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terça-feira, 17 de maio de 2011

Atitudes para vencer na vida

Por Heitor Zamboni

No início deste ano pedi emprestado ao diretor da empresa que trabalho o livro que ele estava lendo: 51 ATITUDES ESSENCIAIS PARA VENCER NA VIDA E NA CARREIRA, por Carlos Hilsdorf. Trata-se de um pequeno exemplar de bolso que objetiva, segundo o autor, abrir novas portas para novos caminhos. De fato, é um livro leve e rápido de ler. Listarei a seguir as prometidas 51 atitudes, desenvolvendo resumidamente sobre cada uma delas.
  • HUMILDADE: ser humilde não tem relação com inferioridade, subalternidade; tem relação com autoconhecimento, dignidade e respeito. O essencial se aprende por último, e só aprendemos se conservarmos a humildade. Ser humilde não é acreditar que somos menos do que os outros, é saber que não somos mais que ninguém.
  • ATITUDES VENCEDORAS: as escolhas que praticamos são nossas atitudes. Elas podem ser limitadoras se nos aprisionam, e vencedoras se nos libertam. Atitudes vencedoras são aquelas que contribuem com nosso crescimento e auto-realização. Nós nos tornamos o que repetidamente fazemos.
  • ORGANIZAÇÃO: quando começamos a organizar as coisas, estamos começando a desenhar nosso sucesso. Falta de organização significa desperdício de tempo, dinheiro e retrabalho.  Com ordem e tempo se encontra o segredo de fazer tudo.
  • FOCO: focar é fazer que toda nossa energia e concentração estejam direcionadas para o alvo. Quando conhecemos nosso alvo e nos concentramos em atingi-lo, adquirimos um extraordinário poder de realização.
  • DISCIPLINA: a disciplina é uma conquista que necessita da aquisição de novos hábitos e do abandono de antigos. Aplique disciplina a sua vida para que seus maiores valores possam vir à tona e você se torne um “mestre” nas coisas que realiza.
  • AUTOCONFIANÇA: autoconfiança não é arrogância ou prepotência. É a certeza de que você tem plenas condições de lutar e vencer. Muitos acreditam que a autoconfiança traz o sucesso. Isso não é verdade. É o sucesso que traz a autoconfiança. Acredite em sua capacidade de vencer mesmo quando ninguém mais acredita.
  • INICIATIVA: é a atitude de visualizar o que precisa ser feito e fazê-lo, sem que seja necessário receber qualquer solicitação para isso. Pessoas de iniciativa são automotivadas e proativas. As empresas não se interessam mais por profissionais que ficam aguardando suas determinações para agir; precisam de pessoas dotadas de iniciativa, capazes de se antecipar a necessidades futuras, atentas a tendências e oportunidades que contribuam para aperfeiçoar o modelo de negócios.
  • PERSISTÊNCIA: é a capacidade de insistir e manter o esforço por todo o tempo necessário até a vitória. Não confundir com teimosia, que é ‘insistir’ naquilo que não vale a pena. Teimosos andam em círculo, persistentes traçam um objetivo significativo e caminham com garra e determinação rumo a sua realização. A persistência é essencial na conquista de grandes realizações. Muitas pessoas têm iniciativa dez e persistência zero. Elas jamais saem do lugar. Persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem!
  • PROATIVIDADE: é uma das características mais demandadas pelas empresas e, seguramente, uma das maiores responsáveis pelo crescimento na carreira. O profissional proativo age para modificar as circunstâncias, independentemente de elas serem ou não originadas por ele.  Sua postura consiste em pensar e agir com a lógica: “Certamente existe algo importante que eu posso fazer sobre isso”. Enquanto os proativos agem, os reativos esperam; a diferença de performance é evidente.
  • COMPROMETIMENTO: é um estado de espírito, é a soma da dedicação e excelência com as quais você vivencia seus compromissos. Pessoas comprometidas não se dão por satisfeitas apenas em fazer o que se espera delas; elas querem fazer o melhor, superar a si mesmas. Seu comprometimento o levará onde nenhuma outra competência poderá levá-lo sozinha.
  • TRABALHAR EM EQUIPE: uma equipe é um conjunto de pessoas trabalhando de forma cooperativa e interdependente para a realização de um objetivo comum. Quem aprende a trabalhar em equipe aprende que o resultado do relacionamento profissional depende mais de comprometimento, respeito e cooperação do que de afinidade. Jogadores geniais ganham jogos, ao passo que verdadeiras equipes ganham campeonatos. Sucesso é um esporte coletivo!
  • TOLERÂNCIA: é o caminho suave que permite a convivência entre as diferenças. A tolerância aproxima as pessoas. Não significa aceitar passivamente tudo, até mesmo aquilo que não concordamos; significa respeitar as diferenças, colocando nossos pontos de vista com humildade e serenidade. A tolerância é o exercício simultâneo do amor, da humildade e da paciência. Em um mundo repleto de tantos conflitos, ofereça sua paz em forma de tolerância.
  • COOPERAR: é sempre a melhor estratégia. Mesmo que tenhamos diferenças de opiniões precisamos entender que o objetivo da cooperação é favorecer a causa comum que nos une. Precisamos olhar com isenção para o valor da ideia e o benefício que ela trará para todos e não ficarmos presos a questões particulares vinculadas ao ego e à vaidade.
  • ESFORÇO EXTRA: é tudo que você faz além daquilo que se esperava que você fizesse; é dedicação adicional. Quando você faz algo além do esperado, evidencia seu verdadeiro valor. Por isso, trabalhe para superar expectativas, faça além do óbvio. São se dê por satisfeito em ser bom; busque ser ótimo.
  • APRENDA COM AS CRÍTICAS: há dois tipos de críticas, a destrutiva e a construtiva. Devemos aprender com as duas. Concentre-se naquilo que a crítica pode trazer de bom e não na intenção maldosa de quem o critica de maneira destrutiva. Seja grato as críticas construtivas: elas são sempre um convite ao aperfeiçoamento e um poderoso remédio contra a vaidade.
  • SEJA ÉTICO: o código de ética de uma empresa define sua maneira de ser e o conjunto de atitudes esperadas para todos seus colaboradores. Alguns valores éticos imprescindíveis nas empresas: lealdade, transparência, responsabilidade, honestidade, sigilo, prudência, compreensão, imparcialidade, solidariedade, respeito, integridade, comprometimento. Na ausência de ética, nenhuma “conquista” vale a pena. A ética nos concede o merecimento da vitória.
  • ELEVE A AUTOESTIMA: Autoestima é o conjunto de crenças e atitudes que você tem em relação a si mesmo, formadas a partir de você e, também, da opinião dos outros – especialmente das pessoas que você mais valoriza. Autoestima e autoconhecimento caminham juntos. Para elevar a autoestima, temos que vencer o medo e a preguiça que nos impedem de nos conhecer melhor. Descubra que você pode e deve amar e respeitar a si mesmo, independentemente das virtudes e defeitos atuais.
  • APRIMORE SUA RESILIÊNCIA: Quanto maior a pressão no mundo dos negócios, mais a capacidade de suportar pressões e retornar rapidamente ao equilíbrio é valorizada. Isso é resiliência e consiste na capacidade de atravessar experiências adversas sucessivas sem comprometer nossa condição de prosseguir e nos desenvolver. Nosso grau de resiliência é uma consequência da boa estruturação de nosso universo interior e depende dos vínculos que estabelecemos com a vida e com as pessoas mais significativas que dela participam. Ser resiliente é superar dores e dificuldades, extrair lições dos sofrimentos e seguir fortalecido. Quanto maior for nosso nível de consciência, maiores serão nossas possibilidades de agir assim.
  • (continua)
Sobre o autor:
Carlos Hilsdorf é considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, autor, consultor de empresas e pesquisador do comportamento humano.

Texto enviado por Heitor Zamboni: Bacharel em Ciências Econômicas, colaborador do garimpandopalavras

2 comentários:

Heitor Zamboni disse...

Obrigado pela força, Marcos. Abraço!

Morgana Andrade disse...

Isso tudo deve-se ao seu esforço e dedicação. Parabéns ... como sempre !!!

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