Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SUICÍDIO: CORAGEM OU COVARDIA?

 Por Misael Nóbrega de Sousa
 
O suicídio é um ato corajoso e também covarde; insano e pensado; angustiado... Angustiante. Para Emile Durkheim o suicídio é egoísta, altruísta e anômico. E deve ser tratado como assunto sociológico. Vocês sabiam que o suicídio é a décima causa de morte no mundo? E que mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano?
Transtornos mentais são justificativas apresentadas pela medicina; dificuldades emocionais representam parcelas expressivas; uma reação ao fracasso. Atentar contra si mesmo é romper com este mundo... Vínculo de tudo que é (im)puro. É castigar-se. Mas, é, também, rir da cara de Deus. Suicídio é sacrifício. Respeito o suicida, pois a mim não foi dada a santidade do jugo. “Suicidar-se é apresentar-se diante do Rei sem ser chamado”.
Disse-me alguém que perdoar é difícil, por que não é humano, mas sim divino. A vida não nos oferece muitas escolhas, feito milagres. Ela é instigante e, por causa disso, obriga-nos a buscar. Há demonstrações disso desde a corrida do óvulo pelo desenvolvimento fetal. Muitos de nós ficamos pelo caminho, de forma antecipatória; outros, ainda, zigoto, na fase do “não ser”.
O suicídio não é um caso para se ignorar. Muito embora, deixamos isso acontecer, sobre o pretexto de que “não é comigo”. Não nos preocupamos com as mazelas alheias. Já é fardo demais carregar as próprias dores. O suicídio é uma vergonha coletiva.
Onde estão os nossos valores morais? E a sociedade que se diz organizada..?. Não lamente, discuta, ajude; não ore, levante-se, reaja...
O achado do corpo vem quase sempre acompanhado de uma mensagem que não explica muita coisa. Aliás, não há ali o que se considerar – São mais regurgitos; falácias; desaforos... Do que redenção. Não, resposta; apenas, indícios.
Ninguém saberá o que motivou o suicídio. A réplica já foi dada, portanto, feito protesto contra tudo e contra todos. E está consumado.
 
Jornalista

Nenhum comentário:

Arquivo do blog