Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de abril de 2011

Waldson pede bom senso dos médicos que ameaçam entregar plantões extras

Em entrevista na manhã deste sábado (09) em Patos, o secretário estadual de saúde, Waldson de Sousa, falou sobre a possibilidade dos médicos da rede hospitalar desta cidade entregar os plantões extras, caso não aconteça a isonomia que eles pleiteiam em relação aos colegas de Campina Grande e João Pessoa, que recebem, segundo o secretário, R$ 240,00 a mais. Waldson diz que precisa haver bom senso da categoria, para que não haja prejuízos para a população. 

“Não acredito que venha ocorrer essa entrega dos plantões, até porque a Secretaria vem discutindo não apenas salários, mas qualidade de serviço, metas a serem cumpridas pelos médicos, que estão abertas nessa negociação. Precisamos evoluir com muita prudência, até porque ninguém ganha mal em Patos. O que existe é uma luta por isonomia, mas, na concepção dos médicos os valores pagos hoje não são suficientes para eles. O Estado entende que se há essa insatisfação, devemos chegar a um consenso”, explicou o secretário.

Ele acrescentou que a SES não tem nada contra a categoria médica, pelo contrário, está interessada em qualificar esse serviço, ma que o governo não pode fazer ampliação de salários sem definir parâmetros justos na negociação, que acontece numa hora inoportuna devido às condições financeiras do Estado. Waldson falou que a categoria médica é melhor remunerada na saúde e que existem também os enfermeiros, técnicos que precisam participar dessas discussões, mas que não há como atender as reivindicações nesse momento. 

Ele explicou que essa diferença, deixada pelo governo anterior, não há como o Estado pagar no momento por se encontrar numa situação de extrema dificuldade financeira. Isso não apenas para a categoria médica, mas para todos os servidores. Waldson adiantou que é preciso colocar na mesa outros parâmetros de negociação, não apenas salários. “Temos uma conversa bastante franca. A gente quer que a população seja bem atendida; o cumprimento dos plantões; não queremos médicos tratando pacientes com descaso e que o hospital funcione com a escala que é paga hoje, o que muitas vezes não vem acontecendo em Patos”, acrescentou Waldson.

Com relação à irregularidade cometida por alguns médicos, que possuem vários empregos públicos, chegando a dar plantão em mais de um lugar ao mesmo tempo, Waldson comentou que a Portaria 134, que regula o Cnes - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, veio justamente para regular isso. Disse que os diretores de serviços precisam informar as escalas e a prefeitura registrar o Cnes desses profissionais, como é função sua. “A gente encontrou uma situação aqui em Patos de médico atendendo no PSF, no Hospital Infantil e no Regional ao mesmo tempo. Isso é irregular, os médicos têm conhecimento disso e a gente não pode praticar dessa forma.

Sobre as melhorias da saúde de Patos Waldson explicou que a intenção do Governo do Estado é trazer serviços de alta complexidade, a exemplo da oncologia, algo já anunciado pelo governador Ricardo Coutinho na sua última visita ao município, mês passado, que será um dos maiores projetos dessa área. “Temos que construir uma rede de alta complexidade nesse eixo: Patos, Sousa e Cajazeiras, e precisamos definir serviços essenciais, que sejam de importância para a população”, enfatizou. 

Sobre a superlotação dos hospitais, situação provocada principalmente pelo fraco desempenho do PSF, Waldson diz que cabe às prefeituras viabilizar a permanência dos médicos durante as 40 horas semanais. Em muitos municípios os médicos só dão expediente dois ou três dias no PSF. Isso gera uma demanda muito grande de pacientes para os hospitais. O secretário diz ser preciso conduzir uma negociação mais qualificada no sentido de ampliar e fixar os médicos nos postos de trabalho, na atenção básica e na média complexidade. “Não dá para o médico ganhar e receber em todos os espaços da saúde sem estar prestando seu serviço”, finalizou Waldson. 

Ascom

Um comentário:

Anônimo disse...

O meu médico oftalmologista ( olhos ) em Portugal / Lisboa Dr António Maria Maia de Lima , é muito bom e excelente médico e profissional que encontrei após correr vários outros médicos e resolveu o meu problema.

João Silveira

Arquivo do blog