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terça-feira, 5 de abril de 2011

Ouvidoria do Hospital Infantil orienta usuários do SUS

Ouvidora Renata Moura

A Ouvidoria do Hospital Infantil Noaldo Leite de Patos vem inovando na relação com sua clientela, usuários do SUS. A Ouvidoria saiu do gabinete e está indo até o público, seja na urgência e emergência ou nas enfermarias, levando conscientização sobre os direitos dos cidadãos no ambiente hospitalar.
Esse trabalho realizado pela ouvidora Renata Moura se baseia na escuta as queixas, sugestões, formaliza denúncias, dando o direito aos usuários do Infantil de cobrar direitos constitucionais, presentes nas normas do SUS.
Para os responsáveis das crianças é oferecido um questionário de avaliação dos serviços; atuação sobre o comportamento dos profissionais, desde a recepção, passando por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos; tempo de espera pelo atendimento; se o médico dedicou tempo suficiente para dirimir dúvidas; situação das instalações; se os medicamentos prescritos foram fornecidos e administrados no horário certo; qual o setor que ofereceu melhor ou pior atendimento; a qualidade da alimentação; avaliação sobre a higienização do hospital e que sugestões podem ser feitas para que o Infantil possa prestar um atendimento de maior qualidade.
Diariamente a Ouvidoria elabora um relatório sobre o que ocorreu no Hospital. Em seguida  repassa à direção para que fique a par dos problemas e tente gerar resolutividade das demandas apresentadas.
A Ouvidoria é um importante mecanismo de fácil acesso da população que pode cobrar pela qualidade dos serviços a que tem direito. Como parceiros da Ouvidoria estão a própria direção, o Ministério Público, conselhos de saúde, dentre outros, que podem ser acionados para encontrar soluções para determinados problemas que venham a ser detectados.
“A gente percebe que muita gente que procura o Hospital Infantil não sabe o que é uma ouvidoria, sua função. Por isso a gente busca levar essa informação visando conscientizar nosso público sobre seus direitos, ouvindo suas queixas e tentando resolvê-las da maneira mais harmônica e rápida possível”, explicou a ouvidora Renata Moura, cuja sala funciona ao lado da Urgência e emergência, podendo ser interpelada pelo fone 83 3421-2923. 

Ascom

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