Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de abril de 2011

Vacina contra gripe deve imunizar 1.000 pessoas em São José de Espinharas


Marcos Eugênio

A campanha nacional de vacinação contra gripe, iniciada no último dia 25, com término previsto para 13 de maio, em São José de Espinharas tem meta de imunizar mil pessoas, segundo informações repassadas pela coordenadora da Atenção Básica, Keyla Lacerda Brandão. A vacina, que previne contra duas sorologias de gripe, além de uma terceira, a H1N1, já vem sendo aplicada em toda a zona rural, nas duas unidades de saúde e nas seis âncoras.
Hoje, sábado, Dia D da campanha a unidade de saúde Santina Caroca ofereceu um café da manhã, uma forma de atrair ainda mais a presença dos públicos alvos desse trabalho de imunização. Outra estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, na zona rural, foi ofecerer a classificação sanguínea. Segundo Keyla, muita gente desconhece à importância de conhecer seu tipo sanguíneo num momento de necessidade, a exemplo de cirurgia, quando se precisa de transfusão de sangue, perdendo tempo enquanto espera o resultado da classificação.
Conferência de saúde
Até o final de maio o município deve realizar sua conferência municipal de saúde, momento importante para que a saúde seja discutida, problemas sejam expostos e propostas apresentadas visando melhorias do acesso da população aos serviços do SUS. O prefeito Ricardo Wanderley já assinou o edital para chamamento da sociedade local.
Dengue
A dengue tem sido motivo de preocupação em São José de Espinharas. O índice de infestação predial, segundo o último boletim, foi de 7,5%, número bastante elevado e que requer atitudes do município. Na próxima semana um trabalho epidemiológico em todos os domicílios. A varredura busca localizar e destruir os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Só para se ter idéia da gravidade do número, o Ministério Preconiza que a infestação ele esteja abaixo de 1%.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog