Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prefeitos discutem pactuação da saúde nesta terça em Patos

Acontece nesta terça-feira 29 às 9h no auditório do Sebrae uma reunião organizada pela 6ª Gerência de Saúde, para a qual foram convidados todos os prefeitos da região. Na pauta será tratada a pactuação dos serviços oferecidos pela rede hospitalar de Patos. Já no período da tarde a reunião tem sequência, porém dirigida aos gestores municipais de saúde.

O encontro permitirá aos prefeitos identificar as carências de suas localidades, principais demandas em serviços de saúde, conhecer o que os hospitais regionais de Patos podem oferecer e assim pactuarem esses serviços. Uma das grandes vantagens é a economia, comodidade para o usuário do SUS, que não precisa se deslocar para outros centros, inclusive enfrentando riscos nas estradas.

Um bom exemplo do que pode ser oferecido em Patos são as cirurgias eletivas. A 6ª Gerência vem solicitando dos gestores de saúde um levantamento da demanda de cirurgias de suas localidades e assim montar uma agenda única. Em relação aos serviços solicitados e que ainda não foram implantados pela rede hospitalar de Patos, a 6ª Gerência se encarregará de em busca deles. 

Na sua visita nesta segunda (28) a Patos o governador Ricardo Coutinho falou sobre a importância da pactuação dos municípios para a garantia de uma assistência à saúde de melhor qualidade. Os municípios, quando não conseguem gerir ações de média e alta complexidade de saúde, devem procurar os centros mais próximos que os possuem, através da pactuação. Só que na prática isso não vem acontecendo e os hospitais ficam no prejuízo, pois atendem os usuários, muitos sequer sem o cartão do SUS, e não recebem pelo serviço prestado.

A descentralização é uma das marcas do SUS. O município deve gerir sua própria saúde, mas quando não consegue oferecer determinado serviço, faz uso dele noutro que o tenha e depois faz o repasse quando recebe do Ministério da Saúde. Patos é referência em diversos procedimentos hospitalares que precisam ser melhor aproveitados pelos municípios da região. 

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog