Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de novembro de 2010

FIP incentivam prática voluntária para acadêmicos


Os fatores que mais pesam na hora de apresentar um currículo e disputar uma vaga no mercado de trabalho vão além de uma extensa lista de certificados. Para se sobressair é preciso um diferencial, e ele pode está justamente em uma prática voluntária.

As Faculdades Integradas de Patos trabalham para esculpir nos seus alunos não apenas um perfil acadêmico, mas também uma identidade cidadã. Isso acontece através das várias oportunidades que a Faculdade dispõe para que os discentes mantenham um contato direto com a sociedade, através da prestação de serviços voluntários. 

É assim no Núcleo de Práticas Jurídicas, do curso de Direito, nas Clínicas Escola de Fisioterapia e Odontologia e nos projetos de extensão como o “Vida Ativa”, de Educação Física, e “Doutores Sorriso”, dos cursos de saúde. 

Agora, a prática voluntária será fomentada também na relação monitor-aluno. O Programa de Monitoria, responsável por revisar o conteúdo repassado na sala de aula, e é um trabalho desempenhado pelos alunos que se propõem a exercer o papel de professor de reforço, ajudando na fixação dos conhecimentos.

A partir de 2011 o Programa de Monitoria, bem como os órgãos de incentivo a iniciação científica, passarão por uma reformulação e estarão abertos para receber alunos que carreguem o ideal do voluntariado. 

“Os programas de iniciação à pesquisa científica, como COOPEX e PIPeq, serão mantidos, mas eles estão passando por uma avaliação para tentar fomentar essas práticas de outras formas. O programa de monitoria não será extinto de forma alguma, ele será modificado e começará 2011 com algumas alterações”, explicou João Leuson Palmeira, diretor geral das FIP.

Ainda segundo João Leuson, a parte do orçamento que seria destinada a estes programas, será agora aplicada em investimentos em outras áreas, sempre com intuito de desenvolver a Instituição.

“Nós vamos tentar buscar parcerias, recursos extras do orçamento da Faculdade, até porque dessa forma nós teremos mais recursos para investir na Instituição. Quando a gente busca fazer uma modificação, não é tentando cortar os incentivos, e sim, tentando buscar soluções para viabilizar outros segmentos da Instituição. Isso não trará prejuízo, pelo contrário, a gente vai programar outras formas de trabalho com alunos voluntários, dando oportunidades iguais a todos”, finalizou o diretor.
ASCOM/FIP

TCU arquiva mais uma representação contra Cícero Lucena

O Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou mais uma representação contra o senador Cícero Lucena (PSDB-PB). Trata-se do processo (TC 028.109/2006-4) referente à tomada de contas especial sobre o convênio entre a Prefeitura de João Pessoa e o Ministério das Cidades, para execução de obras de urbanização em áreas de interesse turístico em João Pessoa.
Os ministros decidiram por unanimidade em sessão plenária na última quarta-feira (10), arquivar o processo por descaracterização do débito, com base no teor do art. 5º, § 1º, IV, e art. 10 da Instrução Normativa TCU nº 56/2007.
- Portanto, concluo que o sobrepreço não está caracterizado com a necessária segurança metodológica requerida para apenação e condenação de ressarcimento ao erário, sustenta o ministro relator, Weder de Oliveira.
De acordo com sua assessoria, o senador Cícero Lucena recebeu a informação com tranquilidade e, mais uma vez, reafirmou sua fé na Justiça divina e nas instituições livres e soberanas do Brasil.
parlamentopb

Excesso de acidentes preocupa moradores da Bossuet Wanderley


Uma lombada existente ao lado do edifício Mont Azul, na Bossuet Wanderley, bairro Brasília, Patos-PB, tem sido alvo de preocupação dos moradores, em virtude do excessivo número de acidentes ali registrados. No local já aconteceram mais de dez tombos, sendo preciso, na maioria das vezes, a presença do Samu para atender os feridos. 

A localização da lombada, que à noite fica encoberta pela sombra de árvores, não permite aos condutores, principalmente de motos, ter boa visibilidade e a queda, muitas das vezes, torna-se inevitável.

Um morador já colocou inclusive barras de ferro na calçada para evitar que seu imóvel venha ser atingido. Outros não ficam mais na calçada com o mesmo receio. Há inclusive ameaças de alguns moradores de quebrar a lombada. Depois da implantação do asfalto nessa rua, grande parte do trânsito que era feito pela Pedro Firmino acontece agora pela Bossuet Wanderley. Já houve inclusive pedidos para colocação de outras lombadas, na parte baixa da rua, algo não atendido pela STTrans.

Esta semana um dos funcionários da engenharia de tráfego foi in loco ver a lombada e ouvir moradores. Ficou decidido que haverá nova sinalização na área.  

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Simulação de guerra: Aeronaves da Força Aérea viajam pelos céus de Patos

Aviões da Força Aérea Brasileira sobrevoaram os céus da cidade de Patos na manhã desta sexta-feira, uma manobra que faz parte da guerra simulada, na operação denominada Cruzex V (Cruzeiro do Sul V), que acontece no espaço aéreo da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Vários países, a exemplo do Canadá, Colômbia, Paraguai, Equador, Bolívia e Inglaterra também fazem parte desse treinamento de guerra.

Em Patos um C-Hércules da FAB soltou pára-quedas contendo, provavelmente, alimentos e equipamentos usados pelos soldados e fez pousos no aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres. Alguns soldados da Força Aérea passearam no horário do almoço pelo centro da cidade. Há informações que um dos municípios da região de Patos a ver as manobras de guerra simulada neste final de semana será Vista Serrana. Porém essa informação não é oficial. 

Marcos Eugênio

Radialistas patoenses participam do Prêmio AETC-JP de Jornalismo


Os radialistas Fábio Diniz e Raniery Soares do Sistema Itatiunga de Comunicação inscreveram nesta sexta-feira (2), três matérias no prêmio AETC-JP de Jornalismo.

Em sua 9ª edição, desde 2002, premia os profissionais da Imprensa Paraibana nas áreas de Fotografia, Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Radiojornalismo e Telejornalismo.

Os radialistas inscreveram algumas reportagens desenvolvidas na cidade de Patos (PB) sobre temas do cotidiano como “Vítimas do Crack”, falando sobre a realidade dos usuários, outra falando sobre a Prostituição Feminina e uma mostrando a situação do Presídio de Segurança Máxima Romero Nóbrega.

Para o radialista Raniery Soares é gratificante concorrer ao Prêmio AETC de Jornalismo, mostrando as matérias produzidas sobre temas do cotidiano patoense: “Poucos colegas do sertão se interessam em fazer matérias desse tipo. Como nós produzimos esses materiais, não podemos deixá-los engavetados, um prêmio como o AETC-JP de Jornalismo abre essa oportunidade para que a Paraíba conheça o que é produzido no Sertão Paraibano”.

O julgamento das matérias concorrentes será feita por representantes do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Associação Paraibana de Imprensa (API), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sindicato dos Radialistas da Paraíba, Associação das Emissoras de Rádiodifusão da Paraíba (ASSERP), contando ainda com representantes do Ministério Público da Paraíba e da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), entidade promotora do evento.
Sertão AM

Operação Crédito Fácil: PM liberta gerente de banco e evita assalto ao Bradesco de São Bento


Marcos Eugênio

A Polícia Militar, usando informações da Policia Federal, conseguiu evitar na manhã de hoje (sexta-feira 12) um assalto à agência do Bradesco na cidade de São Bento-PB. Os PM’s, de Catolé do Rocha e do GATT de Campina Grande, interceptaram em uma estrada vicinal de São bento o veículo Fox, preto, placas NPW 8520 João Pessoa-PB, que havia sido tomado de assalto do corretor de imóveis Carlos Roberto da Silva Seabra, 48, na cidade de Patos na tarde de ontem. 

Na ação a polícia libertou o gerente da agência do referido banco de São Bento, que seria usado como refém pelos assaltantes para assaltar mais um banco, já que o bando teria agido contra a agência da cidade Catarina-CE.

Três acusados de integrar a quadrilha, que tem sua origem no Pará.  Os presos são Josimar Faracho Monteiro, que na ocasião da abordagem portava RG falso; Francisco Fernandes de Lima dono de uma tear de São Bento e o gerente do Motel Ella, conhecido por Junior. No galpão de Francisco Fernandes, que já chegou a dirigir para o padre daquela localidade, segundo testemunhas que estiveram na Delegacia de Polícia Federal de Patos, foram encontrados acredita-se mais de 100 quilos de maconha e crack, munição antiaérea, um fuzil 5.6 , uma pistola, projéteis de vários calibres, dinheiro, celulares, uma moto Honda Bros, interceptada quando levava água para o local em que o gerente estava em poder dos comparsas. 

Outros dois bandidos conseguiram fugir portando dois fuzis 5.6 e duas pistolas, em um Pálio quatro portas metálico, segundo revelou ao pbnoticias Major Cunha, da PM de Campina Grande, um dos coordenadores dessa ação bem sucedida. 

Desde a tarde de ontem que os bandidos vinham sendo rastreados pela PF. Quando teve a certeza do sequestro do gerente do Bradesco, passou as coordenadas para a PM, que localizou parte do grupo por volta das três horas da madrugada de hoje em São Bento.

Na Delegacia da PF o corretor compareceu para reconhecer o carro, avisado por nossa reportagem. Ele confirmou que quando os dois bandidos, antes de o soltarem nas proximidades de Santa Gertrudes perguntaram-lhe como ele queria encontrar o carro, depenado ou queimado, tendo ele respondido que da forma que eles quisessem e que só queria que lhe preservassem a vida.

Cresce número de mulheres que têm filhos dos 30 aos 34 anos, afirma IBGE


Em 1999, 14,4% mulheres tiveram filhos nesta faixa etária.
Já em 2009, percentual subiu e chegou a 16,8%.
Apesar de a maioria das mulheres brasileiras ainda dar à luz seus filhos no período dos 20 aos 24 anos, a pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (12), mostra que cresceu o número de mães que têm filhos entre os 30 e os 34 anos.

Em 1999, 14,4% das mulheres que tiveram filhos nesta faixa etária. Em 2009, essa porcentagem chegou a16,8%. O número de mães que tiveram filhos dos 25 aos 29 anos também aumentou, passando de 23,7% para 25,2%.

Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as proporções de nascimentos entre mães que pertenciam ao grupo etário de 30 a 34 anos foram maiores que as do grupo de 15 a 19 anos.

Em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, as proporções de nascimentos entre mães de 25 a 29 anos já são maiores do que as que têm filho dos 20 aos 24. Além disso, o volume de nascimentos entre as mães com idades entre 30 e 34 anos já é maior que o das mães adolescentes.

Já no Maranhão e no Pará, os índices apontam predominância das mães do grupo etário de 15 a 19 anos e de 20 e 24 anos.

Segundo o IBGE, o estreitamento da pirâmide etária nos grupos mais jovens, a diminuição das taxas de fecundidade em todas as idades e a postergação da maternidade, em especial no caso de mulheres com maior escolaridade, são elementos que explicam a redução absoluta e relativa dos nascimentos, principalmente, entre a população feminina de 15 a 19 anos e 20 a 24 anos.

Além disso, com base em estudos, foi possível descrever o comportamento por idade da fecundidade em diversas regiões metropolitanas do país, mostrando um processo de mudança devido à acentuada diminuição das taxas das mulheres mais jovens.

A redução da maternidade na faixa etária de 15 e 19 anos também foi registrada. Em 1999, a proporção de registros de nascimentos de mães cuja idade estava entre 15 e 19 anos era de 20,8%. Já em 2009, esse percentual foi de 18,2%.

Pesquisa

As estatísticas da pesquisa de Registro Civil são publicadas desde 1974. O levantamento acompanha a evolução populacional no Brasil, e proporciona estudos demográficos e subsídios para implementação de políticas públicas.

De acordo com o IBGE, as informações foram prestadas pelos cartórios de Registro Civil, Varas de Família, Foros ou Varas Cíveis e os Tabelionatos de Notas do País.

Thamine Leta Do G1 RJ 

Arquivo do blog