Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de junho de 2010

Show no Terreiro com Os Nonatos


No dia 10 de janeiro de 1992, na cidade de Patos, surgia uma parceria musical envolvendo os estados da Paraíba e Ceará, com a dupla de repentistas “Os Nonatos”, Nonato Neto e Nonato Costa. São 18 anos de carreira harmônica, 10 deles na cidade de Patos, cujas canções são cantadas praticamente por todas as bandas de forró que se apresentam, não apenas em Patos, mas onde exista um evento junino.
São 210 primeiros lugares em congressos de violeiros, dupla mais vencedora nesses certames, 16 CDS, dois DVDs, um livro publica, 10 anos de programa radiofônico, quatro anos de programa em TV, mais de 150 composições, mais de 30 delas regravadas por outros artistas. Esta é uma breve apresentação de Os Nonatos, a atração surpresa trazida pela Prefeitura de Patos para presentear o público com muita poesia, numa noite de clima frio, ideal para os apaixonados.
Todas as músicas cantadas pela dupla durante sua bela apresentação no palco do Terreiro do Forró são de sua autoria, o que demonstra a quilate de Os Nonatos, uma das maiores referências da poesia popular do Nordeste brasileiro. Foi uma trajetória, até chegar a este estágio de cantadores, difícil, cada degrau alcançado com muito sacrifício, enfrentando inclusive a desconfiança dos violeiros, “mas hoje realizamos nossos sonhos no campo musical”, diz Nonato Costa, enfatizando que a base de toda a poesia, da musicalidade da dupla foi a cantoria de viola, bastante presente em seus shows.
Sobre a participação deles no São João de Patos Nonato Costa diz que é algo que eles aguardavam o convite com muita expectativa por toda a ligação com a cidade de Patos, aonde a dupla surgiu e viveu por dez anos, inclusive com programa de viola na Rádio Espinharas, como também por suas composições serem cantadas por praticamente todas as bandas que passam pelo Terreiro do Forró.
Sobre a cantoria de viola Nonato Neto diz que esta vive momento difícil com a estagnação, sem surgimento de novos cantadores, apesar de que os atuais têm dado conta do recado. Simples e diferente, novo trabalho da dupla em CD e DVD, já na praça, presenteia os fãs com sucessos consagrados, dos Nonatos e outros artistas, músicas inéditas.
Para o prefeito Nabor Wanderley a presença dos Nonatos no São João de Patos é um reconhecimento por toda uma história de dedicação à poesia popular, pelas vitórias e representatividade da dupla para a música brasileira. 
Ascom

sexta-feira, 25 de junho de 2010

História de cumplicidade com o milho



Como reza a tradição, o milho sempre foi o elemento principal na culinária junina, servindo para a elaboração de inúmeras iguarias. Em Patos esse alimento está bastante ligado, não apenas ao período da festa de São João, mas ao cotidiano da população, que pode apreciá-lo praticamente o ano inteiro, mesmo que ele venha de outras regiões fora de época de colheita no Sertão paraibano.
Falar de milho em Patos, assado ou cozido, necessariamente vem na mente onde encontrá-lo. O endereço é a calçada do Fórum Miguel Sátyro. Aos 72 anos, Dona Maria José, sete filhos, quatro formados, apenas dois a ajudam no preparo e venda de milho. São aproximadamente 45 anos comercializando milho na calçada do Fórum. “Quando comecei a vender milho assado e cozido, hoje onde funciona o Fórum era o Colégio Rio Branca. Na Livraria Dom Bosco funcionava a única sorveteria da cidade e quase em frente era o cinema”, relembra o passado com certa dose de nostalgia.
Durante o São João de Patos montou seu ponto na praça da alimentação, juntamente com diversos outros comerciantes. Diz que de vez em quando aparecem antigos fregueses, que residem em outros estados e puxam assuntos de épocas remotas. Na sua simplicidade, Dona Maria José é uma figura marcante e presente na história do São João e da vida de Patos. (Marcos Eugênio)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Adriano falta a treino físico no Flamengo e não se justifica


Terra
Foto: Abril
 
Mesmo negociado com a Roma, o atacante Adriano firmou acordo com a comissão técnica do Flamengo e está fazendo seu preparo físico no clube antes de se reapresentar na Itália. O problema é que o jogador não apareceu na manhã desta quinta-feira para treinar no Ninho do Urubu. Adriano fará um trabalho especial com a equipe de preparação físico do Flamengo. Ainda assim, o jogador não apresentou justificativa por ter faltado, mas é aguardado na parte da tarde, uma vez que o elenco treina em tempo integral.
Enquanto jogava no Flamengo, Adriano se notabilizou pelos gols, confusões fora de campo e pelas sucessivas faltas aos treinos. No primeiro semestre, foram 13 ausências. Por conta disso, o jogador apresentou vários problemas físicos e se mostrou acima do peso ideal.

PF apreende drogas no Sertão



Policiais federais da Delegacia de Patos/PB, com apoio de policiais federais de Campina Grande/PB, efetuaram a prisão de dois homens ontem, sendo um na cidade de Pombal/PB e outro em Campina Grande/PB, acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico, crimes capitulados na Lei nº 11.343/06 (Lei de Drogas). Foram também apreendidos aproximadamente 380 gramas de cocaína na cidade de Pombal/PB, como resultado da Operação Policial.
A cocaína sairia de Pombal/PB e seria entregue na cidade de Campina Grande/PB, na manhã do dia hoje. O grupo se utilizaria de um motorista de transporte alternativo, que conduziria a referida droga de uma cidade à outra. As investigações apontaram que o motorista não tinha conhecimento do conteúdo da encomenda que iria transportar, tendo sido tomado seu depoimento, para, logo em seguida, ser liberado. Os presos foram conduzidos ao Presídio Regional de Patos, onde permanecem à disposição do juízo da Comarca de Pombal/PB.

 Comunicação da PF

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ricardo Coutinho participa de eventos juninos de Patos, São Mamede e Santa Luzia



O pré-candidato ao governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), visita onze municípios paraibanos nesse período de festas juninas. Dentre eles os de Patos, São Mamede e Santa Luzia. Coutinho, nesse período pré-eleitoral, vem cumprindo intensa agenda para manter contatos com o povo e lideranças políticas, sempre acompanhado de Cássio Cunha Lima e Efraim Morais, pré-candidatos ao Senado pelo PSDB e DEM.
A visita do ex-prefeito da Capital acontece neste sábado, dia de encerramento do São João nesta cidade, cuja principal atração é o jovem Luan Santana, devendo atrair um público de mais de 70 mil pessoas de toda a região.

Pente fino na cadeia de Itaporanga

Seguindo as orientações do Comando do 3º BPM, na pessoa do Tenente Coronel josé Carlos dos Santos Melo, Policiais Militares da Companhia de Itaporanga, Comandada pelo Major Fernando Antônio Rodrigues, juntamente com a Companhia de Policiamento Especializado - CPE do 3º BPM realizaram uma Operação Pente Fino no presídio local, cujo objetivo era apreender objetos e materiais não permitidos dentro das celas. Durante a manhã de ontem (22), os  Policiais revistaram toda a área carcerária sendo encontrados celulares, objetos pontiagudos, cartões de memória, tesouras e carregadores. Todo o material encontrado foi repassado para a Autoridade Judiciária para que os procedimentos pertinentes ao caso sejam tomados.

III BPM

CAMPUS CABEDELO DO IFPB DEVE MATRICULAR MAIS 51 APROVADOS


Cursos Técnicos


O Campus Cabedelo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está convocando para matrícula, entre os dias 28 e 30 de junho, 51 aprovados no último processo seletivo para preencher vagas do segundo período nos cursos Técnicos Subsequentes de Pesca e de Meio Ambiente. Para o curso em Pesca (noturno), são convocados 19 aprovados. No curso de Meio Ambiente, a convocação é para 17 aprovados na turma matutina e 15 para o turno noturno. O edital assinado pelo diretor do Campus, professor Avenzoar Arruda, pode ser conferido no site www.ifpb.edu.br, Ensino, Editais, junho 2010.
As matrículas devem ser realizadas de 8h às 11h30 e de 19h às 21h. O campus Cabedelo do IFPB fica na Av. Pastor José Alves de Oliveira, s/n, Centro (próximo ao Teatro Santa Catarina). O telefone de contato é 3228-6859. Se o candidato não se matricular nesse período será considerado como desistente e o próximo na listagem será convocado. Para informações adicionais, a Diretoria de Ensino pode ser contatada pelo e-mail do diretor, o professor Edílson Ramos, edilson@ifpb.edu.br
Os novatos devem estar munidos de duas fotos 3x4; original e cópia (ou apenas cópia autenticada) dos seguintes documentos: Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar do Ensino Médio (para os Cursos Técnicos Subsequentes); Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar do Ensino Fundamental (para os Cursos Técnicos Integrados); Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; RG; Título eleitoral com comprovação de regularidade (para maiores de 18 anos); Certificado de Reservista ou dispensa de incorporação.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Sertanejo invade Terreiro do Forró com Jorge e Mateus




A dupla de Goiás, uma das mais ouvidas no Brasil, deixa público eufórico,
mas antes os pratas da casa sacodem Terreiro do Forró

Enquanto aguardavam as atrações principais da 5ª noite do Melhor São João é na Capital do Sertão, Geraldinho Lins e a dupla Jorge e Mateus, os forrozeiros curtiram e dançaram o autêntico forró pé de serra com pratas da casa, Lúcia do Acordeon e Forrozão Bom Só Só. A temperatura do Terreiro do Forró subiu com o arrasta-pé pra lá de tradicional, um aperitivo para o que estava sendo guardado com carinho dentro da programação do evento junino mais visado do Sertão paraibano.
O pernambucano Geraldinho Lins, que vive momento especial ao comemorar 20 anos de carreira, sexto CD gravado, terceiro DVD, chegou de mala e cuia no palco do Terreiro do Forró, abriu sua mala de grandes sucessos dessas duas décadas de dedicação à música, e agradou em cheio. Ele, que vem sendo figura presente sucessivamente no São João de Patos, nos últimos seis anos, terminou sua apresentação, como sempre, cantando nomes como Gonzagão, Assisão, Os Três do Nordeste, dentre outros que jamais deixarão de ser lembrados nas noites juninas.
Goanenses, filhos de Itumbiara, os jovens Jorge e Mateus, numa superprodução, encantaram o público interativo, que cantou junto com a dupla do começo ao fim, sucessos que fazem da dupla do centro do país umas das mais festejadas do momento. Durante sua apresentação a dula convidou o prefeito de Patos para deixar sua mensagem ao imenso público. Nabor agradeceu a presença de todos e desejou muita paz para todos.
Nesta quarta-feira 23 os forrozeiros estão convidados para ocupar seu espaço cativo no Terreiro do Forró para dançarem ao som de Solteirões do Forró, Forró dos Plays, Balanço de Mulher, Suave Veneno, e Patricinhos do Forró. Lembrando que ainda vão passar pelos palcos do terreiro do Forró nesta quinta Telengo Tengo, Flor da Pele, Mexe Ville e Jorge de Altinho. Sexta-feira, penúltimo dia do São João de Patos, Tom Oliveira, Cheiro de Menina e Convidados, Trio Arraiá, Forró da Lamparina e Yego Gomez.
Fechando com chave de ouro o São João de Patos, Orquestra Forrônica, Garota Assanhada, Forró da lasca, Zé Nilton, Boca a Boca, Circuito Musical e o jovem talento do pancadão sertanejo, Luan Santana, nos seus 17 anos de muita energia e talento. Caravanas de todas as cidades da região estão sendo esperadas para esse show.
A expectativa, segundo a coordenadora de eventos da Prefeitura, Milena Brito Wanderley, é de quebra de recorde de público, mais uma vez, pois em 2009 a dupla sertaneja Vitor e Léo fez com que o Terreiro do Forró se tornasse minúsculo para o grande público que invadiu literalmente sua extensão e as ruas que circundam a praça de eventos da cidade para assistir sua apresentação.

QUESTÃO DE MAU GOSTO, UMA CRÍTICA AO FORRÓ ATUAL


Iniciemos com uma viagem pelo tempo através de algumas lembranças das paradas musicais que “estouraram” na nossa região. A primeira onda que tenho lembrança foi a do rock nacional nos anos 80. Ainda criança, lembro do pessoal ouvindo sucessos de  bandas como RPM, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, etc. Me vem à memória também o tempo da lambada quando Beto Barbosa e Selminha estavam “estourados”. Diretamente da Bahia, veio o “furacão” do axé, com destaque para Luiz Caldas e Chiclete com Banana que abriram caminhos para muitos outros que fizeram com que esse ritmo não saísse mais das paradas. Vieram as duplas sertanejas. Vez por outra, principalmente no carnaval, o funk também caia e ainda cai no gosto da galera. Tivemos também o tempo em que os grupinhos de pagode eram a sensação. Enfim, “ondas musicais” não faltaram nos últimos anos.
No final dos anos 80 e começo da década de 90 o forró tinha seu espaço através de nomes como Alcimar Monteiro, Flávio José, Jorge de Altinho e outros. Foi então que, em 1993, a banda Mastruz com Leite, fez grande sucesso com um forró diferente, o chamado “forró eletrônico”. Ao lado dela surgiram muitas bandas de forró como Cavalo de Pau, Mel com Terra, Magníficos, Calango Aceso, etc., dando início ao movimento “Oxente Music”.
Se por um lado essas bandas trouxeram o nosso ritmo mais tradicional para o topo das paradas, tornando o forró atraente para os jovens, elas também desvirtuaram o forró original, o típico “pé-de-serra”, e foram muito criticadas, inclusive por nomes como Alceu Valença e Dominguinhos, que batizou o novo ritmo de “Forró de Plástico”. Entretanto, até aí, as temáticas das músicas giravam principalmente em torno de amor e de temas nordestinos.
As festas da nossa região eram geralmente animadas por conjuntos musicais como Impacto Cinco, Montagem, Terríveis, Tuaregs, Grafith, Circuito Musical, etc. Eram bandas que tocavam de tudo, o que tornava as festas mais democráticas e menos tediosas. Tinha reggae, rock, axé, Jovem Guarda, música internacional, a tão esperada “música lenta” para os casais dançarem agarradinhos, além, é claro de forró. Em pouco tempo os conjuntos de forró foram ocupando o espaço desses grupos e passamos a ter festas inteiras só com forró, o que antes só acontecia nos “forrós” dos sítios.         
Várias bandas se revezaram no topo das paradas. Recentemente, tivemos a fase em que o destaque era um forró mais romântico como os de Calcinha Preta, Limão com Mel e Desejo de Menina. Havia também um estilo que era mais característico das vaquejadas onde se destacavam nomes como Sirano e Sirino, Delmírio Barros, Tom Oliveira, Gaviões do Forró, etc. Com eles as canções giravam mais em torno da chamada “vida de gado”, falavam de cachaça, de prostituição, enfim, exaltavam o chamado “cabra desmantelado”. Nos últimos anos, no entanto, as outras bandas passaram a adotar esse repertório e, infelizmente, caíram na boca do povo.
Hoje vivemos uma fase terrível em termos de “gosto musical”, praticamente todos os hits incitam o consumo exagerado de álcool, tratam a mulher como objeto, exaltam a prostituição e a infidelidade, são tempos de Aviões do Forró, Duquinha, Saia Rodada, Garota Safada e muitas outras. O ideal para essas bandas é que os rapazes sejam “safadões” e as moças “raparigas”. É duro ver artistas como Flávio José dizendo que às vezes falta motivação para compor sabendo que um indivíduo gritando três palavrões fará muito mais sucesso. A própria banda Calcinha Preta cantou recentemente: “se falar de cabaré, tá estourado! Se falar que é cachaceiro, tá estourado!”. A que ponto chegamos!
No rastro dessa pornografia musical, para piorar, veio o modo de ouvi-la. Seja na base do “abra mala e solte o som” de Duquinha, ou do falado “paredão”, o que não faltam são imbecis que se exibem com sons nos mais altos volumes. Assim, além de ter a audição prejudicada pela poluição sonora, todos são obrigados a ouvir suas músicas. “Obrigados” entre aspas, pois a perturbação do sossego alheio é crime a qualquer hora do dia e as pessoas, depois de pedirem e não serem atendidas, deviam ter mais coragem de denunciar, os incomodados têm que mudar, como também as autoridades policiais devem intervir em prol da maioria.
Pode ser que alguns argumentem que se trata apenas de uma música e que ninguém está obrigado a fazer o que a letra diz. A realidade infelizmente mostra que essas músicas têm um efeito muito danoso. Hoje sabemos que a influência dos amigos é muito forte na formação da personalidade, na maioria das vezes maior que a dos pais. Sabemos também que o jovem procura sempre se destacar no seu grupo. Assim, tem sido cada vez mais comum vermos adolescentes consumindo álcool cada vez mais cedo, o que é muito ruim, pois os mecanismos cerebrais responsáveis pelo prazer ainda estão em formação nessa fase e ao experimentar o álcool será mais difícil largá-lo. Logo, quanto mais cedo se consumir, mais chances de tornar-se um alcoólatra. Outra péssima notícia é o aumento de garotas consumindo álcool. Parece que quem não se embriaga não tá com nada. Saia dessa! Seja mais você!
Ao contrário do que a música mostra, cachaça não tem graça. Embora seja uma droga liberada, seu efeito social é mais devastador do que outras que são proibidas. Se analisarmos os crimes veremos que em sua grande maioria são cometidos sob o efeito do álcool. A tão exaltada “bagaceira”, ou seja, aquele fim de festa com quase todos bêbados, é onde mais acontecem brigas que fazem com que muitos jovens percam suas vidas ou as estraguem com anos de prisão. Para comprovar outro lado sinistro do álcool, procure falar com uma família que tem um alcoólatra e também será fácil conhecer outras que foram destruídas devido à “branquinha”. Sem falar no nosso recorde de mortes no trânsito. Será que nunca vai acontecer com você?
Até bandas já consagradas como Mastruz com Leite aderiram ao baixo nível. Veja um trecho da mensagem de encerramento de um site de fãs de Mastruz: “o grupo tomou outros rumos. Aquilo que criticávamos em outras bandas, (a apelação exacerbada, a imoralidade), agora também é uma bandeira mastruzeira. Seríamos hipócritas, se defendêssemos o Mastruz em detrimento dos outros grupos, enquanto o Mastruz não é mais nenhum referencial da boa música”.
O escritor Ariano Suassuna, fez uma forte crítica ao forró atual depois de ouvir uma amostra com as músicas ‘Calcinha no chão’ (Banda Caviar com Rapadura),‘Zé Priquito’ (Cantor Duquinha), ‘Fiel à putaria’ (Banda de Felipão Forró Moral), ‘Chefe do puteiro’ (Banda Aviões do forró), ‘Mulher roleira’ (Banda Saia Rodada), ‘Mulher roleira a resposta’ (Banda Forró Real), ‘Chico Rola’ (Banda Bonde do Forró), ‘Banho de língua’ (Banda Solteirões do Forró), ‘Vou dá-lhe de cano de ferro’ (Banda Forró Chacal), ‘Dinheiro na mão, calcinha no chão’ (Banda Saia Rodada), ‘Sou viciado em putaria’ (Banda Ferro na Boneca), ‘Abre as pernas e dê uma sentadinha’ (Banda Gaviões do forró),  e ‘Tapa na cara, puxão no cabelo’ (Banda Swing do forró). Segundo o mestre, “... o que se autodenomina ‘forró estilizado’ continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem ‘rapariga na platéia’, alguma coisa está fora de ordem.
Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é ‘E vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!’, alguma coisa está muito doente.
Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos… não precisa dizer mais nada…”
Ariano também enfatizou que uma situação musical semelhante aconteceu na antiga Iugoslávia quando o país estava esfacelando-se devido às guerras. Um estilo chamado turbo folk, com músicas de mau gosto cantadas por artistas seminuas, fez a cabeça da juventude. Um estudioso constatou que essa música representava uma geração que perdeu a crença nos políticos e nos valores morais.
Mas você pode pensar também que apenas ouvindo sua música não está fazendo mal a ninguém. Ora, você está ajudando a disseminar esse lixo e quantos mais ouvirem, muitos mais ouvirão, por que infelizmente, até pessoas com certo nível educacional, que deveriam levantar a voz e dar exemplo, estão nessa de “Maria-vai-com-as-outras”. Pare para pensar na música que você está curtindo. Eu teria vergonha de comprar um CD ou ouvir esse tipo de música. Ao levar um CD desses para sua casa pense nos valores que você está passando para seus filhos.
Estamos numa sociedade que carece de bons exemplos. Fico imaginando o que passa pela cabeça de figuras como “Wesley Safadão”, que sabe que faz a cabeça de muitos jovens e segue lhes orientando para o que há de pior. Temos que ter cuidado com nossos ídolos, na MPB e no rock, por exemplo, também temos nomes, que não são exemplos de vida pra ninguém, como Tim Maia, Cazuza e Renato Russo, é preciso discernimento. Figuras públicas deveriam ter mais cuidado com o exemplo que estão passando.
Essas bandas só pensam em dinheiro. Elas procuram apostar no que nos temos de pior e o sucesso que fazem mostram que nosso nível moral, educacional e cultural é péssimo. Nós somos mais culpados do que as bandas. Somos nós que disseminamos esse tipo de música. Somos nós que ligamos para as rádios e, ao invés de criticá-las, pedimos para ouvi-las. Existem alguns administradores que, por incrível que pareça, gostam dessas bandas que contratam, outros, no entanto, pensam politicamente e procuram agradar a maioria.
Não nos enganemos achando que só o forró exalta o que não presta, praticamente todos os ritmos o fazem. Temos o rock que também está associado a drogas, temos o axé pornográfico, o funk, e muito mais. Cabe um mínimo de bom senso para separar o joio do trigo. A música brasileira tem uma diversidade maravilhosa, além de ter muita música internacional bacana que nossa juventude está fadada a desconhecer limitando-se ao que há de pior de um único estilo ou ao que a mídia “manda” ouvir.
Enfim, ante o estrago que estas músicas fazem, não basta apenas que não ouçamos, é preciso que digamos em alto e bom som que elas não prestam, só assim influenciaremos outros e diminuiremos o prejuízo. Quando a chamada “questão de gosto” passa a prejudicar os demais ela tem que ser discutida sim. Ademais, acho que as pessoas deveriam pensar se realmente gostam dessas músicas ou se estão ouvindo só por que é sucesso. Quando Michael Jackson morreu muita gente que achava sua música e sua dança ridículas virou fã por um mês. Falta personalidade! Falta atitude!

P.S. Sobre as festas juninas, espero que muitos curtam, revejam os amigos, passeiem, namorem, paquerem ou “fiquem”, dancem (se possível, sem dar ouvidos ao que essas atrações vão cantar) e bebam com moderação. Boas festas!!!(Se gostou, passe adiante!)

ABAIXO O FORRÓ DO MAL!!! - Prof. Jocelino(profjocelino@caicarapb.com)

terça-feira, 22 de junho de 2010

São João para todo mundo ver


Um dos maiores e melhores eventos juninos do Brasil, São João de Patos, a cada edição desperta mais interesse da mídia, que vê nele inesgotável fonte de pautas para seus ouvintes, leitores e telespectadores. Este ano a Coordenadoria de Comunicação do Município fez cadastramento de 117 pessoas, cada uma com a responsabilidade de levar para seu respectivo público a visão colhida sobre os acontecimentos que ajudam a construir, a tornar a festa mais bela na Capital do Sertão.
A Prefeitura tem tido toda a preocupação de facilitar aos meios de comunicação o máximo de informações possíveis, acesso às fontes, entrevistas coletivas com as atrações. O site da Prefeitura, www.patos.pb.gov.br, página oficial do São João, é atualizado diariamente pela equipe de comunicação. Todos os shows também são transmitidos ao vivo em rede mundial de computadores.
O prefeito Nabor Wanderley elogiou o trabalho dos profissionais de imprensa e disse que estes são de fundamental importância para o sucesso do evento. “Temos que agradecer o comportamento positivo de tantos meios de comunicação presentes à festa, informando, sendo porta-vozes dos acontecimentos marcantes do São João de Patos”, disse Nabor. 
Assessoria

Rodrigo Soares diz que decisão de Maranhão vai contra PT


O deputado estadual Rodrigo Soares, presidente do PT da Paraíba, reagiu nesta terça-feira (22) ao anúncio do governador José Maranhão (PMDB) em declarar o deputado federal Vital Filho (PMDB) como candidato a vice-governador em sua chapa.

Para o parlamentar, a decisão vai de encontro às deliberações do Encontro Estadual de Tática Eleitoral do PT, que exigiu a vaga de vice na chapa majoritária do peemedebista.

Para Rodrigo, cabe agora às instâncias partidárias deliberar sobre os rumos do partido em nível estadual. ?As declarações públicas do governador José Maranhão vão de encontro às nossas exigências, de forma que cabe agora ao partido deliberar sobre o caso?, destacou.

O PT ocupa atualmente o cargo de vice-governador da Paraíba, com Luciano Cartaxo, e no pleito de 2010 exige que esta dobradinha se repita.

Maranhão, no entanto, ofereceu ao PT uma das vagas ao Senado Federal, mas o deputado petista diz que não era isto que o partido tinha deliberado, de forma que qualquer mudança tem agora que passar pelas instâncias deliberativas do Partido dos Trabalhadores.
paraibaonline

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Contador diz que planejamento evita desobediência à lei de responsabilidade fiscal


Está sendo bastante comum no Brasil, especialmente em pequenos municípios paraibanos, prefeitos tendo suas contas desaprovadas por câmaras municipais e pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado. Isso gera uma série de desconfortos para o gestor e sociedade.  Para o contador Radson dos Santos, com escritório em Patos, a melhor forma de evitar contratempos é fazer planejamento das ações. “Um exemplo claro disso ocorreu ano passado. Os municípios que não se programaram, não tiveram previamente um planejamento, sofreram graves consequências”, comentou o jovem contador.
Desde 2001 trabalhando com contas públicas, Radson comemora a aprovação de contas de seus clientes. É o exemplo da Prefeitura de Quixaba, Condado, das câmaras de vereadores de Catingueira, Mãe D’Água, dentre outros. Ele explica que a Lei de Responsabilidade Fiscal para ser cumprida exige que o gestor saiba previamente o que pretende fazer, com clareza, com os recursos públicos, obedecendo os limites de gastos, as prioridades, para que tudo aconteça com transparência e não haja problemas nos balancetes.
Radson, que atende no primeiro andar do Ed. Rayanne Center, está de mudança de endereço. Até início de agosto irá funcionar no Ed. Milindra Empresarial Center, na Pedro Firmino sls 305/06, 3º andar.

Peteca critica Cássio por descaso com seu partido



A vereadora Maria Venâncio, Peteca (PRB), ainda está na bronca com o pré-candidato ao Senado pela Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima. No último dia 18, durante festa em comemoração ao aniversário (dia 20) do deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB), da qual ela participou, segundo Peteca, Cássio não citou seu partido no evento e pediu para que todos lutassem pela vitória dos pré-candidatos para a Câmara Federal, Bonifácio Rocha (PSB) e Ivanes Lacerda (PSDB). “Isso me deixou bastante magoada, pois nosso partido deverá sair com a candidatura de Tião, mas nem Cássio, nem ninguém fez essa referência”, desabafou a vereadora.
Ao pbnoticias revelou que ainda não oferece seu apoio a nenhum provável candidato, seja ao governo do Estado, Senado, Câmara Federal ou Assembléia Legislativa. “Estou aberta para conversar com todos”, enfatizou. Sobre a pré-candidatura para federal de Hugo Motta, filho do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse ser um bom candidato e com excelente chance de atingir seu objetivo.

Por que, para que ser gentil?

Severino Neto

É muito comum encontrarmos nas cenas do cotidiano a falta de gentileza. Quantas vezes você já presenciou alguém tomando a vaga de um deficiente, de um idoso nos estacionamentos? Certamente, para algumas pessoas, isto não tem nenhuma importância. Será que não tem? Ficamos surpreendidos, quando enxergamos um cidadão jogar no lixo o que é do lixo. Há uns dias, estávamos de viagem, fomos obrigados a fazer uma parada, já que se processava uma reforma na BR, e ficamos atônitos, pois, o carro que trafegava em nossa frente, jogou duas garrafas plásticas, nada que nos surpreendesse, não fosse o fato do material arremessado fora ter sido atirado pelos pais de três crianças, que acreditem, estavam no banco de trás.
Quando estamos no transporte público, é muito corriqueiro encontrarmos senhores e senhoras permanecerem de pé, não assusta que uma dessas exceções da sociedade, levante-se e ceda seu lugar, espanta! Não se ouve ou se vê em nossos dias, algumas palavras, que minha filha Bele assistindo alguns programas educativos descobriu serem palavras “mágicas”. Quais são? POR FAVOR, OBRIGADO, LICENÇA... etc. Sua residência é dirigida por você ou alguém contratada? Se for uma dessas almas que ainda se permite servir nas casas de família, procure rever em sua memória, quantas vezes agradecestes pela execução das tarefas domésticas. Um ou outro dirá: - Não preciso agradecer, pois, pago para isso. É verdade, você paga e tem direito de ser servida (o), mas lembre-se, que essas pessoas são seres iguais a ti, por isso mesmo merecem respeito, consideração como tu queres ter.
Dentro de casa, agradeça os favores prestados a você. Pergunte. Não grite. No seu trabalho, procure ser aquele que se esforça em servir, facilitando a vida do companheiro de jornada. No trânsito, não revide as agressões gratuitas, lembre-se que aquele agressor pode ser alguém com problemas.
Ser gentil é estabelecer o melhor na relação entre ti e o outro. Vamos começar o trabalho de estender a gentileza, e posteriormente haverá uma cadeia de gentileza espalhada por todo nosso globo.
Xolunista do pbnoticias.com

domingo, 20 de junho de 2010

Noticias do Sertão


Coluna Osvaldo Medeiros - Jornalista
Doutorado
         O jovem médico patoense Severino Ayres Neto, mestre em Radiodiagnostico por Imagem, concluiu recentemente na Unicamp de Campinas – SP, seu doutorado na mesma especialização. O mesmo também é titular da cadeira de Radiologia na Faculdade de Ciências Médicas de João Pessoa. Severino Neto é filho do conceituado casal médico patoense José Cadmo Wanderley (Radiologista) e Rosanea Wanderley (Otorrinolaringologista).
Comemorou
         Quem muda de idade nesse domingo 20 é o ex-prefeito de Patos, atualmente deputado estadual, Dinaldo Wanderley. A data festejou com familiares e amigos com um café da manhã em sua residência no Bairro da Brasília na última sexta (18). Bastante prestigiado. Gente de todos os partidos, inclusive contou com a presença ilustre do ex-governador Cássio Cunha Lima.  
Blitz
         Desde que assumiu a direção do Procon local, o conceituado advogado Maurício Alves não tem dando trégua para o os procedimentos errados seja de qual lado for. Tem fiscalizado supermercados, postos, restaurantes e até mesmo motéis que nunca souberam o que era uma fiscalização por parte deste órgão em nossa cidade. E foi justamente em alguns motéis que encontrou com sua equipe as piores aberrações. Produtos vencidos a mais de um ano a exemplo de batatinha palha, chocolates e outros itens. Em motel, nem toda comida tem controle de qualidade.
Terreiro do Forró
         São João para rico vê. É assim que estão denominando as festividades juninas de Patos esse ano, em virtude do grande número de camarotes que foi colocado em torno do Terreiro do Forró, sem contar com a invasão de barracas da Skol que tomou grande parte onde todos os anos acomodavam milharem de pessoas. Em síntese, as festividades juninas que renasceram depois de muitos anos, para o povão, a cada ano esse mesmo povão denominado da turma da pipoca, vem perdendo uma fatia no seu espaço físico para dar lugar para mais camarotes (Vips) que de R$ 2.700,OO passou para R$ 4.600,00 um faturamento bastante lucrativo, segundo alguns economistas, para quem está a frente da organização.
         A cada ano se meche no Terreiro do Forró, mas para oferecer mais opção de conforto para a burguesia e não para o povão que sempre foi a maior atração de todo aquele espaço.  Se assim continuar, não se espante se nos próximos são João, esse pequeno espaço venha desaparecer e a pipoca junto com ela. É assim que muitos pensam, e vocês? Vamos torcer para que no próximo ano seja inaugurado o novo Terreiro do Forró com mais espaço para o povo e menos problemas como atualmente. Porque na administração erre que errar sempre recai nas costas do prefeito. Sempre foi assim e assim será.
Shopping
         Um forte grupo empresarial estive na cidade de Patos no último dia 16(quarta) onde junto com alguns empresários de Patos, estiveram reunidos no auditório da FIP e na pauta, a construção de um grande Shopping em solo patoense. Segundo o empresário Sidney Cirilo, o local mais cobiçado por todos fica numa área de acesso ao Aeroporto. Será?
Não vai participar
         Uma fonte bem ligada ao advogado Maurício Alves confidenciou a este colunista que o mesmo não vai participar em nada do processo eleitoral desse ano.  Disse que prefere continuar com suas atividades a frente da direção do Procon local. Nas campanhas passadas esteve bastante empenhando, porém nessa prefere ficar onde está. O que está acontecendo, Maurício?
Vota
         Andaram espalhando por aí que o atual presidente da Câmara, vereador Marcos Eduardo, não iria votar na deputada Francisca Motta para a Assembléia Legislativa. Porém, num jantar com outros vereadores e secretários da administração Nabor Wanderley, o próprio Marcos Eduardo disse de viva voz que vai apoiar a deputada Francisca Motta. Enfim, tudo não passou de alarme falso.
Entregou
         O prefeito Nabor Wanderley, o governador José Maranhão, a deputada Francisca Motta e demais autoridades, participaram sexta (18) da inauguração do primeiro restaurante popular da cidade de Patos, que teve inicio no governo Cunha Lima e somente agora concluído e entregue a população do Jatobá pelo atual governador José Targino Maranhão.
Vandalismo
         O empresário Raniery Soares, depois de muito trabalho conseguiu junto ao poder público e com apoio da iniciativa privada, o direito de colocar nas principais vias de nossa cidade cestas padronizadas para coletas de lixos. Os vândalos acostumados com o lixo e a sujeira estão tentando destruir as mesmas nas caladas da noite. Está mais do que na hora da polícia cair em campo e não só prender esses bandidos, como fazer pagar pelo que vêm destruindo. Essa cidade tem de tudo.
Hugo Motta
         O pré-candidato para deputado federal, o jovem filho de Patos Hugo Motta, que já nasceu no berço da política, aprendeu muito cedo a lição. Lançou-se candidato e com seu carisma e o apoio da força jovem, conquista a cada dia mais espaço não só em Patos como em outras cidades. Anda animado com a aceitação de seu nome por onde passa. O sol nasceu para todos.
Violência
         O índice de violência na cidade de Patos vem aumentando de uma forma tão assustadora, principalmente pela proliferação do crack, aonde até a primeira dama Milena Brito Wanderley não escapou. Foi recentemente abordada na porta de sua casa por um elemento que, segundo comenta-se de punho de uma arma levou seu celular e outros pertences.
Não repetiu
         Na opinião dos festeiros, o Quixabrega e o 2º Festival do Frio da Matureia desse ano, não teve o mesmo sucesso de público com relação ao ano passo. O Quixabrega se resumiu simplesmente no dia de Reginaldo Rossi e o festival de Matureia na apresentação dos Paralamas do Sucesso. Os demais deixou em muito a desejar. Quase não investiram em mídia e o resultado todos viram. Essa historinha que o evento já pegou é coisa do passado.
Encontro festivo
         A exemplo do pré-candidato para a Câmara Federal Bonifácio Rocha, o ex-prefeito de Várzea Demazinho pretende reunir a imprensa de Patos para num encontro mostrar seus projetos e porque lançou seu nome para a Assembléia Legislativa.
Estranhos
         Os comunicadores Sidney Marques e Paulinho Lima se encontraram recentemente na Coordenação de Comunicação da Prefeitura e o clima entre ambos não foi nada tão amistoso. Sidney se mostrava insatisfeito com Paulinho e vice e versa. Finalmente, o que está existindo entre ambos?
Praça Joaquim Leitão
         De vento em popa os trabalhos de recuperação da Praça Joaquim Leitão no Bairro do Jardim Queiroz. Depois de pronta, o prefeito Nabor Wanderley fará a entrega àquela comunidade nos mesmos padrões da Praça Nossa Senhora de Fátima do Belo-Horizonte.
Ornamentação
         A falta de ornamentação nas principais avenidas de nossa cidade, na opinião de muitas pessoas, deixou a cidade sem aquele clima junino como se via nos anos anteriores. Até a Pedro Firmino, entrada principal da cidade nenhuma ornamentação ganhou. Tudo se resumiu ao Terreiro do Forró.
Acompanhando
         A deputada estadual Francisca Motta (PMDB) além de cumprir sua agenda de campanha que não é nada fácil, ainda se desdobra para acompanhar o governador José Maranhão nas suas viagens por todo sertão. Mas com relação ao governador a deputada é só elogios. Alega que Maranhão até o fim de sua administração cumprirá à risca todos os seus compromissos com os sertanejos.

Arquivo do blog