Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 12 de abril de 2011

CEREST realizará Mostra “Saúde do Trabalhador em Foco”


O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Patos/PB, realizará de 26 de abril a 4 de maio de 2011, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, a Mostra “Saúde do trabalhador em Foco”. O evento que será alusivo ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho estará aberto à visitação dos trabalhadores e sociedade em geral, nos turnos manhã, tarde e noite.
Segundo Kerlany Béwily, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Educação do CEREST, o objetivo é reconhecer a importância de determinadas funções desempenhadas por alguns trabalhadores da cidade de Patos, através de uma exposição artística, que consta de uma Mostra Fotográfica. A saúde do trabalhador será divulgada através de palestras e cartazes com informações de interesse geral, tanto do público alvo como de novos profissionais de saúde, sobretudo a respeito do que é acidente de trabalho, doenças ocupacionais, entre outros assuntos pertinentes. Além disso, queremos também divulgar a importância do CEREST no trabalho de assistência à saúde do trabalhador.  Teremos a presença de escolas, a exemplo do SESI, que é composta por trabalhadores”, relatou a coordenadora.
Vanessa Leite – enfermeira do trabalho, disse que prestes a completar um ano de inauguração, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), está dando continuidade ao processo de capacitação dos profissionais em toda a rede sentinela que compõe o Centro, responsável pela cobertura de 49 municípios da região.
“Ainda continuamos realizando a parte de inspeção nas empresas, fazendo um levantamento de dados que nos possibilita entender o processo produtivo dos trabalhadores, para posteriormente fazermos um diagnóstico dos riscos a que estes estão expostos, e a partir daí, prestarmos uma assistência adequada. Se por ventura algum trabalhador for acometido de alguma doença ocupacional ou acidente de trabalho, o CEREST presta toda assistência para que ele possa se reabilitar, através de tratamentos como fisioterapia, fonoterapia, assistência social, entre outros. Este ano demos início nas associações de moradores, um projeto de conscientização sobre os cuidados com a saúde e os riscos a que a classe trabalhadora está exposta.
Ainda segundo Vanessa Leite, a mostra intitulada “Saúde do trabalhador em Foco”, vem só acrescentar nas atividades que o CEREST já vem realizando. No cronograma de atividades da Mostra ainda está prevista uma exibição de vídeos, orientações ao trabalhador, campanhas educativas e visitas assistidas. 

Hélio Barbosa - Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog