até a Cruz da Menina não anda nada bom para quem transita por ali no dia-a-dia conduzindo veículos. O asfalto já apresenta falhas e os buracos têm provocado sérios prejuízos aos motoristas. Alias, esse trecho anda totalmente desprezado há bastante tempo. Até os estragos causados pelas fortes chuvas do ano passado ainda continuam do mesmo jeito. Cabe a quem a responsabilidade de recuperar?
Chegou
         Quem já esta em nossa cidade depois de alguns dias na Europa é o vereador José Motta Victor (PMDB). Não deu nenhuma declaração de como ficará seu relacionamento com o prefeito Nabor Wanderley depois que mandou sua esposa entregar a pasta da Ação Social, pelo fato de ter divergido com Nabor por este ter hipotecado apoio a candidatura de Marcos Eduardo mais uma vez para a presidência de nosso Legislativo. Para quem conhece Zé Motta de perto, acha difícil esse voltar atrás de suas decisões. Vamos esperar.
      
Osvaldo Medeiros é colunista do pbnoticias.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PEC 300 Já: PM,s e BM,s invadem Brasília


Mais de 10 mil Policiais e Bombeiros Militares de vários Estados do Brasil participaram na manhã de anteontem, terça-feira (2), da Marcha em defesa da aprovação PEC 300. A caminhada partiu da Catedral de Brasília com destino ao Congresso Nacional, onde estava sendo realizada a abertura do ano Legislativo, com a presença do vice-presidente da República, José Alencar.

Os deputados federais Major Fábio e Capitão Assunmão intercederam junto ao presidente do Congresso Nacional para que um grupo de PM,s e BM,s assistissem a Sessão. “PEC 300 já, PEC 300 já”, foi à frase entoada pelos Militares na galeria do Plenário da Câmara.

Logo na concentração os PM,s e BM,s ouviram os pronunciamentos dos deputados federais que lutam em defesa da PEC 300. Capitão Assumção (PSB-SC), Ilderlei Cordeiro (DEM-AC), Paes de Lira (PSC-SP), Flávio Bezerra (PMDB-CE) e Major Fábio (DEM-PB).

O paraibano, relator da PEC 300, explicou que a mobilização nacional em defesa da aprovação piso salarial nacional é um sonho que se torna realidade. “Esse é um momento emocionante, histórico para o parlamento brasileiro. Que Deus abençoe essa grande manifestação”.

A mobilização em Brasília segue com reuniões e a presença dos Policiais e Bombeiros nas galerias do Congresso. Em Plenário os deputados federais trabalham junto aos líderes partidários a inclusão da PEC 300 na pauta de votações.

Homenagem

O deputado federal Major Fábio lamentou o falecimento dos Policiais Militares do Mato Grosso do Sul. Francisco Valençuelo Lopes e Adevaldo Alves faleceram vítimas de acidente automobilístico, quando se preparavam para participar da Marcha rumo à Brasília.
Assessoria
Fotos: Agência Senado

Operação Potiguar prende dez índios na Paraíba

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar, com a participação dos grupos especiais, foi realizada na madrugada desta quinta-feira (4), no litoral norte do Estado, para cumprimento de 13 mandados de prisão. Mais de 200 policiais, comandados por 10 delegados, participaram da "Operação Potiguar", nas diversas aldeias indígenas da região. Na ocasião, 10 índios foram presos acusados de assaltos, latrocínio tentado, crimes contra o patrimônio, entre outros.

Segundo informou o delegado de Mataraca, Walter Brandão, a ação policial, iniciada por volta de 1h, foi coberta de êxito. "A operação teve o conhecimento da FUNAI (Fundação Nacional do índio), Procuradoria da República, Ministério Público da Paraíba e da Advocacia Geral da União e foi um sucesso, dos 13 mandados, cumprimos 10", disse o delegado. 
Secom

Acidente de moto faz vítima fatal em São José do Sabugi



Durante a noite de ontem (03), por volta das 21h40, a Polícia Militar foi solicitada para atender uma ocorrência de tombamento com vítima fatal na cidade de São José do Sabugi.Segundo informações, José Lucas da Araújo, 53 anos, trafegava em sua moto Pop, cor grafite, sem placa, no sentido Santa Luzia a São Jose do Sabugi, vindo a tombar a três quilômetros desta cidade. A vítima foi socorrida por uma ambulância de Santa Luzia, porém, devido a gravidade do ferimento chegou a óbito na entrada da cidade de Patos.
A área foi isolada pelos Militares e em seguida informou o fato a Autoridade Policial Judiciária.
Outro acidente grave ocorreu por volta do meio dia de ontem (quarta) entre as cidade de Cajazeirinhas e Coremas deixando um saldo de dois em estado grave O agricultor e guarda noturno, Josivaldo José da Silva, 23 anos, viajava com seu pai, conhecido por Raimundo Roque (gari), ambos de Cajazeirinhaas-PB, em uma Biz na estrada que liga Cajazeirinhas a Coremas, quando um objeto que transportavam caiu. Josivaldo deu a volta e parou o veículo na contramão em uma curva. No momento em que seu pai desceu para ir recolher o objeto, segundo informações repassadas pela PM, surgiu um Corsa e bateu nos dois, que foram socorridos para o Hospital de Pombal e em seguida para o Regional de Patos Janduhy Carneiro.
Seu Raimundo Roque foi transferido para Campina Grande e Josivaldo, com traumatismo craniano, ficou aguardando a chegada do neurocirurgião para avaliá-lo.


Autoestima- uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres –  04/02/10
O BBB 2010 – UMA GRATIFICAÇÃO VICÁRIA
Gratificação, segundo Aurélio, é o ato ou efeito de gratificar; uma retribuição de serviço extraordinário; uma remuneração acima da devida; extraordinária, por determinado serviço que se reputou muito bem executado, ou de execução difícil; gratificação de natal, de décimo terceiro salário. Vicário, esse mesmo dicionarista, define como sendo o que faz às vezes de outrem ou de outra coisa.Diz-swe do poder execido por delegação de outro. 
No âmbito da psicanálise, trata-se de uma gratificação construtiva e gratificante por serviços prestados aos outros. Pode ser ainda o controle de impulsos agressivos, o aguardo por gratificação, reparação de maus entendimentos; indicam a participação direta ou vicária, em atividades agressivas. Do ponto de vista religioso, há o entendimento de que seja o pagamento para a libertação de uma servidão, obrigação ou perigo de vida. Era feito por pagamento de um preço, resgate, suborno, gratificação ou soma em dinheiro. As pessoas resgatavam propriedades, escravos, prisioneiros, parentes. É uma gratificação obtida de forma mais indireta
O conteúdo dos dois parágrafos anteriores conceitua psico-social-cientificamente a situação do cotidiano das pessoas que se encontram em confinamento ou enclausurados na “casa mais vigiada do Brasil”. E, na poesia abaixo, de Carlos Drumond de Andrade, podemos observar perfeitamente traços do perfil dos enclausurados dessa casa. Ainda bem que são adultas e independentes, portanto responsáveis pelos seus atos e atitudes. Autoencarcerados, ora vivendo como escravos e escravas, ora como reis e rainhas, afastadas do convívio social e familiar, todos eles e elas perdem-se no tempo, no espaço e na causalidade, sem entendimento se estão caminhando para o esplendor ou para a sepultura da fama. Leia a seguir a poesia “Fim da casa paterna”. de Drumond.
“Vou dobrar-me
À regra nova de vida.
Ser outro que não eu, até agora
Musicalmente agasalhado
na voz de minha mãe, que cura doenças,
escorado no bronze de meu pai, que afasta raios.

Ou vou ser – talvez isso – apenas eu
unicamente eu, a revelar-me
na sozinha aventura em terras estranhas?
Agora me retalha
O canivete desta descoberta:
Eu não quero ser eu, prefiro continuar
objeto de família”.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Arquivo do blog