Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de março de 2011

Recadstramento dos aposentados e pensionistas

Já foi iniciado o recadastramento dos aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Para agilizar o processo e evitar transtornos, o INSS descentralizou o serviço de atualização cadastral, o que desobriga o comparecimento dos aposentados junto ao órgão. As informações serão atualizadas nas agências bancárias, no momento em que o beneficiário se apresentar para receber os proventos mensais. No caso dos beneficiários com dificuldade de deslocamento, que recebem por meio de representantes legais, o banco não poderá efetuar alterações nos cadastros e, por isso, os intermediários devem procurar o Instituto. Neste âmbito, a Previdência vai disponibilizar um funcionário para realizar o processo residência do beneficiado. 
 
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do INSS, o recadastramento não terá um prazo específico para término, podendo se estender até o final do semestre. A ideia é que todos sejam atendidos, sem contratempos. Para realizar o recadastramento, são necessários cartão do banco (com o número do benefício), documento com foto e comprovante de residência. 

O intuito da atualização de registro é evitar erros nos sistemas da Previdência - como pagamentos indevidos -, bem como controlar os dados cadastrais dos beneficiários. Todas as agências bancárias credenciadas junto ao INSS estão aptas a realizar o serviço de recadastramento. Os aposentados devem respeitar o calendário de pagamento para realizar a atualização.

Os recebedores de benefícios do INSS pagos nas modalidades cartão magnético, conta corrente e conta poupança devem fazer anualmente a comprovação de que estão vivos nas instituições financeiras. Assim, a prova de vida e renovação de senha - que poderão ser realizadas pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS - deverão ser efetuadas pelo recebedor do benefício, mediante identificação pelo funcionário da instituição financeira ou por sistema biométrico em equipamento de auto-atendimento que disponha dessa tecnologia. A instituição financeira deverá transmitir ao INSS, por intermédio da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social - Dataprev, os registros relativos à prova de vida e à renovação das senhas. 

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados - Seção Pará (Sindnap-PA), Benedito Lima, o recadastramento obrigatório será favorável também para os aposentados. "Existem muitas fraudes, que os próprios familiares cometem. O parente idoso falece e a família continua recebendo. Isso é um absurdo, e mesmo que a necessidade obrigue, nada justifica o estelionato", pontua. Ele destaca que o INSS, já algum tempo, vem trabalhando para tornar o processo de pagamento mais seguro, inclusive com a implantação de senhas. "Este modelo facilita a nossa vida. E com o recadastramento nos bancos, tudo será mais rápido.", afirma.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog