Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jovem é assassinado na frente dos filhos, mais uma vítima das drogas

Na tarde desta sexta-feira, 23, um crime agitou a comunidade Saturnino de Brito, próxima ao Centro de João Pessoa. Delano Paulo da Silva Ramos, de 25 anos, foi assassinado com vários disparos.
Segundo a polícia, foi apurado que o crime foi cometido por dois homens em uma moto. Os acusados teriam pedido para testemunhas se afastarem antes de atirar. A vítima tinha 25 anos e era pai de cinco crianças que estavam presentes na hora do crime.
Segundo o pai da vítima, Luis Rodrigo Ramos, o filho era usuário de drogas  há muito tempo  vinha sendo ameaçado de morte.
wscom
Foto:Walter Paparazzo

Mais Alimentos mostra a força da Agricultura Familiar na 17ª Agrishow




O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa este ano, pela primeira vez, com um espaço próprio na Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A abertura da 17ª edição do evento, nesta segunda-feira (26), às 10h, em Ribeirão Preto (SP), contará com a presença do ministro Guilherme Cassel. Às 11h, o ministro visita o Feirão Mais Alimentos, espaço de 1.800 m², onde serão expostos produtos financiados pelo programa Mais Alimentos, entre os quais tratores, veículos de carga leves, máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação e armazenagem.

O espaço reforça a importância do Programa lançado pelo MDA no Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/2009 como parte da estratégia do Governo Federal de enfrentar a crise mundial de alimentos. O Mais Alimentos acabou se tornando uma política anticíclica durante a crise econômica que assolou os mercados mundiais a partir de setembro de 2008. O crédito destinado a modernizar as unidades produtivas da agricultura familiar manteve o nível de atividade e os empregos no setor industrial. Em 2009, de cada dez tratores fabricados no Brasil, independente da potência, seis foram vendidos por meio do Mais Alimentos. Em tratores de até 78 CV, objetivo do programa, foram comercializados oito em cada dez por meio do Programa. Hoje, o Mais Alimentos responde por 32% dos empregos industriais do segmento fabricantes de tratores agrícolas.

O Feirão Mais Alimentos contará com cerca de 50 expositores ligados a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), ao Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos Avícolas e Suinícolas (Anfeas). Durante a Agrishow, serão sorteados para os agricultores familiares que visitarem o espaço quatro produtos: uma plantadeira de três linhas (plantio direto), uma selecionadora de grãos, um triturador e um triturador bicador.

No Espaço do MDA, que ocupará 1.800 m², estarão presentes os parceiros industriais (Anfavea, Abimaq e Simers)  e institucionais do Programa – Banco do Brasil, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/SP) e órgãos do estado de assistência e extensão rural. Nestes espaços serão fornecidas informações sobre produtos e financiamentos.

O Mais Alimentos

O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Famíliar (Pronaf ) destinada a modernizar as unidades produtivas da agricultura familiar. O limite de crédito por agricultor é de R$ 100 mil, que podem ser pagos em até dez anos, com até três anos de carência e juros de 2% ao ano. Os financiamentos contemplam projetos associados à produção açafrão, arroz, café, centeio, erva-mate, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo, além das atividades de fruticultura, olericultura, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, ovinocultura, pesca e suinocultura

O alcance desta iniciativa foi ampliado pelo acordo firmado pelo MDA com a Anfavea, a Abimaq e o Simers, que garantem descontos de até 17,5% nos preços dos motocultivadores e tratores da linha agricultura familiar e de até 15% nos demais produtos.
 Assessoria de Comunicação do Incra

Nutricionistas do Janduhy Carneiro são atualizados em dieta enteral



Aconteceu na manhã desta sexta-feira 23 nas dependências do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro uma atualização em dieta enteral destinada aos nutricionistas do Regional. A reciclagem foi ministrada por Marcela Aragão, assessoria técnica da Nestlé e Renata Freitas, nutricionista da Nutri Care.
De acordo com informações repassadas por Marcela Aragão, a atualização serviu para que os nutricionistas do HR fossem atualizados em relação à terapia nutricional enteral; terapia nutricional imunomoduladores (TNE) em pacientes críticos e cirúrgicos e conhecessem o portfólio (cerca de 65 itens) contendo todos os produtos e suas indicações na terapia enteral.
O Janduhy Carneiro é referência por ter sido o primeiro hospital sertanejo da Paraíba a aderir à dieta enteral e o primeiro hospital público do Estado a implantar a terapia nutricional enteral com sistema fechado, ou seja, sem que o alimento mantenha qualquer contato com o meio externo. A embalagem só é aberta quando o alimento chega ao paciente.
Dentre os pontos positivos já comprovados cientificamente nos hospital que implantaram a dieta enteral estão a redução de complicações infecciosas; redução de permanência do paciente no âmbito hospitalar e consequentemente a redução de gastos com internação.
Indicações para Nutrição Enteral em Adultos

AVC
Doenças Desmielinizantes
Anorexia Nervosa
Neoplasia de esôfago
Perfuração Traumática de esôfago
Doenças inflamatórias intestinais
Síndrome do Intestino Curto
Fístulas Digestivas
Queimaduras
Câncer

Indicações da dieta para crianças

Tubo gastrointestinal funcionante, mas incapaz de se alimentar VO
Necessidade de alimentação noturna
Necessidade de gotejamento contínuo após diarréia grave
Anorexia
Estados hipercatabólicos
Motilidade gástrica prejudicada
Refluxo gastroesofagiano
Pneumonia aspirativa



Curso gratuito oferece 600 vagas para profissionais de saúde e higienização



Acontece nos dias 28 e 29 deste mês, respectivamente quarta e quinta-feira da próxima semana, o curso de capacitação de higienização hospitalar, direcionado a funcionários de higienização, enfermagem, técnicos de enfermagem dos hospitais Janduhy Carneiro e Infantil Noaldo Leite, além de FIP – Faculdades Integradas de Patos. O evento é promovido pela All Clean e conta com apoio da Secretaria Estadual de Saúde.
Estão sedo abertas 600 vagas, 300 participantes por dia, sendo destinadas 150 vagas para os alunos do curso técnico de enfermagem das FIP. Os interessados podem se dirigir ao Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, como também à Coordenação de Enfermagem das FIP para se inscrever a partir da próxima segunda-feira. A capacitação acontecerá no Fórum Miguel Sátyro das 09h às 12h e das 14h às 19h.
“Higienização hospitalar. Um problema que você não vê, mas merece a sua atenção”. Este é o tema a ser trabalhado pelos ministrantes Eduardo Salomão e Alexandre Calazans, ambos da All Clean. Os cuidados com a redução dos índices de infecção hospitalar passam necessariamente pelo quesito higienização, por isso a relevância desse curso para os profissionais e alunos da área de saúde e da higienização.  Os participantes vão conhecer a ação de produtos bactericidas, equipamentos de segurança e como usá-los, os cuidados essenciais para que os hospitais convivam com os níveis mais baixos possíveis de infecção hospitalar.

Agentes de endemias recebem aumento de 20%

O prefeito de Patos Nabor Wanderley, acompanhado do secretário de Saúde e Planejamento, Eisenhower Brito Segundo, participou na manhã desta sexta-feira 23, da entrega de novos fardamentos aos agentes de endemias.
Em seu discurso Nabor anunciou aumento de 20% nos vencimentos dos agentes de endemias, mais uma das bandeiras da categoria atendida pela administração municipal. O prefeito de Patos falou da luta do governo em oferecer as condições dignas de trabalho e considerou os agentes de suma importância para a saúde pública de Patos. “Conseguimos efetivá-los, uma das maiores lutas de vocês. A partir do próximo mês (maio) vocês já receberão nos contracheques aumento de 20%. Novas conquistas chegarão a vocês em nosso governo”, anunciou.  
O secretário de Saúde, Eisenhower Brito, destacou também o esforço para atender as reivindicações dos agentes de endemias e lembrou a defasagem no tocante às transferências do governo federal, o que obriga o município a cobrir os gastos com salários em mais de dez mil reais. 

Patos realiza neste final de semana torneio de sinuca




Acontece neste sábado e domingo, a partir das 10h da manhã no Ginásio O Rivaldão, em Patos-PB, o IX Torneio Norte/Nordeste de Sinuca, uma organização dos atletas Josuel Cavalcante (Rolinha) e Elton Pablo.
Para o evento foram convidados atletas de todo o País. A estimativa é de que cerca de 70 jogadores se inscrevam. Grandes nomes do esporte vêm a Patos mostrar suas habilidades. Dentre os destaques o atual campeão do Nordeste e também organizador do evento, Rolinha, que venceu ano passado a disputa contra Ítaro Santos, outro que já confirmou presença.  (pbnoticias.com)

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pastor de Patos tem carro furtado em Diamante



O pastor evangélico Francisco Leite da Silva Junior, 23 anos, residente na Rua Francisco Brandão, Jardim Lacerda, teve seu veículo Gol placas MMN 9890, prata, furtado de frente da residência de seus pais na Rua Laura da Costa Mangueira, na cidade de Diamante-PB, no dia de ontem, quarta21. Segundo Leite, o mesmo estacionou o veículo na noite anterior e ao amanhecer não mais o encontrou. A Polícia está investigando para tentar recuperar o Gol.

Cultura Inglesa lança campanha alimento por muda de árvore

A Cultura Inglesa está lançando mais uma campanha, no dia de hoje, quinta-feira 22, aproveitando as comemorações do Dia Mundial da Terra.
A campanha, de cunho ambiental, se baseia na troca de um quilo de alimento por uma muda de árvore Nim, que possui características repelente a isetos, além de oferecer excelente sombra. Existe, segundo Sasha Medcraft, diretora e professora da Cultura Inglesa Patos, uma grande preocupação da instituição com a arborização da cidade, e esse trabalho pretende chegar ao um número maior possível de pessoaas. Os alimentos arrecadados serão distribuidos com famíliaas carentes, devidamente cadastradas."Além de melhorarmos o ar que respiramos, ofertarmos mais sombras para Patos, que enfrenta altíssimas temperaturas em grande parte do ano, vamos oferecer o alimento a quem mais necessita", comentou Sasha

Espaço Sindical


PRESIDENTE DO SINFEMP PARTICIPA DE ENCONTRO DE SERVIDORES EM SÃO PAULO

     O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, participou nos de 16 a 18 de abril em São Paulo do 1° Encontro de Servidores Públicos da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, envolvendo as três esferas do governo, municipal, estadual e federal.
     A abertura do Encontro foi na sexta-feira,  com  a presença de sindicalistas de todos os Estados da Federação e do Distrito Federal.
     A primeira mesa constou de um debate sobre O Papel do Trabalhador Público na Construção do Projeto Nacional de Desenvolvimento com Valorização do Trabalho e o segundo tema foi discutido a Organização e Estrutura Sindical, Negociação Coletiva e Direito de Greve no Serviço Público nas três esferas de Poder e Governo. Em seguida foram constituídos os grupos de trabalhos e a Plenária Final, como também aprovado  o  plano de lutas, sendo encerrado no domingo.
     O debate se deu inicialmente sobre o papel do trabalhador público, que foi colocado pelos governos como servidores que não trabalham, são preguiçosos, jogando-os contra a sociedade, para encobrir as deficiências na saúde, educação, dentre outros, ou seja, que os problemas da falta de medicamentos, do péssimo atendimento nas repartições públicas são culpa exclusiva do trabalhador e trabalhadora pública, quando no entanto é culpa dos gestores.
     A proposta aprovada foi a de que os trabalhadores públicos devem ser  protagonistas de um novo projeto nacional de desenvolvimento, com uma ação mais eficaz do Estado, para o atendimento as suas reivindicações, como também da sociedade brasileira.
    Outra questão amplamente discutida foi sobre a lei de greve, que está prestes a ser votada pelo congresso nacional, com o apoio da CUT- Central Única dos Trabalhadores e as entidades a ela filiadas, tais como a CONFETAM- Confederação Trabalhadores Públicos Municipais que praticamente impede a greve no serviço público, basta citar o Artigo 16, item I, onde afirma: “é vedada a greve ao contingente de servidores em cujas funções seja atribuída a utilização de armas de fogo”. Isto prejudica diretamente os policiais militares, que terão que se submeter aos ditames dos governos estaduais, pagando irrisórios salários. Disse Gonçalves.
    Outra aberração, segundo Gonçalves, é em relação ao Artigo 17, onde afirma:” as faltas ao trabalho em decorrência de greve implicará na perda de remuneração e na suspensão do recolhimento de contribuições ao plano de seguridade social”. No item afirma ainda que os dias parados não conta para o estágio probatório, ou seja, os governos não estavam esperando uma proposta melhor do que essa e logo apresentada por um setor do movimento sindical, que se diz representante e defensores dos trabalhadores púbicos municipais, como a CUT e CONFETAM.
    Todas as entidades sindicais filiadas a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e a FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba, irão colocar o bloco na rua contra esse projeto de lei que acaba com a greve no serviço público no Brasil.
    Além disso, foi aprovado um plano de lutas que deve ser desenvolvida pelas entidades, incluindo a luta pela redução da jornada para 30 horas semanais no serviço público, a luta pela implantação nacional do piso dos professores, do piso dos agentes de saúde e de endemias, por um novo plano de cargos, carreira e salários para todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras públicas municipais, estaduais e federais, como também a luta pela realização de concurso público, o fim da terceirização no serviço público, dentre outros.
José Gonçalves
Presidente SINFEMP/CTB/PB.

Marketing empresarial:Residência Saúde traz cursos técnicos para Patos



A Escola Técnica de Saúde - Residência Saúde - que atua na área de formação profissional, está trazendo para Patos seis importantes cursos que vão ajudar muitos a escolherem um direcionamento na vida visando o mercado de trabalho. As inscrições estão sendo feitas na Rua Pedro Peixoto, nº 199, segundo informa a coordenadora de cursos, Rosa Aires.
Os cursos oferecidos são os seguintes: auxiliar e técnico de enfermagem; auxiliar e técnico em saúde bucal; auxiliar e técnico em análises clínicas; técnico de nutrição e dietética; técnico de segurança do trabalho e auxiliar de Farmácia. Na pré-inscrição o aluno concorrer a uma bolsa de estudos. As aulas acontecem uma vez por semana, ministradas por mestres e doutores através de videoconferências. Maiores informações pelos fones: 83-3421-1194/3421-4465.

Começa I Simpósio de Epilepsia das Espinharas


Foi aberto na noite desta quarta-feira 21 no Fórum Miguel Sátyro o I Simpósio de Epilepsia e Saúde Mental do Vale das Espinharas, uma organização da EPI Brasil e Centro Acadêmico de Enfermagem das FIP. A palestra inaugural foi proferida pelo médico neurologista Marco Aurélio Smith. Que há vinte anos se dedica à pesquisa da epilepsia.
Aurélio falou de mitos, tabus, preconceitos e estigma em epilepsia. Fez críticas aos médicos do PSF considerando que estes precisam dar maior atenção a essa doença neurológica que atinge de 4 a 4,5 milhões de brasileiros, segundo Dr. Smith.
O evento tem sequência nesta quinta 22 com várias palestras. Um dos destaques do dia é a participação do médico Li Hui Ling, de Curitiba-PR, especialista em acupuntura, que trata de epilepsia e qualidade de vida; epilepsia refratária (Dr. Alexandre Magno  - Campina Grande); Saúde mental e precoce; transtorno mental; visão do paciente com epilepsia; epilepsia e políticas públicas, além de epilepsia e novas descobertas científicas, mesas-redondas, dentre outros temas fazem parte desse evento que termina sexta-feira e que conta com a participação de mais de duzentos inscritos, a maioria alunos de Enfermagem das FIP. 

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Oficina de Cinema em Patos

O projeto Viação Paraíba vai estar em Patos na próxima na próxima segunda-feira, numa parceria da Secretaria Executiva de Turismo e Cultura com as Faculdades Integradas de Patos. Segundo o coordenador do curso de Comunicação Social da FIP, Flaubert Paiva, a meta é atingir um público de pelo menos 35 pessoas, todas ligadas ao mundo do cinema.
O premiado cineasta paraibano, Torquato Joel, estará ministrando essa oficina, que começa na próxima segunda-feira, dia 26, e se estenderá até o sábado, dia 30. Na oficina o participante terá a oportunidade de aprender a produzir filmes de curta-metragem.
Na segunda-feira, no auditório da FIP, às oito da noite, acontecerá a aula magna com os participantes e a oficina começa na manhã da terça-feira, às oito horas, também no auditório.
Para o secretário executivo de Cultura, Wandecy Medeiros, essa oficina visa criar um ambiente  favorável ao cinema em Patos, proporcionando que os cinéfilos tenham acesso aos meios técnicos que se deve conhecer na produção de um filme.  “As inscrições já estão praticamente definidas, mas quem quiser ainda  se inscrever, pode se dirigir ao Centro de Cultura”, concluiu Wandecy.
Da Assessoria

Mãe e esposa de detento do Serrotão presas com drogas e armas


Duas mulheres, uma de 26 e a outra de 46 anos de idade, foram presas nesta terça-feira (20), acusadas de tráfico de drogas.

Segundo a polícia, as duas mulheres, mãe e a esposa de um apenado do presídio do Serrotão, que cumpre pena por assalto, vendiam a droga por ordem do preso.

Informações anônimas levaram a polícia à casa da mulher do detento, no bairro Ressurreição, onde foi apreendida uma pequena quantidade de droga.

Já na casa da mãe do preso, em Santa Rosa, foram apreendidas uma quantidade maior de droga, além de balanças de precisão, uma espingarda e munição de uso exclusivo das Forças Armadas.

As acusadas foram encaminhadas para o presídio feminino. Segundo a Polícia Federal, a mãe do presidiário está em uma cela especial, pois possui curso superior. 
paraibaonline
Imagem ReproduçãoTVParaíba

terça-feira, 20 de abril de 2010

JESUS E AS PROVAS DA IMORTALIDADE



Severino Neto


                            Perguntado certa vez se acreditava que Jesus havia estado entre nós para nos salvar, respondi que sim, porém, procurei deixar claro que Ele veio provar aos homens que era factível viver no mundo, sem ser do mundo.
                               Muitos são os que apregoam que Jesus ressurgiu depois de sua morte no corpo que havia transitado pela Terra, no entanto, como o próprio Mestre deixou claro, “não veio ao mundo para revogar a lei, mas para dar-lhe cumprimento”. Indagamos: Como pode um corpo que fora elaborado sabiamente por Deus para servir segundo as necessidades desse nosso orbe, elevar-se ao Céu, ou seja, sair da nossa órbita, com toda sua densidade e adaptasse sem nenhum equipamento dos quais foram criados pelos engenheiros da NASA, para uso exclusivo dos astronautas?
                                O apostolo Paulo, no capítulo XV, versículo 50, deixa muito claro que o sangue e a carne não podem herdar o reino de Deus, ou seja, a indumentária que veste o espírito (princípio inteligente e imortal), voltará ao pó, conforme a determinação do Criador, já o espírito, ressurgirá conforme houver semeado, para liberdade ou ao aprisionamento do apego material.
                                Quando o Cristo apareceu a Maria de Magdala, ficou claro, que aquele fenômeno ocorreu na forma perispiritual, pois segundo as narrativas dos evangelistas, Jesus pede a Maria que não o toque, pois Ele não havia subido ao Pai Celestial. Raciocinemos; se naquela ocasião Jesus não pôde ser tocado, será que o toque naquele momento poderia contaminá-lo? E se houvesse tal possibilidade, de que tipo seria esse contágio? Será que o Mestre estaria fazendo acepção de pessoa, contrariando o que Ele mesmo pregou? Baseados na óptica espírita, Jesus não se permitiu ser tocado, porque naquele momento não haveria condições de Maria de Magdala toca-lo, haja vista, encontrar-se com seu corpo espiritual (perispirito) na forma vaporosa. Imaginem vocês ao tentar o contato com um vulto e, transpassá-lo, qual não será o seu espanto. Por essa razão, Jesus não se permitiu ser tocado, pois, Maria não compreenderia, tendo em vista o perispirito não possuir as propriedades da matéria como a conhecemos: impenetrabilidade.

Severino Neto
Coordenador de divulgação do Movimento Espírita de Patos
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com
                                    

Morre Pedro Cabaré



Faleceu ontem em Patos Pedro Araújo Medeiros, mais conhecido por Pedro Cabaré. Tinha 56 anos e sofria de diabetes. Pedro, irmão do ex-vereador João Bosco, era uma figura de trânsito fácil e nos eventos culturais, esportivos sua presença era marcante, especialmente na saída do bloco Baicora, onde foi porta-estandarte da agremiação carnavalesca por muitos anos.
Em jogos do Nacional Pedro mostrava suas habilidades circenses, incorporando o personagem do homem engolidor de fogo, recebendo em troca muitos sorrisos e aplausos dos torcedores.
Seu corpo está sendo velado em sua residência na Pedro II, esquina com a Felizardo Leito. Seu sepultamento acontece logo mais às 16h no Cemitério São Miguel. 
Foto:Misael Nóbrega

Exposição Dom Fernando na Funes



Está em cartaz na sede da Fundação Ernani Satyro uma exposição com fotografias e poemas do inesquecível “Apostolo das Espinharas”, dom Fernando Gomes. São fotos que retratam os momentos da vida – desde a infância até o falecimento, deste ilustre patoense.
A exposição faz parte da programação alusiva aos cem anos de nascimento deste grande apóstolo que teve a vida dedicada a deus e ao povo.
Fazem parte da comissão organizadora do evento a Fundação Ernani Sátyro, Diocese de Patos, Colégio Cristo Rei, 6ª Região de Ensino, familiares de Dom Fernando, Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Executiva de Turismo e Cultura e Secretaria de Educação e Instituto Histórico e Geográfico de Patos.
Ascom

Projeto Vida ativa celebra Missa de Páscoa



Em comemoração as festividades que norteiam o período pascal, o curso de Educação Física das Faculdades Integradas de Patos realizou, sexta, 19, no Ginásio de Esportes José Gomes Alves, às 19h30min, a missa de Páscoa do Projeto Vida Ativa.
A celebração contou com a presença dos integrantes do Vida Ativa, que compartilharam um momento de fé, alegria e descontração. “Estou muito feliz em poder partilhar hoje, juntamente com os demais colegas, toda essa alegria e festividade”, afirmou Manoel Quirino, 78, um dos participantes do projeto.
A celebração expôs ainda a coreografia musical “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz”. Para a coordenadora da ação, Rosilene Guedes, a apresentação procurou chamar a atenção de todos os presentes para a ausência de paz, verificada em todas as partes do mundo. “Através da música de São Francisco de Assis, procuramos mobilizar as pessoas para a paz que nosso planeta tanto necessita. Dessa forma, atentamos para algumas simples atitudes que devem ser realizadas por nós no dia a dia, como o perdão; a ajuda fraterna que deve ser estabelecida com o próximo; entre outras”, enfatizou.
Na ocasião, também estiveram presentes alunos, professores e funcionários da Instituição de Ensino. A iniciativa objetivou promover a interação social entre a comunidade FIP e os membros que fazem parte do projeto.
Após a missa, os componentes do “Vida Ativa” participaram, na sala de dança, de um jantar de confraternização
O Projeto Vida Ativa é um trabalho realizado pelo curso de Educação Física das FIP, que atende idosos, adultos, a partir de 30 anos de idade, e gestantes. Em horários de atendimentos pré-estabelecidos, os integrantes participam de aulas de dança, hidroginástica, entre outras atividades (IN).
ASCOM-FIP

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 20 de abril de 2010


AS VANTAGENS DE SER VELHO

A velhice é a última fase da vida. Para alguns é a melhor idade da existência, para outros, não. É que no ciclo da vida – infância, adolescência, maturidade e velhice – cada ser humano constrói sua história, cujo grau de felicidade é bastante variável. É como diz Gonçalves Dias: “Não chores, meu filho; não chores, que a vida é luta renhida: viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos, só pode exaltar. Um dia vivemos! O homem que é forte não teme da morte[...].
Isso posto, veja agora a seriedade em tom de brincadeira, mas que é a verdade pura sobre algumas vantagens da velhice. Aliás, ser velho não significa perder o encanto do sorriso, do bom humor. Por isso vale a pena ler o que segue, pois a velhice é uma fase de perdas e de ganhos.
“Seu suprimento de neurônios finalmente baixou a um nível administrável.
Seus segredos estão seguros com seus amigos, pois eles também não se lembram!
Suas juntas fazem uma previsão de tempo mais exata do que o Serviço Nacional de Meteorologia.
Tem gente que te telefona às 20 horas e pergunta: 
- Acordei você?
Ninguém lhe chama mais de hipocondríaco.
Você não tem que estudar mais nada.
As coisas que você compra não vão ficar velhas.
Você pode jantar ás 6 da tarde e roncar na hora da novela da Global.
Você pode viver sem sexo mas não sem óculos.
Você gosta de ouvir contar as cirurgias dos amigos.
Você discute acaloradamente sobre aposentadoria e planos de saúde.
Você dá uma reunião e os vizinhos nem notam.
O limite de velocidade deixa de ser um desafio.
Você não encolhe mais a barriga para ninguém.
Você controla a música do elevador.
Seu investimento de planos de saúde começa a valer a pena.
Você não se lembra quem mandou esta lista...
Que Deus proteja nossos idosos hoje e sempre.

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com
Foto:Marcos Eugênio


segunda-feira, 19 de abril de 2010

HUGO MOTA PARTICIPA DE PROGRAMA DE RÁDIO EM SÃO BENTO




O presidente do PMDB jovem e pré-candidato a deputado federal, Hugo Mota, esteve sábado (17) em São Bento, Paraíba, participando de uma entrevista na rádio 89 FM, que faz parte do sistema correio de comunicação.

Hugo Mota conversou com os ouvintes sobre os problemas da região e disse da sua identificação com a cidade que vem desde a época de seu avô, Edvaldo Mota, com o povo são bentense, quando fora deputado federal.

“Além disso, há uma relação de amizade entre a nossa família e o deputado Márcio Roberto não só pelo carisma, mas pela sua coerência e estilo político”,lembrou o pré-candidato.

Hugo Mota falou ainda sobre o seu projeto político que é percorrer o Estado para conhecer os problemas de cada cidade.

“Desta forma teremos muito mais condições de apresentar, no momento certo, uma carta proposta para ajudar nas discussões da política paraibana”, afirmou.

O deputado Márcio Roberto (PMDB) fez uma prestação de contas de sua atuação na Assembléia e aproveitou para alfinetar o seu principal desafeto, o prefeito de São Bento, Galego Souza, que foi conduzido ao cargo com o apoio do deputado.

“Não admito o prefeito de São bento perseguir os meus correligionários, pois essas mesmas pessoas foram quem o conduziu ao cargo; é um contra-senso”, disse o deputado.

O programa, que começou por volta do meio dia, teve uma duração de duas horas e foi conduzida pelos radialistas Francileno Gois, Leomarque da São Bento FM, Gilvan Santos e Jô Santana.

Arquivo do blog