Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



CACHORRO INTELIGENTE E HOMEM ANIMAL
Inácio Andrade Torres - 16/04/10
         O grande filósofo Sócrates ensinou: “nada em excesso, conhece a ti mesmo, e cuida de ti mesmo.” De lá para cá muitos tentam seguir a risca esses ensinamentos, porém essa tarefa não é fácil. Essa lição é simples de ser entendida, porém difícil de ser posta prática. O texto a seguir, envolvendo gente e bicho, reforça essa assertiva.


         "Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou. Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou.
Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.Ele pegou o bilhete e leu:
         - Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado.... Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro,colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.

         O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal. O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
         O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta.Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
         O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:

         - “Por Deus do céu,o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!”

         A pessoa respondeu:

         - “Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido esquece a chave!!!'

         Moral da História:

         Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre “abaixo do esperado”. Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.
         Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé, e profissionais, o Titanic. Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível!!

         Que Deus esteja conosco e muita luz para todos.
 Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Patos poderá ter Escola do Legislativo


O presidente da Câmara Municipal de Patos, Marcos Eduardo (PMDB) apresentou na sessão ordinária de ontem, terça-feira 15, um projeto de lei cujo teor cria a Escola do Legislativo, a ser votado em caráter de urgência urgentíssima pelos pares daquela Casa. Um dos inúmeros objetivos do projeto, segundo Marcos Eduardo, é oferecer inclusão social, com capacitação através de cursos, a exemplo de informática, a mais de cem crianças carentes.
Eduardo explicou que já há sinal verde para a liberação de verbas federais para a referida Escola. Ele passará uma semana no Distrito Federal fechando a parceria. Pediu o apoio dos demais vereadores ao projeto, enaltecendo sua importância para o social de Patos.
A Escola do Legislativo será constituída de órgãos de direção administrativa, composta de gerência administrativa e coordenadoria pedagógica e conselho deliberativo. A Escola, vinculada à direção geral da Casa Juvenal Lúcio, terá, dentre suas atribuições, capacitação de agentes políticos, servidores públicos em assuntos de interesse político institucional; desenvolver atividades de caráter educativo e cultural que promovam a aproximação do Legislativo com a sociedade; ações que promovam a divulgação de conhecimentos e informações relevantes à preservação da memória institucional, dentre outros.
Marcos destaca o trabalho que será feito de qualificação de crianças e adolescentes, através de cursos, a exemplo de informática. A Escola funcionará nas amplas instalações da Câmara e serão aproveitados também como professores serventuários da Casa, contratados via convênio outros através das parcerias que serão firmadas com várias entidades.
“É um grandioso projeto social que vai mudar a cara de nosso Legislativo e trazer muitos benefícios para a sociedade patoense”, enfatizou ao pbnoticias o presidente da Câmara Municipal de Patos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Patos realiza Conferência de Saúde Mental

Teve início hoje, quinta-feira, 15, no Patos Water Play, a Conferência de Saúde Mental – Intersetorial da 3ª Macro Região de Saúde.
Segundo a gerente operacional de ações estratégicas e especiais da secretaria estadual de saúde, Marie Parente, o principal objetivo é acolher propostas das macro-regionais para serem consolidadas e levadas à conferência estadual. “De cada macro levaremos propostas escolhidas pelos delegados com o objetivo de melhorar a política de saúde mental do estado. Os municípios estão participando ativamente e hoje e amanhã, sexta-feira, 16, estamos realizando a macro de Patos muito satisfeitos com o apoio e participação”, disse.
De acordo com a coordenadora de Saúde Mental de Patos, Sandra de Lourdes, a participação dos delegados de Patos é positiva. “Todos que participaram da pré-conferência, que ficaram previamente selecionados, estão aqui em sua totalidade. A capacitação dos profissionais da atenção básica e dos Centros de Atenção Psicossocial é primordial para estruturarmos melhor a rede de saúde mental, que é um dos focos principais de nossas propostas”, relata.
Além disso, Sandra de Lourdes destaca a discussão a respeito do regulamento da macro-regional de saúde mental e do número de delegados que serão levados enquanto representação para a conferência estadual. “O próprio usuário, aqui, tem vez e voto. Desde o mês passado intensificamos o convite aos nossos delegados e estamos com 100% de representatividade. Para a conferência Estadual estamos com o número de nove delegados previstos, porém, pleitearemos mais vagas por conta da ausência de alguns municípios”, conta.
Para a relatora adjunta da comissão de organização da 3ª Macro, Nadja Rios, a intersetorialidade e a participação dos diversos segmentos fortalecem as discussões a respeito das políticas de saúde mental do Estado e dos municípios. “É excelente o debate em torno da exposição dos eixos temáticos. O movimento participativo e com intervenção nas discussões é positivo para o fortalecimento da rede”, disse.
A etapa da 3ª Macro Região funcionará como pré-conferência para a etapa estadual e nacional. O tema oficial da IV Conferência Nacional de Saúde Mental é “Saúde Mental Direito e Compromisso de Todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. Este tema será discutido nas etapas municipais, estadual e nacional a partir de três eixos temáticos, a saber: “Saúde Mental e Políticas de Estado – pactuar caminhos intersetoriais”; “Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais”; e “Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial”.
(GL)

Diretor das FIP se pronuncia sobre a retirada das imagens do HRP



Recentemente, algumas imagens sacras que se encontravam nas enfermarias do Hospital Regional de Patos foram retiradas. A solicitação, que partiu de um estudo técnico feito pelas FIP, a pedido da direção do Hospital Regional, gerou polêmica por parte de alguns setores da sociedade patoense.

Diante do ocorrido, o Presidente da Fundação Francisco Mascarenhas e Diretor-Geral das Faculdades Integradas de Patos, João Leuson Palmeira, se posicionou nesta quarta, 14, sobre o assunto. O diretor explicou que o projeto adotado pelo professor de Biossegurança, Jorge Luis, tem como principal objetivo evitar possíveis focos de proliferação de bactérias no respectivo ambiente. “O que está se tratando é normatizar ou criar mecanismos, a fim de que o estabelecimento esteja mais seguro para pronto-atendimento”, enfatizou o diretor.

Para João Leuson, a comunidade deve enxergar, antes de tudo, a segurança e o bem-estar daqueles que utilizam os serviços prestados pelo hospital. “Eu trato isso como sendo algo vergonhoso, ao saber que pessoas desinformadas estavam contestando, em plena Câmara Municipal, a iniciativa adotada pelo professor Jorge Luís”, comentou.

As Faculdades Integradas de Patos são uma Instituição de Ensino que vêm trabalhando, desde sua fundação, dentro dos padrões éticos da qualidade de ensino, assim como na prestação de serviços sociais. Para tanto, mantém parceria com alguns órgãos públicos do município, a exemplo do Hospital Regional de Patos. “Além treinamentos com profissionais qualificados e acadêmicos em processo de estágio supervisionado, nós já disponibilizamos para o hospital alguns serviços desenvolvidos pela instituição”, lembrou o coordenador.

João Leuson finaliza lembrando que a direção administrativa do hospital deverá decidir se irá adotar ou não o projeto elaborado pelo docente Jorge Luís. De acordo com ele, as FIP apenas realizaram seu trabalho de orientação em Biossegurança. “Não tivemos interesse, em momento algum, de prejudicar ou provocar polêmicas”, concluiu.
Ascom FIP

População recebe CAPS II

A Prefeitura Municipal de Patos entregará, logo mais às 17h, as novas instalações do CAPS II, à Rua Basta Gomes, no Jardim Guanabara e anunciará a ampliação dos novos serviços.
 
De acordo com a coordenadora do CAPS II, Inara Lany, a reestruturação do Centro de Atenção Psicossocial Adulto – CAPS II, irá melhor atender à população, “a ampliação do serviço visa contribuir para um melhor atendimento em saúde mental, tanto para o município de Patos como para alguns municípios circunvizinhos”, comentou.
 
A ampliação dos serviços do CAPS II faz parte do Programa Administrativo Patos Pra Frente. O Centro de Atenção Psicossocial Adulto funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11:30 no período da manhã e das 13:30 às 17:30 no turno da tarde.
Assessoria

Música e lágrimas no adeus a Elvandro

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Morto enquanto balançava na cadeira



Aconteceu por volta das 18h50 desta quarta-feira 14, no bairro Vila Cavalcanti, Patos-PB, mais um homicídio, de autoria desconhecida. A vítima foi o jovem Janderson Morais Cavalcante, vulgo Cibito, de 21 anos, que residia na Rua Fátima de Lourdes 274. Ele estava sentado em uma cadeira de balanço, vizinho ao mercadinho Bento, também próximo de sua residência, quando dois homens chegaram em uma moto e à queima-roupa o assassinaram com três tiros, um o atingindo na testa, outro no coração e o terceiro de raspão no pescoço.
Segundo policiais militares, a vítima possuía passagem pela Polícia por roubo e também era usuário de drogas. Muita gente, mães com filhos de colo, crianças, adolescentes, idosos da redondeza formaram uma grande platéia para ver de perto mais uma vítima da violência em Patos. “Hoje os bandidos estão bem lapidados e atiram bem, sabem os órgãos vitais quando querem matar alguém”, comentou um PM, que disse que andava com um arsenal na viatura, já que na cidade não se sabe o que encontrará pela frente.
E assim segue a rotina da cidade, com a população na apreensão de a qualquer momento mais um seja executado, a cena se repita. 

Autoestima - uma leitura saudável



Inácio Andrade Torres - 14 de abril de 2010

O MECÂNICO E MÉDICO

Dialogar é sempre uma boa forma de ensinar e de aprender É jogar conversa fora. A humanidade não sobreviveria sem o diálogo e a vida seria uma acomodação.
De fato o monólogo não permitiria a prosperidade, a alegria, o crescimento, a discussão saudável, a criatividade. Está aí a relevância do diálogo que sem dúvida constitui-se em verdadeiro remédio para a quebra da rotina e do tédio. Há divertimento melhor que um dedo de prosa com quem sabe das coisas? Mesmo que seja uma peleja de cantadores de viola, um debate de cientistas ou uma futrica de compadres!
A seguir você tem oportunidade de ler um diálogo interessante envolvendo o conhecimento científico e o conhecimento popular, mas que instiga-nos a pensar bem no valor das perguntas e das respostas.

“Um mecânico está desmontando o cabeçote de um motor, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar.
Então o mecânico para e  pergunta:     
-Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até próximo do motor no qual o mecânico está trabalhando.
O mecânico se levanta e começa:               
- Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e, quando eu termino ele volta a trabalhar como se fosse novo. Como é então que eu ganho tão pouco e o senhor ganha tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico: -Tente fazer isso, com o motor funcionando!!!        
Moral:                                                     
"Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Elvandro, o sanfoneiro


“o pior naufrágio é não partir”
Por Misael Nóbrega de Sousa*

Elvandro, sanfoneiro; amigo, companheiro; cantor, compositor; assim, como todo poeta, um fingidor... – “finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. Elvandro, inerte – deitado para sempre – de pernas, alinhadas; e, mãos entrelaçadas, sobre o peito – onde tantas vezes repousara a sanfona - dedos inativos, sem ação; acordes... – acorda – acordeom – harmônica – sanfona... - fazes a tua homenagem derradeira a quem tanto te prezou. Abram o fole; executem os mecanismos do baixo; os favos da melodia, os registros da melodia; façam vibrar as caixas harmônicas; ditem pelo teclado cantável, em ponto e piano, o acompanhamento à sepultura – é hino de amor e glória. A vida se basta – enterremos, não apenas o corpo, mas também os erros de quem fora humano. O fole é o pulmão do acordeom. Ele é responsável pela inspiração ou aspiração do ar. Foi-se o ar de Elvandro – expirou-se o seu tempo; findou-se a ternura, pelas melodias incansáveis dos palcos da vida. Não era assim um “Rei do baião” (por que haveria de ser?); era um aprendiz; um trabalhador; um propagandista da cultura; um de nós. Dedilhe, por favor, alguém de fino trato – alguém como Elvandro, identificado... – Alguém, alguém. Insisto em nome dos músicos. Alguém... – Faça-me esse favor – dê-lhe à cova a última distração – uma concertina - e que este prazer fique aqui – como exemplo.  O timbre - afinando as vozes centrais: uma um pouco mais alta e outra um pouco mais baixa - para que se alcance a entonação justa. Ao morrer não se vira Santo – ao morrer se exime o morto de qualquer culpa – Ao morrer se nasce além... A semente é que fica. E ela é de ninguém. Poupemos o morto – não dêem a ele a dúvida – a incúria – respeitem o morrer –  “O pior naufrágio é não partir”.

*Jornalista e professor

terça-feira, 13 de abril de 2010

Associação Comercial realiza festa para os 50 maiores contribuintes


A Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP) realiza no próximo dia 29 a festa dos 50 Maiores Contribuintes do ICMS de Patos, evento que tem como parceiros a Câmara de Diretores Lojistas e Sindicato do Comércio Varejista de Patos
Na ocasião a Associação fará o lançamento de mais uma edição da campanha promocional de compras premiadas, denominada “Aquecendo um misto de amor e paixão”, que visa ampliar as vendas do comércio e consequentemente gerar emprego e renda para a cidade. O evento está programado para acontecer às 20 no auditório da Associação, segundo informou seu presidente Osvaldo Mota.

Sepultamento de Elvandro acontece nesta quarta às 1h no São Miguel

O corpo de José Elvandro de Oliveira, sanfoneiro , empresário da Banda Suave Veneno, chega a Patos na noite desta terça-feira entre 21h e 22h de hoje, direto para o centro de Cultura Amaury de Carvalho, na Praça Edivaldo Motta. 
Músico desde os oito anos de idade, Elvandro faleceu na manhã de hoje em Recife, onde permanecia por dois meses em tratamento de saúde. Fazia dez anos que o mesmo aguradava um transplante de fígado e seu estado de saúde estava bastante delicado. No Centro de Cultura Amaury de Carvalho irá receber várias homenagens de amigos e colegas do batente musical.

Morre o sanfoneiro Elvandro da Suave Veneno


Faleceu na manhã desta terça-feira, por volta das 8h40, no Hospital Osvaldo Cruz, Recife-PE, o sanfoneiro José Elvandro Gonçalves de Oliveira, 55 anos, natural de Quixaba, que residia no Conjunto Novo Horizonte, em Patos. Empresário da Banda Suave Veneno, Elvandro era bastante conhecido no meio artístico, inclusive fazia parte da Sanfônica, orquestra composta por sanfoneiros de Patos e região, que se apresenta no São João da cidade.
Sua vida artística começo muito cedo, acompanhando seu pai, o acordeonista Pedro Souto de Oliveira, Pereirinha nas festas por este animadas. A primeira apresentação de Elvandro, que deixa sete filhos, a maioria músicos, aconteceu quando ele tinha oito anos, sentado em um tamborete.
De lá para cá, 47 anos de dedicação ao forró, formou as bandas Elvandro e seu Regional, Banda Stillus e Banda Suave Veneno. Sua última apresentação aconteceu ano passado, no São Pedro de São Mamede, evento que teve cobertura do pbnoticias.  
Fazia dois meses que estava se tratando em Recife e há dez aguardando por um transplante de fígado. A longa espera pelo transplante fez com que seu estado de saúde fosse se complicando e hoje ele não resistiu e partiu, deixando as festas juninas de luto.
Elvandro marcou presença em muitos eventos juninos de todos os estados nordestinos. Nos últimos anos era acompanhado nos shows por alguns filhos, que seguiram os passos musicados do pai.
O corpo de Elvandro deverá ser velado no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, onde receberá as homenagens póstumas.

Um ano depois da chuva catastrófica


Hoje completa um ano da chuva que causou estragos em Patos deixando centenas de famílias desabrigadas e outras desalojadas. As chuvas caídas no dia 13 de abril de 2009 jamais serão esquecidas pela população de nossa cidade e pela própria Paraíba. Mas passado um ano, a pergunta é: O que de fato fizeram com o dinheiro enviado pelo governo federal, cerca de cinco milhões de reais, para a cidade de Patos superar a catástrofe?

Percorrendo os bairros mais afetados da cidade podemos ver que pouco foi realizado para resolver em definitivo a dor das famílias mais carentes. No bairro do Morro e Liberdade, por exemplo, famílias ainda continuam esperando a ajuda prometida e outras aguardam a conclusão de obras iniciadas. Dona Maria Francinete Araújo é uma dessas, ela relata: “Fizeram um serviço mal feito em minha casa, meu marido ficou revoltado com a situação. Não compraram nenhum móvel, apesar de termos perdido todos”.

Outras donas de casa também fizeram relatos semelhantes, como Maria Celiane Almeida, Maria Livramento Pirangi e Iracy Ferreira da Silva todas moradoras de uma das ruas mais afetadas do Bairro do Morro, a Rua Zeca Vieira, que fica vizinho ao canal que corta todo o bairro. “Toda vez que passa a propaganda na televisão a gente fica revoltada”. Disse Iracy Ferreira da Silva.

A família mais beneficiada entre as citadas é a de Dona Alzira Maria Belo Alves. Ela teve sua casa totalmente destruída e serve de propaganda para a chamada do governo do estado com relação ás obras na localidade. A própria Dona Alzira, com seu esposo João Torres de Araújo, fez questão de mostrar sua casa e o serviço inacabado que ainda hoje causa transtornos. Essa família perdeu todas as cabras e bodes que criavam, mais de 20. Tiveram a metade de sua casa construída e a outra metade, segundo eles próprios, remendada. Seu filho que trabalhou na reconstrução contratado pela empresa que realizou o serviço ainda espera uma parcela não paga de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Com o vazamento de água que foi deixado pelo serviço mal-feito está sendo pago R$ 300,00 (trezentos reais) por desperdício e tiveram que parcelar a dívida na CAGEPA. Seu João Comprou todos os móveis a prestação, pois o governo não repôs nenhum deles. Mas mesmo assim eles agradeceram levantando ás mãos pro céu como é visto na propaganda.

Não restam dúvidas que parte do dinheiro foi utilizado pelo governo do estado, mas como a fiscalização não foi feita por nenhum órgão devido a ser decretado estado de calamidade pública e de emergência, a obra não teve a devida fiscalização. Quatro milhões e novecentos mil reais foram enviados pelo governo federal para solucionar o problema. Dinheiro esse só para a cidade de Patos. Hoje depois de um ano poucos acreditam que esse dinheiro foi todo investido. A grande felicidade é que todas as perdas foram materiais e o nosso povo aos poucos vai retomando sua vida anterior, ficando só a lembrança daquele dia onde a chuva esperada pelos sertanejos tornou-se catastrófica.


Jozivan Antero

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cursos de Licenciatura das FIP promovem PREVEST




Os Cursos de Licenciatura das Faculdades Integradas de Patos estarão realizando, nesta segunda e sexta, dias 12 e 16, o curso preparatório para o vestibular (PREVEST). O evento tem como principal objetivo orientar os alunos, que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio, como também aqueles que já concluíram o 2º grau e ainda não ingressaram no Ensino Superior, para a importância de se fazer um curso de Licenciatura.

De acordo com a coordenadora do curso de Letras, Socorro Lucena, “outra iniciativa abarcada pelo PREVEST é fazer com que a população da cidade de Patos, e demais municípios circunvizinhos, conheçam os cursos de Licenciatura das FIP”, afirmou.

A abertura do PREVEST aconteceu nesta última sexta, dia 09, no Auditório Geral da Instituição de Ensino. Na ocasião, estiveram presentes os alunos da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira (antigo CEPA).
Assessoria

Curso de Fisioterapia das FIP participa do Dia de Ação de Saúde



O Serviço Social do Comércio da cidade de Patos, em parceria com o Curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas de Patos, realizou nesta última sexta, dia 09, no SESC de Patos, o “Dia de Ação de Saúde”. O evento propôs a toda comunidade do bairro do Morro um conjunto de atividades e prevenções, tendo como principal objetivo enfocar a saúde humana.

Na ocasião, a população local teve acesso aos serviços de aferição da pressão arterial, avaliação nutricional, exames citológicos, escovação supervisionada; e aplicação de técnicas de massagem (massoterapia), alongamentos e orientações posturais, propostas pelos acadêmicos de Fisioretapia das FIP.

De acordo com a orientadora pedagógica do SESC, Jesana de Araújo Nóbrega, “a ação realizada apresentou um processo de informações de caráter educacional, além de ser um estímulo a qualidade de vida”, lembrou.

O evento contou ainda com a participação do Departamento Regional do SESC Paraíba; Banco de Alimentos do município de Patos; e Secretaria Municipal, através do Posto de Saúde da Família (PSF), unidade bairro do Morro.
Assessoria

PAIS DEVEM SE METER NA VIDA DOS FILHOS E VICE-VERSA


Inácio Andrade Torres - 12 de abril de 2010

Temos recebido pela rede muitas mensagens interessantes e de bom conteúdo reflexivo. A que segue, lamentavelmente apócrifa, extraída em 10 de abril de 2010, foi escrita por um padre e trata-se de uma excelente proposta educativa para a família e de grande riqueza de religiosidade.Leiam.
“Hoje que estou aprofundando meus estudos teológicos na Família, seus valores, seus princípios, suas riquezas, seus conflitos, e recordo-me de uma ocasião em que escutei um jovem gritar para seu pai: não te metas na minha  vida
         Essa frase tocou-me profundamente.Tanto que, freqüentemente, a  recordo e comento nas minhas conferências com pais e filhos. Se, em vez de sacerdote, tivesse optado por ser pai de família, o que diria ante essa exclamação impertinente de meu(minha) filho(a)?
         Esta poderia ser a minha resposta: filho, um  momento, não sou eu que me meto na tua vida, foste tu que te meteste na minha!
         Faz muitos anos, graças a Deus, e pelo amor que tua mãe e eu sentimos, chegaste as nossas vidas e ocupaste todo nosso tempo. Ainda antes de nasceres, tua mamãe sentia-se mal, não conseguia comer, tudo o que comia, vomitava. E tinha que ficar de repouso.  Tive que me dividir entre as tarefas do meu trabalho e as da casa para ajudá-la.Nos últimos meses, antes que chegasses, tua mãe não dormia e não me deixava dormir. 
         Os gastos aumentaram incrivelmente, tanto que grande parte do que ganhava era gasto contigo, para pagar um bom médico que atendesse tua mamãe e a ajudasse a ter uma gravidez saudável, em medicamentos, na maternidade, em comprar-te todo um guarda-roupa etc.
         Tua mãe não podia ver nada de bebê, que não o quisesse para ti, compramos tudo o que podíamos, contanto que tu estivesses  bem e tivesses o melhor possível.Não meter-me na tua vida?!!!!! Chegou o dia em que nasceste: Tivemos que comprar algo para dar de recordação aos que te vieram conhecer, Tivemos que adaptar um quarto para você.Desde a primeira noite não dormimos.
         A cada três horas, como se fosses um alarme de relógio, despertavas para te darmos de comer. Outras, porque te sentias mal e choravas e choravas, sem que nós soubéssemos o que fazer, pois não sabíamos o que te tinhas,  até chorávamos contigo.  Não meter-me na tua vida?!!!!!.
         Começaste a andar e não sei quando foi que tive que andar mais atrás de "ti", se quando começaste a andar ou quando pensaste que já sabias.  Já não podia sentar-me tranquilo lendo jornal, vendo um filme ou o jogo do meu time favorito, porque quando acordavas, te perdias  da minha vista e tinha que sair atrás de ti para evitar que te machucasses. Nnão meter-me na tua vida?!!!!!.Ainda me lembro do primeiro dia de aula.  Quando tive que telefonar para o serviço e dizer que não podia ir. Já que tu,na porta do colégio, não querias soltar-me a mão e entrar. Choravas e pedias-me que não fosse embora.Tive que entrar contigo na escola, e pedir à professora que me deixasse estar ao teu lado, algum tempo, na sala, para  que te fosses acostumando.  
Depois de algumas semanas,  já não me pedias que ficasse e até esquecias de se despedir quando saías do carro correndo para te encontrares com os teus amiguinhos.Nãometer-me na tuavida?!!!!!. Foste crescendo, já não querias que te levássemos às festas em casa de teus amiguinhos, pedias-nos que parássemos numa rua antes de te deixarmos e que te fôssemos buscar numa rua depois. Porque já eras "cool“, top, não querias chegar cedo em casa Incomodava-te que te impuséssemos regras. Não podíamos fazer comentários sobre os teus amigos, sem que te voltasses contra nós, como se os conhecesses a eles toda a tua vida e nós fôssemos uns perfeitos "desconhecidos" para ti.Não meter-me na tua vida?!!!!!).
         Cada vez sei menos de ti por ti mesmo , sei mais pelo que ouço dos demais.Já quase não queres falar comigo, dizes que apenas sei reclamar, e tudo o que faço está mal, ou é razão para que te rias de mim, pergunto: como, com esses defeitos, pude dar-te o que até agora tens tido? Tua mãe passa noites em claro e, consequentemente, não me deixa dormir dizendo-me que ainda não chegaste e que já é madrugada, que o teu celular está desligado, que já são três horas da manhã e não chegas.  Até que, por fim, podemos dormir quando acabas de chegar. Não meter-me na tua vida?!!!!!.
         Já quase não falamos, não me contas as tuas coisas, aborrece-te falar com velhos que não entendem o mundo de hoje.  Agora só me procuras quando tens que pagar algo ou necessita de dinheiro para a universidade, ou para se divertir. Ou pior ainda, procuro-te eu, quando tenho que chamar-te a  atenção.
         Mas estou seguro que diante destas palavras:"não te metas na minha vida", podemos responder juntos: filho(a), não me meto na tua vida pois foste tu que te meteste na minha. Te asseguro que desde o primeiro dia até o dia de hoje, não me arrependo que te  tenhas metido nela e a tenhas transformado para sempre! enquanto for vivo, vou meter-me na tua vida, assim como tu te meteste na minha, para ajudar-te, para formar-te, para amar-te e para fazer de ti um homem ou uma mulher de bem! só os pais que sabem meter-se na vida de seus filhos conseguem fazer deles, homens e mulheres que triunfam na vida e são capazes de amar! só os pais que sabem meter-se na vida de seus filhos conseguem fazer deles, homens e mulheres que triunfam na vida e são capazes de amar! pais: muito obrigado! Por se meterem na vida dos seus filhos. Ah, melhor ainda, corrijo, por terem deixado que os seus filhos se metam nas suas vidas! E para vocês filhos:  valorizem seus pais. não são  perfeitos, mas amam vocês e tudo o que desejam é que vocês sejam  capazes de enfrentar a vida e triunfar como homens de bem ! A vida dá muitas voltas, e, em menos tempo do que vocês imaginam, alguém lhes dirá: “não te metas na minha vida!” A  paternidade não é um capricho ou um acidente, é um dom de Deus, que nasce do Amor! Deus os abençoe!  A todos!”
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

domingo, 11 de abril de 2010

Espaço Sindical


2° Encontro de Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Agentes de Saúde e de Combate as Endemias da Paraíba define agenda de mobilização no Estado

Foi realizado ontem, sábado, dia 10 de abril de 2010, na cidade de Patos, o 2° Encontro de Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e de Agentes Comunitários e de Combate as Endemias no Estado da Paraíba, que discutiram a atual situação vivida pela categoria, como também definido um plano de lutas a ser implementado este ano.

A luta pela implantação do piso salarial nacional para os profissionais do magistério, do piso nacional para os agentes de saúde e de combate as endemias, além do pagamento de insalubridade, pela implantação de um plano de cargos e salários, de acordo com as reivindicações da categoria, foram amplamente discutidos no evento.

Para a presidente da FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba, Carminha, o encontro serviu para unificar a ação conjunta dos sindicatos de servidores municipais e de agentes de saúde e de combate as endemias no Estado. “Os sindicatos não podem permanecer isolados, cada um olhando apenas a sua luta especifica, precisamos unificar a nossa ação no Estado, pois os prefeitos estão unidos, tentando a todo custo retirar os direitos assegurados pelos servidores através de envio de planos para as câmaras municipais sem nenhuma discussão com a categoria, por isso precisamos demonstrar a nossa organização e poder de mobilização em cada município.” Disse a sindicalista.

Para a presidente do Sindicato dos Professores de Piancó e Região, Alcicleide Lacerda, o não julgamento do mérito da ADIN- Ação Direta de Inconstitucionalidade tem dificultado a implantação do piso da categoria, que deve ser no valor de R$ 1.312,90 retroativo a janeiro de 2010 e os gestores municipais tem aproveitado essa confusão para retirar os direitos dos professores, inclusive reduzindo salários em alguns municípios.

A presidente do Sindicato dos Professores de Sousa, Sandra Mara Abrantes, alertou para a necessidade da união da categoria na luta pelos seus direitos, especialmente na aprovação dos planos de cargos e salários, que na maioria das vezes, estão sendo enviados para as câmaras municipais sem conhecimento da categoria, prejudicando os profissionais do magistério. “vamos acompanhar passo a passo a tramitação de votação nas câmaras municipais para evitar que isto aconteça, como também solicitarmos audiências com os gestores municipais para discutirmos as nossas reivindicações”. Afirmou Mara Abrantes.

Para o diretor da FESACSE- Federação Sindical dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias no Estado da Paraíba, João Bosco Eleutério de Assis, os agentes de saúde e de endemias, poderão ser prejudicados com a nova exigência do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba com a Resolução Normativa RN 13/2009, onde solicita dos gestores municipais até cópias de provas escritas realizadas na seleção pública dos agentes nos Municípios, infringindo assim a Emenda Constitucional 51, que garantiu a efetivação dos acs/ace nos mais diversos municípios. “Vamos mobilizar a categoria, inclusive realizando uma audiência pública na Assembléia Legislativa e solicitando uma audiência  ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz para discutir esse problema”.disse Bosco.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate as Endemias de Monteiro e Região, Lucenildo Oliveira, defendeu que a luta deve ser pela implantação imediata do piso da categoria no valor de dois salários mínimos, como também o pagamento da insalubridade, sendo de 20% para os ACS e de 40% para os ACE. “A maioria dos gestores municipais ignoram a lei e tem alguns que se negam a pagar os R$ 651,00  e pagam apenas o salário mínimo aos agentes.” Disse Oliveira.

Foi aprovado um calendário de mobilização no Estado e aproveitando  as comemorações  no dia 1° de maio, dia dos trabalhadores, para denunciar todas as irregularidades praticadas pelos gestores municipais.

No final foi discutida a participação dos dirigentes sindicais no 1° Encontro Nacional de Servidores Públicos da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil que será realizado de 16 a 18 de abril de 2010 em São Paulo.

Arquivo do blog