Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crônica: Dom. Gerardo Andrade Ponte


Anjo de candura, coração de rapadura”.

“Aqueles que amamos nunca vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós”
Essa afirmação do filósofo francês, Saint Exupéry, nos faz refletir sobre a Páscoa de 5 anos do nosso saudoso Dom. Gerardo Andrade Ponte no próximo dia 24 de maio.

As saudades do nosso bem humorado, Dom. Gerardo Andrade Ponte, 2º bispo de nossa diocese aumentam a cada ano, quanta falta nos faz sua presença de espírito, sua liderança, a sua palavra balizada e seu comprometimento com a fé e com a vida do seu rebanho.

O seu bispado frutuoso deixou raízes profundas e ainda sentidas no seio de nossa igreja particular, no nosso clero,na ação pastoral fecunda, no zelo com suas ovelhas que conduziu com mão forte e abraço acolhedor.

O seu legado é indescritível e todo bem que nosso saudoso pastor fez ainda ressoa em cada cantinho de nossa igreja particular, nos lembrando de seu rastro de luz e de paz disseminados com afinco em nossa terra, na qual fez opção de continuar mesmo na condição de bispo emérito.

Dom. Gerardo Andrade Ponte tinha o carisma que cativava, mesmo sem ser tão simpático ao contrário às vezes agindo com aspereza, suas mãos eram solidárias, sempre ajudando aos pobres, seu caminhar era lento mas altivo, sua mente brilhante, lúcida e eficiente, sua voz de pastor era às vezes forte como a de um profeta e às vezes mansa como a candura de um anjo, tão doce como o puro mel da rapadura, os pés fincados na missão testemunhavam as características do bom pastor, do epíscopo, do mestre.

Uma certeza todos tinham no encontro com Dom. Gerardo Andrade Ponte, ninguém voltava do mesmo jeito que havia chegado, era quase impossível não ser laçado por uma de suas pérolas, que contagiava a todos e fazia logo preencher de graça o ambiente por mais tenso que estivesse, por mais difícil que fosse a situação.

Talvez seja urgente que venhamos a resgatar um pouco mais da história de nossa igreja diocesana, reavivando a memória de grandes figuras que ajudaram a transformar a face de nossa igreja particular, como por exemplo dando a Dom. Gerardo Andrade Ponte o devido e merecido destaque.

Que a Virgem Senhora das Dores, de quem Dom. Gerardo Andrade Ponte, era fiel devoto possa interceder a seu filho, Jesus Cristo, para que recompense o nosso saudoso pastor, com o descanso eterno.

Dom. Gerardo Andrade Ponte, nossas lágrimas são de saudade e nosso riso de esperança, do encontro na pátria definitiva, na Jerusalém celeste, na casa do Pai.

Carlos Ferreira da Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog