Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Artigo

O vício do jogo

Médica alerta sobre o transtorno compulsivo do jogo e suas várias formas de tratamento.

No início é sempre uma brincadeira, uma atividade saudável e de entretenimento. Mas, com o passar do tempo, pode transformar-se em um vício incontrolável. O transtorno patológico de jogo é uma dependência psicológica, caracterizada por comportamentos compulsivos de hábitos executados inúmeras vezes. São hábitos aprendidos, seguidos por alguma gratificação emocional, trazendo um alívio de ansiedade ou de angústia no jogador.
O assunto vem ganhando importância crescente atualmente, principalmente, pela repercussão no horário nobre da TV brasileira. A Rede Globo está abordando a compulsão pelo jogo na novela ?Insensato Coração?, através do personagem Kleber, vivido pelo ator Cássio Gabus Mendes, que já perdeu a família e o emprego como jornalista devido ao vício. Com isso, e devido ao fácil acesso a vários tipos de jogos disponíveis no país, dos mais simples, como os de loteria, aos mais perigosos, como corridas de cavalo, cartas e bingos, além dos jogos eletrônicos popularizados pela internet, o tema vem ganhando cada dia mais atenção.
Segundo a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, tudo começa com pequenas apostas, na maioria dos casos, entre homens. Ela explica que algumas pessoas não controlam o comportamento diante do jogo e, conseqüentemente, causa o descontrole em todos os sentidos da sua vida. "Não impondo limites, o jogador pode comprometer a vida social, a renda, o trabalho, os compromissos financeiros e, até mesmo, a ruína de seus familiares", diz a psicanalista.
O ato compulsivo de jogar tem comportamentos e reações idênticas ao abuso do álcool e drogas e do hábito intempestivo do vômito (bulimia e anorexia), e juntos apresentam resultados negativos para a vida, com conseqüências físicas, psicológicas e sociais graves.
Conforme explica a médica, o jogador compulsivo alimenta, de forma doentia, a idéia de sucesso imediato, e considera que perder o jogo será apenas uma circunstância eventual. "Tornando uma grande fonte de prazer em realizá-lo com freqüência, o jogador acredita que a sorte pode chegar a qualquer momento, gastando tudo no jogo, perdendo a noção do contexto real da vida", explica Soraya.
Assim como acontece com outros hábitos compulsivos, o tratamento para o transtorno patológico de jogo tem poucas referências na medicina. De acordo com médica, já existem no Brasil algumas clínicas de assistência a essas vítimas, chamadas Grupos de Jogadores Anônimos. Ela destaca que o transtorno pode ser tratado com acompanhamento de psicoterapias, psicodinâmicas, terapia familiar, cognitiva e comportamental, além de uso de antidepressivos.


Soraya Hissa de Carvalho é especialista em endocrinologia e metabologia, geriatria e reabilitação, psiquiatria, medicina tradicional chinesa, medicina psicossomática, psicooncologia e tanatologia, neurociência e comportamento, suicidologia e psicanálise.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog