Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de dezembro de 2010

Infância



"Minha infância foi pobre, mas não infeliz, porque uma criança não pode saber que é infeliz desde que tenha o carinho de seus pais, e isso não me faltou em casa" (Luiz Gonzaga)


Em entrevista ao programa Radiola/TV Cultura
http://www.youtube.com/watch?v=7G5sK7kNr4U&feature=player_embedded

Notícias do Sertão


Osvaldo Medeiros (jornalista)

Ornamentação
            Acho que a critica quando é construtiva em nada prejudica e sim só ajuda. Embora certas pessoas não aceitam e você passa a ser mal visto seja pelos políticos, empresários e enfim por muita gente que não concorda com a verdade. Faço essa ressalva porque foi assim que sempre me pautei nos meus 32 anos de jornalismo. Criticar quando merece ser criticado e elogiar quando da mesma forma, seja quem for mereça os elogios.
            Estou abrindo esse parêntese para justamente elogiar quem teve a brilhante idéia da ornamentação de rua das festividades de final de ano da cidade de Patos. Se achei que ficou legal, digo porque da mesma forma ouvi da boca de tantas outras centenas de pessoas. Não sei quem mandou e nem tão pouco me interessa, porém está de parabéns o autor de tal iniciativa por parte de edilidade patoense. Seja o prefeito Nabor ou algum dos seus subordinados. Também vou aproveitar para criticar certos comerciantes de nossa cidade que da mesma forma poderiam dar sua parcela de contribuição em deixar a cidade mais linda e não só ficar esperando pelo poder público como é assim de costume. Custa nada ornamentar a frente do seu estabelecimento? Que povinho sangue suga!

Inaugura
            No próximo dia 22 a hospitaleira cidade de Itaporanga estará recebendo sua agência da Caixa Econômica Federal. A inauguração será marcada por uma vasta programação festiva e já tem a presença confirmada da alta cúpula da Caixa, políticos e demais autoridades convidadas.
Lançado
            Na confraternização da OAB Patos, realizada no último final de semana na sede da AABB, se o nome do conselheiro da OAB estadual Dr. Raimundo Nóbrega (Raimundinho) já vinha sendo lembrado como candidato a prefeito de nossa cidade com o apoio fechado da classe, nesse dia, depois de algumas doses, o mesmo não só foi mais uma vez lançado, como também aclamado pelos colegas. Forte nome. Patos só tem a ganhar.
Sonho não envelhece
            Quem não sonha em ser prefeito de uma cidade do porte de Patos? E o bom do sonho é porque não envelhece. Assim vem fazendo o atual diretor do escritório regional da Cagepa local, Miguel Motta (PMDB), que por duas vezes foi prefeito de São José do Bonfim. Não custa nada o mesmo continuar sonhando, porque pelo visto, seu nome não tem decolado nas pesquisas e nomes como os de Bonifácio Rocha, Dinaldo Filho, Ivânio Ramalho e Zeca da Educação, estão muito alem de sua pontuação. Para ultrapassar esses quatro vai ter que sonhar bastante. Haja sonho.
Fazendo o certo
            Quando você faz o certo, nem sempre agrada a todos, principalmente quando se vem fazendo errado.  Não concordando com a forma de cobrança de colégios de dos postos de combustíveis de nossa cidade, o atual diretor do PROCON Municipal de Patos, o atuante advogado Maurício Alves, caiu em campo e numa boa conversa com todo mundo, conseguiu ajustar os preços sem aquela forma que se vinha aplicando, sendo que à vista era um preço e no cartão outro.  Tem que ser assim.
Salada
            Esse não é só meu ponto de vista, como de muitas outras pessoas que costumam ouvir rádio. Está na hora de muitos companheiros escolher o que na verdade querem fazer nos seus horários. O que não pode é estar misturando programas musicais com jornalismo e jornalismo com verdadeiras saladas mistas. Se em cada emissora tem seu departamento de jornalismo, então cabe aos companheiros do batente levar as notícias aos ouvintes e não ficar na mesma emissora muitas das vezes a mesma notícia anunciada por cada apresentador. Na hora que entra em cena o jornalismo, já não se tem mais graça porque tudo já foi anunciado nos programas anteriores. O mais interessante é que a mesma notícia às vezes vai ao ar na mesma rádio com várias versões diferentes. Isso é que dar todo mundo querendo ser jornalista e os verdadeiros querendo ser simplesmente só jornalistas.
Quem fiscaliza?
            Com isso concordo com muitos funcionários do comércio de Patos. Quem finalmente fiscaliza a carga horária dos mesmos? Pelo visto se estão fiscalizando a coisa não vem surtindo efeito não. Nos comentários dos sites anonimamente, os funcionários externam suas revoltas com relação a tal sindicato. Alegam que estão trabalhando acima do permitido sem horas extras e principalmente nos finais de semana. Até nos feriados farmácias, lojas de confecções, padarias, supermercados e tantos outros abrem onde são poucos os que remuneram os funcionários, porque segundo os mesmos, a maioria é obrigada a trabalhar e para não perder o emprego, se submetem a imposição dos carrascos proprietários. Fechar os olhos para o errado, pode?
Exame
            O novo exame da ordem dos advogados realizado em todo Brasil recentemente mostra claramente que a maior parte das faculdades de Direito estão em muito a desejar na preparação desses profissionais. Quase 90% foi o índice de reprovação, o que significa que esses advogados não estão preparados para atuarem no mercado de trabalho. Insatisfeitos, tem muitas trustes do ensino por aí trabalhando para acabar com tal exame, para assim avacalhar de vez com a classe. Essa é a maneira mais correta. Entrar para o mercado quem tem competência e quem terminou com ajeitadinho, vá se preparar para chegar aonde quem estudou, ralou e chegou. De parabéns a OAB.
Que mais deveria
            Muita gente defende e esse humilde colunista concorda em gênero e grau. Da mesma forma que no Direito só entra no mercado de trabalho (para advogar), quem tem competência ao passar no exame da ordem, esse mesmo procedimento deveria ser aplicado para todos os cursos da área de saúde, principalmente para Medicina. Esses sim deveriam ao terminar passar por um procedimento desse e não ser jogado no mercado de trabalho como cego em beira de estrada para trabalhar com vidas. Todos os dias a imprensa de norte a sul vem mostrando as barbaridades nas áreas de saúde e poucos são julgados e penalizados. Com vida não se brinca e é que mais estão fazendo por aí.
Reunidos
            No próximo dia 17 (sexta) os médicos cooperados da UNIMED Patos estarão reunidos no salão de festa desta entidade na Pedro Firmino para se confraternizarem. Na organização do evento, o casal médico José Wanderliti e Suely Cartaxo. Ele, atual presidente desta entidade classista.
Se pensa
            Se o ex-prefeito de Várzea Waldemar Marinho (Demazinho) pensa em disputar a sucessão municipal dalí mais uma vez, vai com certeza bater de frente com o atual administrador que o mesmo ajudou a colocá-lo no poder. Galeguinho, como é mais conhecido, tem direito a reeleição e já demonstrou claramente que pretende brigar pelo seu segundo mandato. Isso ninguém tenha dúvida. É um direito que lhe assisti.
Núpcias
            Quem está entrando para o time dos casados no próximo dia 18 (sábado) é o médico Dinaldo Filho (Dinaldinho). O mesmo sobe no altar da igreja de Santo antônio na companhia de sua simpática noiva Mirna Noia. Ele, filho do casal Dinaldo e Edina Wanderley e ela de Manoel Noia Jácome e Maria do Socorro de Medeiros Noia.

Osvaldo Medeiros é colunista do pbnoticias.com

Missa de 30º dia pela morte de Dr. Geraldo de Carvalho

Será celebrada na manhã deste domingo, às 9h, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, a missa de um mês de morte do médico Geraldo Gomes de Carvalho, falecido em João Pessoa em 11 de novembro, aos 79 anos.
Natural de Campina Grande, Dr. Geraldo teve grande atuação na medicina na cidade de Patos, onde atuou como clínico geral, foi diretor do Hospital Regional Janduhy Carneiro em três momentos, diretor do 6º Núcleo de saúde e da Maternidade Peregrino Filho por dez anos, além de atender em sua clínica.   

Espaço Sindical

REPASSE DA PRIMEIRA PARCELA DE FUNDEB E FPM  PARA AS PREFEITURAS NO DIA 9 DE DEZEMBRO SUPERA AS TRÊS PARCELAS RECEBIDAS NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2010 EM DIVERSOS MUNICIPIOS.

As Prefeituras Municipais que compreende a base territorial do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região receberam a primeira parcela do FPM e FUNDEB correspondente ao mês de dezembro, superior ao recebido nas três parcelas do mês de novembro de 2010, demonstrando que todos os gestores municipais têm como garantir o pagamento de todos os salários dos servidores municipais até o dia 30 de dezembro, incluindo o 13° salário, que deve ser pago até o dia 20 de dezembro.
Para o presidente do SINFEMP, José Gonçalves, não tem sentido prefeitos ainda estarem se lamentando, afirmando que ouve redução de recursos para os municípios, pois a prova está com esse repasse de apenas uma parcela, faltando ainda às outras duas, dos dias 20 e 30 do corrente mês.
Apesar de alguns gestores insistirem da tese de que não podem pagar, temos o exemplo de Malta, onde os recursos foram bloqueados por determinação da justiça e os servidores estão recebendo os seus salários normalmente, inclusive os contratados, pois o pagamento está sendo feito sem a interferência do gestor municipal.
Gonçalves afirmou que diversas prefeituras não estão pagamento os salários dos servidores dentro do mês trabalhado, a exemplo de Malta, Condado, São José de Espinharas, São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugi, Cacimba de Areia, Salgadinho, Catingueira e Olho D’água e quando acumulam atrasos, ficam com dificuldades de pagar dois meses e o 13° salário no mês de dezembro.
“Os prefeitos devem deixar essa reserva para pagar o 13° salário aos servidores desde o mês de janeiro de cada ano, para não deixar para última hora e causar prejuízos aos trabalhadores municipais”. Afirmou Gonçalves.
Veja abaixo os valores recebidos pelas 21 Prefeituras da Base Territorial do SINFEMP:

Areia de Baraúnas: R$ 518.205,23; 
Cacimba de Areia, R$ 527.094,86; 
Catingueira, R$ 536.727,81; 
Condado, R$ 551.197,89; 
Emas, R$ 524.806,91; 
Junco do Seridó, R$ 549.394,72; 
Malta, R$ 540.234,40; 
Mãe D’água, R$ 536.192,72; 
Olho D’água, R$ 562.395,19; 
Passagem, R$ 518.319,07; 
Patos, R$ 3.101.665,83; 
Quixaba, R$ 514.758,63; 
Salgadinho, R$ 533.118,94; 
São José do Bonfim, R$ 465.524,95; 
Santa Teresinha, R$ 541.875,02; 
São José de Espinharas, R$ 538.023,60; 
São Mamede, R$ 500.478,50; 
Santa Luzia, R$ 913.443,50; 
São José do Sabugi, R$ 527.794,01; 
Vista Serrana, R$ 517.794,01; 
Várzea, R$ 519.549,29.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Avião cai em João Pessoa minutos depois da decolagem

Um acidente com um ultra-leve chamou a atenção dos moradores do bairro do Bessa, em João Pessoa, nesta sexta-feira (10). A aeronave caiu poucos instantes depois de ter decolado do Aeroclube da Paraíba.

- Eu vinha com meu táxi e vi quando o avião virou e caiu na pista. Então eu liguei para os bombeiros e eles vieram para cá – contou o taxista Ricardo Candido Moreira, em entrevista à TV Cabo Branco, surpreso com o acontecido.

De acordo com o piloto do ultra-leve, Geovani Sousa, a aeronave estava a cerca de 50 metros de altura, quando o motor apresentou falha e aconteceu o acidente.

Geovani conseguiu manobrar o avião para que carros e pedestres não fossem atingidos.

Tanto o piloto, quanto o co-piloto tiveram apenas ferimentos leves.

Peritos que serão deslocados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de Recife vão investigar as causas do acidente.

paraibaonline
Foto:reprodução TV Cabo Branco

Vídeo sobre Mocambo será lançado nesta segunda em Patos-Pb



Raízes do Sertão, vídeo produzido na zona rural de Patos, mais precisamente no Sítio Mocambo, será lançado nesta segunda-feira, às 20h, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais. 

Com direção e roteiro de Deleon Souto, co-direção de Wanessa Meira, o vídeo trata do cotidiano, da luta da comunidade pela sobrevivência e manutenção de suas tradições. Ao final do lançamento será oferecido um coquetel.

Alunos de Jornalismo defendem projetos de conclusão de curso



Terminam hoje as últimas defesas de projetos de conclusão de curso (TCC) de alunos de Jornalismo das FIP – Faculdades Integradas de Patos. Desde do dia 29 do mês passado que essa prática acadêmica movimenta as dependências da instituição.
Ontem o formando Eduardo Rabelo, orientado pelo professor Misael Nóbrega, fez a defesa do documentário: Valdir Teles: Metralhadora do repente. A cantoria de viola, a cultura de raiz, uma paixão de Azevedo, foi trabalhada em vídeo, destacando uma das principais figuras do repente, o paraibano de Livramento, que aos dois anos foi residir em Pernambuco, Valdir Teles.
Na platéia colegas de cursos e seus pais, que sentiram a emoção, a recompensa de contribuir com a dedicação, com a busca pela afirmação profissional. Na banca os professores Edson França, Joseane de Sousa e Misael Nóbrega, que analisaram o trabalho e fizeram alguns questionamentos com algumas sugestões a ser adicionadas ao trabalho. Ao final a alegria da aprovação.
No próximo dia 27 Valdir Teles: Metralhadora do repente será apresentado em praça pública na cidade de Tuparetama-PB, cidade em que o homenageado reside desde 1993. Na ocasião haverá desafio com Valdir Teles, Sebastião Dias e João Paraibano.

Batista Lima em Patos


A cidade de Patos, em especial a Paróquia de São Pedro, no bairro do Jatobá receberá a visita do cantor Batista Lima na celebração da missa do 3˚ Domingo do Advento na Igreja de São Pedro no próximo dia 12, às 19h.
            A missa será celebrada pelo Pe. Evandro Romero, administrador paroquial de São Pedro, que trará à Luz da Palavra onde a comunidade cristã é convidada a se alegrar com o - Apóstolo Paulo que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor”. O Domingo da Alegria como é conhecido, traz um convite muito forte para a alegria, porque o Senhor, que esperamos, já está conosco e com ele preparamos o Advento do de seu Reino. Durante a celebração, o cantor Batista Lima, terá oportunidade de dá seu testemunho de fé em Cristo, palavras que mostram como a Luz do Criador transforma de forma salvadora a vida dos necessitados. Após a celebração acontecerá um momento de louvor onde o cantor se confraternizará com todos os presentes dentro e fora da igreja, onde será instalado um telão para que todos possam participar deste momento de alegria e revigorar suas esperanças em mais um Natal que se aproxima.
            O Pe. Evandro junto com sua equipe pastoral está trabalhando na manutenção do evento e organizando a área para que possa acomodar a população patoense que estiver presente durante a celebração. “É uma bênção poder oferecer as pessoas um evento de evangelização e ao mesmo tempo, poder compartilhar da alegria em celebrar a ação libertadora e profética de Jesus que continua na história através de gestos concretos de seus discípulos e missionários. Em nome da Paróquia de São Pedro convido a todos para participarem desta celebração e louvor a Cristo.” disse o pároco.


Glauber Alves - Pascom

Sete telefônicas são multadas em mais de R$ 6 milhões por desrespeito ao consumidor

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça multou em mais de R$ 6 milhões sete empresas de telefonia que descumpriram o decreto que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumidor, também conhecidos como call centers. As decisões do DPDC foram publicadas nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União.

Após fiscalizações, o DPDC concluiu que as empresas Vivo, Nextel, GVT, TIM, Claro, Telemar Norte Leste e Embratel infringiram normas referentes ao acesso ao serviço e à entrega de cópia da gravação do atendimento. Segundo o decreto, é direito básico do consumidor obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar.

De acordo com o Ministério da Justiça, os processos foram instaurados no final de 2009 e motivados pelo grande volume de reclamações que chegaram aos Procons de todo o país nos primeiros 12 meses de vigência do decreto, que completou dois anos este mês.

A multas foram calculadas com base, entre outros fatores, na extensão do dano causado aos consumidores, na vantagem auferida e na condição econômica das empresas. 

Agência Brasil

Orçamento 2011 de Patos será de R$ 162,3 milhões


Marcos Eugênio

O Município de Patos trabalha com uma projeção de R$ 162.397.194,00 em seu orçamento para 2011. Os números foram enviados à Câmara Municipal pelo Executivo, para que seja apreciado, receba emendas e seja votado nos dias 22 e 23 deste mês.
Após a sessão ordinária desta quinta-feira o Legislativo patoense realizou uma audiência pública, justamente para discutir o Orçamento. Apesar do convite a todas as entidades representativas da sociedade, somente o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias de Patos e Região, João Bosco Valadares atendeu o convite. Ele usou a tribuna e falou sobre a importância da ampliação de investimentos no maior plano de saúde do mundo, o SUS e pediu maior suporte para o trabalho dos agentes de saúde e de endemias.
O presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo, lamentou profundamente a ausência da sociedade para discutir tão importante projeto para a coletividade. “Muito me estranha as pessoas usarem os microfones das emissoras de rádio para criticar o Legislativo, mas que não atendem nosso chamado para discutir aonde será utilizado seu imposto”, desabafou, acrescentando que este ano foi de muitas dificuldades no Legislativo. Disse acreditar que com a união, dedicação de cada vereador, se houver sintonia de trabalho, a cidade só terá a ganhar.
Outro vereador a falar foi Sales Junior. Elogiou a desenvoltura da atual legislatura pelo que produziu este ano, reconhecendo os pedidos dos vereadores atendidos pelo Executivo. Já Edileudo Lucena explicou como sé dá a construção do orçamento municipal, com a participação da população (orçamento participativo) e a responsabilidade da Câmara de analisar o documento e fiscalizar sua execução.  Citou várias ações que deveriam ser executadas pelo município no exercício 2010, mas que não saíram do papel, os quais foram reeditados no novo orçamento (2011).
O vereador Raniere preferiu argumentar que a ausência da representatividade da sociedade se deveu à participação anteriormente das discussões do orçamento participativo, em que as comunidades puderam sugerir o melhor para sua cidade.

Arquivo do blog