Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de março de 2011

Diocese de Patos recebe visita dos fundadores do Projeto Fazenda da Esperança no Brasil


No ultimo dia 17, a Diocese de Patos recebeu a visita de uma equipe composta por fundadores do Projeto Fazenda da Esperança no Brasil, coordenada pelo Frei Hans Estapel e Nelson Rosendo Giovanelli. A equipe, juntamente com a comissão responsável pelo projeto na Diocese de Patos, visitou a propriedade situada no município de Condado, onde serão construídas as futuras instalações do projeto.

Um grande sonho do bispo da Diocese de Patos, Dom Manoel dos Reis de Farias, começa a se tornar realidade. No ano de 2010, uma propriedade foi adquirida pelo Governo do Estado da Paraíba para ser doada a Diocese de Patos e sediar a Fazenda da Esperança. A partir dessa iniciativa, uma equipe de dedicados voluntários, envolvendo representantes de diversos setores da Igreja e da sociedade foi também ganhando corpo e movimento em torno dessa causa.

A Fazenda da Esperança é um exemplo bem sucedido de recuperação de muitas pessoas, sobretudo de jovens, que sofrem com a dependência química, provocada por vários tipos de drogas. Segundo Frei Hans, essa iniciativa que começou pelo município de Guaratinguetá, na Diocese de Aparecida em São Paulo, já soma atualmente um total de 55 em várias regiões do Brasil, chegando a 77 unidades em 10 países.

São três os pilares que fundamentam a metodologia da Fazenda da Esperança: Espiritualidade – estudo e vivência diária da palavra de Deus; O Trabalhopara a manutenção das pessoas em processo de recuperação e a Vida em Família.

Para Nelson Giovanelli, um sinal positivo logo despertou sua atenção ao visitar a propriedade adquirida no município de Condado. Na porta de uma das casas já existentes, consta como nome da localidade: “Sítio Esperança”.  

Para o Frei Hans, o local apresenta um grande potencial e muitas  possibilidades para se desenvolver um bom trabalho. Ele destacou o excelente posicionamento geográfico da área, que dispõe de um açude com boa reserva de água e capacidade para suportar, em média, até dois anos de estiagem, possibilitando assim, boa preservação dos recursos naturais e a diversidade de opções para a produção de alimentos, geração de trabalho e renda a partir da piscicultura, da criação de abelhas, de bovinos e caprinos, além da produção de hortaliças diversas.

Frei Hans destacou ainda, que a luta contra as drogas é um problema de toda a sociedade. Por isso, os diversos setores devem colaborar com as soluções contra esse mal que aflige tantas pessoas e famílias no Brasil e no mundo. “Todos nós, homens e mulheres fomos criados por Deus para a prática do bem. Às Vezes, nos perdemos e não encontramos o caminho correto para a essa prática. Com o trabalho da Fazenda da Esperança presencio diariamente inúmeros testemunhos de pessoas. São homens velhos se transformando em homens novos para a vida, pela força da palavra de Deus e de toda a metodologia vivenciada”, concluiu.

Para Dom Manoel, dois importantes passos deverão ser dados na caminhada rumo ao grande objetivo da Fazenda da Esperança na Diocese de Patos. O primeiro deles é a necessidade da documentação de transferência de posse da área, que foi adquirida pelo Governo do Estado da Paraíba para a Associação Família da Esperança. Neste sentido, faz-se urgentemente necessário uma audiência com o Sr. Ricardo Coutinho, atual Governador do Estado. O segundo passo é a estruturação inicial para o funcionamento do projeto, “É preciso que toda a sociedade se sensibilize e colabore com a estruturação para o funcionamento dessa iniciativa, pois ela é uma obra de todos nós”, afirmou o Bispo Diocesano.


Pascom Diocesana


Nenhum comentário:

Arquivo do blog