Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hospital de Patos oferece 40 mil refeições por mês

Mayra Pereira

O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mudou seu sistema de distribuição das refeições para os funcionários e acompanhantes. Agora os alimentos, antes de irem aos pratos, são pesados e colocados em cubas em banho Maria, a exemplo do que ocorre em restaurantes self service. A idéia, mais higiênica, também ajuda a controlar o desperdício e o atendimento se torna mais rápido.

Hoje são oferecidas 40 mil refeições no Regional por mês. Quatro mil a mais que o mês anterior, isso porque aumentou o número de refeições dos acompanhantes dos pacientes. Eles fazem cinco refeições ao dia, a exemplo dos funcionários, e seis nos finais de semana. 

O Hospital fornece alimentação para ocupantes de 150 leitos. Novas enfermarias estão sendo preparadas e com isso haverá oferta de mais leitos e consequentemente crescerá a oferta de alimentos. Hoje as despesas com alimentação oscilam de R$ 60 mil a R$ 70 mil mensais no Janduhy Carneiro.

Segundo Mayra Vieira Pereira, coordenadora de nutrição e dietética, são consumidos 1.200 litros de leite pasteurizado por mês; 1.400 kg carne bovina; 2.200 kg de frango; 360 kg de outras carnes (linguiça, salsicha, charque); 7.770 kg de massas (pães, bolachas, biscoitos). Sobre o cardápio dos pacientes diz haver rigoroso controle. Tudo é preparado seguindo-se orientações dos nutricionistas e atendendo o prontuário médico de cada um.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog