Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dez milhões vacinados contra gripe no Brasil

Balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Saúde informa que dez milhões de pessoas se vacinaram contra gripe em todo o Brasil, desde o dia 25 de abril, quando teve início a campanha anual contra a doença.

As informações foram repassadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde. Segundo o ministério, a meta da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é vacinar cerca de 24 milhões de pessoas até o dia 13 de maio.

Neste ano, a campanha também inclui crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias. Também serão vacinados os idosos (pessoas com 60 anos e mais) e os povos indígenas.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista e o horário de funcionamento de postos.

O ministério distribuiu cerca de 33 milhões de doses da vacina contra a influenza, ao custo de R$ 229 milhões, contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Segundo o ministério, a campanha mobiliza 240 mil profissionais de saúde.

Prevenção

O Ministério da Saúde recomenda, para prevenir contra a gripe, manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas como febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dores no corpo (músculos e articulações).

G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog