Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Macro Patos recebe orientações sobre a 13ª campanha contra influenza


Acontece de 25 deste mês a 13 de maio a 13ª campanha nacional contra influenza, que pretende imunizar na Paraíba 620 mil pessoas. A novidade da campanha este ano, que não será restrita a idosos a partir dos 60, busca imunizar também as gestantes, crianças a partir de 6 meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde. A escolha desses públicos tem a ver com a vacina, que engloba dois tipos da influenza, A e B. Vale lembrar também que do total dos óbitos causados pela gripe em 2010, segundo o Ministério da Saúde, 70,2% foram pessoas do sexo feminino, daí a grande preocupação com esse grupo.

Missiânia Moreira
Na manhã desta quinta-feira a chefe estadual do programa de imunização, Missânia Moreira repassou para os coordenadores de imunização, vigilância epidemiológica, técnicos da macro Patos, que compreende os núcleo de Patos (6º), Piancó (7º), Monteiro (5º) e 11º (Princesa Isabel), além das apoiadores que vão trabalhar dando suporte a todos os municípios, informações gerais sobre a campanha. “É crucial que os municípios, nossos grandes parceiros, se dediquem à campanha de vacinação”, enfatizou Missânia, acrescentando que no Brasil em 2009 foram realizadas 851.044 internações tendo como causa a influenza, uma virose que atinge o mundo e que está em constante processo de mutação, necessitando o aperfeiçoamento da vacina todos os anos.  

Hoje a maior taxa de mortalidade decorrente de problemas causados pela influenza, a exemplo de pneumonias, é no público infantil e idoso. Na Paraíba cerca de 5 mil profissionais de saúde vão trabalhar nessa campanha, cujo slogan é: “Vacinação para quem mais precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”. Vão funcionar no Estado 1.100 postos de vacinação. Se o Estado conseguir vacinar 80% dos públicos prioritários (496 mil pessoas) terá atingido a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog