Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 28 de agosto de 2010

Oito mil candidatos disputam 738 vagas em Patos neste domingo



O concurso público, um dos maiores já realizados pela Prefeitura Municipal de Patos, reúne neste domingo 29 cerca de 8 mil candidatos, que vão disputar 738 oferecidas para várias áreas da administração pública, a maioria da saúde, com mais de 500 vagas. Os salários podem chegar a R$ 3.200,00.
Por volta das 7h a comissão do concurso percorrerá os locais de provas, UFCG, FIP, Rio Branco para fiscalizar os andamentos dos trabalhos. O concurso, que tem validade de um ano, está sob responsabilidade da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
A prova terá duração mínima de 3 horas e máxima de 4 horas. Há vagas para Dentista, Engenheiro Agrônomo, Fiscal de Tributos, Inspetor Sanitário, Professor, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal Ambiental, recepcionista, técnico Agrícola, Topógrafo, Jardineiro, entre outras.
O PaqTc-PB divulgará o Gabarito Provisório no site www.paqtc.org.br. 36 horas após a realização da prova escrita objetiva. Segundo o secretário de Administração, José Corsino Neto, aproximadamente um mês após a divulgação do resultado (novembro), os aprovados devem ser chamados para assumirem fuás funções. 
Foto:google

CAPS II de Patos comeora quatro anos

Durante toda essa semana os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto - CAPS II deram início às comemorações do quarto aniversário da instalação do serviço aqui na cidade de Patos.

Os festejos começaram logo na quarta-feira, dia 25. Onde, numa tarde de apresentações, os usuários puderam mostrar para o público suas aptidões de dançarinos, cantores, atores e atrizes. “Eu aqui estou podendo experimentar uma nova sensação, o teatro. É muito gostoso, os sentimentos que são despertados em mim em todas essas oportunidades que o serviço tem me proporcionado”, relata a usuária Shirley Mônica.

De acordo com a coordenadora do Caps II, Inara Lany, ter a chance comemorar mais um ano do serviço Caps Adulto, é mostrar o avanço de um trabalho que só tem obtido bons resultados. “É de suma importância comemorar mais um ano de trabalho, temos colhido bons frutos todo esse tempo, e precisamos mostrar para a sociedade nosso trabalho”, relata.
Já na quinta-feira, 26, foi aberta uma exposição no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, onde numa feirinha os usuários do Caps puderam vender alguns artigos confeccionados por ele mesmos sob o auxílio dos arte educadores. A exposição continuou no Centro durante a sexta, 27, e na oportunidade foi lançada a terceira edição do jornal produzido pelos usuários, denominado Aves Raras, e que traz histórias e relatos de vida dos mesmos. “Esse jornalzinho é uma forma de deixar que eles expressem com palavras alguns sentimentos, experiências. E é muito proveitoso, é uma terapia válida”, explica a coordenadora.

Os festejos continuarão na segunda-feira, 30, com uma manhã de sol para os usuários e funcionários do Caps. Na tarde haverá uma festa aberta para os familiares dos usuários e toda a sociedade que queira participar do evento.
Coordecom

Tentativa de homicídio em São Mamede


Por volta das 15h30min de ontem 27/08, Policiais Militares foram solicitados no Coreto II, na cidade de São Mamede - PB, na saída para a cidade de Ipueira - RN, ao chegarem no local, foram informados por testemunhas que tinha acontecido uma discussão envolvendo Vagner Renato dos Santos, de 28 anos, residente no Conjunto da CHEAP, Shislean de Oliveira Aires, de 32 anos, residente no Jardim Planalto e Ney Douglas da Silva, de 27 anos, residente no Conjunto da CHEAP naquele município. 
Após a discussão entre os envolvidos, o Senhor Shislean foi a sua residência, onde armou-se com uma espingarda de fabricação caseira e efetuou um disparo contra o Senhor Ney Douglas, atingindo-o no Tórax. A Vítima foi socorrida por populares até o Hospital local e encaminhado ao Hospital Regional de Patos. Os Policiais do Destacamento de São Mamede - PB prenderam os acusados em Flagrante e os conduziram, juntamente com arma usada no crime até a Delegacia para as providências legais. 

Promotoria de Justiça e III BPM fiscalizam comércio ilegal de motos

A Polícia Militar realizou no dia de ontem, juntamente com a promotora de justiça, Joseane dos Santos, uma fiscalização a fim de coibir a venda de motocicletas adquiridas por leilão. As referidas motos só podem ter suas peças vendidas, jamais podendo circular por não possuir placa ou numeração de chassis. O comandante do III BPM, Ten. Cel. Dedeu alerta população para adquirir veículos de leilão, pois assim o fazendo podem responder na Justiça, já que eles não podem ser legalizados.

 Redação com III BPM

Tabagismo mata 200 mil pessoas por ano no Brasil



Agência Brasil
Um bilhão e meio de pessoas no mundo apresentam problemas com o tabagismo e, no Brasil, esse número é de 200 mil pessoas por ano, segundo o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UNB), Calor Viegas.

"O tabagismo não é só um fator de risco para diversas doenças. Ele próprio é uma doença crônica e que mata mais do que qualquer outro fator ambiental ou comportamental no mundo", disse, na quinta-feira, no penúltimo dia do 48° Congresso Científico do Hupe.

O número de mortes por ano, no mundo, por causa da doença, chega a cinco milhões, segundo o professor. "Se não fizermos nada, em 2030, 10 milhões de pessoas no mundo irão morrer por causa da doença", disse. De acordo com ele, 70% dessas mortes serão em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Diferente do que se diz, o médico mostrou que o problema do cigarro não está na nicotina. "Não existe nenhuma doença causada pela nicotina. Pelo contrário, ela traz bom humor, perda de peso, melhora a tarefa cognitiva etc", disse. Ele explicou que o problema do tabaco é que, ao usá-lo, a pessoa está ingerindo mais de quatro mil outras substâncias, como o cádmio, por exemplo, um metal pesado que traz sérios problemas à saúde. "Quando inaladas, essas substâncias caem na corrente sanguínea e atingem todo o organismo, ou seja, o tabagismo é uma doença que afeta todo o corpo humano", explicou.

O tabaco causa dependência psíquica e química e, segundo o médico, mesmo depois de ter parado de fumar há anos, o ex-fumante pode não está totalmente livre das substâncias que o tabaco possui. "Mesmo depois de 10, 15 anos, o ex-fumante pode desenvolver câncer, por exemplo", disse.

Carlos explicou que 80% das pessoas começam a fumar com menos de 19 anos. Entre as causas, ele citou, o modelo de comportamento - dos pais, por exemplo -; acesso fácil - "cigarro se vende em qualquer lugar e com apenas R$0,10 se consegue comprar uma unidade do produto", disse -; cultural; e pela propaganda subliminar em novelas, reality shows, enfim, na mídia em geral.

De acordo com o especialista, duas perguntas devem ser feitas para descobrir se a pessoa sofre da doença: quantos cigarros ela fuma por dia e quantas horas depois de acordar ela acende o primeiro cigarro. "Se a resposta para a primeira pergunta for 15 ou mais cigarros, e a resposta para a segunda pergunta for menos de uma hora após acordar, ela tem a doença", explicou.

Para o médico, muitas pessoas fumam por comportamento, não por dependência. "Elas se acostumaram a fumar depois de um café, da atividade sexual, do banho ou de acordar", exemplificou. Ele encerrou a palestra dizendo que o tabagismo é curável, porém é um processo longo e que depende do querer do fumante. "Não existe nenhum remédio que faça um individuo para de fumar. Só depende da sua vontade", ratificou. 


Orientações úteis para deixar de fumar:
• Livre-se de tudo que se relacione a fumar: isqueiros, fósforos, cinzeiros etc.
• Fale a seus familiares e amigos que está parando de fumar e não quer que lhe ofereçam cigarros.
• Não tome bebidas alcoólicas e café nos primeiros dias pois geralmente “pedem” um
• cigarro.
• Beba no mínimo dois litros de água por dia.
• Adote uma atividade física regularmente.
• Reforce sua vontade de não fumar,
• lembrando-se dos malefícios do cigarro e das vantagens de não fumar
• Resista ao desejo de fumar, recuse cigarros oferecidos por outras pessoas, aprenda a dizer não ao cigarro
• Não substitua o cigarro por comida. Faça refeições balanceadas, coma alimentos de baixas calorias .
• Evite ambientes fechados onde pessoas estejam fumando.
• Tente identificar as situações que levam você a fumar e, a partir daí, mude sua rotina.
• Converse com quem parou de fumar e pergunte como foram superadas as dificuldades.
• Escove os dentes logo após as refeições.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Maranhão amplia vantagem em 22 pontos sobre Ricardo Coutinho

blank_page
De acordo com a nova pesquisa do Ibope, contratada pela Rede Paraíba de Televisão, o governador José Maranhão, da Coligação Paraíba Unida, permanece à frente na corrida para o governo estadual e ampliou a diferença.

A maioria pro-Maranhão é de 22%.

Ele teve 53% das intenções de voto, enquanto o seu principal corrente, Ricardo Coutinho, da Coligação Uma Nova Paraíba, obteve 31%.

Lourdes Sarmento (PCO) recebeu 1%. Nelson Júnior (PSOL), Marcelino (PSTU) e Francisco Oliveira (PCB) tiveram menos de 1%.

7% das pessoas ouvidas disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. O índice de indecisos também foi de 7%.

Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 24 e 26 de agosto.


A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cássio lidera para o Senado

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) permanece na dianteira da disputa pelas duas vagas no Senado Federal pela Paraíba, de acordo com a pesquisa do Ibope divulgada na noite desta sexta-feira pela Rede Paraíba de Televisão.

Cássio tem 46% das intenções de voto. Vital do Rêgo Filho (PMDB) obteve 29%; Efraim Morais (DEM) 25%; Wilson Santiago (PMDB) 19%.

Vital Farias (PCB) 3%; Maria das Dores (PCO) 2%; Edgard Malagodi (PSOL) 1%; Marcos Dias (PSOL) 1%.

Brancos e nulos somam 17%. Os indecisos são 27%.
A margem de erro é 3 pontos percentuais – para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral.

paraibaonline

Paraíba ganhará Polícia Rodoviária Estadual

Gustavo Gominho anunciou em entrevista à Correio FM nesta sexta-feira, 27, que na próxima semana será criada a Polícia Rodoviária Estadual, que de acordo com ele vai patrulhar as rodovias paraibanas para evitar a entrada de drogas no Estado.

- Nós estamos adquirindo 30 caminhonetes que serão entregues na semana que vem para a criação da Polícia Rodoviária Estadual. Elas vão fazer a Manzuá móvel e patrulhar as rodovias em todo o Estado. Serão revistados carros em todos os quadrantes da Paraíba para que nós possamos evitar a entrada de drogas – explicou o secretário.
paraibaonline

Ex-prefeita de Campina recebe nova condenação

O Tribunal de Contas da União condenou a ex-prefeita de Campina Grande (PB), Cozete Barbosa Loureiro Garcia de Medeiros, a devolver R$ 798.324,40, valor atualizado, aos cofres da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O relatório do TCU apontou que a ex-prefeita não aplicou os recursos repassados ao município de forma correta e não apresentou extratos bancários que comprovassem a liquidação das despesas. Irregularidades nas notas fiscais também foram constatadas.

O convênio firmado entre o município e a Funasa visava à execução de melhorias sanitárias domiciliares.

Cozete Garcia ainda foi multada em R$ 30 mil. O valor deverá ser recolhido ao Tesouro Nacional no prazo de 15 dias.
 
Ascom

Festival de Folclore reúne artistas internacionais no Cariri paraibano


Canadá, Itália e Venezuela integram a programação itinerante do evento 

O I Festival Internacional de Folclore do Cariri reunirá grupos folclóricos, artesãos e mestres da cultura nacionais e internacionais, durante o período de 29 a 03 de setembro, de forma itinerante nas cidades de Taperoá, Monteiro, Serra Branca, Queimadas e Boqueirão, localizadas no Cariri paraibano. Com a participação de grupos do Canadá, Itália, Venezuela, de outros estados do Brasil e da Paraíba, as apresentações iniciam-se sempre às 19h.
Antes das apresentações, às 18h, será aberta a Exposição Internacional de Artesanato, em que serão expostos produtos dos países participantes, além de acontecer o desfile das delegações pelas ruas das cidades convidando a comunidade para participar do Festival. O evento também é direcionado aos estudantes do sistema público de ensino dos municípios, visando o acesso aos bens culturais e a oportunidade de intercâmbio com a cultura de outros países e a valorização da cultura do Cariri da Paraíba.
Participam do I Festival Internacional de Folclore os grupos Lechowia Polisch Canadian Folk Dance Company, do Canadá, Sbandieratori del Leone Rampante di Cori, da Itália, Fundación Danzas Carupano, da Venezuela, e os grupos Coco de Roda  Mestre Quitéria, de Monteiro, Coco de Roda  Mestre Zé Zuca, de Queimadas, Companhia Folclórica Originis, de Campina Grande, e do Grupo Pisada do Sertão, de Poço de José de Moura.
O Festival é uma realização do Pontão de Cultura Cariri, Universidade Leiga do Trabalho, em parceria com o Fórum de Cultura e Turismo do Cariri, Sebrae, prefeituras e o Comitê Internacional de Organização de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, além da Unesco.
 
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae

Fundação Ernani Satyro tem contas aprovadas por unanimidade


De acordo com matéria veiculada no Portal do Tribunal de Contas da Paraíba, a Fundação Ernani Satyro teve, na tarde da última quarta-feira, as contas referentes ao ano de 2009 aprovadas por unanimidade.

Segundo o Presidente da Corte, Conselheiro Nominando Diniz, a FUNES foi à segunda instituição com processo totalmente eletrônico (sem qualquer papel) com tramitação no TCE, sendo o primeiro o da Fundação Casa de José Américo.

Durante toda a sua existência, a FUNES vem se pautando no compromisso de bem aplicar os recursos públicos recebidos, daí ter sempre suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.


Show Musical


O cantor e compositor Pombalense, Luizinho Barbosa, estará apresentando o seu mais novo espetáculo – “Primazia”, nos palcos da “Morada do Sol”.

O encontro cultural está marcado para amanhã (28), no Fórum Miguel Sátiro, tendo início às 20h.

O Projeto Musical, que faz parte de um intercâmbio sócio cultural e educacional envolvendo os municípios de Patos e Pombal, tem o apoio da Fundação Ernani Satyro, Secretaria de Cultura de Patos, Família Rataria de Patos, SEBRAE, SATEDPAR, Prefeitura Municipal de Pombal e Rotary Club de Pombal.

Lusângela Azevedo

Rede de comercialização de artesanato paraibano começa a funcionar em setembro


Crescimento de vendas de produtos será de 70% e foco é no setor da moda nacional e internacional
Procurando inserir de forma mais competitiva no mercado produtos de fabricação artesanal e de buscar novos clientes, artesãs de 12 estados do país e da Paraíba lançam no início de setembro a Rede de Representação Comercial. Organizadas através da Cooperativa Nacional de marca Única, o grupo conta com uma oferta de 3 mil produtos de diversas tipologias artesanais brasileiras a Rede espera crescimento de 70% nas vendas junto ao mercado da moda nacional e internacional.
A Rede de Representação funcionará através de equipes regionais que farão orientação direta as artesãs envolvidas na nova empreitada. Os grupos buscarão através de visitas clientes do segmento da moda que possam utilizar em suas peças as tipologias. Ao todo participam 2 mil mulheres que compõem 15 cooperativas dos estados do Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As artesãs fabricam produtos que utilizam como matéria prima palha de palmeiras como o buriti, couro de peixe, sementes, sisal, sobras de madeira, algodão orgânico, lã de carneiro, crina de cavalo e pedras preciosas. Na Paraíba as integrantes da Rede produzem peças em labirinto e bordado.
Segundo Eva Kuffner, presidente da Cooperunica e integrante da Lã Pura do Rio Grande do Sul, afirma que todas as cooperativas e associações estão preparadas para atender grandes clientes. “Os nossos produtos já estão avançados em nível de qualidade. Com a prospecção de grandes pedidos estamos organizadas para fazer uma rede de cooperação. Só sabemos que nosso cliente vai ter o produto com preço, prazo e qualidade como o acertado no contrato”, comenta.       
Capacitação- Para fazer funcionar a Rede de Representação Comercial a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), do Sebrae, Projeto Talentos do Brasil e Governo da Paraíba organizaram um encontro entre os participantes para alinhar questões jurídicas, contábeis e de acesso aos nichos de clientes.
O curso aconteceu em João Pessoa e foram discutidas questões de mercado e estratégias da política comercial, técnicas de negociação, avaliação dos resultados, formação de preços para exportação, avaliação e formulação de preços, plano de viabilidade da Cooperunica, política tributária e contábil e avaliação do plano de ação 2010/2011.
Assessoria Sebrae

Comoção no enterro de aluno do Monsenhor Vieira

Julio Perônico

Aconteceu em clima de muita comoção na tarde de ontem em Patos o enterro do adolescente Julio Crispim Perônico, 16 anos, que estudava no Colégio Monsenhor Manoel Vieira. Ele faleceu na noite de anteontem de ataque cardíaco, enquanto tomava banho. Seu pai, Benílio Perônico, disse que seu filho, no intervalo do jogo São Paulo e Vasco, disse que iria tomar banho. Como este demorou muito, Seu Benílio foi até o banheiro chamá-lo, mas este não respondeu. Quando o pai conseguiu abrir a porta, o garoto ainda respirava.
O Samu foi acionado, fez o procedimento de primeiros socorros, mas ele não resistiu e faleceu. A família informou que há um mês Julio teve um desmaio, fez exames, mas não acusaram nada relativo à doenças cardíacas. Ele foi sepultado na tarde de ontem no cemitério São Miguel.

Operação Águas Limpas procura pms acusados de extermínio na PB

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado da Paraíba, através das Polícias Civil e Militar, com o apoio da Polícia Federal, deflagrou hoje manhã a Operação Águas Limpas, que tem como objetivo cumprir mandados expedidos pela Justiça Estadual da Paraíba.
A Operação conta com a participação de 222 policiais, entre civis, militares e federais que têm como objetivo cumprir 19 mandados de prisão e 38 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, todas na Paraíba, e ainda no Distrito Federal.
As investigações tiveram início em 5 de janeiro de 2010, pela Polícia Civil com base em informações de existência de grupos de extermínio no Estado da Paraíba e se desenvolveram em regime de cooperação entre a Polícia Civil do Estado da Paraíba e a Polícia Federal, tendo apurado a existência de uma rede de tráfico de armas, grupo de extermínio entre outros crimes.
Dentre os 19 mandados de prisão 9 se referem a envolvimento de policiais militares do Estado da Paraíba.
A denominação Águas Limpas para a operação está relacionada a uma das acepções do nome Paraíba, significando águas revoltas, turvas, tendo as instituições envolvidas na investigação o intuito de combater a criminalidade, depurando, inclusive as próprias corporações responsáveis em combater a violência.

parlamento

Secretária de Educação visita escola que recebeu Laptops do MEC


Na manhã desta quinta-feira (26), a Secretária de Educação, Rita de Cássia, visitou a Escola Municipal Zefinha Motta, localizada no bairro Sete Casas, em Patos. A unidade de ensino recebeu 170 computadores portáteis do Programa Um Computador por Aluno – UCA, iniciativa do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Atualmente a Escola Zefinha Motta atende 170 alunos do Ensino Fundamental (pré-escolar a 5ª série) e possui em seu quadro docente, 09 professores. Neste ano, a Escola alcançou a média 3,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, dentro da meta estabelecida pelo MEC.
O programa UCA integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O Ministério da Educação realizou licitação para compra de 150 mil computadores portáteis para atender 300 escolas brasileiras.
“Este projeto visa disponibilizar laptops para os estudantes de escola pública, trazendo as possibilidades do universo da importância ao ensino, contribuindo para a inclusão digital desses alunos”, disse a secretária Rita de Cássia.
Todos os professores das escolas contempladas com o Programa UCA receberão capacitação para a utilização dos laptops como ferramenta pedagógica, uma vez que cada aluno terá um laptop. As escolas também vão receber infra-estrutura para acesso à internet.
 “Na era da informatização é impossível não considerar o computador em eficiente instrumento pedagógico na formação dos nossos alunos, principalmente os da escola pública que vem de camadas sociais diversas”, finalizou a secretária.

A alegria dos alunos da Escola Zefinha Motta, com a chegada dos computadores, foi destaque na 2ª edição do telejornal JPB, da Rede Paraíba de Televisão, nesta quinta-feira (26), do repórter Pedro Canízio. (Airton Alves)

Corretores de imóveis são homenageados pela Câmara Municipal



Por Marcos Eugênio
Nesta sexta-feira 27 é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Esses profissionais, 210 mil no Brasil, que hoje estão organizados através de sindicatos, associações, uma profissão regulamentada há 48 anos, foram homenageados na noite de ontem pela Câmara Municipal, numa propositura do vereador Sales Junior (PRB)
Sales fez a abertura justificando seu pedido para a realização de tal homenagem. O presidente do CRECI-PB, Rômulo Soares fez um panorama sobre o mercado imobiliário destacando a cidade de Patos como uma das que mais crescem nesse quesito na Paraíba e previu que em 2014 a cidade terá 100% de saneamento básico. Falou também da importância do corretor para o mercado e dos investimentos oriundos do governo federal, citando o programa Minha Casa, Minha Vida, que deu grande impulso para o segmento.
O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis da Paraíba, Jarbas de Araújo, relembrou a história dos corretores no Brasil, a luta de classe que permitiu a regularização do corretor e o papel que eles têm perante o desenvolvimento local, em contribuir com a satisfação de sua clientela na aquisição de um imóvel, na realização da casa própria.
Houve entrega de comendas a vários corretores de Patos, a exemplo do mais novo corretor, Antônio Alves da Silva, algumas homenagens a outros que já partiram, a exemplo de Silvino Neves. Após o evento foi oferecido um coquetel nos jardins da Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

Ivanes cobra providências contra maus tratos de animais apreendidos




O vereador Antônio Ivanes de Lacerda (PSDB) cobrou uma atitude da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com relação aos animais apreendidos e depositados no Parque de Exposição Godofredo Medeiros.
Ele disse na Tribuna que recebeu uma denúncia dando contas de que ruminantes estavam morrendo de fome e foi ao Parque, confirmando ter a informação de que uma média de quatro a cinco animais estariam morrendo diariamente de fome. Após morrerem são jogados às margens das estradas. “Não morrem de sede porque o zelador oferece água a eles”, comentou, solicitando explicações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
O vereador José Mota Victor (PMDB) voltou a criticar a administração municipal, explicando que esta não vem cumprindo seus compromissos com os servidores, citando o atraso no pagamento do Pasep, como também o não pagamento da Previdência. Outra crítica foi com relação ao grande número de contratados. José Mota citou matéria do Correio da Paraíba apontando números em que Patos aparece como sendo a segunda cidade da Paraíba, perdendo apenas para Campina Grande, no número de contratações, mais de 1.600. “Depois das eleições vai haver demissão em massa. Não ficam 600. Não há como comportar esse pessoal”, explicou.
O vereador Ivanes pediu um aparte e aproveitou a ocasião fazer duras críticas em torno da campanha do filho do prefeito, Hugo Motta. Sugeriu e quis saber se os recursos públicos estariam bancando a campanha de Hugo. Conseguimos falar com o secretario de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos Lima, que rebateu as acusações de maus tratos aos animais.
Disse que não falta alimento para os animais recolhidos ao parque, inclusive a Prefeitura efetua a compra da ração, como consta nas notas fiscais à disposição de quem se interessar vê-las. Explicou que a Polícia Rodoviária Federal recolheu esta semana velhos animais que estavam nas BRs e passou o dia trafegando com eles. Ao deixá-los à noite no Parque alguns deles não resitiram, dois jumentos e dois cavalos.
O vereador Raniere Ramalho, líder do governo na Câmara, justificou o atraso do Pasep, questionado pelo vereador José Mota. Raniere explicou o real motivo do não pagamento, um erro no envio da RAIS, como também do interesse do prefeito Nabor Wanderley para resolver o quanto antes o problema, juntamente com uma comissão formada por sindicatos, Legislativo e imprensa.
Falou da transparência do governo municipal e a responsabilidade que a administração vem tendo para manter o ritmo de tantas obras em execução, citando a maior creche que está sendo construída no Mutirão, casas populares, dentre inúmeras outras obras dentro do programa Patos Pra frente, com investimentos de R$ 38 milhões.
Marcos Eugênio

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lançado em Patos projeto Corrida Cidade do Sol

Foi apresentado ontem, 25, o projeto de lançamento da Corrida Cidade do Sol, evento desportivo que promete movimentar a cidade de Patos no mês de outubro. O evento aconteceu no auditório das FIP e marcou o início dos trabalhos de preparação para a corrida.

O encontro teve a participação do secretário estadual de juventude, esporte e lazer, Cristiano Zenaide, do secretário municipal de esporte, Antônio Marques, e da atleta paraibana Edinalva Laureano, Pretinha, reconhecida nacionalmente pelas suas conquistas no atletismo. A reunião também contou com a presença do vereador, Sales Júnior, de empresários e do diretor geral das FIP, João Leuson palmeira Gomes Alves.

“Nós estamos promovendo juntamente com os nossos parceiros essa corrida que vai ser um marco importante na história da nossa cidade. Acredito que com a presença dos secretários estadual e municipal de esporte nós poderemos fechar essas parcerias e colocar este evento no calendário de corridas de rua não só da Paraíba, mas também do Nordeste e do Brasil”, disse João Leuson.

A Corrida Cidade do Sol terá um percurso de 8km, tendo como ponto de largada e chegada a Unidade I das Faculdades Integradas de Patos, no bairro Belo Horizonte. O percurso ainda será inspecionado por um técnico oficial da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt. Com a iniciativa as FIP pretendem alertar as pessoas para a importância da prática do esporte ao ar livre.

Na reunião foi apresentado o projeto organização, logística e publicidade da Corrida, visando despertar nos empresários da cidade o interesse em firmar parcerias para a realização do evento. A promoção da Corrida Cidade do Sol é também uma forma promover o turismo esportivo em Patos, para isso, a corrida conta o apoio da Prefeitura Municipal.

“A Prefeitura vai dar o apoio logístico a acorrida. Nós da Secretaria Executiva de Esporte, estaremos na articulação do evento, a Secretaria de Saúde entrará com as ambulâncias e também com o SAMU, a STTRANS cuidará das mudanças que serão feitas no trânsito e a liberação das ruas para os atletas e assim nós pretendemos nos engajar na corrida e fazer dela um grande evento esportivo”, assegurou o secretário municipal de esporte e representante da Prefeitura, Antônio Marques.

A Paraíba já tem seu nome reconhecido no atletismo nacional, graças a atleta Pretinha, que já participou de mais de 100 competições pelo Brasil. Para ela a Corrida será uma forma de despertar o interesse pelo esporte nos jovens, adultos e idosos.

“A minha vontade é investir sempre no incentivo ao esporte tanto para crianças e jovens como também para os mais velhos não só no atletismo, mas também em outras modalidades como o futebol, o judô ou a natação. Eu fico muito feliz em poder estar aqui contribuindo com o esporte e com a corrida Cidade do Sol”, comentou a atleta.

A Corrida Cidade do Sol acontecerá no dia 23 de outubro e fará parte da programação em comemoração aos 107 de elevação de Patos à condição de cidade, comemorada no dia 24 de outubro. (ML)

Mega-Sena pode pagar R$ 43 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (25), pelo concurso 1.208 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 01 – 12 – 20 – 26 – 45 – 54
Segundo a Caixa, 125 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 24.276,47. Outras 9.464 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 458,06.
De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 43 milhões.
Do G1

Autoestima: uma leitura saudável para começar bem o seu dia!


Inácio Andrade Torres - 26/08/2010.
 
 
MÁXIMAS DE ZÉ CAVALCANTE II
 
 
Político forte é como agave: quanto mais batido e machucado, mais mostra a fibra.
 
A calúnia, na política,  agem como a ferrugem: primeiro mancha, para depois destruir.
 
O eleitor escolado é como bezerro enjeitado: mama em todas as vacas.
 
Um líder político é como cajueiro  de beira de estrada: o que dá frutos doces, é o que  mais leva rebolo.
 
O político que foge do povo confessa sua fraqueza.
 
O político é como isqueiro: o que não falha está com defeito no mecanismo.
 
A reeleição de um parlamentar  é mais uma oportunidade que o povo concede a um político, para que ele erre mais uma vez.
 
Para um político ruim, um eleitor ruim e meio.
 
Não se duvide, que todo político é como vendedor de fumo: mede comprido e corta curto.
 
E quem é que não ver que o palácio do governo é como armazém de açúcar, no qual nunca falta abelhas?
 
O político experiente é como o caçador de espera: não tosse na tucaia.
 
Dicurso de deputado de oposição é como fungado de touro amarrado: ameaça, mas não derruba mourão.
 
Até a próxima com mais sensacionais máxima de S. zé. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ricardo apresenta 40 pontos da saúde na Associação Paraibana dos Hospitais



"Na essência, a saúde do Estado precisa de organização e de uma reconstrução. Ela não tem referência e por isso a sobrecarga de alguns municípios se tornou evidente". Foi com estas palavras que Ricardo Coutinho, candidato ao Governo do Estado pela coligação Uma Nova Paraíba, apresentou na noite desta terça-feira (24), na Associação Paraibana de Hospitais, os 40 pontos da saúde.

Segundo o candidato, a intenção é discutir os problemas da saúde e propor soluções para área, apresentando propostas para os profissionais da saúde de todo o Estado. "Precisamos olhar a Paraíba como um todo, descentralizando os hospitais e melhorando a complexidade dos serviços. Os municípios estão comprometidos com a demanda geral do Estado e como o Estado não consegue se fazer presente, algusn municípios ficam sobrecarregados", afirmou.


Para o socialista, é preciso estabelecer metas também na saúde, assim como foi feito com a educação em João Pessoa. "Minha ideia é que possamos estabelecer metas sociais, para que o município dê respostas. criar uma equação, onde se premia quem fizer mais pela saúde, seja com prevenção, ou diminuição de problemas. Quero que os profissionais de saúde tornem-se co-partícipes da nossa gestão", declarou.

Pontos - Ricardo destacou a importância da qualificação das Equipes de Saúde, destacando humanização, vínculo e responsabilidade com o usuário e a importância do fortalecimento da rede de Urgência e Emergência, estruturando hospitais e unidades de pronto atendimento para cobrir todo o Estado.

"A Paraíba não tem um projeto estruturante. A Paraíba parece ter parado no tempo. Nada tem sido feito para nos colocar no rumo do desenvolvimento. A saúde também precisa seguir esse rumo. O desenvolvimento que eu imagino para Paraíba engloba todas as áreas", completou.

Ascom

Pretinha hoje em Patos para discutir I Corrida Cidade Morada do Sol




Marcos Eugênio
Acontece na tarde desta quarta-feira 25, no auditório das FIP – Faculdades Integradas de Patos, uma reunião com o reitor da instituição, João Leuson Palmeira, tendo como convidada vip a maratonista Ednalva Laureano da Silva, Pretinha, paraibana que se tornou um dos ícones do atletismo nacional. A reunião tem como propósito discutir os preparativos da I Corrida Cidade Morada do Sol, que será realizada pelas FIP com a participação de vários parceiros.
A reunião está prevista para às 17h, no auditório da Unidade I das FIP, no bairro Belo Horizonte. Segundo João Leuson, um dos objetivos é colocar a cidade de Patos no circuito nordestino de corridas de rua. “Queremos incentivar a juventude para os benefícios do esporte ao ar livre e divulgar nossa cidade”, enfatizou Leuson.

Arquivo do blog