Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Secretário diz em Patos que Estado não concederá reajuste a médicos


O secretário estadual de saúde da Paraíba, Waldson de Sousa, veio a Patos (300 Km da capital) nesta quinta-feira 21 onde manteve reunião com os diretores da rede hospitalar pública, a qual vem passando por sérios problemas decorrentes da entrega dos plantões extras pela classe médica, que pede isonomia com os colegas de Campina e João Pessoa.

Waldson ouviu atentamente a explanação da situação dos hospitais de Patos por seus diretores e voltou a afirmar que não há possibilidade do governo fazer o reajuste neste momento para os respectivos profissionais de saúde. Além da escassez de receitas para atender essa reivindicação, o secretário também explicou que não dialogará com os médicos que afirmam estar em greve.

Para minimizar essa lacuna no atendimento dos hospitais Waldson informou que tentará deslocar alguns médicos de outras localidades para Patos. Outro ponto tocado pelo secretário foi com relação aos médicos que entregaram seus plantões extras nesta cidade, mas mantém esses extras em outras cidades cujo valor do plantão é diferenciado, a exemplo de Campina Grande. A SES, segundo Waldson, não vai permitir essa prática. 

A reunião com os diretores de hospitais de Patos teve início por volta das 11h e foi até às 16h, com direito à visita a todos os hospitais. “Não existe greve, o que houve foi a entrega de plantões extras, ou seja, vamos agilizar a ocupação desses plantões por outros profissionais que queiram”, comentou Waldson.

Segundo o médico urologista e diretor do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo, provavelmente a partir do próximo domingo já comecem a chegar alguns médicos para dar plantão em Patos. 

Waldson afirmou que o governo pretende fazer a equiparação nos valores dos plantões, mas não nesse momento. Em outubro o Estado deverá discutir PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) da saúde. O secretário já deixou bem claro que para o governo da Paraíba não existe interesse de discutir vencimentos apenas de médicos e que todos os demais profissionais de saúde precisam entrar nessa discussão. 

Durante a reunião o presidente da Cooperativa dos Urgentistas do Sertão, Janio Rolim, que se encontra em São Paulo, falou por telefone com Waldson, e este tornou a reafirmar a posição do estado. A partir desta sexta-feira os médicos vão entregar também os plantões extras da UTI.  

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog