Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Maranhão é aplaudido de pé por militância na posse de Rodrigo Soares



Militantes ou não, quem foi a posse do deputado estadual Rodrigo Soares, nesta sexta-feira (26) à noite, na presidência do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, saiu com duas impressões: o PT continua firme no propósito de manter a aliança com o PMDB e qualquer possibilidade de composição com o DEM e o PSDB, está descartada. A solenidade de posse foi realizada no pátio da sede do Serviço Social do Comércio (Sesc-PB), no Centro de João Pessoa.

Em território petista, o governador José Maranhão (PMDB) foi recebido com um abraço de Rodrigo, aclamado pela militância e aplaudido de pé em uma demonstração de sintonia da aliança que vem desde a primeira eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governador sentou a mesa ao lado de Rodrigo e do vice-governador Luciano Cartaxo. Na mesa ainda, o presidente estadual do PCdoB, Agamenon Sarinho.

“Rodrigo tem sido uma revelação não como parlamentar, mas como político. Eu creio que os petistas votaram em Rodrigo pela chama pessoal. Eu o conhecia desde menino, mas não o conhecia como político. Posso dizer que o resultado foi melhor que a encomenda”, ressaltou Maranhão. A Rodrigo, Maranhão afirmou que o deputado-dirigente tem um companheiro de luta e destacou a democracia interna do partido. Ele disse esperar, dessa aliança, uma grande vitória.
“As forças de sustentação do governo estão cada vez mais consolidadas, mais fortes e aprova disso foi a vitória de Rodrigo (na presidência do PT estadual). Nós estamos juntos, lutando pelos mesmos princípios e defendendo as mesmas bandeiras”, reiterou o governador. Ao ser questionado mais uma vez sobre a possibilidade de o PT permanecer na vaga de vice na chapa deste ano, Maranhão afirmou que todos os partidos têm todo o direito de participar da chapa, até que ela seja oficialmente formada, inclusive, na condição de vice.

“Nós assumimos, ano passado, ao lado do governador José Maranhão, a tarefa de reconstruir o Estado, de recobrar o desenvolvimento em sintonia com o projeto nacional de Lula”, disse Rodrigo Soares. Para ele, a grande tarefa a frente do PT, este ano, é construir a unidade das forças democráticas e populares e combater os reais adversários do projeto nacional do partido: os democratas e o PSDB.

“Os democratas diziam que iam acabar com a nossa ‘raça’, mas foram eles que tiveram de mudar de nome. O PSDB é outro adversário, que junto com o DEM, passou seis anos governando a Paraíba, e acabou com o Estado. Foram cassados por corrupção eleitoral”, destacou o dirigente estadual do PT. O grande desafio do partido, disse Rodrigo, é eleger Dilma Rousseff presidente do Brasil.
Maranhão disse ser daqueles que acreditam no talento das pessoas e não poupou elogios ao presidente Lula, a quem chamou de “o iluminado”. E justificou: “Se a história atual está demonstrando isso, a história futura vai mostrar muito mais. O Brasil já estava mal acostumado com o neoliberalismo, que dizia que o progresso social vinha depois. Lula contrariou isso e mostrou que o progresso econômico e o progresso social podem caminhar juntos. Por isso é que nós temos um Brasil novo, que está acreditando no futuro”.

Wilmar Lacerda, membro da Comissão de Ética e Disciplina do Diretório Nacional do PT, veio a Paraíba participar da posse de Rodrigo Soares, representando o presidente nacional da legenda, José Eduardo Dutra. Ele foi claro ao dizer que a aliança com o PMDB é estratégica, possibilita governabilidade e estabilidade.

Ele defendeu claramente a manutenção da aliança entre PMDB e PT na Paraíba, a exemplo de Ricardo Berzoini, em entrevista recente. “Assim como o PMDB vai indicar o vice na chapa de Dilma Rousseff, nós queremos a continuidade desse projeto aqui na Paraíba”, ressaltou Wilmar Lacerda, que se dirigiu a Maranhão como “o governador mais popular da Paraíba com o apoio do PT, que faz obras e executa”.

O governador declarou que a aliança entre os dois partidos “tem muita vida pela frente e vai mostrar a que veio”. Ressaltou que os paraibanos saberão reconhecer que essa união fará o melhor pelo Estado. Maranhão também rasgou elogios ao ex-presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, a quem taxou de leal e amigo. “Um homem pode ter todos os talentos que um bom político possa ter, mas se ele não tiver lealdade, ele não presta para o povo”, destacou.

Ele aproveitou para mandar um recado aos “companheiros” do PT: “Esse governo tem apreço, tem respeito e espírito de companheirismo com o PT e é isso que eu quero repetir aqui: os compromissos com o PT, que começam com o apoio fechado a candidatura de Dilma Rousseff. Não apenas pela qualidade da ministra, que já seriam suficientes mas, sobretudo, porque Dilma representa o compromisso com a continuidade de um governo popular e democrático”.
Ascom

Auto Esporte bate Queimadense e sobe na tabela

Com um gol de Maia, cobrando pênalti aos 25 minutos do primeiro tempo, o Auto Esporte se recuperou da goleada sofrida para o Galo no Campeonato Paraibano, ao vencer a Queimadense por 1 a 0, neste sábado, no estádio Amigão, em Campina Grande, na abertura da oitava rodada.
Com  o resultado, o time automobilistas, que tem dois jogos a menos, subiu na tabela de classificação, com nove pontos ganhos e na sétima colocação, um à frente do Sousa, que encara o Botafogo neste domingo, fora de casa.
Já a Queimadense segue a passos largos para Segunda Divisão, pois estacionou nos quatro pontos, sendo o penúltimo colocado.
O próximo jogo do Carcará da Serra será contra o Treze, dia 7 de março, enquanto que o Auto Esporte vai enfrentar o Sousa na próxima quarta-feira, jogo atrasado.
Evandro Reis
Foto:Marcos Eugênio

H1N1: Janduhy oferece nova capacitação


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro oferece neste mês de março mais uma capacitação sobre a gripe H1N1, destinada a todo seu quadro de profissionais de saúde. Esses, que fazem parte de um dos grupos prioritários a receber a vacina na campanha que será posta em prática pelo Ministério da Saúde no próximo mês, vão conhecer e habilitar-se não apenas em conhecimentos sobre a virose da H1N1, mas também da sua forma grave, pois o que leva a vítima da virose à morte é a doença respiratória aguda grave. “É preciso equipamentos, locais adequados para receber as vítimas da H1N1 e profissionais qualificados. Por isso estamos dando continuidade  a uma capacitação em torno da H1N1 iniciada ano passado”, comentou a diretora do Janduhy, Paula Souto Maia.
Um setor do Regional que vem gerando satisfação à direção tem sido a ouvidoria, implantada há poucos meses. A partir da oferta desse espaço, que serve de intermediador cidadão-instituição, em que os usuários podem formalizar suas queixas contra o Hospital, funcionários, propor melhorias em determinados serviços, abrem-se margens para a equipe técnica da administração desenvolver ações em cima das falhas existentes, contribuindo para a melhoria do atendimento, algo que vem sendo perseguido a todo instante.
“A Ouvidoria tem sido de grande valia para o Hospital. Às vezes não temos tempo suficiente para acompanhar queixas levadas pelos usuários e ela consegue dar essa assistência, fazer encaminhamentos, gerando resolutividade das demandas. O olhar de quem procura a Ouvidoria é diferente, percebe onde precisa melhorar e isso nos ajuda demasiadamente a buscar o melhor para nossa clientela”, explica Paula, adiantando que existe projeto de ampliação da Ouvidora do Janduhy Carneiro, um serviço a ser implantado também no Hospital Infantil Noaldo Leite e Maternidade Peregrino Filho, devendo ficar inicialmente centralizados no Janduhy. 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Trio promove tiroteio e acaba matando um homem em Uiraúna

Após tiroteio, a morte de um homem assustou os moradores do município de Uiraúna, no Alto Sertão paraibano, nesta sexta-feira (26).
De acordo com testemunhas, três homens armados e encapuzados chegaram atirando em uma das ruas da cidade, atingindo o jovem Emerson Pereira da Silva, 23 anos, que estava na calçada de sua casa e morreu na hora.
- Eles vieram para acabar com qualquer pessoa. Até as crianças entraram no tiro – contou o pai da vítima, Lourival Antônio da Silva, em entrevista à TV Paraíba.
Os disparos ainda atingiram Antônio de Oliveira e o estudante Francisco de Assis Filho, 20 anos. Ambos foram levados para o hospital da cidade e passam bem.
A polícia ainda não tem pistas dos acusados.
Redação com paraibaonline

IV Festival BNB reúne 190 eventos e apresenta 75 espetáculos


FORTALEZA, 26.02.2010 - O Banco do Nordeste realiza o IV Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 02 a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 190 eventos durante esses 29 dias.

O IV Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia).

No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Dança, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.

Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Ricardo Guilherme - ator, dramaturgo e diretor cearense, formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional - concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Também será lançado o segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, fruto do Seminário Avançado de Arte com o tema geral "O Teatro em Diálogo com Outras Linguagens", realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, durante a terceira edição do Festival, em 2009.

Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (um de cada um desses Estados). Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato - esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.

A Mostra Nordeste abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 30 apresentações de 15 espetáculos cearenses, potiguares, paraibanos e paulista, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades do Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Abaiara, Barbalha, Caririaçu, Potengi e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.

Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série "Cinema com Shakespeare"; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.

Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.
Assessoria

Autoestima – uma leitura saudável!



Inácio Andrade Torres – 26 de fevereiro de 2010

NAVEGUE. DESCUBRA TESOUROS.

Fernando António Nogueira Pessoa, ou simplesmente Fernando Pessoa, ficou órfão de pai aos 5 anos e morreu aos 47. Viveu 9 anos de sua infância  na África do Sul,  porém a maior parte de sua vida adulta permaneceu em Portugal. Teve uma vida universitária curta, preferindo estudar por sua própria conta, na Biblioteca Nacional, onde leu sistematicamente os grandes clássicos da filosofia, da história, da sociologia e da literatura (portuguesa em particular), a fim de completar e expandir a educação tradicional inglesa que recebera na África do Sul. A sua produção de poesia e de prosa em Inglês, francês e português é intensa.  Pessoa tinha dificuldades de convivência social, limitadas amizades, e parca vida amorosa. Porém, conforme seus familiares, ele era afetuoso, bem humorado e bastante reservado. Foi líder ativista do movimento Modernista em Portugal, na década de 10, sendo responsável pela criação de vários movimentos, dentre esses um "Interseccionismo" de inspiração cubista.

Teve, dizia ele, muitos heterônimos como, - Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos (poéticos); Alexander Search e Charles Robert Anon (prosa e poesia inglesa); e Jean Seul (textos em francês); e até um seu "outro eu" feminino: a corcunda e perdidamente enamorada Maria José.
O certo é que a vasta obra literária desse grande escritor e poeta português ainda está por ser disseminado pelo mundo inteiro. Trata-se de uma poesia reflexiva e atraente que seduz o leitor como a que segue.
NAVEGUE. DESCUBRA TESOUROS.
Mas não os retire do fundo do mar.
O lugar deles é lá.
Admire a lua.
Sonhe com ela.
 Mas não queira trazê-la para a Terra.
Curta o sol.
Se deixe acariciar por ele.
Mas lembre-se que seu calor é para todos.
Sonhe com as estrelas.
Apenas sonhe.
Elas só podem brilhar no céu.
Não tente deter o vento.
Ele precisa correr por toda parte.
Ele tem pressa de chegar.
Não apresse a chuva.
Ela quer cair e molhar muitos rostos.
Não pode molhar só o seu.
As lágrimas?
Não as seque.
Elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces.O sorriso?
Esse deve se segurar.
Não  o deixe ir embora.
Agarre-o!
Quem você ama?
Guarde dentro de um porta-jóias.
Tranque, perca a chave!
Quem você ama é a maior jóia que você possui.
A mais valiosa.
Não importa se a estação do ano muda.
se o século vira.
Conserve a vontade de viver.
Não se chega à parte alguma sem ela.
Abra todas as janelas que encontrar.
E as portas também.
Persiga um sonho.
não deixe ele viver sozinho.
alimente sua alma com amor.
cure suas feridas com carinho.
Descubra-se todos os dias.
Deixe-se levar pelas vontades.
Mas não enlouqueça por elas.
Procure.
Sempre procure o fim de uma história.
Seja ela qual for.
Dê sorriso para quem esqueceu-se como se faz isso.
Olhe para o lado.
Alguém precisa de você.
Abasteça seu coração de fé.
Não a perca nunca.
Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os.
Agonize de dor por um amigo.
Só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também.
Procure os seus caminhos.
Mas não magoe ninguém nessa procura.
Arrependa-se.
Volte atrás.
Peça perdão!
Não se acostume com o que não o faz feliz.
Revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças.
Mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar.
Volte!
Se perceber que precisa seguir.
Siga!
Se estiver tudo errado.
Comece novamente!
Se estiver tudo certo.
Continue!
Se sentir saudades.
Mate-a!
Se perder um amor.
Não se perca!
Se achá-lo.
Segure-o!
Circunda-te de rosas.
ama.
bebe.
e cala.
O mais é nada.”

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


Promotor da PB preso em MOtel com menor de 14 anos

Um promotor de Justiça da Paraíba foi flagrado na noite de ontem, quinta-feira (25), em um quarto do Goldens Motel, em Maceió, com uma adolescente de 14 anos. A ação, que resultou na prisão de Lindoval Alves dos Santos, 65 anos, foi realizada por inspetores judiciais da 28ª Vara da Criança e da Juventude, acompanhados de policiais militares do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE). 
Por ser proibido o ingresso de menores de 18 anos em motéis ou casas de prostituição, o promotor foi detido e encaminhado à Central de Polícia, situada no bairro Prado. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de Pedofilia e Exploração Infantil, segundo informações da delegada Paula Mercês. 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pedofilia é classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto, além de ser caracterizada como um desvio sexual. Segundo a Legislação brasileira, o contato sexual entre crianças, adolescentes e adultos se enquadra juridicamente no crime de estupro de vulnerável, prescrito no artigo 217-B do Código Penal Brasileiro (CPB), cuja pena varia de oito a quinze anos de reclusão, uma vez que o crime é considerado hediondo.

Tudonahora.com

Prefeitura concede aumento a funcionalismo


A Prefeitura Municipal de Patos concedeu reajuste de 21% para os agentes de trânsito. A mensagem de aumento foi enviada pelo prefeito Nabor Wanderley ontem à Câmara Municipal, que votou em caráter de urgência urgentíssima, aprovando-a por unanimidade. O piso básico da categoria que era R$ 561,00 passa a valer R$ 679,00. Outro Projeto de Lei do Executivo aprovado na noite de ontem pelo Legislativo concede aumento do salário dos servidores (efetivos, contratados e comissionados), que passam a receber o piso nacional de R$ 510,00.
Ao longo da gestão Nabor Wanderley a folha dos servidores foi uma das maiores prioridades. O pagamento sempre ocorreu dentro do calendário pré-fixado pela administração municipal. Depois de algumas reuniões, análise das contas públicas, a Prefeitura conseguiu fechar também acordo com a categoria dos professores, que obtiveram mais um aumento. A partir deste mês o salário dos docentes vai variar de R$ 1.022,090 a R$ 1.820,28 (com doutorado).
O aumento vale também para professores aposentados e pensionistas. As gratificações dos docentes foram descongeladas e variam de 30% a 50%. “É um compromisso de nossa gestão, de valorizar cada categoria, incentivá-lo, dando-lhe o apoio necessário para que possa desempenhar bem sua função. Isso terá reflexo direto na prestação dos serviços para a população”, comentou Nabor Wanderley. (Assessoria)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sousa segura empate com Vasco e sai de cabeça erguida

Para os pessimistas, o Sousa deu recado nesta quinta-feira e conseguiu segurar o Vasco em pleno estádio de São Januário, ao empatar por 0 a 0, mas o resultado acabou classificando o time carioca para a próxima fase da Copa do Brasil. É que no jogo de ida, atuando com os reservas, os vascaínos venceram por 2 a 1, no Almeidão, em João Pessoa.


Agora, o Sousa passa, a exemplo do Treze, o outro representante paraibano, a se concentrar no Campeonato Estadual, onde agora com o comando de Suélio Lacerda, voltar à zona de classificação, pois está na sétima posição, com oito pontos. Vale ressaltar que o Dinossauro tem dois jogos a menos.


No próximo domingo, o Sousa tem "pedreira" pela frente, quando enfrenta o Botafogo, vice-líder, em João Pessoa.


O JOGO
O Sousa foi quem teve a primeira grande oportunidade da partida. Logo aos três minutos, Já dentro da área, Evandro aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou livre para grande defesa de Fernando Prass, que evitou o pior. O Vasco respondeu um minuto depois. Fágner cruzou da direita na cabeça de Elton, que errou o gol por pouco. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro Ricardo.


Aos 12, Fágner teve uma outra grande oportunidade para abrir o marcador. O lateral-direito cobrou falta da intermediária e quase enganou o camisa 1 do time paraibano, que tocou para escanteio. A partir daí, os torcedores do Vasco perderam a paciência com o time e com os erros de passes. Os vascaínos cobraram títulos de expressão e hostilizaram alguns jogadores, entre eles o atacante Dodô.


- Uh, tá maneiro, o Dodô é pipoqueiro - gritavam os torcedores.


Philippe Coutinho ainda tentava levar o time à frente, mas pecava ao prender muito a bola. Aos 34, Dodô dominou na entrada da área e chutou. A bola passou rente à trave direita de Ricardo. O lance dividiu os torcedores. Uma parte vaiou, e a outra aplaudiu o "artilheiro dos gols bonitos". No fim da etapa inicial, Vagner Mancini também não foi poupado e acabou chamado de "burro".


SEGUNDO TEMPO
Assim como o torcedor do Vasco, Mancini perdeu a paciência com Dodô. O treinador sacou o atacante e apostou na entrada de Rodrigo Pimpão. Mesmo com a alteração, o Gigante da Colina seguiu errando muitos passes e irritando os vascaínos que foram a São Januário. A primeira chance de perigo aconteceu aos 11. Philippe Coutinho cruzou e Estênio quase marcou contra.


Não demorou para Mancini perder a paciência com outras peças de sua equipe. Aos 14, o treinador optou pelas saídas de Robinho e Fágner para as entradas de Magno e Elder Granja, respectivamente. As mudanças não alteraram em nada o panorama da partida. O time continuou jogando mal e tendo pouquíssimas oportunidades de abrir o marcador. O Sousa-PB tentava chegar ao gol de Fernando Prass, mas não conseguia assustar a equipe cruzmaltina.


Irritados com a atuação da equipe, os torcedores decidiram virar de costas para o gramado. Aos 40, Elder Granja cruzou para Rodrigo Pimpão dentro da área. O atacante chutou colocado e o goleiro Ricardo espalmou para escanteio. Três minutos depois, Fernando aproveitou uma bola alçada na grande área e na marca do pênalti errou a finalização.


Logo que o árbitro catarinense Jéferson Shimidt apitou o fim do confronto, os torcedores aplaudiram de forma irônica a conquista da vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Para completar, os vascaínos ainda fizeram um pedido ao treinador do Gigante da Colina.


- Ei Mancini pede para sair - pediam os vascaínos.


Ficha técnica


VASCO 
Fernando Prass, Fágner (Elder Granja), Fernando, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza e Philippe Coutinho; Robinho (Magno), Dodô (Rodrigo Pimpão) e Elton. Vagner Mancini
SOUSA
Ricardo, Israel, Mir. Alysson e Camilo; Juninho (Hemdrich), Estênio (Estênio), Danilo e Ribinha (Léo Oliveira); Manú e Evandro. Técnico: Suélio Lacerda.
Cartões amarelos: Fernando, Márcio Careca (Vasco); Estênio, Juninho, Manú, Mir (Sousa).
Árbitro: Jefferson Schmidt (SC)
Assistentes: Marco Antônio Martins (SC) e Gelson Pimentel Rodrigues (ES) Público: 593 pagantes
Renda: R$ 15.370,00



Da redação/Evandro Reis com Globoesporte

Greve de professores à vista

A Secretaria Estadual de Educação, ainda não respondeu a pauta de reinvindicações apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba-SINTEP.

Segundo informações vindas da sede do órgão nesta quinta-feira, nenhuma posição oficial foi apresentada pela secretaria, dentro da expectativa de assembléia marcada para esta sexta-feira, 26.

De acordo com Antônio Arruda, coordenador Estadual do SINTEP, a entidade já apresentou a pauta estadual de reivindicações, junto a 1ª Regional de Ensino em João Pessoa, onde mais de 90% dos alunos da rede estadual ficaram sem aula na última terça-feira 26, quando ocorreu a paralisação da categoria.

Segundo a coordenação estadual do SINTEP, alguns contatos foram mantidos com o deputado estadual Rodrigo Soares e com o vice-governador do estado Luciano Cartaxo, mas até agora sem êxito.Para Véria Lúcia Dias de Lacerda, diretora regional do SINTEP em Patos, a não confirmação do encontro pode ser um indicativo de que as negociações estão difíceis e a greve deva acontecer a partir da próxima segunda-feira, 1º de março.

A última greve dos professores da rede estadual aconteceu durante a primeira gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima e teve uma curta duração. No segundo governo Maranhão, também ocorreu greve dos servidores da rede estadual, que durou mais de 65 dias.
Genival Junior

Vereadores fazem reivindicações ao Executivo Municipal


A Câmara Municipal de Patos realizou a primeira sessão ordinária após a reabertura dos trabalhos, ocorrida na última terça com a mensagem do prefeito Nabor Wanderley. Os vereadores voltaram dispostos a lutar pelos anseios populares e apresentaram 41 requerimentos, alguns pedindo reformas de lavanderia, construção de unidades de saúde, dentre outras. O Poder executivo enviou seis projetos de lei para votação em caráter de urgência urgentíssima, os quais foram aprovados por unanimidade pelo Legislativo.
Um dos projetos enviados pelo prefeito Nabor Wanderley tratou do aumento salarial dos agentes de trânsito, um percentual de 21%. Eles, que recebiam vencimentos de R$ 561,00 passarão a receber R$ 679,00. Em outro projeto Nabor pediu aprovação do piso de R$ 510,00 para os servidores efetivos, contratados e comissionados. Também foi aprovada a revogação do Decreto 051/1992, desafetando uma quadra no Loteamento Vila Izabel que havia sido doada ao Senac, que dezoito anos depois não fez qualquer construção no local.
O vereador Edileudo Lucena tratou na tribuna da falta de informações sobre o funcionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente, pedindo explicações ao secretário Sebastião dos Santos, de Agricultura e Meio Ambiente. Edileudo criticou a falta de continuidade de ações  referentes ao meio ambiente, desde o o período do prefeito Ivânio Ramalho aos dias de hoje, lembrando o abandono do viveiro Nabor Wanderley da Nóbrega, localizado na Escola Agrícola. Outra crítica foi endereçada à construção de forma irregular, tendo como local às margens do Rio Espinharas, as quais não estão recebendo a devida fiscalização dos órgãos ambientais.
Antônio Maria, Chico Bocão, elogiou a iniciativa do concurso de Patos, mas lamentou que fosse aberto a candidatos de outras cidades. Disse que seu desejo era que apenas os patoenses pudessem participar, mas que a lei é federal e permite participação de todas.
Sales Junior criticou a ação da Sudema que recentemente obrigou a Igreja Ação Evangélica a desligar o som durante uma celebração, sem a preocupação sequer de fazer a aferição do som para saber se estava irregular. Lamentou também, juntamente com colegas de Câmara, o sepultamento da PEC 300, que equiparava salários dos policiais militares em todo o Brasil, tendo como referência o piso do DF.
Raniere Ramalho defendeu o projeto de reflorestamento da caatinga iniciado no governo de seu irmão Ivânio, dizendo que o mesmo não teve continuidade na administração que o sucedeu. Sobre o aterro sanitário de Patos, disse que este requer muitos recursos para vir a funcionar devido sua complexidade, citando Campina Grande, que até hoje não possui seu aterro. Afirmou que Nabor Wanderley está lutando com determinação para a concretização desse projeto. Pediu também a solicitação do superintendente da Sudema para explicar o fechamento do escritório do órgão em Patos. Depois defendeu requerimentos como o que pede ampliação da iluminação do loteamento Santa Clara.
pbnoticias.com

Cássio apresenta certidão do TCE que aplicou na saúde

Durante entrevista concedida no programa Bastidores da TV Master, apresentado pelo jornalista Albeni Galdino, Cássio Cunha Lima exibiu certidão emitida pelo Tribunal de Contas do Estado que comprova que durante o período em que ele foi governador, cumpriu rigorosamente a obrigação constitucional de aplicar pelo menos 12% dos recursos oriundos dos impostos em ações e serviços públicos de saúde.

A certidão do TCE comprova também que durante o seu período de governo, entre 2003 e 2008, o governador Cássio Cunha Lima cumpriu também com o que determina a Constituição Federal que estabelece o mínimo de 25% dos recursos estaduais com investimentos de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Cássio declarou que a atual gestão estadual procura, através de inverdades, enganar a população e que ele apenas responde aos ataques que lhe são desferidos injustamente através dos organismos competentes, que, no caso é o Tribunal de Contas do Estado. Ele esclareceu que apenas no primeiro ano os investimentos não foram acima dos 12% devido a não obrigatoriedade constitucional da época.

Na entrevista, que durou cerca de 90 minutos, Cássio alertou para o que ele classificou de “tomar a para si a paternidade de obras públicas que na verdade não possui donos”. O programa mostrou imagens de algumas obras iniciadas ou até inauguradas pelo governo de Cássio, a exemplo da adutora de Capivara, cujo trecho até a cidade de Uiraúna foi inaugurada em fevereiro de 2009 pelo tucano e o restante da obra já estava com quase 90% devidamente pronta.

Outra obra bastante comentada foi a adutora de João Pessoa, iniciada por Cássio em julho de 2008, conforme comprovaram as imagens apresentadas e que o atual governo apenas rebatizou a obra como “transposição translitorânea”.

Também foram exibidas obras em execução no bairro do Bessa, cujas obras foram praticamente concluídas na gestão de Cássio e que agora tentam passar para a população que nada existia naquele bairro.

Por fim, foram exibidas imagens de uma visita de inspeção ao hospital de trauma de Campina Grande cuja execução já estava com 85% e que o atual governo tenta inverter, dizendo inclusive que a obra estava paralisada, quando toda a cidade de Campina Grande sabe que o Hospital estava em fase acelerada, faltando, apenas a conclusão do pátio externo e a caixa d’água. 
Ascom

Raniere diz que Cássio é ficha-suja

O depurado Raniery Paulino (PMDB) disse à imprensa nesta quinta-feira (25) que não saberia dizer se o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) estaria inelegível ou não, mas para quem foi cassado pela Justiça Eleitoral por corrupção, o ex-governador é tido como ficha-suja. “E quem é ficha-suja na Justiça não poderia sequer cogitar em ser candidato, imagina andar por ai pedindo votos”, disse.
Raniery disse que é favorável que os políticos fichas-sujas não sejam candidatos nessas eleições, fato que ele considera muito importante não só para a sociedade paraibana, mas para todo o país.
Indagado se realmente ele considerava o ex-governador ficha-suja, o deputado disse que o Tribunal Regional Eleitoral diz que sim porque o cassou por corrupção eleitoral e o Tribunal Superior Eleitoral confirmou porque naquele Corte ele teve o mandato cassado por unanimidade.
“Lá eles disseram que ele cometeu atos lesivos a um processo eleitoral limpo, que ele atentou contra a probidade. Eu concordo e acho que os ministros têm melhor bom senso que o ex- governador Cássio Cunha Lima”, avaliou. 
Hacéldama Borba - paraibaonline

Pronto socorro do Regional de Patos registra carnaval tranquilo

O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro manteve equipes preparadas para qualquer eventualidade no período de carnaval, quando geralmente existe exagero no consumo de bebidas alcoólicas e consequentemente aumenta o número de acidentes no trânsito. Porém o que se viu foi uma das festas de momo mais tranquilas dos últimos anos.
No período que antecedeu o evento carnavalesco todos os órgãos de segurança pública, de urgência e emergência de Patos estiveram reunidos para discutir ações preventivas que contribuíssem para oferecer maior conscientização aos condutores de veículos, especialmente quando o assunto é a combinação álcool e direção, e assim contribuir para um trânsito mais seguro, com menos violência.
Para a diretora do Janduhy Carneiro, Paula Souto Maia, as ações desencadeadas pelas polícias, STTrans, campanhas na mídia, apoio das rádios, TV’s e sites, que abriram espaços para o debate em torno da violência no trânsito foram de suma importância para o êxito que culminou com o baixíssimo número de acidentes registrados em Patos e região no período que compreendeu o carnaval. “A gente agradece a todos os veículos de comunicação de Patos e de cidades circunvizinhas que cumpriram com muita competência seu papel educador, mostrando para a sociedade a importância que cada cidadão tem com sua vida e com a do próximo”, comentou.
Ela acrescentou que esse trabalho preventivo é só o começo de muitas ações que serão desencadeadas, já citando os spots lançados pelo Janduhy Carneiro nessa direção, as palestras levadas à comunidade. “Discutir com a sociedade temas de saúde pública é algo que buscamos para melhorar o fluxo de informações, conhecimentos das pessoas, para que possam fazer prevenção de várias doenças e terem assim uma vida melhor”, enfatizou a diretora do Janduhy.

Paraíba ingressa no Sistema Brasileiro de Tecnologia


O secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, está em Brasília, onde foi informado nesta quarta-feira (24) que o Estado da Paraíba foi aprovado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para ingressar no Programa Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia, que trata do aumento da competitividade de pequenas e médias empresas em seus aspectos tecnológicos e inovativos, com locação de recursos na ordem de 2,5 milhões de reais.

O Projeto, que será assinado no próximo dia 12 de março no Rio de Janeiro, tem como uma de suas metas o apoio ao desenvolvimento das empresas, a oferta da prestação de serviços tecnológicos, principalmente aqueles voltados para a Tecnologia Industrial Básica (TIB). Também existem ações direcionadas à ampliação das incubadoras de empresas e parques tecnológicos, além da viabilização de empresas inovadoras capazes de auto-gestão.

O Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia, foi criado por meio do Decreto nº 6.259, de 21 de novembro de 2007, e complementado pela Resolução do Comitê Gestor Sibratec nº 001, de 17 de março de 2008, para atender às demandas específicas de setores empresariais e estratégicos do País, estabelecidas no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 e na Política de Desenvolvimento Produtivo. 
Secom
Foto:www.portalsanhaua.com.br 

Irmãos são mortos a tiros na zona rural de Aroeiras

Dois irmãos foram mortos nessa quarta-feira, 24, na zona rural de Aroeiras. O crime aconteceu por volta das 18h30.
Francisco Gomes de Andrade Silva, de 16 anos e Jorge Gomes da Silva, 32 anos, que estava acompanhado da esposa, voltavam da casa do sogro de Jorge, no sítio Areias, quando os bandidos apareceram.
Francisco foi morto com cinco tiros e Jorge com três. A esposa da vítima de 32 anos, que está grávida de quatro meses, foi ferida e está internada em um dos hospitais em Campina Grande.
O motivo do crime é desconhecido. 
paraibaonline

Convite

 
A Diretoria da Academia Patoense de Artes e Letras convida todos os seus associados para a reunião ordinária, que acontecerá no próximo sábado (27) a partir das 10h00, na sala de reunião Pedro Lustosa Cabral, na Fundação Ernani Satyro. Na oportunidade será discutido o regimento interno da referida instituição.
Assessoria

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TC imputa débito de R$ 1,9 milhão a ex-prefeito de Itaporanga


O ex-prefeito de Itaporanga Antonio Porcino Sobrinho teve as contas de 2008 desaprovadas, na tarde desta quarta-feira (24), pelo Tribunal de Contas do Estado, que a ele imputou o débito de R$ 1.949.425,57, conforme voto do relator Oscar Mamede Santiago Melo e o parecer do Ministério Público ratificado, na ocasião, pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho.

Antonio Porcino respondeu por despesas extra-orçamentárias não comprovadas da ordem de R$ 1.116.941,42 e outras – também sem comprovação – com a Previdência Social, com a realização de cursos para capacitação de professores, para ressuscitação cárdio-pulmonar e para uso de desfibrilador externo automático, com o agravamento, neste último caso, de o município não possuir tal equipamento. Cabe recurso dessa decisão.

O TCE reprovou, ainda, as contas de 2008 do prefeito de Cabedelo José Francisco Régis, a quem imputou débito superior a R$ 750.000,00, conforme propôs o auditor substituto de conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho, relator do processo, com idêntico parecer do Ministério Público.

A não comprovação de despesas com a aquisição de bens, com abastecimento indevido de veículos sem previsão contratual, consumo excessivo de combustível e adiantamentos concedidos sem a necessária prestação de contas contribuíram para a decisão do TCE, da qual também cabe recurso.

O ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Washington Luís Soares Ramalho teve as contas de 2006 aprovadas com ressalvas atinentes a não regularização do quadro de pessoal, como propôs o relator Oscar Mamede.

A não contabilização do passivo, não recolhimento de contribuição previdenciária, crescimento vultoso de débitos fiscais e previdenciários, além de prejuízos decorrentes de encargos pagos com atraso, motivaram a desaprovação das contas de 2007 da Companhia Docas da Paraíba, conforme voto do relator Arnóbio Viana.
TCE
Foto:portaldovale

TCE reprova contas de três prefeitos

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 do prefeito de Gurinhém Claudino César Freire, a quem imputou o débito de R$ 21,6 mil por saldo a descoberto na conta do Fundeb.
A decisão deu-se conforme proposta do relator Marcos Antonio da Costa e o parecer do Ministério Público representado, na sessão plenária desta quarta-feira (24), pelo procurador geral Marcílio Toscano Franca Filho.
Aplicações insuficientes em ações de saúde pública contribuíram para a desaprovação das contas de 2007 do prefeito de Boqueirão Carlos José Castro Marques. O conselheiro Fernando Catão, que tinha vista ao processo, falou da “contabilidade confusa” do município e revelou que o exame dos autos já o faz acreditar que o prefeito conseguirá esclarecer a questão em grau de recurso.
Também foram desaprovadas as contas de 2008 do prefeito de São Vicente do Seridó Francisco Alves da Silva, sob relatoria do auditor Renato Sérgio Santiago Melo. Neste caso, o prefeito respondeu por atrasos salariais e não recolhimento de contribuições previdenciárias.
Ele tem prazo de 30 dias para encaminhar ao TCE a relação de servidores contratados, sem concurso, por “excepcional interesse público”, com despesas municipais superiores a R$ 1 milhão. Cabem recursos contra todas essas decisões.
O prefeito de Coxixola Nelson Honorato da Silva teve as contas de 2007 aprovadas com louvores do relator Arnóbio Viana aos elevados índices de aplicação em educação e saúde pública.
Adiamentos – A ausência do conselheiro Umberto Silveira Porto, em razão da morte de d. Rita Porto, de quem é filho, motivou o adiamento, para a próxima sessão, dos processos sob sua relatoria, em meio aos quais os da prestação de contas de 2006 do prefeito de Bayeux Josival Junior de Souza.
Foram ainda adiados, pela mesma razão, o julgamento das contas das Câmaras Municipais de Alhandra e Caaporã. As do Escritório de Representação do Governo do Estado em Campina Grande, processo que tem o conselheiro Fernando Catão como relator, tiveram o julgamento adiado a pedido do advogado de defesa, então em Brasília para atuação junto ao TSE.
Da Ascom do TCE

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Câmara abre trabalhos com mensagem de Nabor


A Câmara Municipal de Patos deu início na noite desta terça-feira, 23, os trabalhos legislativos de 2010. O primeiro a fazer uso da tribuna foi o vereador Ivanes Lacerda (PSDB). Iniciou lendo o juramento feito pelos vereadores. Citou o regimento interno da Câmara, o dever da prestação das contas da presidência; pediu ao prefeito Nabor Wanderley liberdade, independência do Legislativo para tomar suas decisões sem interferência do Executivo Municipal.
O prefeito Nabor Wanderley, acompanhado do primeiro escalão de seu governo compareceu à sessão inaugural da 15ª legislatura. Ele usou a tribuna e falou a Ivanes que desde o início de seu governo sempre pautou pelo respeito a autonomia dos vereadores. Falou que a transparência do concurso público é uma obrigação da administração. Sobre essa transparência, enfatizou que solicitou que o Ministério Público e Legislativo indicassem pessoas para compor a comissão do concurso, e assim poder acompanhar todo seu processo.
Em seguida Nabor leu um discurso anunciando ações em todas as áreas de seu governo, destacando, dentre elas, projetos do aterro sanitário, do teatro municipal, da preparação do maior evento cultural do Sertão, o São João de Patos. Depois de relacionar iniciativas previstas para 2010 desejou um ano de muitas realizações ao Legislativo patoense. Em seguida houve a execução dos hinos Nacional e de Patos. Por fim o presidente Marcos Eduardo deu por encerrada a sessão.
pbnoticias.com

Distrito Industrial de Patos: Cinep construirá galpões em 60 dias



Patos-PB - Representantes da Cinep – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba estiveram reunidos com empresários na Secretaria de Desenvolvimento e Habitação de Patos na manhã desta terça-feira para discutir a retomada da reativação do Distrito Industrial desta cidade. No encontro foram tratados mecanismos para agilizar a ocupação do Distrito, como prazo de entrega pelo empresariado da documentação; redistribuição dos lotes e a construção dos galpões.
Com relação à documentação os empresários interessados em adquirir o lote têm trinta dias para ir até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação. Dos 55 lotes oito já estão ocupados e 13 fecharam com a Cinep na manhã de hoje. O Distrito Industrial, segundo o diretor de Operações da Companhia, José Lins Fialho, além de liberar espaços na cidade para outras finalidades, reduzir o barulho, tem papel preponderante na geração de empregos e renda para o município.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliane Batista, fez lembrar aos empresários o prazo limite para dar entrada na documentação. “Logo após a conclusão dessa etapa, será dado início a construção dos galpões”, comentou Eliane. O metro quadrado do lote ai ao preço irrisório de R$ 2,40. Quem optar pelo lote já com o galpão construído pode efetuar o pagamento entre 36 a 100 meses.
Além de José Fialho, participaram da reunião outros integrantes da Cinep: Fernando Sinval, chefe de Patrimônio e Antônio Loureiro, do Departamento de Engenharia.
Assessoria

Cachaças paraibanas dividem primeiro lugar no ranking das melhores do Brasil



Levantamento lançado pelo Guia da revista Veja apontou as melhores cachaças brancas do país

A produção de cachaça paraibana recebeu um merecido reconhecimento. Três cachaças produzidas no estado ficaram entre as cinco melhores do Brasil no Guia da revista Veja. A cachaça Serra Limpa e a Volúpia dividiram a primeira colocação no ranking nacional. Já a Serra Preta conquistou o quarto lugar. O levantamento realizado pela revista foi publicado na edição desta semana, veiculada no dia 17.

A formação do ranking foi elaborada por especialistas na bebida convidados pela revista. Todas as marcas foram degustadas e durante a análise foram avaliados o aspecto visual, as características olfativas, análise gustativa e o retrogosto (sabor que permanece na boca após a ingestão da bebida). Para o químico Erwin Weimann, especialista em destilados e autor do livro ‘Cachaça: a bebida brasileira’, a Paraíba produz cachaças brancas de ótima qualidade.

As três cachaças vencedoras também integram o projeto de Cachaça de Alambique no Brejo Paraibano que á articulado pelo Sebrae com o apoio da FIEP, Aspeca e Sindibebebidas. O projeto desenvolve ações focadas na melhoria produtiva, acesso a novos mercados e melhoria da gestão dos engenhos. Segundo o gestor do projeto pelo Sebrae, Fernando Ivo, o resultado é fruto do constante aperfeiçoamento produtivo desenvolvido pelos engenhos de cachaça na Paraíba. “A publicação fortalece a produção do Estado e abre espaço para que mais pessoas degustem do destilado produzido aqui”, completou o gestor.

Vencedora do primeiro lugar junto com a Volúpia, a Serra Limpa foi reconhecida como uma ótima opção para bebidas que misturam frutas por possuir um sabor mais neutro. A cachaça é produzida em Duas Estradas há mais de uma década e segundo o seu proprietário, Antônio Vicente, esse é um reconhecimento merecido. “É muito gratificante ser apontada como a melhor cachaça do país já que nosso produto é produzido com a mais alta qualidade, agora esperamos que as pessoas provem e confiram o sabor da Serra Limpa”, disse Antônio.

Produzida desde 1946, em Alagoa Grande, no Brejo paraibano, a Volúpia foi considerada pelos especialistas como uma das mais macias e suaves por descansar em tonéis de freijó antes de ser engarrafada. “Para mim é um orgulho receber essa colocação, significa que nosso trabalho está sendo feito de forma correta, com qualidade. Agora nós esperamos que as vendas aumentem”, disse animado Otávio Lemos, proprietário da Volúpia.


Já a Serra Preta segue a tradição nordestina de produzir aguardentes mais doces e com alto teor alcoólico.  A cachaça, produzida também em Alagoa Nova, obedece aos mesmos moldes da época de seu início no tocante a plantação, colheita, fermentação e destilação. Acompanha as tendências do mercado, mas não abre mão das antigas tradições.
Sebrae

Arquivo do blog