Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de abril de 2010

Reginaldo Poeta


Pe. Francisco diz que críticas à retidada de imagens sacras não têm fundamento


Padre Francisco de Almeida se disse indignado com o debate ocorrido esta semana em torno de um assunto sem o menor cabimento, segundo ele, quando muita gente foi às rádios criticar a retirada de imagens sacras das paredes das enfermarias do Hospital Regional Janduhy Carneirro. Confira abaixo a opinão do conceituado padre da Diocese de Patos abaixo. 

Uma causa que não é
Por Pe. Francisco Almeida
Causa-me espanto a forma como discussões de assuntos secundários ganham projeção e proporções exageradas. Nos últimos dias em nossa cidade uma “pseudo-polêmica” veio à tona nos meios de comunicação locais, incitada por ouvintes e comentaristas virtuais de sites e blogs. A mesma dizia respeito a “indignação” da população patoense pelo fato de imagens sacras terem sido retiradas de enfermarias do Hospital Regional de Patos. Os programas de rádios locais abriram – cumprindo a sua função -  os seus microfones para a participação e opinião da população. Nessas horas vale tudo, cada um que queira ser o mais autorizado a debater o assunto. É aí onde mora o perigo, desvirtua-se o tema e começam a surgir versões e fatos que fogem completamente da realidade do acontecido. Acusações são feitas sem nenhuma prova, fatos são distorcidos, justificativas infundadas são apresentadas e a confusão torna-se absolutamente incontrolável. A verdade é que um tema extremamente secundário pode acabar prejudicando os reais interesses e desafios de uma instituição como o Hospital Regional de Patos.
Desconfio que os grandes “indignados” com a retirada das imagens das enfermarias nem sejam tão cristãos católicos como aparentemente se mostram, cristãos católicos conscientes não costumam agir com agressividade, desequilíbrio e desrespeito como percebi na fala de muitos que utilizaram programas de rádio para manifestaram sua repulsa pelo acontecido. Opiniões serenas, equilibradas e fundamentadas são extremamente necessárias para a construção da maturidade e do debate democrático em nossa sociedade, não sendo assim, somos invadidos e perturbados por um senso comum atabalhoado e por agitadores de plantão que vivem em busca de um pretexto para descarregarem suas emoções reprimidas. Louvo o debate construído com níveis éticos; o contraditório enriquece a dinâmica político-social da nossa cidade, porém o debate  precisa ser mantido e norteado pelo bom senso e pelo respeito à individualidade de cada ator social.
Solidarizo-me, pois, com a diretora do Hospital Regional de Patos - Dra. Paula -  que vem, pouco por vez, revelando-se uma administradora zelosa e competente tentando implementar medidas e estruturas que visam melhorar a assistência à população em uma instituição tão historicamente marcada por vícios prejudiciais aos sujeitos da saúde pública. Os desafios são muitos,  provavelmente ela não vai conseguir superar todos, mas, ao meu vê, ela tem-se saído muito bem.
Assim sendo, espero que a população tome consciência do quanto essas “pseudo-polêmicas” podem atrapalhar ações maiores que tendem a melhorar significativamente as condições daquela instituição de saúde.

Bregueiros vão invadir Quixaba


                  
A cidade de Quixaba-PB, vizinha a Patos, localizada a 290 km da capital paraibana João Pessoa, reedita nos dias 21 e 22 do próximo mês (maio) o Quixabrega, um evento, em sua segunda edição, que caiu no gosto da população local e de diversos municípios sertanejos, que vão viver momentos de intenso romantismo e matar saudades com os grandes clássicos do brega.
Os bregueiros, diga-se, românticos de carteirinha, adoraram a programação oferecida pela administração Julio César. Num único dia se apresentam nomes como o do mineiro Fernando Mendes, autor de músicas consagradas que lhe conferiram prêmios, a exemplo de Você não me ensinou a te esquecer, que arrebatou o prêmio Villa Lobos como o disco mais vendido em 1979, sucesso regravado por Caetano Veloso para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro. Outro grande sucesso de Fernando Mendes, Cadeira de Rodas, gravado na década de 70, vendeu mais de um milhão de cópias, levando o disco de ouro.
No dia 21 ainda teremos shows com Baltazar, um dos maiores destaques da primeira edição do Quixabrega. Sara é tida como uma das músicas mais pedidas nas suas apresentações. Outras grandes atrações do primeiro dia do evento bregueiro mais esperado no Sertão paraibano são Carlos André, filho de Mossoró-RN,que vai interpretar música de seu extenso repertório, tipo, Traz mais uma cerveja e Se meu amor não chegar. Além disso, Cinzeiro de Motel, que resgata o forró brega dos anos 80 e 90, bem como a lambada, vai colocar muita gente pra dançar.
No segundo dia, sábado 22, o Quixabrega traz de volta à cidade o recifense Reginaldo Rossi, que mesmo tendo feito inúmeras apresentações em municípios do interior paraibano sempre agrada em cheio ao público. Zé Ribeiro, mineiro, que no início de sua carreira queria por queria enveredar pelo baião, acabou descobrindo seu talento no romantismo em 1972 com a música A Beleza da Rosa, um dos grandes clássicos do brega. Na porta da cozinha, Meu Coração que nunca te esquece, Um amor vai, outro vem, são outras pérolas de sucessos na sua voz.
Gilliard, reconhecido nacionalmente, intérprete de músicas como Aquela Nuvem, Pouco a Pouco, tendo se apresentando em diversos programas televisivos das décadas de 80 e 90, filho de Natal-RN, é outro destaque do segundo dia deste que promete ser o melhor evento brega de todos os tempos do Sertão paraibano. Já a banda Labaredas, surgida em meados dos anos 80 quando os irmãos José Carlos de lira (Mittó) e José Edson de Lira (orelha) de Recife, considerada uma das melhores bandas bregas do Brasil, marca também presença este ano no Quixabrega.



sexta-feira, 9 de abril de 2010

Shalom realiza 5ª edição da Paixão de Cristo



A comunidade Shalom de Patos, através de seu setor de Ministério de Artes e Música, realiza nesta sexta-feira 09 mais uma edição, a quinta, da Paixão de Cristo, na praça de eventos Terreiro do Forró. Cerca de 200 pessoas participam do elenco, desde integrantes do Shalom, como da comunidade encenam a morte, vida e ressurreição de Cristo. O espetáculo consta de três passagens e 22 cenas. Cristo será interpretado pelo jornalista Deleon Souto e Arthur Silva.
Principal objetivo não se resume apenas a mostrar o trabalho artístico desenvolvido pelo Shalom, mas também levar a comunidade a refletir sobre os ensinamentos deixados por Jesus Cristo quando entregou sua v ida para a redenção de seu povo.  
Este ano a novidade é o canto das irias (dos pecados), que relata as tentações do mundo moderno, como as drogas, violência, falta de estrutura das famílias.
O espetáculo oferece estrutura de três palcos, telões, tendas, lanchonetes, livraria. O figurino foi todo elaborado e confeccionado pela comunidade Shalom, segundo informou Daniel Almeida, coordenador de comunicação do Shalom.

AUTOESTIMA – UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O SEU DIA



Inácio Andrade Torres – 09 de abril de 2010

O CONFRONTO

Afonso Pereira da Silva é natural de Bonito de Santa Fé, cidade encravada no Alto Sertão paraibano. Desde cedo se mostrou interessado pelos estudos de grego, alemão, latim e francês. Tinha cultura geral invejável, e foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba. Destacou-se no âmbito cultural por ser um exemplar incentivador da educação e da cultura. Fundou várias escolas de ensino médio, criou a orquestra sinfônica da Paraíba, e a primeira sociedade de cultura musical.

É membro da academia Paraibana de letras, jornalista, conferencista, orador e poeta. Escreveu Dos deveres e da Educação. A sua obra, como diz Paulo José de Sousa, está a reclamar uma divulgação em volume. Leia abaixo O Confronto, poema em que Afonso Pereira faz uma serena e racional reflexão acerca do Direito e da Lei.

O Direito é o imutável,
A Lei é mutável.
O Direito é a regra;
A Lei a exceção.
Direito é substantivo.
A Lei é adjetivo.
Direito é gênero.
A Lei é espécie.
Direito é o todo.
A Lei é a parte.
Direito é a nação.
A Lei é o Estado.
Direito é a liberdade.
A Lei é a escravidão.
Direito é o homem.
A Lei é o cidadão.
Direito é o absoluto.
A Lei é o relativo.
Direito é o Universo.
A Lei é o Sistema
Direito é o total, o absoluto.
A Lei é o desigual; é o mesquinho.
O Julgamento do Direito é o correto,
O da Lei é o incerto.
O Direito é o igual.
A Lei é o desigual.

 Que Deus esteja conosco. Hoje e Sempre.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Ministério da Saúde divulga novo cronograma de vacinação contra o vírus da gripe H1N1


O Posto de Saúde Rita Palmeira das Faculdades Integradas de Patos divulgou o novo cronograma da campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1. De acordo com o Ministério da Saúde, o calendário agora é destinado a todas as faixas etárias.

De acordo com a Enfermeira-Chefe, Silmara Oliveira, “não existe mais datas específicas. Deverão tomar a(s) dose(s) da vacina, até o próximo 21 de maio, recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos”, enfatizou.

O principal objetivo da campanha é imunizar toda a população, a fim de que sejam erradicados possíveis casos do vírus da gripe A, no município de Patos.

A coordenadora lembra ainda que todas as unidades de saúde já estão abertas para imunização.

O Posto de Saúde Rita Palmeira está localizado a Rua Horácio Nóbrega, no Bairro Belo Horizonte, Unidade I das FIP. O estabelecimento funciona de segunda à sexta, das 7 às 11h e das 13h30min às 17h.

Ascom

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nabor anuncia segunda etapa do Patos Pra Frente


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, anuncia nesta segunda-feira 12, às 9h da manhã no auditório da Associação Comercial, a segunda etapa do programa Patos Pra Frente, que consta de ações previstas no cronograma de realizações do Município. A imprensa, sociedade em geral, secretários devem participar desse evento.
Segundo Nabor, o planejamento dessas obras já agendadas que serão anunciadas surgiu a partir das audiências públicas que ocorreram com os moradores de todos os bairros, dentro do orçamento participativo. “Esses projetos nada mais são que estudos feitos in loco nos bairros pela administração municipal, em discussões salutares com os moradores. Trabalhamos em cima dos problemas por eles elencados”, explicou Nabor.
Obras de saneamento básico, construção de casas populares, unidades de saúde, escolas, passagens molhadas, geração de emprego e renda, capacitação, infraestrutura na zona rural e urbana, cultura, enfim, em todas as áreas da administração municipal vão ser atendidas no programa Patos Pra Frente, segundo afirmou Nabor Wanderley.
Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo tem sido uma das ferramentas mais democráticas utilizadas pelos patoenses para cobrar e exigir do governo municipal melhorias para seu bairro, sua cidade. Implantado na gestão Nabor Wanderley, é algo que contribui de forma bastante positiva para a administração municipal, que age de acordo com a vontade, a necessidade popular.
Todos os secretários são convocados para as reuniões para debater, juntamente com o prefeito, os problemas da cidade diretamente com a comunidade. Estreitando-se esses laços, aumenta-se a percepção do Poder Executivo Municipal em relação aos setores que carecem de maiores investimentos.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO FAMILIAR



Iara da Silva Machado
A partir da década de 80 vem intensificando a conduta erotizada no âmbito social, através da mídia, da ambigüidade lingüística e liberdade de pensamentos que corrompem os valores ético-morais, necessários a educação familiar infanto-juvenil.
Algo útil neste aspecto é sugerir uma reflexão de como essa enxurrada de informações degenerativas tem adentrado os nossos lares.
Os pais da geração precedente a contemporânea apresentam certas dificuldades quanto à abordagem de temas sexuais junto aos seus filhos púberes e adolescentes, pelo registro singular de sua própria educação sexual doméstica, no mais das vezes, pobre de informações e diálogos salutares.
Assim, recorrem às mães e pais aos recursos de livros, revistas, enciclopédias que possam lançar luz sobre como abordar o tema junto aos filhos, de modo que não agridam ou invadam, ou mesmo “fingem” que o referido tema não é tão importante, ou ainda assumem o dito popular: ainda é cedo para falar sobre isso. Assim adiam o momento de importante orientação, deixando que outros, sobretudo os colegas, igualmente despreparados realizem este papel.
Compete, hoje, não mais protelar ou transferir as responsabilidades doméstico-familiar a terceiros, que definitivamente não conhecem a dinâmica que paira por trás das portas de cada lar, e cada responsável assumir as rédeas da comunicação e partilha com os filhos de forma saudável e edificante.
Muitos entraves acometem a mente dos pais, devido as suas próprias vivências sexuais, na maioria, não analisadas, e que podem ter deixado “fantasmas” afetivos que os impedem de visualizar a real necessidade de ação junto aos filhos, transferindo-lhes, às vezes, cargas emocionais reprimidas que não lhes pertencem.
Um dos caminhos terapêuticos é fazer uso da percepção lúcida, seja na auto- reflexão ou através de auxílio profissional adequado, a fim de ampliar a visão de que a pessoa não se torna “outra” porque assumiu a função de pai ou mãe, e antes de adquirir a paternidade ou maternidade cada um foi filho (a) e possui sua história pessoal de aprendizagem, permeada de erros e acertos.
O médico e fundador do método psicoterapêutico em Análise Bioenergética Alexander Lowen (1994) enfatiza que se faz necessário orientar os filhos sobre assuntos associados a abusos sexuais, tendo em vista que na atualidade esse tema tem vindo à tona de forma cada vez mais recorrente. E se reconhece o ato abusivo desde o toque sutilizado nos órgãos genitais da criança ou jovem até atos mais invasivos seja de ordem verbal, físico, emocional ou psicológico. Quanto mais diálogo e orientação, menor o risco da exposição ao dano, ou pelo menos, maior a probabilidade da criança ou jovem compartilhar qualquer tipo de assédio.
Para os pais algumas orientações específicas para abordar o tema com os filhos:
·         Busquem falar com os filhos de forma natural sobre sexo e atividade sexual.
·         Fundamentem suas colocações numa linguagem simples, porém nunca vulgar, ensine-lhes que os termos “chulos” que são utilizados nas vias públicas são fruto da ignorância, que desconhece o respeito que se deve ter pela função sexual.
·         Sempre vincular o sexo ao sentimento; a atividade sexual ao vínculo afetivo com o outro. JAMAIS EDUQUE SEU FILHO (A) A LIMITAR O SEXO AO PRAZER GENITALIZADO OU A “DESCARGAS HORMONAIS”.
·         Tire proveito das situações cotidianas que possam chegar pelos canais de comunicação para discorrer e refletir em família sobre os valores morais da vida.
·         Procure auxílio de profissionais especializados quando se sentir em apuros diante de uma conduta ou comportamento inadequado do seu filho (a).
·         Compartilhe com os filhos (as) os afetos positivos, com naturalidade, porque o prazer é uma sensação natural extensiva a todas as situações da vida, desde que se respeite os limites e potenciais da relação, discernindo o lugar que é de cada um diante do outro.
A orientação sexual é um desafio no processo de educação contemporânea e que não pode ser relegada a segundo plano tendo em vista que a sexolatria (exacerbação da função sexual) é uma doença social que pode acometer qualquer lar, qualquer família.
Cuidar da criança e do jovem nessa área é um caminho para cuidar da capacidade de amar, enquanto direito indiscutível de qualquer ser humano.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

FIP e Hospital explicam retirada de imagens das enfermarias



Esta semana surgiu na cidade de Patos uma polêmica que teve como foco a retirada de quadros com imagens sacras das enfermarias do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. O fato chegou a ser taxado por algumas pessoas desavisadas de discriminação religiosa.  Uma falha de comunicação da instituição hospitalar e coordenadoria de trabalhos extensivos das FIP - Faculdades Integradas de Patos, através do curso de Biomedicina, impossibilitou essas mesmas pessoas conhecerem os reais motivos dessa remoção.
O Janduhy Carneiro experimenta desde o ano passado importante processo de qualidade no atendimento com a implantação do classificação de risco, reformas e adequação de equipamentos na urgência e emergência com intuito de melhorar a resolutividade, acabar com as filas, algo bastante comum no sistema público de saúde, bem como qualificar e dar maior segurança aos funcionários. Essa é a política de humanização preconizada pelo Ministério da Saúde e perseguida pelo Hospital.
Um importante programa em biossegurança vem capacitando todos os servidores do Hospital. Mas, além disso, permitindo ações que visam reduzir do índice de infecção hospitalar, atendendo, inclusive, determinações dos órgãos de controle sanitário.
Segue em anexo relato do coordenador do projeto de biossegurança implantado no Janduhy Carneiro.


ESTRATÉGIAS DE AÇÃO EM BIOSSEGURANÇA
Faculdades Integradas de Patos – FIP
Projeto de extensão FIP & Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro

INFORMATIVO

A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em ambientes de saúde (Caixeta & Barbosa-Branco, 2005), não só por abordar medidas de controle de infecções para proteção dos usuários (trabalhadores, pacientes, colaboradores e população em geral), mas por ter um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

As Faculdades Integradas de Patos – FIP, iniciou em 2009 um projeto de extensão com objetivo de implantar ações estratégicas de cuidados em biossegurança nas instalações do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro em Patos-PB, para minimizar casos de infecção hospitalar e promover um ambiente de trabalho mais seguro. Dentre essas ações foram realizados treinamentos aos funcionários e algumas alterações físicas também se fizeram fundamentais nesse processo, como por exemplo, retirada de vasos decorativos, alguns móveis e quadros (de qualquer gravura ou imagem) independente de qualquer razão, a não ser a de eliminar focos de sujeira e conseqüente depósito de microorganismos que provocam infecções.

Esse projeto está totalmente fundamentado em artigos científicos e métodos atuais de prevenção de infecção hospitalar, além de ser livre de qualquer conflito de interesse.

Jorge Luiz Araújo Filho
Coordenador de biossegurança das FIP

Nacional vence e mantém chances de lutar pelo título

Tazinho lutou muito e comandou o meio campo do nacional
No primeiro tempo o que se viu foi um Nacional melancólico, sem força de ataque, uma defesa confusa, saída lenta. A chuva fina não foi motivo para a fraca atuação do Nacional, que mesmo assim conseguiu abrir o placar aos trinta minutos com o atacante Laércio, que na raça e colaboração da zaga da Desportiva, entrou sozinho na cara do goleiro Ferreira e escolheu o canto.
Mas, mantendo a série de erros, a zaga ofereceu o empate à Desportiva, com gol contra de Pitbul, que foi afastas um cruzamento na pequena área e chutou contra o próprio patrimônio. 1x1.
O lamentável no primeiro tempo foi a ridícula arbitragem do senhor José Maria Neto, uma vergonha para a FPF. Vários lances de expulsão aconteceram e ele deixou o jogo correr ao ponto de haver uma grande confusão e por pouco não acontece pancadaria generalizada.
No segundo tempo tivemos um Nacional mais ofensivo. Tanto é que logo aos três minutos Laércio volta a marcar, após cruzamento, tentou de cabeça, mas o goleiro da Desportiva defendeu e no rebote o próprio Laércio completou fazendo Naça 2x1. Enquanto a Desportiva apenas se defendia Nacional buscava matar o jogo, mas sem sucesso. No final a equipe Patos saiu vencedora e decide contra o Botafogo Domingo sua participação nas semi-finais. Jogadores da Desportiva ainda tentaram agredir o terrível árbitro José Maria.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Juraci diz que poderá tentar volta ao legislativo patoense


O constante bate-boca que vem ocorrendo desde o ano passado na Câmara Municipal de Patos começa a despertar em ex-vereadores o desejo de retornar à Casa Juvenal Lúcio de Sousa, na titularidade de uma cadeira. É o caso de Juraci Dantas.
Em conversa com o pbnoticias nesta quarta-feira, o ex-vereador, assessor parlamentar e de prefeitos da região deixou claro que pode tentar seu retorno ao Legislativo. Enquanto vereador diz que lutou muito pela classe estudantil e isso pode ter bom reflexo numa possível investida na candidatura ao Legislativo em 2012.
É raro em eventos, seja qual for sua natureza, cultural, esportivo, social ou político, não perceber a presença de Juraci com sua máquina fotográfica turbinada, e moderna, aposentou a de filme em bobina, registrando, ampliando seu acervo fotográfico da sociedade patoense.

Mesmo perdendo, Nacional continua com chances de classificação


Dois jogos hoje atrairão as atenções do futebol paraibano, por decidirem as chances de Nacional, Sousa e Botafogo, as três equipes que brigam por duas vagas no G4. Em Patos, Nacional e Desportiva jogam no José Cavalcanti enquanto Sousa e Botafogo fazem a partida decisiva no Marizão. 

O curioso é que a decisão da última vaga, só será definida no próximo domingo, na última rodada, ficando para hoje a definição de no máximo uma vaga. Por isso, o Nacional volta ao G4 se vencer a Desportiva, qualquer que seja o resultado do jogo Sousa x Botafogo, e estará com chances de classificação mesmo que venha a perder para a Desportiva. Saiba como:

1-Vitória do Nacional e empate entre Sousa e Botafogo. Os três vão a 27 pontos e o Nacional tira o Sousa do G4 no Saldo de Gols.

2-Vitória do Nacional e vitória do Sousa. O Nacional passa a somar 27 pontos e ultrapassa o Botafogo que ficaria com 26 pontos. O Sousa vai a 29 e garante a classificação.

3-Vitórias de Nacional e Botafogo. O Nacional vai a 27 pontos e passa o Sousa que fica com 26. O Botafogo garante a vaga com 29.

4-Empate do Nacional e empate de Sousa x Botafogo. O Nacional vai a 25 pontos, Botafogo e Sousa 27. O Nacional se classifica domingo, vencendo o Botafogo. O empate é do Botafogo que pode perder, se o Sousa também perder para o Esporte.

5-Empate do Nacional e Vitória do Sousa. Nacional vai a 25 pontos, o Sousa se classifica com 29 e obriga o Nacional a vencer o Botafogo, domingo em João Pessoa na luta pela última vaga. O empate é do Botafogo.  

6-Empate do Nacional e Vitória do Botafogo. O Nacional vai a 25 pontos e se classifica no domingo se vencer o Botafogo, que jogará classificado. A classificação acontece se o Sousa não vencer o Esporte em Patos.

7-Derrota do Nacional e empate entre Sousa e Botafogo. O Nacional para nos 24 Pontos, Sousa e Botafogo vão a 27. O Botafogo se classifica. Já o Nacional depende de vencer o Botafogo domingo e da derrota do Sousa para o Esporte.

8-Derrota do Nacional e Vitória do Sousa. O Nacional, com 24 pontos, jogará pela vitória contra o Botafogo, que para nos 26 pontos. O Sousa se classifica com 29 pontos.

9-Derrota do Nacional e Vitória do Botafogo. Com os mesmos 24 pontos, o Nacional Jogará contra o Botafogo já classificado, precisando da vitória e de pelo menos o empate entre Esporte e Sousa, no José Cavalcanti, em Patos.
Genival Junior

Faculdades Integradas de Patos parabenizam dia do Jornalista



Tendo em vista que o dia do Jornalista é comemorado nesta quarta, 07, as Faculdades Integradas de Patos, juntamente com o Curso de Comunicação Social, parabenizam todos os jornalistas, assim como os acadêmicos de Jornalismo da Instituição de Ensino, pelo relevante papel que exercem dentro da sociedade.

De acordo com o coordenador, Flaubert Paiva, a classe jornalística é uma das principais responsáveis pela formação da opinião pública. “É através deste profissional que os fatos, as notícias, as matérias, as reportagens, as entrevistas, entre outros gêneros jornalísticos, chegam às casas de milhões de pessoas”, afirmou.

Flaubert Paiva aponta para a importância que o papel jornalístico tem em divulgar a veracidade dos fatos. “Nós temos a possibilidade de, através da notícia, principal composição do trabalho do jornalista, ter uma sociedade mais orientada, esclarecida e instruída acerca dos assuntos que são de interesse de todos”, enfatizou.

O coordenador lembra também que o jornalista é, antes de tudo, o principal mediador entre a informação e a comunidade para o qual atua. “A função que esse profissional tem é de extrema responsabilidade, no instante em que ele detém a competência para a disseminação das notícias.

A estudante do 1º período, Fernanda Araújo, explica que optou fazer vestibular para Jornalismo, pois, além do mesmo fazer parte da área de Comunicação Social, é um curso que abrange diversos segmentos. “Outra razão que me levou a escolher tal profissão é saber que um dos componentes curriculares do curso é o ´Fotojornalismo´, sendo um setor que pretendo atuar futuramente”, afirmou.

Fernanda Araújo ressalta ainda que uma boa Instituição de Ensino é fundamental para a escolha de uma graduação. “Assim como todos os alunos que ingressaram neste semestre letivo, estou bastante satisfeita com a estrutura oferecida pelas FIP para o Curso de Jornalismo, que disponibiliza de amplos laboratórios de rádio, TV e fotografia”, explanou.

O dia do Jornalista é uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, na cidade de São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.  
Foto:Metódio Leitão

AUTOESTIMA – UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O SEU DIA


Inácio Andrade Torres – 07 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial de Saúde/OMS, em 1948. Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas-chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.
Em 2010, “Urbanismo e Saúde“, com a campanha “1000 cidades, 1000 vidas” é o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o 7 de abril.
Com a campanha “1000 Cidades, 1000 Vidas”, no âmbito do Urbanismo e Saúde, serão organizados eventos em todo o mundo, durante a semana de 7 a 11 de abril de 2010, em que as cidades serão convidadas a disponibilizar espaços para atividades de saúde. O tema deste ano destaca o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva, a nível global, e para cada um de nós individualmente.
Os objetivos globais dessa a campanha estão assim configurados. 1000 Cidades: abrir espaços públicos para a saúde, quer se trate de atividades em parques, campanhas de limpeza ou fecho de vias a veículos motorizados; e 1000 Vidas: compilar 1000 histórias de campeões de saúde urbana, que tomaram medidas com impacto significativo na saúde das suas cidades.
Deve ser lembrado neste dia, que o coletivo não deve ser subestimado em favor do individual; e que  saúde pública é mais que o somatório da saúde das pessoas. É instrumento para o desenvolvimento social e econômico e está intimamente relacionada com a paz, a educação, a cultura, a habitação e a justiça. De fato, como é relevante o alcance dos benefícios do saneamento ambiental!, principalmente para as populações mais despossuídas, mais carentes. Imaginemos, por exemplo, 36 milhões de pessoas que nunca foram ao cirurgião dentista, como indica pesquisa do IBGE, recebendo de forma correta e sistemática água com flúor.
Pensemos no imenso número de doentes que superlota as Unidades Básicas de Saúde da Família, na maioria das vezes, proveniente de áreas sem saneamento ambiental! Os dados da OMS indicam que nessas regiões a incidência anual de doenças diarréicas atinge cerca de um bilhão de pessoas e mais de 1,5 bilhão são infectadas por verminoses.
Na verdade o saneamento ambiental tem efeito imediato na redução dessas enfermidades ao romper o círculo vicioso que se estabelece quando o paciente é medicado e devolvido para o ambiente insalubre. Por outra parte, ao reduzir as filas nas Unidades de Saúde da Família e Centros de Saúde, o saneamento ambiental representa diminuição orçamentária no setor saúde, compensando, significativamente, esses investimentos.
        
No âmbito da Saúde Pública Brasileira, Saturnino de Brito e Oswaldo Cruz são dois ícones. São os profissionais que mais se destacaram nas primeiras reformas sanitárias acontecidas no Brasil, respectivamente, pela implantação dos serviços de água e esgotos, e pelas campanhas de vacinação, nas grandes cidades do litoral. Atualmente, são quase 180 mil trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com saneamento ambiental que se destacam, pela grandeza de sua missão. A esse trabalho em prol da humanização em urbanização podemos denominar gesto de coragem para promover a saúde coletiva; e boa intenção no compromisso com a vida social saudável. Por outro lado, sem menor signficação, urbanização do ponto de vista científico é o estudo sistematizado e interdisciplinar da cidade e da questão urbana, e que inclui o conjunto de medidas técnicas, administrativas, econômicas e sociais necessárias ao desenvolvimento racional e humano delas.
        
Por fim, deve ser realçado, que o tema da OMS para este 7 de abril, tem um caráter elevado social-técnico-científico altamente afinado com grandes questões por que passa a vida - humana, animal e vegetal - no planeta, merecendo pois uma discussão aprofundada, e que incite a participação popular e de instituições dispostas a contribuir verdadeiramente para a solução das mesmas.

Coluna publilcada simultaneamente com o pbnoticias.com

Arquivo do blog