Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de junho de 2010

Pesquisa: Em SP Dilma sobe e empata com Serra

Pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada neste sábado (5) aponta Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) empatados. Os dois têm 37% das preferências e Marina Silva (PV), 9%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 cidades do país entre os últimos dias 31 de maio e 3 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma e Serra podem ter entre 35% e 39% das preferências e Marina, entre 7% e 11%. Nove por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 8%. Foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope realizada depois da exibição de propagandas políticas do PT e do DEM.
No último levantamento do Ibope, em abril, José Serra tinha 40% das intenções de voto, Dilma Rousseff, 32%, e Marina Silva, 9%. Dilma foi a única candidata que apresentou crescimento.
Em fevereiro deste ano, a diferença entre os dois primeiros colocados na disputa era de 13 pontos percentuais (Serra tinha 41% e Dilma, 28%). Em março, caiu para cinco pontos (38% e 33%, respectivamente). E, em abril, voltou a subir e chegou a oito pontos (40% e 32%). Nesse mesmo período, Marina teve 10%, 8% e 9% das intenções de voto nos estudos feitos pelo Ibope.
G1

Pesquisa revela que uma em cada sete mulheres já abortou no Brasil


Agência Brasil
Uma em cada sete brasileiras entre 18 e 39 anos já abortou. Cerca de 80% delas têm religião, 64% são casadas e 81% são mães. Isso é o que mostra o primeiro levantamento direto sobre o aborto no país, feito pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

Foram entrevistadas 2.002 mulheres, das quais 15% declararam já ter abortado. De acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número representa 5,3 milhões de mulheres.

Um dos mitos derrubados pelo estudo é o de que abortar é mais comum em classes sociais mais baixas e entre adolescentes. “Quem aborta é a mulher comum, é sua prima, namorada ou vizinha”, afirma um dos coordenadores do estudo, o pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Medeiros.

O aborto ocorre em todas as classes sociais mas, na maioria das vezes, em aproximadamente 35% dos casos, a mulher recebe entre dois e cinco salários mínimos. A faixa etária em que mais abortam é entre 20 e 24 anos. Cerca de 24% das entrevistadas declararam ter feito o aborto nessa idade.

Os dados da pesquisa são inéditos porque até agora os números sobre aborto no país eram baseados em estimativas indiretas, como a procura por serviços públicos de saúde após um aborto.

Para Medeiros, o dado mais surpreendente é que 55% das mulheres são internadas logo após o aborto. “É uma taxa muito alta e isso é gravíssimo porque significa não só que elas precisaram ir a um hospital, mas que permaneceram lá com sérias complicações de saúde”, afirmou.

O pesquisador defende a descriminalização do aborto como forma de reduzir os danos à saúde da mulher. “Esses números terão impacto nas discussões sobre a legislação, afinal agora sabemos que a mulher que aborta está no nosso cotidiano. Você quer que sua conhecida que abortou seja presa?”, questiona.

Atualmente, só é permitido abortar se a gravidez oferece risco à vida da mulher ou quando é resultado de estupro. Ainda este ano, o Supremo Tribunal Federal deve decidir sobre a permissão da retirada do feto também em casos de anencefalia (má-formação que impede o desenvolvimento do cérebro).

No Congresso, deve ser votado o Estatuto do Nascituro, lei que garante proteção jurídica aos embriões, o que eliminaria a possibilidade de aborto legal em qualquer caso, inclusive o de estupro.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Associação Médica de Patos será reativada



Os médicos de Patos estão se mobilizando para reativar sua entidade representativa local, a Associação Médica, que há alguns anos está meio adormecida. Para isso foi dado o ponta-pé inicial com uma reunião anteontem que contou com a participação de membros da Associação Médica da Paraíba, através de seu presidente Fábio Rocha. Este, bastante interessado neste ideal, debateu o assunto com vários médicos de Patos, dentre eles o atual presidente da Associação Médica de Patos, Dr. Ednaldo Almeida, Aldo Medeiros, Iris Nunes, Jucélio Pereira, Jânio Rolim e Paula Maia, responsável por essa abertura para um novo tempo da entidade classista de Patos.
Preocupada com as dificuldades que o médico que atua em Patos enfrenta para se atualizar no campo da ciência, fazer um mestrado, doutorado, residência médica, cursos de aperfeiçoamento para atender melhor a população, tudo isso será possível, a médica do Trabalho e diretora do Hospital Regional de Patos Janduhy Carneiro, Paula Maia, com um grupo de colegas, convidou Fábio Rocha para tratar dessa reativação da AMP. “Será um grande ganho para os médicos de Patos e região a reativação da Associação Médica que, graças à chancela da UFCG e a USP poderão se qualificar cada vez e todos saem ganhando, o profissional e a sociedade, que terá médicos com melhor qualificação”, comentou Paula.
A vinda a Patos do presidente da Associação Médica da Paraíba deu grande ânimo aos médicos de Patos, que já se articulam para eleger nova diretoria e reabrir e fazer sua sede funcionar. Um exemplo desse interesse pelo funcionamento da entidade que possa realmente atender os anseios da classe médica é o curso de pós-graduação lato sensu de Clínica Médica, agendado para acontecer a partir de 18 deste mês.
Fábio Rocha, que trouxe total apoio da entidade em nível de Paraíba, disse que esse programa de educação médica continuada e atualização científica traz importantes benefícios, principalmente para a população, que passa a contar com profissionais atualizados naquilo que melhor acontece no mundo. “Será muito importante para os médicos de Patos se atualizarem sem a necessidade de irem a outros centros. Vamos oferecer todo nosso apoio associativo e científico à Associação Médica de Patos”, enfatizou Rocha. 

Cícero pode retomar candidatura ao Estado

Na edição desta sexta-feira do jornal Folha de São Paulo, a coluna Painel informa a possibilidade de o senador Cícero Lucena (PSDB, foto) retomar a sua candidatura ao governo estadual.

Leia a nota.

Ninho Na Paraíba, os tucanos enfrentam nova crise após a divulgação da última pesquisa Ibope, que aponta reeleição de José Maranhão (PMDB), com 48%, contra 36% de Ricardo Coutinho (PSB). O acordo para apoiar Coutinho foi articulado por Cássio Cunha Lima, mas Cícero Lucena voltou a dizer que quer tentar o governo.
paraibaonline

Festival do Frio: rock e muito calor humano em Maturéia


O Município de Maturéia abriu na noite de ontem a segunda edição do Festival do Frio, evento que busca desenvolver o turismo, gerando receitas para a localidade. A principal atração da noite foi a banda Paralamas do Sucesso, que dispensa qualquer comentário em se tratando de qualidade musical. De acordo com estimativas da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas ocuparam a área do evento, por sinal muito bem organizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Ministério do Turismo e patrocinadores privados.
Renato abriu a programação com um repertório que anunciava o que viria pela frente, muito rock nacional, com sucesso que percorreram os anos 80 e 90. O público vibrou quando Paralamas iniciou sua apresentação, de duas horas. Todos puderam matar a saudade e cantar sucessos como Óculos, Ela disse adeus, Alagados, Lanterna dos Afogados e tantos outros.
Para encerrar o primeiro dia do Festival do Frio, Zé Filho e Banda, da Capital, manteve o estilo rock nacional, numa madrugada de leve neblina e muito saudosismo. Camarotes amplos, sistema de telões, com pequena falha na sonorização, que não chegou com nitidez a toda a extensão da festa, fora isso impecável o Festival do Frio, que prossegue hoje com Dona Maria, Super Ohara e Banda Wister. Amanhã, dia 05, forró com Tom Oliveira, Zé Gama e Puxincói e Telengo Tengo. No último dia de evento se apresentam repentistas, Coral Aboio da Serrita, Mateia do Forró e realização de Cavalhada no período da tarde.
O prefeito de Maturéia, Daniel Dantas, fez uma avaliação do evento e se disse surpreso pelo expressivo sucesso do Festival, que ajuda bastante ao desenvolvimento local. Falou do corte de 50% da verba pelo governo federal, que este ano disponibilizou apenas R$ 100 mil, quando o evento está tendo custo de R$ 200 mil. “Mesmo com as dificuldades que surgiram, não vamos prejudicar a administração municipal. Manteremos pagamento em dia dos servidores, fornecedores, cumpriremos todos os compromissos”, assim garantiu Daniel ao pbnoticias.

Espaço Sindical



Trabalhadores participam de conferência nacional em SP


 A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Paraíba, participou  da Conferencia Nacional da Classe trabalhadora realizada no último dia 1° de junho de 2010 no Estádio do Pacaembu em São Paulo.

O evento reuniu mais de 30 mil trabalhadores e trabalhadoras, onde foi aprovada uma agenda da classe trabalhadora, que será entregue aos presidenciáveis. São quase 300 demandas a serem cumpridas pelo vencedor das eleições.

Os seis eixos estratégicos aprovados foram os seguintes: 1. Distribuição de renda e mercado interno; 2. Valorização do trabalho e inclusão social; 3. Estado e desenvolvimento social; 4. Democracia e Participação Popular; 5. Soberania e Integração Nacional e 6. Sindicalismo e negociação coletiva. Já dentre as propostas aprovadas destacam-se a extinção do fator previdenciário, implantar o imposto sobre grandes fortunas e heranças, garantir que os recursos do Pré-sal sejam usados na área social, direito irrestrito de greve aos servidores públicos e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

Sobre as eleições 2010, todos os presidentes das centrais presentes se preocuparam com a continuidade do projeto nacional desenvolvimento pelo presidente LULA e a preocupação com o retrocesso com a volta do projeto neoliberal capitaneado pela direita em nosso País.

Para o presidente da CTB/Paraíba, José Gonçalves, o CONCLAT unificou ainda mais a luta dos trabalhadores e trabalhadoras no País, especialmente neste ano eleitoral, onde mais uma vez todos devem se unir para derrotar mais uma vez o projeto neoliberal liderado pelo PSDB, DEM e PPS no País.

“Os verdadeiros sindicalistas, não devem ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem, temos que nos posicionar em defesa de um projeto nacional que defenda os interesses dos trabalhadores. Ficar neutro numa disputa dessas, correrá o risco de termos as nossas conquistas ameaçadas, especialmente na valorização do salário mínimo, na criminalização dos movimentos sociais, numa agenda negativa para a classe trabalhadora em nosso País”. Enfatizou.

Das seis centrais existentes do País, CTB, CUT, CGTB, NCST, apenas uma não participou, que foi a UGT -União Geral dos trabalhadores, ligada ao PPS, PSDB e DEM.

José Gonçalves.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fifa estuda punição para comemoração religiosa


A Fifa enviou um comunicado a cada uma das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da África do Sul pedindo aos jogadores moderação na expressão de sua fé durante as partidas. A idéia é fazer com que os jogadores deixem de comemorarem seus gols e vitorias com mensagens religiosas.

Segundo a Fifa, o Brasil é o país que mais preocupa quando se trata de manter futebol e religião separados. O uso de camisetas com mensagens escritas por de baixo do uniforme é proibido pela entidade. No entanto, os atletas aguardam o final do jogo para exibi-las e expressar sua fé.

A polêmica surgiu na conquista brasileira sobre a Alemanha na Copa de 2002. Os jogadores do Brasil aproveitaram a ocasião, entre eles Kaká (foto), para exibirem suas mensagens. O assunto voltou a ser discutido depois de um ano após a conquista da Copa das Confederações, na África do Sul, quando os brasileiros repetiram as manifestações.

Não as mensagens religiosas
Jérome Valcke, secretário-geral da entidade, acredita que a solução é pedir o compromisso das seleções para evitar as mensagens religiosas. A assessoria de imprensa da Fifa disse que, ainda nesta semana, cada seleção receberá a visita de um representante da entidade para falar sobre assuntos relacionados à Copa e sobre o comportamento dos jogadores.

A Fifa não é contra a inclusão de religiosos na comitiva, mas proíbe a promoção de qualquer religião. As autoridades esportivas não querem transformar a Copa em um evento político ou religioso. A entidade já estudou a aplicação de multas, mas tema a polêmica que possa ser a punição e possiveis acusações de cerceamento religioso.
Futebol interior

PM: crianças devem ir à Parada Gay com identificação


A Polícia Militar informou que as crianças que forem à 14ª Parada Gay, no próximo domingo, em São Paulo, devem portar algum tipo de identificação. A medida tem o objetivo de evitar que os menores se percam dos pais em meio à multidão.

Para garantir a segurança, a organização do evento informou que do ponto inicial, na avenida Paulista, até a região central, as ruas serão monitoradas por câmeras de segurança. Os aparelhos serão colocados, especialmente, para cobrir a região onde atos violentos ocorreram no evento de 2009. Os operadores farão o acompanhamento a partir das imagens e em caso de necessidade informam o policial mais próximo.
Terra

Mais uma execução em Patos


A cidade de Patos assiste atônita à violência desenfreada, onde diariamente novas vítimas tombam mortos, um crime que vem se tornando banal.
Na final da tarde desta quinta-feira 03, um jovem foi assassinado a tiros que lhe atingiram nas costas e cabeça. Neste momento, 19h, policiais militares estão tentando colher informações sobre as causas, nome da vítima e possível ou possíveis algozes.
A Polícia Científica e o delegado plantonista até o presente não compareceram ao local, nas Placas, em um beco próximo à Igreja de Santo Expedito. Enquanto tentávamos obter informações foram disparados mais tiros perto dali obrigando alguns policias irem até o local dos estampidos. A qualquer momento traremos maiores informações. (pbnoticias.com)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 18 milhões no sábado


Terra

Ninguém acertou os números sorteados no concurso 1.184 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio estimado para o concurso de sábado é de R$ 18 milhões. Veja os números sorteados:

04 - 09 - 23 - 27 - 28 - 30

De acordo com a Caixa, 134 apostas acertaram a Quina e receberão R$ 8.850,14. Outras 7.342 fizeram a quadra e levarão R$ 230,75 cada uma.

Defensores públicos entram com ação no STF contra Maranhão

 
Em greve há mais de nove meses, os Defensores Públicos da Paraíba resolveram sair da defensiva e partir para o ataque. Eles entraram com uma Ação por Descumprimento de Preceito Legal no Supremo Tribunal Federal contra o governador José Maranhão (PMDB).
Com 16 laudas, a ação apresenta 109 acusações contra Maranhão e, entre vários pedidos, sugere a decretação da inelegibilidade do governador por improbidade administrativa. A ação já foi protocolada e está na mesa do Procurador Geral da República.
“Vamos provar na Justiça que o governador Maranhão está desrespeitando toda a legislação que estabelece o funcionamento da Defensoria Pública”, disparou Angela Abrantes, uma das representantes do comando de greve.
Segundo ela, entre outras coisas, o governador não respeita à autonomia financeira da Defensoria Pública, assim compreendida pelo próprio Tribunal de Contas do Estado.
“Há por parte deste governo um descaso com a categoria que nunca si viu”, disse Angela Abrantes. Ontem, no dia 31 de maio, os defensores esperavam manter uma audiência com o governador, conforme intermediado pelo presidente da OAB paraibana, Odon Bezerra, há 15 dias, no Dia do Defensor Público.
“Quando chegamos, fomos informados que não havia sequer registro na agenda do governador de audiência com os defensores”, disparou a defensora.
A indiferença do governo com os defensores pode custar caro. Tanto do ponto de vista jurídico, quanto político. Fontes internas revelam que a categoria, formada 80% de “maranhistas”, já está mudando de cor.
Acompanhemos a luta.

Do blog do Luís Tôrres

Homem liga para polícia para reclamar que sua mãe havia tomado sua cerveja

O norte-americano Charles Dennison, de 32 anos, foi preso na última sexta-feira em New Port Richey, na Flórida (EUA), depois que ligou para o serviço de emergência da polícia para reclamar que sua mãe tomou sua cerveja, segundo o jornal "St. Petersburg Times".
De acordo com o relatório policial, o homem ligou várias vezes para o serviço de emergência e acabou detido acusado de abusar do serviço 911. Dennison foi levado para a cadeia com uma fiança estipulada em US$ 150.
Conforme a polícia, Dennison estava visivelmente embriagado quando um agente chegou à sua casa. Ele queria que o policial prendesse sua mãe, porque ela pegou sua cerveja.
G1

Inscrições para Vestibular 2010.2 das FIP vão até o dia 14 de junho



Continuam abertas as inscrições do processo seletivo para o Vestibular 2010.2 das Faculdades Integradas de Patos. Estão sendo oferecidas 905 vagas, distribuídas entre os 13 cursos de graduação da Instituição de Ensino. As inscrições presenciais vão até o dia 14 de junho, e podem ser feitas na sede da Fundação Francisco Mascarenhas (FFM), localizada na Rua Floriano Peixoto, 223, Centro, Patos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e na Coordenação Acadêmica, localizada na Rua Horácio Nóbrega, Bairro Belo Horizonte, Unidade I das FIP.
As inscrições também poderão ser feitas pela internet. O prazo para as inscrições online deverá ser realizado através do Portal FIP Online www.fiponline.com.br, até o dia 14 de junho. Para inscrever-se, presencial ou online, os candidatos devem ter em mãos a Carteira de Identidade original (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o comprovante de conclusão do Ensino Médio. A taxa de inscrição custará R$50,00.
Ao efetuar sua inscrição, os vestibulandos receberão o Manual do Candidato, que contém informações sobre os procedimentos para participar do Vestibular, bem como os programas das disciplinas. As provas serão realizadas no dia 11 de Julho, na Unidade I das FIP, situada a Rua Horácio Nóbrega, S/N, bairro Belo Horizonte, Patos.
Devido ao grande sucesso da edição anterior, o processo seletivo das FIP está promovendo, desde o dia 25 de maio, através do Portal FIP Online, o QUIZFIP 2010.2. O evento tem como principal objetivo consolidar o compromisso da respectiva Instituição de Ensino, que é oportunizar três estudantes com bolsas de estudos.
Para participar do concurso, o interessado deverá preencher um questionário online, que conterá perguntas de conhecimento geral sobre as FIP, disponibilizado ao participante logo após o preenchimento do mesmo.
Serão considerados vencedores os três (03) participantes que tiverem acumulado o maior número de pontos no questionário online, no menor espaço de tempo. Para tanto, os concorrentes deverão satisfazer integralmente as condições de inscrição para a participação.
No dia 18 de junho, serão anunciados, no portal das FIP, os três vencedores. O primeiro colocado terá direito a uma bolsa de estudos integral, em qualquer curso de graduação da Instituição de Ensino, com entrada no Período Letivo 2010.2. O segundo colocado receberá 50% de desconto, e o terceiro um abatimento de 30% na mensalidade. Os benefícios para os 2º e 3º colocados também serão destinados a qualquer curso de graduação das FIP.
A Direção-Geral das FIP lembra que, para ter direito à premiação, o participante premiado deve ter sido aprovado no Concurso Vestibular 2010.2. Em nenhuma hipótese o premiado poderá realizar a troca ou a substituição dos prêmios, uma vez que os mesmos são pessoais e intransferíveis, não se responsabilizando a Fundação Francisco Mascarenhas por eventuais restrições que os premiados possam ter ou vir a sofrer.
Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato com a Fundação Francisco Mascarenhas, através do telefone 3421-2742; ou ligar para Coordenação Acadêmica das FIP, através do número 3421-7300/ ramal 215.

Confira o total de vagas para cada curso:
* Enfermagem (75 vagas);
* Biomedicina (100 vagas);
* Fisioterapia (100 vagas);
* Odontologia (60 vagas);
* Educação Física (100 vagas);
* Direito (50 vagas);
* Sistemas de Informação (60 vagas);
* Comunicação Social - Jornalismo (50 vagas);
* Ciências Econômicas (75 vagas);
* Letras (50 vagas);
* Geografia (50 vagas);
* História (60 vagas);
* Pedagogia (75 vagas).

Ascom FIP

Notícias do Sertão


Coluna Osvaldo Medeiros
Jornalista

Não existe racha
            O deputado estadual Antônio Mineral não ver, como comentaram tanto, racha na sua base do Sertão. Para o parlamentar o que aconteceu foi simplesmente um fato isolado na cidade de Areia de Baraúnas, onde o seu sobrinho, o ex-prefeito Gilson Mineral, optou por apoiar o atual governador José Maranhão. Acompanhando Gilson, também seu irmão e vereador patoense Almir Mineral. Ambos, segundo o deputado, já vinham se pronunciando maranhistas, o que não houve nenhuma objeção de sua parte pela decisão dos dois. “São adultos e sabem muito bem o que estão fazendo. Acho que foi uma decisão precipitada, mas o que posso fazer? Só tenho a dizer que Gilson chegou a ser prefeito do referido município por minhas mãos e todos os seus irmãos que ocuparam cargos públicos foram por indicação minha.
            Então, mais uma vez volto a dizer que não vejo isso como racha na minha base. Ao contrário, essa continua cada vez mais forte porque conto com o apoio das lideranças, a exemplo daquela região, que tem votos, e por cima fiel às suas tradições. Isso vamos provar nas urnas quem na verdade ali tem e transfere votos”, comentou. Para um bom entendedor...
Sem clima
            Estamos em plenos festejos de copa do mundo e juninos, mas para ser franco a cidade de Patos, até o fechamento desta coluna, não havia entrando ainda em ambos os climas. A cidade e principalmente o comércio, nada tem demonstrado que estamos às portas dos jogos de uma copa do mundo e de um São João de 09 dias. Tudo continua normal como sempre foi. De ibope mesmo no momento, só o acréscimo na taxa de IPTU. Esse sim vem dando o que falar, embora o prefeito Nabor Wanderley tenha prorrogado o prazo e em alguns casos revisto os valores.
Cumprido
            Mesmo com sua agenda cheia, a deputada estadual Francisca Motta (PMDB) vem cumprindo seus compromissos em dias, principalmente sua frequência nas reuniões da Assembléia Legislativa. Na tribuna, mesmo aliada forte do governador Maranhão, não tem lhe deixado em paz nas cobranças de suas ações para suas áreas de atuações.  
Camarotes superfaturados
            No Terreiro do Forró, local onde acontecem as festividades juninas locais, já está recebendo os camarotes. O que se tem notícias é que os preços estão amargos. Hoje (quarta 02) foi colocado um ponto de venda na Praça Getúlio Vargas, ao preço de R$ 4.600,00.
            Só para se ter idéia do superfaturamento no preço do camarote, ano passado o valor de R$ 2.700,00. A coisa pode pegar mal para a administração, não acha?
Imobiliárias
            A falta de divulgação das festividades juninas de Pato, principalmente na mídia televisionada, pode esse ano não ser tão lucrativa para as imobiliárias. As informações chegadas dão contas de que até o presente está havendo mais oferta do que procura. A essas alturas fica complicado.
Cruzaram os braços
            A última sessão da Câmara Municipal, 99% dos jornalistas que cobrem os trabalhos daquela casa resolveram cruzar os braços e lá não pisaram. Alegam que estão a quase dois meses sem receber suas assessorias. Pior é que o atual presidente Marcos Eduardo terá que encontrar uma outra maneira para pagar aos mesmos, porque direto pela Câmara não pode mais. Essa é pura verdade.
Grita
            Se os jornalistas que cobrem os trabalhos da Câmara estão gritando por não receber em dias suas assessorias, da mesma forma estão os que prestam assessoria a Prefeitura local. A 9 Idéia, órgão pagador,  é quem escuta as lamúrias e desabafos.
Concurso
            A prefeitura municipal de Patos lançou o edital do concurso público 002/2010 para o preenchimento de 737 vagas, 5 a mais em relação ao concurso anterior. As inscrições terão início a partir das 9h do dia 16 de julho e se encerrarão ás 23h e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 31 de julho de 2010.
            A divulgação nominal dos candidatos e suas inscrições definidas serão feitas no dia 13 de agosto. O local de provas será divulgado no dia 17 de agosto e elas serão realizadas no dia 29 do mesmo mês. As provas específicas de titularidade serão realizadas no dia 8 de outubro e o período para o envio da documentação exigida pelos aprovados, será de 18 á 22. A divulgação da pontuação da prova de titularidade será no dia 19 de novembro e o resultado final de todas as provas do concurso será no dia 26 de novembro de 2010. Quem estudar pode ter certeza que vai passar. O concurso dos médicos foi de total transparência e lisura. Quem estudou passou.
Ganhando
            O jovem e pré-candidato a deputado federal Hugo Motta(PMDB), em recente bate-papo com alguns jornalistas, disse que no momento está tentando ganhar tempo e mais espaço para sua campanha e não entrar naquela de provocação de ninguém. Cada um que busque conquistar seu espaço de forma aberta e transparente e não naquela como se o eleitor fosse uma propriedade sua.
Mais espaço
            O Banco do Brasil local vai ter que encontrar um jeito para proporcionar pelo menos um pouco de mais espaço e conforto para seus clientes, porque da forma como está, principalmente nos dias de pique o purgatório deve ser um oásis. Um prato cheio para as doenças infecto-contagiosas.
Passou
            O deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB), que mais uma vez concorre a uma cadeira para a Assembléia Legislativa, passou o último final de semana na cidade de Patos. Veio prestigiar alguns eventos e aproveitou para colocar em dias sua agenda de visitar cidades circunvizinhas.
Imprensa
            Bom, já estamos às portas das festividades juninas e até o presente a imprensa ainda não foi convocada pelo Coordenador de Comunicação da Prefeitura, jornalista Misael Nóbrega, para legalizar o credenciamento. Ou será que somente vai ter acesso os jornalistas ligados ao “Coordenador”?
Lutando
            O prefeito Nabor Wanderley concorda plenamente com a inauguração do Restaurante Popular no bairro do Jatobá, mas já deixou bem claro que vai lutar para trazer um para o bairro do Belo Horizonte, onde existe maior concentração de estudantes, principalmente de nível superior. Alega que vai beneficiar estudantes carentes de Patos e cidades circunvizinhas como também de outras categorias profissionais.
Vetar
            Enquanto o presidente Lula estava dando sinal que iria vetar o aumento de 7% para o funcionário público que ganha acima de um salário mínimo, a Câmara Federal estava dando sinal verde para seus funcionários de um aumento que de acordo com o currículo de cada um, pode chegar a 40%. Que Brasil é esse, gente?

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

 

Social: Paula Maia comemora aniversário

Familiares e muitos amigos festejam neste 2 de junho o aniversário de Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia , ou simplesmente Drª Paula. Diretora do Hospital com pouco mais de um ano dirigindo essa instituição, vem demonstrando preocupação com a saúde da população de toda a regional atendida pelo Janduhy Carneiro. A implantação da política de humanização é  um dos destaques de sua gestão, com grande ênfase no pronto socorro, porta de entrada de pacientes com enorme variedade de problemas. Programas, capacitações, ampliações na estrutura física, equipamentos de última geração, o cuidar da autoestima de funcionários e pacientes. A gama de ações implantadas no Regional permite a este hospital público ser uma grande referência no serviço público de saúde para a Paraíba e outros estados, os quais se beneficiam de seus serviços. "Temos muito o que crescer para atingirmos o ideal na oferta de uma saúde de qualidade para a sociedade. Estamos trilhando nesse sentido, e com o esforço, colaboração de todos vamos atingir índices de satisfação que tanto almejamos", comenta a aniversariante do dia, Paula maia. 

terça-feira, 1 de junho de 2010

BNDES abre inscrição para projetos de preservação de acervos


As inscrições para o Programa de Preservação de Acervos 2010 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram abertas hoje (1º) no portal eletrônico www.bndes.gov.br e se estenderão até o dia 3 de setembro, de acordo com anúncio feito pela instituição.

Poderão concorrer os projetos de preservação de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos. O valor do apoio não reembolsável aumentou este ano, passou de R$ 8 milhões para R$ 24 milhões.

Os recursos são oriundos do Fundo Cultural do BNDES e se destinam a apoiar ações como catalogação; restauração; gerenciamento ambiental; higienização e acondicionamento; instalação de sistemas de segurança; infraestrutura; e visitação, informou a assessoria de imprensa do banco. Os projetos poderão ser apresentados de forma individual, com foco em um único acervo.

Desde que o Programa de Preservação de Acervos foi criado, em 2004, o BNDES apoiou até hoje 123 projetos, que geraram investimentos no valor de R$ 24 milhões. 
Agência Brasil
Imagem:culturageralsaibamais.files.wordpress.com

TST autoriza o corte de ponto de servidores públicos em greve


O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, assinou hoje (1º) ato que autoriza o corte de ponto e determina o desconto de remuneração dos servidores públicos em greve. As informações são do próprio TST.

O ato está fundamentado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou aplicar a Lei nº 7.783/89 aos servidores públicos e na jurisprudência pacífica do TST que determina desconto dos dias de greve, mesmo quando julgada legal.
Agência Brasil

Agentes de Saúde e endemias lutam por piso nacional


Representantes do Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias de Patos e Região participaram recentemente (17 e 18 maio) de uma audiência pública em Brasília, que teve na discussão o piso nacional (dois salários mínimos) dessas categorias, cuja emenda constitucional de nº 63 já foi aprovada, 4 de fevereiro deste ano, pelas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado, mas falta o governo federal encaminhar projeto de lei para ela seja regulamentada.
A emenda 63 também trata da questão do plano de cargos e carreira e da insalubridade da categoria. “A luta pela implantação do piso nacional de dois salários mínimos vem desde abril do ano passado. Tivemos uma grande conquista com a aprovação da emenda 63. Nessa audiência em Brasília tivemos a participação de vários órgãos de saúde ligados, a CONACS – Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, uma maneira de forçar o governo a cumprir a lei e implantar logo o piso nacional”, comentou João Bosco Valadares, presidente do Sindacs de Patos.
Ele disse que desde a implantação dos agentes de saúde e de endemias, em 1991, a principal conquista da categoria foi o reconhecimento por parte dos poderes públicos com a efetivação desses profissionais, com a regulamentação da profissão e que a implantação do piso nacional será outra importante marca dessa luta dos agentes de saúde e endemias.

Patos participa da III Conferência Nacional do Esporte

Com o tema: Plano Decenal do Esporte e Lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais, vai acontecer em Brasília de 03 A 06 de junho a III Conferência Nacional do Esporte. O evento configura-se em um espaço de debate, formulação e deliberação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer para o país.
Com a etapa regional realizada em Patos, foram escolhidos os delegados que irão representar o governo municipal, juntamente com as propostas que foram levadas a conferência estadual. Em todo o estado foram agregadas em torno de 9 conferências, nas quais foram escolhidas 3 propostas consideradas prioritárias.
A cidade de Patos terá 4 representantes que juntamente com uma comissão estadual irão defender a bandeira do estado, levando as propostas escolhidas para serem apresentadas na conferência nacional.
Os participantes locais serão: Taunaí Dantas – secretário executivo de Articulação Social que irá como delegado, Jefferson Melquíades – secretário executivo de Juventude e Lazer e os professores do curso de Educação Física das FIP, Neto e Joaquim.
“Há uma comitiva a nível estadual que já participou de dois trabalhos de articulação com os membros (delegados e delegadas), e nossas solicitações seguem um plano de 10 linhas de ações para o plano decenal, a exemplo da construção de quadras, campos de futebol e práticas esportivas para crianças e adolescentes, entre outros. Iremos tentar canalizar essas melhorias para o estado e consequentemente para o município”, garantiu o secretário Taunaí Dantas.  (HB)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

FUMAÇA QUE MATA

Dr. Inácio Andrade Torres

Hoje 31 de maio comemora-se o Dia Mundial contra o Tabaco. Neste ano a Organização Mundial da Saúde/OMS escolheu para celebrar essa data o tema Tabaco e Gênero e, por sua vez a Aliança de Controle do Tabaco/ACT aproveitou a comemoração da OMS para fazer o lançamento da pesquisa “As mulheres e o tabagismo – uma nova questão na agenda feminina”, a qual foi desenvolvida por esta entidade em parceira com outras também responsável pelos problemas que abrangem o universo feminino.
A presença marcante do tabagismo entre as mulheres é um assunto carente de discussão aprofundada. De fato, hoje em dia, é grande o impacto do tabagismo na saúde feminina lembra a ginecologista Edina Araújo Veiga, autora de um sério trabalho sobre os efeitos do fumo na saúde da mulher.
Conforme dados de março deste ano, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/PNAD 2008, o Brasil tem quase 25 milhões de fumantes. Mais de 17% da população com 15 anos ou mais fuma. Em 2008, a incidência do tabagismo era maior entre os homens. O tabaco foi responsável por um bilhão de mortes em todo o mundo no século passado. Essas vítimas são fumantes e não fumantes expostas à fumaça do cigarro. Aqui vale lembrar que o fumante passivo ou o não fumante exposto à fumaça do cigarro tem 30% mais chances de desenvolver câncer de pulmão e 24% de desenvolver doenças cardio-vasculares. Apresenta-se ainda com maior freqüência de infecções e outros problemas respiratórios e menor progresso da função pulmonar.
E sabe por que tudo isso acontece? Porque a grande armadilha do cigarro é o prazer. Porque o cérebro de quem fuma tem mais receptores de nicotina que dependem de substâncias como serotonina, dopamina, e outras para funcionar adequadamente. Estimulado pela bioquímica dessas substâncias, os fumantes tem sensação de bem-estar, diminuição do apetite, alguns até bom humor, sensação de melhoria da memória, redução da ansiedade, havendo até a crença por parte de alguns dependentes do tabaco de que o vício de fumar é desestressante.
Feito o prejuízo no cérebro, as chances de ele se estender a outros órgãos é enorme - explica o pneumologista Ricardo Meirelles. Na verdade, está comprovado, que grande parte das 4.720 substâncias tóxicas existentes no cigarro e às quais os fumantes estão expostos são cancerígenas, o que faz do tabagismo o maior fator de risco evitável de cânceres humanos, tais como de pulmão, laringe, pâncreas, fígado, boca, lábios, bexiga, rim e esôfago.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer/INCA, 90% dos casos de câncer no pulmão são causados pelo cigarro. O vício de fumar ainda corresponde a 30% das mortes decorrentes de outros tipos de cânceres; 25% das mortes por doença coronariana – angina e infarto do miocárdio; 85% das causadas por bronquite e enfisema; e 25% das doenças vasculares (entre elas derrame cerebral). Há ainda pesquisas que apontam o tabagismo como responsável pelo aumento de mortes prematuras, cataratas, osteoporose e fraturas.
Os prejuízos provenientes do vício de fumar vão muito além. Cerca de 20% dos incêndios são provocados por pontas de cigarros jogadas nas matas. Florestas são derrubadas para plantio de  fumo e produção de lenhas para abastecer os fornos que secam as folhas de tabaco. Pior ainda: no cultivo do fumo são empregados potentes agrotóxicos, que contaminam o solo, os animais e o próprio agricultor.
Como se vê o vício de fumar só traz prejuízos. Mas como combater? Leis para coibi-lo foram criadas. Mas a lei só não basta, pois a lei sozinha não modifica o ambiente, a sociedade. É preciso a prática de um discurso pedagógico junto às escolas e às famílias. Um discurso que sensibilize aqueles que não fumam e não discrimine os fumantes. Enfim, um discurso educativo e preventivo com a colaboração dos Centros de Atenção Psicossociais/AD, com a participação de educadores e famílias. Somente assim poderemos afastar para bem longe da civilização ESSA FUMAÇA QUE MATA.

Dr. Inácio Andrade Torres é odontólogo, estomatologista e professor da UFCG – Campus de Cajazeiras.

Prefeitura amplia prazo para pagamento do IPTU e amplia descontos



O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve reunido na manhã desta segunda-feira 31 com a secretária de Finanças, Méricles Medeiros, e Marcondes Ozório, representante da Cadastral, empresa responsável pelas medições dos imóveis da cidade, para fins de cálculo da planta de valores do IPTU. Ficou decidido no encontro que o prazo para pagamento com descontos, que expirava neste dia 31, foi prorrogado por mais trinta dias e os valores acima de R$ 1.000,00, receberiam 25% em cima da parcela antecipada, que já possui descontos de 25%. Para os valores inferiores a R$ 1.000,00 a redução será de 20% na parcela única. Hoje a administração municipal está lançando decreto com as alterações.
Este ano houve certa polêmica em torno do Imposto Predial e Territorial Urbano, quando foram questionados os valores cobrados nos carnês. A Câmara Municipal realizou audiência pública e convidou a secretária Méricles e a Cadastral, para explicar como foram fechados os valores do imposto, inclusive de alguns imóveis que apresentaram valores fora da realidade. Nabor explicou que 1.600 imóveis que deixaram de ser medidos, ou porque estavam fechados no momento em que os funcionários fizeram a visita ou porque estes foram impedidos de cumprir essa tarefa, serão arbitrados. “Estamos revendo todos os casos do ITU e aqueles que já receberam seus carnês a gente orienta que aguardem, pois estaremos emitindo novos boletos. Quem já efetuou o pagamento e achar que tem direito à restituição, deve procurar a Prefeitura para recebê-lo”, explicou o prefeito de Patos.
Ele falou da importância da contribuição do IPTU, o mais importante imposto das cidades de médio e grande porte. Nabor explicou que a aplicação dos recursos do IPTU na infraestrutura, recuperação de praças, tem trazido bons frutos para a cidade, polarizada por cerca de 40 municípios. Um exemplo tem sido a abertura de diversos empreendimentos, muitos ainda chegando, a exemplo de rede de supermercados, agência do Itaú, dentre outros. “Desde o início de nossa administração transformamos a cidade para que as pessoas vejam-na de maneira diferente e queira investir aqui. Hoje Patos é mais organizada, limpa, que tem um potencial de crescimento muito grande, sendo uma das que mais se desenvolvem na Paraíba”, disse Nabor.
O prefeito disse que a população precisa ter a cultura e a consciência de contribuir com seus impostos para que os recursos continuem sendo revertidos para obras na saúde, educação, infraestrutura da cidade e melhor qualidade de vida para a população. O imposto não abrange todos os habitantes, isentando determinadas categorias. Com a implantação do Código tributário do município em 2006 foram regularizadas as isenções para viúvos e viúva que recebem até dois salários mínimos; funcionários públicos ativos e inativos, residências com até 60 metros quadrados não pagam IPTU.
Do valor arrecadado do IPTU 25% vão para a educação, 15% para a saúde e o restante é direcionado para obras de infraestrutura da cidade. Ano passado a arrecadação com esse importo foi de aproximadamente R$ 800 mil. Para este ano, segundo Nabor, a projeção é que sejam arrecadados algo em entre R$ 3 a 4 milhões, sendo R$ 1,5 mi para a infraestrutura. O prefeito explicou que ainda é pouco e citou o caso da limpeza pública, para a qual são destinados R$ 2 milhões.

Assessoria

Arquivo do blog