Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de março de 2010

Evolução é o que mais aprova no Vestibular na cidade de Patos


O Colégio e Curso Evolução divulgou no dia de hoje a relação de todos seus alunos aprovados este ano no Vestibular. Foram 272 aprovados, a maior aprovação da cidade dentre todas as escolas e cursos.
Confira abaixo, clicando nas imagens:



Exames dão negativos da menor internada no Regional de Patos com suspeita de Gripe A H1N1



Saiu ontem (sexta 26) o resultado dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), da cidade de Belém-PA, da menor de 15 anos, grávida de quatro meses, que esteve hospitalizada semana passada no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Ela havia dado entrada com sintomas de gripe e, tendo no histórico, mantido contato com outra jovem que foi a óbito em caso confirmado de influenza A H1N1.
Todos os cuidados necessários para evitar possíveis complicações no quadro clínico da menor, bem como o contágio de outras pessoas foram tomados pelo Hospital Janduhy Carneiro. No dia que foi internada no Regional de Patos, último 19, foram coletadas secreções da paciente e enviadas para o Instituto Evandro Chagas. Foi constatado que a virose da mesma, que foi tratada com Tamiflú, não se tratava de gripe A H1N1, que possui sintomatologia similar da gripe convencional.

Ex-prefeito Antônio Veras é executado em emboscada

O ex-prefeito da cidade de Campo Grande, Antônio Veras, foi assassinado na tarde desta sexta-feira (26), dentro da fazenda Monte Alegre, de sua propriedade, localizada a cerca de 10 km de Campo Grande. Além dele, dois policiais militares identificados como Jackson Cristino Dantas e Solano Costa de Medeiros, que faziam a segurança particular do ex-prefeito, também foram executados.
De acordo com as primeiras informações da polícia local, Antônio Veras e os seguranças teriam sido vítimas de uma emboscada, quando se aproximavam da fazenda por uma estrada de barro. Ao reduzir a velocidade, os homens cercaram o carro do ex-prefeito, uma caminhonete Nissan Frontier e começaram a atirar. Segundo a polícia, pelo menos 100 tiros de pistolas .40, escopeta calibre 12 e até de um fuzil 762 foram disparados.
A polícia ainda não sabe com exatidão o que motivou o crime, ma acredita em pistolagem, uma vez que dois irmãos do ex-prefeito foram assassinados recentemente. O corpo de Antonio Veras, que foi prefeito de Campo Grande entre 1997 e 2000, foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia em Mossoró, onde será submetido a necrópsia. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos. Os dois PMs eram lotados em Caicó.
Fonte: DN online

Atletas de Nacional x Esporte podem ser expulsos de campo pela PM?




Se a lei implantada este ano nos estádios da Paraíba, a lei da pimenta na boca, que visa coibir que as pessoas chamem palavrões, pratiquem atos obcenos, caso seja cumprida à risca, pode fazer com que o clássico Nacional X Esporte termine sem atletas no gramado. O exemplo punitivo aconteceu na última quarta-feira, no Estádio Municipal José Cavalcanti, em partida envolvendo o time da casa, Nacional, contra o treze de Campina Grande. Um torcedor desta equipe ao chamar um palavrão foi conduzido para fora do estádio pela PM, que apenas cumpre ordens dos superiores.
Nós cronistas esportivos, que trabalhamos ao redor das quatro linhas, os palavrões que ouvimos da boca dos atletas durante o jogo é algo inimaginável para quem está em casa. Como fica então a resolução desse conflito: Se a lei deve ser para todos, subentende-se que a PM tem obrigação de colocar para fora do estádio os jogadores boca suja, ou não?
O certo é que é impossível essa lei pegar. Há dois garotinhos que sempre assistem jogos do alambrado, por trás do gol lado DNER, o que eles chamam de palavrões de baixo calão é algo fenomenal, isso com pai ao lado, talvez achando aquilo a coisa mais linda do mundo. As vítimas preferidas dessas crianças são os goleiros das equipes adversárias aos times locais. E o que dizer dos técnicos, massagistas, preparadores de goleiros, todos, ainda não conheço exceção, chamam palavrões de montão. A adrenalina desencadeia uma série de reações emotivas, seja no torcedor, nos atletas: o desabafo, a ira, a alegria, geralmente isso ocorre em qualquer estádio ou campo de pelada deste imenso país, vem acompanhado de um palavrão. É algo já considerado da cultura, do repertório, do cenário do futebol.
Não é à toa que a Paraíba foi achincalhada pela mídia nacional por fazer essa tentativa de proibir que as pessoas emitam algum som de desrespeito, de agressão verbal, digo palavrões. Com toda certeza será mais uma lei que não irá vigorar.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Estudantes do Colégio Evolução visitam os Cursos de Biomedicina e Odontologia das FIP


 
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Evolução da cidade de Patos visitaram, na manhã desta quinta, dia 26, os Cursos de Biomedicina e Odontologia das Faculdades Integradas de Patos. A iniciativa, proposta pelos coordenadores Marcos Machado (Biomedicina) e Fernando Aires (Odontologia), faz parte dos projetos de inclusão escolar ao âmbito acadêmico.   

A ideia proposta teve como principal objetivo proporcionar aos pré-calouros um leque maior de opções quanto à formação acadêmica; e apresentar tudo que há de mais novo nas áreas de Odontologia e Biomedicina.

Acompanhados pelo professor Henrique Candeia, os concluintes percorreram os laboratórios e as instalações dos respectivos cursos. De acordo com o estudante Igor Xavier, a visita às FIP foi de suma importância, pois esclareceu algumas dúvidas de seus colegas de classe, na hora de escolher uma profissão. “Achei muito importante esse dia, pois estamos numa reta final do Ensino Médio. Fico muito feliz em saber que a cidade de Patos é capacitada com uma instituição de grande porte”, afirmou.

O professor de matemática, Henrique Candeia, aproveitou a ocasião para agradecer o convite cedido ao Colégio Evolução. “Nós ficamos honrados em ter tido a oportunidade de ver de perto toda a estrutura física destes cursos. Esta foi uma iniciativa que, com toda certeza, deverá ser adotada pelas demais graduações existentes nas FIP”, finalizou.

Os estudantes aproveitaram para conhecer toda a infraestrutura da Biblioteca da Instituição de Ensino, que atualmente conta com mais de 30 mil livros acadêmicos.
Assessoria

OMS: mortes por gripe suína em todo o mundo chegam a 16,9 mil




A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje (26) que 16.931 pessoas já morreram vítimas da influenza A (H1N1) – gripe suína em todo o mundo. Foram registradas 118 novas mortes provocadas pela doença na última semana, já que o último balanço do órgão indicava um total de 16.813 óbitos.

Na última quarta-feira (24), o Comitê de Emergência da OMS decidiu manter o nível de pandemia para a gripe suína. De acordo com o órgão, há a constatação de queda de casos da doença em alguns países, mas há também indícios de alto nível de transmissão no Oeste da África.
Agência Brasil
Foto:top30.com.br



Fiéis participam de procissão de ramos



Dentro da programação da Semana Santa elaborada pela Matriz de Nossa Senhora da Guia, acontecem neste domingo a bênção e procissão de Ramos, que simboliza para a Igreja Católica a entrada do Senhor Jesus Cristo em Jerusalém. Os fiéis, em orações e cânticos, sairão da Igreja da Conceição às 7h30 com destino à Catedral, local da celebração da santa missa. À noite, às 19h, haverá nova celebração, porém sem bênção de ramos. Em ambas as celebrações haverá a coleta da solidariedade, um gesto já previsto pela Campanha da Fraternidade.
Acompanhe a programação da Semana Santa na Catedral:

29/03 - SEGUNDA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício;
Às 09.00h – Mutirão das Confissões até meio dia;
Às 17.00h – Missa;
Às 19.30h – Espiritualidade com os grupos de liturgia
30/03 - TERÇA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício
Às 17.00h – Missa.
Às 19.30h – Espiritualidade com os grupos de liturgia
31/03 - QUARTA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício
Às 17.00h - Missa
Às 19:30h – Via-Sacra
01/04 - QUINTA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício
Às 8.30h - Reunião com as equipes de celebração;
17.00h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, seguida da vigília de oração coordenada pelas pastorais, serviços e movimentos;
Às 00.00h Procissão dos homens partindo da Igreja da Conceição.
02/04 - SEXTA-FEIRA SANTA:
Às 6.00h – Via-Sacra pelas ruas partindo da Catedral.
Às 11.00h – Ofício da Agonia de Jesus na Cruz.Pedimos que, num gesto de solidariedade com a agonia de Cristo e de tantos irmãos e irmãs, agonizantes, as pessoas se façam presentes a este momento de roupa preta.
Seguido o Oficio da Agonia, por um curto trajeto, faremos a procissão do silêncio.
Às 16.00h – Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor no Sepulcro. A Catedral ficará aberta até às 21.00h para visitação dos fiéis ao Senhor no sepulcro, depois será fechada e só será aberta no sábado às 20h para a celebração da Vigília Pascal. Para a celebração da Paixão do Senhor leve a sua oferta para a Coleta que será destinada a Terra Santa – conservação dos Lugares Santos.
03/04 - SÁBADO SANTO:
Às 9.00h – Reunião da equipe de celebração e preparação do ambiente celebrativo.
Às 20.30h – Celebração da Vigília Pascal. As pessoas que costumam ter água benta em suas casas devem trazer seus recipientes com água para a bênção, nessa celebração.
04/04 - DOMINGO DE PÁSCOA:
Às 09.00h – Missa Solene de Páscoa.
Às 19.00h – Missa Solene de Páscoa.

Fiéis participam de procissão de ramos


Dentro da programação da Semana Santa elaborada pela Matriz de Nossa Senhora da Guia, acontecem neste domingo a bênção e procissão de Ramos, que simboliza para a Igreja Católica a entrada do Senhor Jesus Cristo em Jerusalém. Os fiéis, em orações e cânticos, sairão da Igreja da Conceição às 7h30 com destino à Catedral, local da celebração da santa missa. À noite, às 19h, haverá nova celebração, porém sem bênção de ramos. Em ambas as celebrações haverá a coleta da solidariedade, um gesto já previsto pela Campanha da Fraternidade.
Acompanhe a programação da Semana Santa na Catedral:

29/03 - SEGUNDA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício;
Às 09.00h – Mutirão das Confissões até meio dia;
Às 17.00h – Missa;
Às 19.30h – Espiritualidade com os grupos de liturgia
30/03 - TERÇA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício
Às 17.00h – Missa.
Às 19.30h – Espiritualidade com os grupos de liturgia
31/03 - QUARTA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício
Às 17.00h - Missa
Às 19:30h – Via-Sacra
01/04 - QUINTA-FEIRA SANTA:
Às 06.30h - Reza do Ofício
Às 8.30h - Reunião com as equipes de celebração;
17.00h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, seguida da vigília de oração coordenada pelas pastorais, serviços e movimentos;
Às 00.00h Procissão dos homens partindo da Igreja da Conceição.
02/04 - SEXTA-FEIRA SANTA:
Às 6.00h – Via-Sacra pelas ruas partindo da Catedral.
Às 11.00h – Ofício da Agonia de Jesus na Cruz.Pedimos que, num gesto de solidariedade com a agonia de Cristo e de tantos irmãos e irmãs, agonizantes, as pessoas se façam presentes a este momento de roupa preta.
Seguido o Oficio da Agonia, por um curto trajeto, faremos a procissão do silêncio.
Às 16.00h – Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor no Sepulcro. A Catedral ficará aberta até às 21.00h para visitação dos fiéis ao Senhor no sepulcro, depois será fechada e só será aberta no sábado às 20h para a celebração da Vigília Pascal. Para a celebração da Paixão do Senhor leve a sua oferta para a Coleta que será destinada a Terra Santa – conservação dos Lugares Santos.
03/04 - SÁBADO SANTO:
Às 9.00h – Reunião da equipe de celebração e preparação do ambiente celebrativo.
Às 20.30h – Celebração da Vigília Pascal. As pessoas que costumam ter água benta em suas casas devem trazer seus recipientes com água para a bênção, nessa celebração.
04/04 - DOMINGO DE PÁSCOA:
Às 09.00h – Missa Solene de Páscoa.
Às 19.00h – Missa Solene de Páscoa.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ministro das Relações Institucionais e Maranhão entregam casas em Patos

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, recepciona às 16h desta sexta-feira 26 no Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, o ministro das Relações Institucionaias, Alexandre Padilha, que terá na comitiva o governador da Paraíba, José Maranhão, além de outros líderes políticos. De acordo com o gabinete do prefeito Nabor Wanderley, a vinda de Padilha tem por objetivo fazer a entrega de casas e prédios recuperados ou construídos, que sofreram avarias nas enchentes de 2009.
O primeiro local a ser visitado pelo ministro das cidades será a Vila Cavalcanti, uma das localidades atingidas pelas águas pluviais, onde houve construção de moradias. De lá a comitiva segue para o Abrigo dos Velhos, no bairro São Sebastião, abrigo este reconstruído e ampliado. A última comunidade a ser visitada é a do Frei Damião (Morro e Liberdade), uma das mais castigadas pelas chuvas, que deixaram dezenas de famílias sem moradia.
O inverno atípico ocorrido em 2009 no município de Patos levou o governo municipal, estadual e federal decretar estado de calamidade pública. Em um único dia choveu em Patos 300 mm, praticamente 50% da média anual. Os prejuízos ocorreram registrados não apenas na cidade, mas também na zona rural. Recursos federais foram destinados ao governo do Estado, algo em torno de R$ 5 milhões, para a recuperação e construção de casas, escolas, açudes, passagens molhadas, recuperação de estradas.
Este ano a Prefeitura realizou uma série de medidas preventivas visando permitir o escoamento das águas das chuvas, através de limpeza de todos os canais que cortam a cidade, obras de drenagem nas localidades mais atingidas ano passado e construção de passagens molhadas.

Assessoria
Foto:pbagora

Acidentes envolvendo motos acopntecem em sequência em Patos

O número de acidentes envolvendo motocicletas há tempos assusta os patoenses. Tem sido constante o registro de colisões. Na manhã de ontem, por exemplo, ocorreram três acidentes no centro da cidade, dois em frente à Prefeitura e o terceiro em frente ao Paizão. Em um deles, flagrado pelo fotógrafo Metódio Leitão, uma da das vítimas teve fratura de perna e foi socorrido pelo SAMU para o Hospital de Patos.
O desleixo às normas de trânsito, a falta de cuidados, de educação, excesso de velocidade, dentre outros  são fatores que contribuem para o gritante aumento de acidentes na cidade de Patos.
Foto: Metódio Leitão

Câmara de santa Luzia fará sessão especial para discutir São João 2010

A Câmara Municipal de Santa Luzia estará realizando na próxima terça-feira, dia 30, a partir das 20 horas, uma sessão especial para debater os festejos juninos 2010 da cidade.
 
O objetivo da sessão extraordinária proposta pelo órgão legislativo municipal é discutir com a sociedade local e autoridades a realização da festa deste ano, uma vez que o Ministério do Turismo, através da portaria de número 153, de 06 de outubro de 2009, que institui regras e critérios para a formalização de  apoio  a  eventos do  turismo  e  de  incremento  do fluxo  turístico  local,  regional, estadual ou nacional, limitou o gasto por município de acordo com o número de habitantes.
 
A portaria em seu artigo 22 diz que os convênios firmados com Municípios serão limitados de acordo com o número de habitantes, tendo por base os  dados  oficiais  do  Instituto Brasileiro  de Geografia  e Estatística – IBGE, e que municípios com até 20.000 (vinte mil) habitantes o  limite será de até R$ 200.000,00  (duzentos mil)  reais por ano, não podendo exceder o valor de R$ 100.000,00  (cem mil) reais por convênio; ou seja, por evento.
 
Segundo o prefeito de Santa Luzia Ademir Morais a portaria tornou a realização do São João de da cidade, mesmo com toda a sua tradição no Estado da Paraíba, no Nordeste e no Brasil, festa com mais de 67 anos de história, muito difícil de ser realizado, haja vista que não estão sendo considerados valores como a tradição da festa, a história, o desenvolvimento turístico da região, entre outros itens.
 
“A festa não é minha, a festa é de Santa Luzia, é tradição da cidade, identidade de um povo, logo, precisamos todos juntos, iniciativa privada, comércio, comunidade, poderes encontrarmos um caminho para essa festa tão importante para Santa Luzia e para a região do Vale do Sabugi”.
 
A Câmara de Santa Luzia expeliu convites para o CDL de Santa Luzia, que representa o comercio local, PBtur, órgão responsável pelo desenvolvimento turístico no Estado da Paraíba, e parlamentares de nível estadual e federal, para que todos possam debater, discutir e propor sugestões para o São João de Santa Luzia que é um patrimônio do Estado da Paraíba, faz parte da cultura sertaneja, das tradições juninas e do folclore do Nordeste.  

Ronaldo Magela (Assessoria)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Nacional 3x1 Treze: Cai último invicto do Paraibano


Tazinho foi o destaque do jo, inclusive fazendo gol olimpico
Um jogo de muita adrenalina, pura emoção. Esse foi o clima de Nacional X Treze, na noite desta quarta-feira 24 no Estádio Municipal José Cavalcanti pela 13ª rodada do Paraibano. O Nacional, ainda empolgado pela goleada de 5x0 aplicada na Queimadense no último domingo, jogou mais uma vez com aplicação, toque de bola e objetividade, vencendo o Galo por 3x1.
Um primeiro tempo de muita emoção em que o Nacional de Patos não teve medo da posição do Galo, líder invicto e que até chegou em alguns lances de perigo. Mas a história mudou completamente aos 27 minutos, quando o time patoense teve um pênalti marcado a seu favor, toque de mão na bola do zagueiro trezeano. O artilheiro do Naça Thiago Cunha bateu, com paradinha, mas o goleiro Anderson segurou firme.  Aos 33 minutos em cobrança rápida de lateral do Naça, a zaga do Galo bobeou e Thiago Cunha entrou sozinho chutando forte entre as pernas de Anderson, abrindo o placar. Aos 33 minutos Tazinho cobra escanteio e quase faz gol olímpico para o Nacional, o goleiro do Treze jogou para escanteio. Em nova cobrança, ai sim, Tarzinho fez seu tão almejado gol olímpico, fazendo 2x0, para delírio da torcida.
No segundo tempo o Treze foi ao ataque para tirar a diferença, mas quem chegava com maior perigo era o Nacional, nos contra-ataques.  Porém aos 21, em cobrança de falta, Roni Dias diminui para o Galo, que sentiu que podia buscar o empate e aumentou a pressão sobre o Canário do Sertão.Mas o Nacional não estava morto e depois de uma bela tabela no ataque, aos 28, Thiago rolou para Daniel, que fez um golaço e vibrou muito. Nacional 3x1. O gol serviu como um balde de água no Treze.

Termina hoje o prazo para confecção das carteiras da catraca


Termina nesta quarta, dia 24, o prazo para os acadêmicos que ainda não realizaram a confecção das carteiras que dão acesso as Faculdades Integradas de Patos. O atendimento, que é prestado pelo Banco Real, em parceria com a respectiva Instituição de Ensino, está sendo realizado no Bloco de Odontologia, Unidade I das FIP.

De acordo com Silvannia Palmeira, Secretária Geral, os estudantes que não obterem a carteira, não terão acesso à faculdade. “Impreterivelmente, o atendimento será prestado até as 17h de hoje. A partir de maio, o aluno que não dispor da carteirinha da catraca, ficará impedido de assistir aula, pois não conseguirá ingressar ao interior da instituição”, afirmou.

Segundo ainda Silvannia Palmeira, “aqueles que, após esta data, não tiverem confeccionado a carteira, deverão comparecer ao Bloco de Economia, localizado na Unidade II das FIP, até amanhã, quinta, dia 25, até as 22h”, concluiu.
Assessoria

Espaço Sindical


Câmara aprova projetos que concede aumento salarial aos professores
Os projetos de lei 09 e 10/2010, que assegura o aumento salarial para os professores ativos, aposentados e pensionistas do Município de Patos, retroativo a 1° de janeiro de 2010, como também o descongelamento das gratificações de docência foram aprovados pela Câmara Municipal de Patos, pelos 10 vereadores presentes.
            O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, afirmou que essa proposta foi aprovada pela categoria, numa assembléia geral realizada no Auditório da Associação Comercial de Patos, com mais de 300 profissionais do magistério, envolvendo os professores ativos, aposentados e pensionistas do Município.
Caso não fossem aprovados esses projetos, os primeiros a ser prejudicados seriam  os professores aposentados e pensionistas, pois iriam ficar com três meses sem aumento salarial, no caso, janeiro, fevereiro e março de 2010 e os professores que estão na ativa, além de terem esse prejuízo em não receber o retroativo, teriam que devolver o que receberam no mês de fevereiro de 2010.
Os professores tiveram em seus salários base, praticamente um aumento de 20%,  e nas  gratificações de docência, aumento de 34% para quem tem magistério, pois recebiam R$ 156,00 e passaram a receber R$ 210,00. 21% para quem tem licenciatura, pois recebiam R$ 219,00 e passaram a receber R$ 265,00 e 42% para quem tem especialização, pois recebiam R$ 231,00 e passaram a receber R$ 328,00. Isto sem incluir os qüinqüênios de 5% a cada 5 anos de serviço e retroativo a 1° de janeiro de 2010, sendo o maior aumento salarial concedido aos professores no Município de Patos.
Hoje, esse aumento de Patos serve de referencia para os professores dos demais municípios da base territorial do SINFEMP, pois contempla todas as titularidades, do magistério ao pós-doutorado. Hoje, o professor que fizer o concurso sabe que vai iniciar ganhando R$ 1.022,90. Para quem tiver Especialização iniciará com salário de R$ 1.148,23. Para quem tem Mestrado R$ 1.287,27.
Para quem for se aposentar, que tenha apenas o Magistério ficará ganhando R$ 1.174,44. Quem tiver Licenciatura com R$ 1.312,26. Para quem tiver Especialização R$ 1.464,82.
A diferença do salário do Município de Patos para o Estado é tamanha, basta citar que enquanto um professor licenciado que  inicia com salário de R$ 1.022,90 em Patos,  no Estado, este mesmo professor iniciará com R$ 732,53. Isto demonstra que o aumento salarial foi satisfatório para a categoria e com uma questão importante, que deve ser ressaltada, apenas com uma carga horária de 25 horas semanais, sendo 20 em sala de aula e 5 departamentais, não prejudicando aqueles profissionais do magistério que trabalham no Estado, na escola privada e mesmo os que não trabalham, pois 85% de nossa categoria é de mulheres, que já tem uma dupla jornada de trabalho, pois tem os afazeres domésticos, terão mais tempo para ficar com seus filhos, estudar,lazer,  dentre outras atividades.
O SINFEMP, através de seu presidente José Gonçalves mobilizar a categoria para a sessão que se realizou no dia 23 de março de 2010. Depois da aprovação vai para sansão do Prefeito Nabor Wanderley. Professores comemoram o resultado.

Vereadores de Patos Aprovam Aumento Salarial para os Professores Municipais


  Os projetos de lei 09 e 10/2010, que assegura o aumento salarial para os professores ativos, aposentados e pensionistas do Município de Patos, retroativo a 1° de janeiro de 2010, como também o descongelamento das gratificações de docência foram aprovados pela Câmara Municipal de Patos, pelos 10 vereadores presentes.
    O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, afirmou que essa proposta foi aprovada pela categoria, numa assembléia geral realizada no Auditório da Associação Comercial de Patos, com mais de 300 profissionais do magistério, envolvendo os professores ativos, aposentados e pensionistas do Município.
     Caso não fossem aprovados esses projetos, os primeiros a ser prejudicados seriam  os professores aposentados e pensionistas, pois iriam ficar com três meses sem aumento salarial, no caso, janeiro, fevereiro e março de 2010 e os professores que estão na ativa, além de terem esse prejuízo em não receber o retroativo, teriam que devolver o que receberam no mês de fevereiro de 2010.
     Os professores tiveram em seus salários base, praticamente um aumento de 20%,  e nas  gratificações de docência, aumento de 34% para quem tem magistério, pois recebiam R$ 156,00 e passaram a receber R$ 210,00. 21% para quem tem licenciatura, pois recebiam R$ 219,00 e passaram a receber R$ 265,00 e 42% para quem tem especialização, pois recebiam R$ 231,00 e passaram a receber R$ 328,00. Isto sem incluir os qüinqüênios de 5% a cada 5 anos de serviço e retroativo a 1° de janeiro de 2010, sendo o maior aumento salarial concedido aos professores no Município de Patos.
    Hoje, esse aumento de Patos serve de referencia para os professores dos demais municípios da base territorial do SINFEMP, pois contempla todas as titularidades, do magistério ao pós-doutorado. Hoje, o professor que fizer o concurso sabe que vai iniciar ganhando R$ 1.022,90. Para quem tiver Especialização iniciará com salário de R$ 1.148,23. Para quem tem Mestrado R$ 1.287,27.
Para quem for se aposentar, que tenha apenas o Magistério ficará ganhando R$ 1.174,44. Quem tiver Licenciatura com R$ 1.312,26. Para quem tiver Especialização R$ 1.464,82.
A diferença do salário do Município de Patos para o Estado é tamanha, basta citar que enquanto um professor licenciado que  inicia com salário de R$ 1.022,90 em Patos,  no Estado, este mesmo professor iniciará com R$ 732,53. Isto demonstra que o aumento salarial foi satisfatório para a categoria e com uma questão importante, que deve ser ressaltada, apenas com uma carga horária de 25 horas semanais, sendo 20 em sala de aula e 5 departamentais, não prejudicando aqueles profissionais do magistério que trabalham no Estado, na escola privada e mesmo os que não trabalham, pois 85% de nossa categoria é de mulheres, que já tem uma dupla jornada de trabalho, pois tem os afazeres domésticos, terão mais tempo para ficar com seus filhos, estudar,lazer,  dentre outras atividades.
O SINFEMP, através de seu presidente José Gonçalves mobilizar a categoria para a sessão que se realizou no dia 23 de março de 2010. Depois da aprovação vai para sansão do Prefeito Nabor Wanderley. Professores comemoram o resultado.

Assessoria

Coordenação de Pesquisa e Extensão das FIP divulga Edital COOPEX-FIP 04/2010


A Coordenação de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Patos divulgou oficialmente nesta terça, dia 23, o Edital COOPEX-FIP 04/2010. O documento convoca todos os professores, com regime integral e parcial, a realizarem a inscrição para a seleção de projetos de pesquisa e extensão.

Na ocasião, os pesquisadores do corpo docente das FIP deverão apresentar propostas de sua autoria. De acordo com Flávio Franklin, coordenador da COOPEX, “poderão ser selecionados ainda projetos a serem desenvolvidos em parceria com pesquisadores vinculados a outras Instituições de Ensino, desde que estejam de acordo com as linhas de pesquisa estabelecidas pelo Edital”, alegou.

O coordenador alega ainda que a novidade, para o corrente semestre letivo, é o ingresso do Curso de Educação Física  na COOPEX. Para ele, a iniciativa traçada contribuirá para o aprimoramento da qualidade do ensino. “A inserção do respectivo curso estimulará os alunos a desenvolverem novas atividades em sala de aula, assim como a execução dos projetos de pesquisa e extensão”, afirmou.

Flávio Franklin lembra que os documentos necessários para a inscrição dos trabalhos acadêmicos deverão apresentar os seguintes requisitos: projeto com três cópias impressas, devendo duas destas não conter o nome do proponente (apenas uma via deverá conter o nome do declarante); e uma cópia impressa do formulário de “Proposta de Pesquisa ou Extensão”.

As inscrições para a seleção de novos projetos vão até o dia 30 de abril.
Assessoria

Arquivo do blog