Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 31 de maio de 2011

O universo de Ascendino Leite, segundo fran Lima



Acompanho a trajetória artística de Fran Lima desde os primórdios de sua carreira profissional, quando iniciou suas exposições e projetou-se como uma das grandes revelações das artes plásticas paraibanas.
Além espectador, tenho a honra de ser crítico dos seus trabalhos e de fazer parte de sua consequente evolução, já que sua arte passou por transformações próprias de mentes observadoras e inquietantes.
Seus motivos figurativos do cotidiano foram transfigurados por visões pessoais de pintura linear, tecnicamente desenvolvida por pinceladas expressionistas, que estabelecem um pronto reconhecimento, coisa que somente acontece aos artistas maduros.
A pintura que no princípio era processada por paleta composta da bicromia do branco e do preto, aparece regozijada pela explosão multicor, mantendo ainda o sabor dos cinzas, sem perder no entanto a mesma técnica que já se tornara sua marca.
Para a atual exposição individual, a artísta homenageia o escritor Ascendino Leite, com o qual mantinha estreita relação de amizade. Fran Lima registra em telas as influências e obras do jornalista e romancista paraibano, que apesar de ser natural da cidade de Conceição, passou grande parte de sua existência na cidade do Rio de Janeiro.
Fran Lima, por meio de visão analítica, retrata a trajetória pessoal e profissional do amigo. Ela capta os diversos estágios de vida do escritor e o mundo de seus personagens, que foram bastante influenciados pela obra “Amor de Perdição” do escritor português Camilo Castelo Branco.
Assim, esta exposição é de certa forma um testamento amoroso de Ascendino Leite, no qual a dinâmica dos personagens e ambientes elevam à captação visual como se transmutassem às telas de Fran Lima. Vê-se um movimento de deslocamento de foco, do qual as pessoas que comparecerem à exposição terão oportunidade ímpar de conhecerem melhor o homenageado e suas criações.
Obras como “A Viúva Branca”, “A Prisão”, “O Salto Mortal e “O Brasileiro” são revelados como fotogramas de filmes, coisas da memória, ou um álbum familiar. Tudo numa simbiose de letras e arte em acrílico sobre telas.
É aí que reside a capacidade sensível da artista em mapear o conteúdo de algumas das escritas de Ascendino. “Congelar em imagens” talvez seja a introdução de ilustrações incontidas nas páginas dessas obras, que se unirão à posterioridade, fundindo o romancista à artista plástica.
Esta exposição é uma contribuição das artes plásticas para a história e a literatura paraibana, pois valoriza o poder intelectual da escrita e dos pensamentos de Ascendino Leite. Além disso, permite a aproximação das pessoas, especialmente as mais jovens, ao universo do ilustre escritor.

Chico Pereira.
Artista plástico, professor aposentado da UFPB.
O Complexo São Francisco convida para a abertura da exposição “O UNIVERSO DE ASCENDINO LEITE, SEGUNDO FRAN LIMA”

Data Abertura: 03 de Junho de 2011
Horário: 17h00
Período: Até 31 de junho de 2011
Local: Igreja de São Francisco
Endereço: Praça São Francisco SN – Centro – João Pessoa/PB



Helton Nóbrega

Graduando em Comunicação Social

Nenhum comentário:

Arquivo do blog