Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bispo lembra a necessidade de preservação do meio ambiente



Em seu programa na manhã desta segunda-feira 30 o bispo da Diocese de Patos, D. Manoel dos Reis de Farias, lembrou a campanha da fraternidade deste ano, Fraternidade e a Vida no Planeta. Dom Manoel citou vários exemplos de agressões à natureza, ocasionando graves consequência para o próprio homem, agente direto da contaminação do meio.

Todos devem fazer exame de consciência de seus atos em relação a esse tema. Desperdício de água potável, lixo nas ruas, rios, mares. São inúmeros atos que nós praticamos sem levar em conta a reação do meio ambiente. 

Em Patos a construção de casas nas margens dos rios é outra agressão. Esgotos lançados em seus leitos, a exemplo do Rio Espinharas, que corta Patos, deixaram-no em verdadeiro estado de UTI. A falta de conscientização da população, de fiscalização e a permissividade para construções irregulares precisam ser revistos, discutidos com a população. 

Outro problema é o lixão da cidade, que há anos se discute, é hoje uma das grandes ameaças para os lençóis freáticos da cidade. Uma barragem que existe nas proximidades foi contaminada. Existe até um projeto para a construção de um aterro sanitário, mas que não sai do papel. A poluição sonora é algo que causa doença, o estresse, uma das doenças mais presentes neste século. Causa irritabilidade, torna o atendimento no comércio ainda mais caótico em nossa, e por ai vai. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog