Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 29 de maio de 2010

Espaço Sindical


 
SINFEMP ALERTA SERVIDORES DE PATOS NO TOCANTE A PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS
O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, está alertando todos os servidores municipais de Patos que estão com precatórios a receber de 1996 e 1999 da Prefeitura Municipal, para não assinarem procurações para advogados com a promessa de receberem esses valores imediatamente, pois as negociações estão acontecendo com o gestor municipal normalmente.
Gonçalves falou que alguns advogados de Patos estão falando para os servidores que podem passar a procuração e dentro de pouco tempo irão receber esses valores, quando  na  verdade isto não irá acontecer.
“Os dois processos 1996 e 1999 tramitam na 4ª Vara da Comarca de Patos. O de 1996 falta ser juntada a documentação da vara do trabalho de servidores que entraram pelo sindicato e depois individualmente e a Prefeitura alegou que estavam querendo receber os mesmos valores duas vezes e o de 1999 já foi transitado em julgado, indo para precatório, onde as negociações estão acontecendo com o prefeito, que deve informar o valor dos precatórios que tem a pagar junto ao Tribunal, de acordo com a Emenda Constitucional 62, de 9 de dezembro de 2009, que determina que os municípios disponibilize no mínimo 1% para pagamento dos mesmos”. Disse Gonçalves.
O sindicalista alertou que os servidores que tomaram a iniciativa de entrar com ações  “ com advogado particular” irão ter prejuízos, além de atrapalhar a tramitação normal do processo, como aconteceu no de 1996, onde 162 professores entraram individualmente e travou o andamento do processo, enquanto não for repassada toda a documentação das ações que foram impetradas na vara do trabalho em Patos.
Neste sentido, alertamos a todos os servidores que compareçam a nossa assembléia no dia 5 de junho de 2010, sábado, às três horas da tarde e que não passe procuração para nenhum advogado, pois o processo é coletivo e quem tem poder para mudar de advogado é o presidente do sindicato.
Gonçalves lembrou ainda que muitos trabalhadores já foram prejudicados com as ações do FGTS- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, onde assinaram procurações, pagaram uma taxa de R$ 20,00, em alguns escritórios e que tinham direito a determinado valor e que até o momento não tomou conhecimento que ninguém tenha recebido nenhum centavo.
“A pessoa mais interessada para que seja feito esse pagamento aos servidores municipais sou eu, pois também estou incluindo na relação de precatórios de 1999”. Disse Gonçalves.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 29 de maio 2010

Mais uma fábula de Esopo.

 
A FORMIGA E A POMBA

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água, e sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.

Uma Pomba, que estava numa árvore sobre a água observando a tudo, arranca uma folha e a deixa cair na correnteza perto da mesma. Subindo na folha a Formiga flutua em segurança até a margem.

Eis que pouco tempo depois, um caçador de pássaros, oculto pelas folhas da árvore, se prepara para capturar a Pomba, colocando visgo no galho onde ela repousa, sem que a mesma perceba o perigo.

A Formiga, percebendo sua intenção, dá-lhe uma ferroada no pé. Do susto, ele deixa cair sua armadilha de visgo, e isso dá chance para que a Pomba desperte e voe para longe, a salvo.


REFLEXÃO

Quem é grato de coração, sempre encontrará uma oportunidade para demonstrar sua gratidão.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Marketing empresarial

Maravilha com vendas no cartão
A Maravilha Motos, revendedora Honda na cidade de Patos, mais uma vez inova para facilitar a vida do consumidor sertanejo. O mais recente lançamento é a compra via cartão de crédito. Qualquer moto adquirida na Maravilha Motos o cliente pode pagar em até 10 vezes no cartão Hiper e em seis vezes sem entrada e sem juros pelas bandeiras Visa e Mastercard. “É uma programação da loja que busca oferecer outras formas de pagamento e vem sendo bem aceito pelos interessados nas motocicletas Honda”, comentou Francinaldo Costa, gerente regional de vendas.

Combate à dengue: Patos retira 600 pneus de circulação



Manter os índices da dengue sempre baixos, em níveis toleráveis, este tem sido o objetivo da Secretaria de Saúde de Patos, através do setor de Vigilância em Saúde. Uma das atividades no cronograma de atividades preventivas à doença tem sido o recolhimento do lixo que possa oferecer chances de reprodução ao mosquito Aedes aegypti.
Um dos objetos mais visados pelos agentes de endemias têm sido os pneus velhos, jogados no meio ambiente pelas oficinas e populares. Uma equipe da Secretaria de Saúde vem realizando um trabalho diretamente com as borracharias, recolhendo os pneus que não servem mais para esses estabelecimentos. Só este ano foram recolhidos 600 pneus. Todos enviados, numa parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, para uma fábrica de cimento de João Pessoa, que faz uso destes em sua fornalha.
“Temos conversado bastante com os donos de borracharia para que armazenem em locais cobertos os pneus que não servirão mais, até serem recolhidos pela Secretaria de Saúde. Após essa remessa de 600 unidades, já temos armazenados outros 100 pneus”, comentou José Amorim, coordenador de Vigilância em Saúde. 
Assessoria

Certificada a primeira cachaça orgânica da Paraíba


É o segundo engenho do Nordeste a receber a certificação pelo Instituto Biodinâmico (IBD) que atesta o processo natural e sem uso de agrotóxicos do destilado

Se produzir cachaça é tradição na Paraíba, para os empreendedores do segmento no Estado só isso não basta. É necessário investir em qualidade e no bem estar dos consumidores. Prova disso é a conquista da certificação de produto orgânico conquistado pela cachaça Serra Limpa, produzida pelo Engenho Imaculada Conceição, em Duas Estradas (PB). O engenho passou por uma série de visitas do Instituto Biodinâmico (IBD) para atestar o processo de produção da cana-de-açúcar e fabricação da cachaça Serra Limpa.

De acordo com dados do IBD, a Paraíba é o segundo estado nordestino a ter uma cachaça certificada como orgânica pelo órgão, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, e em nona colocação no país. Para o gerente de certificação do IBD, Gwendal Bellocq, os principais ganhos para a empresa ao ter seu produto como orgânico é a elevação do seu nível de qualidade, que reflete diretamente no mercado e demonstra a transparência da empresa quanto ao seu processo de produção.

Em análises químicas realizadas pelo IBD – como etapa do processo de certificação – foi comprovada a ausência de substâncias tóxicas há pelos 10 anos nas terras usadas para o cultivo da cana-de-açúcar – principal matéria-prima para a produção de cachaça. O órgão certificou a produção da cachaça desde cultivo no campo até o processo de beneficiamento, destilação e comercialização da cachaça. O IBD analisou também aspectos relacionados às leis ambientais e de preservação do meio ambiente, ações de responsabilidade social, trabalhista e fiscal.

Todo certificado que se recebe dizendo que a cachaça tem qualidade representa uma alegria muito grande para os que fazem a Serra Limpa. Com mais esta certificação, aumenta a nossa responsabilidade de produzirmos cada vez melhor. A Serra Limpa continuará fazendo o melhor como os melhores do mundo”, afirmou Antonio Inácio da Silva, proprietário do Engenho Imaculada Conceição.

Segundo o gestor do projeto de Cachaça de Alambique, realizado pelo Sebrae em parceria com a Fiep, Aspeca e Sindibebidas, o resultado reflete a qualidade dos destilados produzidos na Paraíba e a preocupação ambiental dos engenhos. Para, a expectativa que outros engenhos iniciem o processo de certificação, seja no IBD ou mesmo no Inmetro, como forma de agregar valor a marca e ampliar mercado. O engenho integra o projeto de Cachaça de Alambique.

Processo produtivo - Com uma produção limitada, de aproximadamente 100 mil litros por ano, a propriedade do Engenho Imaculada Conceição abrange uma área de 40 hectares e agrega um número de 30 funcionários. Todo o processo de fabricação da cachaça prioriza a qualidade, sem o uso de agrotóxicos no campo e aplicação de adubo orgânico na lavoura.

A seleção da cana-de-açúcar (matéria prima do produto) começa ainda no campo, com o corte da cana crua e a retirada das canas brocadas que são excluídas. Todo o transporte da cana-de-açúcar para o engenho é feito por meio de carro de boi. Quando o produto chega ao engenho é feita nova classificação para retirada da cana brocada, evitando a entrada deste produto na moenda. Toda a cana cortada é moída no mesmo dia.

O Engenho aproveita o bagaço da cana-de-açúcar como combustível para o forno. Todo o adubo ou estrume usado no plantio da cana-de-açúcar que será usado para a produção da cachaça é feito na propriedade com o aproveitamento da sobra do bagaço de cana, cinzas e o vinhoto. O engenho conta com um rígido controle de qualidade com análises constantes em laboratório montado no local.

Certificado IBD - É a garantia da procedência e da qualidade orgânica de um alimento natural ou processado. Na certificação, produtores e processadores são inspecionados e orientados segundo as normas de produção orgânica. O consumidor tem a garantia de um alimento sem contaminação química, cuja produção respeita o meio ambiente e o trabalhador. Agora, além da permissão para o uso do selo de qualidade orgânica no mercado nacional, a cachaça dispõe do selo internacional na mesma categoria
 
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Paraíba

Festival do Frio: Paralamas dia 3 em Matureia



O pequeno lugarejo Matureia, município localizado na Microrregião Serra do Teixeira, possuindo o pico mais elevado do Estado da Paraíba, Pico do Jabre, com 1.197 metros de altitude, e um clima invejável, com temperatura média de 22 graus. Por possuir clima tão agradável, o município, numa realização da Prefeitura, aproveita essa sua característica para explorar o turismo de eventos. Este ano realiza a segunda edição do Festival do Frio, evento cultural que, a exemplo do ano passado deve atrair grande público.
Se em 2009 Biquini Cavadão empolgou o público, este ano a responsabilidade fica por conta da banda Paralamas do Sucesso, liderada pelo paraibano Herbert Viana, que abre a programação no próximo dia 3. Seu show será antecipado pelo eclético Renato Marinho, além de Zé Filho e Banda.
O festival do Frio tem sequência até dia 6 de junho. Estão previstas para dia 4 apresentação de Dona Maria, Super Ohara e Banda Wister; 05 – Zé Gama e Puxincói, Tom Oliveira e Telengo Tengo e no encerramento cavalhada, apresentação de repentistas, Coral Aboios da Serrita e Matéia do Forró. 

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Patos ganha maior centro empresarial



Milindra Empresarial Center é o mais novo empreendimento da cidade de Patos que chega para gerar emprego e renda, com a oferta de produtos e serviços para toda a região, uma iniciativa do empresário Vicente Cavalcante dos Santos. A solenidade de entrega do edifício, localizado na Pedro Firmino, Centro, próximo à Prefeitura, aconteceu na noite desta quinta-feira 27, contando com a presença de autoridades, a exemplo do prefeito Nabor Wanderley, da deputada estadual Francisca Motta, representando a Assembléia Legislativa, prefeitos da região, empresários condôminos e familiares.
Vicente Cavalcante (Vicente das Bolsas), agradeceu a todos que colaboraram para a concretização de mais um empreendimento, o Milindra Empresarial Center, prédio de 12 andares composto de 99 salas comerciais; 14 lojas comerciais; 6 lojas no térreo; 3 lanchonetes e um restaurante no térreo. Vicente ouviu palavras de agradecimento pela contribuição que vem dando Patos, do seu amor a esta cidade e por toda sua determinação, de acreditar na realização de seus sonhos, de seus projetos, que beneficiam diretamente toda a Patos.
Após os discursos, todos foram convidados para visitar as instalações e participar de um coquetel. O Ed. Milindra Empresarial Center mudou o cartão postal de Patos, tornando a cidade mais apoteótica, sendo possível de bastante longe sua visualização.

Curso de Direito das FIP realiza I Colóquio Paraibano


Tendo em vista a importância de levar à comunidade local/regional discussões que norteiam a formação sócio-jurídica da acepção do Direito enquanto um sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais, acontecerá, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, O I Colóquio Paraibao. Promovido pelo curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos, o evento abordará, este ano, o tema “Direito, Estado e Trabalho”.  
O encontro contará, em sua grade de programação, com a apresentação de Grupos de Trabalho (GT´s), palestras, mesas-redondas e minicursos. A coordenadora de Atividades Complementares de Direito, Katherine Lages, lembra que a chamada para os resumos de trabalhos irão até a próxima sexta, 28.  
Os interessados que queiram participar dos GT´s, deverão submeter seus resumos, para que sejam criteriosamente avaliados. Caso sejam aprovados, os mesmos serão apresentados e publicados nos anais do evento.  
O I Colóquio terá ainda como principais objetivos apontar figura do Estado como legislador e garantidor dos Direitos Fundamentais; enfatizar o trabalho (in)formal nas expressões cultural, histórico e político; realizar abordagens interdisciplinares na compreensão e tratamento dos fenômenos que envolvem as relações de trabalho ontem e hoje; promover o enfrentamento teórico-conceitual jurídico ante as práticas socioculturais; e ensejar a ampliação do trabalho e dos direitos decorrentes, através dos direitos humanos indispensáveis.  
A coordenadora afirma ainda que a escolha do tema recai sobre os Direitos Sociais, tomando como referência o trabalho, que pode ser um forte instrumento de garantia de uma vida digna. “Além de prover aos homens e mulheres acesso e exercício à cidadania, essas discussões devem ter como finalidade a (re)formulação de paradigmas historicamente construídos e que são inseridos na compreensão do homem trabalhador, empregador e do Estado”, explicou.  
Além de buscar no apoio interdisciplinar, instrumentos válidos para discutir e perceber os fenômenos sociais que produzem o direito, Katherine Lages esclarece que o encontro irá propor também a integralização dos fundamentos teóricos próprios do ensino. “Somado a isso, há a necessidade do confronto teórico-prático, da nossa história remanescente de escravidão e opressão, e das lutas constantes em direção a uma atuação estatal que assegure a igualdade das partes nesse intricado contexto sócio-econômico e cultural”, finalizou.  
Na ocasião, estarão  presentes profissionais de renome no âmbito social, a exemplo do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ms. Eduardo Fernandes de Araújo. 
O evento terá  como público-alvo estudantes e profissionais da área jurídica/áreas afins; pesquisadores e representantes de Instituições e Ensino e Pesquisa; movimentos sociais; organismos não-governamentais e de categorias.  
Para maiores informações, os interessados deverão procurar a coordenação do curso de Direito, localizada a Rua Horácio Nóbrega, no Bairro Belo Horizonte, Unidade I das FIP.
Ascom FIP

PM prende suspeitos de planejarem assaltos na região de Patos Quatro pessoas de uma mesma família de Pombal-PB foram detidas por volta do meio dia desta quinta-feira no Sítio Boa Vista, município de Quixaba-PB, em um Fiat Uno, cor preta, placas MMN 2957, Lagoa Seca-PB, pela Polícia Militar do III BPM, sob coordenação do Capitão Helder. O grupo, que há dois dias furou um bloqueio da PM em São Mamede, é suspeito de estar planejando assaltos na região de Patos. Foram detidos Sebastião de Sousa Costa, 42 anos, de Pombal, com residência em Campina Grande, que já cumpriu 12 anos no Serrotão por assalto a carro-forte realizado em 1998, próximo a Pombal; Francishyne da Costa, 23, albergado de Pombal, preso por tentativa de homicídio; Everaldo Meciado de Sousa, 31, que tem passagens pela polícia quando ainda era de menor, 17 anos, e o quarto é um menor que já teve envolvimento com drogas. Durante os últimos dois dias o setor de inteligência da PM estava investigando o paradeiro do quarteto. Eles foram localizados na zona rural de Quixaba, no Sítio Boa Vista, em Quixaba, em área de difícil acesso, tentando consertar o veículo. Segundo o mais velho do grupo, Sebastião de Sousa, o Tião, eles viajavam com destino a São João do Cariri para visitar seu pai, quando o carro quebrou. “Já cumpri o que devia à Justiça. Nós não fizemos nada para estarmos aqui presos”, disse Tião. A Polícia de Patos agora está fazendo todo levantamento dos suspeitos, através de outras delegacias. Pela descrição colhida, o grupo pode ter sido autor de uma recente tentativa de assalto a um caminhoneiro da região. As investigações em torno do quarteto têm sequência com o levantamento da ficha criminal de cada um.

Francishyne é albergado de Pombal
 Tião cumpriu 12 anos no Serrotão por assalto a carro-forte

Quatro pessoas de uma mesma família de Pombal-PB foram detidas por volta do meio dia desta quinta-feira no Sítio Boa Vista, município de Quixaba-PB, em um Fiat Uno, cor preta, placas MMN 2957, Lagoa Seca-PB, pela Polícia Militar do III BPM, sob coordenação do Capitão Helder.
O grupo, que há dois dias furou um bloqueio da PM em São Mamede, é suspeito de estar planejando assaltos na região de Patos. Foram detidos Sebastião de Sousa Costa, 42 anos, de Pombal, com residência em Campina Grande, que já cumpriu 12 anos no Serrotão por assalto a carro-forte realizado em 1998, próximo a Pombal; Francishyne da Costa, 23, albergado de Pombal, preso por tentativa de homicídio; Everaldo Meciado de Sousa, 31, que tem passagens pela polícia quando ainda era de menor, 17 anos, e o quarto é um menor que já teve envolvimento com drogas.
Durante os últimos dois dias o setor de inteligência da PM estava investigando o paradeiro do quarteto. Eles foram localizados na zona rural de Quixaba, no Sítio Boa Vista, em Quixaba, em área de difícil acesso, tentando consertar o veículo.
Segundo o mais velho do grupo, Sebastião de Sousa, o Tião, eles viajavam com destino a São João do Cariri para visitar seu pai, quando o carro quebrou. “Já cumpri o que devia à Justiça. Nós não fizemos nada para estarmos aqui presos”, disse Tião. A Polícia de Patos agora está fazendo todo levantamento dos suspeitos, através de outras delegacias. Pela descrição colhida, o grupo pode ter sido autor de uma recente tentativa de assalto a um caminhoneiro da região. As investigações em torno do quarteto têm sequência com o levantamento da ficha criminal de cada um.

Homem saca R$ 15 mil em agência bancária e é assaltado ao se dirigir para casa

O jovem Danilo Ribeiro Ramos Silva, de 20 anos, foi assaltado na tarde dessa quarta-feira, 26, em Campina Grande, e teve a quantia de R$ 15.000,00 levadas pelos bandidos.

A vítima havia sacado o dinheiro da agência Itaú, no Centro, e se dirigiu em seu veículo para o bairro José Pinheiro, onde reside. Ao chegar próximo à rua Estácio de Sá foi abordado por dois homens em uma moto. Danilo acelerou e acabou batendo em um muro. Ele tentou fugir a pé, mas foi alcançado pelos assaltantes, que levaram os R$ 15 mil.

Não há pistas dos dois criminosos. 
paraibaonline.com

TCE imputa débito de R$ 309 mil a prerfeita de Caaporã

Na parte vespertina da sessão plenária desta quarta-feira (27), o Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2008 da ex-prefeita de Caaporã Jeane Nazário dos Santos, a quem imputou o débito de R$ 309.310,52 por despesas não comprovadas (só aí mais de R$ 298 mil), pagamentos em duplicidade e saldo bancário também sem comprovação.

A ela, foi concedido o prazo de 60 dias para a devolução desses recursos aos cofres municipais, conforme voto do relator Umberto Porto e o parecer do Ministério Público. Cabe recurso dessa decisão.

Foram aprovadas as contas de 2008 do ex-prefeito de Areia de Baraúnas Adelgício Balduíno Filho (conforme voto do conselheiro Arthur Cunha Lima), da Câmara Municipal de São José dos Cordeiros e da Emater (com relatorias do conselheiro Fábio Nogueira), da Câmara de Pilõezinhos (exercício de 2007, relatadas pelo auditor Antonio Cláudio Silva Santos) e da Polícia Militar (2008, com relatório a cargo do auditor Marcos Antonio da Costa).[
Secom 

Secretária convoca contribuintes com problemas no IPTU



A Secretária de Finanças de Patos, Méricles Medeiros, participou na noite de ontem de uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, cujo tema em destaque foi o IPTU. Com o grande número de reclamações da população, questionando os valores cobrados desse imposto, a secretária, juntamente com o representante da Cadastral, empresa contratada pelo Município, José Marcondes Osório, foram convidados pelo Legislativo para explicar o método adotado na planilha cobrada aos contribuintes.
Durante sua explanação Méricles falou da defasagem em 20 anos dos valores do IPTU. Explicou que para se chegar à taxa do IPTU são usados vários parâmetros, desde área coberta, infraestrutura, preço de mercado do metro quadrado de área construída, dentre outros. Já Marcondes Osório explicou tecnicamente como foi realizado o levantamento dos imóveis de Patos, medição, um trabalho cartográfico que fez uso de imagens aéreas que auxiliaram no levantamento de dados.
Vários populares, representantes de entidades, fizeram questionamentos à secretária, que os respondeu e reconheceu que há alguns erros de cálculos no valor cobrado do IPTU e solicitou que as pessoas que apresentarem esse tipo de falha no carnê procurem a Secretaria de Finanças, a Cadastral para que haja reavaliação. “Há casos em que houve valor triplicado por problemas de ausência do morador, em imóveis fechados há mais de trinta dias. Por isso as pessoas devem vir em busca de seus direitos e todos os erros serão esclarecidos e devidamente corrigidos”, enfatizou Méricles.
O vereador Antônio Ivanes de Lacerda sugeriu ao município fazer um parcelamento de até dez vezes para facilitar a quitação do tributo. Ao final da sessão foi formada uma comissão de vereadores para acompanhar o problema do IPTU na cidade de Patos.

Evo/Gente Inocente premia alunos que se destacaram este ano



A Escola Evo/Gente Inocente realizou na última terça a entrega dos prêmios aos alunos que mais se destacaram no primeiro bimestre deste ano. A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional. Alunos, professores se reuniram para homenagear aqueles que tiveram desempenho diferenciado. É política da Evo/Gente Inocente oferecer esse tipo de incentivo ao alunado, como forma de melhorar cada vez mais seu empenho nos estudos.
Durante o ano os estudantes têm diversas oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de pesquisas e participação em atividades como gincanas culturais, semana de atividades científicas e culturaias, dentre outros. Os resultados alcançados têm sido bastante satisfatórios ao longo dos anos. Um desses acontece no Vestibular, com aprovação de alunos em todas as faculdades e universidades da Paraíba, sendo a escola que mais aprova na cidade de Patos.
Entrega de donativos
Como resultado da Semana de Atividade Científica e Cultural, realizada dede 10 a 20 de maio, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Evolução Gente Inocente, realizaram na última sexta-feira, 21, a entrega de donativos junto a escolas da rede municipal de ensino.
A ação foi executada como parte do projeto Solidariedade, Gesto Concreto e Amor, coordenada pela professora Jandilma. Segundo a professora, a idéia surgiu durante a ministração de conteúdo em sala de aula, abordando a fome mundial.
 O trabalho reuniu cerca de 50 alunos e teve sua culminância nas escolas municipais Dom Expedito e Zefinha Mota, que fazem parte da comunidade do bairro da Vitória, localidade em que está inserida a escola Evolução.
 De acordo com a professora Jandilma, cerca de 1000 pacotes de bolacha de várias marcas foram arrecadadas pelos alunos durante a campanha, e entregues as escolas do município.
Assessoria

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Prevenção ao câncer bucal no Janduhy Carneiro


Pacientes do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro dispõem de um serviço de suma importância durante sua permanência nas enfermarias. Trata-se do programa de saúde bucal, desenvolvido pelo setor de odontologia. Três odontólogas, Maria da Penha Marinho, Fátima Lucena e Aristela Fernandes se revezam, se dedicam e levam muita orientação sobre os cuidados necessários para saúde bucal perfeita.
Durante a visita, leito por leito, os pacientes são questionados se possuem escova dental e em resposta negativa recebem o kit de escovação doado pela Secretaria de Saúde do Município, através do programa Brasil Sorridente, do governo federal. Existe, nessa visita, investigação sobre prováveis doenças de boca, uma verdadeira radiografia do órgão.
O câncer bucal, que mata 23 fumantes a cada hora no Brasil, segundo estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, é um dos destaques nesse trabalho preventivo do Janduhy Carneiro. A orientação não acontece apenas com o público interno, no caso dos usuários internados, mas também com os visitantes, através de painéis fixados em locais prioritários, de fácil visualização, que mostram, através de imagens, como a pessoa deve fazer o auto-exame bucal.  “A falta de higiene, o tabagismo e o álcool são fatores que contribuem para o aumento das estatísticas de câncer bucal”, explicou a odontóloga Penha Marinho.
Várias doenças, com destaque para a cárie, a periodontal, doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte dos dentes (gengiva) e o câncer bucal, são as três principais decorrentes da falta de uma boa escovação.
É comum, durante as entrevistas com os pacientes, encontrar aqueles que há três dias estão sem escovar os dentes. A maioria é de outras localidades e ao sair de casa, apressados, acabam esquecendo-se desse tão importante utensílio bucal. 
Ascom

Audiência pública discute IPTU em Patos


O acréscimo, para muitos considerado exorbitante, nos valores do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, da cidade de Patos, chegou a causar muitas reclamações da população e o pedido de uma audiência pública na Câmara Municipal de Patos, que acontece nesta quarta-feira, com a presença da secretária de Finanças, Méricles Medeiros e do adjunto de Infraestrutura, Marcone Santos.
O bicho vai pegar. Os vereadores José Mota Victor (PMDB), que foi secretário municipal de Educação e líder do governo Nabor, e Ivanes Lacerda (PSDB), prometem bater pesado e cobrar uma atitude da administração municipal, uma resposta à sociedade. O vereador José Mota, inclusive, já teceu comentários querendo saber se os recursos do IPTU seriam usados para cobrir o corte dos repasses do Ministério do Turismo para o São João de Patos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

João Pessoa sedia seminário que avalia coleta seletiva de resíduos


O 'Seminário Metropolitano sobre Gerenciamento de Resíduos, Coleta Seletiva e Reciclagem' começa nesta quarta-feira (26) e termina na sexta-feira (28).

O evento vai ser realizado no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na avenida Beira Rio, sendo promovido pelo Fórum da Cadeia Produtiva do Ciclo da Reciclagem e Associação Comunitária de Educação Popular (ACEP), o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O seminário busca sistematizar ações de formação e assistência técnica para o segmento da coleta seletiva e reciclagem.

O objetivo principal é levantar a questão sobre a importância da gestão sustentável dos resíduos, com destaque para o desenvolvimento de ações voltadas para a estruturação de unidades de coleta, triagem, processamento e comercialização de materiais recicláveis, de forma a garantir a conquista de resultados que beneficiem diretamente os agentes recicladores.

Entre as atividades estão apresentações de trabalhos técnicos, palestras, debates, oficinas, painéis temáticos, grupos de discussão e atividades culturais levantando reflexões em torno do assunto.

Para o presidente da ACEP, Maurício Vicente de Morais, o seminário acontece em consonância a uma das principais preocupações ambientais do planeta: a produção de resíduos e sua destinação final, que vem causando graves prejuízos ambientais e econômicos ao planeta.

"Essa discussão se faz necessária e urgente não apenas em nosso município mas em todo o mundo. Esse evento irá reunir os municípios integrantes da região metropolitana de João Pessoa, para debater o assunto junto aos gestores governamentais, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, organizações não governamentais (ONG´s), associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, além de profissionais com interesse na área de meio ambiente, estudantes e pesquisadores em geral", esclareceu.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Transparência Pública, localizada no Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, Centro, em horário comercial ou no dia do evento. Para os agentes de Reciclagem a inscrição é gratuita. Profissionais pagam R$ 60,00; técnicos, R$ 50,00, e estudantes R$ 40,00. Serão aceitas apenas 250 inscrições.
Secom/JP

Reginaldo Poeta

Técnicos do Janduhy Carneiro apresentam trabalho no Congrefip

Os técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Ailton Targino e João Paulo, ambos acadêmicos do curso de Enfermagem das FIP – Faculdades Integradas de Patos, foram destaques no I Congrefip – Congresso de Enfermagem das FIP, ocorrido semana passada.
Eles apresentaram o painel: Acolhimento e classificação de Risco no serviço de emergência do Hospital Regional de Patos e a política nacional de humanização. O referido trabalho visa oferecer à sociedade, em particular naquele momento a acadêmica, sobre o novo sistema de atendimento com classificação de risco, posto em prática no final do ano passado no referido hospital e as mudanças decorrentes desse sistema que prioriza os que precisam de socorro mais urgente.
“Nós explanamos sobre o funcionamento do classificação de risco, a organização dos serviços de urgência e emergência, a rapidez da assistência,bem como a resolutividade dos problemas que nos chegam trazidos por pacientes de dezenas de municípios da região polarizada por Patos”, comentou Ailton.
www.hrpatos.pb.gov.br

Empreendedorismo formal



Legal é ser Empreendedor Individual. Com este slogan o Sebrae, juntamente com vários parceiros, busca tirar cerca de 10% das pessoas que vivem na informalidade na Paraíba, algo em torno de 20 mil de um universo de 200 mil
Nessa proposta realiza, na cidade de Patos, de hoje até quinta 27, trabalho de orientação a seu público alvo, pessoas com pequenos negócios, com renda bruta anual até R$ 36 mil, que desconhecem as vantagens previstas na Lei Geral da Microempresa do Brasil. Dentre eles acesso a crédito bancário, benefícios previdenciários, menor carga tributária, dentre outros, que lhes trazem benefícios ao se cadastrarem como empresa.
De duas em duas horas é oferecida uma palestra aos interessados em se tornarem pessoas jurídicas. “Repassamos todas as informações necessárias e benefícios da formalização do negócio. Ao sair da palestra os interessados podem se dirigir ao balcão para abrir juridicamente sua empresa. Todo esse processo leva em média trinta minutos”, explica Fabíola Vieira, uma das palestrantes do EI. Os participantes recebem orientações de quem pode ser empreendedor individual; quais as despesas para abrir seu negócio, dentre outras que dão a segurança necessária à adesão do empreendedor na formalização de seu negócio.
“Essa ação do Sebrae, de divulgação da lei do empreendedor individual, que vem ocorrendo em todas suas unidades, contamos com o apoio de vários parceiros, a exemplo das prefeituras, UFPB, dos bancos. Na Paraíba cerca de 4 mil empresas foram criadas no segmento Empreendedor Individual, que integra a Lei Geral da Microempresa, aprovada em 2006”, comentou Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae Patos.


AUTOESTIMA – UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O SEU DIA




Inácio Andrade Torres – 25 de maio 2010

Continuando as fábulas de Esopo. 
A RAPOSA E AS UVAS

Uma Raposa, morta de fome, viu ao passar, penduradas nas grades de uma viçosa videira, alguns cachos de Uvas negras e maduras.
xxxx
Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.
Por fim deu meia volta e foi embora, e consolando a si mesma, meio desapontada disse:

Olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio.

REFLEXÃO
Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sebrae e parceiros realizam mobilização do Empreendedor Individual em Patos a partir desta terça-feira 25



A partir desta terça-feira, 25, até o dia 27, o SEBRAE e parceiros realizam a semana de mobilização do Empreendedor Individual na cidade de Patos. O evento acontece ao lado da Catedral Nossa Senhora da Guia, no centro da cidade. Durante o evento será montada uma estrutura para oferecer uma série de serviços com o objetivo de facilitar o registro gratuito das pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 36 mil por ano.
Conforme informações da coordenadora da ação em Patos, Maria de Fátima de Oliveira, todos os empreendedores informais que procurarem a tenda para a legalização de seus negócios serão convidados a conhecer melhor os benefícios do Empreendedor Individual através de palestras, que serão proferidas por técnicos do Sebrae/PB. As pessoas que irão procurar o atendimento oferecido na Mobilização poderão sair com o número do CNPJ no ato do registro, além do Alvará de Funcionamento provisório da prefeitura. A meta dos parceiros para 2010 é de formalizar cerca de 20 mil micro empreendedores no Estado.
Na tenda, os empreendedores poderão visitar os estandes dos parceiros do SEBRAE: INSS, Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal e Ação Social Diocesana de Patos, com o projeto Sertão Paraibano. O evento contará com o apoio de 20 estudantes de Administração da UEPB. Os primeiros novos empresários que se formalizarem na mobilização receberão uma camiseta.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa criou condições especiais para que o trabalhador informal possa se legalizar na categoria de Empreendedor Individual. O Empreendedor Individual, enquadrado no Simples Nacional, ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), além de pagar valores simbólicos de tributos do Estado (ICMS) e do município (ISS). 
Assessoria

Arquivo do blog